Plataforma GM 3000: A plataforma que a GMB fez seu cavalo de batalha entre os médios.

O ASTRA G ESTREOU QUASE NA MESMA ÉPOCA QUE NA EUROPA E DEPOIS A GMB FEZ DELA O SEU CAVALO DE BATALHA ENTRE OS MÉDIOS.
No final dos anos 1990 a situação para a GM não era complicada, mas também não era fácil, afinal o Kadett já estava envelhecido e o Astra F deixava de ser importado e com a reforma do Escort em 1997 e a provável nacionalização do Golf(o que ocorreu em 1999) era hora da GM mexer, afinal o Kadett agora só estava disponível no motor 2.nada que gerava 17.6KGFMa2600RPM e 110CVa5400RPM.
                            O Kadett nos últimos anos de vida com o motor 2.nada de 110CV.
No Salão do automóvel de 1998 chegava a resposta da GM era o Astra nacionalizado e ele veio ao Brasil seis meses depois da Europa, Por fora ele tinha um visual elegante e ele vinha na carroceria Hacht de duas portas(o que na minha opinião foi um erro), ele media 4.11metros de comprimento, 1.71metros de largura, 1.43metros de altura e 2.61metros de entre - eixos, ele veio em duas versões de acabamento: GL e GLS, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e duas opções de motor e ambos já bem conhecidos eram os veteranos Família II com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e todos dotados de injeção eletrônica multiponto a primeira era o 1.8 exclusivo da versão GL, o seu diâmetro era de 84.8mm e o curso é de 79.5mm o que totalizavam 1796cm3, a sua taxa de compressão era de 9,2:1 e com isso gerava 15.8KGFMa4800RPM e 110CVa5400RPM e a segunda opção de motor era o 2.nada ele tinha diâmetro x curso iguais:86mm o que totalizavam 1998cm3, tinha a mesma taxa de compressão do 1.8 e com isso gerava 17.3KGFMa2400RPM e 112CVa5200RPM é basicamente o antigo motor do Monza, A suspensão utilizava molas helicoidais e amortecedores hidráulicos e os freios eram discos ventilados na dianteira e tambor na traseira e lançado como linha 1999.
O Astra chegava ao mercado com os motores 1.8 de 110CV e 2.nada de 112CV, mais tarde chegava o 2.nada 16V que já citaremos no sedã e o 1.8 passava a 100CV e voltava a 110CV e o 2.nada passava a 116CV.
Qualidades? Conforto, bom espaço interno e bom desempenho defeitos? consumo elevado e portas grandes na  versão duas portas e no mesmo mês a versão GLS 2.nada era testada: 0a100KM/H em 11.7segundos, chegou a 186KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.6KM/L com o ar desligado e 7.5KM/L com o ar ligado e na rodovia foi de 12.6KM/L com ar desligado e 11.6KM/L com o ar ligado e em janeiro de 1999 o GL 1.8 MPFI era testado: 0a100KM/H em 12.4segundos, chegou a 186KM/H(Segundo a GM) e o seu consumo médio foi de 9.8KM/L com o ar desligado e 8.9KM/L com o ar ligado, em março de 1999 chegava a opção da carroceria Sedan de quatro portas ele mantinha todas as dimensões do Astra exceto o comprimento que passava a 4.26metros , ele vinha nas versões de acabamento do Hacht: GL e GLS, mantinha a única opção de câmbio e nos motores além do 1.8 e 2.nada estreava com ele o 2.nada 16V era o veterano Família II com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, taxa de compressão de 9,8:1 e com isso gerava 19.2KGFMa4000RPM e 128CVa6000RPM, A suspensão e freios seguiam o Hacht.
O Astra Sedan chega ao mercado nos motores 1.8 e 2.nada já citados no Hacht e estreia o 2.nada 16V de 128CV que mais tarde passava a 136CV e estreava o 1.8 á álcool de 110CV.
Em abril de 1999 o Sedã GL 1.8 MPFI é testado: 0a100KM/H em 13.2segundos, segundo a GM chegou a 186KM/H e o seu consumo médio foi de 11.6KM/L com o ar desligado e 9.2KM/L com o ar ligado , em outubro de 1999 na linha 2000 para se adequar ao IPI a GM faz alterações no motor Família II 1.8 que passava a gerar 15.4KGFMa2400RPM e 100CVa5400RPM é a única alteração da linha 2000 e em dezembro de 2000 ele enfrentava Golf 1.6 e Brava 1.616V, na pista ficou na intermediária 0a100KM/H em 12.2segundos, ficou na intermediária contra 11.6segundos do Brava e 13.8segundos do Golf, chegou a 178KM/H ficou na intermediária contra 179KM/H do Brava e 177KM/H do Golf e o seu consumo urbano foi de 9.5KM/L com o ar desligado, contra 9.2KM/L do Brava e 9KM/L do Golf e com ar ligado fez 7.7KM/L contra 7KM/L do Golf e 6.5KM/L do Brava e o rodoviário foi de 14.3KM/L com o ar desligado contra 13.8KM/L do Brava e 13.3KM/L do Golf e com ar ligado fez 13.6KM/L contra 13KM/L do Golf e 12KM/L do Brava , em maio de 2000 o Hacht GLS 2.nada 16V enfrentava Brava HGT 1.816V,Escort GLX 1.816V,306 Passion 1.816V, Xsara GLX 1.816V e Golf 2.nada, na pista teve o melhor 0a100KM/H com 10.1segundos, seguido do Brava com 11segundos,Xsara com 11.2segundos, 306 com 11.4segundos, Escort com 11.5segundos e Golf com 12segundos, foi o mais veloz com 194KM/H contra 192KM/H do Xsara, 191KM/H de Brava e Golf, 185KM/H do 306 e 183KM/H do Escort e o seu consumo urbano com o ar desligado foi de 6.8KM/L foi o mais sedento contra 7KM/L de Brava e 306, 7.2KM/L do Xsara,7.5KM/L do Escort e com ar desligado 5.7KM/L, em junho de 2000 era lançado o Sport que de esportivo só tinha o visual e nem o 2.nada 16V era nele e sim o 2.nada 8V ou seja nem para esportivo fajuta servia....
O Sport que vinha só com visual esportivo e o mesmo motor 2.nada 8V que já citamos acima, podia vir com o 2.nada 16V pelo menos... ou quem sabe o 2.nada 16V Turbo mas esse só em sonho...
Em outubro de 2000 na linha 2001 ele ganhava seta repetidora nas laterais e como resposta ao lançamento do Focus alterações no motor 1.8 e 2.nada 16V, o 1.8 voltava a ter 110CV mas agora a 5200RPM e o 2.nada 16V passava a gerar 136CV, em março de 2001 chegava a minivan Zafira, ela leva sete passageiros, mantinha a mesma largura do Astra, mas o comprimento passava a 4.32metros, a altura a 1.69metros e o entre  - eixos a  2.70metros, ela vinha só com câmbio manual de cinco marchas e com duas opções de motor: ambas 2.nada a de 8 válvulas que agora tinha taxa de compressão de 9,8:1 e com isso gerava 17.3KGFMa2400RPM e 116CVa5200RPM e a de 16 válvulas que já citamos no Astra Sedan, Suspensão e freios seguem o Astra.
A Zafira chegava ao mercado com motor 2.nada de 8 válvulas e 116CV e o 16 válvulas que já citamos no Astra Sedan.
Em maio de 2001 a versão 2.nada 16V enfrentava  Picasso e Scénic ambas 2.nada 16V, na pista ela foi de 0a100KM/H em 11.3segundos, ficou na intermediária a Scénic fez 10.5segundos e a Picasso 11.5segundos, chegou a 182KM/H foi a mais veloz contra  179KM/H da Scénic e 174KM/H da Picasso e o consumo urbano foi de 9.9KM/L ficou na intermediária contra 11.1KM/L da Scénic e 8.7KM/L da Picasso e o rodoviário foi de 12.6KM/L na intermediária de novo, contra 14.7KM/L da Scénic e 12.3KM/L da Picasso, em agosto de 2001 as versões 8 e 16 válvulas da Zafira se enfrentam, na pista a 16V foi de 0a100KM/H em 11.8segundos, contra 13.3segundos da 8V, chegou a 184KM/H contra 175KM/H da 8V e o consumo urbano foi de 6.8KM/L contra 6.6KM/L da 8V e o consumo rodoviário foi de 11.8KM/L contra 11.9KM/L da 8V e em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda na Zafira só adição da versão de acabamento CD e para o Astra Hacht e Sedan eles perdem as versões de acabamento GL e GLS, agora é básica e CD e além do manual de cinco marchas eles tem a opção do automático de 4 marchas, o motor 1.8 dá adeus ao Hacht, o 2.nada ganha as alterações que já foram citadas na Zafira e o 2.nada 16V era mantido e o câmbio automático só podia vir ao motor de 8 válvulas e para o Sedan estreava o motor Família II 1.8 MPFI á álcool a sua taxa de compressão passava  a 11,7:1 e com isso gerava 16.8KGFMa2400RPM e 110CVa5200RPM, em dezembro de 2001 o Sedan CD 2.nada automático era testado: 0a100KM/H em 14segundos, chegou a 150KM/H(a reta não permitiu ir mais além) e o seu consumo urbano foi de 7.4KM/L e o rodoviário foi de 12.6KM/L, em janeiro de 2002 o Astra Sport encarou Brava HGT 1.816V, Golf GTI 1.820V Turbo, Xsara VTS 2.nada 16V e A3 1.820V Turbo, ele foi de 0a100KM/H em 11.5segundos empatou com o Xsara e só ficou á frente do Brava com 11.8segundos, o Golf cravou 9segundos e o A3 8.7segundos e chegou a 188KM/H só ficou á frente do Brava com 185KM/H, atrás do Xsara com 201KM/H, Golf com 213KM/H e A3 com 217KM/H, em junho de 2002 a Zafira ganhava a opção do automático de 4 marchas e era estreia da linha 2003 da minivan, em outubro de 2002 na linha 2003 o  Astra ganhava nova grade dianteira e para -choques e novas lanternas e a opção de carroceria para o Hacht de quatro portas e agora o Hacht media 4.20metros e o sedã 4.35metros, o Sedan pedia a opção do motor 2.nada 16V, já o Hacht ganhava a versão GSi que agora vinha com o 2.nada 16V que substituía a Sport, ou seja a GM ouviu os pedidos só que não entendeu: o GSi só estava disponível para a carroceria de quatro portas.
O Hacht ganhava alterações visuais e mantinha o 2.nada que mais tarde virava Flex e passava a gerar 121CV com gasolina e 128CV com álcool.

