A terceira geração da Série F brasileira e seus parentes nos EUA e na Argentina.

 

A TERCEIRA GERAÇÃO DA SÉRIE F TEVE SETE TIPOS DE MOTORES AO LONGO DA VIDA NO BRASIL E VEREMOS COMO FOI SUA VIDA NOS EUA E NA ARGENTINA.
Com o lançamento da C14/15 da Chevrolet em 1964 e com a Dodge D100 em 1969 era evidente que a F100 da Ford estava ficando velha,mesmo com a reforma de estilo na dianteira e nova suspensão dianteira e depois de pronto o projeto M que seria o Corcel herdado da Willys,a Ford pode mexer na sua linha de picapes e caminhões.
            A F100 de geração anterior com nova dianteira e o motor V8 272 de 4.5 litros e 164CV.
Em abril de 1971 chegava a nova F100 ela mudava tudo,chassi e carroceria e a história da antiga geração você pode ver no antigo blog:www.falando-sobre-carro.webnode.com e ela media 4.86metros de comprimento,2.03metros de largura,1.82metros de altura e 2.92metros de entre - eixos,o seu câmbio era manual de três marchas com alavanca na coluna e o motor agora era o 292V8 da família Y,o seu diâmetro era de 92mm e o curso era de 85mm o que totalizavam 4785cm3,a taxa de compressão era de 7,8:1,16 válvulas,comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica,bloco e cabeçote de ferro  e com isso gerava 37KGFMa2400RPM e 190CVa4000RPM assim ela encostava na D100 e abria distância do seis cilindros de 4.3 litros da Chevrolet com 151CV,a sua suspensão utilizava amortecedores,na dianteira é Independente tipo "Twin-I-Beam" com molas helicoidais e na traseira era dependente tipo eixo-rígido com feixe de molas,os freios eram tambor nas quatro rodas e a capacidade de carga era de 865KG.
A F100 chegava ao mercado com novo chassi e novo design e o motor era o 292V8 de 4.8 litros com 190CV.
Em outubro de 1971 na linha 1972 nada muda,em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda,em outubro de 1973 na linha 1974 estoura a crise do petróleo e a situação das picapes com motor V8 e seis cilindros continua complicado,em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda,em outubro de 1975 na linha 1976 como resposta a crise do petróleo e aproveitando a fábrica de Taubaté-SP a Ford aproveita e coloca o motor Ford Georgia OHC 2.3 de quatro cilindros em linha e 8 válvulas,bloco e cabeçote de ferro(como no V8),comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada,sendo este com fluxo cruzado,o seu diâmetro era de 96mm e o curso era de 76,4mm e com isso totalizava 2302cm3,a taxa de compressão era de 7,8:1 e o carburador era de corpo simples e com isso gerava 16.9KGFMa3200RPM e 99CVa5400RPM e junto com ele chegava o câmbio manual de quatro marchas com alavanca no assoalho.
                  Sem alterações visuais ela ganha o motor quatro cilindros 2.3 de 99CV.
Mas como naquela época,se usava essas picapes apenas para trabalho e não para passeio,o motor se mostrou fraco e bebia demais para um quatro cilindros,em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda,em outubro de 1977 na linha 1978 o motor V8 dava o seu adeus a picape,em outubro de 1978 na linha 1979 outra resposta a crise do petróleo,chegava o motor á diesel era o MWM 3.9 de quatro cilindros,oito válvulas  e comando de válvulas no bloco era o 229 com bloco e cabeçote de ferro,o seu diâmetro era de 102mm e o curso era de 120mm,a taxa de compressão era de 16,6:1,a cilindrada total era de 3922cm3 e com isso gerava 26.3KGFMa1600RPM e 86CVa3000RPM,por uma lado resolvia a falta de torque do motor quatro cilindros á gasolina,mas não resolvia a potência e no visual nada muda e por que? para mim é a F100/F1000 mais bonita de todos os tempos,mas de qualquer forma envelhece e lógico a capacidade de carga foi de 865KG para 1005KG para atender a legislação.
A Capacidade  de carga foi a 1005KG e o motor é o 3.9 á diesel de 86CV.
Em outubro de 1979 na linha 1980 nada muda,a picape era feita no Ipiranga-São Paulo-SP desde 1957-até 1992,além dele os caminhões da Série F(1957-2000),Cargo(1985-2000) e a F1000 de volta(1996-1998) e em março de 1980 chega a F100-A com motor Ford Georgia OHC 2.3 de quatro cilindros,mas agora calibrado para o álcool a taxa de compressão foi de 10,5:1 manteve o carburador de corpo simples e a potência passou a valores líquidos:17KGFMa2800RPM e 91CVa5000RPM mas de qualquer forma o motor continuaria fraco para empurrar a picape carregada,afinal faltava torque.
           O motor quatro cilindros 2.3 á álcool passa a equipar a F100 com seus 91CV líquidos.
