Um franco-argentino-brasileiro e seus parentes no exterior: o Renault Clio e sua vida no Brasil e em outros lugares.



O CLIO ESTÁ ATÉ HOJE NA RENAULT MUDOU DE LOCAL DE FABRICAÇÃO VARIÁS VEZES E LÓGICO A SUA VIDA NO EXTERIOR.
A Renault de 1992 a 1995 é representada pela Caoa no Brasil e em 1996 a marca resolve assumir o controle direto e lógico a importação da família 19 e da Traffic seguia da Argentina e vinha mais um modelo em outubro de 1997 na linha 1998 fabricado em Santa Izabel - Córdoba é o Clio, ele vinha em duas opções de carroceria: duas e quatro portas, três opções de acabamento: RL,RN e RT a RL vinha com duas portas e RN e RT com quatro portas, ele media 3.70metros de comprimento, 1.62metros de largura, 1.39metros de altura e 2.47metros de entre - eixos, ele vinha na única  opção de câmbio: manual de cinco marchas e na única opção de motor: o veterano Renault Sierra/Família C 1.6 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, o seu diâmetro é de 77mm e o curso é de 84mm o que totalizavam 1565cm3, a sua taxa de compressão é de 9:1 e com a injeção eletrônica monoponto gerava 13.3KGFMa4500RPM e 72CVa5000RPM esse motor também ficou conhecido nos Ford brasileiros como "Renault" ou CHT, A sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é braços arrastados e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, o motor é dianteiro transversal e tração é dianteira.
                                          O Clio chegava ao mercado com motor 1.6 de 72CV.
Mas a euforia dos carros 1000 a pouca visualização da Renault na época impediram o seu sucesso e lógico algumas peças de motor saem bem em conta por ser do mesmo projeto compartilhado em carros Ford e Volkswagen nacionais, na pista foi de 0a100KM/H em 15.6segundos, chegou a 168KM/H e o seu consumo urbano foi de 10.6KM/L e o rodoviário foi de 15.3KM/L carregado e 14.6KM/L vazio. Em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda no Clio e estreava o Express RL 1.6 que media 3.99metros de comprimento, 1.68metros de largura,1.41metros e 2.57metros de entre -eixos, suspensão e freios eram os mesmos do Clio e o motor 1.6 também e o modelo era montado no Uruguai com componentes franceses e argentinos( no caso motor,câmbio e suspensão). e capacidade de carga de 560KG.
O Express chegava ao mercado com o mesmo 1.6 do Clio.
Em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda no Express e o Clio perde a carroceria de duas portas e ganha  a versão RL de quatro portas e perde a versão RN e seguiu assim até outubro de 1999 quando chegava a segunda geração do Clio no mercado brasileiro agora feito em São José dos Pinhais-PR, ele vinha apenas na carroceria de quatro portas, em três versões de acabamento: RL,RN e RT, o visual estava  todo arredondado agora ele media 3.77metros de comprimento, 1.63metros de largura, 1.42metros de altura e 2.47metros de entre - eixos, ele vinha na única opção de câmbio: manual de cinco marchas e duas opções de motor a primeira era a 1.nada da família D ainda com 8 válvulas com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 69mm e o curso de 66.8mm o que totalizavam 999cm3, a sua taxa de compressão é de 9,7:1 e com isso gerava 8.3KGFMa4250RPM e 59CVa5500RPM e fabricado no Brasil, assim como 1.6 que pertencia a família K de mesma concepção do 1.nada, o seu diâmetro é de 79.5mm e o curso é 80mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,7:1 e com isso gerava 14KGFMa4000RPM e 90CVa5200RPM esse motor é o mesmo que está até hoje em Logan e Sandero com alterações, os freios mantiveram o esquema de geração anterior, na suspensão a mudança foi na traseira: agora era semi - independente com eixo de torção.
O Clio chegava ao mercado com motor 1.nada de 59CV que mais tarde virava 58CV e o 1.6 de 90CV, mais tarde chegava o 1.nada 16V de 70CV e os 1.616V que citaremos mais á frente.
E lembrando que a RL vinha apenas com o motor 1.nada, a RN com o 1.nada e o 1.6 e a RT apenas com o 1.6 e todas as versões vinham com Air Bag Duplo de série, em dezembro de 1999 o 1.nada era testado: 0a100KM/H em 20segundos, chegou a 142KM/H e o seu consumo urbano foi de 11.4KM/L na cidade e 14.3KM/L na rodovia e com o ar ligado fez 9.3KM/L e 13.8KM/L ou seja foi lento, mas ao menos foi econômico na cidade, Em janeiro de 2000 é vez do Twingo agora vir do Uruguai nas versões Initiale e Pack e no motor 1.nada que já citamos no Clio. A suspensão e freios são os mesmos do Clio II e ele media 3.43metros de comprimento, 1.60metros de largura, 1.43metros de altura e 2.42metros de entre - eixos.
O Twingo agora vinha do Uruguai com motor 1.nada e mais tarde 1.nada 16V.
Em março de 2000 o Kangoo fazia sua estreia no mercado em duas versões de carroceria: passageiros e carga(Express) e duas versões de acabamento: RL e RN(esse exclusivo para o passageiros) ele media 3.99metros de comprimento,1.66metros de largura, 1.82metros de altura e 2.60metros de entre - eixos, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e duas opções de motores: 1.nada e 1.6 que já citamos no Clio, Os freios seguem o Clio e a Suspensão segue o Clio de primeira geração.
O Kangoo chegava ao mercado com motores 1.nada e 1.6 já citados no Clio , mais tarde  chegavam o 1.nada 16V de 68CV e o 1.616V de 95CV e esse último sendo Flex com 95CV na gasolina e 98CV no álcool.

O Kangoo Express com os mesmos motores da versão passageiros.
O Kangoo tinha bom espaço interno e porta- malas, mas o defeito de muitos Renault está lá : manutenção cara e essa versão 1.nada carregada devia  andar menos que uma lesma... em abril de 2000 o Kangoo 1.6 enfrentou o Berlingo 1.8, ele foi de 0a100KM/H em 14.2segundos contra 16.8segundos do Berlingo , chegou a 157KM/H empatou com o rival e o seu consumo médio foi de 8.9KM/L contra 10.1KM/L do rival, em junho de 2000 a versão 1.nada  era testada no dossiê dos carros 1000 ele foi de 0a100KM/H em 20.5segundos, chegou a 132KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.8KM/L e o rodoviário foi de 12KM/L ou seja  uma aberração: andou pouco e bebeu muito.
Em setembro de 2000 na linha 2001 chegava a carroceria Sedan nas versões de acabamento RN e RT e na única opção de motor: estreava o 1.6 com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote da família K e com isso gerava 15.2KGFMa4250RPM e 102CVa5750RPM e o visual sempre foi ponto de crítica para o Clio Sedan ele mantém todas as dimensões do Hacht com exceção do comprimento que vai a 4.15metros.
