O "Dodginho" e seus parentes Ingleses e Argentinos

O 1800/POLARA TEVE UM VIDA ATRIBULADA E DEU ADEUS DEVIDO A CONCORRÊNCIA INTERNA.
Com o sucesso do Ford Corcel,a Chrysler queria um carro menor,nos EUA não tinha,afinal o menor carro de lá era o Dart já feito aqui por estas bandas,com motor 318V8 de 5.2 litros e 198CV,embora nos EUA tivesse opção do seis cilindros em linha.
O Dart usava o 318V8 de 5.2 litros e 198CV era o carro mais barato da marca a venda no Brasil.
E a marca foi buscar na Inglaterra com a Hillman que lançou o Avenger,lançado em fevereiro de 1970 e aqui ganharia a opção da carroceria duas portas que seria a única do modelo e o motor seria maior,em outubro de 1972 ele era lançado no salão,a única opção de carroceria era a duas portas como já citei ele media 4.15metros de comprimento,1.58metros de largura,1.42metros de altura e 2.48metros de entre - eixos,o câmbio era manual de quatro marchas,o motor era dianteiro e a tração era traseira,o motor era o Sumbeam de quatro cilindros em linha,oito válvulas,bloco e cabeçote de ferro,comando  de válvulas no bloco acionado por varetas,o seu diâmetro é de 86,2mm e o curso é de 77,2mm,a cilindrada total é de 1799cm3,a taxa de compressão produzia 7,5:1 e com isso gerava 13.4KGFMa3000RPM e 78CVa4600RPM,carburador de corpo simples  não era um potência muito grande,mesmo que bruta,afinal o Corcel 1400 já gerava 75CV e o futuro Passat teria a mesma potência,a sua suspensão utilizava molas helicoidais e amortecedores hidráulicos,na dianteira era Independente tipo McPherson e na traseira era Dependente tipo eixo-rígido e os freios eram a disco na dianteira e tambores na traseira.
                       O 1800 chegava ao mercado e o motor era o nome do carro com seus 78CV,mais tarde chegava a 82CV e por último a 93CV.
Em abril de 1973 ele era testado,na pista foi de 0a100KM/H em vergonhosos 20.3segundos,chegou a 140KM/H e o consumo em quarta a 80KM/H foi de 10.5KM/L,em julho ele foi comparado contra Ford Corcel,Chevrolet Chevette,Volkswagen Fusca 1300 e 1500,Volkswagen Brasilia 1600 e Volkswagen TL 1600,ele foi o mais veloz com 142KM/H,seguido de Chevette e TL com 138KM/H,Corcel com 132KM/L,Brasilia com 129KM/H,Fusca 1500 com 128KM/H e Fusca 1300 com 120KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 10.5KM/L,seguido do Corcel com 12.6KM/L,14.2KM/L do TL,14.3KM/L da Brasilia,14.5KM/L do Chevette,14.9KM/L do Fusca 1500 e 15.6KM/L do Fusca 1300.Qualidades? era estável,confortável para a categoria e tinha bom espaço interno,defeitos? quebrava tanto que dizia que a única peça que ficava inteira era o certificado de propriedade e o motor não respondia altura da cilindrada .em outubro de 1973 na linha 1974 diante da críticas ele ganha um novo carburador importado e com isso gerava 14.5KGFMa3000RPM e 82CVa4600RPM e com isso foi de 0a100KM/H em 16.0segundos,chegou a 146KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 11.5KM/L o desempenho e o consumo melhoraram e a crise  do petróleo começa nesse mesmo mês a Chrysler começa a ir para o buraco,em março de 1974 chega a versão esportiva SE que só tinha visual esportivo,o motor era o mesmo da versão comum.
Versão SE chegava ao mercado,só tinha visual esportivo e o motor era o mesmo da versão comum.
