Mercedes-Benz plataforma W168/169: A vida do Classe A no Brasil e na Europa.

O CLASSE A FOI O PRIMEIRO AUTOMÓVEL DA MERCEDES-BENZ FEITO NO BRASIL, MAS ELE NÃO FOI UM SUCESSO SEJA FATOR EXTERNO OU INTERNOS.
Durante 43 anos a Mercedes-Benz apenas produzia caminhões no Brasil, em 1996 ela decide abrir uma fábrica de carros no Brasil e escolhe Juiz de Fora-MG para produzir o futuro compacto Classe A e que ironiza do destino, agora essa fabrica decide a produzir o Acello e Actros que inclusive tem a opção do V8 e lógico que o caminhão mais potente antes do Classe A nacional estrear nas lojas era o LS 1938 que usava o motor OM 457 LA de 12 litros que gerava 189KGFMa1100RPM e 380CVa1900RPM.
                             O LS 1938 com o seu motor de 12 litros(12. nada ) com 380CV.
Em maio de 1999 chegava o primeiro carro nacional da  estrela de três pontas, ele era conhecido como A 160 e em duas versões de acabamento: Classic e Elegance , ao contrário de outros Mercedes-Benz ele era uma minivan com motor dianteiro transversal e tração dianteira, ele era o menor carro nacional a venda media 3.57metros de comprimento,1.72metros de largura, 1.60metros de altura e 2.42metros de entre - eixos, ele vinha com duas opções de câmbio: manual ou semi-automático que era o manual sem pedal de embreagem e a única opção de motor é o M166 1.6 ,quatro cilindros em linha de 8 válvulas com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica ele era importado da Alemanha, o seu diâmetro era de 80mm e o curso de 79.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão produzia 11:1 e com isso gerava 14.9KGFMa4000RPM e 99CVa5250RPM, A sua suspensão era independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é braços arrastados e os freios eram discos ventilados na dianteira e tambor na traseira com ABS.
O A160 chegava ao mercado com o motor 1.6 de 99CV e mais tarde ele passava a 102CV.
Qualidades? bom acabamento, robustez mecânica, excelente acabamento e boa quantidade de itens de segurança(o primeiro carro nacional com ESP) , defeitos? espaço apertado e preços de compra muito caro e manutenção cara e lógico o principal foi o preço que na época do lançamento era similar ao um Vectra ou Marea carros badalados da época, na pista a versão sem-automática foi testada:0a100KM/H em 14.7segundos, chegou a 178KM/H segundo a Mercedes-Benz e o consumo médio foi de 11.8KM/L com o ar desligado e 9.9KM/L com ar ligado. ao menos ele foi econômico e ele foi lançado como linha 2000 e havia o fator que a Mercedes-Benz não teve culpa: a Alta do dólar e a queda do mercado interno e isso foi uma das causas do Classe A não ter vendido bem. Em agosto de 1999 é vez do A 160 Classic manual  ser testado: 0a100KM/H em 12.7segundos, chegou a 175KM/H e o seu consumo urbano foi de 10.6KM/L sem ar condicionado e 8.6KM/L com ar ligado e o rodoviário foi de 17.5KM/L com o ar desligado e 16KM/L com o ar ligado ou seja o Classe A na versão 160 foi econômico, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em junho de 2000 ele ganha a opção do motor 1.9 que foi chamado de A190 o seu motor pertence a família M166 e tem a mesma concepção do 1.6 só que o diâmetro foi a 84mm e o curso foi a 85.6mm o que totalizavam 1868cm3, a sua taxa de compressão produzia 10,8:1 e com isso gerava 18.4KGFMa4500RPM e 125CVa5500RPM.
                                                           O A190 com motor 1.9 de 125CV.
E a melhora foi sentida na pista foi de 0a100KM/H em 9.6segundos não testaram a velocidade máxima , o seu consumo urbano foi de 7.5KM/L com ar desligado e 6KM/L com o ar ligado e o rodoviário foi de 15.5KM/L com o ar desligado e 14.4KM/L com o ar ligado ou seja o desempenho foi bem, mas o consumo piorou especialmente na cidade, embora piorou na rodovia, mas ainda é um carro econômico na rodovia. Em outubro de 2000 na linha 2001 o motor 1.6(160) só estava disponível para o Classic, já o Elegance agora vinha com o 1.9(190) e o Classic podia  ter o 190(1.9) e também tinha a opção do câmbio semi-automático(embreagem automática e alavanca manual), em junho de 2001 na linha 2002 o A 190 Elegance ganhava a opção do câmbio automático sequencial de cinco marchas que é chamada de Speedtronic pela estrela de três pontas e era o primeiro carro nacional com câmbio automático sequencial , mas as vendas não decolavam, mas mesmo assim tinha cliente fiéis, em outubro de 2002 na linha 2003 ele perde a versão Elegance manual e chegava a versão Avantaguarde que vinha com novas lanternas traseiras e visual esportivo e o motor era o mesmo 1.9(190) e o 1.9(190) dava adeus ao Classic e agora era o único com câmbio semi-automático(manual com embreagem automática).
