A Velha senhora e sua vida no exterior

A KOMBI É O CARRO MAIS ANTIGO EM PRODUÇÃO NO BRASIL,VAMOS A HISTÓRIA NO BRASIL E SEUS PARENTES.
"Uma Kombi é sempre uma Kombi,para o bem e para mal e nunca deixará de ser Kombi".Bem vamos ao para o bém:um veículo que hoje custa metade dos concorrentes mais próximos e carrega a mesma quantidade de carga,manutenção simples e barata(principalmente quando o motor é refrigerado á ár) e o para mal:direção que praticamente não vira,marcha que se não engraxar não engata e é barulhenta,mas vamos a história nacional dela.
Em 1953 a Volkswagen do Brasil começa a fazer em CKD Fusca e Kombi e em outubro de 1957 chega as ruas o primeiro carro nacional da Volkswagen do Brasil:a Kombi,ela não tem o chassi do Fusca,a estrutura dela é monobloco(chassi e carroceria integrados),ela media 4.28metros,de largura 1.75metros,altura 1.94metros e 2.40metros de entre - eixos,a distância entre - eixos é a mesma do Fusca,afinal o projeto original era o chassi do Fusca,mas não deu certo,o motor e tração são traseiros como sempre,o câmbio é manual de quatro marchas é o mesmo desde daquela época e o motor é o Volkswagen Boxer(dois cilindros para cada lado) 1200 refrigerado á ár,com bloco e cabeçote de magnésio ,comando de válvulas no bloco acionado por varetas,o diâmetro é de 77mm e o curso é de 64mm,a taxa de compressão é de 6,6:1,a cilindrada é de 1192cm3 e com isso gerava 7.7KGFMa2000RPM e 36CVa3700RPM,carburador de corpo simples,a sua suspensão era igual dos Fusca,"independente" nas quatro rodas com braços oscilantes,só que a "indepêndencia" acabava com a barra de torção no lugar das molas que ficava independente e amortecedores e ela levava 9 pessoas e no furgão a capacidade de carga era de 800KG.
A Kombi chegava ao mercado o motor era o 1200 de 36CV.
Em outubro de 1957 na linha 1958,no ano seguinte nada,em outubro de 1958 na linha 1959 nada muda,em outubro de 1959 na linha 1960 chega a opção Furgão,em outubro de 1960 na linha 1961 nada muda,em outubro de 1961 na linha 1962 nada muda,em outubro de 1962 na linha 1963 nada muda.Qualidades? parte delas está em cima e defeitos? a falta de estabilidade e até 1976 era crônico tanto que na época ganhou o apelido de "Jesus está chamando".
Na pista em Janeiro de 1963 ela foi testada,0a100KM/H em..... não chegou,ela chegou aos 93KM/H de velocidade máxima,foi de 0a100KM/H em 27.8segundos com 200KG e 39.8segundos com 800KG,o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 9.8KM/L com 200KG e com 800KG foi de 8.9KM/L,em outubro de 1963 na linha 1964 nada muda,em outubro de 1964 na linha 1965 nada muda,em outubro de 1965 na linha 1966 nada muda,em outubro de 1966 na linha 1967 nada muda e em março de 1967 a Kombi troca de motor:o 1200 é substituído pelo 1500,esse motor manteve o curso,mas o diâmetro foi a 83mm,manteve a taxa de compressão e a concepção e com isso gera 9.1KGFMa2000RPM e 52CVa4200RPM e a capacidade de carga foi a 850KG e chega a opção da carroceria pick-up junto com novo motor.
                                   
                             Não tinha alterações mecânicas,mas o motor 1500 de 52CV.
                    
A carroceria Pick-up chegava ao mercado e o mesmo motor da Standard.