O Sedan chegava ao mercado no motor 1.616V de 102CV e mais tarde chegava o 1.nada 16V que já citamos no Hacht e o 1.616V ficava mais potente como já citaremos mais tarde
No mesmo mês ele encarava o Corsa Sedan GLS 1.616V, na pista 0a100KM/H em 9.8segundos contra 10.5segundos do Corsa, chegou a  172KM/H ficou atrás do rival que cravou 179KM/H e o seu consumo urbano é de 8.4KM/L e o rodoviário é de 13.7KM/L contra 15KM/L do rival e na cidade empataram, e com o ar ligado ele fez 6.6KM/L contra 6.3KM/L do rival e 12.5KM/L com o ar ligado na rodovia contra 13KM/L do rival, em outubro de 2000 na linha 2001 Kangoo e Twingo não mudam e o Clio Hacht troca o 1.6 de 8 válvulas pelo de 16 válvulas já citado no sedã.
Em janeiro de 2001 chegava o esportivo Si por fora rodas de liga- leve e faróis com dupla parábola que imitavam o RS europeu, o câmbio manual de cinco marchas era encurtado e o motor 1.616V passava a gerar 110CVa5750RPM e manteve o torque. não dava para dizer que era um esportivo fajuta, mas não era "aqueeeeele" esportivo.
O Si chegava ao mercado com o motor 1.616V de 110CV que era estendido para toda a linha.
Na pista ele foi de 0a100KM/H em 11segundos ,chegou a 174KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.4KM/L e o rodoviário foi de 12.5KM/L.
Em fevereiro de 2001 chegava o 1.nada 16V que mantinha o comando de válvulas simples no cabeçote, mas agora com quatro válvulas por cilindro era também da família D, a taxa de compressão passava a 9,8:1 e com isso gerava 9.5KGFMa4200RPM e 70CVa5500RPM e em março de 2001 o Hacht era testado: 0a100KM/H em 17segundos,velocidade máxima de 140KM/H e o consumo urbano de  12.9KM/L e o rodoviário de 15.9KM/L, em abril de 2001 é vez do Sedan RT enfrentar Corsa Sedan Super 1.nada 16V e Siena ELX 1.nada 16V, ele foi de 0a100KM/H em 18.2segundos ficou atrás dos rivais, o Siena cravou 17.8segundos e o Corsa fez 17.2segundos, chegou a 147KM/H empatou com o Siena e perdeu para o Corsa com 149KM/H e o seu consumo urbano foi de 12.1KM/L foi mais econômico que os rivais, o Corsa fez 11.6KM/L e o Siena fez 11KM/L e na rodovia ele fez 15.7KM/L ficou atrás dos rivais com 16.3KM/L, em outubro de 2001 na linha 2002 o Clio 1.616V passava a ter os 110CV da versão Si inclusive o sedã, já Kangoo e Twingo não mudavam em novembro o Clio RN 1.nada 16V , enfrentava o 206 Soleil 1.nada 16V, o Gol Plus 1.nada 16V e o Palio ELX 1.nada 16V, na pista ele foi de 0a100KM/H em 18.7segundos só ficou á frente do Palio com 19.4segundos , ficou atrás do 206 com 17.5segundos e o do Gol com 17.4segundos, chegou a 147KM/H ficou atrás de todos os rivais, o seu consumo urbano foi de 9.5KM/L foi o mais econômico, seguindo do 206 com 9.4KM/L, Palio com 9.1KM/L e Gol com 8.1KM/L e o rodoviário foi de 14.7KM/L só ficou atrás do 206 com 15.5KM/L, o Gol cravou 13.9KM/L e o Palio fez 13.8KM/L, em fevereiro de 2002 o Twingo troca o 1.nada 16V pelo de 8 válvulas, em agosto de 2002 para a linha 2003 é vez do Kangoo ganhar a opção do 1.nada 16V em lugar do 8 válvulas, em outubro de 2002 na linha 2003 toda a linha ganhava os faróis de dupla parábola do Si e em março de 2003 o Hacht e o sedã ganhavam nova grade dianteira, para-choques e faróis e o hacht ganhava pequenas mudanças nas lanternas , ele mantinha apenas o câmbio manual de cinco marchas, a antiga RL vira Authentique e perde o Air Bag Duplo, a  RN vira Expression e a RT vira Privilége e o Hacht vinha com três opções de motores: 1.nada, 1.nada 16V e 1.616V , mas o 1.nada agora gerava 58CVa5500RPM e o sedã apenas com duas: 1.nada e 1.616V.
Nova grade dianteira e faróis no Clio e os motores 1.nada de 58CV, 1.nada 16V e 1.616V eram mantidos, mais tarde o 1.nada 16V vai a 76CV e o 1.616V virava Flex e passava a 110CV com gasolina e 115CV com álcool.

Nova grade dianteira e faróis também no sedã e os motores 1.nada 16V e 1.616V já citados no Hacht.
Em fevereiro de 2003 o Clio 1.nada 16V era testado: 0a100KM/H em 18.4segundos, segundo a Renault chegou a 162KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.2KM/L e o rodoviário foi de 12KM/L, em março de 2003 o Clio Sedan Privilege 1.616V enfrentava Siena ELX 1.8, Corsa Sedan 1.8 e Polo Sedan Highline 1.6 ele foi de 0a100KM/H em 12.3segundos só ficou atrás do Siena com 12.2segundos, ficou á frente do Corsa com 12.6segundos e do Polo com 13.2segundos, chegou a 178KM/H empatou com o Polo e ficou atrás do Siena com 181KM/H e do Corsa com 180KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.4KM/L foi o mais econômico, o Polo Sedan fez 8.2KM/L e 7.8KM/L do Siena e 7.1KM/L do Corsa e o rodoviário foi de 15.2KM/L foi de novo o mais econômico o segundo do Siena com 14.5KM/L, Polo com 14KM/L e 12.5KM/L do Corsa. Em agosto de 2003 o Twingo dá o seu adeus do mercado brasileiro, na mesma época o Kangoo ganhava o motor 1.616V mas "estrangulado" para 15.1KGFMa3750RPM e 95CVa5000RPM e em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, o Kangoo perde a opção do motor 1.nada 16V, em janeiro de 2004 o Clio 1.nada encarava Palio ELX 1.nada, Fox Plus 1.nada, Corsa 1.nada e Fiesta 1.nada, na pista foi de 0a100KM/H em 19.5segundos só ficou á frente do Corsa com 19.8segundos, atrás do Fiesta com 19segundos, do Fox com 18.8segundos e do Palio com 18.1segundos, chegou a 143KM/H ficou atrás dos rivais, Fiesta e Corsa cravaram 144KM/H, Fox 147KM/H e Palio com 148KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.2KM/L foi o mais econômico  o Fiesta fez 9KM/L, o Palio fez 8.7KM/L e Corsa e Fox fizeram 7.8KM/L, o Clio foi o mais econômico na rodovia com 14.9KM/L contra 13KM/L do Fiesta, 12.9KM/L do Palio, 12.7KM/L do Corsa e 12.4KM/L do Fox, em março de 2004 o Clio volta a ter a opção de carroceria duas portas na versão Dynamique e nos motores 1.nada 16V e 1.616V, Em maio de 2004 é vez do Clio Sedan Authentique 1.nada 16V enfrentar Siena ELX 1.nada e Corsa Sedan 1.nada, na pista ele foi de 0a100KM/H em 16.5segundos foi o mais rápido, o Corsa fez 18.8segundos e o Siena fez 19.9segundos, segundo a Renault ele chegou a 162KM/H contra 157KM/H do Corsa e 154KM/H do Siena e o seu consumo urbano foi de 9.6KM/L foi mais econômico que os rivais com 8.6KM/L e o rodoviário foi de 15.6KM/L contra 14.2KM/L do Corsa e 14KM/L do Siena de novo ele foi mais econômico. Em outubro de 2004 na linha 2005 o Kangoo perdia o motor 1.nada 16V  e o Clio e Clio Sedan