O Sedan também passava por alterações visuais e o mesmos motores do Hacht.

O Esportivo GSi com motor 2.nada 16V que já citamos no Astra Sedan.
No mesmo mês o Astra GSi era testado:0a100KM/H em 10.9segundos, chegou a 201KM/H e o seu consumo urbano de 6.9KM/L e o rodoviário foi de 11.7KM/L, no mês seguinte é vez do Sedã 2.nada enfrentar Corolla XLi 1.616V, Focus Sedan GLX 2.nada 16V e Polo Sedan 2.nada ele foi de 0a100KM/H em 11.6segundos ficou atrás dos rivais, o Corolla com 11.5segundos, Polo com 11.3segundos e Focus com 10.7segundos, chegou a 188KM/H foi o segundo mais veloz contra 192KM/H do Focus,187KM/H do Corolla e 186KM/H do Polo e o consumo urbano foi de 7.1KM/L é o mais sedento da turma, seguido do Focus com 7.3KM/L, Polo com 8KM/L e Corolla com 8.5KM/L e o rodoviário foi de 14.1KM/L foi o segundo mais econômico só perdeu para o Corolla com 15.4KM/L, venceu o Focus com 13.9KM/L e o Polo com 13.2KM/L, em setembro de 2003 o Astra Sedan CD 2.nada automático enfrentava o Focus Sedan GLX 2.nada 16V Automático, o Civic LXL 1.716V Automático e o Corolla XEi 1.816V Automático, ele foi de 0a100KM/H em 12.9segundos só perdeu para o Civic com 13.3segundos, ficou atrás do Focus  com 11.9segundos e o Corolla com 11.6segundos, foi o mais veloz a 190KM/H e contra 186KM/H de Civic e Corolla e 185KM/H do Focus, o seu consumo urbano foi de 7.8KM/L só ficou á frente do Focus com 7.5KM/L, perdeu para o Civic com 8.1KM/L e para o Corolla com 9.8KM/L e o rodoviário foi de 13.2KM/L só ficou atrás do Corolla com 13.9KM/L contra 12.8KM/L do Civic e 12.2KM/L do Focus, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda e o Vectra já estava pedido aposentadoria....
O Vectra baseado na plataforma GM 2900 estava pedido aposentadoria e os motores eram o 2.nada de 110CV e o 2.216V de 138CV.
Em fevereiro de 2004 o Astra 2.nada encarava Focus GL 1.6,Stilo 1.8 e Golf 1.6 na pista ele fez valer o seu motor maior foi de 0a100KM/H em 11.4segundos, contra 13.3segundos  do Golf e 13.9segundos de Stilo e Focus, foi o mais veloz chegou a 190KM/H contra 177KM/H do Stilo, 176KM/H do Golf e 172KM/H do Focus e o seu consumo urbano foi de 7.5KM/L ficou na intermediária o Golf e Focus cravaram 8.1KM/L e o Stilo ficou atrás com 7.4KM/L e o rodoviário foi de 13KM/L só perdeu para o Golf com 13.3KM/L e ficou á frente do Focus com 12.9KM/L e Stilo com 11.8KM/L.
Em abril de 2004 chegava a linha 2005 que agora era dividida em três versões de acabamento:Comfort,Elegance e Elite, além é claro do GSi que mantinha o 2.nada 16V, O Sedã mantinha o 1.8 á álcool que era a versão "Básica" e o 2.nada 8 válvulas passava ser Flex e estreia do 2.nada Flexpower que agora além de injeção bicombustível a taxa de compressão passava a 11,3:1 e com isso gerava 18.3KGFMa2400RPM e 121CVa5200RPM e com álcool vai a 19.6KGFM e 128CV nas mesmas rotações o Hacht se mantinha confortável na liderança e o Sedan tinha de correr atrás de Civic e Corolla, em abril era vez  da Zafira ganhar o motor 2.nada 8 Flexpower e junto com ele a reforma na grade dianteira e no para -choques e era linha 2005 e com isso passava a medir 4.35metros de comprimento e as versões de acabamento eram as mesmas do Astra.
A Zafira ganhava novo para - choques e nova grade dianteira e o motor agora era o 2.nada Flexpower que já citamos no Astra e o 2.nada 16V.
Em maio de 2004 é vez do Sedan ser testado, na pista foi de 0a100KM/H em 10.8segundos com álcool e 11.2segundos  com gasolina, segundo a GM chegou a 201KM/H no álcool e 198KM/H na gasolina e o consumo urbano foi de 6.8KM/L com gasolina e 5.7KM/L com álcool e o rodoviário foi de 12KM/L com gasolina e 10.1KM/L com álcool, em janeiro de 2005 a Zafira Elite 2.nada Flexpower enfrentou a Fielder 1.816V ambos automáticas, na pista ela foi de 0a100KM/H em 13.9segundos com álcool e 14.7segundos com gasolina contra 12.7segundos da rival, chegou a 182KM/H contra 186KM/H da rival e o seu consumo urbano foi de 7.4KM/L com gasolina e 6KM/L com álcool contra 10KM/L da rival e o rodoviário foi de 10.5KM/L com gasolina e 8.4KM/L com álcool contra 12.7KM/L do rival,  no mês seguinte é vez do Sedan Elite 2.nada automático ser testado, na pista foi de 0a100KM/H em 12.4segundos com álcool e 13.2segundos com gasolina e chegou a 188KM/H com gasolina e com álcool é provável que chegue a 195KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.8KM/L com gasolina e 6.6KM/L com álcool e o rodoviário foi de 12.4KM/L com gasolina e 9.8KM/L com álcool, em junho de 2005 o GSi dá adeus e junto com ele o motor 2.nada 16V dá adeus e também dá adeus para a Zafira, em outubro de 2005 na linha 2006 chegava a terceira geração do Vectra que de Vectra só tinha o nome, o visual era do Astra H europeu e o nosso Vectra é uma versão sedã, a plataforma não era a Delta, era a GM 3000 e o motor era mais antigo, ele media 4.62metros de comprimento, 1.73metros de largura,1.45metros de altura e 2.70metros de entre - eixos, aliás a base do Vectra era da Zafira do qual ele aproveitava o entre - eixos, ele vinha em duas versões de acabamento:Elegance e Elite, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas e duas opções de motor o veterano Família II 2.nada Flexpower do Astra e estreava o Família II 2.4 com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o diâmetro foi a 87mm e o curso foi a 100mm o que totalizavam 2405cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava 23.1KGFMa4000RPM e 146CVa5200RPM e com álcool gerava 23.7KGFM e 150CV e o motor 2.nada era do Elegance e podia vir com câmbio manual ou automático e o Elite só com o motor 2.4 e câmbio automático.
A terceira geração do Vectra nacional era o Astra H dos europeus em versão sedã e duas opções de motor: 2.nada Flexpower que já citamos no Vectra e o 2.416V Flexpower e com isso gerava 146CV com gasolina e 150CV com álcool.
No mesmo mês o Elegance manual e o Elite automático foram testados, o Elegance foi de 0a100KM/H em 11.5segundos com álcool e 12segundos com gasolina chegou a 185KM/H e provável que com gasolina chegasse a 178KM/H e o seu consumo urbano foi de 6.1KM/L com álcool e 9.1KM/L com gasolina e o rodoviário foi de 7.7KM/L com álcool e 11.1KM/L com gasolina e o Elite foi de 0a100KM/H em 12.5segundos com gasolina e 11.9segundos com álcool, chegou a 198KM/H é provável que com gasolina chegue aos 192KM/H e o consumo urbano foi de 5.7KM/L com álcool e 7.2KM/L com gasolina e o rodoviário foi de 7.5KM/L com álcool e 9.5KM/L com gasolina, no mesmo mês é lançada a linha 2006 da Zafira nada muda, no Astra Hacht estreia o esportivo SS que só tinha esportividade no visual custava criar um 2.nada 16V Flexpower ou instalar o 2.416V Flexpower do Vectra?, a série especial Advantage vira versão de linha  e o Astra Sedan perdia a versão Elite para dar espaço para o Vectra.
O SS que só vinha com visual esportivo e o mesmo motor 2.nada Flexpower das outras versões.