Em julho de 1967 ela era testada:0a100KM/H em 46segundos,chegou a 112KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 9.5KM/L o desempenho melhorou e o consumo continou igual,em outubro de 1967 na linha 1968 nada muda,em outubro de 1968 na linha 1969 nada muda e desde 1967 os europeus já estavam com a T2 enqüanto nós estavamos na T1 e depois nunca mais se alinharíamos a Europa,em outubro de 1969 na linha 1970 nada muda.
Em julho de 1970 ela é comparada ao Toyota Bandeirante e a Willys Rural,ela foi de 0a100KM/H em 45.2segundos,ficou na intermediária a Rural fez em 25.5segundos e o Bandeirante fez em 56.7segundos,chegou a 110KM/H contra 107KM/H do Bandeirante e a Rural chegou a 132KM/H,hoje pode andar com uma Kombi 1500 no limite sem tomar multa,no consumo ficou na intermediária a média foi entre 4.9KM/L e 6.9KM/L,contra 5.6KM/L e 7KM/L do Bandeirante que usava motor á diesel e 3.9KM/L e 6.2KM/L da Rural que usava um seis cilindros em linha,em outubro de 1970 na linha 1971 nada muda,em outubro de 1971 na linha 1972 nada muda,em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda,em outubro de 1973 na linha 1974 nada muda,em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda,em outubro de 1975 na linha 1976 chegava a segunda geração da nossa Kombi era a dianteira e a traseira do modelo T2 "encaixada" no T1 que ficou conhecida como T1,5 e junto com ela mudanças mecânicas,a primeira é o motor que passava 1600,o seu diâmetro é de 85,5mm,manteve o curso,a taxa de compressão agora era de 7,2:1 e o carburador agora era de corpo duplo,  o que totalizava 1584cm3 e com isso gerava 11.2KGFMa2600RPM e 65CVa4600RPM,a suspensão também foi alterada,agora era independente nas quatro rodas por braços arrastados o que melhorou a estabilidade,mas o custo de manutenção ficava mais alto e Kombi seguiu com esse visual por muitos anos.
Mudança no visual,na suspensão e agora o motor era o 1600 de 65CV,mais tarde chegava o 1600 á álcool de 59CV e o 1600 á gasolina tinha a potência líquida revelada:53CV e esse visual acompanhou a Kombi durante 21 anos.
A Picape também muda e fica com esse visual durante 21 anos.

Ela foi de 0a100KM/H em 35.5segundos,chegou a 115KM/H e o seu consumo urbano é de 9KM/L e os números de velha senhora sempre melhorando.
Em outubro de 1977 na linha 1978 nada muda,em outubro de 1978 na linha 1979 nada muda,em outubro de 1980 na linha 1981 nada muda,em outubro de 1981 na linha 1982 chegava a opção de picape cabine dupla e a opção do motor á diesel era o MD 260 á diesel que na Alemanha era conhecido como EA 827 diesel,o seu diâmetro é de 76,5mm e o curso é de 86,4mm(curiosamente é o mesmo curso do então futuro 1.8),a sua cilindrada totalizava 1588cm3,a sua taxa de compressão produzia 23:1 e com isso gerava 10.4KGFMa3400RPM e 60CVa3400RPM ainda brutos na época e como o motor era refrigerado á água,o radiador vinha na frente.
A Picape cabine dupla chegava ao mercado e aqui era o motor 1600 á gasolina que já citamos acima e mais tarde chegava o motor á álcool.
Aqui uma versão Furgão á diesel e o motor era o 1.6 á diesel de 60CV e mais tarde 50CV líquidos e 90% delas então sobrevivendo com o AP 1800.....
Na pista foi de 0a100KM/H em 33.8segundos,chegou a 120KM/H e o seu consumo urbano foi de 15.2KM/L e o rodoviário era de 14.6KM/L em média,a Kombi nunca teve bons números de econômia como esses,mas essa opção foi um fracasso,por que o filtro de ar era pequeno e o motor aí fervia,foi trocado por outro maior,mas já era tarde,em outubro de 1982 na linha 1983 estreava o motor Volkswagen Boxer 1600 refrigerado á ár e movido á álcool e com isso gerava 11.5KGFMa2500RPM e 59CVa4600RPM mas eram valores líquidos e agora o motor á gasolina tinha valores líquidos:10.6KGFM e 53CV e o motor á diesel agora gerava 9.5KGFM e 50CV.
