Jeep Willys e seus parentes americanos,argentinos e japoneses

O JEEP FOI FORJADO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E DEIXOU UM LEGADO.
No Brasil dos anos 1950 começava os planos de uma industria automobílistica local e em 1954 começa o processo de produção da fábrica da Willys,mas no caso a operação seria tocada por um grupo local e o atraso estava de seis meses e aí Max Pearce ordenou o adiantamento da obra e fabrica ficava pronta em julho de 1957 e em outubro de 1957 saia da fábrica de São Bernardo do Campo-SP o primeiro Jeep nacional junto com a Rural,o Jeep media 3.44metros de comprimento,largura 1.70metros,altura 1.73metros e 2.06metros de entre - eixos,já a Rural media 4.49metros de comprimento,1.82metros de largura,1.83metros de altura e 2.65metros de entre - eixos,lembrando que o jipe era o CJ5,ele chegou na única opção de câmbio:manual de três marchas com alavanca na coluna,a tração era traseira(no caso da Rural) ou integral(4x4),a sua suspensão era dependente tipo eixo rígido nos dois eixos com feixe de molas e amortecedores e o motor para ambos era o Willys Hurricane 161 de seis cilindros em linha,com bloco e cabeçote de ferro,comando de válvulas em "F" admissão no cabeçote e escape no bloco,12 válvulas e carburador de corpo simples,o seu diâmetro era de 79,4mm,o curso era de 88.9mm,a taxa de compressão era de 8,5:1 que totalizavam 2638cm3 e com isso gerava 18KGFMa2000RPM e 90CVa4500RPM e era potência bruta e já como linha 1958.
                                         O Jeep chegava ao mercado e o motor era o seis cilindros 2.6 litros de 90CV.
A SW passava a ser feita também e ganhava o nome de Rural e o mesmo motor do Jeep.
Em outubro de 1958 na linha 1959 nada muda e em outubro de 1959 na linha 1960 a Rural ganha nova grade dianteira e faróis e ambos ganham o motor nacional que a Willys chamou BF 161,lembrando que na época se dizia que não podia fabricar motores á gasolina no Brasil por causa do clima,o que foi uma baita de uma balela,afinal a Austrália tem clima semelhante e a Holden faz motores desde 1948.....,a Fábrica de São Bernardo do Campo-SP além do Jeep(1957-1983),Rural(1957-1983) fabricou também Aero/Itamaraty(1960-1971),Gordini(1959-1968),Interlagos(1962-1967) e durante a fase Ford Corcel(1968-1986),Belina(1970-1991),Maverick(1973-1979),Del Rey(1981-1991),Pampa(1982-1997),Escort(1983-1995),Ka(desde 1997),Courier(1997 marcada para morrer em 2013),os Volkswagen Apollo(1990-1992),Logus(1993-1995) e Pointer(1994-1995) durante a AutoLatina,Fiesta(1996-2006) voltando ao Jeep,a Rural é reestilizada e a deixa mais bonita que a americana.
A Rural ganha nova grade dianteira e faróis e o motor passa a ser nacional,uma resposta a Chevrolet Amazona.
Em outubro de 1960 na linha 1961 nada muda,em outubro de 1961 na linha 1962 chegava a pick-up Jeep que era uma versão picape da Rural mas com chassi reforçado  na traseira e o mesmo motor.
A Pick-up Jeep era uma Rural Picape chegava ao mercado com o motor já citado aqui:o 2.6.