Em outubro de 1980 na linha 1981 nada muda,em outubro de 1981 na linha 1982 nada muda,em outubro de 1982 na linha 1983 nada muda,em outubro de 1983 na linha 1984 o motor quatro cilindros 2.3 á gasolina dava o seu adeus,em outubro de 1984 na linha 1985 nada muda,em junho de 1985 a F1000 foi comparada a rival recém-chegada a D20,na pista foi de 0a100KM/H em 32.2segundos,contra 33.8segundos da rival,ambas chegaram a 120KM/H,o seu consumo urbano fez 12.9KM/L contra 13KM/L da rival,na rodovia a F1000 fez 14KM/L contra 13.9KM/L da rival e carregada a F1000 na cidade fez 12.3KM/L contra 11.9KM/L e na rodovia fez 10.6KM/L contra 11.8KM/L da rival e carregada a F1000 chegou a 110KM/H e a D20 a 109KM/H,em julho de 1985 com resposta a nova picape da Chevrolet a Ford resolve importar o seis cilindros argentina é o Thiftpower 221 de 3.6 litros,com bloco e cabeçote de ferro,comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente,o seu diâmetro é de 93,5mm e o curso é de 88,9mm o que totalizava 3620cm3,a taxa de compressão foi aumentada para 10,8:1 para poder usar melhor o álcool e com isso gerava 25.9KGFMa1600RPM e 115CVa3600RPM e como sempre o câmbio era manual de quatro marchas,por fora faixa azul nas laterais e o emblema F1000-A e esse motor ganhou o apelido de "Motor Falcon" no Brasil por que na Argentina-rodando com gasolina é claro-equipava o Falcon argentino.De forma indireta Ford Falcon e Chevrolet Opala se enfrentaram no Brasil.
Chegava da argentina o motor seis cilindros 221 de 3.6 litros á álcool com 115CV.
Em agosto de 1985 ela era testada,na pista foi de 0a100KM/H em 18.6segundos vazia e 24.6segundos carregada,chegou a 137KM/H vazia e 129KM/H carregada,só que o desempenho cobrou o seu preço no consumo:na cidade com álcool fez 4KM/L e carregada fez 3.6KM/L e na rodovia fez 5.5KM/L vazia e 5KM/L carregada,na época o álcool era barato e você mesmo assim virava sócio de posto de combustível,mas na época o diesel era econômico,mas não tinha desempenho,em outubro de 1985 na linha 1986 ela ganha faróis retangulares duplos e  verticais na dianteira  e nova grade dianteira,no câmbio não mudava nada e nos motores continuava o Ford Georgia OHC 2.3 de quatro cilindros,o Thiftpower 221 de 3.6 litros de seis cilindros ambos á álcool e o MWM 3.9 á diesel.
Nova grade dianteira e faróis duplos retangulares na linha 1986 e os motores continuavam o 2.3 á álcool,o seis cilindros 221 de 3.6 litros também á álcool e o 3.9 á diesel.
Nota-se que o descompasso entre as novidades era desespero da Ford para contra-atacar a novas picapes Chevrolet,em outubro de 1986 na linha 1987 o motor Ford Georgia OHC 2.3 á álcool dava o seu adeus na picape e do Brasil e ficou no exílio durante 13 anos,a F1000 é abandonada,só restando a F1000 ,afinal continou sendo exportado para a Argentina,Estados Unidos e Alemanha e junto com o adeus,ela ganha novas lanternas com seta de direção âmbar igual a da Pampa.
Na linha 1987 novas lanternas traseiras e agora só duas opções de motor:o seis cilindros 221 de 3.6 litros á álcool e o MWM 3.9 á diesel,mais tarde o seis cilindros 221 de 3.6 litros á gasolina é adicionado.
Em outubro de 1987 na linha 1988 nada muda,em outubro de 1988 na linha 1989 nada muda,em outubro de 1989 na linha 1990 chegava o motor Thiftpower 221 de seis  cilindros,3.6 litros á gasolina com a taxa de compressão de 8:1 e com isso gerava 23.7KGFMa1500RPM e 108CVa4000RPM e em outubro de 1990 no salão do automóvel daquele ano chegava a versão Turbo diesel da F1000 pela primeira vez o desempenho não sacrificava a economia,o motor MWM 226 3.9 ganhou virabrequim,bielas e pistões forjados e é claro a turbina e com isso passou a gerar 37KGFMa1600RPM e 119CVa2800RPM,a taxa de compressão foi baixada para 15,9:1,no resto continuava tudo igual,com o diâmetro x curso inalterado e por fora grade cinza-escuro,faixas brancas e inscrição "F1000 Turbo".a suspensão foi reforçada e rodas de liga-leve,mas os freios não precisavam,afinal foram projetados para motores V8 e era a linha 1991 da picape e junto com ela chegava o câmbio manual de cinco marchas estendido a toda linha e o Thiftpower 221 seis cilindros de 3.6 litros á álcool dava o seu adeus.
A nossa primeira picape com motor turbo diesel aqui o velho MWM 3.9 ganhou uma turbina e passou a gerar 119CV.
Em janeiro de 1991 ela foi testada:0a100KM/H em 17.6segundos,chegou a 143KM/H,desempenho superior ao motor seis cilindros á álcool e o consumo? na cidade fez 8.3KM/L ficou entre o diesel comum e o motor á álcool e na rodovia fez 12.8KM/L vazio e 10.3KM/L carregado,carregada era quase o mesmo consumo do diesel sem turbo e vazio o consumo era igual e bem melhor que o seis cilindros á álcool,em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda e em maio de 1992 ela passa a vir da Argentina em nova plataforma e com isso essa plataforma de 21 anos,somados aos 14 anos da antiga,davam 35 anos a briga com a Volkswagen Kombi e Toyota Bandeirante continuava na nova plataforma.