 Em julho de 1983 ela foi testada:0a100KM/H em 32.8segundos,chegou a 121KM/H e o seu consumo urbano 5.6KM/L com álcool e seu consumo rodoviário 7.7KM/L com álcool,em outubro de 1983 na linha 1984 nada muda,em outubro de 1984 na linha 1985 nada muda,em outubro de 1985 na linha 1986 a carroceria cabine dupla e o motor á diesel dão adeus,o motor á diesel diante das críticas,em outubro de 1986 na linha 1987 nada muda e começa a vigorar a Autolatina(união com a Ford),mas a Kombi foi uma "instituição sagrada".Em outubro de 1987 na linha 1988 nada muda e ela chegava aos 30 anos e na briga com Ford F100/F1000 e Toyota Bandeirante quem seria o carro mais antigo em produção no Brasil.Em outubro de 1988 na linha 1989 nada muda,em outubro de 1989 na linha 1990 nada muda e chegava os importados ao Brasil e a concorrência importada começa mostrar suas "garras",em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda,em outubro de 1991 na linha 1992 ela ganha catalizador e novo comando de válvulas e com isso passava a gerar 52CV na versão á gasolina e 58CV na versão á álcool,em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda,em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda,em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda,em outubro de 1996 na linha 1997 no salão do automóvel é mostrada uma Kombi com portas-corrediças e motor AP 1800,em julho de 1997 já como linha 1998 é apresentada o modelo T2 aposentado na europa em 1979! chegava ao mercado nacional na carroceria:Pick-up,Furgão e Standard e a versão de acabamento Carat,os motores continuavam os mesmos e ganha as portas corrediças já pedidas á tempo,isso foi uma reação a chegada de Kia Besta e Asia Towner,na mesma época começou os problemas de incêndio com o carburador perto dos distribuídor e aí os incêndios eram invitáveis e mais a falta de cuidado dos motoristas.
Aqui a segunda geração da Kombi nacional com portas corrediças e o motor 1.6 de 52CV e álcool de 58CV e mais tarde chegava a injeção eletrônica e com isso gerava 58CV na versão á gasolina e 67CV na versão á álcool.
Em outubro de 1998 na linha 1999 ela ganhava a injeção eletrônica multiponto e com isso o Volkswagen Boxer 1600 refrigerado á ár passava a gerar 11.6KGFMa2600RPM e 58CVa4600RPM no motor á gasolina e no motor á álcool passava a gerar 12.7KGFMa2600RPM e 67CVa4600RPM e com isso o incênido acabou.Na mesma época a Ford F1000 dava adeus e com isso a conversa agora era só com o Toyota Bandeirante.Em outubro de 1999 na linha 2000 ela perde a versão Pick-up e ganha versão Lotação 12 lugares e Escolar com 15 lugares com os bancos em cima do motor,em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda só o adeus do Bandeirante e com isso a Kombi se torna o carro nacional mais  antigo em produção o record está garantido,em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda,em outubro de 2002 ela veio o Salão enfeitada com espelhos e ela é o único carro nacional que veio presente em todos os salões,em outubro de 2003 na linha 2004 chegava a preparação para GNV,em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda e em outubro de 2005 na linha 2006 ela trocava o motor Volkswagen Boxer pelo EA 111 1.4 Total Flex era o mesmo do Fox de exportação e da mesma família dos 1.0 e 1.6 da marca,o seu diâmetro é de 76,5mm e o curso é de 75,6mm o que totalizavam 1390cm3,a taxa de compressão era de 11:1 e com isso gerava 12.5KGFMa3500RPM e 78CVa4600RPM com gasolina e com álcool de 12.7KGFM e 80CV e com isso veio nova grade dianteira e uma travessa para acomodar o motor,aliás as montadores "enchem a boca" para falar que gastaram tantos milhões num projeto,mas na Kombi 2006 a Volkswagen ficou quieta e só disse que foi um projeto bem barato,minha opnião? se custou R$1.000 foi muito,afinal o motor 1.4 já era feito para o Fox exportação só foi tornar ele flex,a grade era usada na Kombi exportação para o México no final dos anos 1990 e uma travessa qualquer ferreiro faz(como todo respeito é claro).