Em outubro de 1962 na linha 1963 nada muda e em março de 1963 a Rural era testada,na pista ela foi de 0a100KM/H em 21.5segundos com 200KG e 26segundos com 600KG,chegou a 117KM/H,o seu consumo em terceira a 80KM/H com 200KG foi de 6.9KM/L e com 600KG foi de 6.5KM/L,qualidades? valentia no fora de estrada,robustes mecânica,defeitos? pouco conforto e consumo elevado e nessa época o Jeep foi utilizado como carro de auto-escola,caminhão de lixo,ou seja o Jeep foi muito útil,em outubro de 1963 na linha 1964 nada muda,em janeiro de 1964 é vez do Jeep ele foi de 0a100KM/H em 26.8segundos,chegou a 118KM/H e o seu consumo em terceira a 80KM/H foi de 5.2KM/L mas vamos ser realistas,o consumo pouco importava naquela época,em outubro de 1964 na linha 1965 chegava o modelo CJ6 que ganhava o apelido "Bernardão" era 50cm mais longo no comprimento e no entre - eixos que totalizavam 3.94metros e 2.56metros respectivamente.
O "Bernardão" com quatro portas chegava ao mercado e o motor era o mesmo dos utilitários da marca.

Em outubro de 1965 na linha 1966 nada muda,em outubro de 1966 na linha 1967 nada muda,em março de 1967 tanto a Pick-up Jeep como a Rural ganham o motor Willys Hurricance/BF 184 ele mantém o diâmetro do 2.6,mas o curso vai a 101,6mm o que totalizavam 3008cm3 e com dupla carburação e com isso gera 22.3KGFMa2000RPM e 132CVa4400RPM e junto com o motor de maior cilindrada chegava o câmbio manual de quatro marchas com alavanca no assoalho.
Aqui já na fase Ford recebia o motor seis cilindros de 3 litros e 132CV e mais tarde o 2.3 de quatro cilindros e 99CV.
                      A picape recebia os mesmos motores,mas seria renomeada F75 em 1972.

Em outubro de 1967 a Ford compra a Willys e com isso herda toda a linha de produtos da Willys,a vice-liderança do mercado,a fábrica de São Bernardo do Campo-SP e lembrando que a parte de motores de São Bernardo do Campo-SP já fez Hurricane 2.6 e 3 litros seis cilindros(1959-1975),Renault Ventoux 0.8 e 1.nada(1959-1968),Renault Sierra/CHT 1.3,1.4,1.6 e 1.nada(1968-1996) e os utilitários perdem o nome Willys na lataria,em junho de 1968 a Rural com o motor 3 litros é testada,ela foi de 0a100KM/H em 15.8segundos,chegou a 144KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 8.2KM/L,em outubro de 1968 na linha 1969 o "Bernardão" dava adeus.,em outubro de 1969 na linha 1970 nada muda,em outubro de 1970 na linha 1971 nada muda,em outubro de 1971 na linha 1972 o Jeep é renomeado Ford Jeep,a Rural é renomeada Ford Rural e a picape Ford F75 e vendia mais que a F100 da própria Ford.
Aqui um exemplar 1972 da fase Ford,mantinha o motor seis cilindros de 2.6 litros e mais tarde foi substituído pelo quatro cilindros de 2.3 litros.

