Plataforma GM 4300: O Chevrolet Corsa de segunda geração seus parentes no Brasil, no exterior e uma legião brasileira na África do Sul.

A SEGUNDA GERAÇÃO DO CORSA NÃO TEVE MUITO SUCESSO, MAS DEU ORIGEM A MONTANA E A MERIVA.
O Corsa nacional de primeira geração já tinha um leque de sucesso, o Sedan era o mais vendido, o Hacht vendia bem e a picape era lanterna do segmento, mas ainda vendia bem e a Wagon já tinha ido embora e lógico os motores 16V também, agora apenas os 8 válvulas, o Família I 1.nada á gasolina que gerava 8.3KGFMa3000RPM e 60CVa6000RPM, o Família I 1.nada á álcool de 9.1KGFMa3000RPM e 64CVa6000RPM e por último o Família I 1.6 de 13KGFMa2800RPM e 92CVa5600RPM e esse motor era o único disponível para a picape e para o Furgão.
O Hacht com motor 1.nada de 60CV, 1.nada á álcool de 64CV e o 1.6 de 92CV.

O Sedan com os mesmos motores do Hacht e continua vivo até hoje.

A Picape apenas com motor 1.6.

O Furgão também apenas com motor 1.6.
Em março de 2002 chegava a segunda geração do Corsa ou a terceira no mundo, a plataforma era mais moderna era a 4300 que contava com sub - chassi coisa que a 4200 não tem e lógico o carro ficava maior e ele chegou nas duas opções de carroceria: Hacht de quatro portas e Sedan também de quatro portas e o Hacht jamais teria duas portas no Brasil, ambos mediam 1.64metros de largura, 1.43metros de altura e 2.49metros de entre - eixos e agora no comprimento o Hacht media 3.82metros e o Sedan media 4.25metros, ele vinha com duas opções de câmbio: manual ou semi- automático(sem o pedal da embreagem) com cinco marchas, lembrando que o último só estava disponível para o motor 1.nada e duas opções de motor ambas de quatro cilindros da Família I com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o 1.nada, tinha diâmetro 71.1mm e o curso é de 62.9mm o que totalizavam 999cm3 mas a taxa de compressão passava a ser de carro á álcool: 12,6:1 era a estreia do VHC e com isso gerava 8.8KGFMa3250RPM e 71CVa6400RPM e a segunda opção era o 1.8, antes os 1.8 eram da Família II, agora o 1.8 da Família I tinha diâmetro de 80.5mm e curso de 88.2mm o que totalizavam 1796cm3, a sua taxa de compressão era de 9,4:1 e com isso gerava 16.8KGFMa2800RPM e 102CVa5200RPM, a sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira era Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios eram discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS opcional.
A Nova geração do Corsa chegava ao mercado com dianteira diferente do Europeu e os motores eram o 1.nada de 71CV e o 1.8 de 102CV, mais tarde o 1.8 virava Flex e passava a 105CV com gasolina e 109CV com álcool, mais tarde o 1.nada ganhava novo comando de válvulas e virava Flex e passava a gerar 77CV com gasolina e 79CV com álcool e o 1.8 também ganhava novo comando de válvulas passava a gerar 112CV com gasolina e 114CV com álcool.

O Sedan estreava junto do Hacht e tinha os mesmos motores do Hacht.
