Plataforma GM 2900: Os "Vectra de verdade" e sua própria vida no exterior e seus parentes.

O VECTRA DESSA PLATAFORMA E SEUS PARENTES NO EXTERIOR E SUA PRÓPRIA VIDA NO EXTERIOR.
Em 1991 a GMB havia decidido reforma o Monza que era seu campeão de vendas e líder da categoria mas no final do mesmo ano chegava o Fiat Tempra e mês a mês a GMB se viu numa encruzilhada e no início de 1992 toma uma decisão: fabricar o Vectra no Brasil mesmo que em CKD e começava o desenvolvimento do Vectra nacional e fora que os ventos de mudança haviam soprado na GMB com o lançamento do Omega no final de 1992.
O Monza havia sido reestilizado e com motores 1.8 á gasolina de 98CV, 1.8 á álcool de 99CV, 2.nada á gasolina de 110CV, 2.nada á álcool de 116CV esses com injeção monoponto e 2.nada de injeção multiponto á gasolina com 116CV.
Em setembro de 1993 já como linha 1994 era apresentado o Vectra nacional, era igual ao modelo alemão da época, afinal suas peças vinham em CKD da Alemanha, a única coisa nacional era o motor 2.nada de 8 válvulas nas versões GLS e CD, ele chegou em três versões de acabamento:GLS,CD e GSi, ele media 4.43metros de comprimento,1.70metros de largura,1.43metros de altura e 2.60metros de entre - eixos era a estreia da plataforma GM2900 no Brasil, por fora o CD e o GLS se diferenciam pelo desenho das rodas lembrando que o meu carro tem as rodas de liga- leve do Vectra GLS dessa época, já o GSi além do desenho das rodas, ele tinha um discreto aerofólio e logo "2.016V" nas portas era uma dupla resposta ao Tempra da Fiat, ele vinha com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas essa exclusiva como opcional do CD e duas opções de motores ambos Família II 2.nada a primeira era fabrica no Brasil era o 8 válvulas, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada,bloco de ferro e cabeçote de alumínio e injeção eletrônica multiponto(MPFi), o seu diâmetro x curso são iguais:86mm, o que totalizavam 1998cm3 e sua taxa de compressão produzia 9,2:1 e com isso gerava 17.3KGFMa2800RPM e 116CVa5200RPM e aliás a injeção agora era digital era a mesma do Omega(o Monza era analógica), assim com o Monza o motor era transversal e a tração dianteira e o GSi vinha também com outro Família II que mantinha o diâmetro x curso e a mesma cilindrada, só que ele tinha duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, injeção eletrônica multiponto sequencial(SFi), pistões e bielas forjadas, comando de válvulas oco no cabeçote, a taxa de compressão era de 10,5:1 e com isso gerava 20KGFMa4600RPM e 150CVa6000RPM era o famoso CX20E importado da Alemanha e lógico se o GLS e o CD ao menos tinham motor nacional, o GSi eram CKD todo. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira para todas as versões.
O Vectra era lançado aqui a versão CD com motor 2.nada de 116CV.

