Ford Maverick o seu lançamento no Brasil e o seu erro estratégico.

O MAVERICK FOI FRUTO DE UM ERRO ESTRATÉGICO NO BRASIL,MAS SUA PLATAFORMA TEVE LONGA VIDA NO EXTERIOR.
A Ford havia comprado a Willys em outubro de 1967 com ela veio Gordini,Rural,Jeep,Aero e Itamaraty e o projeto "M" que seria o Corcel,fora o Galaxie que foi lançado seis meses antes e com lançamento do Opala em 1968 a Ford queria um rival para ele,o Aero/Itamaraty já estavam desgastados,afinal eram projetos dos anos 1950 e a própria Ford queria manter vivos com motor V8 272 de 4.5 litros do Galaxie,mas Henry Ford II não deixou e aí a Ford teve que partir para outra e a marca realizou uma clínica em outubro de 1970 estavam exposto Corcel,Opala,Taunus(17/26M) e Maverick e na clínica deu Taunus.Nenhuma surpresa o brasileiro dava sinais de gostar de carros de projeto europeu,o Opala era uma versão nacional do Opel Rekord C com motores americanos e o próprio Corcel era uma versão brasileira do Renault 12 lançada antes no Brasil.
O Aero/Itamaraty já estavam desgastados e os motores eram o seis cilindros 2.6 litros de 110CV no Aero e 3 litros de 132CV no Itamaraty.
O Taunus era equipado com motores V4 e V6 na europa,o V4 de 1.5 litro gerava 60CV(a Ford pensou em equipar o Corcel com esse motor),o V4 1.7 litro de 70CV,o V4 1.8 litro de 82CV e dois V6 o 2 litros de 110CV e o 2.3 litros de 125CV,aqui a Ford encontrou um problema:o motor seis cilindros da Willys não cabia no carro alemão e aí o "Renault" 1400(Renault Sierra) do Corcel seria inadeqüado e a fábrica de motores de Taubaté-SP só ficaria pronta no final de 1974 que faria o futuro 2.3 e a suspensão a marca queria colocar molas e amortecedores do Aero Willys,assim como câmbio e aí o Oval Azul foi de Maverick.
O Taunus 26M chegou a ser cogitado,na Alemanha ele usava os V4 1.5 de 60CV,1.7 de 70CV,1.8 de 82CV e os V6 2 litros de 110CV e o 2.3 litros de 125CV,aqui no Brasil queriam enfiar o veterano motor da Willys "goela-abaixo".
E aí começaram os testes,no seis cilindros o motor fervia direto e aí veio duas mangeiras no primeiro e no sexto cilindro para o motor não ferver era um sinal do Maverick "Quero o seis cilindros do Falcon argentino!" e no V8 o capô chegava abrir sozinho,solução:duas alças para prender o capô,afinal não era só o Opala que ele iria enfrentar,ele teve que enfrentar Dart e Charger da Chrysler e por isso a escolha do V8 e em outubro de 1972 ele é a principal estrela da Ford no Salão do Automóvel daquele ano e em Abril de 1973 ele é apresentado,na única opção de carroceria:cupê de duas portas,três opções de acabamento:Super,Super Luxo e GT,duas opções de câmbio:manual de quatro marchas,a primeira com alavanca na coluna e a segunda no assoalho e duas opções de motor,ele media 4.58metros de comprimento,1.79metros de largura,1.36metros de altura e 2.62metros de entre - eixos,as duas opções de motor eram o Willys Hurricane 184,o seu diâmetro é de 79,4mm e o curso é de 101,6mm que totalizavam 3016cm3,seis cilindros em linha,12 válvulas e comando de válvulas em "F"(admissão no cabeçote e escape no bloco) era o mesmo do Itamaraty,só que com carburador de corpo simples e a taxa de compressão era de 7,7:1 e com isso gerava 22KGFMa2000RPM e 112CVa4400RPM esse motor era feito em São Bernardo do Campo-SP onde ainda é fabrica da Ford e o próprio Maverick foi feito lá,essa fábrica já fez Jeep(1958-1983),Rural(1958-1977),Jeep Pick-up/F75(1962-1983), Dauphine/Gordini(1959-1968),Interlagos(1961-1966),Aero/Itamaraty(1960-1971),Corcel(1968-1986),Belina(1970-1991) o próprio Maverick,Del Rey(1981-1991),Pampa(1982-1997),Escort(1983-1995),Verona(1989-1995),Volkswagen Apollo(1990-1993)Volkswagen Logus(1993-1995),Volkswagen Pointer(1994-1995),Fiesta(1996-2006),Courier(1997-presente) e Ka(1997-presente),lembrando que Versailles(1991-1996) e Royale(1992-1996) foram feitos na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo-SP,o Escort passou a vir da Argentina(1996-2003),assim como Verona/Escort Sedan(1996-1998) e a Escort SW(1996-2003),Ford Focus Hacht e Sedan(2000-presente)Ford Ranger(1997-presente) e da fábrica de São Paulo do Ipiranga veio Galaxie(1967-1983),Ford F100/F1000(1957-1992 e 1996-1998) e esse modelo veio da Argentina de 1992 a 1996,Ford F250(1998-2001) e de outra fabrica de caminhões em São Bernardo do Campo-SP a F250 veio de 2001 até 2011 de Camaçari-BA chegaram Fiesta(2002-até hoje),EcoSport(2003-até hoje) e Fiesta Sedan(2004-até hoje) e do México veio Fiesta Sedan Street(2001-2004),Fusion(2006-até hoje) e New Fiesta Sedan(2010-até hoje) e New Fiesta(2011-até hoje).E a outra opção de motor era o Windsor 302V8,esse motor tinha oito cilindros em V,16 válvulas,o seu diâmetro é de 101,6mm e o curso é de 76,2mm,que totalizavam 4949cm3,a taxa de compressão é de 7,5:1 e o seu carburador era de corpo duplo,esse motor tem comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica e  com isso gerava 39.5KGFMa2400RPM e 197CVa4600RPM era o mesmo que equipava o Mustang ele vinha importado do Mèxico via Canadá,era mais moderno que os V8 292 da família Y usadas no Galaxie e o 318V8 LA usados nos Dodge.o contraste era o violento,enqüanto o Windsor vinha do final anos 1960,o Hurricane vinha dos anos 1930.A sua suspensão era como na versão americana na dianteira Independente tipo Mcpherson e na traseira dependente com eixo rígido,só que na dianteira eram molas helicoidais herdadas do Aero Willys e na traseira era feixe de molas também herdado desse e os freios eram tambor nas quatro rodas,só na GT tinha discos ventílados na dianteira e lembrando que o V8 era opcional para as outras versões,mas sem os freios e suspensão do GT.
O Maverick na versão Super luxo com motor seis cilindros de 3 litros e 112CV,o V8 era opcional e mais tarde chegava o quatro cilindros 2.3 de 99CV.
                       O esportivo GT 302V8 vinha com o V8 de 5 litros que gerava 197CV.
Qualidades? visual bonito,boa estabilidade(com tendência a sair de traseira),defeitos? motor seis cilindros que andava como quatro e bebia como oito,consumo elevado nos dois motores,fraco espaço para os passageiros de trás(chegava a ser menor que o Corcel) mas mesmo assim havia fila de espera pelos V8 parecia que o erro estratégico da Ford havia dado certo..... Em julho de 1973 ele era testado na versão Super com motor seis cilindros e na versão GT com motor V8,o seis cilindros foi de 0a100KM/H em 20.8segundos(era mais lento que o Corcel GT 1400),chegou a 156KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H é de 8.9KM/L,além do motor outro culpado era o câmbio do Itamaraty para lá de impreciso e o GT com seu poderoso V8 foi de 0a100KM/H em 11.6segundos(mais rápido que o Veloster),chegou a 178KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 8.9KM/L ou seja o V8 andou mais e bebeu igual,aliás um dos grandes vilões do Maverick foi o motor seis cilindros da Willys,em outubro de 1973 estourava a crise do petróleo e o Maverick começava afundar junto com ela,assim como Galaxie,Opala seis cilindros e os Dodge V8 e na mesma época era lançada a carroceria de quatro portas,ele mantinha largura e altura do cupê,mas era mais comprido com 4.79metros de comprimento e o entre - eixos passava a 2.79metros e com isso o espaço melhorava,mas na época a carroceria preferida era de duas portas.
O quatro portas chegava ao mercado,os mesmos motores seis cilindros de 3 litros e V8 de 5 litros e mais tarde o quatro cilindros 2.3.
Até hoje é o único carro nacional a ter distância de entre - eixos maior no modelo de quatro portas,mas o visual ficou estranho,em dezembro de 1974 o seis cilindros e o V8 de quatro portas,eram testados:0a100KM/H em 20.8segundos nos seis cilindros,contra 10.9segundos no V8,chegou a 151KM/H contra 180KM/H no V8,o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 9.9KM/L contra 8.7KM/L do V8,o seis cilindros continuava o ponto fraco do Maverick.Em fevereiro de 1974 o Maverick GT encarava os rivais Dodge Charger R/T e Opala SS6 e além deles o Opala SS4 e o irmão menor Corcel GT,O Maverick chegou a 176KM/H só ficou atrás do Charger com 180KM/H,o Opala SS6 cravou 174KM/H,o Opala SS4 cravou 155KM/H e o Corcel cravou 144KM/H,no consumo em quarta a 80KM/H ele ficou em terceiro junto com o Opala com 8.9KM/L,em outubro de 1974 chegava o câmbio automático de três marchas com alavanca na coluna,a mesma do Galaxie acoplada aos motores seis cilindros e V8,em maio de 1975 chegava o motor Ford Georgia OHC 2.3 de quatro cilindros em linha e 8 válvulas,esse motor era feito em Taubaté-SP desde outubro de 1974 e foi até 1997 qüando foi substuído pelo 2.5 de mesma família até 2001 e essa fábrica já fez os Volkswagen AP 1800 e 2000(1988-1996),Zetec Rocam 1.0 e 1.6(2000-até hoje) e o Sigma 1.616V(2009-até hoje),esse motor  tem bloco e cabeçote de ferro,comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada,8 válvulas e cabeçote de fluxo cruzado,o seu diâmetro é de 96mm e o curso é de 76,4mm o que totalizavam 2302cm3,a taxa de compressão é de 7,8:1,o carburador é corpo simples e com isso