Com radiador na dianteira chegava o motor 1.4 Total Flex com 78CV com gasolina e 80CV com álcool.
Na traseira a inscrição "Total Flex" indicava um motor novo,muito carro 1.nada viu a traseira da velha senhora.....
E na mesma época a Volkswagen fez uma série especial com motor refrigerado á ár,a série Prata que está no artigo de abertura e o motor á gasolina e a Kombi 1.4 é a Kombi mais potente da história,ela manteve o câmbio de 1957 e a suspensão de 1975 e a carroceria de 1997,na pista a Série Prata foi de 0a100KM/H em 29.8segundos,a 1.4 com álcool fez em 19.8segundos e com gasolina fez em 22.7segundos,segundo a Volkswagen a Kombi chega a 125KM/H na Série Prata e 130KM/H na 1.4,a sua retomada de 60a100KM/H foi de 28.7segundos e em última marcha(quarta no caso) na série prata,na 1.4 com álcool fez em 22.5segundos e com gasolina fez 25segundos,o consumo urbano da série prata foi de 7.5KM/L na cidade e 8.4KM/L na rodovia e a 1.4 fez 6.9KM/L com álcool e 8KM/L com gasolina na cidade e na rodovia fez 9.2KM/L com álcool e 10.3KM/L com gasolina,o novo motor é mais econômico.Só como quem compra uma Kombi é por que precisa e não por que gosta,o motor 1.4 toda hora estoura cabeçote,afinal está no carro errado é um motor que não foi projetado para agüentar carregar uma tonelada,mas o Boxer agüentava? e aí eu não sei.Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda e em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda e em dezembro de 2007 chegava a série especial 50 anos com exatas 50 unidades,isso é peça colecionador.
                                   Série especial 50 anos da velha senhora com motor 1.4 Total Flex.
Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda,em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda e em 2010 começava uma novela a Volkswagen brasileira pediu para a Volkswagen alemã desenvolver ABS e Air Bag Duplo para a Kombi,eu achava muito díficil,mas se conseguir não sei e o pior já tinha conseguido o ABS(afinal é apenas um módulo eletrônico),mas como não conseguiu os Air Bag duplo,em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda,em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda e em fevereiro de 2012 vem a notícia a Volkswagen alemã não consegue colocar e a Kombi daria adeus e em julho de 2012 mais uma novela:a Volkswagen brasileira tentaria conseguir o Air Bag duplo por conta própria,mas em outubro a Volkswagen confirmou que a Kombi dá o seu adeus em 2013 bem no seu aniversário de 55 anos,portanto esse será  o último salão do automóvel da Kombi,afinal ela esteve presente em todos os salões de 1960 até esse último.agora chegará ao final,a velha senhora merece respeito? sem dúvidas,ela é honesta? sem dúvidas,quem compra uma Kombi não quer modernidade,não quer desempenho apenas um veículo de carga e a Kombi cumpre,tem defeitos? vários e como qualquer carro.chegou a hora do adeus,afinal os europeus já estão na T6 com plataforma de 1990 e no Brasil com  nacionalização da Ducato em 2001,chegava da Renault Master em 2002 e Mercedes-Benz Sprinter feita na Argentina desde 1998 mostra que tem um potêncial muito grande para vans modernas.A Hora do adeus chegou e em agosto de 2013 a Volkswagen lança a série especial Last Edition com 600 unidades e depois vai a 1200 e a inscrição "56 anos" e a Volkswagen chegou a fazer campanha de "deslançamento" da Kombi e era o adeus da velha senhora.