Em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda,em outubro de 1973 na linha 1974 nada muda e estoura a crise do petróleo,em outubro de 1974 é inaugurada a Fábrica de motores de Taubaté-SP essa fábrica já fez os Ford Georgia 2.3 e 2.5(1974-2001 dos quais 1986-1997 só mercado externo),os Volkswagen AP/EA 827 1800 e 2000(1987-1996),Zetec Rocam 1.0 e 1.6(desde 1999) e Zetec Sigma 1.616V(desde 2009) e em junho de 1975 o motor Ford Georgia OHC 2.3 de quatro cilindros chega a F75,Rural e Jeep,o seu diâmetro é de 96,1mm e o curso de 79,4mm e com isso totalizava 2302cm3,esse motor conta com bloco e cabeçote de ferro,comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada,carburador de corpo simples, a taxa de compressão era de 7,8:1 e com isso gerava 17KGFMa3000RPM e 91CVa5000RPM,na pista em setembro de 1975 a Rural era testada,ela foi de 0a100KM/H em 22.0segundos,chegou a 132KM/H,o seu consumo urbano é de 5KM/L e o rodoviário é de 7.5KM/L e em quarta a 80KM/H fez 7.5KM/L e junto com o novo motor chegava um novo câmbio,em outubro de 1975 na linha 1976 os motores seis cilindros 2.6 litros e 3 litros dão adeus(o primeiro no Jeep e o segundo na Rural),em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda,em outubro de 1977 na linha 1978 a Rural dava o seu adeus,ficando só a F75 e o Jeep,em agosto de 1978 o Jeep agora com o motor do Maverick é comparado ao X-12 da Gurgel e ao Jeep,na pista foi de 0a100KM/H em 23.3segundos é lento? é,mas é mais rápido que o X12 com 33.4segundos e o Jeg que não chegou lá,na velocidade máxima o Jeep chegou a 114KM/H foi mais rápido que os rivais,o Gurgel com 110KM/H e o Jeg com seus 98KM/H,o seu consumo urbano foi de 5.9KM/L perdeu para os rivais,o Jeg com 6.7KM/L e o X-12 com 7.4KM/L e o seu consumo rodoviário foi de 7.5KM/L,foi mais sedento que o Jeg com 7.7KM/L e que o X-12 com 11.2KM/L e em quarta a 80KM/H o Jeep fez 7.4KM/L,contra 8.4KM/L do Jeg e 11.2KM/L do X12,em outubro de 1978 na linha 1979 nada muda,em outubro de 1979 na linha 1980 nada muda,em março de 1980 chegava o motor Ford Georgia OHC 2.3 á álcool,a taxa de compressão era de 10,5:1,a potência agora era revelado em valores líquidos:17KGFMa2800RPM e 83CVa4800RPM.
O Jeep ganha o motor 2.3 á álcool de 83CV líquidos que fazia companhia ao 2.3 á gasolina.
A F75 também ganha o mesmo motor como o panfleto dessa foto,indicando a opção do motor á álcool.
Em outubro de 1980 na linha 1981 nada muda,em outubro de 1981 na linha 1982 nada muda,em outubro de 1982 na linha 1983 nada muda e em agosto de 1983 depois de mais de trinta seis anos,o Jeep dá adeus as linhas de produção,assim como a picape F75 e era o fim até a chegada da Chrysler no Brasil em 1992 com as importações.
 Nos EUA em 1942 o governo americano sugeriu um tipo de veículo a ser usado na Segunda Guerra Mundial e três empresas foram finalistas: Willys,Ford e Bantam,a última venceu,mas faliu antes de apresentar o projeto que caiu nas mãos da Willys e aí apresentou o Jeep,em 1945 termina a Segunda Guerra Mundial e um ano antes é apresentado o CJ2-A com 3.17metros de comprimento e 2.03metros de entre - eixos,o câmbio era manual de três marchas com alavanca na coluna e o motor era o Willys L134 de quatro cilindros em linha,o seu diâmetro era de 79,4mm e o curso de 111,1mm,a taxa de compressão era de 8,5:1 e com isso totalizava 2199cm3 e gerava 14.5KGFMa2000RPM e 60CVa4000RPM esse motor tinha um apelido que nem vou falar..... com bloco e cabeçote de ferro e comando de bloco acionado por varetas e corrente metálica e no caso as válvulas também no bloco com isso era um Flathead ,a sua suspensão era dependente tipo eixo-rígido com feixe de molas e amortecedores.
Aqui o CJ2-A que tinha o motor 2.2 litros de quatro cilindros e 60CV.
Em 1944 na linha 1945 nada muda,em outubro de 1945 na linha 1946 nada muda,Em outubro de 1946 chegava o Willys Jeep Station Wagon que seria base da nossa Rural anos depois,tanto que as dimensões eram as mesmas,o câmbio era o mesmo do Jeep,assim como o motor era o mesmo do Jeep na época.