ganhavam o 1.616V Hi-Flex ele mantinha a taxa de compressão e com gasolina gera 15.2KGFMa3750RPM e 110CVa5750RPM e com álcool vai a 16KGFM e 115CV nas mesmas rotações e a carroceria duas portas é estendida ao Authentique e Expression , ele foi de 0a100KM/H em 11segundos com álcool e 11.5segundos com gasolina, chegou a 194KM/H segundo a Renault é provável que com gasolina chegue a 189KM/H e o consumo urbano foi de 7.1KM/L com álcool e 9KM/L com gasolina e rodoviário com álcool é de 10.7KM/L e com gasolina é de 13.8KM/L, em fevereiro de 2005 o 1.nada 16V passava por alterações sendo chamado de Hi-Power ele ganha alterações no coletor de admissão e taxa de compressão passava a ser de 10:1 e com isso gerava 9.7KGFMa4250RPM e 76CVa6000RPM, em março de 2005 o 1.nada 16V era testado: 0a100KM/H em 18.5segundos, chegou a 152KM/H e o seu consumo urbano foi de 11.5KM/L e o rodoviário foi de 14.7KM/L, em maio de 2005 o Clio Privilege 1.616V Hi-Flex encarava o 206 Passion 1.616V Flex, com álcool ambos foram de 0a100KM/H em 10.9segundos,com gasolina o Clio foi melhor com 11.2segundos contra 11.5segundos do 206, na velocidade máxima o Clio chegou a 187KM/H contra 190KM/H do rival é provável que o rival fosse a 187KM/H com gasolina contra 182KM/H do Clio, no consumo urbano com álcool o Clio foi mais econômico com 7.7KM/L contra  7.5KM/L do 206 , mas o Clio levou o troco na gasolina com seus 9.3KM/L contra 10.3KM/L dos rivais e o rodoviário foi de 10.8KM/L do  rival e com gasolina fez 13.9KM/L contra 14.2KM/L, em outubro de 2005 na linha 2006  o Clio Hacht ganhava nova grade dianteira e para-choques e na traseira novo para-choques e lanternas e agora o símbolo da Renault servia de abertura do porta - malas, para o sedã também alterações na dianteira e na traseira apenas o símbolo e a reboque dessa alterações o motor 1.nada 16V passava a ser Flex mantinha a taxa de compressão de 10:1 e agora ele gerava 10KGFMa4250RPM e 76CVa6000RPM e com álcool vai a 10.2KGFM e 77CV nas mesmas rotações e o 1.616V era mantido.
Novas lanternas traseiras e para -  choques e o motor 1.616V era mantido e o 1.nada 16V gera 76CV com gasolina e 77CV com álcool.
 Em novembro ele é confrontado com o Corsa 1.nada Flexpower que também passava por alterações e as versões eram Privilége do Clio e Premium do Corsa, na pista foi de 0a100KM/H em 16.8segundos contra 16.6segundos do Corsa com álcool , com gasolina deu o troco com 17.2segundos contra 17.3segundos do rival, chegou a 153KM/H contra 159KM/H do rival e com gasolina é provável que fosse a 152KM/H contra 158KM/H do Corsa e o consumo urbano com álcool foi de 7.8KM/L contra 7KM/L do Corsa e com levou o troco:10.8KM/L contra 10.9KM/L  do Corsa, na rodovia fez 10.1KM/L com álcool contra 8.5KM/L do Corsa e com gasolina fez 14.3KM/L contra 13.2KM/L do Corsa e o Kangoo RN virava Expression e o RL Authentique  e o Clio hacht perdia a versão de acabamento  Dynamique. Em agosto de 2006 o Kangoo ganhava a versão Sportway com trajes fora de estrada- leve, mas mantinha a altura do sólo, pneus de uso misto e o motor 1.616V da Expression e marca a estreia da linha 2007 do Kangoo.
O Kangoo Sportway chega ao mercado e o motor é o mesmo 1.616V da versão comum.
Em setembro de 2006 o Kangoo Sportway enfrenta Berlingo Sport 1.616V e Dobló Adventure 1.8 Flex, na pista foi de 0a100KM/H em 15.8segundos, contra 13.2segundos do Berlingo e 15.5segundos do Dobló e com álcool cai para 14.7segundos, chegou a 165KM/H ficou na intemediária o Berlingo cravou 175KM/H e o Dobló 163KM/H é provável que com gasolina o Dobló fosse 161KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.4KM/L ficou na intermediária o Berlingo fez 9.5KM/L e o Dobló fez 8.6KM/L com gasolina e com álcool fez 6.8KM/L e na rodovia ele foi o mais econômico com 12.4KM/L ficou á frente do Berlingo com 11.4KM/L e do Dobló com 10.3KM/L e o Dobló fez 9.8KM/L com álcool, em outubro de 2006 na linha 2007 nada mudava em Clio Hacht e Clio Sedan, em março de 2007 a produção do Clio Hacht voltava para Santa Izabel Córdoba, Argentina, Em abril de 2007 o Clio 1.616V enfrentava o Corsa 1.8, o Palio ELX 1.4, o Fiesta First 1.6, o C3 GLX 1.4 e o 206 1.4 , o Fox 1.6 e o Gol 1.6, na pista com álcool ele foi de 0a100KM/H em 10.9segundos, foi seguindo pelo Fiesta com 11.6segundos, do Corsa com 11.7segundos, do Fox com 11.8segundos, do Gol com 12.5segundos, do Palio com 14.2segundos, do 206 com 14.9segundos e do C3 com 15.5segundos, com gasolina ele cravou 11.2segundos, seguido do Corsa com 12.1segundos, Fox com 12.4segundos, Fiesta com 12.6segundos, Gol com 13segundos,Palio com 14.9segundos, 206 com 15.7segundos e C3 com 16.7segundos, ele chegou a 187KM/H só ficou átras do Corsa com 190KM/H ,empatou com o Fox  e ficou á frente do Gol com 184KM/H,Fiesta com 170KM/H, 206 com 161KM/H e Palio e C3 estacionaram nos 155KM/H e com gasolina é provável que o Clio fosse 182KM/H, o Corsa a 188KM/H, o Fox a 185KM/H, o Gol a 182KM/H, o Fiesta a 164KM/H, o 206 a 159KM/H e Palio e C3 a 153KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.7KM/L com álcool empatou como C3 e foi o mais econômico, o 206 fez 7.6KM/L, o Palio fez 7.4KM/L, Gol e Fiesta fizeram 7.3KM/L e o Fox fez 6.4KM/L e com gasolina ele fez 9.3KM/L ficou atrás do 206 com 10.7KM/L e do Palio com 9.5KM/L e do Gol com 9.4KM/L, mas ficou á frente do Corsa e Fiesta com 9.2KM/L, C3 e Fox com 9.1KM/L e o rodoviário com álcool foi de 10.1KM/L só foi melhor que o Palio com 9.8KM/L, Fiesta e C3 cravaram 10.2KM/L, Corsa com 10.3KM/L, Gol e Fox com 10.4KM/L e o 206 com 10.5KM/L e o com gasolina foi de 13.9KM/L só ficou atrás do 206 com 14.2KM/L e do Fox com 14.3KM/L e ficou á frente de Fiesta e Gol com 13.2KM/L, Corsa com 13KM/L e Palio com 12.8KM/L  e o sedã seguia o mesmo caminho para abrir espaço para o Logan e com as vendas desse em julho de 2007 o Clio Sedan começa a cair nas vendas, em agosto de 2007 como linha 2008 o Kangoo ganhava o motor 1.616V Hi-Flex só que no utilitário gerava 15.1KGFMa3750RPM e 95CVa5750RPM e com álcool passava a 15.3KGFM  e 98CV nas mesmas rotações, em outubro de 2007 na linha 2008 com o lançamento do Sandero, o Clio Hacht perde o motor 1.616V e o Sedan nada muda, em fevereiro de 2008 o Clio agora está disponível apenas na versão de acabamento Campus e com o motor 1.nada 16V, o 1.nada de 8 válvulas dá o seu adeus do Brasil.