Qualidades? Bom conforto ao rodar, bom torque do motor 1.8, defeitos? consumo elevado dos dois motores, desempenho ruim do motor 1000, aliás faltou oferecer uma versão intermediária entre o 1.nada e o 1.8, o 1.6 caia bem, mas a GM só resolveu isso com o 1.4 anos mais tarde, Em abril de 2002 o Corsa 1.8 enfrentava o Polo 1.6, na pista foi de 0a100KM/H em 12.7segundos ficou igual ao rival, chegou a 171KM/H contra 170KM/H do rival e o seu consumo urbano foi de 7.2KM/L contra 8.4KM/L do rival e o rodoviário foi de 12.7KM/L contra 13.5KM/L do rival, em junho de 2002 o Corsa 1.nada encarava o Fiesta 1.nada, o Palio EX 1.nada 16V, Gol 1.nada e 206 1.nada 16V, ele foi de 0a100KM/H em 18.5segundos ficou na intermediária, atrás do Palio com 17.7segundos e do 206 com 18.3segundos e ficou na frente do Gol com 20.5segundos e do Fiesta com 20.6segundos e aqui todos com velocidade máxima de fabrica o Corsa chegou a 157KM/H empatou com o Gol e ficou atrás de Palio e 206 com 160KM/H e a frente do Fiesta com 150KM/H e o seu consumo urbano foi de 8KM/L foi o mais sedento, contra 8.1KM/L do Gol, 8.3KM/L do Palio, 8.8KM/L do Fiesta e 8.9KM/L do 206 e o rodoviário foi de 13.3KM/L só ficou á frente do Fiesta com 12.7KM/L, o Gol cravou 13.5KM/L, 14.2KM/L do Palio e 14.7KM/L do 206, em julho de 2002 chegava a minivan Meriva que na primeira geração chegou antes ao Brasil, ela media 4.04metros de comprimento, 1.69metros de largura, 1.62metros de altura e 2.63metros de entre - eixos ou seja esticaram a base para criar uma minivan, ela vinha com duas opções de motor: o 1.8 que já citamos no Corsa e o 1.8 com cabeçote de 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e coletor variável e com isso gerava 17.3KGFMa3600RPM e 122CVa5600RPM só que a Meriva com esse motor é bem rara, a suspensão e freios eram os mesmos do Corsa, mas na suspensão dianteira existiu inconveniente nessa plataforma: para trocar a bandeja tinha que tirar o sub - chassi e isso deixava cara a mão de obra para trocar a peça e lá se vai uma grana preta... para recuperar o carro.
A Meriva chegava ao mercado nos motores 1.8 e 1.816V, mais tarde o 1.8 virava Flex e passava pelas alterações que já citamos no Corsa.
E a Meriva foi lançado como linha 2003 e em agosto de 2003 ela foi testada: 0a100KM/H em 14.3segundos, segundo a GM chegava a 170KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.1KM/L e o rodoviário foi de 11.9KM/L mas os problemas de apagão de injeção continuavam e ainda tem mais: o baixo desempenho combinado ao alto consumo, mas nos primeiros meses ela foi um sucesso. Em outubro de 2002 o Corsa Hacht e Sedan ganhavam a linha 2003, em fevereiro de 2003 a Meriva 16V enfrentava a 8 válvulas, na pista ela foi de 0a100KM/H em 11.4segundos contra 14.7segundos da 8V, o seu consumo urbano foi de 7.7KM/L contra 7.4KM/L da 8V e o rodoviário foi de 14.2KM/L contra 12.9KM/L da rival, em março de 2003 o Corsa Sedan 1.8 enfrentava o Polo Sedan 1.6, o Clio Sedan 1.616V e o Siena 1.8, na pista ele foi de 0a100KM/H em 12.6segundos só ficou á frente do Polo com 13.2segundos, atrás do Clio com 12.3segundos e do Siena com 12.2segundos, chegou a 181KM/H foi o mais veloz junto com o Siena e Clio Sedan e Polo cravaram 178KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.1KM/L foi o mais sedento com 7.8KM/L do Siena,8.2KM/L