Aqui a estrela da linha a esportiva GSi com motor 2.nada 16V de 150CV.
Em setembro de 1993 o CD manual era testado:0a100KM/H em 11.2segundos, chegou a 191KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.3KM/L e o rodoviário foi de 13.3KM/L vazio e 12.7KM/L carregado e lembrando que com a chegava do Vectra quem dava adeus era o Monza Classic SE e os preços do Vectra eram próximos do Omega era um jeito de encaixar o modelo sem perder o Monza, em novembro de 1993 a versão GLS encarou o Verona Ghia 2.nada i, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.4segundos contra 10.5segundos do rival, ambos empataram com 187KM/H e o seu consumo urbano de 9.4KM/L é o mais econômico o sedã da Ford fez 8.4KM/L e o rodoviário foi de 13.7KM/L vazio e 13.3KM/L carregado, contra 13.2KM/L vazio e 12.9KM/L carregado do Verona e no mês seguinte é vez do GSi 2.nada 16V entrar na pista, ele foi de 0a100KM/H em 9.2segundos era o carro nacional mais rápido na época e chegou a 208KM/H sendo o mais veloz, o quanto não deve beber? bem na cidade ele fez ótimos 10.7KM/L e o rodoviário foi de 13.5KM/L e 12.8KM/L carregado ou seja teve um consumo excelente? qualidades? bom desempenho, robustez mecânica e peças de motor(8V) baratas para o seu porte, já as de lataria são caras e no GSi o excelente desempenho e economia de combustível, mas ele tem todas as peças caras e o modelo vendeu menos que o esperado pela GM e ainda por cima vendia menos que o Monza, em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda, em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda e em abril de 1996 num recorde de agilidade é lançada a segunda geração do Vectra com seis meses de Europa, o resto das peças era nacionalizado e agora ele vinha em duas versões de acabamento: GLS e CD,  agora ele media 4.48metros de comprimento, 1.73metros de largura,1.41metros de altura e 2.64metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas e duas opções de motores ambos continuavam Família II 2.nada de 8 e 16 válvulas, a versão de 16 válvulas era nacionalizada mas perdia o duplo comando de válvulas oco e pistões e bielas forjados, agora os pistões eram comuns, assim como o duplo comando de válvulas, a versão de 8 válvulas tem comando de válvulas simples e com isso gera 17.7KGFMa2600RPM e 110CVa5200RPM e agora a taxa de compressão era de 9,2:1 e a 16 válvulas gerava 19.7KGFMa4000RPM e 141CVa5600RPM e a taxa de compressão foi aumentada para 10,8:1. A sua suspensão agora era independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira continuava McPherson e na traseira era  Multilink e os freios eram discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira e o primeiro carro nacional com Air Bag Duplo opcional.
A Segunda geração chegava ao mercado brasileiro e com apenas seis meses de Europa e os motores eram o 2.nada de 110CV e o 2.nada 16V de 141CV, mais tarde o 2.nada 16V passa a ter 136CV e depois o 2.nada é substituído pelo 2.2 com 123CV e o 2.nada 16V é substituído pelo 2.216V de 138CV.
No mesmo mês a versão CD 2.nada 16V era testada:0a100KM/H em 10.5segundos, chegou a 203KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.8KM/L e o consumo rodoviário vazio foi de 11.8KM/L carregado e 12.4KM/L vazio e as vendas do modelo chegaram a provocar fila de espera e ágio ou seja o sucesso do modelo agora era garantido até demais, em outubro de 1996 na linha 1997 chegava a versão GL que vinha pelada e com freios traseiros á tambor e ainda por cima vinha com rodas de ferro, nem calota tinha... e na mesma época o GLS 2.nada MPFI era testado:0a100KM/H em 12.4segundos, chegou a 188KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.3KM/L e o rodoviário foi de 13.3KM/L vazio e 12KM/L carregado e a liderança de vendas no segmento nesse ano e só como curiosidade o Vectra B até hoje é o carro de melhor aerodinâmica feito no Brasil CX de 0.28. problemas surgiram? sim. o 2.nada 16V batia válvulas e aliás ele tem problema de empenar coletor de escape(aliás defeito também presente no GSi e no 2.216V também) e em outubro de 1997 na linha 1998 o 2.nada 16V tem a taxa de compressão baixada para 9,8:1 e com isso agora gerava 19.2KGFMa4000RPM e 136CVa6000RPM, Em janeiro de 1998 a versão GL enfrenta Civic LX-B 1.616V e Tempra 2.nada i.e, na pista ele foi de 0a100KM/H em 12.9segundos ficou atrás do Civic com 12.3segundos e a frente do Tempra com 13.2segundos, chegou a 187KM/H foi o mais veloz por que os rivais chegaram a 180KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.8KM/L ficou na intermediária o Civic fez 10.6KM/L e o Tempra 8KM/L e o rodoviário foi de 12.9KM/L ficou na intermediária contra 11.5KM/L do Tempra e 14.7KM/L do Civic e em maio de 1998 como resposta ao lançamento do Marea e para diferenciar do Astra que seria lançado meses depois, ele troca os 2.nada pelo 2.2, ele mantinha o diâmetro mas o curso passava a 94.6mm o que totalizavam 2198cm3,a taxa de compressão de 9,2:1 era mantida e o comando de válvulas simples no de 8 válvulas era mantido e com isso gerava 19.4KGFMa2800RPM e 123CVa5200RPM e versão de 16 válvulas tinha duplo comando de válvulas no cabeçote e a taxa de compressão era de 9,6:1 e com isso gerava 20.7KGFMa4000RPM e 138CVa5400RPM esse motor era exclusivo da versão CD e uma curiosidade o 2.2 de 8 válvulas não contava com arvore de balanceamento para evitar vibrações e o 16 válvulas contava com esse recurso e em junho a versão CD foi testada, na pista foi de 0a100KM/H em 11.6segundos, chegou a 202KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.4KM/L e o rodoviário foi de 12.9KM/L sem ar condicionado, com o ar condicionado foi de 7.3KM/L e o rodoviário é de 11.8KM/L e isso era linha 1999 e logo depois com o fim do Omega nacional ele era o sedã nacional topo de linha da GMB e mais um ano na liderança e em setembro de 1999 na linha 2000 ele ganhava novos para-choques dianteiros e traseiros e seta repetidoras laterais, as versões continuavam GL,GLS e CD e os motores continuavam os 2.2 de 8 e 16 válvulas e a principal novidade era a estreia da GLS 2.216V que vinha com câmbio automático "goela-abaixo" e o motor 2.216V era "estrangulado" para 128CVa5400RPM e mantinha o torque.
Ele ganhava nova grade, faróis e lanternas e para - choques e os motores eram os 2.2 e 2.216V já citados anteriormente e ganhava a opção do 2.216V de 128CV e voltava a ter a opção do 2.nada anos mais tarde.
Em outubro de 2000 na linha 2001 a versão GLS 2.216V Automática dá o seu adeus, em janeiro de 2001 o GLS 2.2 é colocado contra o Focus Sedan Ghia 2.nada e o Bora 2.nada  ele foi de 0a100KM/H em 12.4segundos ficou na intermediaria o Focus cravou 11.4segundos e o Bora 12.9segundos, chegou a 184KM/H ficou á frente do Bora com 183KM/H e atrás do Focus com 201KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.2KM/L foi o mais sedento contra 9.6KM/L  do Bora e 10.2KM/L do Focus e na rodovia fez 11.6KM/L contra 12.6KM/L do Bora 13.3KM/L do Focus, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda e ele perdia a liderança para o Civic e ainda tinha vendas aceitáveis e a GM confirmava que a nova geração do Vectra não seria feita no Brasil, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda e a mudança do IPI havia prejudicado a GM e o Vectra desse ladeira abaixo nas vendas e em março de 2003 o motor 2.2 de 8 válvulas dava adeus, o 2.nada de 8 válvulas retornava e agora havia duas opções de acabamento: Básica e CD e o 2.216V continuava agora com o câmbio automático de 4 marchas "goela-abaixo" e esse motor só estava disponível para a versão CD enquanto o 2.nada estava disponível para os básicos e CD, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 as versões agora eram Comfort, Elegance e Elite, sendo que o 2.nada de 8 válvulas estava disponível para Comfort e Elegance e o 2.216V com o câmbio automático "goela-abaixo" estava disponível para a Comfort e Elite e em fevereiro de  2005 o Vectra Elite 2.216V Automática era testado:0a100KM/H em 12.9segundos, chegou a 196KM/H e o seu consumo urbano é de 8KM/L e o rodoviário de 11.6KM/L e lembrando que todos os Vectra 16V tinham injeção eletrônica multiponto sequencial e em julho de 2005 é lançada a série Collection com motor 2.nada e com isso a despedida da plataforma GM2900 do Brasil e o próximo Vectra era um modelo com plataforma do Astra G e visual do Astra H que você verá em outra oportunidade.
Na Alemanha com a renovação do Volkswagen Passat e uma reforma visual do Ford Sierra a marca aproveitou para desenvolver o sucessor do Ascona/Cavalier e isso exigiu uma plataforma mais nova e o Ascona/Cavalier vinha nos motores 1.6 de 12.7KGFMa2600RPM e 75CVa5200RPM, o 2.nada que vinha em duas configurações a primeira com 17.8KGFMa3000RPM e 116CVa5600RPM e o 2.nada da versão GT sem catalizador com 18.3KGFMa4600RPM e 130CVa5600RPM e a 1.6 diesel de origem Isuzu com 9.8KGFMa2400RPM e 54CVa4600RPM e esses mesmos motores estavam no Cavalier inglês.
O Opel Ascona na carroceria sedã e os motores eram o 1.6 de 75CV, o 2.nada de 116CV e 130CV e o 1.6 á diesel de 54CV.