A Jeep Willys Station Wagon chegava ao mercado,nossa Rural? sim ela mesma na estréia o mesmo 2.2 litros do Jeep,mais tarde chegava um novo 2.2 de 75CV e chegavam os Super Hurricane 3.7 litros de seis cilindros e 105CV  e mais tarde com 117CV e os Tornado OHC de 3.8 litros e seis cilindros com 140CV.
Em outubro de 1947 na linha 1948 chegava o Jeep Willys Truck que foi base da nossa Pick-up Jeep,tinha o mesmo motor do Jeep e da Station Wagon.
                                         Aqui o Jeep Truck que tinha os mesmos motores da Station Wagon.
Em outubro de 1948 na linha 1949 nada muda,em outubro de 1949 na linha 1950 chegava o Jeep CJ3-A que mantinha praticamente o mesmo design,o mesmo motor e mesmo câmbio do CJ2,em outubro de 1950 na linha 1951 Station Wagon e Truck(Pick-up) trocam o antigo motor pelo Hurricane,este também com quatro cilindros e 2.2 litros é da mesma da família dos nossos mantinha o mesmo diâmetro x curso do motor anterior e os mesmo 2199cm3 mas o comando de válvulas era em "F" admissão no cabeçote e escapamento no bloco e com isso gerava 15.8KGFMa2000RPM e 75CVa4000RPM,em outubro de 1951 na linha 1952 nada muda,em outubro de 1952 na linha 1953 nada muda,em outubro de 1953 na linha 1954 chegava o modelo CJ-3B que tinha pequenas alterações,mas era de mecânica ele recebia os mesmos motores da pick-up e do "utilitário esportivo" era o Hurricane 2.2 litros de quatro cilindros em linha,em outubro de 1954 na linha 1955 chegava o nosso conhecido CJ-5 que conviveu com o o CJ-3 tinha alterações estéticas e o motor era o mesmo dos anteriores ou seja o Hurricane de quatro cilindros e 2.2 litros.
O CJ-5 que é nosso conhecido,começou com o 2.2 já citado aqui mas logo depois com valores líquidos e aí eram 60CV,depois recebeu o Perkins 3.1 á diesel de 62CV,o Buick 225V6 de 3.7 litros renomeado Dautless que gerava 155CV,o AMC 232 de seis cilindros em linha e 3.8 litros com 105CV,o AMC 258 de 4.2 litros seis cilindros em linha e 136CV,o AMC 304V8 de 5 litros e 150CV e o GM Iron Duke 151 de 2.5 litros e quatro cilindros em linha com 85CV esse motor é nosso conhecido no Opala.
Na mesma época chegava o Super Hurricane 226 de 3.7 litros e seis cilindros em linha,o seu diâmetro era de 84,1mm e o curso do motor de quatro cilindros era mantido o que totalizavam 3710cm3 e com isso gerava 26.3KGFMa1400RPM e 105CVa3600RPM era de mesma concepção do 2.2 de quatro cilindros esse motor estava disponível para o Jeep Truck e Station Wagon.
Em outubro de 1955 na linha 1956 chegava a versão alongada chamada CJ-6 aqui no Brasil conhecida por "Bernardão" e o mesmo motor da versão curta na época,o 2.2 de quatro cilindros em linha.
                                       O CJ-6 chegava ao mercado e o mesmos motores do CJ-5.