Se 22 anos no Brasil já um longo tempo de vida,nos EUA essa plataforma durou 27 anos,a casca era parecida com o modelo anterior,mas o chassi era diferente e junto com ele veio a suspensão dianteira Independente tipo "Twin-I-Beam" na dianteira,ele chegou na carroceria cabine simples de duas portas,única opção de câmbio:manual de cinco marchas e três opções de motores,duas seis cilindros,com bloco e cabeçote de ferro,comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica e carburador de corpo simples,ambos da família Thiftpower,o primeiro é o 223 com 3.7 litros que ficou conhecido como "Criador de Milhas" e gerava 23KGFMa2000RPM e 114CVa4400RPM,o segundo é o 262 de 4.3 litros e com isso gerava 30KGFMa2000RPM e 132CVa4400RPM e o terceiro era o 292V8 de 4.8 litros da família Y é o mesmo da picape nacional que gerava 36KGFMa2400RPM e 170CVa4400RPM e a Mercury M 100 é reestilizada com o mesmo chassi e os mesmos motores e foram lançados em outubro de 1961 na linha 1962
A nova Série F chegava ao mercado,design do modelo antigo e chassi mais moderno e nova suspensão dianteira,nos motores o seis cilindros 223 de 3.7 litros e 114CV,o 262 de 4.3 litros e 132CV e o V8 292 de 4.8 litros e 170CV.
Em outubro de 1962 na linha 1963 nada muda,em outubro de 1963 na linha 1964 nada muda,em outubro de 1964 na linha 1965 nada muda e em outubro de 1966 ela ganha uma reforma na grade dianteira e a M100 vem junto e pela primeira vez a opção de cabine dupla de quatro portas,o câmbio sempre manual ou automático de três marchas com alavanca na coluna e nos motores a troca,o 223 é substituído pelo 240 também com seis cilindros e 3.9 litros,o seu diâmetro é de 101,1mm e o curso é de 80,8mm e com isso passava a gerar 29KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM e estreava o 300 também seis cilindros com os seus grandes 4.9 litros,mantinha o diâmetro de 101,1 mas o curso ia para 101,6mm e o que totalizavam 4.916cm3 e com isso gerava 42KGFMa2000RPM e 170CVa4000RPM  é o motor que nós conheceríamos na F1000 anos depois e chegava o 352V8 da família FE com seus 5.8 litros,com bloco e cabeçote de ferro e comando de válvulas no bloco,o seu diâmetro é de 101,7mm e o curso é 88,9mm e com isso passava a gerar 5789cm3 e com isso produzia 42.8KGFMa2800RPM e 208CVa4000RPM.
A picape ganhava nova grade dianteira e novos motores na linha 1966,os seis cilindros 240 de 3.9 litros com 150CV e o 300 de 4.9 litros e 170CV e o V8 352 de 5.8 litros e 208CV.
A Picape da Mercury também é reestilizada e o mesmos motores da Série F.
A Cabine dupla de quatro portas,que mantinha o entre - eixos e perdia capacidade de carga e os mesmos motores da cabine simples.
Em outubro de 1966 na linha 1967 chegava uma nova casca para a nova F100,o design não ficava elegante devido a grade,a única opção de cabine era a simples,o câmbio era sempre manual ou automático de três marchas e os motores foram herdados da geração anterior,os seis cilindros 240 de 3.9 litros e 300 de 4.9 litros e o 352V8 de 5.2 litros e as F250 e 350 ganhavam a caçamba longa e o entre - eixos esticado para 3.34metros e o comprimento a 5.38metros.
Com nova casca a picape chegava ao mercado e os motores eram os mesmos das gerações anteriores,mais tarde eram adicionados o 390V8 de 6.4 litros e 255CV,o 360V8 de 5.9 litros e 215CV e o nosso conhecido 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) e 205CV.
Na mesma época chegava o utilitário esportivo Bronco,que media 3.85metros de comprimento,1.74metros de largura,1.82metros de altura e o entre - eixos foi encurtado para 2.34metros,as duas opções de câmbio da série F eram mantidas,mas os motores eram diferentes,na base estava o Thiftpower 170 de 2.8 litros,o seu diâmetro é de 89mm e o curso é de 75mm e com isso gerava 2782cm3,taxa de compressão de 9:1 e com isso produzia 21.6KGFMa2400RPM e 101CVa4400RPM e duas opções de motores V8 ambos da família Windsor,a primeira era o 289 de 4.7 litros,o seu diâmetro era de 102mm e o curso era 70mm que totalizavam 4695cm3 e com isso gerava 35.7KGFMa2400RPM e 195CVa4600RPM e o Windsor 302V8 de 4.95 litros que já foi citar na picape e com os mesmos dados da picape.
O Utilitário esportivo Bronco chegava ao mercado e os motores eram o seis cilindros 170 de 2.8 litros e 101CV e os V8 289 de 4.7 litros e 195CV e o 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) e 215CV e mais tarde chegava o seis cilindros 200 de 3.3 litros e 120CV.