                               O Clio agora apenas na versão Campus e com motor 1.nada 16V que já citamos aqui.
Em junho de 2008 o Kangoo ganhava novos faróis, grade e para- choques, a versão Expression deixava de exitir, agora apenas a Authentique, a Sportway e a Express(Carga), suspensão,freios, câmbio manual de cinco marchas e o motor 1.616V Hi-Flex era mantido e pequenas mudanças na lanterna traseira.
O Kangoo ganhava nova dianteira e o motor era o mesmo 1.616V Flex.

O Kangoo Express também mudava o visual e o motor era o mesmo.
Em outubro de 2008 na linha 2009 o Clio Campus não mudava, o Clio Sedan também não tinha alterações e era a "Valsa do adeus", em março de 2009 o Symbol chegava para ocupar o lugar deixado pelo Clio Sedan, ou seja era uma casca um pouco melhor visualmente que o antecessor e mantinha o entre - eixos, mas agora a largura era de 1.67metros, a altura de 1.44metros e o comprimento de 4.25metros, ele vinha em duas opções de acabamento:Expression  e Privilege, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e duas opções de motores ambos 1.6 da família K a primeira com comando de válvulas simples no cabeçote e 8 válvulas e taxa de compressão de 9,5:1 e com isso gerava  13.7KGFMa2850RPM e 92CVa5750RPM e com álcool vai a 14.1KGFM e 95CV e a versão com cabeçote de 16 válvulas gerava 15.2KGFMa3750RPM e 110CVa5750RPM e com álcool gerava 16KGFM e 115CV, a versão 8V estava disponível para a Expression e 16V para as duas versões. Ou seja o Symbol era o velho Clio Sedan de roupa nova.
O Symbol chegava ao mercado com motor 1.6 de 92CV com gasolina e 95CV com álcool e o 1.616V de 110CV com gasolina e 115CV com álcool.
Em abril de 2009 ele enfrentou o 207 Passion XS 1.616V e o Voyage Comfortline 1.6 e todos foram testados com álcool, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.2segundos foi o mais rápido, o Voyage cravou 11.8segundos e o 207 12.1segundos, chegou a 185KM/H ficou na intermediária o 207 foi a 188KM/H e o Voyage a 183KM/H e o seu consumo urbano foi de 7KM/L ficou na intermediária o 207 fez 6.9KM/L e o Voyage fez 7.7KM/L e o rodoviário foi de 10KM/L ficou atrás dos rivais o 207 fez 10.2KM/L e o Voyage fez  10.8KM/L com gasolina é provável que ele fosse de 0a100KM/H em 11.7segundos, contra 12.1segundos do Voyage e 12.4segundos do 207, chegasse a 180KM/H contra 180KM/H do Voyage e 185KM/H do 207 e o seu consumo urbano fosse de 9.1KM/L contra 9KM/L do 207 e 10KM/L do Voyage e o rodoviário foi de 13KM/L, contra 13.3KM/L do 207 e 14KM/L do Voyage, em junho de 2009 a versão 16V do Symbol enfrenta a 8V e ambos testados com álcool, na pista o 16V foi de 0a100KM/H em 11.2segundos contra 12.1segundos do 8V, chegou a 185KM/H contra 163KM/H do 8V e perdeu no consumo urbano com 7KM/L contra 7.4KM/L e ambos empataram no rodoviário com 10KM/L e com gasolina é provável que fosse de 0a100KM/H em 11.7segundos, contra 12.4segundos do 8V, chegasse a 180KM/H contra 160KM/H do 8V e o consumo urbano fosse de 9.1KM/L contra 9.6KM/L do 8V e no rodoviário ambos empatariam com 13KM/L e o Symbol já estreava como linha 2010, em julho de 2009 o Clio enfrenta Ka,Uno Mille,Celta e Gol G4 todos 1.nada e todos testados com álcool na pista foi de 0a100KM/H em 15.5segundos só venceu o Ka com 16.6segundos, ficou atrás do Gol com 15.4segundos, do Celta com 14.3segundos e do Uno com 14.1segundos, chegou a 155KM/H só ficou á frente do Celta com 161KM/H e ficou á frente do Gol com 152KM/H, Uno com 149KM/H e Ka com 148KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.3KM/L só ficou á frente do Gol com 7.5KM/L e do Ka com 7.4KM/L e atrás do Celta com 8.4KM/L e do Uno Mille com 9.3KM/L e o rodoviário foi de 10.9KM/L empatou com o Gol e só ficou á frente do Ka com 10.6KM/L, o Celta cravou 10.8KM/L e o Uno fez 12.6KM/L, com gasolina é provável que ele fosse de 0a100KM/H em 15.6segundos,o Ka fosse em 17segundos,o Gol com 15.7segundos, o Celta com 14.4segundos e o Uno com 14.2segundos e na velocidade máxima ele chegasse  a 153KM/H, contra 160KM/H do Celta, 149KM/H do Gol, 147KM/H do Uno e 144KM/H do Ka e o seu consumo urbano fosse de 10.8KM/L, contra 9.7KM/L do Gol,9.6KM/L do Ka, 10.9KM/L do Celta e 12KM/L do Uno Mille e o rodoviário fosse de 14.2KM/L igual ao Gol,13.8KM/L do Ka,15.3KM/L do Celta e 16.4KM/L do Uno, em outubro de 2009 Clio e Kangoo entram na linha 2010 sem alterações, em abril de 2010 o Clio voltava a enfrentar os rivais mais o Palio Economy, todos eles mantém o número, mas o Palio foi de 0a100KM/H em 15.6segundos, chegou a 157KM/H segundo a Fiat  e o consumo urbano foi de 8.1KM/L e o rodoviário foi de 11.3KM/L e com gasolina é provável que com gasolina ele fosse de 0a100KM/H em 15.8segundos, chegasse a 155KM/H e o seu consumo urbano fosse de 10.5KM/L e o rodoviário fosse de 14.7KM/L, em outubro de 2010 na linha 2011 a versão de passageiros do Kangoo deixa de ser ofertado e o Clio só ganha novos instrumentos iguais a Logan e Sandero. em março de 2011 ele enfrentava Gol Ecomotion, Chery QQ, Ford Ka, Chevrolet Celta e Uno Mille e com álcool ele foi de 0a100KM/H em 15.5segundos só ficou