O Vauxhall Cavalier inglês e os mesmos motores do Opel Ascona.
E em outubro de 1988 na linha 1989 chegava o Opel Vectra ele vinha nas carrocerias Hachtback de quatro portas e sedã de quatro portas, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas, as dimensões e suspensões eram os mesmos do modelo nacional e a oferta de motores era ampla: tinha três á gasolina e uma á diesel e na Inglaterra ele mantinha o nome Vauxhall Cavalier e com essa nova geração ele perdia o conversível e a perua já que a Holden estava aliada com a Toyota e produzia uma versão local do Camry chamada de Apollo e a oferta começava pelo Família I 1.6 o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 81.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão era de 9,2:1 e a injeção eletrônica era monoponto e com isso gerava 12.7KGFMa2600RPM e 75CVa5200RPM é o mesmo motor que equipou a família Corsa no Brasil? ele mesmo. imagina a lerdeza que não deve ser.... mas na Europa sempre tem mais opções a segunda opção era o Família II 1.8 dotado de carburador de corpo duplo, o seu diâmetro era de 84.8mm e o curso era de 79.5mm o que totalizavam 1796cm3, a sua taxa de compressão é de 9,2:1 e como sempre comando de válvulas simples no cabeçote acionado por  correia dentada e bloco de ferro e cabeçote de alumínio e com isso gerava 14.5KGFMa2800RPM e 88CVa5400RPM é o mesmo motor que equipou Monza, Kadett e Astra 1.8 no Brasil? ele mesmo e por último o Família II 2.nada que já citamos no Vectra nacional e inclusive gerava 17.3KGFMa2600RPM e 115CVa5200RPM e á diesel só tinha o 1.7 da Isuzu, o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso era de 79.5mm o que totalizavam 1700cm3, a sua taxa de compressão é de 23:1 e com isso gerava 10.7KGFMa2500RPM e 57CVa4600RPM e nesse caso só vale a economia.... as dimensões eram as mesmas do modelo nacional, só o hacht media 4.23metros de comprimento e no resto era igual.
O Opel Ascona/Vauxhall Cavalier Hacht chegava ao mercado e os motores eram o 1.6 de 75CV, 1.8 de 88CV, 2.nada de 116CV e 1.7 á diesel de 54CV, mais tarde chegava o 1.6 de 92CV, 1.8 de 90CV, o 2.nada 16V de 150CV   e a opção de tração 4x4.