Em dezembro o Vectra Elegance automático enfrenta o Corolla XEi 1.816V Automático, com álcool ele foi de 0a100KM/H em 13.2segundos e com gasolina fez a prova em 14.7segundos contra 12.7segundos do rival, vou deixar a velocidade máxima de lado por o Vectra está com dados de fábrica e o Corolla com dados de teste e o seu consumo urbano foi de 6.2KM/L com álcool e 8.6KM/L com gasolina contra 10.8KM/L  do Corolla e o rodoviário foi de 8.3KM/L com álcool e 11KM/L com gasolina contra 13.6KM/L do Corolla, a GM insistindo mais uma  vez no veterano motor originário do Monza. Em Abril de 2006 o Astra Sedan Comfort 2.nada Flexpower enfrenta o Focus Sedan GLX 1.6, o Marea SX 1.616V, o Mégane Expression 1.616V Hi-Flex, Corolla XLi 1.616V e Bora 2.nada, ele foi o mais rápido no 0a100KM/H com 10.8segundos com álcool e 11.4segundos com gasolina, mesmo com gasolina ele ficou á  frente dos rivais, o Corolla fez a prova  em 11.6segundos,o Bora em 12.6segundos, o Mégane com álcool em 13.2segundos, o Marea em 13.4segundos, o Mégane com gasolina fez em 14segundos e o Focus em 14.4segundos, chegou a 197KM/H com álcool e 191KM/H com gasolina foi o mais veloz da turma, seguido pelo Corolla com 187KM/H, Bora com 185KM/H,Focus com 184KM/H,Marea com 183KM/H e Mégane com 169KM/H com álcool e 164KM/H com gasolina e o seu consumo urbano foi de 5.7KM/L com álcool e 9.2KM/L com gasolina ficou na intermediária no consumo á frente do Bora com 9KM/L e do Marea com 8.1KM/L, atrás do Mégane com gasolina com 9.4KM/L e com álcool este cravou 7.1KM/L, Focus com 9.7KM/L e Corolla com 10.4KM/L e o seu consumo rodoviário é de 10.1KM/L com álcool e 12.8KM/L com gasolina, com gasolina empatou com o Focus e só ficou atrás do Corolla com 13.8KM/L, venceu o Mégane e Bora com 12.6KM/L e o primeiro com álcool fez 10.1KM/L e o Marea fez 11KM/L, Em junho de 2006 é vez do Vectra Elegance 2.nada Flexpower automático, encarar Civic LXS 1.816V, Mégane Dynamique 2.nada 16V e Corolla XEi 1.816V todos automático, ele ficou na lanterna no 0a100KM/H com 13.2segundos com álcool e 14.7segundos com gasolina, contra 12.7segundos do Corolla, 11.8segundos do Mégane e 11.3segundos do Civic, não vou colocar a velocidade máxima por que o Chevrolet está com os números de fábrica e o consumo urbano foi de 6.2KM/L com álcool e 8.6KM/L com gasolina, com gasolina só foi melhor que o Mégane com 8.3KM/L e ficou atrás do Civic com 10KM/L e do Corolla  com 10.8KM/L e o consumo rodoviário foi de 8.6KM/L com álcool e 11KM/L com gasolina, contra 12.3KM/L do Mégane, 13.6KM/L do Corolla e 14.8KM/L do Civic, no mês seguinte é vez do Elite 2.416V Flexpower, enfrentar Accord LX 2.nada 16V, Fusion SEL 2.516V e Civic EXS 1.816V  na pista foi de 0a100KM/H em 11.9segundos com álcool e 12.5segundos com gasolina, ficou na intermediária com álcool e só ficou na frente do Accord com 13.2segundos e empatou com o Fusion com gasolina com 12.5segundos e o Civic fez a prova em 11.3segundos, ele chegou a 204KM/H com álcool e com gasolina era provável que chegue a 197KM/H só perdeu para o Accord com 206KM/H, o Civic cravou 189KM/H e o Fusion parou no 180KM/H limitados eletronicamente e o consumo urbano é de 5.7KM/L com álcool e 7.5KM/L com gasolina ficou atrás dos rivais o Accord cravou 8.6KM/L, o Fusion 8.7KM/L e o Civic 10KM/L e o rodoviário foi de 7.2KM/L com álcool e 9.5KM/L com gasolina e o Fusion fez 10.2KM/L, o Accord fez 12.6KM/L e o Civic fez 14.8KM/L , em outubro de 2006 na linha 2007 para Astra,Astra Sedan e Zafira nada muda e para o Vectra ele ganha um tanque de combustível maior, em fevereiro chegava a versão Expression ao Vectra com calotas e rodas aro 15 e o mesmo motor 2.nada, em março é vez da Zafira ganhar a versão Expression que era nada mais nada menos que uma Comfort com câmbio automático, em julho de 2007 chegava a linha 2008 do Astra e do Astra Sedan e a versão Comfort dá lugar a Advantage,a Elegance a SS para o Hacht seguem firme e o Hacht também perde a versão Elite. e em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda para o Vectra na carroceria sedã e chega o Vectra GT que era nada mais nada menos que o Astra H dos europeus com plataforma e motores mais antigos e dianteira do sedã nacional, ele tinha as mesmas dimensões do sedã com exceção do comprimento de 4.28metros e o entre - eixos de 2.61metros aliás o que facilitou a GM brasileira vestir o Astra G com a roupa do H foi a manutenção do entre - eixos feita pela Opel mesmo na plataforma Delta, ele chegou em duas versões de acabamento:"Básica" e "X", a básica era simplesmente "GT" e a outra versão era a "GT-X" com duas opções de câmbio: as mesmas do sedã e única de motor: o veterano Família II 2.nada Flexpower.
O Astra G veste roupa do H: O Vectra GT chega ao mercado nacional e o motor é o 2.nada Flexpower já citado no Astra.
E lembrando que o Vectra GT usava a tampa do porta - malas do Astra europeu da época inclusive vinha de lá e o GT-X foi testado e nessa fase os carros Flex só andam com álcool , na pista ele foi de 0a100KM/H em 11segundos, chegou a 182KM/H e o seu consumo urbano foi de 5.6KM/L e o rodoviário foi de 8.7KM/L e é provável que com gasolina fosse de 0a100KM/H em 11.6segundos, chegou a 176KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.3KM/L e o rodoviário foi de 11.3KM/L, No mês seguinte o Vectra GT enfrentou Focus GLX 2.nada 16V, Tiida S 1.816V, Golf Plus 2.nada e 307 Feline 2.nada 16V  na pista foi de 0a100KM/H em 11.5segundos ficou atrás dos rivais junto com o Golf com o mesmo tempo, depois seguiu Tiida com 10.8segundos, 307 com 10segundos e Focus com 9.9segundos, ele chegou a 182KM/H só ficou á frente do Golf com 181KM/H, ficou atrás do Tiida com 187KM/H, 307 com 195KM/H e Focus com 199KM/H o seu consumo urbano foi de 8KM/L foi o mais sedento junto, seguido do Golf com 8.6KM/L,307 8.7KM/L,Focus 9.5KM/L e Tiida com 9.8KM/L e o rodoviário foi de 11.3KM/L foi o mais sedento , depois veio 307 com 12.4KM/L,Focus e Golf com 13.2KM/L e Tiida com 14.8KM/L, Em março de 2008 o Vectra Elite ganhava a opção do motor 2.nada e já estreava a linha 2009 do Vectra Sedan, em outubro de 2008 na linha 2009 Astra Sedan, Vectra GT e Zafira não mudam e em março de 2009 chegava o Vectra com nova grade dianteira e para - choques era o "Next Edition" e o veterano Família II 2.nada Flexpower ganhava comando de válvulas roletado, coletores de plástico e escape tubolar e com essas alterações passou a gerar 18.9KGFMa2600RPM e 133CVa5600RPM e com álcool vai a 19.7KGFM e 140CV nas mesmas rotações e o motor 2.416V dava adeus e era lançada a linha 2010.
Novos para- choques e nova grade dianteira e pequenas mudanças nos faróis e junto com ela o motor 2.nada Flexpower passava a gerar 133CV com gasolina e 140CV com álcool.
No mesmo mês ele era testado: 0a100KM/H em 13.9segundos chegou a 188KM/H e o seu consumo urbano foi de 6.2KM/L e o rodoviário foi de 8.3KM/L são números com álcool, com gasolina os números prováveis são:0a100KM/H em 13.6segundos, chegou a 182KM/H e o seu consumo urbano fosse de 8.1KM/L e o rodoviário de 10.8KM/L, No mês seguinte era vez do Vectra GT receber alterações visuais e chamar de Remix e o mesmo motor do sedã.
O Vectra GT também ganha alterações visuais e o mesmo motor que já citamos no sedã
E no mesmo mês ele o GT-X manual era testado: 0a100KM/H em 11.2segundos, chegou a 185KM/H e o seu consumo urbano foi de 6.8KM/L e o rodoviário de 9.9KM/L são números com álcool e os números prováveis com gasolina são esses: 0a100KM/H 11.9segundos, 178KM/H de velocidade máxima e consumo urbano de 8.8KM/L e o rodoviário é de 12.9KM/L e no mesmo mês o Vectra Expression enfrenta o Focus Sedan GLX 2.nada 16V, Mégane Expression 1.616V Hi-Flex e o Sentra 2.nada e todos com câmbio manual, na pista ele foi de 0a100KM/H em 10.4segundos com álcool , o Mégane cravou 13.2segundos com álcool e o Sentra que era só gasolina na época fez a prova em 9.9segundos, assim como o Focus que fez a prova em 11.1segundos, chegou a 192KM/H no álcool, contra 192KM/H na gasolina do Focus e 196KM/H do Sentra e 169KM/H no álcool do Mégane e o consumo urbano foi de 6.9KM/L com álcool, contra 7.1KM/L com álcool do Mégane, com gasolina o Focus fez 9KM/L e o Sentra fez 9.7KM/L e o rodoviário foi de 10.8KM/L com álcool contra 10.1KM/L do Mégane e o Sentra com gasolina cravou 13.6KM/L e o Focus 13.3KM/L e agora os prováveis números com gasolina do Vectra e do Mégane: 0a100KM/H em 11.1segundos contra 13.7segundos respectivamente, velocidade máxima de 185KM/H e 164KM/H respectivamente, consumo urbano de 9KM/L e 9.2KM/L e o rodoviário foi de 14KM/L e 13.2KM/L, Em maio é vez de Astra,Astra Sedan e Zafira ganharam a linha 2010 para os Astra agora ele só estavam disponível na Advantage e a reboque veio o motor 2.nada com alterações que estreou um mês no Vectra, a Zafira também ganhou o motor com alterações e continua as versões na minivan.

