Avaliação:Chevrolet Corsa Sedan Classic 1.6

O CORSA SEDAN CLASSIC 1.6 FOI AVALIADO E COMO ELE ANDA? BEBE DEMAIS OU NÃO?
A GM do Brasil lançou o Corsa em 1994 ele estreava a plataforma GM 4200 no Brasil e provocou uma revolução popular e em outubro de 1995 chegava a carroceria Sedan,na época em duas opções de acabamento:GL e GLS,única de câmbio:manual de cinco marchas(na época o Opel F13-WR) e única de motor:o Família I 1.6 de 92CV em outubro de 1996 na linha 1997 trocava de câmbio era o Opel F-15-CR que antes era exclusivo do GSi e da Pick-up foi parar nos 1.nada e 1.616V, já o 1.68V continua com a F-13-WR ,em outubro de 1997 na linha 1998 duas novidades:o câmbio automático de quatro marchas como opcional para a versão GL acoplada ao motor 1.6 de 8 válvulas e a GLS ganhou o motor 1.616V de 102CV,em agosto de 1998 na linha 1999 junto com mudanças na suspensão ganhava a versão Super que vinha com motor 1.nada de 60CV por incrível que pareça ajudou a alavancar as vendas,em maio de 1999 o Super ganhava o motor 1.nada 16V de 68CV,em junho chegava a versão Wind que trazia de volta o motor 1.nada de 60CV,em setembro de 1999 na linha 2000 ele ganhava nova grade dianteira,faróis e lanternas os motores continuavam os mesmos e a versão GL dava adeus fica só a GLS e com isso  o motor 1.68V é extendido a ela ,em outubro de 2000 na linha 2001 ele mudava as lanternas traseiras,em maio de 2001 a versão Super ganhava o motor 1.6 de 92CV,em outubro de 2001 na linha 2002  como preparação para chegava da nova geração do Corsa ele abandona os motores com cabeçote 16V(1.nada e 1.6) só ficando os 8V e a série especial Millenium,em março de 2002 com a chegada da nova geração ele ficou só na versão Millenium e perdia o motor 1.6 e em junho de 2002 ele é renomeado Corsa Classic e o motor é o 1.nada,na mesma época mudava o IPI e em outubro de 2002 na linha 2003 o motor 1.6 voltava ao carro e podendo ter até câmbio automático,em fevereiro de 2003 ele recebe o Família I 1.nada VHC com 8.8KGFMa3250RPM e 70CVa6400RPM na época só á gasolina e tinha problemas de batida de pino freqüentes,em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda,em outubro de 2004 na linha 2005 numa estratégia "engana bobo" ela chama de Classic,em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda,em fevereiro de 2006 o motor Família I VHC 1.nada passava a ser Flex e chamado de Flexpower e com isso mantinha com gasolina os mesmos números de torque e potência e com álcool gerava 9KGFM e 72CV nas mesmas rotações,em outubro de 2006 na linha 2007 com o lançamento do Prisma o motor 1.6 é retirado de  catálogo,em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda,em setembro de 2008 na linha 2009 ele ganha nova grade dianteira e em julho de 2009 ele ganha o motor Família I 1.nada VHCE agora com comando de válvulas roletado e coletores de plástico e com isso gera 9.4KGFMa5200RPM e 77CVa6400RPM com gasolina e com álcool vai a 9.7KGFM e 78CV nas mesmas rotações e em março de 2010 na linha 2011 a última mudança com nova grade dianteira,faróis,lanternas e tampa do porta-malas e o motor continuava o 1.nada.mas agora voltamos ao 1.6 que eu cito na matéria. Por fora existe um diferença entre "envelhecer" e ser feio,é o caso do Corsa Sedan Classic que hoje é único representante de todas as gerações do Corsa vendida como 0KM e ele mede 4.04metros de comprimento,1.63metros de largura,1.43metros de altura e 2.44metros de entre - eixos. ou seja as dimensões são pequenas para hoje.
            Rodas de liga-leve do Vectra GLS  1994 colocadas pelo dono anterior e linhas bonitas,mas envelhecidas.
                                     A traseira com a penúltima alteração feita em 2001
Logotipo 1.6 identifica o motor mais forte e um matagal na frente....
Por dentro o espaço é razoável quando na minha posição de direção,agora quem gosta de andar com o banco recuado os passageiros traseiros vão sentir aperto,o modelo comprado veio com Alarme,Direção Hidráulica e Travas elétricas,além é claro de conta-giros e preparação para som e o seu porta - malas é de 390 litros até hoje ele tem essa capacidade.
                                          O painel não está com o CD/Player por enqüanto,mas de resto está tranqüilo.
O painel é completo com conta-giros até.
Espaço na minha posição de direção.
Agora com o banco recuado,o aperto é grande.
                                           O porta - malas é de 390 litros e um matagal atrás....
O câmbio é manual de cinco marchas como falei é a conhecido Opel F13-WR  ,o motor é o veterano Família I 1.6 que estreou junto com a Pick-up em 1995 mas tinha injeção monoponto e no final de 1995 ganhou injeção multiponto,é uma unidade de quatro cilindros,oito válvulas,comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 13KGFMa2800RPM e 92CVa5600RPM,a sua suspensão utiliza molas helicoidais,na dianteira é Independente  McPherson com amortecedores hidráulicos e na traseira é semi-independente com eixo de torção e amortecedores á gas,os freios são discos ventiládos na dianteira e tambores na traseira.
O motor 1.6 gera 92CV.
Essa únidade foi substituída pelo 1.4 do Prisma,mas andando não fica devendo,o farto torque em baixas rotações dá para aproveitar as marchas e o motor dependendo da subida dá para subir até de quinta graças ao farto torque do motor na cidade e se você não cuidar, ele canta pneu, na rodovia o farto torque faz ele ultrapassar em quinta tranqüilamente e o consumo médio foi entre cidade e estrada,80% cidade foi de 11.8KM/L ou seja foi um consumo moderado e até ótimo pelo motor 1.6.não testei na pista mas o GLS 1.6 MPFI que usava o mesmo motor desse carro foi testado:0a100KM/H em 12.8segundos,chegou a 175KM/H,o seu consumo urbano foi de 9.5KM/L e o rodoviário foi de 14.5KM/L e a média foi de 11.8KM/L por incrível de pareça dentro da cidade e o preço de tabela segundo a fipe é de R$19.191 e o preço que eu paguei foi de R$16.900 para um primeiro carro está ótimo as coisas estão para fazer,mas o carro está excelente.
 