Aqui é a carroceria sedã e os mesmos motores do Hacht.
Em outubro de 1989 na linha 1990 chegava a versão 2000 e junto com ela a opção de tração 4x4 para essa versão e para o 2.nada i e 1.8 S, o 2000 estreava no Vectra o conhecido Família II 2.nada 16V ou CX20E que gerava 20KGFMa4600RPM e 150CVa6000RPM é o mesmo motor do nosso Vectra GSi? ele mesmo. Em outubro de 1990 na linha 1991 chegava a injeção eletrônica monoponto ao motor 1.8 e com isso gerava 14.8KGFMa3000RPM e 90CVa5400RPM e chegava o belo cupê Calibra com seu Cx de 0,26 e ele media 4.49metros de comprimento,1.69metros de largura,1.32metros de altura e o mesmo entre - eixos do Vectra e duas opções de tração: dianteira e integral e duas opções de motor a 2.nada de 8 válvulas e 16 válvulas já citados no Vectra e a suspensão traseira era independente por braços inferiores triangulares.
O Calibra chegava ao mercado e os mesmos motores 2.nada e 8 e 16 válvulas do Vectra, mais tarde chegava o 2.nada de 16 válvulas Turbo com 204CV e mais tarde o 2.5V6 de 170CV.
Em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda, em outubro de 1992 na linha 1993 o Vectra A /Cavalier MK3 ganhava nova grade dianteira era o modelo que conheceríamos no Brasil no ano seguinte e os motores seguiam os mesmos tanto o 1.6, como o 1.8 e o 2.nada e o 2000 virava GT e mantinha o 2.nada 16V e mantinha o 1.7 á diesel e estreava o 1.7 Turbo Diesel o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 86mm o que totalizavam 1686cm3, a sua taxa de compressão é de 22:1 e com isso gerava 17.1KGFMa2400RPM e 82CVa4400RPM e o 1.7 á diesel da Isuzu foi a 10.7KGFMa2400RPM e 60CVa4600RPM e o Calibra estreava o 2.nada 16V Turbo ou seja o CX20E ganhava o reforço do Turbo e com isso gerava 28.5KGFMa2400RPM e 204CVa5800RPM imagine o canhão que não devia ser. aliás os europeus tem "sub-motores" mas quando podem pagar por motor bem forte eles tem.
Na foto um Vauxhall/ Cavalier representando o Hacht e os motores eram os mesmos citados antes nos modelos á gasolina e nos modelos á diesel o 1.7 vai a 60CV e o turbo diesel vai 82CV.

Aqui um Opel Vectra representando um sedã e os mesmos motores do Hacht e mais tarde estreava o 2.5V6 já citado no Calibra.
Em outubro de 1993 na linha 1994 chegava o 1.6 passava por alterações e com isso passava a gerar 13KGFMa2800RPM e 71CVa5000RPM e estreava o motor 2.016V Turbo junto  com a tração 4x4 para o Vectra/Cavalier   e com ela o mesmo esquema de suspensão para do Calibra para o Vectra 4x4 e para o Calibra estreava o motor Ecotec  V6  de 2.5 litros era o GM 54 graus dotado de bloco de ferro e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e injeção eletrônica multiponto, o seu diâmetro era de 81.6mm e o curso era de 79.6mm o que totalizavam 2498cm3, a sua taxa de compressão produzia 10,8:1 e com isso gerava 23.1KGFMa4200RPM e 170CVa6000RPM é o motor que foi prometido para nosso Vectra B e não foi cumprido? sim ele mesmo.
           O 2.016V Turbo 4x4 chegava ao mercado é o mesmo motor já citado no Calibra.
 
 Em outubro de 1994 na linha 1995 o motor V6 chegava ao Vectra/Cavalier e em outubro de 1995 na linha 1996 chegava o Vectra B ele chegava nas carrocerias Hacht de quatro portas e sedã, o sedã é o nosso conhecido e o Hacht media 4.29metros de comprimento. duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas e nos motores ele tinha cinco opções de motores á gasolina e uma á diesel, a primeira á gasolina era o já conhecido Família I 1.6 da geração anterior que gerava 13KGFMa2600RPM e 75CVa5200RPM, a segunda opção estreava o Ecotec  1.616V o diâmetro x curso era o mesmo do de 8 válvulas, a injeção era multiponto e taxa de compressão era de 10,5:1 e com isso gerava 15.3KGFMa3200RPM e 100CVa6200RPM,  estreava o Ecotec I 1.816V o seu diâmetro é de 80.5mm e o curso é de 88.2mm o que totalizavam 1796cm3, a sua taxa é de 10,8:1 e com isso gerava 17.3KGFMa3600RPM e 115CVa5400RPM é o mesmo que esteve na Meriva em 2003? ele mesmo, estreava o Ecotec 2.nada 16V o seu diâmetro x curso eram iguais, a taxa de compressão era de 10,8:1 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio  e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 19.2KGFMa3200RPM e 136CVa5600RPM e era mantido o Ecotec V6 de 2.5 litros e o 1.7 Turbo Diesel da geração anterior também e lembrando que o V6 era exclusivo do GSi.
O Hachtback era reformado o visual e os motores eram o 1.6 de 75CV, estreava o 1.616V de 100CV, o 1.816V de 116CV, o 2.nada 16V de 136CV  e o  1.7 Turbo Diesel, mais tarde o 2.nada  16V Turbo Diesel Di de 82CV e mais tarde o 2.nada 16V  DTi com 100CV.

O sedã era igual ao nosso modelo, só que a diferença era ampla opções de motores para o modelo.
O Esportivo GSi na carroceria Hacht e com motor 2.5V6 que já citamos anteriormente.

O sedã também tinha uma versão GSi.
 