Em outubro de 1956 na linha 1957 nada muda,em outubro de 1957 na linha 1958 nada muda,em outubro de 1959 na linha 1960 o 3.7 de seis cilindros ganhava alterações e passava a gerar 26.3KGFMa1800RPM e 117CVa3800RPM,em outubro de 1960 na linha 1961 chegava o motor á diesel era o Perkins 3.1 de quatro cilindros de origem britânica que gerava 14.6KGFMa1350RPM e 61CVa3000RPM,em outubro de 1961 na linha 1962 a Station Wagon e a Pick-up recebem o motor Tornado OHC 230 de comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada com seis cilindros em linha e 3.8 litros,o seu diâmetro era de 84,9mm e o curso de 111,1mm o que totalizavam 3778cm3 e com isso gerava 28.5KGFMa1750RPM e 140CVa4000RPM,em outubro de 1963 na linha 1964 nada muda,em outubro de 1964 na linha 1965 ele recebe o Buick 225V6 de 3.7 litros e esse motor é renomado DauntlessV6,o seu diâmetro era de 92,1mm e o curso era de 86,4mm o que totalizavam 3689cm3 e com isso gerava 25KGFMa2500RPM e 155CVa4000RPM esse motor é da mesma família do 3.8V6(231) que aqui conhecemos no Omega CD 3.8 importado da Austrália entre 1998 e 2004 e junto com a chegada desse motor,o motor á diesel dava o seu adeus.Em outubro de 1964 na linha 1965 nada muda,em outubro de 1966 na linha 1967 a Pick-up e a Station Wagon dão adeus ao mercado americano e só os modelos CJ-3B,CJ5 e CJ6 continuam,em outubro de 1967 na linha 1968 nada muda,em outubro de 1968 o modelo CJ-3B dá o seu adeus e era linha 1969,em outubro de 1969 na linha 1970 nada muda,em março de 1970 a AMC compra a Kaiser americana,em outubro de 1970 na linha 1971 nada muda,em outubro de 1971 na linha 1972 os motor V6 dava o seu adeus,era substituído pelos seis cilindros em linha da AMC,o 232 de 3.8 litros,o seu diâmetro era de 95mm e o curso era de 89mm o que totalizava 3795cm3 e com isso gerava 20KGFMa2000RPM e 105CVa4000RPM e o 252 de 4.2 litros,que mantinha o curso,mas o diâmetro ia para 99,3mm e com isso gerava 26.4KGFMa2000RPM e 136CVa4000RPM,lembrando que a potência agora era em valores líquidos e o Willys Hurricane 2.2 litros e quatro cilindros agora em valores líquidos tinha 12.6KGFMa2000RPM e 60CVa4000RPM e estreava o V8 era o 304V8 da AMC com 5 litros,o seu diâmetro é de 95,2mm e o curso é de 84,9mm que totalizavam 4980cm3 e com isso gerava 35KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM,em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda,em outubro de 1973 na linha 1974 nada muda,em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda,em outubro de 1975 na linha 1976 era o adeus do modelo CJ-6,em outubro de 1976 na linha 1977 chegava o modelo CJ7 que era um atualização do CJ-5 que continuava em produção,lembrando que desde os anos 1960 ele estava com câmbio manual de quatro marchas,já o CJ-7 aparecia além do câmbio manual de três marchas na coluna ou de quatro marchas,estreava o câmbio manual de cinco marchas e o automático de três marchas,nos motores estreava o Isuzu C240 2.4 litros,quatro cilindros á diesel com diâmetro de 86mm e curso de 92mm o que totalizavam 2398cm3 e com isso gerava 17KGFMa1500RPM e 50CVa3000RPM e tinha comando de válvulas no bloco,os motores AMC 232 de 3.8 litros e 258 de 4.2 litros de seis cilindros em linha eram "estrangulados" o primeiro gerava 20KGFMa2000RPM e 89CVa4000RPM e o segundo gerava 25.5KGFMa2000RPM e 99CVa4000RPM e o AMC 304V8 de 5 litros também era "estrangulado" e com isso gerava 30.2KGFMa2000RPM e 127CVa4000RPM e a mesma operação era feita no CJ-5.
O CJ-7 era lançado,os motores eram o Isuzu Diesel 2.4 de 60CV mas para mercado externo,os seis cilindros AMC 232 de 3.8 litros e 89CV,258 de 4.2 litros e 99CV e o 304V8 de 127CV,mais tarde chegava o Iron Duke 151 de 2.5 litros da GM e 85CV e o AMC 150 de 2.5 litros e 80CV.
