Plataforma GMT 325/330: A Chevrolet S10 e sua vida no exterior e seus parentes no Brasil e no exterior.

A S10 INAUGUROU O SEGMENTO DE PICAPES MÉDIAS E ESSA PLATAFORMA FICOU 17 ANOS NO MERCADO BRASILEIRO.
O Segmento de picapes médias estava divido entre compactas(derivadas de carro de passeio) e grandes(derivadas de caminhão) e as médias só importadas: Mitsubishi L200, Toyota Hilux e Ford Ranger e na linha GM até março de 1995 existia a Chevy derivada do Chevette com o veterano Chevrolet 1600 de 71CV com gasolina e 72CV com álcool e a Série 20(C e D 20) com motores seis cilindros Stovebolt 4.1 litros de injeção eletrônica multiponto e 138CV para o modelo C e os Maxion S4 4 litros á diesel de 90CV e o S4T Plus que era 4 litros com turbo que gerava 150CV.
A Chevy 500 com motor 1.6 de 71CV na versão á gasolina e 76CV na versão á álcool.

A Série 20 para os modelos C estava disponível o veterano seis cilindros de 4.1 litros e 138CV e para os modelos D o 4.nada á diesel de 90CV e o 4.nada turbo diesel de 150CV.
Mas em março de 1995 a GM decide definitivamente inaugurar o segmento de picapes médias com a S10 em março de 1995 ela chegou na única opção de cabine: a simples, ela media 4.85metros de comprimento, 1.70metros de largura e altura e 2.76metros de entre - eixos, o chassi usado foi do 4x4 americano e o visual era mais bonito que o modelo americano ela vinha em duas opções de acabamento: Básica e Deluxe, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e o motor era dianteiro e a tração traseira, o motor a GMB fez uso do veterano Família II(na época não tão veterano) 2.2 com bloco de ferro,cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, quatro cilindros em linha e 8 válvulas, o seu diâmetro é de 86mm e o curso de 94.6mm o que totalizavam 2198cm3 era o mesmo que havia estreado no Omega seis meses antes mas com injeção monoponto, taxa de compressão de 9,2:1 e com isso gerava 19.2KGFMa3400RPM e 106CVa4800RPM, a Sua suspensão utiliza amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente com braços oscilantes e a "Independência" acaba na barra de torção e na traseira é dependente tipo eixo rígido com feixe de molas, os  freios eram discos ventilados na dianteira e tambores na traseira e a capacidade de carga era de 750KG.
A S10 chegava ao mercado e na estreia o motor era o 2.2 de injeção monoponto com 106CV e mais tarde chegavam o V6 de 4.3 litros, o 2.5 Turbo Diesel que citaremos mais á frente e o 2.2 ganhava injeção multiponto e passava a 113CV.
Qualidades? robustez mecânicas, bom desempenho nas versões V6 e 2.8 Turbo Diesel, defeitos? consumo elevado(com exceção dos motores á diesel) e baixo desempenho dos motores 2.2 e 2.5 Turbo Diesel e ainda tem mais:o 2.4 que viria nos anos seguinte não resolveria o problema e no mesmo mês a picape era testada: 0a100KM/H em 15.5segundos, chegou a 157KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.9KM/L e o rodoviário foi de 9.6KM/L vazio e 9KM/L carregada, em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda e chegava o utilitário esportivo Blazer ela vinha apenas com quatro portas e as versões de acabamento eram Básica e DLX e o mesmo motor 2.2 que já citamos na S10 ela mantinha largura e altura da picape, mas o comprimento passou a 4.60metros e o entre - eixos com 2.75metros, a suspensão e freios seguiam a picape, em dezembro de 1995 ela era testada: 0a100KM/H em 19.1segundos, chegou a 157KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.2KM/L e o rodoviário foi de 9.6KM/L vazio e carregado foi de 9.2KM/L ou seja o lema da Blazer 2.2 é "baixo desempenho e alto consumo" e muitas S10 e Blazer hoje estão com cilindro de GNV no porta-malas ou na caçamba..... 
A Blazer chegava ao mercado com o mesmo motor 2.2 da S10, mais tarde chegava o V6 de 4.3 litros com 180CV e o 2.5 Turbo Diesel que já citaremos.
Em setembro de 1996 chegava a linha 1997 da Blazer e como novidade o motor Vortec 4.3V6 esse motor é nada mais nada menos que o LS2 com dois cilindros a menos com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, injeção eletrônica multiponto, o seu diâmetro é de 101.6mm e o curso é de 88.4mm, o que totalizavam 4299cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,2:1 e com isso gerava 34.7KGFMa2600RPM e 180CVa4600RPM esse motor era importado dos EUA, a GM preferiu esse motor e não o veterano 250 de 4.1 litros do Opala por que não cabia no cofre do capô da S10/Blazer e no mesmo mês ela era testada: 0a100KM/H em 12.7segundos, chegou a 177KM/H(a GM limitava nos 180KM/H) e o seu consumo urbano foi de 5.7KM/L e o rodoviário era de 8.2KM/L vazio e 7.7KM/L carregado, ela bebeu bem, mas o consumo foi bem melhor e reboque do câmbio V6 ela ganhava a opção do câmbio automático de 4 marchas no motor V6, No salão do automóvel de 1996 a GM tratou de apresentar a versão cabine estendida da S10,o comprimento passou a 5.15metros e o entre - eixos foi para 3.12metros, no espaço traseiro um pequeno "banquinho" e as versões de acabamento eram as mesmas da cabine simples e para a DLX ela ganhava a opção do motor V6 de 4.3 litros que já citamos na Blazer e a opção do câmbio automático de 4 marchas era a linha 1997 da S10.
A S10 Cabine estendida chegava ao mercado e os motores  eram o 2.2 e o V6 de 4.3 litros o primeiro já citado na cabine simples e o segundo na Blazer e mais tarde chegava o 2.5 Turbo Diesel.
Na pista ela foi de 0a100KM/H em 12.5segundos, chegou a 177KM/H(a GM limitava nos 180KM/H) e o seu consumo urbano foi de 6KM/L e o consumo rodoviário vazio foi de 8.3KM/L e carregado foi de 7.8KM/L ou seja o consumo é bem elevado. Em dezembro de 1996 a S10 2.2 enfrentou a Ranger XL V6, na pista ela foi de 0a100KM/H em 15.5segundos contra 11.8segundos da rival, chegou a 157KM/H contra 166KM/H da rival(a Ford limitava a 180KM/H) e o seu consumo urbano foi de 7.9KM/L contra 8.3KM/L da rival e o rodoviário foi de 9.6KM/L contra 10.3KM/L da rival e carregado foi de 9KM/L contra 9.7KM/L da rival ou seja a S10 andou menos e bebeu mais, em julho de 1997 duas novidades chegava a opção de cabine dupla que tinha as mesmas dimensões de cabine estendida e levava seis pessoas e a reboque dela chegava o motor Maxion-International 2.5 Turbo Diesel o seu diâmetro é de 90.4mm e o curso é de 97mm o que totalizavam 2495cm3 e sua taxa de compressão produzia 19,5:1 mas na S10 a GM tirou o intercooler e com isso gerava 22.4KGFMa1800RPM e 95CVa4000RPM tinha mais torque que a 2.2 mas era menos potente e para ter motor á diesel a capacidade de carga passava a 1010KG na versão á diesel.
A Cabine dupla chegava ao mercado e trazia além do 2.2 e o V6 4.3 litros que já citamos , fazia a estreia do 2.5 Turbo Diesel de 95CV.
Em setembro de 1997 chegava a linha 1998 o motor 2.2 ganhava injeção eletrônica multiponto e com isso passava a gerar 20KGFMa3000RPM e 113CVa4800RPM, em fevereiro de 1998 ela ganhava a opção de tração 4x4 com acionamento elétrico para o motor 2.5 Turbo Diesel, a GM se preparava para a chegada da Ranger, em julho de 1998 ela enfrentava a Ranger que usava o mesmo motor mas com Intercooler e 20CV a mais, vazia ele foi de 0a100KM/H em 25.2segundos contra 18.6segundos da rival, carregada fez em 36.1segundos contra 27.1segundos da rival e o consumo médio foi de 9.6KM/L contra 10.9KM/L da rival e carregada fez 9KM/L contra 9.5KM/L da Ranger e no mesmo mês a Blazer ganhava a opção de tração 4x4 mas nela era para o motor V6 de 4.3 litros e estreava a versão de acabamento Executive e em outubro de 1998 na linha 1999 nova grade dianteira tanto na S10 como na Blazer que ficou conhecido como "Boca de tubarão" e nada muda nos motores da picape e do utilitário esportivo.
A S10 ganhava nova grade dianteira e os motores continuam os mesmos 2.2, V6 de 4.3 litros e 2.5 Turbo Diesel e esse último é substituído pelo 2.8 Turbo Diesel de 132CV.

