O Alfa Romeo nacional e seus parentes italianos e um brasileiro na europa.



O "COURE" ESPORTIVO JÁ FOI FABRICADO NO HEMISFÉRIO SUL E AINDA POR CIMA ESTATAL DURANTE O TEMPO,O ALFA NACIONAL(POST NÚMERO 50)
As coisas começaram depois da segunda guerra mundial,foi construída a CSN em 1947,a Fabrica Nacional de Motores S/A começou em 1959 e começou com 200 caminhões da Issota Fraschini que acabou falindo e aí a estatal foi buscar a sua parceria na Alfa Romeo e começa fabricar o caminhão D9500 com motor Alfa Romeo de 9.5 litros e 130CV e depois chegava o 11 litros de 150CV e que foi usado até pela própria Alfa Romeo e depois a Fiat,mas em 1958 queria entrar no mundo dos carros e entrou com um produto atualizado com a europa e a frente do seu tempo.
O caminhão FNM que ganhou o apelido de "Fenemê" e na época já com o motor de 11 litros e 150CV.
E e esse carro foi lançado junto com a construção de Brasilia a nova capital do país,era o FNM 2000 JK ele foi batizado assim em homenagem ao então presidente Jucelino Kubitzchek e a homenagem se justificava,ele só veio na carroceria sedã de quatro portas,ele mede 4.71metros de comprimento,1.70metros de largura,1.45metros de altura e 2.72metros de entre - eixos ele era sofisticado,o câmbio era manual de cinco marchas com alavana na coluna,muitos automóveis nacionais na época só tinha três ou quatro marchas e o motor é dianteiro e a tração é traseira,o motor é o Alfa Romeo 04 ele era bem sofisticado para época,quatro cilindros em linha ,bloco e cabeçote de alumínio,o seu diâmetro era de 84,5mm e o curso era de 88mm o que totalizavam 1995cm3,a taxa de compressão era de 7:1,ele vinha com duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica,os nacionais da época só tinha comando de válvulas em "F" ou no bloco e com isso gera 17.4KGFMa3200RPM e 95CVa5500RPM era até mais potente que o seis cilindros do Aero o V8 do Chambord ,a sua suspensão utilizava molas helicoidais e amortecedores hidráulicos,na dianteira era independente tipo braços duplos triangulares e na traseira era eixo rígido e os freios dianteiros eram a discos e os traseiros á tambor,até os freios á disco dianteiros eram um passo á frente na época.
O JK 2000 chegava ao mercado e o seu motor 2000 de 95CV.
Jeremy Clarkson(apresentador do programa Top Gear inglês) diz que compraria um Alfa Romeo,mas não recomendaria para um amigo,por que haveria tanta dor de cabeça que se decepcionaria com ele e com o carro,em outubro de 1960 na linha 1961 nada muda,em outubro de 1961 na linha 1962 nada muda,em outubro de 1962 na linha 1963 o motor 2.nada vai a 115CVa5500RPM era até girador para aqueles tempos,ficando mais potente,em agosto de 1963 ele era testado,ele foi de 0a100KM/H em 16.8segundos,chegou a 158KM/H para época era o mais veloz carro nacional e em quinta a 80KM/H fez 10.4KM/L era mais econômico que os rivais graças as cinco marchas,em abril de 1964 veio o golpe e ele passou a se chamar FNM 2000 apenas,em outubro de 1964 é aprentada a versão esportiva TIMB ela vinha com dianteira diferenciado e o motor tinha os comandos de válvulas dos modelos de competição  e taxa de compressão de 8,2:1e com isso o velho 2000 agora rendia 18KGFMa4600RPM e 160CVa6000RPM acredito que seja um foguete e de tão raro não houve testes deles.
O Esportivo TIMB chegava ao mercado o mesmo motor 2.nada mas "envenado" para 160CV.
TIMB era a sigla de Turismo Internacional Brasileiro,em outubro de 1965 na linha 1966 nada muda e seguiu sem alterações até março de 1967 quando ocorreu a primeira privatização do país:a FNM foi vendida para a Alfa Romeo,em outubro de 1967 na linha 1968 nada muda,em outubro de 1968 na linha 1966 a Alfa Romeo começa a arrumar a casa e para ganhar tempo,lançada o modelo 2150,ele era reestilizado a dianteira era do TIMB,o TIMB dava adeus e o motor 2.nada tinha alterações,o curso foi a 95mm o que totalizava 2132cm3 e taxa de 8,2:1 e com isso gerava 18.3KGFMa3900RPM e 125CVa5700RPM o motor 2.1 é da mesma família do 2.nada.
Na linha 1969 chegava o motor 2150 e a frente do TIMB e com isso 132CV.