Em outubro de 1977 na linha 1978 nada muda,em outubro de 1978 na linha 1979 nada muda,em outubro de 1979 na linha 1980 os modelo CJ-5 troca o Willys Hurricane de 2.2 litros pelo GM Iron Duke de 2.5 litros e quatro cilindros em linha,com bloco e cabeçote de ferro,comando de válvulas no bloco acionado por varetas,o seu diâmetro era de 101,6mm e o curso era de 76mm era o mesmo que equipava o Opala no Brasil,mas lá nos EUA gerava 13KGFMa2000RPM e 86CVa4000RPM motor que também estava disponível para o CJ-7,em outubro de 1980 na linha 1981 nada muda,em outubro de 1981 na linha 1982 chegava a versão picape chamada CJ-8 que foi apelidada de "Scrambler" com os mesmos motores dos modelos CJ5 e CJ7 e os mesmos câmbio.
               A Picape apelidada de Scrambler chegava ao mercado e os mesmos motores do CJ7.
Em outubro de 1982 na linha 1983 nada muda,em outubro de 1983 na linha 1984 o modelo CJ5 dava o seu adeus,em outubro de 1984 na linha 1985 é vez do Scrambler dar o seu adeus,já o CJ7 troca o GM Iron Duke pelo AMC 150 de 2.5 litros e quatro cilindros em linha o seu diâmetro é de 98,4mm e o curso é de 81mm que totalizavam 2464cm3 e esse motor tinha bloco e cabeçote de ferro e comando de válvulas no bloco e com isso gerava 18.5KGFMa2800RPM e 105CVa5000RPM esse motor substituia o GM Iron Duke(Duque de ferro) e no Brasil ficaria conhecido na Dakota nacional entre 1998 e 2001 e os seis cilindros 242 de 4 litros da mesma da família dos citados aqui ficaria conhecido nos Jeep Cherokee/Wrangler e Grand Cherokee importados entre 1992 e 2001,em outubro de 1985 na linha 1986 nada de alterações e em outubro de 1986 na linha 1987 é substituído pelo Jeep Wrangler e dava adeus do mercado americano.
                                 Na Argentina a IKA(Industria Kaiser Argentina) começou a fabricar o modelo CJ5 em outubro de 1956 na linha 1957 e em CKD com o motor 2.2 do modelo americano,em outubro de 1957 é vez da Estancieira e ela usava o Super Hurricane 3.7 litros igual ao modelo americano e gerava 25KGFMa2000RPM e 115CVa3000RPM esse motor era importado dos EUA.
                                           O Jeep feito pela IKA começou como 2.2 de 75CV,mais tarde chegou o Continental 151 de 2.5 litros quatro cilindros e 77CV.
A Estanciera chegava ao mercado e o motor era o seis cilindros de 3.7 litros e 115CV.
Em outubro de 1958 na linha 1959 nada muda,em outubro de 1959 na linha 1960 os componentes começam a ser nacionalizados e o Jeep ganhou a versão quatro cilindros do 3.7 rebatizado de Continental 151 ele tinha 2480cm3 e o mesmo diâmetro x curso do 3.7 e com isso gerava 11.6KGFMa2000RPM e 77CVa3600RPM e na mesma época chegava a versão picape da Estancieira chamada de Baqueno em versão de tração traseira e 4x4 e mesmo motor da Estanciera e a versão fechada da Estancieira chamada de Utilitário era um furgão e o mesmo motor de seis cilindros e 3.7 litros.
                                            O Baqueano chega ao mercado,aqui em versão 4x4.
Aqui o Baqueno em versão 500 mais destinada ao passeio.
Aqui o Utilitário que era uma Estanciera furgão que começou com 3.7 litros e seis cilindros,mais tarde chegava o Tornado 181 de 3 litros e 117CV e o 230 de 3.8 litros e 132CV.