gerava 16.9KGFMa3200RPM e 99CVa5400RPM e o câmbio no quatro cilindros era o mesmo do V8:manual de quatro marchas com alavanca no assoalho e em junho de 1975 foi feito o teste:0a100KM/H em 15.3segundos,chegou a 158KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 11.8KM/L andou mais que o seis cilindros e foi mais econômico,em agosto de 1975 é vez do quatro portas ser testado,foi de 0a100KM/H em 16.9segundos,chegou a 159KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 10.1KM/L,em outubro de 1975 na linha 1976 aproveitando a reforma do Galaxie,o motor 302V8 vai a 199CV e em dezembro de 1975 o Maverick de quatro cilindros enfrenta o Opala quatro cilindros,ele foi de 0a100KM/H em 18.2segundos,contra 17.7segundos do rival,deu o troco na velocidade máxima chegou a 160KM/H contra 156KM/H do Opala e no consumo em quarta a 80KM/H o Maverick fez 11.4KM/L contra 8.4KM/L do Opala mas naquele ano as vendas do Maverick caíram drasticamente e começa uma corrida ladeira abaixo e o motor seis cilindros dava o seu adeus,assim como câmbio do Aero.Em Março de 1976 o Maverick GT é comparado ao Dodge Charger R/T e ao Opala SS 250-S e com isso o Maverick foi o mais rápido no 0a100KM/H com 10.8segundos,contra 11.7segundos do Opala e 12segundos do Charger(os três mais rápidos que um certo carro da Hyundai),chegou a 182KM/H ficou na intermediária,o Charger cravou 180KM/H e o Opala chegou a 190KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 9KM/L contra 9.6KM/L do Opala e 8.4KM/L do Charger,em junho de 1976 o quatro portas V8 foi encarar Dodge Grand Sedan,Ford Galaxie 500,Chevrolet Opala Comodoro 4100 e Alfa Romeo 2300,ele foi mais rápido no 0a100KM/H com 10.8segundos,seguido do Grand Sedan com 11.4segundos,Galaxie com 12.2segundos,Opala com 13segundos e Alfa com 17.7segundos,chegou a 178KM/H foi o mais veloz junto com o Grand Sedan,Opala com 171KM/H,Galaxie 500 com 169KM/H e Alfa com 167KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 8.1KM/L foi o menos sedento entre os V8,o Grand Sedan em terceira a 80KM/H fez 7.8KM/L e o Galaxie em terceira a 80KM/H fez 7.3KM/L,o Opala em quarta a 80KM/H fez 9.7KM/L e o Alfa fez 10.2KM/L,em outubro de 1976 na linha 1977 chegava a conhecida "Fase II" a grade era modificada,o acabamento melhorado e a versão GT passava a ter o motor 2.3 da versão normal e o V8 agora era opcional do GT e ganha a versão LDO com teto de vínil e em dezembro de 1976 e na faixa lateral agora na versão quatro cilindros do GT estava lá o "2.3 OHC" mas no V8 estava o "302 V8" e o motor era o mesmo quatro cilindros.
O Maverick Super e Super Luxo perdem a opção do V8,o único motor agora é o quatro cilindros 2.3.
Aqui o GT que havia virado "esportivo de adesivo" com motor 2.3 das versões comums,mas o V8 302 continuava como opcional.
Na pista o LDO foi de 0a100KM/H em 17.8segundos e o GT em 17.2segundos,o LDO chegou a 164KM/H e o GT a 161KM/H,o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 11.9KM/L no LDO e 11.2KM/L no GT,em fevereiro de 1977 é vez do Super e Super Luxo serem testados,o Super cravou 17.3segundos e o Super Luxo em 17.8segundos,chegou a 156KM/H contra 154KM/H do Super Luxo,o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 11.8KM/L no Super e 11.7KM/L no Super Luxo,em março de 1977 era vez do quatro portas ser testado,nas versões Super e Super Luxo,na pista foi de 0a100KM/H em 17segundos,contra 16.2segundos do Super Luxo,chegou a 157KM/H no Super Luxo e 156KM/H no Luxo e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 11.4KM/L no Super e 10.9KM/L no Super Luxo,em Abril de 1977 o Maverick GT 4 encarou o Opala SS4,ele foi de 0a100KM/H em 17.4segundos,contra 14.9segundos do Opala,chegou a 156KM/H contra 162KM/H do Opala e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 10.4KM/L contra 10.2KM/L do Opala,em junho de 1977 o Maverick SS é encarado ao Opala "Básico" ele foi de 0a100KM/H em 17.3segundos,contra 14.7segundos do Opala,chegou a 156KM/H empatou com o rival e o consumo em quarta a 80KM/H foi de 11.8KM/L contra 12.2KM/L do Opala  ,em outubro de 1977 na linha 1978 o destaque da marca era o lançamento do Corcel II,o projeto do Maverick II corria solto e na mesma época o Maverick ganha o câmbio automático de três marchas para o motor de quatro cilindros,em maio de 1978 o Maverick LDO 4 portas é comparado ao Opala Comodoro 2500 de 4 portas e ao Passat LSE 1600 4 portas,ele foi mais lento foi de 0a100KM/H em 18.3segundos,contra 17segundos do Opala e 15segundos da Caravan,chegou a 153KM/H,contra 157KM/H do Passat e 158KM/H da Opala e em quarta a 80KM/H o Maverick fez 10.9KM/L,contra 11.5KM/L do Opala e 11.9KM/L do Passat,em outubro de 1978 na linha 1979 nada muda,em janeiro de 1979 a Ford cancela o projeto do Maverick II e aí resolve aproveitar as linhas para fazer o Del Rey em 1981 e em outubro de 1979 ele dá o seu adeus.
  A plataforma nos EUA começou antes dos anos 1970,no final dos anos 1950 a Ford decidiu fazer um compacto para os padrões americanos e em outubro de 1959 era lançado o Falcon que chegava nas opções de carroceria:sedã de quatro portas,cupê hardtop de duas portas,conversível e perua com duas ou quatro portas,duas opções de câmbio:manual ou automático ambos de três marchas com alavanca na coluna,a sua suspensão segue a mesma receita do Maverick,mas na traseira é molas helicoidais e os freios a tambor nas quatro rodas e o motor era o Thiftpower 144 de 2.4 litros,seis cilindros em linha,12 válvulas,comando de válvulas no bloco acionado por varetas,o seu diâmetro é de 89mm e o curso é de 64mm e com isso totalizava 2398cm3,a taxa de compressão era de 8,7:1 e com isso gerava 18.5KGFMa2000RPM e 90CVa4200RPM e esse motor tinha valores brutos.
O Falcon chegava ao mercado e o motor era o seis cilindros 144 de 2.4 litros e 90CV,mais tarde chegava o 170 de 2.8 litros e 101CV também com seis cilindros.
                O cupê chegava ao mercado  também e os mesmos motores do sedã.
                     O Conversível também era lançado e os mesmo motores do cupê.
                                       A Wagon com duas portas era lançada no mercado e com os mesmos motores do sedã.
 A Wagon também tinha a opção da carroceria de quatro portas no mercado americano.
O sedã media 4.60metros de comprimento,1.78metros de largura,1.32metros de altura e o entre - eixos é de 2.78metros e a perua tinha entre - eixos de 2.90metros e comprimento de 4.80metros,em outubro de 1960 na linha 1961 chegava o Thiftpower 170 de 2.8 litros,mantendo a mesma construção do 2.4 litros e também com seis cilindros,ele manteve o diâmetro,mas o curso foi a 75mm que totalizavam 2782cm3 e a taxa de compressão era de 9:1 e com isso gerava 21.6KGFMa2400RPM e 101CVa4600RPM,na mesma época chegava a picape Ranchero com os mesmos motores e câmbo do resto da família Falcon e chegava o Sedan Delivery que era na verdade uma perua fechada(furgão) derivado do Falcon.
A picape Ranchero chegava ao mercado e os motores eram os seis cilindros 144 de 2.4 litros e 170 de 2.8 litros,mais tarde chegavam os V8 260 de 4.3 litros de 164CV e 289 de 4.7 litros e 195CV.
O Furgão chamado de Sedan Delivery com os mesmos motores seis cilindros 144 de 2.4 litros e 170 de 2.8 litros do sedã.
Em outubro de 1961 na linha 1962 chegava a Série E que tinha como base o Falcon era literalmente o Falcon transformado numa "Kombi" mas com motor dianteiro e tração traseira e sempre com câmbio manual de 3 marchas e o motor era o mesmo 144 de 2.4 litros e seis cilindros já citado no Falcon e ele tinha a opção de carroceria Van e Pick-up e versão Mercury com os mesmo nome.
A Série E chegava ao mercado e o motor inicial era o seis cilindros 144 de 2.4 litros,mais tarde chegava o 170 de 2.8 litros e mais tarde cehgava o 240 de 3.9 litros e 150CV.
                                                    A Pick-up com os mesmos motores da Van
Em outubro de 1962 na linha 1963 chegava o esportivo Sprint que vinha com câmbio manual de quatro marchas com alavanca no assoalho e estreava o motor Windsor 260V8 de 4.3 litros,o seu diâmetro é de 96,5mm e o curso é de 76,2mm,a taxa de compressão é de 8,8:1 e com isso gerava 35.7KGFMa2400RPM e 164CVa4400RPM,o que deixava o carro bem mais potente,já na Série E estreava o 170 de 2.8 litros.
O cupê Sprint chegava ao mercado e o motor era o V8 260 de 4.3 litros e 164CV
Em outubro de 1963 na linha 1964 o Falcon é reestilizado,ganha nova grade e faróis é conhecida como a segunda geração do Falcon,o comprimento vai a 4.61metros e o resto das dimensões são mantidas,no câmbio continua os manual e automático de três marchas,mas ganhou o manual de quatro marchas e nos motores manteve os Thiftpower 144 e 170 com 2.4 litros e 2.8 litros respectivamente,estreou o Thifpower 200 com 3.3 litros,manteve o curso do 2.8 litros,mas o diâmetro foi a 100mm e com isso gerava 26KGFMa2000RPM e 120CVa4400RPM e o Windsor V8 260 era mantido.
O sedã era reforma na grade dianteira e os motores 144 de 2.4 litros e 170 de 2.8 litros eram mantidos e estreava o 200 de 3.3 litros e 120CV.
 