á frente  do Ka com 16.6segundos, ficou atrás do Celta com 14.7segundos,do Uno com 14.1segundos e do Gol com 13.4segundos, chegou a 155KM/H ficou atrás do Celta com 161KM/H e do Gol com 170KM/H e á frente do Uno Mille com 149KM/H do Ka com  148KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.3KM/L só ficou á frente do Ka com 7.4KM/L, ficou atrás do Celta com 8.4KM/L, do Gol com 9.2KM/L e do Uno com 9.3KM/L e o rodoviário foi de 10.9KM/L só ficou á frente do Ka com 10.6KM/L, ficou atrás do Celta com 11.8KM/L, do Uno com 12.6KM/L e do Gol com 12.9KM/L e com gasolina é provável que ele fosse de 0a100KM/H em 15.6segundos, contra 17segundos do Ka, 14.8segundos do Celta, 14.2segundos do Uno e 13.7segundos do Gol e o QQ fez a prova em 14.3segundos, é provável ele chegasse a 154KM/H,contra 160KM/H do Celta, 167KM/H do Gol, 148KM/H do Uno e 144KM/H do Ka e o QQ segundo a Chery chega  a apenas 130KM/H é provável que o seu consumo urbano fosse de 10.8KM/L, contra 9.6KM/L do Ka,10.9KM/L do Celta,12KM/L do Gol e 12.1KM/L do Uno e o QQ fez 11.4KM/L e o rodoviário fosse de 14.2KM/L contra 13.8KM/L do Ka,15.3KM/L do Celta, 16.4KM/L do Uno, 16.8KM/L do Gol e o QQ fez 15KM/L , em outubro de 2011 na linha 2012 nada mudava em Clio e Kangoo, só o Symbol que perdia o motor 1.6 de 8 válvulas, em outubro de 2012 na linha 2013 o Symbol perde a versão Expression , o Kangoo não muda e o Clio ganhava nova grade dianteira e novo vidro traseiro  "enfiaram goela-abaixo" a dianteira do Clio IV no  Clio II o visual ficou horrível e além da mudança de visual o motor 1.nada 16V passava por alterações a taxa de  compressão passava de 10:1 para 12:1 e mudanças em outras peças passou a gerar 10.1KGFMa4250RPM e 77CVa6000RPM com gasolina e com álcool vai a 10.5KGFM e 80CV nas mesmas rotações e agora ele continuava nas opções de carroceria duas e quatro portas e as versões de acabamento são Autentique e Expression.
O Clio ganhava nova grade dianteira e para- choques o deixavam com o visual estranho e o 1.nada 16V agora gera 77CV com gasolina e 80CV com álcool.
Em dezembro de 2012 veio o teste: 0a100KM/H em 16.6segundos, velocidade máxima de 155KM/H segundo a Renault e o seu consumo urbano foi de 7.6KM/L e o rodoviário foi de 10.1KM/L e prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 16.7segundos, velocidade máxima de 154KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.9KM/L e o rodoviário foi de 13.1KM/L, Em março de 2013 o Symbol dava o seu adeus diante das baixas vendas e canibalizado pelo Logan, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda em Clio e Kangoo e com isso a veterana plataforma continua até hoje nos mercados do Mercosul.
Na Europa tanto o Renault 5 quanto o Express pediam aposentadoria e o 5 tinha quatro opções de motores, o 1.1 de 8.1KGFMa2500RPM e 47CVa5200RPM,o 1.4 de 10.8KFGMa3000RPM e 68CVa5200RPM e ambos da família Renault Sierra/Família C, o 1.7 da família F que gera 14.3KGFMa3000RPM e 94CVa5200RPM e por último o 1.6 á diesel de 10.2KGFMa2250RPM e 55CVa4200RPM e o Express usava todos esses motores com exceção do 1.1.




O 5 vinha com motor 1.1 de 47CV, 1.4 de 68CV, 1.7 de 94CV e por último o 1.6 á diesel de 55CV.






O Express derivado do 5 vinha com os mesmos motores com exceção do 1.1
E o Express se chamava Extra no Reino Unido e na Irlanda e na Alemanha e Áustria se chamava Rapid. e em junho de 1990 chegava o Clio ele tinha as mesmas dimensões da primeira geração vendida no Brasil, a mesma suspensão e duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas e três opções de motores a primeira era o 1.2 da família E com bloco de ferro,cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada,(aliás a família K é uma atualização da família E), o seu diâmetro é de 75.9mm e o curso de  64.8mm o que totalizavam 1171cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,2:1 e com carburador de corpo simples gerava 8.7KGFMa3500RPM e 60CVa6000RPM, a segunda opção era o 1.4 da família E de mesma concepção do 1.2, inclusive o diâmetro era mantido, mas o curso passava a 77mm o que totalizavam 1390cm3, a sua taxa de compressão é 9,5:1 e usava carburador de corpo duplo e com isso gerava 10.9KGFMa3500RPM e 80CVa5750RPM e o 1.9 á diesel da família F, o seu diâmetro é de 80mm e o curso é de 93mm o que totalizavam 1870cm3, a sua taxa de compressão produzia 23,5:1 e com isso gerava 12KGFMa2250RPM e 65CVa4500RPM e tinha 8 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e já era linha 1991 e no Japão ele se chamava Lutecia por que o nome Clio estava registrado pela Honda.
O Clio chegava ao mercado com motores 1.2 de 60CV, 1.4 de 80CV e o 1.9 á diesel de 65CV, mais tarde chegava o 1.8 de 95CV e o 1.816V de 137CV e depois o 1.816V com 110CV.
Em março de 1991 é vez do Express/Extra/Rapid chegar ao mercado derivado do Clio I as mesmas dimensões do modelo vendido aqui e os motores eram os mesmos 1.2, 1.4 e 1.9 á diesel já citados no Clio.
O Express/Extra/Rapid agora era derivado do Clio e os motores eram 1.2, 1.4 e 1.9 á diesel que já foram citados no Clio e mais tarde o 1.8 citado no Clio.