O preço ainda era alto,encarava um rival mais moderno mas formado em outra escola:o Ford Galaxie,ele foi de 0a100KM/H em 16.0segundos,chegou a 159KM/H e o consumo em quinta a 80KM/H foi de 10.7KM/L estava melhor um pouco,câmbio automático ele nunca teve nem como opcional,em outubro de 1970 na linha 1971 nada muda,em outubro de 1971 na linha 1972 nada muda e em outubro de 1972 na linha 1973 nada de alterações e até se especuluva que iam fabricar por aqui o Alfasud,mas não.A Alfa meteu um "casca" na antiga plataforma,mas isso fez com ele segui-se para a Europa(mais á frente eu conto a história) em outubro de 1973 na linha 1974 nada muda e em abril de 1974 chegava o modelo 2300 ,ele mede 4.69metros de comprimento,1.69metros de largura,1.45metros de altura e 2.73metros de entre - eixos,o câmbio agora era manual de cinco marchas mas com alavanca no assoalho,o motor continua da mesma família 04,o curso do pistão era o mesmo do 2150 mas o diâmetro agora ia para 88mm que totalizava 2310cm3,a taxa de compressão era de 7,5:1 o carburador era do corpo duplo e com isso gerava 21KGFMa3500RPM e 140CVa5700RPM e mantinha o mesmo esquema de construção do 2000 e 2150,a sua suspensão seguia o mesmo esquema,mas era o primeiro carro nacional com freio á disco nas quatro rodas,o segundo viria só em 1990! era o Opala Diplomata.
                     O Alfa Romeo 2300 chegava ao mercado com o motor 2300 de 140CV.
Aliás o câmbio manual de cinco marchas só veríamos no Corcel II 1.6 de 1978 e o motor com bloco e cabeçote de alumínio só veríamos no Fiesta CLX 1.416V de 1996!,o duplo comando de válvulas só veríamos no Tempra em 1991! e a corrente no lugar da correia dentada só no Mercedes-Benz Classe A em 1999!,o seu rival como sempre era o Ford Galaxie que seguia outra escola,em abril de 1974 foi feito o teste foi de 0a100KM/H em 13.6segundos,chegou a 169KM/H e o seu consumo em quinta a 80KM/H foi de 9.9KM/L a medida que o desempenho melhorou,o consumo piorou e ele chegou em duas versões de acabamento:a B e a Ti,a B era "Básica" e a Ti era luxuosa e lembrando que os modelos 2300,2150 e 2000 eram feitos em Xerém-RJ,em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda,em outubro de 1975 na linha 1976 nada muda,em junho de 1976 o modelo 2300 é comparado ao Maverick V8 quatro portas,Opala Comodoro 4100,Galaxie 500 e Gran Sedan,no 0a100KM/H ficou para trás com 17.7segundos,contra 13segundos do Opala Comodoro,12.2segundos do Galaxie 500,11.5segundos do Gran Sedan e 10.8segundos do Maverick,chegou a 165KM/H ficou atrás dos rivais,o Galaxie cravou 168KM/H,o Opala 171KM/H e Gran Sedan e Maverick cravam 178KM/H,foi o mais econômico na cidade com 5.5KM/L contra 5.4KM/L do Opala,5.1KM/L do Gran Sedan,4.8KM/L do Maverick e 4.1KM/L do Galaxie e na rodovia fez 7.8KM/L empatou com o Opala,o Gran Sedan fez 6.8KM/L,o Maverick fez 6.5KM/L e o Galaxie fez 5.6KM/L e em quinta a 80KM/H o Alfa fez 10.2KM/L,o Opala fez 9.7KM/L em quarta a 80KM/H,o Maverick fez 8.1KM/L em quarta a 80KM/H,o Gran Sedan em terceira a 80KM/H fez 7.8KM/L e o Galaxie em terceira a 80KM/H fez 7.3KM/L,em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda e em janeiro de 1977 é vez do 2300 B ir na pista de testes,ele foi de 0a100KM/H em 14.2segundos,chegou a 165KM/H,o seu consumo urbano é de 5.8KM/L e o rodoviário foi de 8.5KM/L e em quinta a 80KM/H foi de 9.9KM/L,em maio de 1977 é vez do Alfa Romeo Ti ser testado,foi de 0a100KM/H em 13.5segundos,chegou a 172KM/H e o seu consumo urbano foi de 5.3KM/L e o rodoviário de 8.2KM/L e o consumo em quinta foi de 9.4KM/L e lembrando que o motor agora gerava 23KGFMa3500RPM e 149CVa5700RPM,em agosto o 2300Ti é comparado ao Ford Galaxie Landau e lembrando que o Landau era automático,na pista foi de 0a100KM/H em 13.9segundos,contra 14.4segundos do Landau,chegou a 168KM/H contra 159KM/H do Landau e o seu consumo 4.5KM/L na cidade contra 4.3KM/L do Landau e na rodovia fez 7.9KM/L contra 5.1KM/L do Landau,e em quinta a 80KM/H o Alfa fez 7.4KM/L contra 7.2KM/L contra Galaxie e automático,em outubro de 1977 na linha 1978 chegava a reforma na grade dianteira e era lançado o Ti4.
Com novos para-choques é lançado o Ti4 e o motor 2.3 foi a 149CV,mais tarde ganhou o motor á álcool com 145CV.