A Cabine estendida também ganhava nova grade dianteira e os mesmos motores da cabine simples.

A Blazer também recebe alterações na grade dianteira e os mesmos motores da picape cabine simples.
Em julho de 1999 a Blazer ganhava a tração integral para o modelo 2.5 Turbo Diesel, em outubro de 1999 na linha 2000 a Cabine estendida da adeus a S10 e o motor V6 agora era apenas na Executive Cabine dupla que vinha com câmbio automático, no resto os motores e das versões nada muda, assim como na Blazer e em março de 2000 ela troca o 2.5 Turbo Diesel pelo MWM Sprint 2.8 Turbo Diesel intercooler, o seu diâmetro era de 93mm e o curso de 103mm o que totalizavam 2798cm3, a sua taxa de compressão é de 17,8:1 e com isso gerava 34KGFMa1600RPM e 132CVa3400RPM o motor tem bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia corrente metálica  e 3 válvulas por cilindro(12 válvulas) duas de admissão e uma de escape e no exterior a diferença era os logos "2.8 Turbo Intercooler" aliás o motor também estava disponível para a Blazer, em abril do mesmo ano a S10 2.8 Turbo Diesel era testada: 0a100KM/H em 15.5segundos, chegou a 160KM/H não foi testado o consumo ou seja o desempenho melhorou, em junho de 2000 era vez da Blazer ser testada: 0a100KM/H em 15.5segundos, chegou a 164KM/H e o seu consumo urbano não foi medido e o rodoviário foi de 10.5KM/L com ar desligado e 10.4KM/L com o ar ligado.  Em julho de 2000 a S10 2.8 Turbo Diesel enfrentou L200 GLS 2.5 Turbo Diesel, Ranger XLT 2.5 Turbo Diesel e Hilux 2.8 á diesel, ela teve o melhor 0a100KM/H com 15.5segundos contra 17.7segundos da L200, 18.9segundos da Ranger e 30.1segundos da Hilux, carregada a S10 fez a prova  em 20segundos, contra 24.3segundos da L200,25.2segundos da Ranger e 45segundos da Hilux e o seu consumo urbano foi de 10.3KM/L seguido da L200 com 9.4KM/L, Ranger com 9.2KM/L e Hilux com 8.5KM/L e o rodoviário é de 13.4KM/L foi a mais econômica, seguida da L200 com 11.7KM/L, Ranger com 10.2KM/L e Hilux com 8.5KM/L.Em outubro de 2000 na linha 2001 ela chegava a segunda geração que na verdade era uma reestilização com novos para-choques, faróis, grade dianteira , na lateral novos para- lamas e na traseira pequenas mudanças nas lanternas, mantinha o entre - eixos, a Cabine Simples passava medir 4.96metros, a Dupla 5.26metros e a Blazer 4.71metros, elas perdem o câmbio automático de 4 marchas e também o motor V6 de 4.3 litros, o Família II 2.2 é substituído pelo 2.4, o seu diâmetro foi a 87mm e o curso vai a 100mm o que totalizavam 2405cm3, mantém a concepção do 2.2, a sua taxa de compressão é de 9,2:1 e com isso gerava 21.9KGFMa2600RPM e 128CVa4600RPM e o 2.8 Turbo Diesel intercooler é mantido e aliás esse 2.8 é o 4.2 de seis cilindros de Silverado e F250 com dois cilindros a menos e a capacidade de carga subia para 810KG nas versões á gasolina e 1100KG para os modelos á diesel.
Uma reforma visual profunda chegava a S10 e o motor V6 dava adeus e o 2.2 era substituído pelo 2.4 com 128CV e o 2.8 Turbo Diesel era mantido.