O A190 Avantguarde chegava ao mercado e era o mesmo motor 1.9 que já citamos acima.
Em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda e em outubro de 2004 na linha 2005 todas as versões ganhavam a lanterna do Avantguarde e setas nos retrovisores e o nome das versões agora vai onde eram as setas repetidoras e as versões continuam Classic,Elegance e Avantguarde , as três opções de câmbio: manual, manual com embreagem automática e automática sequencial todas com cinco marchas e os motores 160(1.6) e 190(1.9) e versões eram A 160 Classic manual, A 160 Classic semi-automático,A 190 Elegance automático e A190 Avantaguarde manual.
Seta de direção nos espelhos retrovisores e lanternas do Avantguarde para todas as versões era a despedida da primeira geração do Classe A como nacional e os motores 1.6(160) e 1.9(190) era mantidos.
Em outubro de 2005 ele dá o seu adeus embora com fila de espera pelas últimas unidades, foi substituído por uma nova geração importada da Alemanha.
 Em outubro de 1997 na linha 1998 era lançado o modelo Classe A ele tinha as mesmas dimensões do modelo nacional e era o primeiro Mercedes-Benz com motor transversal e tração dianteira e por lá ele vinha em duas opções de motor, a primeira era 1.4(140) também da família M166 de mesma concepção do 1.6 nacional, o seu diâmetro era de 80mm e o curso era de 69.5mm o que totalizavam 1397cm3, a sua taxa de compressão era de 11:1 e com isso gerava 13.2KGFMa3750RPM e 82CVa5000RPM e o 1.6(160) que é o mesmo do modelo nacional mas que no velho mundo gerava 15.3KGFMa4000RPM e 102CVa5250RPM e duas opções de  câmbio: manual ou automático sequencial de cinco marchas.
O Classe A chegava ao mercado com motor 1.4(140) de 82CV  e 1.6(160) de 102CV , mais tarde chegavam  os 1.7 Turbo Diesel de 60CV(160 CDI) e 90CV(170 CDI),  o 1.9(190) de 125CV.
Mas surge o teste do alce e o menor carro da estrela de três pontas capota e o resultado: vendas suspensas, a Mercedes-Benz comprou todos os carros que já haviam sido vendidos e marca coloca o controle de estabilidade e de tração e muda a suspensão e em janeiro de 1998 as vendas voltam ao normal, em outubro de 1998 na linha 1999 chegavam os modelos  160 CDI e 170 CDI, o primeiro vinha com o motor OM 668 Turbo,intercooler,common-rail á diesel, o seu diâmetro era de 80mm e o curso era de 84mm o que totalizavam 1689cm3, a sua taxa de compressão era de 19:1 e com isso gerava 16.3KGFMa1500RPM e 60CVa3600RPM e o segundo vinha com esse mesmo motor, mas gerava 18.3KGFMa1600RPM e 90CVa4200RPM, em outubro de 1999 na linha 2000 chegava o motor 1.9(190) é o mesmo que chegaria ao Brasil seis meses depois que gerava 18.4KGFMa4000RPM e 125CVa5500RPM, Em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em abril de 2001 o Classe A ganhava uma reestilização com novos  para- choques e grade dianteira e a reboque das mudanças chegava a versão alongada que media 3.78metros de comprimento e 2.59metros de entre - eixos, largura e altura eram mantidos e a versão normal passava a 3.60metros, nos motores á gasolina continuavam os 1.4(140), 1.6(160) e 1.9(190) e nos motores á diesel o OM 668 1.7 mantém as duas configurações só que a versão de 60CV é substituída por uma versão que gera 16.3KGFMa1600RPM e 75CVa3600RPM(160 CDI) e a versão de 90CV é substituída por uma versão que gera 18.3KGFMa1600RPM e 95CVa4200RPM(170 CDI) e esse motores estavam na versão alongada e ambos como linha 2002.
Ele é reestilizado na dianteira e na traseira e os motores á gasolina: 1.4(140), 1.6(160) e 1.9(125) eram mantidos e o 1.7 Turbo Diesel agora gerava 75CV(160 CDI) e 95CV(170 CDI).