  Em Maio de 1974 ele era testado,foi uma vergonha no desempenho:0a100KM/H em 19.0segundos,chegou a 144KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 10.2KM/L,em agosto de 1974 o 1800 foi comparado ao Corcel,ao Passat e ao TL,ele foi o mais veloz chegou a 146KM/H,contra 144KM/H do Passat,135KM/H do TL e 132KM/H do Corcel e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 11.5KM/L,foi o mais sedento o Passat fez 11.8KM/L,o Corcel fez 12.3KM/L e o TL fez 13.8KM/L,em outubro de 1974 na linha 1975 nada mudava,em agosto de 1975  o Dodge 1800 era testado de novo,agora com câmbio novo e todos os problemas sanados com exceção do freios,na pista foi de 0a100KM/H em 17.7segundos,chegou a 149KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 11.1KM/L,em novembro de 1975 ele encara Corcel e Passat,ele foi o mais rápido no 0a100KM/H com 17.6segundos,contra 18.7segundos do Passat e 24.6segundos do Corcel,chegou a 154KM/H,contra 151KM/H do Passat e 134KM/H do Corcel,o seu consumo médio foi de 9.6KM/L,contra 9.4KM/L do Corcel e 10.5KM/L do Passat,no mês anterior chegava a linha 1976 do modelo e em dezembro ele era testado,o motor teve alterações,a taxa de compressão foi para 7,7:1 e ganhou o carburador inglês SU e com isso passou a gerar 15.5KGFMa3500RPM e 93CVa5000RPM,ficou mais potente que os rivais diretos na época e o SE dava adeus e melhoraram a suspensão e na pista foi de 0a100KM/H em 14.0segundos,chegou a 160KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 11.1KM/L,em setembro de 1976 o Dodge 1800 é colocado contra Chevette,Corcel e Passat,o Dodge 1800 foi o mais rápido no 0a100KM/H com 15.2segundos,contra 17.3segundos do Passat,20segundos do Chevette e 21.7segundos do Corcel,chegou a 160KM/H foi o mais veloz,contra 150KM/H do Passat,141KM/H do Chevette e 133KM/H do Corcel e o seu consumo médio foi de 10.5KM/L,só foi mais econômico que o Corcel com 10.1KM/L,11.6KM/L do Chevette e 12.7KM/L do Passat,em outubro de 1976 na linha 1977 a Chrysler assume as falhas e melhora o carro e muda de nome:passa a se chamar Polara,o motor continua o mesmo,mas os freios foram melhorados.
            Na linha 1977 o 1800 muda de nome,passa a se chamar Polara o motor 1800 gerava 93CV.
Em dezembro de 1976 ele foi testado:0a100KM/H em 14.4segundos,chegou a 158KM/H,o seu consumo em quarta a 80KM/H é de 10.1KM/L,em setembro de 1977 chegava a linha 1978 que ganhava faróis retangulares e seta de direção na lateral.
O Polara é reestilizado para 1978 e o motor continuava o mesmo.
No mesmo mês ele era testado:0a100KM/H em 14.6segundos,chegou a 157KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 12.2KM/L,em novembro de 1977 ele era comparado ao Corcel II e ao Passat,ele foi o mais rápido no 0a100KM/H com 14.6segundos,contra 16.5segundos do Passat e 20.7segundos do Corcel,chegou a 155KM/H,contra 148KM/H do Passat e 140KM/H do Corcel,o Polara foi o mais rápido e o seu consumo foi de 12.7KM/L,contra 13.2KM/L do Passat e 15.2KM/L do Corcel é o mais sedento do comparativo,em outubro de 1978 na linha 1979 a Volkswagen compra 67% das ações da Chrysler e a antiga Fábrica da Chrysler de São Bernado do Campo-SP já produziu Chambord(1959-1966),Jangada(1962-1966),Chrysler Esplanada/Regente e GTX(1967-1969),Dodge Charger/Dart(1969-1981) e o próprio 1800/Polara e caminhões Volkswagen(1981-1986),em