A Blazer também renovava o Visual e os motores 2.4 e 2.8 Turbo Diesel eram os mesmos da S10 e mais tarde chegava o V6 de 4.3 litros com 192CV.
A reforma de estilo foi polêmica, uns até gostaram, a maioria odeia, mas nos anos 1995 e 2000 tanto S10 como Blazer eram lideres em suas categorias, mas a Blazer começava ladeira abaixo a partir daí, em janeiro de 2001 a S10 Cabine Dupla DLX 2.8 Turbo Diesel foi testada: 0a100KM/H em 14.3segundos, chegou a 163KM/H e o seu consumo urbano foi de 10.8KM/L com o ar desligado e 10KM/L com o ar ligado e o rodoviário foi de 13.7KM/L com o ar desligado e 13.4KM/L com o ar ligado, em fevereiro de 2001 é vez da Blazer 2.4 ser testada: 0a100KM/H em 14.6segundos, chegou a 150KM/H e o seu consumo urbano foi de 7KM/L e o rodoviário foi de 9.3KM/L a sede foi enorme, em junho de 2001 a S10 2.4 enfrentou a Ranger 2.316V, na pista ela foi de 0a100KM/H  em 15.6segundos, contra 13.4segundos da rival, chegou a 149KM/H contra 150KM/H da rival e o seu consumo urbano foi de 8.1KM/L igual a rival e o rodoviário foi de 9.5KM/L igual a da rival, andou menos e bebeu igual. Em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em março de 2002 marcava o retorno da versão de acabamento Executive a Blazer e com ela voltava o câmbio automático de 4 marchas e o motor Vortec V6 de 4.3 litros só que agora ele gerava 35KGFMa3200RPM e 192CVa4400RPM, na pista ela foi de 0a100KM/H em 13.6segundos, chegou a 180KM/H(Limitados eletronicamente segundo a GM) e o seu consumo urbano foi de 5.2KM/L e o rodoviário foi de 12.6KM/L, em junho de 2002 a S10 Deluxe 2.8 Turbo Diesel enfrentou Ranger XLT 2.8 Turbo Diesel e Nissan Frontier 2.8 Turbo Diesel que tinha o mesmo motor, a S10 foi a mais lenta:0a100KM/H em 15.7segundos, contra 14.7segundos da Frontier e 11.4segundos da Ranger, o seu consumo urbano foi de 10.6KM/L ficou atrás da Ranger com 11.1KM/L e da S10 com 11.2KM/L e o rodoviário foi de 14.9KM/L e aí ela ficou na frente das rivais com 14KM/L da Frontier e 12.4KM/L da Ranger, em outubro de 2002 na linha 2003 a S10 voltava a ter versão Executive só que com motor 2.8 Turbo Diesel e a versão Deluxe vira DLX e assim alinhada com a irmã Blazer e no resto nenhuma  alteração, assim como na Blazer, em outubro de 2003 na linha 2004 nada mudava para a S10 e a Blazer abandonava o V6 de 4.3 litros nessa plataforma não teria mais um motor V6, em agosto de 2004 chegava a linha 2005 de S10 e Blazer, a versão Básica virava Colina, a DLX virava Tornado, a Executive continuava e para conter o Ford EcoSport chegava a versão Advantage para a Blazer, no mesmo mês a Blazer 2.4 enfrentava o EcoSport XLT 1.6, ela foi de 0a100KM/H em 15segundos contra 13.5segundos do rival, o motor 2.4 sentiu o peso do utilitário esportivo, chegou a 155KM/H segundo a GM, contra 157KM/H do EcoSport e o seu consumo urbano foi de 5.3KM/L contra 8.1KM/L do rival e o rodoviário foi de 8.8KM/L contra 11.3KM/L do rival, mais leve o Ford tirava proveito disso, em setembro de 2004 a S10 Executive 2.8 Turbo Diesel 4x4 Cabine dupla , enfrentava Hilux SRV 3.nada Turbo Diesel, Ranger Limited 2.8 Turbo Diesel e Frontier Strike 2.8 Turbo Diesel, na  pista foi de 0a100KM/H em 15.4segundos só ficou á frente da Hilux com 16.9segundos, contra 14.3segundos da Frontier e 13.5segundos da Ranger, chegou a 170KM/H empatou com a Ranger, ficou á frente  da Frontier com 157KM/H e da Hilux com 155KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.6KM/L só ficou á frente da Ranger com 8.4KM/L, atrás da Hilux com 9.3KM/L e da Frontier com 9.9KM/L e o rodoviário foi de 13.3KM/L só ficou atrás da Frontier com 13.8KM/L e lembrando que a Frontier tinha o mesmo motor, ficou á frente da Hilux com 12.8KM/L e da Ranger com 12.7KM/L. Em setembro de 2005 na linha 2006 o motor MWM Sprint para se adequar as normas de legislação antipoluentes de 2006 ele ganhava injeção direta common-rail e com isso passava a gerar 34.7KGFMa1600RPM e 140CVa3600RPM e com essas alterações vieram pequenas alterações visuais para S10 e Blazer, o motor 2.4 á gasolina era mantido e a GM chamava de "Terceira geração" embora sabemos que era mais uma reforma sobre a primeira e na traseira agora o logo era "Turbo Eletronic" na traseira.
A S10 ganhava alterações pequenas e o motor 2.4 era mantido e o 2.8 Turbo Diesel ganhava injeção common-rail passava a 140CV.