Em outubro de 1991 na linha 1992 o Clio ganhava a opção do motor 1.8 da família F á gasolina com bloco de ferro,cabeçote de alumínio,comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 82.7mm e o curso é de 83.5mm o que totalizavam 1794cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,7:1 e com injeção eletrônica monoponto gerava 14.5KGFMa2750RPM e 95CVa5750RPM é basicamente o mesmo do Renault 19 vendido aqui no Brasil e uma versão com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote, injeção eletrônica multiponto  e taxa de compressão de 10:1 era o Clio S16 e com isso gerava 16.1KGFMa4250RPM e 137CVa6500RPM imagina o foguete que não era.... Em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda, em outubro de 1993 na linha 1994 chegavam o Twingo que usava a mesma plataforma do Clio, mas era mais curto ele só vinha em única opção de câmbio: manual de cinco marchas e na única opção de motor: o Renault Sierra/Família C 1.2 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, o seu diâmetro é de 74mm e o curso é de 72mm o que totalizavam 1239cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,2:1 e sua injeção eletrônica era monoponto e com isso gerava 9.2KGFMa2800RPM e 55CVa5300RPM e chegavam os esportivos Clio RSi e Willians esse último fazia homenagem a equipe de Formula 1, o primeiro era um versão "estrangulada do S16", a taxa de compressão era de 9,8:1 e com isso gerava 15.8KGFMa4250RPM e 110CVa5500RPM e o  Willians contava com a versão 2.nada da família F, o diâmetro era mantido mas o curso passava a 93mm o que totalizavam 1998cm3, a sua taxa de compressão produzia 10:1 e com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e um pequeno "veneno" gerava 17.8KGFMa4500RPM e 150CVa6100RPM é o motor que está no Duster hoje e já equipou as duas gerações do Mégane e a Scénic no Brasil? sim ele mesmo e ainda está com turbo no Fluence GT.A suspensão e freios foram alterados, aliás os freios passaram a ser discos ventilados nas quatro rodas.
O Twingo estrava no mercado com motor 1.2 de 55CV e mais tarde ele ganha o novo 1.2(na verdade 1.15...) de 58CVCV.

O Clio Willians chegava ao mercado com o 2.nada 16V de 150CV.
Já Express/Extra/Rapid não recebe alterações, em Outubro de 1994 na linha 1995 nada muda no Twingo e no Express/Extra/Rapid e o Clio ganhava nova dianteira e novos para-choques é chamada Fase II e sempre na opção de carroceria de duas ou quatro portas e nos motores sem nenhuma alteração continuavam os mesmos.
Nova grade e novos para-choques marcam a fase II do Clio I e os motores 1.2,1.4, 1.8,1.816V em duas configurações eram mantidos e o 1.9 á diesel também e ano seguinte chegavam um novo/velho 1.2 era o mesmo do Twingo mas no Clio gerava 54CV.
Em outubro de 1995 na linha 1996 o 1.2 da família E é substituído pelo 1.2 da antiga família Sierra/C é o mesmo que já citamos no Twingo, mas gerava 9.2KGFMa2800RPM e 54CVa5300RPM, Já Twingo e Express não mudavam. Em outubro de 1996 na linha 1997 o Twingo trocava o 1.2 da antiga Família Sierra/C(aliás muito conhecida dos Ford brasileiros do final dos anos 1960 até meados de 1990) pelo 1.2(na verdade 1.15...) da família D, o seu diâmetro é de 69mm e o curso é de 76.8mm o que totalizavam 1149cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,6:1 e com bloco de ferro,cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote gerava 9.5KGFMa2500RPM e 58CVa5250RPM o nosso 1.nada é esse motor com curso dos pistões reduzido  e o Clio ganhava outra reforma nos para-choques e grade dianteira era Fase III para o Clio I e junto a reforma de estilo a oferta começava pelo 1.2 da família D que no Clio gerava 9.5KGFMa2500RPM e 60CVa5250RPM, o 1.4 da família E continuava sem alterações, o RSi mantinha o 1.816V de 110CV e ele perdia as versões S16 e Willians e o 1.9 á diesel continuavam sem alterações, já o Express/Extra/Rapid não mudava.
A Fase III do Clio II chega ao mercado e os motores são o 1.2 de 60CV, o 1.4 era mantido, assim como o 1.816V de 110CV e o 1.9 á diesel.
Em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda no Twingo e no Clio , o Express/Extra/Rapid era mantido apenas com motor 1.2 e estrava o Kangoo nas versões passageiros e carga e com três opções de motor: o 1.2 que já citamos no Clio, o 1.4 da família K que é uma atualização da família E, o seu diâmetro é de 75.8mm e o curso é de 77mm o que totalizavam 1390cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,5:1 e com comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada gerava 11.6KGFMa4250RPM e 75CVa5500RPM e o 1.9 á diesel já citados no Clio.
O Kangoo chegava ao mercado os motores 1.2 e 1.9 á diesel eram os mesmos do Clio e estreava o 1.4 de 75CV, mais tarde chegava o 1.9 Turbo Diesel de 80CV , o 1.216V que já citaremos no Clio e o 1.616V de 95CV.
Em abril de 1998 chegava o Clio de segunda geração já como linha 1999 ele era igual ao modelo que seria brasileiro um ano depois, mas com um leque de motores mais variado, a oferta começava pelo 1.2 que já citamos no Twingo, a  versão 16 válvulas  desse motor que mantém o comando de válvulas simples no cabeçote e taxa de compressão de 10:1 e com isso gera 10.7KGFMa3500RPM e 75CVa5500RPM, o 1.4 da família K que já citamos no Kangoo, o 1.4 com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote também da família K e teve o diâmetro alterado para 79.5mm e o curso para 70mm o que também totalizavam 1390cm3 e sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 12.9KGFMa3750RPM e 98CVa6000RPM, o 1.6 da família K é o mesmo dos nossos primeiros Clio e lá gerava 13.3KGFMa2500RPM e 90CVa5500RPM, o 1.9 á diesel da família F que agora gerava 12.2KGFMa2250RPM e 64CVa4500RPM e agora com taxa de compressão de 22:1 e por último o 1.9 DTi que era esse motor 1.9 com turbo e com isso gerava 16.3KGFMa2000RPM e 80CVa4000RPM. A suspensão e freios eram iguais ao modelo nacional e sempre com opção de carroceria de duas ou quatro portas.
A segunda geração do Clio chegava ao mercado com motores 1.2 de 58CV, 1.216V de 75CV, 1.4 que já citamos no Kangoo, 1.6 de 90CV, 1.416V de 98CV e o 1.9 á diesel de 64CV e o Turbo Diesel que já citamos no Kangoo, mais tarde chegava o 1.616V de 107CV.
Em outubro de 1998 na linha 1999 o Kangoo não mudava em nada, assim como o Express e o Twingo passava por pequenas alterações estéticas: seta de direção com lentes brancas e duas opções de motores 1.2 a com cabeçote de 8 válvulas e a 16 válvulas que já citamos no Clio.