O Astra agora estava apenas na versão Advantage era o inicio do fim e o mesmo motor do Vectra 2010.
Em Julho de 2009 a Zafira enfrentava a Grand Livina e ambas foram testadas com álcool, a Zafira foi de 0a100KM/H em 13.4segundos contra 11.5segundos da rival, chegou a 182KM/H segundo a GM contra 180KM/H da Grand Livina segundo a Nissan e o seu consumo urbano foi de 6.3KM/L com álcool contra 6.9KM/L da rival e o rodoviário foi de 8.5KM/L contra 9.1KM/L da rival e com gasolina os números prováveis são 0a100KM/H em 14.1 segundos contra 11.6segundos da rival, é provável que chegue a 175KM/H segundo a GM contra 180KM/H da Nissan e o consumo urbano foi de 8.2KM/L contra 9KM/L da rival e o consumo rodoviário foi de 11KM/L contra  11.8KM/L da rival, em janeiro de 2010 Astra e Vectra GT enfrentam Focus GLX 1.616V, Golf 1.6,i30 2.nada 16V, 307 1.616V , Stilo 1.8 e C4 1.616V  na pista o Astra cravou 10segundos no álcool e só ficou atrás do i30 com 9.6segundos e apenas á gasolina e o Vectra ficou logo atrás com 11.2segundos, Golf com 12segundos, 307 com 12.5segundos,C4 com 12.8segundos,Stilo com 12.7segundos e Focus com 12.9segundos e o consumo urbano do Astra foi de 7.1KM/L , o i30 antigo é apenas á gasolina e cravou 9.6KM/L, o Astra ficou atrás de Stilo com 7.7KM/L e Golf com 7.4KM/L , o Vectra empatou com C4 e Focus com 6.8KM/L e ambos venceram o 307 com 6.7KM/L e o consumo rodoviário do Astra foi de 10.6KM/L tirando o i30 que era apenas á gasolina fez  13.7KM/L, o Astra só perdeu para o Stilo com 10.8KM/L, foi seguido do C4 com 10KM/L, o Vectra GT fez 9.9KM/L, o Golf fez 9.4KM/L , o Focus fez 9.2KM/L e o 307 fez 8.8KM/L, com gasolina os números prováveis do Astra foram 0a100KM/H em 10.7segundos, contra 11.9segundos do Vectra, 12.3segundos do Golf,12.8segundos do 307, 13.1segundos do C4, 12.9segundos do Stilo e 13.5segundos do Focus e o seu consumo urbano foi de 9.2KM/L contra 10KM/L do Stilo, 9.6KM/L do Golf, 8.8KM/L de Vectra GT,C4 e Focus e 8.7KM/L e o consumo rodoviário foi de 13.8KM/L, contra 14KM/L do Stilo,13KM/L do C4,12.9KM/L do Vectra, o Golf fez 12.2KM/L, o Focus fez 12KM/L e o 307 fez 11.4KM/L, em Março de 2000 é vez do Vectra Expression ,enfrentar o Sentra 2.nada Flex, o Linea LX 1.916V Flex, o City LX 1.516V Flex e o Cerato 1.616V á gasolina, com álcool ele foi de 0a100KM/H em 10.4segundos, só ficou atrás do City com 10.2segundos,10.6segundos do Sentra,10.9segundos do Cerato com gasolina e 11.5segundos do Linea, Não vou citar a velocidade máxima e o consumo urbano foi de 6.9KM/L, o Cerato fez 9.9KM/L com gasolina, o Vectra perdeu para o City com 8.4KM/L empatou com o Sentra e venceu o Linea com 6.5KM/L e o rodoviário foi de 10.8KM/L só perdeu para o Cerato que é a gasolina com 13.9KM/L , o City fez 10.7KM/L, o Sentra fez 10.2KM/L e o Linea fez 9.3KM/L e os números prováveis com gasolina o Vectra foi de 0a100KM/H em 11.1segundos,contra 10.3segundos do City,10.7segundos do Sentra e 11.7segundos do Linea e o consumo urbano foi de 9KM/L empatou com o Sentra, perdeu para o City com 10.9KM/L e venceu o Linea com 8.4KM/L e o rodoviário foi de 14KM/L, contra 13.9KM/L do City,13.3KM/L do Sentra e 12.1KM/L do Linea e seguiu assim até outubro de 2010 na linha 2011 quando nada mudava em Astra,Astra Sedan,Vectra GT, Vectra e Zafira e em outubro de 2011 com a chegada do Cruze a GMB decide encerrar a vida de Vectra, Vectra GT, Astra e Astra Sedan e com isso só a Zafira chegava a linha 2012 o Vectra dois meses antes ganhava a série especial Collection e a Zafira perdia a versão de acabamento Elite e em junho de 2012 é vez da Zafira  dar adeus com a série Collection e junto com ela o veterano motor Família II carimba o adeus definitivo do Monza no Brasil e também a própria plataforma GM 3000 dá o seu adeus no Brasil.
Na Europa o Astra A/F já estava pedido aposentadoria e sua plataforma também e lá o leque de motores era amplo e o de carrocerias também na terra da rainha ele se chamava Vauxhall... Astra e os motores a oferta dos motores começava pelo o 1.6 de 13KGFMa2800RPM e 75CVa5600RPM,  o 1.616V de 13.8KGFMa3800RPM  e 100CVa6200RPM o 1.816V de 17.2KGFMa4200RPM e 115CVa5400RPM, o 2.nada 16V de 18.9KGFMa4000RPM e 136CVa6000RPM e os 1.7 Turbo Diesel em duas configurações 10.8KGFMa2400RPM e 68CV4200RPM e na segunda configuração com 17.1KGFMa2400RPM e 82CVa4400RPM.
O Astra F que chegou a ser vendido no Brasil e no final da carreira com os motores 1.6 de 75CV, 1.616V de 100CV, 1.816V de 115CV, 2.nada 16V de 136CV e os 1.7 Turbo Diesel de 68CV e 82CV.
Em outubro de 1997 é mostrado no Salão de Frankfurt a nova geração do Astra e em março de 1998 ele chegava a Europa era o Opel Astra G ele chegava em quatro opções de carroceria: Hacht de duas portas,Hacht de quatro portas, Sedan e Perua(Caravan), o Hacht e o Sedan eram iguais ao nacional, inclusive nas medidas e a Caravan media 4.28metros de comprimento e 1.46metros de altura, no resto era igual ao resto da família, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas e os motores eram todos quatro cilindros, a oferta começava pelo  Ecotec 1.216V esse motor tinha bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro era de 72.5mm e o curso de 72.6mm o que totalizavam 1199cm3 a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava 11.2KGFMa4000RPM e 65CVa5600RPM, o veterano Família I 1.6 que vem com cabeçote de 8 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 81.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,6:1 e com isso gerava 13KGFMa2800RPM e 72CVa5200RPM, o Ecotec 1.616V fazia sua estreia na época sem variação no comando de válvulas e no coletor e com correia dentada, o seu diâmetro é de 79 x 81.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão produzia 10,5:1 e com isso gerava 15.3KGFMa3200RPM e 100CVa6000RPM, o Ecotec 1.816V que mantém a taxa de compressão do 1.6, o seu diâmetro é de 80.5mm e o curso é de 88.2mm o que totalizavam 1796cm3 e com isso gerava 17.3KGFMa3400RPM e 116CVa5400RPM é basicamente o motor do nosso atual Cruze, mas na época sem as variações de comando de válvulas e coletores, o Ecotec 2.nada 16V o diâmetro x curso são iguais:86mm , a taxa de compressão produz 10,8:1 e com isso gera 19.2KGFMa4000RPM e 136CVa5600RPM e duas opções á diesel o 1.7 Turbo Diesel o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 79.5mm o que totalizavam 1700cm3, a sua taxa de compressão é de 22:1 e com isso gerava 13.5KGFMa1800RPM e 68CVa4500RPM e estreava o 2.nada Di 16V que vinha apenas com intercooler, o diâmetro é de 84mm e o curso é de 90mm o que totalizavam 1995cm3, a sua taxa de compressão era de 18,5:1 e com isso gerava 18.9KGFMa1800RPM e 85CVa4500RPM e exclusivo para a carroceria Sedan a versão Turbo desse último motor com taxa de compressão de 19:1 e com isso gerava 23.4KGFMa1750RPM e 101CVa4300RPM e no caso todos os motores estavam disponíveis para o hacht com exceção do 2.nada 16V DTi, para o Sedan não estavam disponíveis o 1.216V e o 2.nada 16V á gasolina e para a Caravan não estava disponível esses dois motores e o 2.nada 16V DTi. A suspensão e freios eram iguais aos nossos.
O Opel Astra chega ao mercado aqui é o hacht de quatro portas e os motores eram o 1.216V de 65CV, 1.6 de 75CV, 1.616V de 100CV, 1.816V de 115CV, 2.nada 16V de 136CV, o 1.7 Turbo Diesel de 68CV e o 2.nada á diesel de 85CV e mais tarde chegava o 2.nada turbo Diesel que já citaremos mais á frente, mais tarde chegava o 1.7 DTi de 75CV, o 1.6 de 85CV, o 1.816V de 125CV, o 2.216V de 147CV