Kombi Last Edition confirma o adeus da velha senhora.
E em dezembro de 2013 é dado o capítulo final na história da Kombi.

  Com o fim da segunda guerra mundial em 1948 começava os planos de um furgão com base no Fusca,mas acabou vindo com estrutura monobloco,era a Transporter que se chamava T1 que chegava com estrutura monobloco e mesmas dimensões do modelo nacional,mas sem o vidro bi-partido,o câmbio era manual de quatro marchas e o motor era o Volkswagen Boxer 1100 refrigerado á ár de mesma concepção dos nosso 1200,mas eu não tenho  o diâmetro é de 75mm e o curso é de 64mm o que totalizavam 1131cm3 desse motor,mas esse motor gerava 6KGFMa2000RPM e 25CVa4600RPM por incrível que pareça era motor muito fraco para um van carregada,o motor e tração sempre traseiros.
O nome oficial da Kombi é Transporter,aqui um modelo ainda com motor 1100 de 25CV na europa a potência era revelada em valores líquidos.
Em outubro de 1951 na linha 1952 nada muda,em outubro de 1952 na linha 1953 nada muda,em outubro de 1953 na linha 1954 ela ganha para-brisas divididos e novas janelas e junto com as alterações chegava o motor 1200 de mesma concepção do nosso,mas com potência em valores líquidos:7KGFMa2000RPM e 30CVa4600RPM ainda era um motor fraco,mas na Europa do Pós-Guerra está valendo.
                               A Kombi ganhou para-brisas divididos e o motor passou a ser 1200 de 30CV e mais tarde o 1500 de 44CV.
Em outubro de 1955 na linha 1956 nada muda,em outubro de 1956 na linha 1957 nada muda,em outubro de 1957 na linha 1958 nada muda,em outubro de de 1960 na linha 1961 nada muda,em outubro de 1961 na linha 1962 nada muda,em outubro de 1962 na linha 1963 ela ganha o Volkswagen Boxer 1500 refrigerado á ár e com isso gerava 10.4KGFMa2600RPM e 44CVa4600RPM e é igual aos nossos,só que a potência é em valores líquidos.Em outubro de 1963 na linha 1964 nada muda,em outubro de 1964 na linha 1965 nada muda,em outubro de 1965 na linha 1966 nada muda,em outubro de 1966 na linha 1967 nada muda e em outubro de 1967 na linha 1968 chegava a segunda geração a T2 que chegaria ao Brasil 30 anos depois e 18 anos depois de sua aposentadoria na Alemanha,agora ela tinha portas corrediças e nova grade dianteira e nova traseira e foi incorporada ao nosso modelo em 1975 e ganhou além do câmbio manual de quatro marchas a opção do automático de 3 marchas e estréia do Volkswagen 1600 de carburação simples que gerava 11KGFMa2600RPM e 47CVa4600RPM só que em valores líquidos.
A Segunda geração da Transporter(Kombi) chegava ao mercado agora com motor 1600 de 47CV.
E veio com nova suspensão incorporado ao nosso modelo em 1975,em outubro de 1968 na linha 1969 nada muda,em outubro de 1968 na linha 1969 nada muda,em outubro de 1969 na linha 1970 nada muda,em outubro de 1970 na linha 1971 o motor 1600 ganhava dupla carburação e agora gerava 11.5KGFMa2600RPM e 50CVa4600RPM e era complementado pelo Volkswagen Boxer 1700 refrigerado á ár,aqui conhecido no SP2,agora gerando 12.8KGFMa2600RPM e 67CVa4600RPM era a potência líquida,em outubro de 1972 na linha 1973 ela ganha uma reforma na grade dianteira e na seta de direção e junto com ela o motor 1700 é substiuído pelo 1800 e com isso gerava 13.6KGFMa2600RPM e 68CVa4600RPM a prioridade foi o torque.