O Sprint preparado para competições,o cupê tem os mesmos motores do sedã,mais a opção do 260V8 de 4.3 litros,mais tarde chegava o 289 de 4.7 litros de 195CV.
A Perua era reformada na dianteira,aqui na carroceria duas portas e o mesmos motores do sedã.
A Falcon Squire Wagon com painel lateral em madeira e o mesmo motor do sedã.
                       O Conversível tinha os mesmos motores do cupê,inclusive os V8.
Em outubro de 1964 na linha 1965 o Windsor 260 é substiuído pelo 289 V8,ele mantinha o diâmetro de 102mm e o curso era mantido do antigo 260,com isso a sua cilindrada foi a 4695cm3 e com isso gerava 35.7KGFMa2400RPM e 195CVa4400RPM esse motor era exclusivo do Sprint e do conversível,na mesma época a Série E ganha o Thiftpower 240 de seis cilindros em linha,com 3.9 litros e 31KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM, ,não tenho diâmetro x curso desse motor e não tenho taxa de compressão,a picape Ranchero recebia o 289V8 de 4.7 litros e chegava um mito:o Mustang ele media 4.61metros de comprimento,1.73metros de largura,1.30metros de altura e 2.70 metros de entre - eixos,ele vinha com três opções de câmbio e eram as mesmas do Falcon,começava com o mesmo seis cilindros de 2.8 litros já citados no Falcon,o seis cilindros de 3.3 litros também já citado no Falcon,o 260V8 de 4.3 litros também já citado no Falcon,o 289V8 de 4.7 litros em versão com quatro carburadores e com isso gerava 41.5KGFMa2400RPM e 215CVa4800RPM e uma versão Hipo preparada pelas concessionáriaas Ford com 43.1KGFMa3400RPM e 275CVa6000RPM e ele chegava em duas carrocerias:cupê e Fastback.
O cupê chegava ao mercado e os motores eram os seis cilindros 170 de 2.8 litros já citados,o 200 de 3.3 litros já citados,o V8 260 de 4.3 litros já citado,o V8 289 de 4.7 litros com 215CV e uma versão preparada pelas concessionárias com 275CV.
O Fastback tinha os mesmos motores do cupê.
Em outubro de 1965 na linha 1966 do Falcon,o Sprint e o conversível do Falcon dão adeus e o Falcon ganha a terceira geração com linhas inspiradas nos Fairlaine e no Galaxie,aliás parece um "Min-Galaxie" ele ficou maior medindo 4.68metros de comprimento,1.86metros de largura,a mesma altura e 2.82metros de entre - eixos,a perua agora mantinha o entre - eixos,ele agora vinha nas carrocerias:sedã de quatro portas,cupê hardtop de duas portas e a perua de quatro portas,a perua não tinha mais a opção de duas portas,duas opções de câmbio:manual de quatro marchas e automático de três marchas e nos motores começava com os veteranos Thiftpower 144 de 2.4 litros,170 de 2.8 litros e 200 de 3.3 litros,o Windsor 260V8 de 4.3 litros estava de volta,assim como o 289V8 de 4.7 litros era mantido e o nosso conhecido 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) estreava no mercado e ele manteve o diâmetro de 101,6mm mas o curso foi a 76,2mm e com isso passou a gerar 41.5KGFMa2600RPM e 220CVa4600RPM e a picape Ranchero passa a plataforma do Fairlaine.
O Falcon agora parece um "Mini-Galaxie" e nos motores começava com os seis cilindros 144 de 2.4 litros,170 de 2.8 litros e 300 de 3.3 litros e entre os V8 começava com 260 de 4.3 litros,o 289 de 4.7 litros e o 302V8 de 5 litros mas com 220CV.
O cupê também chegava ao mercado,sem a opção Sprint,afinal o Mustang ocupava o lugar.
                A perua agora podia vir com o motor V8 já citado no sedã,além do seis cilindros.
O Mustang ganha a versão conversível e o motor 289V8 de 4.7 litros passava a ter duas opções de carburação:dupla agora com 38.9KGFMa2400RPM e 203CVa4400RPM e versão com carburação de corpo quadrúplo agora passava a gerar 42.2KGFMa3200RPM e 225CVa4400RPM.
O Conversível chegava ao mercado era bonito e junto com elas as alterações de motor,os seis cilindros eram mantidos com seus 170 de 2.8 litros e 300 de 3.3 litros,os V8 260 de 4.3 litros era mantido,o V8 289 agora tinha duas opções com 203CV e 225CV.
Em outubro de 1966 na linha 1967 é vez do Mustang ganhar uma reforma e o Falcon ir ladeira abaixo nas vendas,na dianteira nova grade dianteira e faróis e em três tipos de carroceria:cupê hardtop,cupê fastback e conversível e a estréia do mago Caroll Shelby nas preparações,três opções de câmbio:manual de quatro marchas,aumático ou manual de três marchas com alavanca na coluna,nos motores o 170 de 2.8 litros dava adeus,o seis cilindros 200 de 3.3 litros era mantido,o Windsor 289V8 de 4.7 litros era mantido,mas agora gerava 38.9KGFMa2400RPM e 200CVa4400RPM e uma versão com quatro carburadores que herdada da reforma anterior era mantida,na versão Shelby estreava a versão GT 350 que usava o motor V8 390 de 6.4 litros da família FE,o seu diâmetro era de 102,9mm e o curso era de 96,1mm o que totalizavam 6391cm3 e com isso gerava 59KGFMa3200RPM e 320CVa4800RPM,além claro do 289V8 de 4.7 litros da Hipo que era mantido do modelo anterior.
O Hardtop ganha nova grade dianteira e faróis,nos motores começava o 200 de 3.3 litros era mantido do modelo anterior,o V8 289 de 4.7 litros de 225CV era mantido e ganhava a versão com 200CV,mais tarde o 200 de 3.3 litros passava a 115CV,mais tarde o 289 era substuído pelo 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) com 210CV e 230CV.
 