julho de 1979 ele é comparado ao Corcel II já com motor 1600 e o Passat,ele foi de 0a100KM/H em 17.4segundos,contra 18.0segundos do Passat e ficou atrás do Corcel com 16.5segundos,chegou a 155KM/H foi o mais veloz,contra 154KM/H do Corcel e 148KM/H do Passat,o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 10.6KM/L,contra 12.3KM/L do Passat e o Corcel com a quinta a 80KM/H fez em 15.3KM/L,em outubro de 1979 na linha 1980 a Volkswagen agora é dona da Chrysler brasileira e Argentina e era lançada a linha 1980 e o esportivo GLS que o motor 1800 passava a gerar 15KGFMa3500RPM e 90CVa5500RPM líquidos e não brutos  e é o modelo que abre a página e junto com a linha 1980 ele ganha a opção do câmbio automático de quatro marchas e em novembro de 1980 ele era testado,ele foi de 0a100KM/H em 17.8segundos,chegou a 151KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 12.4KM/L,em fevereiro de 1980 ele é confrontado ao Opala e ao Corcel,ele foi de 0a100KM/H em 17.3segundos,contra 17.8segundos do Corcel e 18.3segundos do Passat,chegou a 153KM/H,contra 150KM/H do Corcel e 144KM/H do Passat e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 12.5KM/L,contra 14.8KM/L dos rivais,em julho de 1980 é vez do Polara GLS ser testado,na pista foi de 0a100KM/H em 15segundos,chegou a 147KM/H e o seu consumo em quarta a 80KM/H foi de 10.1KM/L,no mês seguinte ele é comparado ao Corcel GT,ele foi mais rápido que o rival com 15.3segundos,contra 17.4segundos do Corcel,chegou a 155KM/H contra 151KM/H do Corcel e o no consumo foi derrotado:em quarta a 80KM/H fez 10.4KM/L contra 16.4KM/L do rival,em outubro de 1980 na linha 1981 nada mudava e era o começo do fim,afinal a Volkswagen não interessava a concorrência interna com o Passat,em julho de 1981 ele deixa de ser produzido e a fábrica passa a fazer caminhões Volkswagen até 1986 e depois é demolida e vira um terreno baldio até 2004 quando vira um depósito das Casas Bahia.
Na terra da Rainha o velho Minx lançado em 1967 já pedia aposentadoria e só tinha duas opções de motor:o 1500 de 54CV e o 1700 de 61CV.
O Minx já estava velho e já pedia aposentadoria e os motores eram o 1500 de 54CV e o 1700 de 61CV.
Em fevereiro de 1970 é apresentado o Hillman Avenger ele chegou na única opção de carroceria:quatro portas,o câmbio era manual de quatro marchas e chegou com duas opções de motores,todos com bloco e cabeçote de ferro,comando de válvulas no bloco acionado por varetas e carburador de corpo simples,a primeira era a 1250 que tinha diâmetro de 80,1 e curso de 64,1mm,que totalizavam 1250cm3,a taxa de compressão éra de 8:1 e com isso gerava 8KGFMa2500RPM e 45CVa5400RPM e o 1500,o seu diâmetro ia para 86,1mm e o curso era mantido e aí totalizava 1498cm3 e com isso gerava a 9.8KGFMa2200RPM e 57CVa5400RPM lembrando que os valores eram líquidos e ambos os motores da família Sumbeam,a suspensão e os freios seguiam o mesmo esquema do nacional.
O Avenger chegava ao mercado e duas opções de motor:a 1200 de 45CV e o 1500 de 57CV.
Em outubro de 1970 na linha 1971 ele ganha a opção do câmbio automático de 3 marchas para o motor 1500,em outubro de 1971 na linha 1972 ele ganha a opção de carroceria perua que foi chamada de Estate com os mesmos motores do sedã.
A Estate chegava ao mercado com os mesmo motores do sedã.
 