do Polo e 9.4KM/L do Clio Sedan e o rodoviário foi de 12.5KM/L contra 14KM/L do Polo, 14.5KM/L do Siena e 15.2KM/L do Clio Sedan e o Siena usava o mesmo motor 1.8, mas com injeção diferente e talvez isso explique os resultados diferentes do Siena para o Corsa, em junho  de 2003 a Meriva 1.8 enfrentava o Honda Fit 1.4, na pista empate:0a100KM/H em 14.4segundos, chegou a 167KM/H contra 165KM/H do Fit e o seu consumo urbano foi de 7.1KM/L contra 10KM/L do rival e o rodoviário foi de 12.4KM/L contra 15.5KM/L do rival e na mesma época o Corsa 1.8 passava a ser Flex e passava a se chamar Flexpower o motor estava disponível nas carrocerias Hacht e Sedan e o motor Família I 1.8 passava a gerar 17.3KGFMa3000RPM e 105CVa5400RPM com gasolina e com álcool vai a 18.2KGFM e 109CV nas mesmas rotações e a taxa de compressão passava a 10,5:1 , em julho de 2003 o Corsa 1.8 Flexpower enfrentava o Gol 1.6 Total Flex, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.9segundos com álcool contra 12.4segundos do Gol no mesmo combustível, com gasolina o Corsa cravou 11.6segundos contra 12.5segundos do Gol e o consumo urbano foi de 5.5KM/L com álcool contra 5.9KM/L do Gol e o rodoviário foi de 9.6KM/L contra 10.3KM/L do Gol e com gasolina o Corsa fez 8KM/L na cidade contra 8.2KM/L e na rodovia foi de 14.2KM/L contra 13.8KM/L do Gol e ainda teve 50/50 mas eu não vou postar, em outubro de 2003 na linha 2004 o Corsa Sedan e Hacht não mudava e estreava a picape Montana, aliás a Montana de primeira geração tem um visual bonito até hoje, ela mede 4.56metros de comprimento, 1.71metros de largura, 1.55metros de altura e 2.71metros de entre - eixos, o câmbio como sempre é manual de cinco marchas, ela vinha em três versões de acabamento: Básica, Sport e Off-Road e única opção de motor: o Família I 1.8 Flexpower que já citamos no Corsa, a suspensão mantinha o esquema do Corsa, mas as molas traseiras foram reforçadas para carregar 735KG e os freios seguiam o mesmo esquema do Corsa.

A Montana chegava ao mercado e o motor era o 1.8 Flexpower que já citamos no Corsa e mais tarde passava por alterações.
A versão Off-Road tinha adereços estéticos e o mesmo motor e suspensão da Sport.
E no mesmo mês ela foi testada: 0a100KM/H em 12.3segundos, chegou a 164KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.1KM/L e o rodoviário foi de 11.7KM/L lógico que o câmbio foi encurtado na picape e ela foi testada apenas com gasolina e não foi testada com álcool, talvez para comparar as rivais.
Em novembro a Montana 1.8 Flexpower encarava a Strada Working 1.8, a Saveiro Supersurf 1.6 Total Flex e a Courier XL 1.6, na pista ela foi de 0a100KM/H em 12.3segundos ficou colada na primeira colocada a Strada com 12.2segundos, á frente da Saveiro com 12.7segundos e da Courier com 13.3segundos, chegou a 170KM/H empatou com a Strada e ficou atrás da Saveiro com 172KM/H e a Courier com 159KM/H e o consumo urbano foi de 7.2KM/L só ficou á frente da Strada com 7.1KM/L a Courier fez 7.6KM/L e a Saveiro com 7.8KM/L  e o rodoviário é de 11.7KM/L só ficou á frente da Strada com 11.5KM/L, 12.3KM/L da Courier e 12.7KM/L da Saveiro e no mesmo mês a Meriva ganhava a linha 2004 e com ela a versão de acabamento CD e o motor 1.816V dava adeus e o 1.8 virava Flexpower e com as mesmas potência do Corsa Hacht e no resto nada