UP DATE: Depois de algum tempo consegui as médias urbanas e rodovia, na cidade ele acabou fazendo 9.4KM/L e na rodovia fez 15KM/L na minha mão, na rodovia foi um ótimo consumo.
FICHA TÉCNICA
MOTOR:Dianteiro,transversal,quatro cilindros em linha,8 válvulas,comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada á gasolina.
CILINDRADA:1598cm3
DIÂMETRO X CURSO:79mm x 81,5mm
TAXA DE COMPRESSÃO:9,4:1
POTÊNCIA:92CVa5600RPM
TORQUE:13KGFMa2800RPM.
CÂMBIO:Manual de cinco marchas e  tração dianteira.
CARROCERIA:Sedã,quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES:Comprimento 4.04metros,largura 1.63metros,altura 1.43metros e entre - eixos de 2.44metros de entre - eixos.
PESO:983KG
PESO/POTÊNCIA:10.6KG/CV
PESO/TORQUE:75.6KG/KGFM
Volumes:Porta - malas 390 litros e tanque de combustível:46 litros
SUSPENSÃO:Molas helicoidais
DIANTEIRA:Independente tipo McPherson com amortecedores hidráulicos
TRASEIRA:Semi-independente com eixo de torção e amortecedores á gás.
FREIOS:Discos ventiládos na dianteira e tambores na traseira.
DIREÇÃO:Hidráulica,tipo pinhão cremalheira
RODAS E PNEUS:175/65/R14.
PREÇO:R$19.191

 
 

 

 
 

 

Comentários

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