 
Em outubro de 1972 na linha 1973 chegava o esportivo Tiger preparado pela Lotus,o motor 1500 passava a gerar 11.8KGFMa4000RPM e 92CVa6100RPM e o cupê de duas portas.
O esportivo Tiger chegava ao mercado preparado pela Lotus o motor 1500 passava a gerar 92CV.
O cupê de duas portas chegava ao mercado e o motor era o mesmo do sedã.
 
Em outubro de 1973 na linha 1974 o espotivo Tiger dava adeus,ele ganhava nova grade dianteira e faróis duplos redondos e junto com ela a carroceria de duas portas que mantinha os faróis retangulares,nos motores o 1200 é substiuído pelo 1300,o motor manteve o diâmetro,mas o curso foi a 65mm que totalizava 1298cm3 e o torque passou a 8.2KGFMa2000RPM e 47CVa5400RPM e o 1500 foi substiuído pelo 1600,manteve o diâmetro e o curso foi a 70mm e que totalizava 1598cm3 e com isso passou a gerar 11KGFMa2200RPM e 70CVa5400RPM,a suspensão e freios eram mantidos.
Faróis duplos redondos e motor 1300 de 47CV e 1600 de 70CV.
                               A perua acompanhou a reforma de mercado e novos motores.
Em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda,em outubro de 1975 na linha 1976 nada muda,em outubro de 1976 na linha 1977 a Hillman passa a se chamar Chrysler e ele passa a se chamar Chrysler Avenger,o motor 1300 dava adeus,só sobrava o 1600 que já citamos antes e já com novos faróis e grade dianteira.
O Avenger agora é Chrysler e o motor agora é só o 1600.
                                     A Estate segue as alterações do sedã e o motor 1600.
Em outubro de 1977 na linha 1978 chegava o Hachtback Sumbeam que tinha o comprimento de 3.83metros,a largura de 1.60metros,altura de 1.39metros e entre - eixos de 2.41metros,o câmbio era manual de quatro marchas,manteve os motores 1300 e 1600 do Avenger e estreava o 900 o seu diâmetro é de 65mm e manteve o curso do 1300 e com isso gerava 6KGFMa2500RPM e 45CVa5000RPM e totalizava 928cm3.
O Sumbeam chegava ao mercado e os motores além do 1300 e 1600 do Avenger,agora tinha o 928 de 45CV.
Em outubro de 1978 na linha 1978 a Peugeot compra a Chrysler européia e marca foi rebatizada como Talbot ou seja o Avenger já estava com três emblemas na Europa e o recém-chegado Sumbeam também mudaria o emblema.
O Avenger é chamado de Talbot e o motor era o mesmo 1600.
A Estate também mudava e o motor continuava o mesmo 1600.
O Sumbema também mudava os motores 900,1300 e 1600 continuavam e estreava o 2.216V com 150CV.
Em outubro de 1980 na linha 1981 o Sumbeam ganha a versão esportiva com motor 2.216V preparado pela Lotus com bloco e cabeçote de alumínio,duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 20.7KGFMa4500RPM e 155CVa5750RPM e em outubro de 1981 a Peugeot decide encerrar a produção de Sumbeam e a Avenger,mas plata de Ryton na Inglaterra passou a produzir veículos Peugeot por 21 anos até 2006.
   Nos EUA um inglês passava a ser vendido por lá,seu nome é Plymouth Cricket em outubro de 1970 na linha 1971,o câmbio é manual de quatro marchas e ganha opção do automático de três marchas e o motor é o 1500 que nos EUA a potência é revelada em valores brutos:12.2KGFMa2200RPM e 71CVa5400RPM.
O Plymouth Cricket chegava ao mercado americano e o motor era o 1500 de 71CV,mais tarde os valores eram líquidos e aí cai para 57CV.
Em outubro de 1971 na linha 1972 a potência é revelada em  valores líquidos e aí cai para 9.8KGFMa2200RPM e 57CVa5400RPM,em outubro de 1972 na linha 1973 nada de alterações e em maio de 1973 dá adeus do mercado americano.
Na Argentina ele foi lançado em outubro de 1971 na linha 1972 mas lá ele foi lançado apenas na carroceria de quatro portas,única opção de câmbio:manual de quatro marchas,a única opção de motor:o Sumbeam 1500 de mesma medida do modelo europeu,só que a potência e torque revelado em valores líquidos,ele gerava 12.2KGFMa2200RPM e 71CVa5400RPM,a suspensão e freios seguiam o mesmo esquema do nacional.
O 1500 chegava ao mercado argentino e o motor gerava 71CV.
No mesmo mês ele era testado:0a100KM/H em 16.0segundos,chegou a 144KM/H e o seu consumo médio foi de 11.1KM/L,muito melhor desempenho que o 1800 nacional,em outubro de 1971 na linha 1972 nada muda,em outubro de 1972 na linha 1973 nada de alterações,em outubro de 1973 chegavam duas novidades:o câmbio automático de quatro marchas e o esportivo GT 90,o motor Sumbeam 1500 passava por alterações,com comando de válvulas mais bravo,carburador de corpo duplo e válvulas e com isso gerava 13.5KGFMa2800RPM e 91CVa5600RPM,o 90 indicava que tinha potência próxima de 90CV e era um "Dodginho" esportivo de verdade.
                  O Esportivo GT 90 com motor 1500 com alterações que geravaam 90CV.
E no mesmo mês ele é testado:0a100KM/H em 13.6segundos,chegou a 157KM/H e o sue consumo médio foi de 9.4KM/L,em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda,em abril de 1975 o automático é testado:0a100KM/H em 18.0segundos,chegou a 144KM/H e o consumo médio de 8.8KM/L,em outubro de 1975 na linha 1976 chegava o 1500 M 1.8 com o mesmo motor 1800 do nosso modelo e que por lá gerava 16KGFMa3400RPM e 93CVa4900RPM.
A versão M do 1500 era lançada com motor 1800 de 93CV era o mesmo do nosso modelo.