 
E na Inglaterra ele passava a se chamar Vauxhall.... Vectra e é o carro odiado pelo Jeremy Clarkson, o por que eu não sei. Em outubro de 1996 na linha 1997 chegava a perua Caravan que na Inglaterra se chamava Estate tinha as mesmas medidas do sedã, pena que a GMB foi vesga e não fabricou aqui por que se não seria um sucesso de vendas e junto com a perua o 1.7 Turbo Diesel era substituído pelo 2.nada  16V DTi , o seu diâmetro é de 84mm e o curso é de 90mm o que totalizavam 1994cm3, ele vinha com turbo e intercooler, a sua taxa de compressão é de 18,5:1 e com isso gerava 18.9KGFMa1800RPM e 82CVa4300RPM substituindo o antigo 1.7 Turbo Diesel e nos motores nada mudava.
                                A Perua Caravan/Estate com os mesmos motores do Hacht.
Em outubro de 1997 na linha 1998 chegava o 2.nada 16V DTi em lugar do antigo Di esse motor passava por alterações para gerar 20.9KGFMa1600RPM e 100CVa4800RPM e o Calibra dava adeus, em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda e em março de 1999 chegava uma reforma visual com nova grade dianteira, faróis e para - choques e perdia a versão GSi mas não o motor dela, nos motores o Família I 1.6 era mantido, estreava o Ecotec 1.616V o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 81.5mm , a sua taxa de compressão é de 15.3KGFMa3600RPM e 100CVa5400RPM, o Ecotec 1.816V o seu diâmetro é de 80.5mm e o curso é de 88.2mm o que totalizavam 1796cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 17.3KGFMa3400RPM e 115CVa5400RPM é o mesmo motor que está no Cruze nacional hoje? ele mesmo mas sem comando e coletores variáveis, o Ecotec 2.nada 16V e V6 2.5 eram mantidos, assim como  os Di 2.nada 16V e DTi 2.nada 16V.
Aqui o Hacht que vinha com motor 1.6 de 75CV, 1.616V de 100CV, 1.816V de 116CV e os 2.nada e V6 de 2.5 litros eram mantidos, o 1.816V com coletor gerava 122CV, mais tarde chegava o 2.216V de 147CV e o V6 de 2.6 litros e 170CV, assim como os Di e DTi 2.nada 16V e mais tarde o 2.216V DTi.

O sedã com os mesmos motores do Hacht.

A Perua Caravan com os mesmos motores e todos tendo reformas visuais.
E era a linha 2000 e na mesma época o Família I 1.6 dava adeus, em outubro de 2000 na linha 2001 ele mantinha o Ecotec 1.616V, o Ecotec 1.816V ganhava coletores variáveis e com isso gerava 17.6KGFMa3600RPM e 122CVa5600RPM, o Ecotec 2.nada 16V dava lugar ao 2.216V o diâmetro era mantido e o curso passava a 94.6mm a taxa de compressão era de 10:1 e tinha bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 20.7KGFMa4000RPM e 148CVa6000RPM e o Ecotec V6 de 2.6 litros, o curso do 2.5 era mantido e o diâmetro vai a 82.9mm e o que totalizavam 2597cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 é da mesma família de 54 graus da GM e com isso gerava 25.5KGFMa3600RPM e 170CVa5800RPM e o 2.nada Di dava adeus, o 2.nada 16V DTi continuava e estreava o 2.216V DTi, o seu diâmetro do 2.nada era mantido e o curso foi a longos 98mm o que totalivam 2198cm3 e mantinha a taxa de compressão e com isso gerava 27.5KGFMa1500RPM e 125CVa4000RPM tinha mais torque que o V6 e era mais potente que o 1.6 e 1.8 de 16 válvulas. Em outubro de 2001 era apresentado o Vectra de nova geração e com ele o adeus da plataforma GM 2900 na Europa.
Na Austrália com o acordo entre GMH(General Motors Holden) e a Toyota local inviabilizou o Vectra A por lá e com isso a Holden oferecia um carro baseado no Camry era o JP Apollo que vinha com dois tipos de carrocerias: sedã e perua(Wagon) e duas opções de motores o 2.216V de 18.9KGFMa4400RPM e 126CVa5200RPM e o V6 de 3 litros que gerava 26.9KGFMa4400RPM e 185CVa5200RPM e ambos eram fabricado pela Toyota em Altona e ambos os motores eram da Toyota.
O JP Apollo que era um Camry com outro logotipo e motores 2.216V de 126CV e o V6 de 3 litros e 24 válvulas com 185CV.
Em março de 1997 com o fim do acordo com a Toyota a marca da terra dos cangurus se volta a Opel e opta pela importação do Hacht e pela fabricação local do sedã era o JR Vectra, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas e única opção de motor o Ecotec 2.nada 16V que gerava 18.9KGFMa4000RPM e 136CVa5600RPM e ele não fez sucesso no mercado local já que os australianos tinham o Commodore a preços bons,mas nos países asiáticos foi bem vendido até a crise desses países.
O Holden JR Vectra chegava ao mercado e o motor era o 2.nada 16V de 136CV.
Em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda, em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda e em março de 1999 já adiantando a linha 2000 chegava o JS Vectra com nova grade dianteira, faróis, para - choques e pequenas mudanças na lanterna e a reboque das mudanças o 2.nada 16V era substituído pelo Ecotec 2.216V que gerava 20.4KGFMa4000RPM e 141CVa5200RPM e além do sedã feito localmente, o Hacht importado também mudava e chegava a Wagon também importada.
O Holden JS Vectra chegava ao mercado e o motor agora era o 2.216V de 141CV e mais tarde chegava o V6 de 2.5 litros com 170CV.
Em outubro de 2000 na linha 2001 ela ganhava a opção do Ecotec V6 de 2.5 litros, 24 válvulas que gerava 25.4KGFMa3600RPM e 170CVa5800RPM ou seja os australianos não aguentariam ficar sem opções de motor mais forte, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2002 na linha 2003 e em março de 2003 ele deixa de ser fabricado localmente substituído pelo Vectra C importado que lá se chamava Holden Vectra ZC e era o fim da plataforma GM2900 na Austrália.
      Em outubro de 1995 na linha 1996 eles ganhavam um Opel Vectra B com outra casca era o Chevrolet Cavalier de terceira geração ele agora vinha nas carrocerias sedã de quatro portas, cupê e conversível ambos com duas portas, a Wagon(perua) dava adeus e o antigo Cavalier usava dois motores o 2.2 de 120CV e o 3.1V6 de 140CV.
O Cavalier antigo que usava a plataforma J(a mesma do Monza nacional) e os motores eram o 2.2 de 120CV e o 3.1V6 de 140CV.
Ele media 4.58metros de comprimento,1.71metros de largura,1.39metros de altura e 2.64metros de entre - eixos e o cupê tinha as mesmas medidas, a única diferença era as duas portas a menos e o conversível tinha 2cm a menos e nos motores duas opções a primeira  era o   2.2 OHV da família 122 renomeado Vortec 2200, com bloco de ferro e cabeçote de alumínio e comando de válvulas no bloco, dotado de injeção eletrônica multiponto, o seu diâmetro era de 89mm e o curso era de 88mm o que totalizavam 2190cm3, sua taxa de compressão produzia 9,1:1 e com isso gerava 17.9KGFMa4000RPM e 122CVa5200RPM e a segunda era o Oldmosbile 2.316V Quad-4, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado, o seu diâmetro é de 92mm e o curso é de 85mm, a taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso gerava 20.7KGFMa4800RPM e 152CVa6000RPM e lembrando que para o cupê esse motor estava disponível para o Z24, a suspensão e os freios seguiam o Vectra nacional e no câmbio duas opções: manual de cinco marchas e automática de 4 marchas.
O Cavalier chegava ao mercado e os motores eram o 2.2 de 122CV e o 2.316V de 150CV e mais tarde substituído pelo 2.416V de 152CV.