Em outubro de 1967 na linha 1968 duas novidades,o motor 352V8 de 5.6 litros é substuído pelo 360V8 de 5.9 litros,o seu diâmetro é de 102,9mm e o curso do 5.6 litros era mantido e com isso gerava 45.2KGFMa2400RPM e 215CVa4400RPM totalizavam 5573cm3  e estreava nas picapes o 390V8 de 6.4 litros,o seu diâmetro era do 5.9 e  o curso foi a 96,1mm e o que totalizavam 6398cm3 e com isso gerava 52KGFMa2600RPM e 255CVa4600RPM,em outubro de 1969 na linha 1970 chegava o Windsor 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) o seu diâmetro é de 101,6mm e o curso é de 76,2mm o que totalizavam 4949cm3 é o nosso velho conhecido que equipou Maverick e Galaxie apartir de 1976 e com carburador duplo gerava 40KGFMa2600RPM e 215CVa4600RPM.Em outubro de 1970 na linha 1971 ela ganhava nova grade dianteira e faróis ficando mais bonita e a opção de cabine dupla voltava ,nos câmbio continuava como estava.
O Estilo que logo depois conheceríamos aqui e a oferta começava nos seis cilindros 240 de 3.9 litros e 300 de 4.9 litros já conhecidos dos modelos anteriores,o 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) e 215CV,o 360V8 de 5.6 litros com os mesmos 215CV e o 390V8 de 6.4 litros e 255CV.
             A Cabine dupla de quatro portas,volta aqui em estilo Dualie com duplo rodado.
 