O Twingo passava por pequenas alterações na dianteira e o motor 1.2 era mantido e estreava o 1.216V.
Em outubro de 1999 na linha 2000 o Clio ganhava a versão esportiva Renault SportClio por fora aerofólio,saias laterais e spoilers e logo "Renault Sport" na traseira, mas as alterações não se resumiram a visual, o câmbio continuava manual de cinco marchas, mas o motor 2.nada 16V da família F que já existia no Clio Willians passava por alterações internas para evitar atrito , comandos de válvulas mais bravos e taxa de compressão de 11:1 e com isso gerava ótimos 20.4KGFMa5400RPM e 172CVa6250RPM, o Twingo não mudava e o Kangoo ganhava o 1.9 DTi que já citamos no Clio.
O Renault SportClio ou simplesmente Renault Clio RS com motor 2.nada 16V de 172CV.
Imagine o foguete que não era... em março de 2000 a Renault faz a maior loucura, tira o banco traseiro e lugar dele coloca o ES V6 de 3 litros e 24 válvulas, com bloco  e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável  no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 87mm e o curso é de 82.6mm o que totalizavam 2946cm3(na verdade é 2.95...), a sua taxa de compressão produzia 11,4:1 e com isso gerava 30.6KGFMa3750RPM e 230CVa6000RPM com o motor indo para o centro as entradas de ar foram para trás e  a tração foi para traseira, mas a estabilidade ficou comprometida quando o carro era exigido. A suspensão passou a ser Independente nas quatro rodas mantendo o McPherson na dianteira e passou a ser o Multilink na traeira e os freios eram discos ventilados nas quatro rodas.
              O Renault Sport Clio V6 ou Clio RS V6 tinha o motor V6 de 3 litros 24V com 230CV.
Em outubro de 2000 na linha 2001 o Clio ganhava a opção do 1.616V também da família K é o mesmo 1.616V dos nossos Clio que lá gerava 15.1KGFMa3750RPM e 107CVa5750RPM, já o Twingo só mudava para- choques e grade dianteira(pequenas é verdade) e o Kangoo não mudava e o Express/Extra/Rapid dava o adeus definitivo.
Pequenas mudanças na dianteira e os motores 1.2 e 1.216V eram mantidos.

. Em outubro de 2001 na linha 2002 o Clio ganhava nova grade dianteira e faróis e um novo painel e sempre na carroceria de duas ou quatro portas e ele perdia os motores 1.4,1.6 e 1.616V á gasolina, só ficavam os 1.2, 1.216V, 1.416V e para os esportivos RS o 2.nada 16V e o V6 de 3 litros, nos motores á diesel o 1.9 Diesel e DTi são substituídos pelo 1.5 DCi da família F á diesel com turbo, intercooler e injeção direta common-rail , o seu diâmetro é de 76.5mm e o curso é de 80.5mm o que totalizavam 1461cm3, a sua taxa de compressão é de 19:1 e com cabeçote de 8 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada gerava 16.3KGFMa2000RPM e 65CVa4000RPM, além dessa versão tinha outra configuração que gerava 18.9KGFMa2000RPM e 82CVa4000RPM graças a pressão maior da turbina e mais uma configuração com turbo de geometria variável que gera 20.9KGFMa1900RPM e 101CVa4000RPM e o Kangoo estreava a opção da tração 4x4 e o motor 1.2 dava lugar ao 1.216V que já citamos no Clio e o 1.4 dava lugar ao 1.616V que vinha a reboque a opção da tração 4x4 e nada mudava para o Twingo.
Nova grade dianteira e faróis e os motores 1.2,1.216V, 1.416V e os 1.5 Turbo Diesel de 65CV, 80 e 101CV e mais  tarde ele era renomado Campus(Storia em alguns lugares) e sobravam os 1.2 e o 1.5 Turbo Diesel de 65CV e 80CV.

O Renault Sport Clio 2.nada 16V chegava ao mercado com 172CV e mais tarde passava a 182CV.

O Renault Sport Clio V6 mantinha o V6 de 3 litros.
Em outubro de 2002 na linha 2003 o Kangoo trocava os veteranos 1.9 á diesel e turbo diesel(DTi) pelo 1.5 DCi de 65CV e 80CV já citados no Clio e esse último com a opção de tração 4x4 , para o Clio e Twingo nada mudava, em outubro de 2003 na linha 2004 o Clio não mudava e o Twingo também não e o Kangoo era reestlizado com nova grade dianteira e faróis e na estreia só com tração 4x4 e apenas uma opção de motor o 1.5 DCi com turbo, intercooler e injeção common-rail que gerava 18.9KGFMa1750RPM e 85CVa4250RPM.
Nova grade dianteira e faróis marcam o Kangoo e na estreia o motor 1.5 Turbo Diesel de 85CV, mais tarde chegavam as versões de 61CV e 68CV desse motor e a opção de tração dianteira e os motores á gasolina davam adeus.
Em outubro de 2004 na linha 2005 chegava alterações para o Renault SportClio 2.nada 16V ou Clio RS ele passava a gerar 20.4KGFMa5250RPM e 182CVa6500RPM e o Twingo ganhava pequenas alterações visuais e sem alterações de motores.
A última reforma visual do Twingo e os motores 1.2 e 1.216V eram mantidos.
Em outubro de 2005 na linha 2006 com a chegada do Clio III , o Clio virava Clio Campus ou Storia em alguns mercados da Europa e todos os motores só sobravam os 1.2 e 1.216V que já citamos aqui e o Kangoo ganhava duas novas opções do 1.5 DCi a primeira é o 1.5 DCi com turbo e intercooler que gerava 13.2KGFMa1250RPM e 61CVa4500RPM e o 1.5 DCi com turbo e intercooler que gerava 16.8KGFMa1500RPM e 68CVa4000RPM este último também passava a equipar o Clio Campus/Storia  e o Twingo não mudava, em outubro de 2006 na linha 2007 chegavam mais duas opções de motor á diesel para o Clio Campus/Storia retorna a versão com 64CV e estreava a versão desse motor 20.4KGFMa1500RPM e 84CVa3750RPM. Em outubro de 2007 na linha 2008 o Twingo passava a plataforma do Clio III, No ano seguinte era vez do Kangoo passar a plataforma do Mégane II em outubro de 2009 o Clio Campus/Storia ganhava nova grade e mantinha os motores 1.2 e 1.216V á gasolina e os 1.5 DCi de 64CV,68CV e 84CV.
               O Clio Campus/Storia  ganhava nova grade dianteira igual ao Symbol e o motores eram o 1.2, 1.216V á gasolina e o 1.5 Turbo Diesel de 64CV,68CV e 84CV.
E era linha 2010, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda e em outubro de 2011 ele dá o adeus  do mercado europeu e o adeus definitivo dessa plataforma na Europa.