O conversível tinha os mesmos motores do cupê,além dos motores preparados por Caroll Shelby.
Aqui o conversível na versão Shelby primeiro com o V8 390 de 6.4 litros e 320CV,mais tarde esse motor tinha opção de 270CV,325CV e o V8 428 de 7 litros e 335CV.
Em outubro de 1967 na linha 1968 o motor seis cilindros em linha 200 da família Thiftpower mantinha o torque e único carburador mas agora gerava 115CVa4400RPM,o Windsor V8 289 de 4.7 litros agora passava a gerar 39.8KGFMa2600RPM e 195CVa4600RPM ganhava um pouco de torque,mas perdia um pouco de potência,mas estreava o Windsor 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) esse motor é o mesmo do nosso Maverick GT 302,mas lá nos EUA gerava 41.5KGFMa2600RPM e 210CVa4600RPM e com carburador de corpo duplo vai a 42.8KGFMa2800RPM e 230CVa4800RPM,o 390V8 de 6.4 litros  se divide em duas versões,ganha uma versão mais mansa com 55.5KGFMa2600RPM e 270CVa4400RPM e outra versão manteve o torque e foi a 325CVa4400RPM e estreava o V8 428 da família FE de 7 litros,o seu diâmetro é de 105,1mm e o curso é de 101mm o que totalizava 6999cm3 e com isso gerava 60.9KGFMa3400RPM e 335CVa5200RPM esse motor era do GT 500KR e o próprio Caroll Shelby disse "Nada pode substituír as polegas cúbicas".em outubro de 1968 na linha 1969 o FE 390 de 6.4 litros volta a ter 320CV e mantém o torque e em outubro de 1969 o Falcon dá adeus é substuído pelo Maverick que chega só em duas opções de carroceria:duas e quatro portas,sendo esta última de entre - eixos maior,as dimensões eram iguais ao modelo nacional assim como design,o câmbio era manual de quatro marchas ou automático de 3 marchas,ele vinha com três opções de motores todas seis cilindros,a primeira era a 170 de 2.8 litros já citado em Falcon e Mustang,a segunda é a 200 com 3.3 litros já citado no Mustang e a terceira era o 250 de 4.1 litros,o seu diâmetro era o mesmo do 200 e o curso foi a 80,3mm e com isso totalizou 4092cm3 e passou a gerar 33.1KGFMa2600RPM e 155CVa4400RPM esse motor era de série no Grabber que era a versão esportiva do modelo.
O Maverick chegava ao mercado na carroceria cupê e nos motores seis cilindros 170 de 2.8 litros e 200 de 3.3 litros e opcional poderia receber o 250 de 4.1 litros.
O sedã de quatro portas também chegava ao mercado e os mesmos motores do cupê.
O Esportivo Grabber chegava ao mercado com o motor 4.1 litros de 155CV,mais tarde chegava o 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) e 210CV.
O Mustang também ganha outra reforma na dianteira,ele veio nas carrocerias cupê hardtop,fastback e conversível e chegava a famosa versão Boss 302,o 250 de 4.1 litros já citado no Maverick com seis cilindros,o Windsor 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) é mantido,o Windsor 351V8 de 5.8 litros,o seu diâmetro do 302 era mantido,mas o curso ia a 88,9mm o que totalizavam 5798cm3 e com isso gerava 49KGFMa3200RPM e 250CVa5400RPM,o 302V8 de 5 litros com quatro carburadores duplo para o Boss com 40.1KGFMa2600RPM e 290CVa5600RPM,o 390V8 de 6.4 litros da família FE era mantido,era mantido o 428V8 de 7 litros e ganha uma versão anabolizada com 62.2KGFMa3400RPM e 375CVa5200RPM.
O cupê hardtop e os motores 250 de 4.1 litros seis cilindros e 155CV,mais tarde o 200 de 3.3 litros e 120CV,o 302V8 era mantido,o 351V8 de 5.8 litros e 250CV,o 302V8 Boss com 290CV,o 390 era mantido e 428 de 7 litros também e uma versão apimentada com 375CV,mais tarde chegava o Cleveland 351V8 de 5.8 litros com 250CV e 300CV respectivamente.
                                    O Fastback aqui na versão Boss 302V8 com 290CV.
                                               O Conversível nos mesmos motores do cupê.
Em outubro de 1970 na linha 1971 o seis cilindros 200 de 3.3 litros voltava e agora com 120CV,estreava o Cleveland 351V8 de 5.8 litros,o seu diâmetro é de 106mm e o curso é de 89mm  que totalizavam 5752cm3 e com carburação de corpo duplo gera 49KGFMa3400RPM e 250CVa5600RPM e com quatro carburadores vai a 53.2KGFMa3400RPM e 300CVa5600RPM e o Maverick ganha o motor Windsor 302V8 de 5 litros com os mesmos números de torque e potência do Mustang e logo depois o Mustang é reestilizado na linha 1971,ele ganha dimensões maiores passa a medir 4.80metros de comprimento,1.88metros de largura,1.27metros de altura e 2.80metros de entre - eixos,o câmbio era manual de três,manual de quatro marchas ou automático de três marchas e nos motores,o motor começava no Thiftpower 250 de 4.1 litros já citado no Maverick,o Windsor 302V8 de 5 litros era mantido,o Cleveland 351V8 de 5.8 litros era mantido,assim com a versão com carburadores quádruplos,o Boss 302V8 de 5 litros agora gerava 51.2KGFMa4000RPM e 335CVa5000RPM e era mantido os 428V8 de 7 litros da família FE.
O Mustang em versão cupê hardtop e nos mesmos motores,só o 355V8 do Bosso que agora gerava 335CV,os outros motores era mantido.
                                   O Fastackback Mach I com o motor 302V8 de 335CV.
                                O Conversível com os mesmo motores do cupê.Em outubro de 1971 na linha 1972 com a nova lei nos EUA a potência é revelada em valores líquidos,o Thiftpower 250 de 4.1 litros agora gerava 27.2KGFMa1600RPM e 95CVa3400RPM,o Windsor 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) passava a gerar 33KGFMa2000RPM e 140CVa4000RPM,o Cleveland 351V8 de 5.8 litros agora gerava 39.3KGFMa2000RPM e 168CVa4000RPM,ganhou versão com carburador de corpo quádruplo e com isso gerava 41.6KGFMa3600RPM e 248CVa5400RPM e uma versão HO(High Output) desse motor com 39.6KGFMa3800RPM e 266CVa5400RPM e o adeus dos motores 351V8 Boss e os 428V8 de 7 litros ,já no Maverick o seis cilindros 170 de 2.8 litros passava a gerar 17.3KGFMa2400RPM e 80CVa4400RPPM,o seis cilindros 200 de 3.3 litros passava a gerar 20.8KGFMa2000RPM e 89CVa4400RPM,além dos seis cilindros 250 de 4.1 litros e V8 302 de 5 litros já citado nos Mustang,em outubro de 1972 na linha 1973 o seis cilindros de 250 de 4.1 litros passava a gerar 95CV,o Windsor 302V8 de 136CV,o Cleveland 351V8 foi a 168CV,o Cleveland 351V8 foi a 266CV e foi a unificado ao HO e em outubro de 1973 na linha 1974 o Mustang passava a outra plataforma,o Maverick ganhava novos para-choques na dianteira o que deixou com linhas nada bonitas,no câmbio nada mudou e nos motores continuava os mesmos 170 de 2.8 litros,200 de 3.3 litros e 250 de 4.1 litros os três seis cilindros e o V8 302 de 5 litros(na verdade 4.95).
Para a linha 1974 novos para-choques e seta de direção,o motores seis cilindros eram o 170 de 2.8 litros e 80CV,200 de 3.3 litros e 89CV e 250 de 4.1 litros de 96CV agora a potência era revelada em valores líquidos.
O sedã de quatro portas,também ganhava novos para-choques e mantinha os motores.
O Esportivo Grabber com novos para-choques e o motor 250 de 4.1 litros já foi citado no cupê e o 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) com 136CV(o mesmo vendido aqui).
Em outubro de 1974 na linha 1975 o Maverick não ganhava alterações e ganha um provável sucessor feito na mesma base do quatro portas era o Granada,ele media 4.81metros de comprimento,1.79metros de largura,1.40metros de altura e 2.79metros de entre - eixos,três opções de câmbio:manual ou automático de 3 marchas e o manual de quatro marchas,nos motores começava com 200 de 3.3 litros herdado do Maverick,o 250 de 4.1 litros também herdado do Maverick ambos seis cilindros,o 302V8 de 5 litros herado do Maverick e estreava o Windsor 351V8 de 5.8 litros o mesmo em crise do petróleo é o que já citamos no Mustang,mas "amarrado" e com potência líquida:35.3KGFMa2400RPM e 180CVa4600RPM e ele veio nas carrocerias sedã de quatro portas e cupê de duas portas.
O Granada chegava ao mercado,o seis cilindros 200 de 3.3 litros e 250 de 4.1 litros já citados no Maverick,o 302V8 de 5 litros já citado no Maverick e o 351V8 de 5.8 litros de 180CV.
             O cupê chegava ao mercado também,tinha o mesmo entre -eixos do quatro portas.
Em outubro de 1975 na linha 1976 nada mudava em Granada e Maverick,em outubro de 1976 na linha 1977 nada de alterações,em outubro de 1977 na linha 1978 o Maverick dava adeus,substituído por Fairmont e Maverick,em outubro de 1978 na linha 1979 nada muda e em outubro de 1979 na linha 1980 ele passava a outra plataforma era o último modelo com a plataforma do Falcon de 1960.
 A Hoje extinta Mercury lançou a sua versão do Falcon com o nome Comet,mudava grade,faróis e lanternas,o câmbio eram os mesmos,assim como os motor era o mesmo Thiftpower 144 de seis cilindros e 2.4 litros já citado no Falcon,foi lançado em outubro de 1959 junto com o Falcon e em duas opções de carroceria:sedã de quatro portas e cupê de duas portas.
O sedã de quatro portas chegava ao mercado e o motor era o seis cilindros  144 de 2.4 litros já citado no Falcon,mais tarde chegava o 170 de 2.8 litros também seis cilindros e o 260V8 de 4.3 litros já citado no Falcon.
O cupê chegava junto com os mesmos motores do sedã.
Em março de 1960 chegava a Mercury Comet Wagon com duas ou quatro portas,o motor era o mesmo do sedã,assim como o câmbio.
A Comet Wagon com duas portas e os mesmos motores já citado no sedã.
A Comet Wagon com quatro portas e entre - eixos maior e os mesmos motores do sedã.
  Em outubro de 1960 na linha 1961 chegava o Thiftpower 170 de 2.8 litros e seis cilindros em linha que já citamos no Falcon,em outubro de 1961 na linha 1962 nada muda,em outubro de 1962 na linha 1963 ele recebe o Windsor 260V8 de 4.3 litros já citado no Falcon,em outubro de 1963 na linha 1964 ele ganha nova grade dianteira e faróis que fazem lembrar um Galaxie menor,o câmbio manual de 3 marchas dava adeus,continuava o manual de quatro marchas e o automático de três marchas,nos motores,o seis cilindros 144 de 2.4 litros dava adeus,o 170 de seis cilindros e 2.8 litros era mantido,assim com o 260V8 de 4.3 litros,nas carrocerias a perua de duas portas era abandonada,estreava o conversível.
O sedã de quatro portas chegava ao mercado e os motores eram o 170 de 2.8 litros e seis cilindros e o V8260 de 4.3 litros,mais tarde chegavam o seis cilindros 200 de 3.3 litros e o V8289 de 4.7 litros todos já citados no Mustang.
O cupê tinha os mesmos motores do sedã.
                                A Comet Wagon também vinha nas mesmas opções de motores do sedã.
O Conversível também tinha os mesmos motores do sedã.
Em julho de 1964 chegava mais um V8 era o Windsor 289 de 4.7 litros já citado no Mustang,em outubro de 1964 na linha 1965 o seis cilindros 170 de 2.8 litros é substituído pelo 200 de 3.3 litros já citado no Mustang,em outubro de 1965 na linha 1966 ele passa a plataforma do Fairlane,em outubro de 1966 na linha 1967 é lançado o Mercury Cougar que era o Mustang com grade e faróis diferentes,o câmbio era manual ou automático de 3 marchas e os motores eram o Windsor 289 de 4.7 litros já citado no  Mustang e o FE 390V8 de 6.4 litros também já citado no Mustang.