O Bronco troca o seis cilindros 170 pelo 200 com 3.3 litros,o seu diâmetro foi 100mm e o curso foi mantido e com isso gerava 26KGFMa2000RPM e 120CVa4400RPM.
Em outubro de 1971 na linha 1972 a potência é revelada em valores líquidos,o 240 de 3.9 litros passava a gerar 21.7KGFMa2000RPM e 112Cva4000RPM,o 300 de 4.9 litros passava a gerar 30.7KGFMa2000RPM e 127CVa4000RPM,o 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) passava a gerar 32KGFMa2600RPM e 157CVa4600RPM,o 360V8 de 5.9 litros passava a gerar 36.2KGFMa2400RPM e 145CVa4400RPM e o 390V8 de 6.4 litros passava a gerar 40.8KGFMa2600RPM e 201CVa4600RPM e em outubro de 1972 na linha 1973 ela ganha uma nova geração que nada mais é que retoques na grade dianteira e faróis,a seta de direção agora era em cima,todos os motores foram herdados da geração anterior e estreava o 460V8 da família 385,o seu diâmetro é de 97,8mm e o seu curso era de de longos 110,7mm o que totalizavam 7494cm3 era um V8 de 7.5 litros que gerava 60KGFMa2400RPM e 200CVa4400RPM e abandona o Windsor 302V8.
Na linha 1973 nova grade dianteira e faróis e os motores continuam das gerações anteriores os dois seis cilindros o 240 com 3.9 litros e 300 de 4.9 litros, e nos V8 continuavam os 360V8 de 5.6 litros e 390V8 de 6.4 litros e estreava o 460V8 de 7.5 litros e 200CV.
Ou seja:esse motor de ignorantes 7.5 litros rebocava paredes de tanto torque.
A Cabine dupla de quatro portas com os mesmos motores da picape cabine simples.
Em outubro de 1973 na linha 1974 nada muda e estoura a crise do petróleo,em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda,em outubro de 1975 na linha 1976 ganhava nova grade dianteira e faróis,os motores continuavam os mesmos.
A picape ganhava nova grade dianteira,capô e faróis e os mesmos motores das gerações anteriores,mais tarde o 360V8 de 5.9 litros dava adeus.
A Cabine dupla tinha os mesmos motores da cabine simples.
Em outubro de 1975 na linha 1976 nada muda,em outubro de 1976 na linha 1977 o 360V8 dava o seu adeus,em outubro de 1977 na linha 1978 chegava uma nova grade dianteira e faróis para a série F e estreava a opção de cabine estendida e o Bronco também ganhava a segunda geração e ele era atualizado com a Série F,o câmbio continuava o mesmo,os motor seis cilindros 240 de 3.9 litros dava adeus e o 300 de 4.9 litros continuava na catálogo,nos V8 o 460V8 de 7.5 litros passava a gerar 63KGFMa2400RPM e 220CVa4400RPM e estreava o 351V8 de 5.8 litros,da família Cleveland,o diâmetro é de 106mm e o curso de 89mm que totalizavam 5789cm3 e com isso gerava 35.7KGFMa2400RPM e 150CVa4400RPM e o 400V8 da família Cleveland,o seu diâmetro e curso eram extamente iguais:102mm,que totalizavam 6595cm3 era um 6.6 e com isso gerava 52KGFMa2600RPM e 169CVa4600RPM.
Na linha 1978 nova grade dianteira e faróis e os motores eram o seis cilindros  300 de 4.9 litros que era mantido e nos V8 era mantido o 460 de 7.5 litros e estreava o 351V8 de 5.8 litros e 150CV e o 400V8 de 6.6 litros e 169CV.
A  Cabine estendida chamada de Supercab estreava no mercado e os mesmos motores da cabine simples.
A Cabine dupla chamada de Crew Cab passava agora pelas mesmas alterações e os mesmos motores.
A Segunda geração do Bronco,alinhada com a série F e agora só motores V8,o 351V8 de 5.8 litros e 400V8 de 6.6 litros ambos já citado na picape.
Em outubro de 1978 na linha 1979 nada muda e em outubro de 1979 na linha 1980 ela ganhava uma nova plataforma que você verá numa outra oportunidade.
    Na Argentina em outubro de 1961 na mesma época com os Estados Unidos é lançada a nova F100,como novo chassi e suspensão dianteira Independente tipo "Twin-Beam",agora a picape era feita em General Pacheco na Grande Buenos Aires,na Fábrica de onde saíram:F 100 e caminhões(1961-1995),Falcon(1961-1991),Falcon Rural(1968-1990),Fairlane(1969-1982),Ranchero(1973-1990),Taunus(1974-1984),Sierra(1984-1993),Sierra Rural(1985-1991),Escort(1988-2002),Orion(1993-1996),Escort Sedan(1996-2001),Escort Rural(1996-2002),Ranger(1996-até hoje),Focus(2000-até hoje) e Focus Sedan(2000-até hoje) e os Volkswagen 1500(1987-1990),Volkswagen 1500 Rural(1987-1990),Volkswagen Gacel(1986-1995 e apartir desse ano na parte Volkswagen da fábrica),Volkwagen Gol(1993-1995 e apartir desse ano na parte Volkswagen dá fabrica),Volkswagen Logus(1996) e Pointer(1996) e nos motores o V8 292 de 4.8 litros da famíliaa Y e os seis cilindros Thiftpower 170 de 2.8 litros,188 de 3.1 litros e 221 de 3.6 litros e essa parte ficou com a Volkswagen.voltando a F100 ela mede 4.80metros de comprimento,a largura era de 1.95metros,a altura é de 1.69metros e o entre - eixos é de 2.90metros,o câmbio era manual de 3 marchas com alavanca na coluna e o motor era o recém nacionalizado 292V8 de 4.8 litros da família Y era o mesmo das picapes nacionais,com o mesmo diâmetro x curso e com isso gerava 37.7KGFMa2000RPM e 180CVa4000RPM.
A F100 de novo chassi e com novo motor chega ao mercado era o 292V8 de 4.8 litros e 180CV.