A Cabine dupla tinha os mesmos motores da cabine simples e mais tarde o 2.4 virava Flex e passava a 141CV com gasolina e 147CV com álcool.

ABlazer também ganhava pequenas alterações visuais e o mesmo motores da cabine simples e o 2.4 Flex já citado na cabine dupla.
No mesmo mês ela foi testada: 0a100KM/H em 15.4segundos,chegou a 173KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.3KM/L e o rodoviário foi de 14.1KM/L, no mês seguinte do mesmo ano ela enfrenta a Ranger Limited 3.nada Turbo Diesel, a Hilux SRV 3.nada Turbo Diesel totalmente reformulada e a Frontier Strike 2.8 Turbo Eletronic, na pista ela foi de 0a100KM/H em 15.4segundos só ficou na frente da  Frontier com 16segundos, ficou atrás da Ranger com 13segundos e da Hilux com 12.9segundos, chegou a 173KM/H só ficou á frente da Frontier com 166KM/H, a Ranger chegou a 180KM/H e a Hilux a 182KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.3KM/L foi o mais sedento contra 10KM/L da Frontier, 11.4KM/L da Hilux e 12.5KM/L da Ranger e o rodoviário foi de 14.1KM/L contra continuava o mais sedento com 14.3KM/L da Frontier e 15KM/L da Frontier e Hilux, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em março de 2007 a S10 Cabine Dupla e a Blazer ganhavam o motor Família II 2.4 Flexpower além de injeção Flex, ele ganhava coletores de plástico e escape tubular, a taxa de compressão passou para 11,5:1 e com isso mantinha os 21.9KGFMa2600RPM nos dois combustíveis e com gasolina gerava 141CVa5200RPM e com álcool vai a 147CV. Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em maio de 2008 chegava a linha 2009 com alterações na grade dianteira, para -choques dianteiros e plástico na tampa da caçamba e para piorar o visual ficou estranho era sinal do envelhecimento dessa plataforma, mas foi uma medida para ganhar tempo e a marca fez do motor Flex uma fortaleza em cima dos ataques da Toyota com a Hilux e com isso chegava a Advantage Cabine Simples Flexpower e a Executive Flexpower e nos motores nada mudava, o 2.4 Flexpower e o 2.8 Turbo Diesel Intercooler Eletronic.
Novas mudanças visuais na picape cabine simples e agora ela podia vir com o 2.4 Flex além do 2.8 Turbo Diesel intercooler.