muda. Em janeiro de 2004 o Corsa 1.nada enfrentava o Fox 1.nada, Palio 1.nada, Fiesta 1.nada e Clio 1.nada de  8 válvulas, na pista ele foi de 0a100KM/H em 19.8segundos ficou atrás dos rivais, o Clio cravou 19.5segundos, Fiesta 19 segundos, o Fox cravou 18.8segundos e o Palio cravou 18.1segundos e seu chegou a 144KM/H empatou com o Fiesta e só ficou á frente do Clio com 143KM/H, atrás do Fox com 147KM/H e do Palio com 148KM/H e o seu consumo urbano é de 7.8KM/L foi o mais sedento junto com Fox e ficou atrás do Palio com 8.7KM/L, Fiesta com 9KM/L e Clio com 9.2KM/L e o rodoviário foi de 12.7KM/L só ficou á frente do Fox com 12.4KM/L, atrás do Palio com 12.9KM/L, 13KM/L do Fiesta e 14.9KM/L do Clio, em maio de 2004 era vez do Corsa Sedan 1.nada enfrentar o Siena ELX 1.nada e o Clio Sedan Authentique 1.nada 16V, ele foi de 0a100KM/H em 18.8segundos ficou na intermediária atrás do Clio com 16.5segundos e á frente do Siena com 19.9segundos, chegou a 157KM/H segundo o fabricante á frente do Siena com 154KM/H e atrás do Clio com 162KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.6KM/L empatou com o Siena e perdeu para o Clio com 9.6KM/L e o rodoviário é de 14.2KM/L contra 14KM/L do Siena e 15.6KM/L do Clio Sedan em julho de 2004 a Montana 1.8 Flexpower enfrentava a Strada Trekking 1.8 ela foi de 0a100KM/H em 12.2segundos contra 11.8segundos da rival, chegou a 170KM/H contra 168KM/H da rival e o seu consumo urbano foi de 7.2KM/L contra 7.9KM/L da rival e o rodoviário foi de 11.7KM/L contra 12.7KM/L da rival e ambas testadas com gasolina , em outubro de 2004 na linha 2005 agora o Corsa passava a ser divido em versões: Joy, Maxx e Premium e as duas opções de motor: 1.nada e 1.8 e para as duas opções de carroceria: Hacht e Sedan , a Meriva também passava pelas versões Joy, Maxx e Premium e a Montana básica virava Conquest e no mesmo mês o Corsa Hacht Premium 1.8 Flexpower, enfrentava o Fox Plus 1.6 Total Flex, o Palio HLX 1.8 Flex e o Fiesta Trend 1.6 Flex, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.4segundos com álcool só ficou á frente do Fox com 11.7segundos, colocado no Fiesta com 11.3segundos e atrás do Palio com 10.9segundos e com gasolina ele fez a prova em 11.8segundos, só ficou atrás do Palio com 11.4segundos e á frente do Fiesta com 12segundos e do Fox com 12.4segundos, no álcool foi o mais veloz com 182KM/H ficou á frente do Palio com 180KM/H, Fox e Fiesta chegaram a 172KM/H e o seu consumo urbano com álcool foi de 5.7KM/L com álcool contra 5.9KM/L do Palio e 6.4KM/L de Fiesta e Fox e o rodoviário foi de 9.9KM/L com álcool, foi o mais sedento contra 10.1KM/L do Palio e 10.4KM/L de Fox e Fiesta e o consumo urbano com gasolina foi de 7.3KM/L foi o mais sedento, contra 8KM/L do Corsa, contra 8.1KM/L do Fiesta e 9.1KM/L do Fox e o rodoviário foi de 13KM/L só ficou á frente do Fiesta com 12.9KM/L, ficou atrás do Palio com 13.3KM/L e do Fox com 14.3KM/L, em dezembro de 2004 ele voltava a enfrentar Fox 1.6 e Palio 1.8 e os mesmo números e a Montana Off-Road 1.8 enfrentava a Strada Adventure 1.8 e a Saveiro SuperSurf 1.6 Total Flex, na pista ela foi de 0a100KM/H em 12.7segundos, contra 12.3segundo da Strada e 13segundos da Saveiro e com gasolina cravou 13.5segundos, contra 13.3segundos da Strada e 13.8segundos da Saveiro e o consumo urbano foi de 