em outubro de 1962 na linha 1963 chegava a opção de cabine dupla com três portas.
A Cabine dupla com três portas chegava ao mercado argentino e o mesmo motor V8 292 de 4.8 litros da cabine simples.

,em outubro de 1963 na linha 1964 nada muda,em outubro de 1964 na linha 1965 nada muda e ela era testada pela revista para-brisas foi de 0a100KM/H em 15.0segundos,chegou a 141KM/H e o seu consumo médio foi de 5.1KM/L e a gasolina naquele tempo era barata,em outubro de 1965 na linha 1966 nada muda,em outubro de 1966 na linha 1967 nada muda,em outubro de 1967 na linha 1968 um ano depois dos EUA ela ganha nova casca em cima da plataforma,no câmbio nada muda,nos motores,o V8 292 de 4.8 litros era mantido e estreava duas novidades a primeira era o seis cilindros 221 de 3.6 litros,já conhecido no Falcon é o mesmo que nós citamos na F1000 nacional,mas na época a potência era bruta e com isso gerava 26.2KGFMa2000RPM e 120CVa4000RPM e o motor á diesel quatro cilindros em linha era o Perkins 3.3,o seu diâmetro é de 91,4mm e o curso era de longos 127mm,a cilindrada total é de 3333cm3,a taxa de compressão era de 17,4:1 e com isso gerava 23.5KGFMa1000RPM e 73CVa3000RPM o motor á diesel era bem fraco para o porte da picape.
Na linha 1968 chegava a F100 toda redesenhada e além do 292V8 de 4.8 litros herdado da geração anterior e estreava o seis cilindros 221 de 3.6 litros e 120CV e o diesel quatro cilindros  Perkins 3.3 de 73CV.
Em outubro de 1968 na linha 1969 nada muda,em outubro de 1969 na linha 1970 nada muda,em outubro de 1970 na linha 1971 nada muda,em outubro de 1971 na linah 1972 ela ganhava nova grade dainteira e faróis que é o modelo que conhecíamos aqui desde 1971,que manteve os motores e o câmbio de três marchas.
Nova grade dianteira e faróis e mantendo os motores seis cilindros 221 de 3.6 litros e V8 292 de 4.8 litros ambos á gasolina e o Perkins 3.3 á diesel.
Em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda,em outubro de 1973 na linha 1974 ela ganha nova grade dianteira e faróis,manteve o câmbio manual de três marchas com alavanca na coluna e manteve os motores já citados na geração anterior.
Na linha 1974 a F100 ganhava nova grade dianteira e faróis e nos motores continuava o seis cilindros 221 de 3.6 litros e o V8 292 de 4.8 litros ambos á gasolina e o Perkins 3.3 á diesel.
Em outubro de 1974 na linha 1975 nada de alterações,em outubro de 1975 na linha 1976 nada de alterações e mesmo com a crise do petróleo estourando na época do lançamento,mas o motor á diesel já garantia a salvação da F100,em outubro de 1978 na linha 1979 nada de alterações,mas ela fica sem concorrentes já que a Picape Chevrolet deixa de ser produzida na Argentina e seguiu até outubro de 1982 na linha 1983 quando ela trocou de plataforma que será visto em outra oportunidade.