O Sedan chega ao mercado é igual ao nosso, mas por lá ele não tinha o motor 2.nada 16V, mas tinha o 1.6,1.616V e 1.816V que já citamos no Hacht, o 2.nada Di que já foi citado no Hacht e o 2.nada DTi 16V que gerava 101CV e o 1.7 CDTi de 80CV.

A Caravan(Perua) chega ao mercado com os mesmos motores do sedã com exceção do 2.nada 16V DTi que chegaria um ano depois.
Em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda é um produto recém -lançado, em março de 1999 chegava a Minivan Zafira era igual a nossa e os motores eram o 1.616V, 1.816V e 2.nada Di que já citamos no Astra.
A Zafira é igual a nossa no visual , mas os motores  eram o 1.616V, 1.816V e 2.nada 16V á diesel já citados no Astra. mais tarde chegavam o 1.816V mais potente, o 2.216V e o 2.nada 16V DTi e mais tarde o 2.nada 16V DTi de 85CV.
Em outubro de 1999 na linha 2000 o motor 2.nada 16V DTi passava a equipar o Hacht e a Caravan também e estreava o 1.7 DTi  que substituía o antigo 1.7 esse motor ele tinha intercooler também e cabeçote de 16 válvulas , o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 86mm o que totalizavam 1686cm3, a sua taxa de compressão produzia 18,4:1 e com isso gerava 16.8KGFMa1800RPM e 75CVa4400RPM, Já na Zafira nada mudava, em março de 2000 o Astra recebe alterações, o motor 1.6 veterano Família I 1.6 passava a gerar agora 14.1KGFMa2600RPM e 85CVa5400RPM, o Ecotec 1.616V ficava sem alterações, o Ecotec 1.816V ganhava coletor variável e com isso passava a gerar 17.3KGFMa3800RPM e 125CVa5600RPM e o Ecotec 2.nada era substituído pelo Ecotec 2.216V com bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 86mm e o curso é de 94.6mm o que totalizavam 2198cm3, a sua taxa de compressão produzia 10:1 e com isso gerava 20.7KGFMa4000RPM e 147CVa5800RPM , em outubro de 2000 na linha 2001 chegavam mais novidades a Zafira ganhava o Ecotec 1.816V e 2.216V que já citamos no Astra, assim como o 2.nada DTi 16V que também já citamos no Astra e o Astra estreava mais uma carroceria: a Cupê de duas portas que lembrava muito o Calibra de lateral e o conversível, o cupê media 4.27metros de comprimento e ele vinha com três opções de motores: 1.816V e 2.216V que já citamos no Astra ambos Ecotec e ele fazia a estreia do Ecotec 2.nada 16V com turbo e intercooler, a taxa de compressão produzia 8,8:1 e com isso gerava 25.5KGFMa1950RPM e 190CVa5400RPM e advinha a onde era feito esse motor? no Brasil. e nós aqui tendo que se contentar no máxima com 136CV(Astra GSi) ou 150CV no álcool(Vectra Elite 2.4).....  e para conter a potência freios á discos nas quatro rodas.
O Belo cupê chegava ao mercado com os motores 1.816V, 2.216V já citados no Astra e o 2.nada 16V Turbo de 190CV e mais tarde chegava o 2.nada 16V DTi que já citamos no Astra.
 