A Cabine dupla também mudava no visual e os motores eram os mesmos da cabine simples.
A Blazer recebia alterações e os mesmos motores da picape cabine simples e mais tarde perdia o motor Turbo Diesel.
No mesmo mês a Executive 2.4 Flexpower é testada no álcool:0a100KM/H em 14segundos, chegou a 150KM/H(limitados eletronicamente) e o seu consumo urbano foi de 4.6KM/L e o rodoviário foi de 6.8KM/L andou pouco e bebeu muito,mas e com gasolina? vamos aos números prováveis:0a100KM/H em 14.6segundos, consumo urbano de 6KM/L e o rodoviário de 8.8KM/L ou seja não resolve. em março de 2009 a Blazer 2.8 Turbo Diesel dá adeus e só ficava a versão Advantage, em outubro de 2009 na linha 2010 nada mudava, em outubro de 2010 na linha 2011 a versão Tornado dá lugar a Rodeio e no resto sem alterações, em outubro de 2011 na linha 2012 a S10 deixava de ser produzida preparava para a plataforma GMT 700 e os estoques continuavam até fevereiro quando chegou o novo modelo na plataforma, a Blazer não mudava e em julho de 2012 a Blazer dá adeus só retorna dois meses depois na plataforma GMT 700 e com o nome TrailBlazer.
   Nos EUA a forma de oferecer uma picape menor que a Série C/K vinha da Isuzu japonesa era batizado de Chevrolet LUV e duas opções de motor: o 1.8 á gasolina da família G da Isuzu com 13KGFMa2800RPM e 80CVa4500RPM e o 2.2 á diesel da família C  da Isuzu  que gerava 12.8KGFMa2200RPM e 58CVa4300RPM era basicamente uma picape Isuzu com emblema Chevrolet, apenas cabine simples e duas opções de câmbio: manual de quatro marchas ou automático de 3 marchas.
O Luv era uma versão Chevrolet do Isuzu Faster e os motores eram o 1.8 de 80CV e o 2.2 á diesel de 58CV.
Em Março de 1982 chegava a picape compacta(para os americanos) de projeto próprio era a S10 que chegava em duas opções de cabine: simples e estendida, ela media 4.75metros de comprimento, 1.66metros de largura, 1.70metros de altura e o entre - eixos era o mesmo da cabine simples nacional, três opções de câmbio: manual de quatro marchas, manual de cinco marchas e automático de 3 marchas e com duas opções de motores: a primeira era o 1.9 quatro cilindros em linha, 8 válvulas, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada importado do Japão da Isuzu não tenho diâmetro x curso desse motor e nem taxa de compressão mas gerava 14KGFMa3000RPM e 83CVa4600RPM e a segunda opção era o V6 de 2.8 litros da família 60 graus com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, o seu diâmetro é de 88.9mm e o curso de 76.2mm o que totalizavam 2838cm3( na verdade em 2.85) e com isso gerava 20.5KGFMa2000RPM e 111CVa4800RPM, A suspensão e freios seguiam a S10 nacional que viria 13 anos depois.
A primeira geração da S10 americana com linhas retas e o motor 1.9 de 83CV e o V6 de 2.8 litros com 111CV, mais tarde chegavam o 2.nada de 84CV, o 2.2 á diesel de 63CV, o 2.5 de 93CV , o V6 de 2.8 litros vai a 127CV e por último chegava o V6 de 4.3 litros com 162CV.

A Cabine estendida com os mesmos motores da cabine simples.
Cabine dupla? os americanos não tiveram nessa geração, em outubro de 1982 na linha 1983 chegava o 2.nada da família 122 com bloco de ferro e cabeçote de alumínio e comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica e com carburador de corpo duplo, o seu diâmetro era de 89mm e o curso era de 80mm o que totalizavam 1991cm3, a sua taxa de compressão era de 9:1 e com isso gerava 14.9KGFMa2400RPM e 84CVa4600RPM e o V6 de 2.8 litros mantém a potência mas o torque agora é de 20.1KGFMa2100RPM perde um pouco do torque, Em março de 1983 chegava o utilitário esportivo Blazer com duas portas e os mesmos motores 1.9, 2.nada e V6 de 2.8 litros da S10 e marca a estreia da tração 4x4 tanto para S10 como para Blazer.
           A Blazer chegava ao mercado com duas portas e os mesmos motores da S10.
Ela media 4.50metros de comprimento e o entre - eixos era o mesmo da Blazer nacional que surgiria dois meses depois, em outubro de 1983 na linha 1984 tanto para S10 e Blazer ganhavam o 2.2 á diesel da família C da Isuzu, o seu diâmetro é de 88mm e o curso de 92mm o que totalizavam 2238cm3, a sua taxa de compressão produzia 22:1 era o mesmo que equipava o antigo LUV só que agora gerava 13.2KGFMa2200RPM e 62CVa4300RPM, em outubro de 1984 na linha 1985 trocava o 2.nada pelo Iron Duke 2.5 de quatro cilindros em linha, oito válvulas, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, com bloco e cabeçote de ferro, o seu diâmetro era de 101.6mm e o curso é de 76.2mm o que totalizavam 2471cm3, a sua taxa de compressão era de 9:1 e dotado de injeção monoponto gerava 18.6KGFMa2800RPM e 93CVa4400RPM é o motor do "Nosso" Opala quatro cilindros? é ele mesmo mas lá ele ganhou injeção eletrônica com ele o 2.nada dava o seu adeus e o 2.3 á diesel também dava adeus, e o V6 de 2.8 litros ganhava alterações para gerar 20.7KGFMa2100RPM e 117CVa4400RPM  e no ano seguinte esse motor chegava a Blazer, em outubro de 1985 na linha 1986 o motor 1.9 de origem Isuzu á gasolina dava o seu adeus e o V6 de 2.8 litros ganhava injeção eletrônica monoponto e com isso gerava 20.7KGFMa2400RPM e 127CVa4800RPM, em outubro de 1986 na linha 1987 o 2.5 mantinha a potência e perdia torque passava a gerar 17.9KGFMa3200RPM e o V6 de 2.8 litros mantinha os números mas o torque agora chegava a 2400RPM e isso foi feito na Blazer também, em outubro de 1987 na linha 1988 estreava o  Vortec V6 de 4.3 litros é o mesmo que equiparia as Blazer e S10 nacionais dos anos seguintes, mas com injeção monoponto e com isso gerava 31.2KGFMa2800RPM e 162CVa4000RPM e aliás é o veterano LS2 com dois cilindros a menos, aliás é o 350V8 com dois cilindros a menos e esse motor também estava disponível na Blazer, em outubro  de 1988 na linha 1989 nada muda, em outubro de 1989 na linha 1990 o motor 2.5 passava a gerar 95CVa4400RPM e mantinha o torque, em outubro de 1990 na linha 1991 S10 e Blazer ganhavam nova grade dianteira e a reboque das mudanças visuais a Blazer ganhou opção de quatro portas e o motor 2.5 ganhou injeção multiponto e com isso passou a gerar 18.7KGFMa3200RPM e 106CVa4800RPM, eram mantidos os V6 de 2.8 litros e 4.3 litros.
A picape cabine simples ganhava nova grade dianteira e motor 2.5 com 106CV, V6 de 2.8 litros com 127CV e o V6 de 4.3 litros de 162CV que mais tarde vai a 167CV e depois a 198CV.