6KM/L com álcool foi a mais sedenta contra 7.1KM/L da Strada e 7.2KM/L da Saveiro, com gasolina o consumo foi de 9.4KM/L da Saveiro, 9.1KM/L da Strada e 8.1KM/L e o rodoviário com álcool foi de 8.5KM/L contra 9.1KM/L da Strada e 9.5KM/L da Saveiro e o rodoviário foi de 11.5KM/L contra 13.1KM/L da Strada e 13.7KM/L da Saveiro, Em fevereiro de 2005  A Chevrolet Montana Off- Road, a Fiat Strada Adventure 1.8 e o Volkswagen Saveiro Crossover 1.8, a Montana foi de 0a100KM/H em 13.5segundos ficou na intermediária contra 13.3segundos da Strada e á frente da Saveiro com 14.2segundos, chegou a 169KM/H contra 166KM/H da Strada e 160KM/H da Saveiro e o seu consumo urbano foi de 8.1KM/L ficou na intermediária com 7.2KM/L da Strada e 8.7KM/L da Saveiro e o rodoviário foi de 11.5KM/L ficou na intermediária, contra 11.3KM/L da Strada e 11KM/L da Saveiro em agosto de 2005 a Meriva Premium 1.8 Flexpower enfrentou a Scénic Privilége 1.616V e a Xsara Picasso GLX 1.616V na pista foi de 0a100KM/H em 14.4segundos ficou na intermediária a Scénic cravou 13.7segundso e a Picasso 15.1segundos, chegou a 165KM/H foi a mais veloz contra 160KM/H da Scénic e 158KM/H da Picaso, o seu consumo urbano foi de 7.9KM/L foi a mais sedenta  contra 9KM/L da Scénic e 9.5KM/L da Picasso e rodoviário é de 12.2KM/L também é a mais sedenta contra 12.9KM/L da Scénic e 13.3KM/L da Picasso, Em outubro de 2005 na linha 2006 os motores Família I 1.nada e 1.8 ganhavam comando de válvulas roletado e novo virabrequim e com isso o 1.nada passava a gerar 9.3KGFMa5200RPM e 77CVa6400RPM e com álcool vai a 9.4KGFM e 79CV e o 1.8 passava a gerar 17.7KGFMa3000RPM e 112CVa5600RPM com gasolina e com álcool mantém o torque e vai a 114CV, ou seja o 1.nada passava a andar melhor com as alterações e ele ganhava acelerador eletrônico, no mesmo mês a Meriva Premium enfrentava a Idea HLX 1.8 e o Honda Fit 1.4 apenas á gasolina, na pista a Meriva foi de 0a100KM/H em 12.7segundos com álcool, ficou atrás da Idea com 12.6segundos, com gasolina ela cravou 13segundos, ficou á frente dos rivais com 13.2segundos da Idea e 14.2segundos do Fit, chegou a 178KM/H  foi a mais veloz contra 170KM/H da Idea e 166KM/H do Fit e o seu consumo urbano foi de 6.4KM/L  com álcool contra 7KM/L da Idea e com gasolina ela fez 8.4KM/L ficou atrás das rivais a Idea cravou 9.4KM/L e o Fit cravou 9.9KM/L e na rodovia ela cravou 9.1KM/L com álcool contra 10KM/L de Idea e com gasolina cravou 11.9KM/L contra 13.3KM/L da Idea e 16KM/L do Fit, lembrando que o 1.nada esta disponível para os Corsa Hacht e Sedan e o 1.8 além deles estava disponível para Meriva e Montana e lembrando que a Montana perdia a opção de acabamento: Off- Road, em novembro de 2006 a GM lança as versões esportivas SS para Corsa e Meriva, por fora roda de liga - leve aro 15, saias laterais, spoilers, novas lanternas traseiras para os modelos e aerofólio, mas o mesmo motor 1.8 das demais versões.... ou seja era apenas enfeite, custava trazer o cabeçote 16V ou o motor 2.nada do Astra e Vectra da época.
O Corsa SS só tinha visual esportivo e o mesmo motor 1.8 das outras versões que falta fez o 1.816V ou até mesmo o 2.nada do Vectra.... , mais tarde seria a única versão com motor 1.8

A Meriva SS seguia a risca o Corsa SS que pena...., mais tarde seria a única versão com motor 1.8 e câmbio manual.