 

 

 
 
                                         
 

 


 

 
 

 
 

 



 

 
 

Comentários

  1. Olá! Gostaria de saber mais detalhes dos modelos de F100 disponíveis no ano de 1974. Estou a procura de uma e encontrei uma onde no documento consta 168CV. Ela não está mais com o motor original mas, segundo o dono era uma V8 e gostaria de checar estas informações.
    A propósito, onde eu poderia encontrar a ficha técnica completa deste veículo?

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    1. Se for 168CV é uma 4.5 V8 272 V8, mas infelizmente ela em 1974 já estava com o 4.8, para mim escrever essa matéria foi díficil, só uma pergunta era um modelo 1964? e aí o V8 de 168CV faz sentido, a não ser que que o motor dela não é original, que motor que é o dela? aliás procure no Wikipedia norte-americana tem alguns informações escassas e as dimensões dela achei no acervo digital da quatro rodas, pena que está desativado...

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  2. As versões de cabine dupla comercializadas na Argentina eram feitas pela concessionária Igarreta, que chegou a fazer também versões fechadas que foram muito usadas como camburão e também como ambulância.

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    1. Obrigado pela informação! mas aí parece ser material publicitário da própria fábrica.

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    2. No caso, com homologação da fábrica para manter a garantia.

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    3. Essas cabines duplas eram a diesel ou gasolina já em 1978? Temos uma aqui, parada num galpão da fazenda que compramos, porém nem documento tem. Foi deixada para trás pelos antigos proprietários, cheia de entulho em cima. É uma cabine dupla dourada. Sabem me dizer qual motor seria? Obrigado desde já.

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    4. Cabine dupla 1978? o modelo argentino havia perdido ela, no Brasil já não tem, só pode ser o modelo norte-americano, ou alguma adaptação brasileira, se for adaptação brasileira é bem provável o 2.3 do Maverick ou o diesel 3.9 já que o V8 tinha saído de cena no Brasil e o seis cilindros 3.6 só viria na década de 1970. se for norte-americana é seis cilindros ou V8. só olhando para ver.

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    5. https://uploaddeimagens.com.br/imagens/201710271159450f7de03b-4ebf-4f62-ae91-21dc9940aea1-jpeg

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  3. Pesquisamos a placa e deu o ano de 1978. É uma F100 dourada e vou ver se consigo mandar o link de uma imagem para me ajudarem. Agradeço desde já.

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  4. https://uploaddeimagens.com.br/imagens/20171027115945d6e4aebe-e0f7-4c6a-b47d-5ed0c5edcd52-jpeg

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    1. Infelizmente não deu para ver, se for 1978 é F100 então logo é 2.3 do Maverick se for original, mas se puder pode mandar a foto para o meu e-mail wcarlos1630@outlook.com e aí posso ver melhor.

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  5. Boa tarde ! Alguém tem informações das plaquetas das f 100 72 a 86? tenho um 79 super série

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    1. Me explique melhor é plaqueta de identificação? no caso emblema? plaqueta onde está identificado o número do chassi? bom qualquer um deles já adianto que é difícil de arrumar.

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  6. Boa tarde ! Alguém tem informações das plaquetas das f 100 72 a 86? tenho um 79 super série

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