O Cavalier cupê chegava ao mercado com os mesmos motores.

O Cavalier conversível também com os mesmos motores já citados.
Em outubro de 1996 na linha 1997 o 2.316V é substituído pelo 2.416V também Oldmosbile Quad-4, o seu diâmetro é de 90mm e o curso é de 94mm o que totalizavam 2392cm3, a taxa de compressão produzia 9,5:1 e com isso gerava 21.4KGFMa4400RPM e 152CVa5600RPM a prioridade era o torque nesse motor. Em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda, em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda, em outubro de 1999 na linha 2000 ele ganhava novos faróis e lanternas, nos motores não mudava nada e o conversível continuavam com o mesmo visual.
Na linha 2000 ganhava novos faróis e os motores 2.2 e 2.416V eram mantidos e mais tarde o 2.2 passava a gerar 117CV e trocava o 2.416V pelo 2.216V de 142CV.

O cupê tinha os mesmos motores do sedã.
Em outubro de 2000 na linha 2001 o conversível dava adeus, em outubro de 2001 na linha 2002 o 2.2 de comando de válvulas no bloco ganhava mais torque passava a 18.3KGFMa3600RPM e perdia potência para cumprir as legislações:117CVa5000RPM era chamado de Vortec 2200, em outubro de 2002 na linha 2003 o motor 2.416V Oldmosbile é substituído pelo Ecotec 2.216V que tinha diâmetro x curso do Ecotec 2.216V europeus, a taxa de compressão no modelo americano era de 10:1 e com isso gerava 20.7KGFMa4000RPM e 142CVa5600RPM e também dotado de comando de válvulas e coletores variáveis e o cupê mantém o 2.416V da geração anterior na versão Z24. Em outubro de 2003 na linha 2004 ele ganhava nova grade dianteira e novos faróis  e marcava também o abandono do motor 2.2 de comando de válvulas no bloco, agora o Ecotec 2.216V era padrão para todos os modelos e também para o cupê a versão Z24 do cupê dava adeus.
O Cavalier ganhava nova grade dianteira e faróis e o motor agora era apenas o 2.216V.
 

O cupê também ganhava as alterações e o motor também era o mesmo do sedã.
Em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda e em março de 2005 ele dava adeus era substituído pelo Cobalt americano(diferente do nosso modelo) e com isso a GM dava adeus a plataforma GM 2900 na América do Norte na base Chevrolet.
O Cavalier nas primeiras gerações teve versões Cadillac(Cimarron),Sunbird(Pontiac), Starfire(Oldsmobile) e Firenza(Buick).agora nessa terceira geração ele só teve o Sunfire que tinha grade dianteira e faróis diferentes e lanternas diferentes, já os motores eram os mesmos 2.2 e 2.316V já citados aqui, além do câmbio e nas três carrocerias: sedã de quatro portas, cupê de duas portas e conversível de duas portas.
O Sunfire na carroceria sedã de quatro portas e os mesmos motores 2.2 e 2.316V já citados ,mais tarde o 2.316V dava lugar ao 2.416V.

O Sunfire conversível com os mesmos motores.
E o antigo Sunbird? bem ele vinha com os 2.nada feito no Brasil com 110CV e o 3.1V6 de 140CV.
                                 O Sunbird  com motor 2.nada de 110CV e 3.1V6 de 140CV.
e lógico o  Sunbird foi substituído pelo Sunfire, em outubro de 1996 na linha 1997 ele troca o 2.316V pelo 2.416V já citados no Cavalier e seguiu sem alterações até outubro de 1999 na linha 2000 quando ganhou nova grade dianteira e faróis incluindo o modelo conversível.
O Sedã de quatro portas é apresentado com nova grade dianteira e os motores eram o 2.2 e o 2.416V já citados e mais tarde trocava o 2.416V pelo 2.216V.