O Cougar chegava ao mercado,o motor era o 289V8 de 4.7 litros e o 390V8 de 6.4 litros,mais tarde chegavam os 302V8 de 5 litros,351V8 de 5.8 litros,427V8 e 428V8 de 7 litros.
Em outubro de 1967 na linha 1968 nada muda,em outubro de 1968 na linha 1969 chegava o Windsor 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) com duas configurações já citadas no Mustang,o 351V8 de 5.8 litros também da família Windsor já citado no Mustang e o FE 428V8  de 7 litros e o FE 427V8 de 7 litros também já citado no Mustang,em outubro de 1969 na linha 1970 nada muda,em outubro de 1970 na linha 1971 o Comet agora volta com base no compacto era no Maverick e ele já veio com três opções de motores:o Thiftpower seis cilindros 170 de 2.8 litros,200 de 3.3 litros e o Windsor 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) já citado no Maverick ele veio nas carrocerias cupê de duas portas e sedã de quatro portas.
O Comet na carroceria duas portas  cupê e nos motores seis cilindros 170 de 2.8 litros e 200 de 3.3 litros e o V8 302 de 5 litros(na verdade 4.95).
O sedã de quatro portas com os mesmos motores do cupê.
O Cougar é reestilizado e agora com três opções de motores,duas 351V8 de 5.8 litros,a primeira da família Windsor já citado no Mustang,a segunda é a Cleveland também com 5.8 litros já citado no Mustang e o FE 428V8 de 7 litros já citado no Mustang
O Cougar é reestilizado e os motores agora são dois 351V8 de 5.8 litros já citados e o 428V8 de 7 litros também já citado,que mais tarde tem a potência em valores líquidos e passa a gerar 300CV.
Em outubro de 1971 na linha 1972 a potência era revelada em valores líquidos,com relação ao Comet já revelamos no Maverick e com relação ao Cougar já foi revelado no Mustang com exceção do 428V8 de 7 litros que agora gerava 49.8KGFMa3400RPM e 300CVa5400RPM,em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda,em outubro de 1973 na linha 1974 com a mudança de plataforma do Mustang o Cougar vai junto,em outubro de 1974 na linha 1975 chegava a versão Mercury do Granada era o Monarch,que tinha os mesmos motores e câmbio do Granada,nos motores o 200 de 3.3 litros,o 250 de 4.1 litros ambos seis cilindros e os V8 302 de 5 litros e o V8 351 de 5.8 litros.
O Monarch chegava ao mercado na carroceria sedã de quatro portas e nos motores 200 de 3.3 litros,250 de 4.1 litros e seis cilindros e os V8 302 e 351 já citados no Mustang.
O Monarch chegava o mercado na carroceria cupê de duas portas e nos mesmos motores do sedã.
Em outubro de 1975 na linha 1976 nada muda,em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda,em outubro de 1977 na linha 1978 o Comet dá adeus junto com o Maverick e o Monarch vai até 1980 quando troca de plataforma.
  Na terra dos cangurus a Ford australiana fazia o Zephir com carroceria australiana e chassi ingleses,mas a Ford planejava um Zephir reestilizado para fabricar por lá,mas o então presidente da Ford da Austrália da época não gostou muito.
O Zephir inglês que vinha com os motor era o seis cilindros de 2.5 litros e 79CV.
Então em viagem aos EUA em 1958 viu um protótipo do Falcon e viu que esse modelo seria o modelo certo para a Austrália e em setembro de 1960 já como linha 1961 era lançado o Falcon XK era igual ao americano da época,com exceção do volante do lado direito,duas opções de câmbio:manual de três marchas ou automática de duas marchas e única opção de motor:a Thiftpower 144 de seis cilindros em linha e 2.4 litros já citados no modelo americano e que gerava 19KGFMa2000RPM e 90CVa4000RPM,a sua suspensão seguia o esquema do americano,assim como os freios.
O sedã de quatro portas é chegado ao mercado australiano,o motor era o seis cilindros 144 de 2.4 litros e 90CV,mais tarde chegava o 170 de 2.8 litros e 101CV.
Em março de 1961 chegava a Wagon de quatro portas,mas com o entre - eixos do sedã e a Ute(versão picape) como não poderia faltar na Austrália e o motor era o mesmo do sedã.
A perua XK Falcon Wagon chegava ao mercado e nos mesmos motores do sedã.
                                A Ute chegava ao mercado e os mesmos motores do sedã.
Em outubro de 1961 na linha 1962 chegava o 170 de seis cilindros e 2.8 litros da mesma família do 2.4 litros e com isso gerava 21.6KGFMa2400RPM e 101CVa4400RPM,mas houve críticas por causa da suspensão que não agüentava as condições severas de rodagem do país dos cangurus e em agosto de 1962 chegava o modelo XL que recebia a suspensão reforçada e recebia uma pequena reforma na dianteira,no câmbio nada mudava e nos motores também e as carrocerias eram as mesmas.
Com nova suspensão e pequena mudança na grade chegava o sedã de quatro portas e os motores continuavam os seis cilindros 144 e 170.
                                   A Wagon XL também recebia as alterações de suspensão.
A Ute XL  também recebia alterações de suspensão.
E eram linha 1963,em outubro de 1963 na linha 1964 nada muda e em fevereiro de 1964 chegava o modelo XM que era o sedã reformado com nova grade dianteira,assim como Wagon e Ute,mas ganham a opção de carroceria cupê e os motores passavam por alterações,o Thiftpower 144 de 2.4 litros agora gerava 96CVa4200RPM e mantinha o torque,o 170 de 2.8 litros e seis cilindros agora gerava 111CVa4400RPM em mantinha o torque e estreava o 200 de seis cilindros em linha e 3.3 litros que gerava 24.2KGFMa2400RPM e 121CVa4400RPM.
O Sedã reestilizado chegava ao mercado,os motores seis cilindros o primeiro com 2.4 litros foi a 96CV,o segundo com 2.8 litros foi a 111CV e estreante 200 com 3.3 litros gerava 121CV.
O cupê hardtop estreava no mercado e os mesmos motores do sedã.
                                A Wagon chegava ao mercado e os mesmos motores da perua.
A Ute também é reestilizada com a série XM.
            Aqui o modelo Panel Van que era um furgão e os mesmos motores do sedã.
Em outubro de 1964 na linha 1965 nada muda,em fevereiro de 1965 chegava a série XP com nova grade dianteira e faróis,ganhava a opção do câmbio automático de 3 marchas e nos motores continuavam os seis cilindros 144 de 2.4 litros,170 de 2.8 litros e 200 de 3.3 litros e todos com a mesma potência e torque citados anteriormente.
O sedã XP chegava ao mercado e os motores eram todos seis cilindros,o 144 de 2.4 litros,o 170 de 2.8 litros e 200 de 3.3 litros.
                                O cupê hartop também e com os mesmos motores do sedã.
A Wagon XP também é lançado.
A Ute XP também e todos com os mesmos motores do sedã.
Em outubro de 1965 na linha 1966 nada muda,em setembro de 1966 o Falcon chegava a segunda geração era igual ao americano e era o modelo 1967 e eram as mesmas dimensões do modelo americano de segunda geração,mantinha as três opções de câmbio e nos motores o seis cilindros 144 de 2.4 litros dava adeus,mantinha o 170 de 2.8 litros e 200 com 3.3 litros.
A segunda geração do Falcon australiano chegava ao mercado e os motores 170 de 2.8 litros e 200 de 3.3 litros e seis cilindros eram mantidos.
                                           A Wagon XR com os mesmos motores do sedã.
A Ute mantinha os mesmos motores do sedã.
Em fevereiro de 1967 chegavam duas novidades,a primeira era o Fairlane que era uma versão de luxo do Falcon,o entre - eixos foi a 2.95metros e o comprimento foi a 4.90metros,o câmbio era sempre manual ou automático de três marchas e nos motores duas opções de motor,o seis cilindros 200 de 3.3 litros já citado no Falcon e o Windsor 289V8 de 4.7 litros importado dos EUA que gerava 38.9KGFMa2400RPM e 200CVa4400RPM e o esportivo Falcon GT com o mesmo motor V8 já citado no Fairlane,só que no Fairlane a caixa era automática de três marchas no V8 e no Falcon era manual,a suspensão do GT foi recalibrada,assim como freios.
Com entre - eixos esticado chegava o Fairlane e os motores eram o seis cilindros 200 de 3.3 litros já citado no Falcon e o 289V8 de 4.7 litros e 200CV.
O Esportivo XR GT com o seu motor V8 289 de 4.7 litros já citado no Fairlane.
Em outubro de 1967 na linha 1968 nada muda,em março de 1968  chegava o modelo XT que ganha nova grade dianteira e o Fairlane chegava o modelo ZB que ganhava pequenas alterações,no câmbio continuava o manual ou automático de três marchas e nos motores,o 170 de 2.8 litros de seis cilindros é subsituído pelo 188 de 3.1 litros,o seu diâmetro é de 93mm e o curso de 75mm que totalizavam 3077cm3 e com isso passa a gerar 24.9KGFMa2400RPM e 114CVa4400RPM,o 200 de 3.3 litros é subsituído pelo 221 de 3.6 litros,o seu diâmetro é de 93mm e o curso é de 88mm o que totalizava 3.620cm3 e com isso passava a gerar 26.3KGFMa2400RPM e 135CVa4400RPM e o Windsor 289V8 de 4.7 litros é substiuído pelo nosso conhecido 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) que gerava 41.5KGFMa2600RPM e 210CVa4600RPM esse motor  foi apelidado de "Mustang" por lá e era exclusivo da versão GT e no Fairlane os motores eram o 221 de 3.6 litros e seis cilindros e o 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95).
O sedã XT chegava ao mercado e com nova grade dianteira e novos motores,o 188 de 3.1 litros e 114CV,o 221 de 3.6 litros e 135CV ambos com seis cilindros e o V8 era opcional.
                     A Wagon XT também é lançada com os mesmos motores do sedã.
A Ute XT era também lançada e os mesmos motores do sedã.
O Esportivo XT GT com o motor 302V8 de 5 litros(4.95 na verdade) com 210CV.
O Fairlane ZB ganhou alterações mecânicas,o motor seis cilindros 221 de 3.6 litros e o V8 302 de 5 litros(na verdade 4.95) já citado no Falcon GT.
Em outubro de 1968 na linha 1969 nada muda e em julho de 1969 chegava o XW que era a linha 1970 do modelo assim como o Fairlane ZC,a família Falcon recebia nova grade dianteira,faróis e o Fairlane recebia mudanças na grade dianteira inspirada no Galaxie,já que o Fairlane ocupava o seu lugar,no câmbio além dos manual ou automático de 3 marchas,ganhava o manual de quatro marchas com alavanca no assoalho(opcional para os seis cilindros e de série no GT),nos motores continuava o seis cilindros 188 de 3.1 litros que mantinha o torque e passava a 118CVa4400RPM,o seis cilindros 221 de 3.6 litros que mantinha o torque e passava a gerar 140CVa4400RPM ambos da família Thiftpower e o Windsor 302V8 de 5 litros que passava a gerar 41.3KGFMa2600RPM e 220CVa4600RPM era o motor apelidado de "Mustang" e o Cleveland 351V8 de 5.8 litros para o modelo GT que gerava 53.3KGFMa3200RPM e 290CVa5200RPM.
O sedã da série XW motores seis cilindros 188 de 3.1 litros e 118CV e 221 de 3.6 litros de 140CV e o 302V8 de 5 litro e 220CV.
                                               A Wagon XW com os mesmos motores do sedã.
A Ute XW com os mesmos motores do sedã.
                O Esportivo GT com o motor  351V8 de 5.8 litros e 290CV e mais tarde com 300CV.