 Em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda no Astra Hacht, Sedan e Caravan(Perua), A Zafira fazia a estreia da versão OPC(Opel Performance Center) que usava o mesmo motor do cupê Turbo era um verdadeiro "Micro-ônibus-foguete" e freios á discos ventilados nas quatro rodas.
A Zafira OPC(VXR na Inglaterra) com o mesmo motor 2.nada 16V Turbo do cupê e que mais tarde ficava mais potente.
E o Cabriolet(Conversível) fazia sua estreia todos os motores do cupê, mais o 1.616V que já foi citado nesse artigo ou seja agora a família Astra estava com todo tipo de carroceria que poderia existir num carro fabricado e vendido na Europa.
O Cabriolet chega ao mercado e os motores são os 1.616V, 1.816V, 2.216V,2.nada 16V Turbo e mais tarde chegavam alterações no 1.616V e o 2.nada DTi 16V e mais tarde o 1.616V de 100CV.
Em outubro de 2002 na linha 2003 o Hacht também ganhava a sua versão OPC sempre na carroceria duas portas, mas com alterações embora mantivesse o torque, o 2.nada 16V Turbo passava a gerar 200CVa5600RPM ou seja o nosso Astra só em sonho teve um potência dessas.... e para piorar com um motor feito no Brasil....  com freios á discos ventilados nas quatro rodas e tanto para o Cupê e o Conversível o motor 2.nada 16V DTi que já citamos nas outras carrocerias faz sua estreia.
                                 O Esportivo OPC(VXR na terra da rainha) com motor 2.nada 16V Turbo de 200CV e o duro que esse motor foi cogitado para o nosso Vectra GT....
Em outubro de 2003 na linha 2004 o Astra Hacht ganhava a nova geração a H e passava a plataforma Delta e com isso o Hacht de duas ou quatro portas agora entra em outra plataforma e o cupê dá o seu adeus, mas no leste Europeu o Hacht antigo continuava sendo feito na Polônia com motores á diesel e o 1.616V  e o Sedan, a Caravan e a Zafira continuavam, assim como o Cabriolet,  o Sedan e a Caravan(Perua) ganhavam um motor motor á diesel era o 1.7 CDTi ganhava  injeção direta common-rail no motor 1.7 que já citamos aqui, e com taxa de compressão de 18:1 e com isso gera 17.3KGFMa1800RPM e vai até 2800RPM e 80CVa4400RPM, A Zafira ganhava na versão OPC o motor 2.nada 16V Turbo do Astra OPC e o Astra Cabriolet ganhava o Ecotec 1.616V Twinport com duplo comando de válvulas variável e com isso gerava 15KGFMa3600RPM e 106CVa6000RPM, em outubro de 2004 na linha 2005 a Caravan(Perua) chegava a geração H do Astra e com isso a plataforma Delta e com isso o Sedan também dava o seu adeus e continuava sendo fabricado na Polônia como Astra Classic e o motores á diesel e o 1.616V á gasolina e a Zafira ganhava o 2.nada 16V DTi "estrangulado" para 85CV e mantinha o torque a potência, em outubro de 2005 na linha 2006 o Cabriolet dava adeus a Zafira passava a geração B com a plataforma Delta e o Astra antigo nas carrocerias Hacht e Sedan continuava sendo feito na Polônia até outubro de 2007 quando o sedã também entrou na plataforma Delta que tinha o visual do nosso Vectra.
      Na terra dos cangurus em outubro de 1998 a Holden decide continuar importando o Astra da Bélgica é  o modelo TS ele só veio nas carrocerias Hacht de duas ou quatro portas, em duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas e na única opção de motor: o Ecotec 1.816V de 17.3KGFMa3400RPM  e 116CVa5400RPM.
O Astra chegava ao mercado australiano com motor 1.816V de 116CV e mais tarde foi a 122CV.
E já como linha 1999, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 duas novidades a primeira é que o Ecotec 1.816V ganhava coletor variável e com isso gerava 16.8KGFMa3600RPM e 122CVa5600RPM e a reboque disso a carroceria Sedan estreava no mercado como opção mais barata ao Vectra, que fez sucesso nas exportações.
                  O Sedan chega a terra dos cangurus e o motor era o mesmo 1.816V que já citamos no Hacht.
Em outubro de 2001 na linha 2002 três novidades mais duas versões chegavam da Bélgica: o esportivo SRi  e o Conversível de Portugal vinha a minivan Zafira, primeira ao esportivo SRi ele usava o Ecotec 2.216V que gerava 20.7KGFMa4000RPM e 147CVa5800RPM e o Conversível que vinha com o mesmo motor 2.216V do esportivo SRi e a Zafira chegava a terra dos cangurus era o modelo TT e apenas com o motor 2.216V que já citamos no esportivo SRi.
O Esportivo SRi que começou com o 2.216V de 147CV e depois ganhava o 2.nada 16V Turbo de 200CV.

O Conversível com o mesmo 2.216V do SRi e também ganhava o 2.nada 16V Turbo.

A Zafira com o mesmo motor 2.216V do SRi e do conversível.
Em outubro de 2002 na linha 2003 ele ganhava a versão SXi que só tinha o visual do SRi e não o mesmo motor e nada mudava no resto, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 o SRi ganhava o motor Ecotec 2.nada 16V Turbo era o SRi Turbo que gerava 25.5KGFMa1950RPM e 200CVa5600RPM e para piorar esse motor era feito no Brasil. isso dói na Alma....  e o conversível também recebia o motor 2.nada 16V Turbo, em outubro de 2004 na linha 2005 o SRi dava o seu adeus, no ano seguinte , em outubro de 2005 na linha 2006 o Hacht da plataforma Delta chegava a terra dos cangurus e o Sedan também dava adeus e a Zafira também, só ficava o conversível que dava adeus no ano seguinte.
No Japão a Subaru na época parceira da GM decidiu fazer a Zafira e só que os japoneses renoaram Traviq e foi lançada em outubro de 2000 como linha 2001 e os motores eram os Ecotec 1.616V de 15KGFMa3600RPM e 106CVa5600RPM, o Ecotec 1.816V de 16.8KGFMa3600RPM e 122CVa5600RPM e o Ecotec 2.216V de 20.7KGFMa4000RPM e 147CVa6000RPM e o 1.7 CDTI de 17.3KGFMa1800RPM e vai até 2800RPM e 80CVa4400RPM. A suspensão e freios eram os mesmos.
A Traviq vinha com os motores 1.616V de 106CV, 1.816V de 122CV, 2.216V de 147CV e 1.7 Turbo Diesel de 80CV.
E a Minivan seguiu sem alterações até outubro de 2004 quando ela deu adeus.
            A Daewoo tinha o antigo Le Mans/Cielo que era derivado do Kadett E que vinha em com três opções de motores ambos D-TEC a 1.5 que gerava 70CV, a outra 1.5 com 80CV e 1.516V com 90CV.
O Cielo na carroceria sedã e três opções de motor 1.5 com 70CV, 1.5 com 80CV e 1.516V  de 90CV.
E a Daewoo toma a decisão de dividir ele em duas frentes: no andar de baixo com o Lanos que foi citado na história do Kadett e no andar de cima com o Nubira que chegava em três opções de carroceria: Hachtback de quatro portas, Sedã de quatro portas e Perua(Wagon) de quatro portas, todos eles medem 1.70metros de largura,1.42metros de altura e 2.57metros de entre - eixos, o Hacht mede 4.25metros de comprimento, já Sedan e Wagon mediam 4.47metros, a suspensão e freios seguiam o mesmo do Astra nacional, ele vinha com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas, o Hacht vinha apenas com duas opções de motor: o D-TEC II 1.516V com bloco  de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis, o seu diâmetro era de 76.5mm e o curso de 81.5mm o que totalizavam 1498cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,5:1 e com isso gerava 14.3KGFMa4200RPM e 110CVa6200RPM e o veterano Família II 2.nada 16V é o mesmo do nosso Astra 2.nada 16V inclusive o diâmetro x curso, a taxa de compressão produzia 9,6:1 e com isso gerava 18.8KGFMa4400RPM  e 136CVa5400RPM, para o Sedan o leque de motores era mais amplo, além do 1.516V e do 2.nada 16V ele tinha o D-TEC II 1.616V o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 81.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,5:1 é de mesma concepção do 1.5 só perdia os coletores variáveis e com isso gerava 14.8KGFMa3800RPM e 106CVa5800RPM e o Família II 1.816V ele mantinha o curso de 86mm do 2.nada, mas o diâmetro passava a 81.6mm o que totalizavam 1799cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 17KGFMa4200RPM e 130CVa5200RPM e lembrando que para Austrália e Brasil ele ia com o 2.nada, para os Europeus ele ia com o 1.616V e o 2.nada 16V e para os EUA também com o 2.nada e a Wagon tinha todos os motores do Sedan com exceção do 1.8.
O Nubira chegava ao mercado com motores 1.516V de 110CV e 2.nada 16V de 136CV.