A Transporter(Kombi) é reformada,além do 1600 de 50CV e tem o 1800 de 68CV e mais tarde o 2000 de 70CV.
Em outubro de 1973 na linha 1974 nada de alterações o 1800 era subsituído pelo 2000 ainda refrigerado á ár e boxer que gerava 14.5KGFMa2600RPM e 70CVa4600RPM,em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda,em outubro de 1975 na linha 1976 nada muda e seguiu sem alterações até Maio de 1979 quando chegou a T3 ela mantinha a base com motor e tração traseiros,mas o entre - eixos foi alongado para 2.45metros,o motor continuava os mesmo da gerações anterior o Boxer refrigerado á ár o 1600 e o 2000,o câmbio era manual de quatro marchas ou automático de 3 marchas e o motor EA 827 1.6 á diesel(o mesmo da nossa Kombi á diesel) com 9.5KGFMa2000RPM e 50CVa3800RPM e com refrigeração á água e na suspensão ela troca o seu esquema pela independente tipo braços duplos triangulares nos dois eixos com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, ou seja a velha Kombi se modernizava.
A Transporter T3(Kombi) chegava ao mercado com motor 1600 de 50CV e 2000 de 70CV refrigerado á ár e o 1.6 á diesel refrigerado á água de 50CV,mais tarde chegava chegava o Boxer refrigerado á água o 1.9 de 59CV,76CV,80CV e 89CV e o 2.1 de 94CV e 110CV.
Aqui a versão picape com os mesmos motores da Van.

Em outubro de 1980 na linha 1981 nada muda,em outubro de 1981 na linha 1982,em outubro de 1982 na linha 1983 trocava o motor refrigerado á ár pelo refrigerado á ár é o WasseBoxer esse motor tinha bloco e cabeçote de alumínio,comando de válvulas no bloco e dois cilindros para cada lado e refrigerado á ár  e com a cilindrada de 1.9,o seu diâmetro é de 94mm e o curso eu não sei,a cilindrada é 1914cm3 e varias configurações de potência,a primeira gerava 16.5KGFMa3200RPM e 59CVa4800RPM,a segunda gerava 17KGFMa3200RPM e 76CVa4600RPM e com o adeus do Boxer 1600 e 2000,o câmbio agora era manual de cinco marchas e a versão 1.6 á diesel ganhava um turbo e com isso gerava 13.5KGFMa2000RPM e 70CVa3000RPM.Em janeiro de 1983 o 1.9 ganhava injeção eletrônica e foi a 17.5KGFMa3200RPM e 80CVa4600RPM,em outubro de 1983 na linha 1984 uma nova injeção eletrônica e com isso gerava 18KGFMa3200RPM e 89CVa4600RPM,em outubro de 1984 na linha 1985 chegava o 2.1 dotado de injeção eletrônica com 2109cm3 gerava 20KGFMa3200RPM e 110CVa4600RPM,em outubro de 1985 na linha 1986 chegava o 2.1 agora gerando 19KGFMa3200RPM e 94CVa4600RPM,em outubro de 1986 na linha 1987 ela é reestilizada com quatro fários e ganha a opção da tração integral(Syncro) e junto com ela o motor 2.1 com 86CV e o 1.7 á diesel com 11.5KGFMa2000RPM e 54CVa3500RPM que substiuiu o 1700.
Agora uma versão Syncro e com tração integral,além do 1.9 de 59CV e 76CV e dos 2.1 de 94CV e 110CV e o 1.6 Turbo Diesel de 70CV,veio o 1.7 á diesel de 54CV.