em agosto de 1975 foi feito o teste:0a100KM/H em 14.0segundos,chegou a 157KM/H e o seu consumo médio foi de 10.6KM/L,em outubro de 1975 o GT 90 dava o seu adeus,em outubro de 1976 na linha 1977 chegava o GT 100 em que o motor 1800 passava por alterações como comando de válvulas mais bravo e carburador de corpo duplo e com isso passava a gerar 16.5KGFMa4200RPM e 120CVa5300RPM.
O GT 100 era lançado e o motor 1800 passava por alterações para render 120CV.
Em junho de 1977 ele era testado:0a100KM/H em 11.5segundos,chegou a 170KM/H e o seu consumo médio foi de 10.4KM/L,o nosso "Dodginho" só sonhou com um desempenho desses.
Em outubro de 1977 na linha 1978 chegava a Rural que era a versão perua,o motor 1500 dava adeus e ganhava uma reforma na grade dianteira e faróis,as duas opções de câmbio:manual ou automático ambos de quatro marchas e o motor agora era só o 1800 e o GT 100 dava o seu adeus.
O 1500 ganhava nova grade dianteira,faróis e seta de direção,mas agora o motor era só o 1800 que já citamos na matéria.
A versão perua que os argentinos chamam de Rural e o motor era o mesmo do sedã.
Em outubro de 1978 ele agora é chamado de Dodge Volkswagen já que a Volkswagen comprou a fábrica da Chrysler em San Justo que fez as Picapes Dodge(1962-1978),Valiant(1963-1969),Coronado/Polara(1968-1978) e mais tarde fez o Gacel(1983-1986),Carat(1986-1987),Kombi(1981-1986) esses Volkswagen o Gacel no Brasil é Voyage.
                                        O Dodge 1500 e 1500 Rural passavam a se chamar Volkswagen e o motor    continuava sendo o 1800 já citado na matéria.
No mesmo mês ele era testado:0a100KM/H em 13.0segundos,chegou a 153KM/H e o consumo médio foi de 10KM/L e era a Rural que era testada.Em outubro de 1979 na linha 1980 nada muda e em outubro de 1980 na linha 1981 nada muda e em outubro de 1981 na linha 1982 já que a Volkswagen não contava com o Passat por lá,ele é renomeado Volkswagen 1500 1.5 e 1.8 e Rural 1500 1.5 e 1.8 e com nova grade dianteira e faróis do Passat brasileiro e ficou numa situação curiosa:até hoje é o único Volkswagen no mundo com motor dianteiro e tração traseira,o câmbio era manual de quatro marchas e o motor 1500 voltava só que agora a potência era revelada em valores líquidos:10.8KGFMa2800RPM e 61CVa5000RPM e o 1800 agora gerava 13.3KGFMa3200RPM e 71CVa5000RPM.
O 1500 agora é Volkswagen 1500 e vem com duas opções de motores:o 1.5 de 61CV e o 1.8 de 71CV.
  A Rural passa pelas mesmas alterações do sedã e a perua pela primeira vez passava a ter o motor 1500 com o opção.
 
 

Em outubro de 1982 na linha 1983 nada muda,em outubro de 1983 na linha 1984 chegava o câmbio manual de cinco marchas com opcional e seguiu sem alterações até outubro de 1987 quando deixou de ser fabricado em San Justo e foi anunciada a AutoLatina na Argentina e eles passaram a ser feitos na Fabrica da Ford em General Pacheco até outubro de 1990 quando ele deu adeus naquele mercado.
O "Dodginho" poderia ter feito história mas os erros da Chrysler queimaram o filme do 1800/Polara e a Chrysler passava as mãos da Volkswagen e com isso o adeus do Polara.

 
 

 

 
 
 


 
 
                          
 

 
 
 
 
 

 

 
 

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