Em outubro de 1978 a Fiat brasileira com a filial brasileira e assim entrar no segmento dos "Marajás" e com isso chega a linha 1979 e o modelo é testado:0a100KM/H em 15.8segundos,chegou a 165KM/H,o seu consumo urbano é de 6.7KM/L e o seu consumo rodoviário é de 8.9KM/L e em quinta a 80KM/H é de 10.9KM/L,em agosto de 1979 é comparado ao Le Baron e ao Galaxie Landau ambos automático,ele foi de 0a100KM/H em 14.7segundos,contra 15.5segundos do Landau e 14.2segundos do Le Baron ficou na intermediária,os rivais cravam 161KM/H e o Alfa Romeo 160KM/H,o seu consumo urbano foi de 4.7KM/L foi mais econômico que os rivias com 3.4KM/L do Galaxie e 3.6KM/L do Le Baron,na rodovia o 8.5KM/L contra 6.9KM/L do Landau e 7.1KM/L do Le Baron e em quinta a 80KM/H fez 8.4KM/L contra 7.1KM/L do Landau e 7.3KM/L do Le Baron mas esses em Drive e esses só tem três marchas,em outubro de 1980 ele passa a ser feito em Betim-MG na Fábrica da Fiat,os caminhões continuam a ser feitos em Xerém-RJ até 1985 e isso na linha 1981,em outubro de 1981 na linha 1982 chegava o motor 2300 á álcool que é bem raro e que gerava 145CV,em outubro de 1982 na linha 1983 nada muda e em março de 1983 ele é testado:0a100KM/H em 14.2segundos,chegou a 172KM/H,o seu consumo urbano é de 7KM/L e o rodoviário é de 9.2KM/L e em quinta a 80KM/H fez 9.8KM/L,em outubro de 1983 com o fim do Galaxie se tornava o nacional mais caro e seguiu a carreira  até outubro de 1986 quando teve que dizer adeus.
Na terra da bota começou com em outubro de 1958 com a série 2000 que teve três tipos de carroceria:sedã de quatro portas(igual ao nosso) e Spyder,as dimensões do sedã italiano eram as mesmas da nossa,já o Spyder era menor:4.71metros de comprimento,1.71metros de largura,1.43metros de altura e 2.50metros de entre - eixos,o câmbio era o mesmo manual de cinco marchas e o motor era o mesmo 2000 do nosso com o mesmo diâmetro x curso mas lá gerava 16.3KGFMa3600RPM e 110CVa5900RPM e no Spyder mantinha o torque mas a 4000RPM e gerava 115CVa6000RPM.e sua suspensão seguia o mesmo esquema do nacional assim como os freios.
O sedã estreava no mercado com o motor 2000 de 110CV.

O Spyder tinha entre - eixos mais curto e o mesmo motor 2000 mas com 115CV.
Em outubro de 1959 na linha 1960 nada muda,em outubro de 1960 na linha 1961 chegava o cupê Sprint que tinha o mesmo motor do Spyder e tinha o entre - eixos curto e era mais bonito.
                                         O Bonito cupê Sprint com o mesmo motor da Spyder.
Em outubro de 1961 na linha 1962 chegava o 2600 que substituia o 2000,o motor agora era um seis cilindros em linha com 2584cm3 e com bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica. e que gerava 19KGFMa3500RPM e 130CVa5700RPM e a Sprint e Spyder esse motor gerava 20KGFMa4000RPM e 145CVa6000RPM era potência muito boa,lembrando que na Europa a potência já era líquida,no artigo nacional é bruto e no artigo europeu é líquido.
O Sedã com motor 2600 de seis cilindros em linha e 130CV.
                                           O cupê Spirit com o mesmo motor mas "envenenado" com 145CV.
O Spyder com o mesmo motor do cupê.
E seguiu a carreira até outubro de 1968 quando as versões mais baratas foram substiuídas pelo 1750 mais caro e não teve sucessor direito até a chegada do 2300 por lá.
Em outubro de 1975 na linha 1976 precisando de um carro maior,resolveram trazer o 2300 do Brasil e rebatizar de Alfa "Rio" alterações foram feitas,na suspensão e no motor o motor Alfa Romeo 04 2300 passou a gerar 24.4KGFMa3500RPM e 165CVa5900RPM lembrando que isso foi revelado no Brasil,líquidos seriam 17KGFM e 132CV.
Exposto no museo o brasileiro Alfa Rio 2300 com o mesmo motor mas "envenenado" para 165CV.
E em fevereiro de 1977 houve o teste da versão exportação:0a100KM/H em 12.6segundos,chegou a 175KM/H,o seu consumo urbano foi de 6.5KM/L e o rodoviário foi de 10.4KM/L e em quinta a 80KM/H fez 12.5KM/L andou mais e bebeu menos que o similiar vendido no Brasil,é uma pena, e o Alfa Romeo seguiu para a Europa até outubro de 1982 quando deu adeus.

Enfim um Alfa Romeo pode ser o que Jeremy Clarkson deseja,mas vamos ser realistas,a falta de peças para esse carro faz com vivam com peças de Opala quatro cilindros por aí,perdendo a sua característica.mas há de se reconhecer o JK 2000 esteve dois passos á frente de seu tempo.















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