A Cabine estendida com a nova grade e os mesmos motores da cabine simples.

A Blazer com nova grade e aliás o nome era S10 Blazer e os mesmos motores da picape cabine simples.

A estreante carroceria de quatro portas da S10 Blazer e os mesmos motores da picape cabine simples.
Em outubro de 1991 na linha 1992 chegava o V6 de 4.3 litros com injeção multiponto e com isso passou a gerar 36KGFMa3600RPM e 193CVa4500RPM, em outubro de 1992 na linha 1993 como despedida o V6 de 4.3 litros com injeção monoponto passava a gerar 32.5KGFMa2400RPM e 167CVa4000RPM e em outubro de 1993 na linha 1994 chegava a segunda geração com linhas arredondas era igual ao nosso modelo que seria lançado no ano seguinte, mas com dianteira diferente, as dimensões eram iguais e ela vinha em duas opções de cabine: simples e estendida, duas opções de tração: traseira e 4x4, a Blazer continuava como estava e nos motores o V6 de 2.8 litros dava adeus e não deixava sucessor, o 2.5 é substituído pelo Vortec 2.2 que é nada mais nada menos que Família 122 de comando de válvulas no bloco e cabeçote de alumínio, voltava a picape, só que agora o seu  diâmetro era de 89mm e o curso de 88mm, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com injeção multiponto e ela gerava 17.9KGFMa2800RPM e 120CVa5200RPM, o Vortec V6 de 4.3 litros e injeção monoponto era mantido e de injeção multiponto agora gerava 36KGFMa3400RPM e 203CVa4500RPM, já para a Blazer nada mudava.
A S10 chegava ao mercado com motores 2.2 de 120CV  e os V6 de 4.3 litros com 165CV e 203CV mais tarde o V6 de 4.3 litros passava a 157CV e  193CV para as leis  de emissões da Califórnia, e mais tarde passou a 177CV e 182CV do motor V6 de 4.3 litros e a dianteira diferente da nossa.

A Cabine estendida era igual a nossa a exceção é claro da dianteira e os motores eram os mesmos da cabine simples.
E em março de 1994 a GM lançava a versão SS que vinha com o mesmo motor V6 de 4.3 litros das demais, podia vir com o V8... quem disse que só no Brasil tínhamos esportivos de fachada?
A SS era um picape com visual esportivo mas com o mesmo motor V6 de 4.3 litros das demais versões...
Em outubro de 1994 na linha 1995 para as leis de emissões da Califórnia o V6 de 4.3 litros com injeção monoponto passava a gerar 157CVa4000RPM e mantinha o torque e o V6 de 4.3 litros com injeção eletrônica multiponto passava a gerar 193CVa4500RPM e mantinha o torque e em janeiro de 1995 chegava a nova geração da Blazer na carroceria de duas e quatro portas e ela perdia o nome S10 e os motor era o mesmo V6 de 4.3 litros de 190CV que já foi citado na S10.
A Blazer na carroceria duas portas e apenas o motor V6 de 4.3 litros de 193CV.

A carroceria de quatro portas era igual a nossa com exceção da dianteira.
Tudo bem que estilo é questão subjetiva, mas eu acho que nossa S10 de 1996 a 2000 é mais bonita que a deles de 1994 a 1998, em 1999 as coisas foram equilibradas e em 2001 eles viraram o placar. Em outubro de 1995 na linha 1996 o 4.3V6 de tração traseira passava a gerar 33.1KGFMa2800RPM e 177CVa4400RPM e o 4x4 mantinha o torque e passava a gerar 182CV para a Califórnia, para o resto do país, Canadá e México ela vinha 33.8KGFMa2800RPM e 182CVa4400RPM e foi essa configuração escolhida para a nossa S10 e nos americanos de tração traseira e 4x4 passava a gerar 34.6KGFMa2800RPM e 193CVa4400RPM e para a Blazer americana apenas esse motor estava disponível. Em outubro de 1996 na linha 1997 nada muda, em outubro de 1997 na linha 1998 o veterano 2.2 da família 122 ganhava alterações e com isso passava a gerar 19.4KGFMa3600RPM e 122CVa5000RPM, em fevereiro de 1998 já como linha 1999 chegava uma reforma na dianteira da S10 americana que ficou mais bonita e igual a série C/K(aqui como Silverado) e os motores 2.2 e V6 de 4.3 litros eram mantidos sem alterações.
A S10 ganhava  alterações na dianteira o que deixavam melhor visualmente e os motores 2.2 e V6 de 4.3 litros eram mantidos.

A Cabine estendida ganhava alterações visuais e o mesmo motores da cabine simples.
Em outubro de 1998 quem chegava a Blazer com nova  dianteira e o motor continuava o mesmo V6 de 4.3 litros como única opção no utilitário esportivo e carroceria de duas ou quatro portas.
A Blazer na carroceria duas portas e no motor V6 de 4.3 litros.