Em outubro de 1960 na linha 1961 nada muda,em outubro de 1961 na linha 1962 nada muda,em outubro de 1962 na linha 1963 também não,em outubro de 1963 o Baqueano dá o seu adeus,em outubro de 1965 na linha 1966 chegava a Estanciera com novo motor chamado de Tornado era o 181 de 3 litros,o seu diâmetro era de 84,9mm e o curso de 87mm que totalizavam 2965cm3,tinha bloco e cabeçote de ferro e comando de válvulas era no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 21KGFMa2000RPM e 117CVa4200RPM e era seis cilindros em linha.
                                      A Estanceira ganha nova pintura e junto com ela o motor Tornado 181 de 3 litros e 117CV.
O novo motor também estava disponível para o Furgão e em abril de 1966 ela foi testada:0a100KM/H em 18.7segundos,chegou a 140KM/H e o seu consumo médio foi de 7.3KM/L segundo a revista Para-Brisas,em outubro de 1965 na linha 1966 ela ganha nova grade dianteira e faróis que ganhou o apelido de "Brasileña" e junto com a reforma de estilo vinha o motor Tornado 230 de 3.8 litros e seis cilindros em linha com 30KGFMa2000RPM e 132CVa4200RPM e o Jeep? continua sem alterações e o motor 230 foi para o Utilitário(Furgão).
                                       Ela ganha uma reforma de estilo e mantém o 181 de 3 litros e 117CV e estréia o 230 de 3.8 litros e 132CV ambos da família Tornado.
Em outubro de 1966 a Estanciera dá o seu adeus,no ano seguinte é vez do Furgão e em 1968 a Renault compra a IKA Argentina e mantém a produção do Jeep sem alterações até  outubro de 1975 quando ele dá adeus.
Em julho de 1953 com o fim da Guerra da Coréia e a Toyota colocando seu Land Cruiser nas ruas japonesas(aqui no Brasil se chamaria Bandeirante),a Mitsubishi passa a produzir o Jeep sob-licensa mas o nome passa a ser Mitsubishi Jeep JH4,ele tinha as mesmas específicações do CJ-3 americano,inclusive o motor de quatro cilindros e 2.2 litros que gerava 14.5KGFMa2000RPM e 60CVa3600RPM.
O Jeep feito pela Mitsubishi começou com um 2.2 de 60CV,mais tarde ganhou outro 2.2 de 70CV e esse motor foi a 76CV,o 2.3 á gasolina de 95CV,2.2 á diesel de 61CV e 2.4 á gasolina de 110CV.

em outubro de 1953 na linha 1954 nada muda,ou seja a experiência em fora-de-estrada da Mitsubishi começava alí,em outubro de 1954 na linha 1955 nada muda,em outubro de 1955 na linha 1956 nada muda,em outubro de 1956 na linha 1957 chegava duas novidades,chegava o motor Hurricane de quatro cilindros e 2.2 litros de comando de válvulas em "F" admissão no cabeçote e escape no bloco e com isso gerava 15KGFMa2400RPM e 70CVa4000RPM e chegava a Station Wagon J37 só que com uma novidade:quatro portas coisa exclusiva japonesa e o motor era o mesmo do Jeep.
A Mitsubishi Jeep Station Wagon chega ao mercado e o motor é o mesmo do Jipe,mas aqui um modelo pós 1980 até 1982 e com quatro portas.