O Sedan que chegou a ser vendido no Brasil com motor 2.nada, lá no exterior além dos 1.516V e o 2.nada 16V ele tinha o 1.616V de 106CV e o 1.816V de 130CV. o 2.nada 16V mais tarde passou a 141CV e o 1.516V foi a 107CV e o 2.nada 16V passou a 133CV.

A Wagon com os mesmos motores 1.516V, 1.616V e 1.816V do Sedan.
Em outubro de 1998 na linha 1999 o motor Família II 2.nada 16V passava a gerar 18.8KGFMa4600RPM e 141CVa5600RPM e taxa de compressão de 10,8:1 e esse motor era exclusivo do Sedan. Em outubro de 1999 na linha 2000 o Hacht dava adeus, Já o Sedan e a Wagon são reestilizados, ganhavam nova grade dianteira, para os coreanos só ficava o motor D-TEC II 1.516V que agora gerava 14KGFMa4200RPM e 107CVa6000RPM e para os mercados europeus o 1.616V era mantido e o 2.nada 16V passava a gerar 18.9KGFMa4400RPM e 133CVa5400RPM e a Wagon deixava de ser vendida no Mercado Coreano, apenas para exportação e os motores do sedan, Em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2001 na linha 2002 chegava o Daewoo Lacetti que substituía o Nubira ele estreava na carroceria Sedan de quatro portas, ele media 4.50metros de comprimento, 1.72metros de largura, 1.44metros de altura e 2.60metros de entre - eixos e ele vinha na única opção de motor: o D-TEC II 1.516V que gerava 14.2KGFMa4200RPM e 106CVa6000RPM. A suspensão e freios seguiam o Astra comum.
                           O Lacetti chegava ao mercado com motor 1.516V de 106CV e para os europeus o 1.616V de 109CV e o 1.816V de 122CV, mais tarde o 1.616V é também vendido no mercado coreano e estreava o 2.nada Turbo Diesel de 121CV.
Com a chegada dele o Nubira dá adeus do mercado coreano, em outubro de 2003 na linha 2004 o Nubira dá o adeus da Europa tanto na carroceria Hacht como no Sedan e na Coréia do Sul nada muda, em alguns mercados ele mantém o nome Nubira e duas opções de motores o D-TEC II 1.616V que agora gera 15.3KGFMa4000RPM e 109CVa6000RPM e o Família II 1.816V que gera 16.8KGFMa4000RPM e 122CVa5800RPM, em outubro de 2004 na linha 2005 duas novidades tanto para os mercados Europeus e Coreano chegava a carroceria Hacht de quatro portas, ela media 4.29metros de comprimento e os motor em casa era o 1.516V que já citamos no sedã, e na Europa eram os 1.616V e 1.816V que já citamos no sedã e para os Europeus chegava a Wagon feita na Coreia do Sul com 4.56metros de comprimento e os mesmos motores da família Nubira/Lacetti na Europa.
O Hacht com o mesmo motor 1.516V do Sedã na Coreia do Sul e na Europa os mesmos 1.616V e 1.816V e mais tarde o 1.416V de 95CV e o 1.616V passava a ser vendido na Coreia do Sul e o 2.nada Turbo Diesel já citado no sedã.

A Wagon apenas vendida na Europa com motores 1.616V e 1.816V e mais tarde ela passa a ser vendida na Coreia do Sul com motor 2.nada Turbo Diesel.
Em março de 2005 na Europa o Hacht ganhava a opção do motor D-TEC II 1.416V o seu diâmetro é de 77.9mm e o curso é de 73.4mm o que totalizavam 1399cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,5:1 e com isso gerava 13.3KGFMa4400RPM e 95CVa6200RPM, em outubro de 2005 na linha 2006 a Daewoo na Europa virava Chevrolet e nada mudava na Coreia do Sul, em outubro de 2006 na linha 2007 o Hacht ganhava a opção do motor 1.616V para a Coreia do Sul, em outubro de 2007 na linha 2008 a Wagon agora era vendida na Coreia do Sul, o Sedan ganhava a opção do motor 1.616V e para as três carrocerias chegavam o motor 2.nada TCDi era de projeto VM Motori o 2.nada, o seu diâmetro era de 83mm e o curso de 92mm o que totalizavam 1991cm3, a sua taxa de compressão era de 17,5:1 esse motor tinha turbo, intercooler e injeção common-rail e com isso gerava 28.5KGFMa2000RPM e 121CVa3800RPM, em março de 2008 o motor 1.516V dá adeus, só ficava o 1.616V e o 2.nada Turbo Diesel e Wagon apenas com o 2.nada, em outubro de 2008 na linha 2008 o Lacetti ganhava uma nova geração(que seria o Chevrolet Cruze e a plataforma Delta), só ficavam o Hacht e a Wagon, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda e em outubro de 2010 na linha 2011 tanto o Hacht como o Sedan dão o seu adeus.
Em outubro de 2005 na linha 2006 na Europa a Daewoo virava Chevrolet e com isso eles mudavam de marca e o Lacetti era vendido em três carrocerias: Hachtback, Sedan e Wagon(Perua) todas com quatro portas, duas opções de câmbio, nos motores o Hacht mantinha os 1.416V, 1.616V e 1.816V e o Sedan e a Wagon mantinha os 1.616V e 1.816V desde da época que eram Daewoo.
O Lacetti agora é Chevrolet na Europa e os motores são os 1.416V de 95CV, 1.616V de 109CV e 1.816V de 122CV e mais tarde chegava o 2.nada Turbo Diesel de 121CV.

O Sedan também mudava de marca e os mesmos motores do Hacht com exceção do 1.416V.