Aqui na carroceria de quatro portas e apenas o V6 de 4.3 litros.
Em outubro de 2000 na linha 2001 pequenas mudanças no para-choques e nos faróis e manteve os motores 2.2 e V6 de 4.3 litros e com principal novidade a Cabine dupla de quatro portas. Novidade? Para nós brasileiros nós tínhamos desde 1997 e os americanos só foram ter quatro anos depois era uma resposta  a Dakota Quad Cab da Dodge e a Ranger? lá morreu com cabine simples e estendida.
A Cabine dupla chegava ao mercado americano na linha 2001 ou seja os americanos retribuíram a contribuição que pena que o design da nossa S10 daí para frente começou ladeira abaixo....(até a última geração lançada ano passado).
Em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 ela da lugar a Colorado derivada da Isuzu D-Max e na plataforma GMT 355 e a Blazer segue sem alterações até março de 2005 quando ela dá adeus e sua substituição foi feita parcialmente pela Equinox. e lembrando que essa plataforma durou 21 anos nos EUA.
Vou fazer uma correção não é sua história na Buick e sim na GMC e em março de 1983 chegava a picape GMC S15 nas cabines simples e estendida e o GMC Jimmy que são iguais as Chevrolet S10 e Blazer e os motores eram os mesmos 1.9, 2.nada e V6 de 2.8 litros que já citamos na S10, as opções de câmbio eram os mesmos e a grade dianteira era diferente em relação aos modelos Chevrolet.
 
A S15 chegava ao mercado com motores 1.9,2.nada e V6 de 2.8 litros que já citamos na S10, mais tarde chegava o 2.2 á diesel, o 2.5 e o V6 de 4.3 litros.

A Cabine estendida com o mesmo motor  da cabine simples.
 

O Utilitário esportivo Jimmy que vinha com os mesmos motores da picape.
Em outubro de 1983 na linha 1984 ele ganhava o 2.2 á diesel que já citamos na S10, em outubro de 1984 na linha 1985 o 2.nada é substituído pelo 2.5 que já citamos na S10 e o V6 de 2.8 litros passava a gerar 115CV e o motor á diesel dava adeus, em outubro de 1985 na linha 1986 o 1.9 dava adeus e o V6 de 2.8 litros ganhava injeção eletrônica e passava a gerar 125CV, em outubro de 1986 na linha 1987 nada muda, em outubro de 1987 na linha 1988 chegava o V6 de 4.3 litros , em outubro de 1988 na linha 1989 nada muda, em outubro de 1989 na linha 1990 o 2.5 vai a 95CV e em março de 1990 a S15 ganhava nova grade dianteira e passava a se chamar Sonoma e sempre nas cabines simples e estendida e o Jimmy também ganhava nova grade dianteira e a reboque dela a opção de quatro portas e nos motores nada mudava.
A Sonoma substituiu a S15 e os motores eram os mesmos 2.5, V6 de 2.8 litros e 4.3 litros da S10.

Aqui a Sonoma cabine estendida com os mesmos motores que já citamos na S10.

O Jimmy ganhava nova grade dianteira e os mesmos motores da picape.

E ainda estreava a carroceria de quatro portas a reboque da nova grade.
Em outubro de 1990 na linha 1991 o motor 2.5 passava a gerar 107CV e chegava a picape Syclone que era uma versão anabolizada da Sonoma, por fora suspensão rebaixada, rodas de liga-leve maiores e o câmbio era sempre automático de 4 marchas e o motor V6 de 4.3 litros teve a taxa de compressão baixada para 8:1 injeção multiponto , turbo e intercooler e com isso criou uma picape insana de 48.4KGFMa3000RPM e 284CVa4500RPM. Era um esportivo fantasiado de picape.
A Syclone chegava ao mercado a picape vinha com motor V6 de 4.3 litros com turbo e 280CV.
Em outubro de 1991 na linha 1992 mais duas novidades  a Sonoma GT para quem achava exagerado a Syclone ela tinha o visual dela, mas tiraram o turbo do motor V6 de 4.3 litros é o mesmo da S10 com seus 198CV  e o Typhoon que era versão anabolizada do Jimmy com o mesmo V6 de 4.3 litros com turbo da picape Syclone e a carroceria era duas portas e o câmbio também era o mesmo da Syclone.
A Sonoma GT com o motor V6 de 4.3 litros e injeção multiponto já citado na S10.

O Typhoon com  o mesmo motor da Syclone o V6 de 4.3 litros e turbo.
Em outubro de 1992 na linha 1993 o motor V6 de 4.3 litros e injeção monoponto vai a 165CV, em outubro de 1993 na linha 1994 com a nova geração da S10 ela dá adeus, mas voltava em março de 1994 a Sonoma nas cabines simples e estendida, o motor 2.5 dava lugar ao 2.2 que já citamos na S10, o V6 de 2.8 litros dava adeus, assim com o V6 de 4.3 litros com turbo e o V6 de 4.3 litros continuava nas duas configurações com injeção monoponto e multiponto e o utilitário esportivo Jimmy também mudava sempre nas opções de duas ou   quatro portas e sempre nas duas opções de tração: traseira e 4x4 e agora o Jimmy só estava disponível com motor V6 de 4.3 litros.
A Sonoma também ganhava as alterações da S10 e os motores eram o 2.2 e o V6 de 4.3 litros já citados na S10.

A Sonoma Cabine estendida e os mesmos motores da cabine simples.
O Jimmy também chegava a segunda geração com carroceria de duas portas também.
 