A versão alongada chegava ao mercado era o mesmo motor da versão curta.
Em outubro de 2002 na linha 2003 chegava o esportivo Evolution para as versões curta e longa, por fora rodas de liga- leve e grade dianteira diferenciada e reboque das mudanças visuais vinha o motor 2.1 da família 166, o seu diâmetro era de 84mm e o curso de 94mm o que totalizavam 2084cm3, a sua taxa de compressão produzia 11:1 e com isso gerava 20.9KGFMa4000RPM e 140CVa5500RPM ou seja deveria andar muito bem era o modelo A 210 Evolution.

O A210 Evolution chega ao mercado nas carrocerias curta(no alto) e longa(acima) e o motor era o 2.1 de 140CV.
Em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda e em outubro de 2004 ele chegava a segunda geração ele tinha a mesma base do modelo alongado foi chamado de W169 e agora ele tinha a opção da carroceria duas portas e ele continuava uma minivan e agora ele vinha nas versões 150,170,200, 160CDI, 180CDI e 200CDI e ele media agora 3.84metros de comprimento, 1.76metros de largura,1.59metros de altura e 2.58metros de entre - eixos, ele vinha agora com duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado de cinco marchas e nos motores a oferta começava pelo 1.5 da família M266 o seu diâmetro era de 83mm e o curso de 69.2mm o que totalizavam 1498cm3, a sua taxa de compressão era de 11:1 e com isso gerava 14.3KGFMa3500RPM e 95CVa5500RPM esse motor tinha bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica e 8 válvulas o 1.5 era o 150,,o 1.7 mantinha o mesmo diâmetro e a mesma taxa de compressão mas o curso passava a 78.5mm o que totalizavam 1699cm3 e com isso gerava 15.8KGFMa3500RPM e 116CVa5500RPM o 1.7 era o 170, o 2.nada tinha o mesmo diâmetro e a mesma taxa de compressão mas o curso passou a 94mm o que totalizavam 2034cm3 e com isso gerava 18.9KGFMa3500RPM e 136CVa5750RPM era o 200 e agora nos motores á diesel era apenas OM 640, o seu diâmetro era de 83mm e o curso de 92mm o que totalizavam 1991cm3, a sua taxa de compressão era de 18:1, com turbo, intercooler e injeção common-rail e na primeira configuração gera 18.3KGFMa1400RPM e vai até 2600RPM e 82CVa4200RPM é o A160 CDI, a segunda configuração gera 25.5KGFMa1600RPM e 109CVa4200RPM e o A180 CDI e na última configuração gerava 30.6KGFMa1600RPM e 140CVa4200RPM esse motor era o de maior torque da gama e suspensão seguia o mesmo esquema do nacional e os  freios agora eram discos sólidos na traseira.
O Classe A é renovado e agora os motores eram o 1.5 de 95CV(150), 1.7 de 116CV(170), 2.nada de 136CV(200) e nos motores á diesel era o 2.nada turbo diesel em três configurações:82CV(160 CDI), 109CV(180 CDI) e 140CV(200 CDI) e mais tarde chegava o 2.nada turbo com 200CV(200 T).
Em outubro de 2005 na linha 2006 marcava a chegada da versão Turbo, o motor 2.nada ganhava a adoção do turbo e intercooler e a taxa de compressão caia para 9:1 e com isso gerava 28.5KGFMa1800RPM e vai até 4850RPM e 193CVa5500RPM, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 ele ganha o câmbio manual-automatizado de dupla embreagem no lugar da de embreagem simples, em outubro de 2008 ele ganhava nova grade dianteira e para- choques dianteiros, chegava a série Blueefficient que vinha com menos poluição e os motores eram mantidos com diferença da opção por diferença da opção que poluía menos que não tinha alterações de torque e potência e o comprimento agora era de 3.88metros e era a linha 2009.
Nova grade dianteira e para - choques e os motores eram os mesmos com a diferença da opção de menor poluição e ganha a opção do motor elétrico com 95CV.
 
 Em outubro de 2009 na linha 2010 o A 170 vira 180 mudou o motor? Não continuava o mesmo 1.7, em outubro de 2010 na linha 2011 o A 150 virava 160 é como você deve saber só mudou a nomenclara, mas o motor continuava o 1.5 e chegava o E-Cell  que vinha com motor elétrico que gerava 29.5KGFM e 95CV e a versão Turbo dava o seu adeus, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda e a versão elétrica sai de cena e ele seguiu até abril quando ele deu adeus para uma nova geração baseada na plataforma MFA.
A Mercedes-Benz brasileira decidiu substituir o Classe A nacional pelo importado  em outubro de 2005 na linha 2006 era o A 200 que vinha apenas como câmbio manual-automatizado de cinco marchas e o motor era o 2.nada da família M266 com 18.9KGFMa3500RPM e 136CVa5750RPM.
                            O A200 importado da Alemanha com motor 2.nada de 136CV.
Mas se o modelo nacional não foi bem, o importado foi um fracasso beeeeeem pior a ponto de deixar de importar o modelo em outubro de 2006 e só voltaria a importar o Classe A em 2013 já na plataforma MFA.
 




 
 
 

 

 

 

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