A Wagon também mudava de marca com os mesmos motores do Hacht com exceção do 1.4
Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 chegava o 2.nada Turbo Diesel que gerava 28.5KGFMa2000RPM e 121CVa3600RPM. Em outubro de 2008 na linha 2009 nada mudava e em março de 2009 ele dava lugar ao Cruze e em março de 2010 é vez do Hacht e da Wagon dar o seu adeus.
No sudeste Asiático ele foi fabricado e vendido como Chevrolet Optra e nesses mercados os motores eram o 1.616V de 15.3KGFMa4000RPM e 109CVa6000RPM e o 1.816V de 16.8KGFMa4000RPM e 122CVa6000RPM.
No Sudeste Asiático ele se chamava Optra e os motores eram o 1.616V de 109CV e o 1.816V de 122CV.
E foi vendido no Paquistão e na Índia com o mesmo 1.616V e 1.816V do Sudeste asiático e ainda tinha o 2.nada Turbo Diesel de 28.5KGFMa2000RPM e 121CVa3600RPM.
Na terra dos cangurus o Nubira foi vendido por lá como Daewoo e com motor 2.nada 16V e o Lacetti seguiu o mesmo caminho, mas com o fim da Daewoo em 2002, a Holden em outubro de 2005 decidiu vender o Lacetti como JF Viva e uma opção mais barata ao Astra ele vinha em três carrocerias: Hachtback, Sedan e Wagon , duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas e única opção de motor: o Ecotec 1.816V de 17.2KGFMa3600RPM e 122CVa5600RPM.
O Holden Viva como opção mais barata ao Astra e o motor é o 1.816V de 122CV.
E ele seguiu sem alterações até outubro de 2009 quando ele e o Astra deram lugar ao Cruze.
Na América Latina ele teve em dois países, no México ele chegou em março de 2006 como substituído do Astra e o motor era o 1.816V de 16.8KGFMa4000RPM e 122CVa5800RPM e seguiu até março de 2010 quando deu lugar ao Cruze.
O Optra chega ao mercado mexicano com motor 1.816V de 122CV.
Na Colômbia ele foi montado em CKD em outubro de 2004 na carroceria  Sedan e em duas opções de motores o E-TEC II 1.416V que gerava 13.3KGFMa4400RPM e 95CVa6200RPM e o E-TEC II 1.816V que gerava 16.9KGFMa4000RPM e 122CVa6000RPM, em outubro de 2007 na linha 2008 chegava o Hacht e apenas com motor 1.816V e para o Sedan o motor 1.416V dava  lugar ao E-TEC II 1.616V que gerava 15.3KGFMa4000RPM e 109CVa6000RPM e seguiu sem alterações até outubro de 2013 quando ele deu adeus.
No Canadá em outubro de 2004 na linha 2005 chegava o Optra em duas carrocerias: Hacht e Sedan ambos de quatro portas, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas e em única opção de motor: o D-TEC II 2.nada 16V era o veterano Família II 2.nada 16V rebatizado que gerava 17.4KGFMa4000RPM e 119CVa6000RPM.
                            O Optra vendido  no Canadá com motor 2.nada 16V de 119CV.
Em outubro de 2006 na linha 2007 o Sedan dava adeus e em outubro de 2008 na linha 2009 é a vez do Hacht dar adeus ao mercado Canadense.
       Em outubro de 2004 na linha 2005 com opção mais barata ao Cobalt americano(na ver com o modelo brasileiro) ele foi vendido como Suzuki Reno na carroceria Hachtback e Forenza na carroceria Sedã, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas e o motor é o Família II 2.nada 16V que gerava 18.9KGFMa4000RPM e 132CVa5400RPM.
O Suzuki Forenza chega ao mercado americano e o motor é o 2.nada 16V de 132CV.
Em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 ele ganhava nova grade dianteira tanto para o Reno como para o Forenza e nada muda nos motores.
O Hacht Reno com o mesmo motor do Sedã.

O Sedã Forenza com o mesmo motor 2.nada.
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 o Reno é substituído pelo SX4 e o Forenza dá adeus, dá lugar ao Chevrolet Cruze lançado no ano seguinte.
Na China em outubro de 2003 a GM passou a fabricar o modelo com a marca Buick e o nome Excelle e primeiro na carroceria Sedan e no motor E-TEC II 1.816V de 16.9KGFMa4000RPM e 122CVa5800RPM.
                                 O Excelle chinês que vinha com o motor 1.816V de 122CV.
Em outubro de 2004 na linha 2005 é vez do Hachtback que vinha como E-TEC II 1.616V de 15.3KGFMa4000RPM e 109CVa6000RPM era o Excelle HRV.
O Excelle chega ao mercado com motor 1.616V de 109CV e 1.816V de 122CV.
Em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda e em outubro de 2009 na linha 2010 ele passa a vir do Opel Astra J e com isso o Excelle Hacht dá o seu adeus e o sedã continua com motor 1.616V que já citamos no Hacht e em outubro de 2011 ele ganhou uma reestilização e segue até hoje naquele mercado.
No Brasil com o fim das importações do Espero, quase em simultâneo com a Coréia do Sul em fevereiro de 1998 a Daewoo importou o Nubira Sedan e Wagon, na única versão de acabamento:CDX e duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchass e única opção de motor: o Família II 2.nada 16V que gerava 18.9KGFMa4000RPM e 133CVa5400RPM e infelizmente não tenho muitas imagens por que muitos viraram sucatas no Brasil, na pista no mesmo mês o sedã manual era testado: 0a100KM/H em 12.5segundos, chegou a 189KM/H e o seu consumo urbano foi de 11KM/L sem ar condicionado e 9.2KM/L com ar ligado e o rodoviário foi de 13.4KM/L sem ar condicionado e  12.4KM/L com o ar ligado, em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda e em outubro de 1999 diante da desvalorização do Real a marca dá adeus do Brasil e com ele o Nubira.
Desde o Mercosul sabemos que o caminho natural para um carro feito no Brasil é ser exportado para Argentina, Uruguai e Paraguai , mas nosso Astra foi também para o Chile e em março de 1999 ele chegou a esses países apenas no motor 2.nada de 8 válvulas que gerava 17.3KGFMa2400RPM e 112CVa5200RPM, seis meses depois chegava o três volumes e o motor 2.nada 16V que gerava 19.2KGFMa4000RPM e 136CVa6000RPM, em março de 2002 o motor 2.nada passava a gerar 116CV , em março de 2003 os argentinos ganhavam o GSi com o mesmo motor 2.nada 16V nosso e , em março de 2005 o Vectra de terceira geração chegava a Argentina e o motor era o 2.416V que por lá apenas com  gasolina gerava 23.7KGFMa4000RPM e 150CVa5200RPM mas lá ele tinha opção de câmbio manual, em março de 2007 o Astra GSi voltava a Argentina dessa vez com o 2.416V e  o Vectra ganhava a opção do 2.nada, em março de 2008 o Vectra GT chegava a Argentina e com ele o adeus do Astra GSi, em julho de 2009 na linha 2010 o Vectra por lá mantém o 2.416V e o 2.nada por lá agora gerava 18.9KGFMa2600RPM e 122CVa5600RPM graças ao comando de válvulas roletado e a mesma situação o Vectra GT e o Astra apenas com o 2.nada, em outubro de 2010 com o lançamento do Cruze na Argentina, o Vectra 2.4 dá o adeus naquele mercado e seguiu assim até março de 2011 quando eles deram adeus e o Astra também do mercado argentino.
Aproveitando  o acordo bilateral México-Mercosul, a GM passou a exportar o Astra Sedan em outubro de 2003 mas com uma diferença: o motor Família II 2.416V que gerava 23.7KGFMa4000RPM e 150CVa5200RPM ou seja é basicamente o motor da S10/Blazer com 4 válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e arvore de balanceamento(vale lembrar que isso esteve presente no nosso Vectra 2.4) era mais potente que o Astra GSi nacional e duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas e seguiu até março de 2006 quando deu lugar ao Optra.
 
A GMB fez dela seu cavalo de batalha entre os médios e de fato chegou a meter casca mais moderna, A Opel alemã fez ela virar vários carros e ainda aproveitou o entre - eixos para criar a plataforma Delta e a Daewoo coreana além de virar vários carros, o deixou por muitos anos essa plataforma, mas tudo tem um fim por mais robusta que seja chegou a hora do seu adeus definitivo e isso ocorreu ano passado com o adeus da Zafira.
 
DICIONÁRIO ECOTEC
1.616V E 1.816V: DERIVADO DO FAMÍLIA I
2.NADA 16V E 2.NADA 16V TURBO: DERIVADO DO FAMÍLIA II
2.216V: DERIVADO DO FAMÍLIA L0850
DICIONÁRIO D-TEC II(DAEWOO)
1.516V E 1.616V: DERIVADO DO FAMÍLIA 1
2.NADA 16V: DERIVADO DO FAMÍLIA II

 
 

 
 

 
 
 

 
 
 

 

 
 

 

 
 

 
 

 

 

 

 
 

 

 

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