O cupê com os mesmos motores do sedã.

O Conversível que ganhava nova dianteira.
Em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2001 na linha 2002 chegava o 2.216V já citado no Cavalier no lugar do 2.416V e em outubro de 2002 na linha 2003 nova grade dianteira e faróis e  agora o motor único é só o 2.216V.
O cupê assim como sedã ganhava nova dianteira e o motor agora era apenas o 2.216V.
Em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda e em março de 2005 ele dá o seu adeus.
 A GM tratou de lançar a Série L da Saturn  que vinha na mesma plataforma GM 2900 , mas com alterações o comprimento era de 4.83metros, a largura era de 1.74metros , a altura era de 1.45metros e o entre  - eixos é de 2.70metros, a sua largura é de 1.75metros e e tinha a opção da perua(Wagon) que media 1.46metros de altura , o câmbio é manual de cinco marchas ou automático de 4marchas e duas opções de motores a primeira era o quatro cilindros Ecotec 2.216V que já citamos no Cavalier e a segunda era o Ecotec V6 de 3 litros ,24 válvulas da família 54 graus da GM, o seu diâmetro é de 86mm e o curso é de 85mm, o que totalizavam 2962cm3, taxa de compressão de 10,8:1 e com isso gerava 26.3KGFMa3800RPM e 180CVa5200RPM. A suspensão e freios seguiam o Vectra nacional as versões eram L 100,L200 e L300 para o modelo topo de linha.
A Série L chegava ao mercado e o motor era o 2.216V já citado no Cavalier e o V6 de 3 litros com 180CV.

A Wagon da série L com os mesmos motores do sedã.
Em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2002 na linha 2003 ele ganhava nova grade dianteira  e faróis e os motores continuavam os mesmos.
Nova grade dianteira e faróis marcavam a linha 2003 e os motores continuavam os mesmos 2.216V e V6 3 litros.
                                  A Wagon também  mudava e mantinha os mesmos motores.
Em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 a plataforma GM 2900 dá adeus da América do Norte e ele é substituído pelo Aura.
     Na Europa o antigo 900 precisava mudar  e ganhar uma nova geração e a Saab agora nas mãos da GM resolve investir no projeto, só que a ideia original era criar um Vectra com outro emblema, mas os suecos modificaram tudo e lógico o modelo antigo vinha com três tipos de motores, o primeiro era o 2.nada 16V de projeto da própria Saab e com duas configurações a primeira com 17.3KGFMa3000RPM e 128CVa5600RPM, a segunda com 20.3KGFMa3500RPM e 146CVa6000RPM e por último o 2.nada 16V Turbo que gerava 27.8KGFMa2800RPM e 185CVa5600RPM.
O antigo 900 com  motores 2.nada 16V de 128CV e 146CV e o 2.nada 16V Turbo de 185CV.
Em outubro de 1993 na linha 1994 é lançada a segunda geração do 900 ele vem nas carrocerias Hacht de duas ou quatro portas, ele media 4.64metros de comprimento,1.71metros de largura,1.46metros de altura e 2.60 metros de entre - eixos e três opções de motores ambos da família B da Saab com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, 16 válvulas, a primeira era o 2.nada o seu diâmetro era de 90mm e o curso era de 78mm o que totalizavam 1985cm3,a sua taxa de compressão era de 9,5:1  que gerava 18KGFMa4300RPM e 130CVa6100RPM e o 2.3 mantinha o diâmetro e o curso foi para 90mm o que totalizavam 2290cm3 que gerava 21.4KGFMa4300RPM e 150CVa5700RPM e a taxa de compressão do 2.nada era de 10:1 e do 2.2 era de 10,5:1 e por último o Ecotec V6 de 2.5 litros era o mesmo que já citamos no Opel Vectra/Vauxhall Cavalier que gerava 23.1KGFMa3800RPM e 170CVa5800RPM.
A nova geração do 900 chegava ao mercado sobre nova plataforma e nos motores 2.nada 16V de 130CV, 2.316V de 150CV e o V6 de 2.5 litros com 170CV e mais tarde o 2.nada turbo.