O Fairlane agora tinha faróis na vertical igual ao Galaxie,parecia o Galaxie mas não era e os motores eram o seis cilindros de 221 de 3.6 litros já citado no Falcon,o 302V8 de 5 litros e o 351V8 de 5.8 litros já citado no Falcon.
O Fairlane agora parecido com o Galaxie e motores seis cilindros 221 de 3.6 litros, 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) e 351V8  já citados e entre - eixos maior como sempre.
Em março de 1970 chegava o GT HO(Handling options),em julho chegava a Phase II do GT e quem o motor 351V8 de 5.8 litros passva a 52.5KGFMa3400RPM e 300CVa5400RPM
 
Em outubro de 1970 na linha 1971 chegava a série XY era a última de segunda geração do Falcon australiano,ele ganhava nova grade dianteira e faróis e junto com elas chegava novas opções de motores,a primeira o seis cilindros 188 de 3.1 litros dá adeus,é substituído pelo 200 de 3.3 litros e com isso gerava 26.3KGFMa2000RPM e 130CVa4000RPM,o 250 de 4.1 litros que sucedeu o 221 de 3.6 litros e com isso passou a gerar 33.1KGFMa1600RPM e 155CVa4600RPM e uma versão desse motor com dupla carburação com 34.5KGFMa2200RPM e 170CVa4200RPM e agora ele tinha duas opções de motores V8,ambos feito localmente e da família Cleveland,a primeira era o 302V8 de 5 litros,o diâmetro é de 102mm e o curso é de 76mm o que totalizavam 4960cm3 e com isso gerava a mesma potência e torque do antigo Windsor e para o novo GT estava reservado o Cleveland 351V8 mantinha o diâmetro mas o curso para nos 89mm que totalizava 5798cm3 e com isso gerava 49KGFMa2600RPM e 250CVa4600RPM era um resposta ao Holden Monaro GTS 350 V8 que vinha com o lendário Chevrolet 350V8 de 5.7 litros e para o GT a versão de 300CV desse motor era mantida.
                     O sedã XY chegava ao mercado os motores agora eram o seis cilindros 200 de 3.3 litros e 130CV,o 250 de 4.1 litros agora com 155CV com carburação simples e 170CV com carburação dupla e o V8 302 de 5 litros que gerava 220CV e o 351V8 de 5.8 litros e 250CV.
A Wagon XY com os mesmos motores do sedã.
A Ute com os mesmos motores do sedã.
O Esportivo GT agora com motor 351V8 de 5.8 litros e 300CV.
No mês seguinte era lançado o Fairlane ZD,o motor seis cilindros 250 de 4.1 litros,substituiu o 221 de 3.6 litros,nos V8 o 302 agora da família Cleveland era mantido e chegava o 351V8 do Falcon GT.
O Fairlane ZD ganha nova grade dianteira,nos motores chegava o seis cilindros 250 de 4.1 litros e mantinha o 302V8 de 5 litros(mas de outra família) e estreava o 351V8 de 5.8 litros já citado no Falcon GT.
Em agosto de 1971 é lançado o GT HO III era o último do HO,em outubro de 1971 na linha 1972 nada muda e em março de 1972 chegava o modelo XA e a terceira geração do Falcon australiano,no final de 1969 o Falcon dava adeus do mercado americano era substituído pelo Maverick,a Ford Australiana resolveu fazer uma reforma local do Falcon,ficou parecendo um "Maverick anabolizado" e na versão quatro portas era é parecido com o Maverick de quatro portas,ele media 4.73metros de comprimento,1.90metros de largura,1.36metros de altura e o entre - eixos foi mantido da geração anterior,no câmbio continuava as três opções de câmbio já citadas na geração anterior e nos motores os seis cilindros 200 de 3.3 litros,250 de 4.1 litros com carburador de corpo simples e duplo continuavam e nos V8 o 302 agora gerava 42.2KGFMa2600RPM e 240CVa4600RPM do seu motor de 5 litros,o 351 de 5.8 litros agora gerava 49KGFMa2600RPM e 260CVa4600RPM e para o GT o motor de 300CV era mantido,a Ford chegou a pensar num GT HO Phase IV,mas o projeto não foi para a frente.
O sedã parece com o nosso Maverick,pois ele tem a mesma base e nos motores continuava o seis cilindros 200 de 3.3 litros e 250 de 4.1 litros esse com opção de dupla carburação e nos V8,o 302 de 5 litros passava a 240CV e o 351 de 5.8 litros passava a 260CV.
        O cupê parece um "Maverick anabolizado" ele é mesmo,nos motores os mesmos do Sedã.
A Falcon Wagon parece uma "Perua Maverick" mas ele é mesmo,os motores eram os mesmos do sedã.
A Ute parece um "cruzamento de Maverick com Pampa" e ele é uma "Picape Maverick" e os motores eram os mesmos do sedã.
                         O GT na carroceria sedã com motor 351V8 de 5.8 litros de 300CV.
O GT na carroceria cupê hardtop e no mesmo motor do sedã.
Em abril de 1972 chegava um novo Fairlane era o modelo ZF parecia um "Maverick mais que anabolizado" afinal só mudava o entre - eixos maior e as estampas,o câmbio agora era só automático de 3 marchas(coisa de "Marajá australiano") e nos motores continuava o seis cilindros 250 de 4.1 litros e os V8 302 de 5 litros e 351V8 de 5.8 litros já citados na geração anterior.
O Fairlane chegava ao mercado renovado e os motores seis cilindros 250  de 4.1 litros e os V8 302 de 5 litros e 351V8 de 5.8 litros.
Em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda e em setembro de 1973 na linha 1974 chegava a série XB que seria estrela no filme Mad Max,ele ganhava nova grade dianteira e novas lanternas,no câmbio continuava a mesma situação da geração anterior e nos motores a situação continuava a mesma e no mesmo mês estourava a crise do petróleo e no GT a situação continuava a mesma também.
Nova grade dianteira e faróis no modelo XB,os motores seis cilindros 200 de 3.3 litros,250 de 4.1 litros com carburação simples e dupla são mantidos e os V8 302 de 5 litros e 351 de 5.8 litros são mantidos também.
O cupê também era reestilizado com os mesmos motores do sedã.
A Wagon também é reestilizada e os mesmos motores do sedã.
A Ute é reestilizada e os mesmos motores do sedã.
A Panel Van também é reestilizado na dianteira e os mesmos motores do sedã.
O Esportivo GT na versão Sedã,mantém o mesmo motor da geração anterior:o V8 351 de 5.8 litros e 300CV.
                                               O cupê GT  tem os mesmo motor do sedã.
Em novembro de 1973 era lançado o Fairlane modelo ZG com faróis duplos redondos e versão LTD e agora só com motores V8,o 302 de 5 litros e o 351 de 5.8 litros.
O modelo ZG chegava ao mercado e agora só com motores V8,o 302 de 5 litros e o 351 de 5.8 litros.
Em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda,em outubro de 1975 na linha 1976 nada muda e em julho de 1976 chegava a Série XC com nova grade dianteira,a seta de direção foi parar na lateral,os faróis eram retangulares ou duplos redondos dependendo da versão e a grade dianteira ganhou o oval azul da Ford,as opções de câmbio continuavam as mesmas e nos motores agora a potência era revelada em valores líquidos,o seis cilindros 200 de 3.3 litros agora gerava 22.4KGFMa2000RPM e 107CVa4400RPM,o seis cilindros 250 de 4.1 litros agora gerava 27.7KGFMa1900RPM e 114CVa3900RPM e a versão com carburação dupla gerava 29.5KGFMa1900RPM e 123CVa3900RPM e nos V8,o 302 de 5 litros passava a gerar 37.1KGFMa3000RPM e 202CVa4600RPM e o 351 de 5.8 litros passava a gerar 43.7KGFMa2600RPM e 217CVa4600RPM e a versão GT deixava o catálogo,chegava o Cobra que tinha só suspensão reforçada,motor era o mesmo das outras versões V8.
Com nova grade dianteira e faróis chegava a série XC,nos motores agora a potência era líquida,o 200 de 3.3 litros gerava 107CV,o 250 de 4.1 litros gerava 114CV e com carburação dupla gerava 123CV e o V8 de 5 litros gerava 202CV e o V8 de 5.8 litros gerava 217CV.
O cupê na versão com faróis retangulares e os mesmos motores do sedã.
                                               A Wagon XC com os mesmos motores do sedã.
A Ute XC tem os mesmos motores do sedã.
O Esportivo Cobra com suspensão esportiva,mas o mesmos V8 de 5 litros e 5.8 litros das outras versões.
A Crise do petróleo estava cobrando o seu preço,no mesmo mês chegava o Fairlane ZH e os motores continuavam os V8 302 de 5 litros(na verdade 4.95) e o 351V8 de 5.8 litros.
O modelo ZH chegava ao mercado e com novos faróis e grade e os motores eram os V8 302 de 5 litros(na verdade 4.95) e o 351V8 de 5.8 litros já citados no Falcon.
E já como linha 1977,em outubro de 1977 na linha 1978 nada muda,em outubro de 1978 na linha 1979 nada muda e em março de 1979 chegava a quarta geração do Falcon era o modelo XD inspirado no Granada,mantinha a mesma plataforma com o mesmo entre - eixos,o comprimento foi a 4.73metros,a largura foi a 1.86metros e altura foi a 1.37metros,o cupê desaparecia,o sedã de quatro portas continuava parecia um "Del Rey anabolizado",aliás o visual do Falcon australiano da clara idéia do que seria o nosso Maverick II se fosse para a frente e a Ute passava a 2.97metros ,as opções de câmbio continuavam as mesmas,a perua continuava e a Ute também,nos motores o seis cilindros 200 de 3.3 litros agora gerava 23.2KGFMa2400RPM e 111CVa4400RPM,o 250 de 4.1 litros também com seis cilindros agora só com carburador de corpo simples passava a gerar 30.1KGFMa1900RPM e 128CVa3900RPM e os V8 o 302 de 5 litros passava a gerar 35.1KGFMa3200RPM e 190CVa4500RPM e o 351V8 de 5.8 litros passava a gerar 42.3KGFMa3000RPM e 203CVa4300RPM,a suspensão seguia o mesmo esquema,assim como os freios.
A quarta geração do Falcon começa no modelo XD parece um "Del Rey anabolizado" se o Maverick II fosse para frente,o visual seria esse...,nos motores começava com o seis cilindros 200 de 3.3 litros e 111CV e 250 de 4.1 litros e 128CV e os V8 302 de 5 litros(na verdade 4.95) e 190CV e o 351V8 de 5.8 litros e 202CV,mais tarde chegava o cabeçote de alumínio para o seis cilindros 200 de 3.3 litros e com isso gerava 114CV e o 250 de 4.1 litros que mantinha o mesmo motor.
      A Wagon chegava ao mercado parece uma "Belina gigante" e os mesmos motores do sedã.
A Ute chegava ao mercado,com os mesmos motores do sedã.
Em março de 1979 chegava o novo Fairlane e nos motores V8 302 de 5 litros(na verdade 4.95) e V8 351 de 5.8 litros já citados no Falcon era a série ZJ que vinha além do entre - eixos maior,os faróis duplos quadrados.
Um novo Fairlane chegava ao mercado e o motor era os V8 302 de 5 litros(na verdade 4.95) e 351 de 5.8 litros(na verade 4.95) mais tarde chegava o seis cilindros 250 de 4.1 litros já citado no Falcon.
Em outubro de 1979 na linha 1980 o Falcon não mudava,o Fairlane ganha a opção do motor seis cilindros 250 de 4.1 litros já citado no Falcon,em junho de 1980 na linha 1981 chegava o cabeçote de alumínio para os motores seis cilindros o 200 de 3.3 litros passava a gerar 23.4KGFMa2000RPM e 114CVa4400RPM e o 250 de 4.1 litros passava a gerar 31.1KGFMa2000RPM e manteve os 128CV mas agora a 4000RPM e em outubro de 1980 na linha 1981 é vez do Fairlane ganhar o cabeçote de alumínio para o motor seis cilindros 250 de 4.1 litros,em outubro de 1981 na linha 1982 nada muda,em março de 1982 chegava o modelo XE que ganhava nova grade dianteira e faróis,esse modelo estreava o câmbio manual de cinco marchas,além das tradicionais e a suspensão traseira que ganhava parelelos de watt para ficar mais estável no eixo rígido,nos motores o seis cilindros 200 de 3.3 litros mantinha o torque e passava a gera 122CVa4500RPM,o seis cilindros 250 de 4.1 litros agora gerava 33.1KGFMa2800RPM e 151CVa4000RPM e os V8 302 de 5 litros(na verdade 4.95) e V8 351 de 5.8 litros eram mantidos como estavam no modelo XD.
O sedã XE chegava ao mercado com nova grade dianteira e nos motores o seis cilindros 200 de 3.3 litros passava a 122CV,o 250 de 4.1 litros passava a 151CV e nos V8 o 302 de 5 litros(na verdade 4.95) e 351 de 5.8 litros era igual ao modelo anterior,mais tarde chegava o 250 de 4.1 litros e injeção eletrônica e com isso gerava 163CV.
A Wagon recebia os mesmos motores do sedã e as mesmas alterações.
                                                    A Ute também mudava com as mesmas alterações do sedã.
Em abril de 1982 chegava o Fairlane ZK com nova grade dianteira e faróis,nos motores eram mantidos o seis cilindros 250 de 4.1 litros e o V8 302 de 5 litros(na verdade 4.95) e 351 de 5.8 litros.
O modelo ZK chegava ao mercado,nos motores 250 de 4.1 litros de seis cilindros e os V8 302 e 351 de 5 litros(na verdade 4.95) e 5.8 litros,mais tarde chegava o seis cilindros 250 de 4.1 litros com injeção eletrônica.
Em outubro de 1982 na linha 1983 marcava o adeus dos motores V8 nos Ford australiano(voltaria na década seguinte,mas em outra plataforma) mas naquele ano o Falcon se sagrava o líder de vendas do mercado australiano,em fevereiro de 1983 o seis cilindros 250 de 4.1 litros ganhava injeção eletrônica e com isso gerava 33.9KGFMa3000RPM e 163CVa4000RPM era mais fraco que os V8 antigos,mas era mais econômico e esse motor estaria disponível nos Fairlane no mês seguinte,em outubro de 1983 na linha 1984 nada muda,em outubro de 1984 na linha 1985 chegava a Série XF com nova grade dianteira e lanternas,o câmbio continuava com quatro opções e nos motores agora eram todos seis cilindros em linha e comando de válvulas no bloco e 12 válvulas,o 200 de 3.3 litros era mantido,o 250 de 4.1 litros com carburador agora gerava 32.2KGFMa2400RPM e 140CVa3750RPM e o 250 de 4.1 litros com injeção eletrônica era o mesmo do modelo anterior.
 