Em outubro de 1987 na linha 1988 nada muda,em outubro de 1988 na linha 1989 chegava o 2.1 de 91CV,em outubro de 1989 na linha 1990 nada muda e em outubro de 1990 essa plataforma dá adeus,para uma nova Transporter com motor e tração dianteiros.
  Na terra da tequila em outubro de 1972 a Volkswagen começa a produzir a Kombi no México e já era o modelo T2,o câmbio era manual de quatro marchas,a sua suspensão era igual a nossa do modelo 1976 e o motor é o Volkswagen Boxer 1600 refrigerado a ár com 11.1KGFMa2600RPM e 46CVa4600RPM e veio nas três carrocerias:Standard,Pick-up e Furgão.
A Kombi passa a ser feita no México e o motor é o Boxer 1600 de 48CV.
Em outubro de 1973 na linha 1974 nada muda,em outubro de 1973 na linha 1974 nada muda,em outubro de 1974 na linha 1975 também,em outubro de 1975 na linha 1976 nada muda,em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda,em outubro de 1977 na linha 1978 nada muda,em outubro de 1978 na linha 1979 nada muda e a Kombi mexicana seguiu sem alterações até outubro de 1989 na linha 1990 quando ganhou novo painel igual ao Santana(Carat por lá) e junto com ela recebeu o motor EA 827 1.8(aqui conhecido como AP) com bloco de ferro,cabeçote de alumínio,comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 14.5KGFMa3400RPM e 86CVa5400RPM.
                                           A Kombi mexicana ganha o motor 1.8 de 86CV
E seguiu sem alterações até outubro de 1996 quando deixou de ser fabricada por lá e a marca optou por importar o modelo do Brasil(com o mesmo motor 1.8) e seguiu até outubro de 2000 quando a Volkswagen optou pela Transporter.
  Na Terra do Tango,a Volkswagen tinha comprado a Chrysler e com ela a fábrica de San Justo e aproveitou para Fazer a Kombi por lá,ela tinha as carrocerias:Standard,Pick-up e Furgão,o câmbio manual de quatro marchas,o motor e tração eram traseiros e as peças vinham CKD do Brasil e o motor era o Volkswagen Boxer 1600 refrigerado á ár,tem a mesma concepção daqui e com isso gera 10.1KGFMa2400RPM e 48CVa4000RPM e a suspensão era igual ao modelo nacional pós 1976.
A Kombi feita na Argentina na versão Standard tinha pintura "saia-e-blusa" e o motor 1600 de 48CV.
               A versão Furgão foi também feita por lá,tanto que se chamava Furgão.
A Pick-up também foi feita por lá.
Só que a carreira da Kombi não foi longeva por lá,por dois motivos:A Forte concorrência formada por IME e pela Renault e em outubro de 1986 ele dá o seu adeus e no ano seguinte é formada a AutoLatina união com a Ford e os Volkswagen passam a ser produzidos em General Pacheco na Fábrica da Ford e hoje essa planta é dividida ao meio.

Todo mundo desde os anos 1990 querem enterrar e velha senhora,a primeira a tentar enterrar a Kombi foi a GM com a Traffic que era feita pela Renault Argentina,em troca do uso da fábrica de Córdoba para a D10:Não deu.depois chegou Asia Towner e Kia Besta importadas da Coréia do Sul não deu,a primeira deixou de ser importada em 2000 e a outra deixou de ser fabricada na Coréia do Sul em 2005,na mesma época a Volkswagen resolveu colocar o EA 111 1.4 na Kombi para seguir a sua carreira,teve a nacionalização da Ducato,a fabricação da Renault Master e a fabricação da Sprinter na Argentina,mas a Kombi se aposentará em 2013 por um rival "inesperado":Air Bag duplo e ABS de série obrigatórios em 2014 e a produção da Kombi nunca para.
A Kombi pode ter os seus defeitos,mas assim como o Bandeirante como carro tem um grande caráter.




























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