Em outubro de 1959 na linha 1960 nada muda,em outubro de 1960 na linha 1961 nada muda,em outubro de 1961 na linha 1962 nada muda,em outubro de 1962 na linha 1963 nada muda,em outubro de 1963 na linha 1964 nada muda,no ano seguinte o motor projetado pela Willys é substituído por dois Mitsubishi ambos da família KE com bloco e cabeçote de ferro,comando de válvulas no bloco acionado por varetas,o 2.3 é á gasolina,o seu diâmetro é de 85mm e o curso de 102mm que totalizavam 2315cm3 e a taxa de compressão é de 8:1 e com isso gerava 17.5KGFMa2800RPM e 95CVa4500RPM e o 2.2 era á diesel,não tenho diâmetro x curso,mas a cilindrada total era de 2199cm3 e com isso gerava 14KGFMa2200RPM e 61CVa3600RPM,em outubro de 1964 na linha 1965 nada muda,em outubro de 1965 na linha 1966 nada muda,em outubro de 1966 na linha 1967 nada muda,em outubro de 1967 na linha 1968 nada muda,em outubro de 1968 na linha 1969 nada muda,em outubro de 1969 na linha 1970 nada muda,em outubro de 1970 na linha 1971 chegava um novo motor á diesel era da família DR tinha 2400cm3 e potência de 75CV não tem dado de potência e torque,em outubro de 1971 na linha 1972 nada muda,em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda,em outubro de 1974 na linha 1974 nada muda,em outubro de 1973 na linha 1974 nada muda,em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda e seguiu até outubro de 1979 ganhou ganhou novas setas em cima do para-lama que deu uma atualizada visual no modelo e nos motores,o 2.3 á gasolina dava o seu adeus,assim como o 2.2 á diesel,nos modelos á gasolina chegavam dois motores da família Astron o 2.nada que tinha diâmetro de 84mm e curso de 90mm que totalizavam 1995cm3 e a taxa de compressão éra de 8,5:1 e com isso gerava 17KGFMa3000RPM e 100CVa5000RPM esse motor tem bloco de ferro,cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acinoado por corrente metálica e o 2.4(na verdade 2.35) que tinha mantinha o curso de 90mm e o diâmetro ia a 91,1mm que totalizavam 2346cm3 e com isso gerava 20KGFMa3000RPM e 110CVa5000RPM e nos motores á diesel estreava o 2.7 da família DR que tinha 2659cm3 e susbtituia o 2.4 e com isso gerava 16.5KGFMa2200RPM e 75CVa3700RPM,no câmbio sempre manual e agora estava com manual de quatro marchas.
O Jeep feito pela Mitsubishi é reestilizado e os motores á gasolina agora são o 2.0 de 100CV e o 2.4 de 110CV e no motor á diesel o 2.7 de 75CV e mais tarde 80CV,mais tarde ganha o 2.6 de 120CV,o 2.0 perde um pouco de torque e o 2.7 ganha turbo e vai a 97CV e mais tarde a 100CV.
Em outubro de 1980 na linha 1981 nada muda,em outubro de 1981 na linha 1982 nada muda,em outubro de 1982 chegava a Pajero e começava a substituição do Jeep,a Station Wagon deixava de ser fabricada,mas o Jeep seguiu,em outubro de 1982 na linha 1983 o motor 2.7 da família DR recebe o Turbo e com isso passava a gerar 21KGFMa2000RPM e 97CVa3500RPM e a versão sem turbo passava a gerar 18KGFMa2000RPM e 80CVa3700RPM,em outubro de 1983 na linha 1984 nada muda e seguiu sem alterações até outubro de 1989 na linha 1990 quando o 2.0 mantém a potência e perde o torque:16.5KGFMa3000RPM e o 2.6 substitiuiu o 2.4,ele mantinha o mesmo curso mas o pistão ia a 98mm que totalizavam 2555cm3 a taxa de compressão era de 8:1 e com isso gerava 21.3KGFMa3000RPM e 120CVa5000RPM e o 2.7 Turbo Diesel da família DR ganhava intercooler e com isso gerava 22.5KGFMa2000RPM e 100CVa4000RPM e depois seguiu sem alterações até dar o seu adeus depois de 45 anos nas linhas de produção japonesa em outubro de 1998.

O Jeep serviu para tudo no Brasil e foi importante na construção de Brasília,mas teve um longevidade impresionante no japão e usava diversos motores nos EUA e de origem diversas.


                   























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