                                       
O sedã é reestilizado,os motores agora eram todos seis cilindros,o 200 de 3.3 litros já citado no modelo XE,o 250 de 4.1 litros com carburador e 140CV e o 250 de 4.1 litros com injeção eletrônica já citado no modelo XE,mais tarde o 3.3 litros cai para 120CV,o 250 de 4.1 litros cai para 132CV e o 250 de 4.1 litros e injeção eletrônica passa a 164CV.
A Wagon também é reestilizada com os mesmos motores do sedã.
                               A Ute também é reestilizada e os mesmos motores do sedã.
Na mesma época chegava o Fairlane ZL com nova grade dianteira e faróis,agora a única opção de motor era o seis cilindros 250 de 4.1 litros com injeção eletrônica.
O Fairlane ZL com emblema da Lincoln e nos motores,agora só o seis cilindros 250 de 4.1 litros com injeção eletrônica.

Em outubro de 1985 na linha 1986 nada muda,em janeiro de 1986 para cumprir as leis anti-poluentes,o 200 de 3.3 litros passava a gerar 23KGFMa2200RPM e 120CVa4000RPM,o 250 de 4.1 litros com carburador passava a gerar 32.2KGFMa3000RPM e 132CVa3600RPM e o 250 de 4.1 litros com injeção eletrõnica passava a gerar 33.2KGFMa3000RPM e 164CVa4000RPM perdeu o torque,mas ganhou 1CV,em outubro de 1986 na linha 1987 nada muda,em outubro de 1987 na linha 1988 nada muda,em fevereiro de 1988 chegava o Falcon EA em versão sedã e Wagon e o Fairlane NA e com isso a plataforma com 28 anos de Austrália disse adeus.Disse? não os problemas enfrentados pelo Falcon EA "forçaram" a Ford australiana a manter a Ute da família XF e com plano Carro de Botton,houve "casamentos" a Holden foi procurar a Toyota e a Nissan procurou a Ford e a Mitsubishi ficou isolada e nesse caso,a Nissan entregou Pintara que virou Corsair e Patrol que virou Maverick e a Nissan ganhou a Falcon Ute que ganhou o nome Nissan Ute em outubro de 1988 na linha 1989.
A Nissan ganhou a Falcon Ute que só tinha o emblema da Nissan e os motores eram os mesmo da Falcon Ute.
Em outubro de 1989 na linha 1990 nada muda,em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda,em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda e em março de 1992 com o fechamento da fábrica da Nissan na Austrália,a Ute deixa de ser produzida para a marca japonesa,em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda e em Março de 1993 chegava  Série XG que ganhava nova grade dianteira,os câmbio manual ou automático de 3 marchas e manual de quatro marchas desapareciam,só ficava o manual de cinco marchas e o automático de 4 marchas e no motor os veteranos 200 e 250 todos seis cilindros com 3.3 litros e 4.1 litros respectivamente,são substituído pelo Ford SOHC 4 litros seis cilindros,esse motor mantinha o bloco de ferro e o cabeçote de alumínio,mas agora com comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e injeção multiponto e com isso gerava 35.5KGFMa3750RPM e 201CVa4500RPM era a única opção do motor,a Ute vinha na carroceria picape e furgão chamada Panel Van.
Com nova grade dianteira chegava o modelo Ute XG e o motor era o seis cilindros de 4 litros e 202CV.
             A Panel Van também ganhava nova grade dianteira e novo motor seis cilindros.
Em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda,em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda,em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda,em abril de 1996 chegava nova grade dianteira e faróis é o modelo XH se no Brasil a Pampa com o fim do Del Rey e Belina em 1991 levou a plataforma do Corcel até 1997 e a Courier junto com o atual Ka leva a plataforma do Fiesta nacional de primeira geração,a Ute levou a plataforma do Falcon até onde não se imaginava,no câmbio continuava as duas opções e no motor o seis cilindros SOHC de 4 litros passava a gerar 37.3KGFMa3000RPM e 220CVa5000RPM,a picape ficava mais potente.
A picape ganhava nova grade dianteira e faróis,o motor  continuava o mesmo seis cilindros em linha de 4 litros mas agora gerava 220CV e o V8 voltava a picape mas agora com 231CV.
O modelo XH também tem a versão Panel Van.
Em outubro de 1996 na linha 1997 nada muda,em outubro de 1997 na linha 1998 chegava a versão esportiva XR8 para a Ute que marcava a volta do V8 para a Ute é o nosso velho conhecido Windsor 302V8 de 5 litros(na verdade 4.95) importado dos EUA só que atualizado com injeção eletrônica multiponto e com isso gerava 40.6KGFMa3000RPM e 231CVa4500RPM,em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda e em junho de 1999 essa base com 39 anos de mercado australiano dava adeus em definitivo,afinal a Pampa morreu em 1997 e foi o adeus definitivo da base que estreou em 1968 com o Corcel e a Courier morrerá em 2013 com a base que veio do Fiesta MK3 em 1989 na Europa será o adeus definitivo dessa base.mas o "Falcão australiano" segue voando até hoje na terra dos cangurus,já com base nova.
Se existe algo que na é comum na Argentina como o Tango é o Ford Falcon nas ruas e estradas argentinas,em outubro de 1961 era lançado o Falcon argentino era igual ao australiano e americano da época,inclusive o modelo Argentino como linha 1962 vinha em CKD dos EUA e ele era montado no Bairro La Boca em Buenos Aires,veio em única opção de câmbio:manual de três marchas e única opção de motor era o Thiftpower 170 de 2.8 litros já citado no modelo americano que no argentino gerava 22KGFMa2000RPM e 102CVa4400RPM,a sua suspensão e freios eram os mesmos do modelo americano.
O modelo CKD chegava ao mercado e o motor era o seis cilindros de 2.8 litros e 102CV.
Em agosto de 1962 ele era testado pela revista Para-Brisas:0a100KM/H em 24segundos,chegou a 138KM/H e o seu consumo médio foi de 7.6KM/L,em outubro de 1962 na linha 1963 com a inauguração da Fábrica de General Pacheco que fez por lá além da família Falcon  Ford F100(1962-1996),Fairlane(1969-1982),Taunus(1974-1984),Sierra(1984-1993),Ford Sierra Rural(1985-1990),Escort(1988-2002),Orion(1993-1996),Volkswagen Logus e Pointer(1996),Volkswagen Gacel(1986-1995),Volkswagen Carat(1986-1991),Ford Ranger(1997-até hoje),Ford Focus(2000-até hoje),Volkswagen Gol(1993-1995) e o Falcon ganhas os componentes nacionalizados e aí ele passou a ser um carro confiável e robusto,agora ele vinha em três versões de acabamento:Taxi,Standard e Deluxe,mantinha a única opção de câmbio e de motor que era o mesmo do modelo CKD só que agora era nacional.
Agora o Falcon era argentino mesmo inclusive no motor seis cilindros 170 de 2.8 litros já citados anteriormente.
Em outubro de 1963 na linha 1964 nada muda e nesse ano era derrotado pelo Rambler,em abril de 1964 veio o teste:0a100KM/H em 21.4segundos,chegou a 136KM/H e o seu consumo médio foi de 7.4KM/L e nesse ano era derrotado pelo Rambler em vendas,em janeiro de 1965 como a linha 1965 chegava uma nova grade dianteira e uma nova versão de acabamento:a Futura,o câmbio era mantido e o motor 170 de 2.8 litros era mantido e estreava o 188 de 3.1 litros(a Ford argentina chamada de 3.nada),que totalizavam 3077cm3 era igual a Ford australiana e com isso gerava 24KGFMa2000RPM e 116CVa4000RPM.
O Falcon ganha nova grade dianteira e o motor seis cilindros 170 de 2.8 litros é mantido e estréia o 188 de 3.1 litros(na argentina foi chamado de 3.nada) e com isso gerava 116CV.
Em setembro de 1965 o teste pela revista Para-Brisas:0a100KM/H em 15.6segundos,chegou a 146KM/H e o seu consumo médio foi de 8.7KM/L,andou melhor e ainda foi mais econômico e o resultado:a liderança do segmento.Em outubro de 1965 na linha 1966 nada muda,em outubro de 1966 na linha 1967 nada muda e nesse ano a liderança está consolidada,agora a Ford argentina viu uma oportunidade da liderança do mercado geral:indo para cima dos pequenos e ainda tem mais:a gasolina na época era barata e o carisma do Falcon é similiar ao Opala no Brasil,em outubro de 1967 na linha 1968 nada muda e agora ele era o líder geral do mercado de automóveis argentino,tanto que as propagandas chamavam de "Clássico Argentino" e "O Insubstituível",em março de 1968 chegava a Rural(como os argentinos chamam as peruas) ele mantinha o entre - eixos do sedã e ela vinha nas versões básica e Futura e a única opção de motor:o 188 de seis cilindros em linha e 3.1 litros das versões topo de linha do sedã,a perua argentina era um desenvolvimento local que inclusive tinha janelas traseiras que desciam como se fossem laterais,com a manivela na versão Standard e elétrica na versão Futura.
A Rural chegava ao mercado e o motor era o único:o seis cilindros 188 de 3.1 litros já citado no sedã.
Em outubro de 1968 na linha 1969 nada muda,em outubro de 1969 na linha 1970 nada muda.Em abril de 1970 ele ganha nova grade dianteira e faróis duplos redondos na dianteira e novas lanternas traseiras,o câmbio era manual de três marchas e ganhava a opção do manual de quatro marchas com  alavanca no piso,nos acabamentos continuava Standard,Taxi,Deluxe e Futura,nos motores o 170 de 2.8 litros dava adeus,o 188 de 3.1 litros agora era o motor de entrada inclusive para o Standard e estreava o lendário 221 de 3.6 litros e seis cilindros em linha que aqui equipou a nossa F1000 anos mais tarde e com isso gerava 28KGFMa1800RPM e 132CVa4000RPM esse motor tinha carburador de corpo duplo e a Rural mudava junto com o sedã,mas ficava só motor 188 de 3.1 litros. e o câmbio de quatro marchas era acoplado ao motor 221 de 3.6 litros.
        Novos faróis duplos redondos para o Falcon e nos motores ambos seis cilindros eram o 188 de  3.1 litros e o 221 de 3.6 litros e 132CV.