   Na Turquia o Clio Hacht foi lançado na mesma época do resto da Europa e em outubro de 1999 era lançado o Clio Symbol que foi exportado para a Europa Oriental ele era igual ao modelo que seria fabricado no Brasil um ano depois e ele vinha com duas opções de motores, o 1.4 com cabeçote de 8 válvulas que gerava 11.6KGFMa4250RPM e 75CVa5500RPM e o 1.4 com cabeçote de 16 válvulas que gerava 12.9KGFMa3750RPM e 98CVa6000RPM.A suspensão e freios eram iguais ao modelo nacional ambos da família K.
O Clio Symbol chega ao mercado com duas opções de motores 1.4 a com 8 válvulas de 75CV e a 16 válvulas de 98CV.
Em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda e em março de 2002 ele ganhava nova grade dianteira, faróis e para-choques e nos motores o 1.4 era substituído pelo 1.216V da família D que gerava 10.7KGFMa3500RPM e 75CVa5500RPM, estreavam o 1.616V da família K que gerava 15.1KGFMa3750RPM e 107CVa5750RPM e o 1.416V de 98CV era mantido e estreavam os 1.5 DCi na versão com 16.8KGFMa1500RPM e 68CVa4000RPM e a outra versão desse motor com 20.4KGFMa1500RPM e 85CVa4250RPM.
Reforma na dianteira e os motores 1.216V de 75CV,o 1.416V era mantido, o 1.616V de 107CV e os 1.5 Turbo Diesel(DCi) de 61CV e 85CV.
Em outubro de 2002 na linha 2003 nada mudava e seguiu assim até julho de 2008 na linha 2009 quando foi lançado o Symbol que tinha as mesmas medidas do modelo vendido aqui e os motores eram os mesmos ofertados para o Clio Symbol desde 2002: 1.216V, 1.416V, 1.616V e os 1.5 Turbo Diesel e sem alterações.
O Symbol é lançado no mercado turco e da Europa Oriental e os motores eram os 1.216V, 1.416V e 1.616V á gasolina e os 1.5 Turbo Diesel de 68CV e 85CV eram mantidos.
E ele seguiu assim até outubro de 2012 quando virou uma versão Logan de segunda geração.
  Na Argentina o Clio I era fabricado desde março de 1996 e o motor é o mesmo 1.6 de 13.3KGFMa4500RPM e 72CVa5000RPM   do modelo vendido no Brasil , em março de 1997 o Express passava ser montado no Uruguai com os mesmos motores 1.6 do Clio I, em outubro de 1999 na linha 2000 o Kangoo passava ser feito na Argentina com o mesmo motor 1.6 de 14KGFMa4000RPM e 90CVa5250RPM  e o 1.9 á diesel de 12KGFMa2250RPM e 65CVa4250RPM, em março de 2000 é vez do Clio II brasileiro chegar a Argentina com os mesmos motores do Kangoo, em março de 2001 chegava o Sedan com duas opções de motores, a 1.616V de 15.1KGFMa3750RPM e 110CVa5750RPM e o 1.9 á diesel que já citamos e o 1.616V passava a equipar o Hacht, em outubro de 2001 na linha 2002 na Argentina nada muda e o Clio Sedan passava ser exportado com motor 1.616V de 15.1KGFMa3750RPM e 110CVa5750RPM com o nome de Nissan Platina ele mudava grade dianteira e faróis. Em outubro de 2002 o Express deixa ser produzido no Uruguai e nada mudava em Clio, Clio Sedan e Kangoo.
            O Nissan Platina chega  ao mercado mexicano com motor 1.616V de 110CV.
Em março de 2003 o Kangoo ganhava o motor 1.616V de 15.1KGFMa3750RPM e 95CVa5000RPM e em outubro de 2003 na linha 2004 o Clio Hacht e Sedan reestilizados chegavam a Argentina e agora ele tinha duas opções de motores: o 1.616V era mantido e estreava o 1.5 DCi ou Turbo Diesel de 16.8KGFMa1500RPM e 68CVa4000RPM e o Kangoo ganhava esse motor, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em março de 2006 Clio Hacht e Clio Sedan ganhavam nova grade dianteira e os motores 1.616V e 1.5 DCi eram mantidos. em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda e o Clio trocava o 1.616V pelo 1.216V da família D que gerava 10.7KGFMa3500RPM e 75CVa5500RPM e no México o Nissan Platina dá adeus em seu lugar entra uma versão do Logan chamada de Nissan Aprio em março de 2008 o Kangoo é reestilizado, em outubro de 2008 na linha 2009 é vez do Clio Sedan dar o seu adeus e em seu lugar chegava o Symbol com o 1.616V que já citamos no Clio e o 1.6 com cabeçote de 8 válvulas que gerava 13.2KGFMa2800RPM e 90CVa5250RPM, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 chegava o Clio Mio com as alterações estéticas no Clio II e o motor é o mesmo 1.216V, já Kangoo e Symbol não mudavam, em outubro de 2012 o Symbol dá o seu adeus na linha 2013 já Kangoo e Clio Mio não mudam nada.
   Em outubro de 1994 na linha 1995 ainda sob as mãos da Caoa chegava o Twingo importado da França, na carroceria duas portas e nos motor 1.2 da família Sierra/Família C que era irmão gêmeo do Ford CHT nacional e com isso gerava 9.4KGFMa2800RPM e 55CVa5300RPM., a suspensão e freios eram iguais ao modelo importado.
O Twingo estreava com o 1.2 de 55CV e mais tarde veio um novo 1.2 de 60CV.
Em março de 1995 ele enfrentava  Corsa GL 1.4 EFI e Fiesta 1.3(ainda espanhol) ele foi de 0a100KM/H em 17.3segundos ficou atrás dos rivais o Fiesta cravou 17segundos e o Corsa 15.6segundos, chegou a 149KM/H foi mais lento que os rivais, o Fiesta cravou 151KM/H e o Corsa cravou 153KM/H e o seu consumo urbano foi de 11.8KM/L ficou na intermediária o Fiesta fez 12.7KM/L e o Corsa fez 11.2KM/L e o rodoviário foi de 15.6KM/L vazio empatou com o Corsa e ficou atrás do Fiesta com 16.3KM/L e carregado ele fez 14.8KM/L ficou atrás dos rivais 15KM/L do Corsa e 15.4KM/L do Fiesta, em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda, em outubro de 1996 na  linha 1997 nada muda e ele passa a vir com operação direta da Renault, em outubro de 1997 na linha 1998 o 1.2 parente do CHT  da Ford dá lugar ao 1.2 da família D e com isso gerava 9.5KGFMa2500RPM e 60CVa5250RPM e agora com injeção multiponto conta a monoponto no veterano motor, em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda e em outubro de 1999 ele deixa de ser importado da França e prepara terreno para o modelo que viria do Uruguai em CKD em janeiro de 2000.

O Clio embora hoje depenado colocou a Renault no mercado brasileiro principalmente a segunda geração do modelo e sua base serviu a versão sedã,Symbol e Kangoo(esse continua vivo na versão Furgão) e na Europa chegou a ter versões  esportivas de verdade. e lógico em janeiro é provável que volte o Air Bag Duplo por força da lei.












































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