O Hacht de quatro portas também chegava ao mercado e o mesmo motores já citados no Hacht.
Em outubro de 1994 na linha 1995 chegava o conversível chamado de Cabriolet e junto com ele chegava o motor 2.nada 16V Turbo da família B da Saab, a taxa de compressão baixava para 9,2:1 e com isso gerava 26.8KGFMa2100RPM e 185CVa5500RPM.
             O 900 Cabriolet chegava  ao mercado e os mesmos motores do hacht duas portas.
E seguiu assim até outubro de 1998 quando chegou o seu sucessor que é o 9-3 ele vinha nas carrocerias Hacht de duas ou quatro portas, duas opções de motor e câmbio e nos motores eram mantidos os 2.nada 16V e 2.316V da família B estreava mais três motores turbo, o primeiro era o 2.nada 16V só que em configuração mais mansa 22.3KGFMa3600RPM e 155CVa5600RPM, a configuração de 185CV era mantida e estreava a versão mais "brava" que gerava 28.8KGFMa2300RPM e 200CVa5500RPM e estreava o 2.2 16V Turbo Diesel de origem Opel e com isso gerava 26.5KGFMa1900RPM e 115CVa4300RPM, a suspensão e os freios seguiam o mesmo esquema do Vectra nacional e com mudanças e ele perdia a opção do motor V6.
O 9-3 chegava ao mercado e os motores 2.nada 16V e 2.316V eram mantidos, estreava o 2.nada 16V Turbo de 155CV, o 2.nada 16V Turbo de 185CV e o 2.nada 16V Turbo de 200CV e o 2.2 Turbo Diesel de 115CV.
Em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda e chegava o Cabriolet e seguiu assim até outubro de 2002 quando ele trocou a GM2900 pela Epilson que é do Vectra C.
Mas a Saab usou a base para fazer um modelo maior era o 9-5  que media 4.80metros de comprimento, 1.80metros de largura,1.45metros de altura e 2.70metros de entre - eixos e nos motores a oferta começava pelo 2.nada 16V Turbo da Saab é o mesmo do 9-3 mas calibrado para gerar 24.5KGFMa1800RPM e 150CVa5500RPM, o 2.316V Turbo da Saab tinha uma taxa de compressão de 9,3:1 e com isso gerava 28.5KGFMa1800RPM e 170CVa5500RPM.
O sedã 9-5 chegava ao mercado e tinha dois motores turbo: o 2.nada com 150CV e o 2.3 com 170CV ambos de 16 válvulas ,mais tarde chegava o V6 3 litros turbo com 24 válvulas e 200CV e os Turbo Diesel V6 de 3 litros com 176CV e o 2.2 Turbo diesel de 120CV.
Ele foi criado para substituir o 9000 que foi herança da Fiat que tinha a plataforma do Croma/Lancia Thema e Alfa Romeo 164 que usava o motor 2.316V Turbo da família B da Saab com 34.5KGFMa1800RPM e 224CVa5500RPM, o Ecotec V6 de 3 litros de origem GM que já citamos no Saturn Série L que gerava 27.5KGFMa3300RPM e 211CVa5600RPM e o 2.nada 16V Turbo que gerava 21.9KGFMa2500RPM e 150CVa5500RPM.
O 9000 tinha chassi do Fiat Croma e os motores eram os 2.nada 16V Turbo de 150CV, 2.316V Turbo de 224CV  e o V6 de 3 litros com 211CV.
E o 9-5 no início não tinha opção do motor V6, em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda e em outubro de 1999 na linha 2000 além desse motores ele ganha a companhia do  Ecotec V6 de 3 litros com turbo e com isso passava a gerar 31.6KGFMa2500RPM e 200CVa5000RPM. Em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2001 na linha 2002 chegava o V6 de 3 litros Turbo Diesel, o seu diâmetro é de 87.5mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 2962cm3, a sua taxa de compressão era de 18:1 e com isso gerava 35.7KGFMa1800RPM e 176CVa4000RPM e em outubro de 2002 na linha 2003 chegava o 2.2 Turbo Diesel(TID) de 120CVa4300RPM e mantinha o torque era o mesmo do 9-3 e seguiu sem alterações até março de 2010 quando chegou a nova geração baseada na plataforma Epilson que é a do Vectra C.
Se a GM nos EUA ganhou os Geo/Chevrolet Prizm, a Toyota também ganhou o seu GM era o Cavalier  e ele foi lançado no Japão em outubro de 1996 na linha 1997 e ele foi produzido localmente e os motores eram de origem GM era o Quad-4 2.416V de origem Oldmosbile que gerava 21.4KGFMa4400RPM  e 152CVa5600RPM e ele vinha nas carrocerias sedã e cupê.
O Toyota Cavalier só tinha o emblema da Toyota e o motor era o mesmo 2.416V da GM.
 

O cupê também estava disponível e o mesmo motor do sedã.
Em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda, em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda, em outubro de 1999 na linha 2000 ele muda o painel e em junho de 2000 ele deixa de ser produzido no Japão.
O cupê Calibra chegava ao mercado brasileiro em agosto de 1993 já como linha 1994 e em única opção de acabamento denominada pelo motor "2.016V" pela indicação do motor era o mesmo 2.nada 16V do Vectra GSi que chegaria um mês depois, o câmbio também era o mesmo.
O Calibra chega ao mercado com motor 2.nada 16V de 150CV.
E no mesmo mês ele era testado: 0a100KM/H em 10.1segundos, chegou a 215KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.8KM/L e  o rodoviário foi de 13.3KM/L vazio e 12.9KM/L carregado. Em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda, em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda e em outubro de 1996 o cupê importado da Alemanha dava adeus.
 No Brasil essa plataforma foi usada para substituir o Monza e com isso os Vectra de primeira e segunda geração estiveram por aqui e eram os Vectra "de verdade" e ainda tivemos o cupê Calibra, mas foi uma plataforma muito usada no exterior e lógico destaca-se a suspensão independente nas quatro rodas dessa plataforma e a segunda geração do Vectra fez sucesso entre 1996 e 2001 e depois só foi ladeira abaixo até dar lugar ao modelo baseado no Astra, mas mesmo assim o Vectra B parece um carro carismático.
 DICIONÁRIO ECOTEC
1.616V E 1.816V: DERIVADOS DA FAMÍLIA 1
2.NADA 16V:DERIVADO DA FAMÍLIA II
2.216V: DERIVADO DA FAMÍLIA L0850.
 

 

 
 
 

 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

 

 
 


 
 

 
 
 
 

 
 
 
 

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