A Rural também ganhava nova grade,mas o motor continua só o 188 de 3.1 litros.
Ele foi de 0a100KM/H em 13segundos,chegou a 167KM/H e o seu consumo foi de 7.8KM/L do motor 221 de 3.6 litros.
Na versão Standard os faróis simples eram mantidos,em outubro de 1970 na linha 1971 nada muda,em outubro de 1971 na linha 1972 ele também passa sem alterações e voltava a ser o carro mais vendido da Argentina,em outubro de 1972 na linha 1973 ele ganhava nova grade dianteira e faróis,agora são quadrados,no Standard era simples e no futura era Duplo e ganhava a opção Futura SP,o câmbio continuava com duas opções:manual de três ou quatro marchas e nos motores continuava o 188 de 3.1 litros ambos de seis cilindros e o 221 de 3.6 litros já citados anteriormente,mas o 221 de 3.6 litros ganhava a opção SP com comando de válvulas importados dos EUA e carburadores de corpo duplo importado dos EUA e com isso gerava 31KGFMa3000RPM e 166CVa4500RPM e as opções de acabamento eram Standard,Taxi,Futura e Futura SP e naquele ano era líder geral de vendas,mais uma vez.
O Standard ganhava faróis quadrados e seta de direção lateral e o motor era o 188 de 3.1 litros.
O Futura tinha faróis duplos quadrados e os motores 221 de 3.6 litros e o 221 SP de 3.6 litros e 166CV.
Em agosto de 1963 o modelo Futura SP era testado:0a100KM/H em 9.3segundos(igual ao Punto T-JET de hoje),chegou a 179KM/H e consumo médio de 9KM/L,em outubro de 1973 chegava o esportivo Sprint que tinha faixas preta por todos os carros,tinha freios e suspensão redimensionados,já o motor que era opcional no futura era de série no Sprint era o 221 SP de 3.6 litros que já citamos no Futura,na mesma época chegava a Rural com novos faróis e a picape Ranchero que demorou dois anos para ficar pronta e com duas capacidades de carga:250KG e 500KG,demorou dois anos por que o chassi chegava se partir no meio quando carregada,depois dos reforços e mais a suspensão traseira que manteve o eixo rígido,mas trocou as molas helicoidais pelo feixe de molas.
O Esportivo Sprint chegava ao mercado e o motor era o mesmo 221 SP de 3.6 litros.
                      A Rural chegava ao mercado e sempre com o motor 188 de 3.1 litros.
A picape Ranchero diferente do modelo americano e da Ute australiana chegava ao mercado e o motor era o 188 de 3.1 litros(a Ford argentina chamava de 3.nada).
Era a linha 1974,em outubro de 1974 na linha 1977 nada muda e ele era líder de vendas no mercado geral,em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda,em outubro de 1975 na linha 1976 nada muda,em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda,em outubro de 1977 na linha 1978 nada muda,em dezembro de 1977 o Sprint era testado:0a100KM/H em 10.8segundos(mais rápido que o Veloster...),chegou a 180KM/H e consumo médio de 9.5KM/L,em maio de 1978 ele ganhava nova grade dianteira,faróis retangulares e emblema oval da Ford,na mesma época eram reestilizados a Rural e a Ranchero,duas opções de câmbio continuavam no catálogo,assim como os motores 188 de 3.1 litros(a Ford argentina chamava de 3.0),221 de 3.6 litros e 221 SP de 3.6 litros já citados anteriormente,a novidade é que a Rural ganha o 221 de 3.6 litros.
O Falcon ganhava novos faróis e nova grade dianteira e a seta de direção lembrava as do nosso Corcel II e os motores continuavam os seis cilindros 188 de 3.1 litros,221 e 221 SP ambos de 3.6 litros já citados anteriormente.
A Rural ganha a nova dianteira e o motor 188 de 3.1 litros é mantido e estreava o 221 de 3.6 litros para a Rural.
A Ranchero também ganha a nova dianteira e o motor  continua o 188 de 3.1 litros.
Em outubro de 1978 na linha 1979 nada muda,em outubro de 1979 na linha 1980 nada muda e o Falcon é líder do mercado geral e a Ford com lançamento do Taunus em 1974 era a líder do mercado argentino,em outubro de 1980 na linha 1981 nada muda,em outubro de 1981 na linha 1982 nada mdua e a Ford chegou a pensar num novo Falcon mantendo a mesma plataforma,mas o custo do projeto era alto,quem sabe se a Ford brasileira tivesse feito um Maverick II....,em agosto de 1982 ele ganha nova grade dianteira igual ao do Corcel II,os vidros dianteiros perdem os quebra-ventos e novas lanternas traseiras e a placa vai no para-choque,no interior novo painel e volante igual ao usado no Escort,as mudanças foram feitas na Rural e na picape Ranchero,ele veio em três opções de acabamento:Standard,Taxi,Deluxe e Ghia que substituiiu a Futura,agora são três opções de câmbio:manual de 3 marchas com alavanca na coluna,manual de 4 marchas com alavanca no assoalho e automático de três marchas com alavanca no assoalho,nos motores mais novidade,estreava a versão quatro cilindros é o nosso conhecido Ford Georgia OHC 2.3 que já citamos no Maverick e lá equipou o Taunus que gerava 16KGFMa2500RPM e 90CVa5000RPM,os motores seis cilindros agora tem a potência revelada em valores líquidos,o 188 de 3.1 litros(que a Ford argentina chamada de 3.nada) gerava 19KGFMa2000RPM e 84CVa4000RPM,o 221 de 3.6 litros agora gerava 22.4KGFMa1800RPM e 106CVa4000RPM e os raros Ghia SP com o motor 221 SP de 3.6 litros que agora gerava 25KGFMa2000RPM e 133CVa5000RPM.
O Falcon ganhava nova grade dianteira,mantinha os seis cilindros 188 de 3.1 litros mas agora com potência em valores líquidos:84CV,mas estreava o nosso conhecido quatro cilindros 2.3 mas lá gerava 90CV líquidos.
O Ghia subsituiu o Futura,estreava o quatro cilindros 2.3 e mantinha os 221 e 221 SP,agora com potência revelada em valores líquidos:106CV no primeiro e 133CV no segundo.
A Rural ganhava nova grade dianteira e novas rodas e os mesmos motores já citados no sedã,menos o 221 SP.
A Ranchero também ganhava nova grade dianteira e o motor era o mesmo 188 de 3.1 litros já citado no sedã.
Era a linha 1983,em outubro de 1983 na linha 1984 nada muda e nesse ano ele voltava  liderar as  vendas do mercado argentino,no ano anterior perdeu para o Taunus,em outubro de 1984 na linha o 1985 o motor quatro cilindros 2.3 dava adeus ao Falcon,críticado pelo pouco torque e pelo consumo quase similar ao 188 de 3.1 litros,em outubro de 1985 na linha 1986 nada muda,em outubro de 1986 na linha 1987 ele ganhava nova grade dianteira,o câmbio continuava as mesmas opções,assim como os motores,os seis cilindros 188 de 3.1 litros,221 e 221 SP de 3.6 litros sempre raridade este último,nas versões de acabamento:Standard,Taxi,Deluxe,GL e Ghia.
O Falcon ganhava nova grade dianteira,nos motores continuava o 188 de 3.1 litros,o 221 e 221SP de 3.6 litros os três seis cilindros em linha,mais tarde chegava o 2.4 á diesel de 70CV.
A Rural ganha a nova grade dianteira e os motores eram os mesmos do sedã,com exceção do 221 SP.
A Ranchero ganha nova grade dianteira e o motor 188 de 3.1 litros,além do diesel 2.3.
Em outubro de 1987 era anunciada a Autolatina na Argentina e com isso a união entre Ford e Volkswagen,acaba sendo o sinal do fim para o velho Falcon,mas mesmo assim na linha 1988 ele ganha o motor 2.4 á diesel esse motor era fornecido por uma empresa argentina sob-licensa da VM motori,o seu diâmetro é de 92mm e o curso é de 90mm,o que totalizavam 2398cm3,produzia 21,1:1 de taxa de compressão e gerava 15KGFMa2300RPM e 70CVa4300RPM mas poucas unidades com esse motor foram fabricadas foi disponível para o sedã e Ranchero,em outubro de 1988 na linha 1989 nada muda,em outubro de 1989 na linha 1990 o motor á diesel dá o seu adeus e o motor seis cilindros 188 de 3.1 litros(que a Ford argentina chamava de 3.nada) passava por alterações para ficar mais econômico e com isso o 221 em versão comum e SP dão adeus,aliás o 221 só ficou para a F100(aqui F1000) e com isso gerava 21.5KGFMa2500RPM e 106CVa4000RPM e ficou batizado de MaxEcono e a seta direção passava a ser de cor branca.
             Na linha 1990 chegava o MaxEcono o motor 188 de 3.1 litros agora gerava 106CV.
Em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda,em março de 1991 a Ranchero dava adeus,em maio era vez da Rural e em julho era vez do Falcon se despedir do mercado,a despedida gerou a mesma comoção que gerou com o Opala no Brasil quando este saiu de cena e o último Falcon se despediu de linha montagem dando volta em todo o campo de prova da Ford Argentina e em toda á fabrica de General Pacheco e como eram tempos de AutoLatina foi no meio de Escort,Sierra,F100 e os Volkswagen Gacel e Carat.

O Maverick foi um erro estratégico,o primeiro erro foi ter lançado o carro no lugar do Taunus que o público queria,mas nós perdoamos por causa do 302V8,o segundo erro foi usar o seis cilindros 184 de 3 litros da Willys que ajudou o Maverick a fracassar,o terceiro é que deveria ser montado sob o modelo quatro portas,o quarto erro quando a Ford sob as bases do modelo de quatro portas pretendia lançar um Maverick II e esse não foi para frente,o motor 2.3 seria o padrão,mas mais tarde viria o seis cilindros 221 de 3.6 litros e quem sabe com a aposentadoria do Landau,o 302V8 de 5 litros voltava.

 
 

 

 

 
 

 

 

 
 


 


 
 
 
 
 


 
 

 


 

 
 

 
 
 



 

 

 

 


 
 
 
 

 

 
 

 
 
 
 
 
                                   
 

 

 


 
 

                                             

 

 

 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 
 

 
 


 
 
 

 
 

 


                                        
 
 

 

 
 

 
  
 

 
 
 


 
 
 

 

 

 
 





                                    








 

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