O Jimmy também recebia as alterações da Blazer e os motores que já citamos na S10.
Em outubro de 1994 na linha 1995 eles recebem motores menos potentes para se adequar as leis de emissões da Califórnia, em outubro de 1995 na linha 1996 o V6 de 4.3 litros passava por alterações que já citamos na S10, em outubro de 1996 na linha 1997 nada muda, em outubro de 1997 na linha 1998 o motor 2.2 passava por alterações, em outubro de 1998 na linha 1999 a Sonoma e o Jimmy ganhavam nova grade dianteira e faróis e mantinha os motores 2.2 e V6 de 4.3 litros sem alterações e o Jimmy apenas com o V6.
 

 
A Sonoma recebia nova grade dianteira e faróis e mantinha o motor 2.2.

Aqui a Sonoma na versão cabine estendida.
                                       Aqui o Jimmy na carroceria de duas portas.
 

O Jimmy também recebe alterações visuais.
Em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 duas mudanças, a primeira era o adeus do Jimmy, mas a Sonoma ganhava a opção de cabine dupla a exemplo da S10.
                                          A Sonoma ganhava a opção de cabine dupla
Em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda e em outubro de 2004 ela da lugar ao Yukon derivada da Colorada e plataforma GMT 355.
Na Oldmosbile em outubro de 1990 na linha 1991 aproveitando a estreia da versão quatro portas da Blazer a GM decide criar o Oldmosbile Bravada com estepe na traseira, apenas tração 4x4 e duas opções de motor: o V6 de 4.3 litros com injeção monoponto e multiponto que já citamos na S10 e tinha grade dianteira e faróis diferentes na dianteira.
O Bravada chegava ao mercado com o motor V6 de 4.3 litros que já citamos na S10.
E ele seguiu sem alterações até março de 1994 quando chegou a segunda geração baseado na Blazer de segunda geração e o motor era apenas o V6 de 4.3 litros com injeção multiponto e sempre apenas tração 4x4 e câmbio automático.
                          A Segunda geração do Bravada e sempre com o V6 de 4.3 litros.
E seguiu sem alterações até outubro de 1998 na linha 1999 quando ganhou nova grade dianteira e faróis e o motor era sempre o V6 de 4.3 litros.
O Bravada trocava grade dianteira e faróis e o motor V6 de 4.3 litros era mantido.
E ele seguiu assim até outubro de 2001 quando deu adeus.
Em outubro de 1995 na linha 1996 a Isuzu japonesa decide vender a S10 brasileira com o nome de Isuzu Hombre na verdade ela era feita nos EUA, mas as peças da dianteira vinham do Brasil, nas cabine simples e estendida e duas opções de motores:2.2 e V6 de 4.3 litros da S10 americana.
A Isuzu Hombre era vendida com a dianteira da S10 brasileira e os motores eram americanos.

A Cabine estendida seguia a mesma receita da simples.
E ela seguiu sem alterações até outubro de 1997 na linha 1998 quando a GM americana fez alterações no 2.2 e seguiu depois sem alterações até outubro de 2000 quando ela deu adeus do mercado americano.
Com o fim da Guerra Fria em 1989, a GM resolveu ter operações na Russia e em outubro de 1996 passava a produzir a Blazer para o mercado local com peças em CKD vindo do Brasil e do Brasil vinha o motor Família II 2.2 de 19.2KGFMa3500RPM e 106CVa4800RPM e o V6 de 4.3 litros de 35.6KGFMa3400RPM e 180CVa4800RPM esse último importado dos EUA.
A Blazer russa com peças vindas do Brasil e os motores 2.2 de 106CV e V6 de 4.3 litros com 180CV e mais tarde o 2.2 foi a 113CV.
Em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda, em outubro de 1998 na linha 1999 ela ganha injeção multiponto no motor 2.2 e com isso passou a gerar 20KGFMa3500RPM e 113CVa4800RPM e seguiu assim até outubro de 2002 quando deu lugar a TrailBlazer.
Na Indonésia a Blazer foi lançada em outubro de 1996 na linha 1997 com visual igual a americana e com o nome Opel Blazer e duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas e única opção de motor o Vortec 2.2 da família 122 da GM americana que gera 17.9KGFMa2800RPM e 105CVa4800RPM e tração traseira ou integral.
                                          A Opel Blazer Indonésia com o motor 2.2 de 105CV e mais tarde foi a 122CV.
Em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda, em outubro de 1998 na linha 1999 o motor 2.2 passava a gerar 19.6KGFMa3400RPM e 122CVa5000RPM, em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2001 na linha 2002 ela muda o visual que agora igual a Blazer brasileira e ela passa a se chamar Chevrolet Blazer e o motor 2.2 era mantido, assim como câmbio e tração.
A Blazer agora era Chevrolet e visual igual a brasileira e o motor 2.2 de 122CV.
E ele a seguiu assim até outubro de 2005 quando deixou de ser produzida e não deixou sucessoras, já que a Colorado asiática da época não tinha versão SUV.
 E as nossas S10 e Blazer seguiram para a Argentina com os mesmos motores vendidos aqui com exceção é claro do 2.4 Flexpower e o resto tudo igual.
Essa plataforma foi longeva no mercado brasileiro e ainda foi líder entre as picapes médias de 1995 a 2004 e 2006 até 2011 e a nova S10 sobre nova plataforma mantém a liderança, a Blazer foi lançada em 1995 e manteve a liderança até 2002 e em 2003 perdeu para o EcoSport e nos utilitários derivados de picapes perdeu para a SW4. mas nos EUA ela durou mais de 21 anos e depois eles ganharam uma plataforma nova e ainda teve uma picape e um SUV V6 com turbo.

 
 
 
 

 
 
 
 
 

 
 
 

 
 
 

 
 

 


 
 
 
 
 


 
 
 

 
 
 

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