No mesmo mês o Corsa Premium 1.nada Flexpower enfrentava o Clio Hacht Privilege 1.nada 16V Hi- Flex, na pista foi de 0a100KM/H em 16.6segundos com álcool contra 16.8segundos do Clio e com gasolina levou o troco: 17.3segundos contra 17.2segundos do rival, chegou a 159KM/H contra 153KM/H do rival e o consumo urbano com álcool foi de 7KM/L contra 7.9KM/L com álcool do rival e com gasolina deu o troco: 10.8KM/L contra 10.9KM/L do Clio e o rodoviário é de 8.5KM/L contra 10.1KM/L do Clio e com gasolina foi de 13.2KM/L contra 14.3KM/L do Clio, em dezembro de 2006 o Corsa SS enfrentava o Palio 1.8 R, na pista foi de 0a100KM/H em 11.7segundos contra 11.3segundos do rival e com gasolina cravou 12segundos empatou com o rival e o seu consumo urbano com álcool foi de 7.2KM/L contra 6.3KM/L do rival e com gasolina fez a prova em 9.2KM/L com gasolina contra 8.8KM/L do rival e o rodoviário com álcool foi de 10.3KM/L contra 9.6KM/L do rival e o rodoviário com gasolina foi de 13.3KM/L contra 13KM/L do rival, Em fevereiro de 2006 a Montana Conquest encarava a Strada Trekking 1.4, na pista foi de 0a100KM/H em 12segundos com álcool contra 15.7segundos da Strada e com gasolina fez a prova em 12.6segundos contra 16.5segundos, chegou a 182KM/H contra 165KM/H e o seu consumo urbano com álcool foi de 6KM/L contra 7.1KM/L da rival e com gasolina fez a prova em 8.5KM/L contra 9.3KM/L da rival e o rodoviário foi de 9.2KM/L com álcool contra 9.3KM/L da rival e o rodoviário foi de 12.3KM/L contra 12.2KM/L da Strada, em abril de 2007 o Corsa Joy 1.8 Flexpower enfrentava os rivais, C3 GLX 1.4, Palio ELX 1.4,Fiesta 1.6, Gol 1.6, Fox 1.6, 206 1.4 e Clio 1.616V na pista foi de 0a100KM/H em 11.7segundos com álcool ficou atrás apenas do Clio com 10.9segundos e do Fiesta com 11.6segundos, ficou á frente do Fox com 11.8segundos, 12.5segundos do Gol, 14.2segundos do Palio , 14.9segundos do 206 e 15.7segundos do C3 e com gasolina o Corsa cravou 12.1segundos só ficou á frente do Clio com 11.2segundos, ficou á frente do Fox com 12.4segundos, do Fiesta com 12.6segundos, do Gol com 13segundos, do Palio com 14.9segundos , do 206 com 15.7segundos e do C3 com 16.7segundos, chegou a 190KM/H foi o mais veloz, seguido de Fox e Clio com 187KM/H, Gol com 184KM/H, Fiesta com 170KM/H,161KM/H do 206 e 155KM/H de C3 e Palio e o seu consumo urbano com álcool foi de 7.2KM/L só venceu o Fox com 6.4KM/L, perdeu para o Gol e Fiesta com 7.3KM/L, Palio com 7.4KM/L, 206 com 7.6KM/L e C3 e Clio  com 7.7KM/L e o consumo urbano com gasolina foi de 9.2KM/L empatou com o Fiesta  só ficou á frente do C3 e Fox  com 9.1KM/L, perdeu para Clio com 9.3KM/L, Gol com 9.4KM/L, Palio com 9.5KM/L e 206 com 10.7KM/L e o rodoviário com álcool foi de 10.3KM/L ficou na intermediária, atrás do 206 com 10.5KM/L, Fox e Gol com 10.4KM/L, á frente de C3 e Fiesta com 10.2KM/L, Clio com 10.1KM/L e o Palio com 9.8KM/L e o rodoviário é de 13KM/L com gasolina só ficou á frente do Palio com 12.8KM/L e do C3 com 12.4KM/L e ficou atrás de Gol e Fiesta com 13.2KM/L, 13.9KM/L do Clio,14.2KM/L do 206 e 14.3KM/L do Fox, ou seja o consumo era elevado e isso teria que mudar.
A CHEGADA DO CROMADO NA GRADE DIANTEIRA E O MOTOR 1.4 se dá em julho de 2007 na linha 2008 tanto o Hacht como o Sedan ganhavam nova grade dianteira com barra cromada no centro e a picape Montana também, mas o Hacht ganhava as lanternas do SS, o Sedan perdia o motor 1.nada(ainda bem), o Hacht mantinha o 1.nada para as versões Joy e Maxx e o 1.8 passava a ser exclusivo do SS e na picape Montana o 1.8 era mantido na Sport e estreava o 1.4 da família I e VHC EconoFlex, o seu diâmetro era de 77.6mm e o curso é de 73.4mm o que totalizavam 1389cm3, esse motor já tinha sido equipado a primeira geração do Corsa, mas ganhou comando de válvulas simples roletado no cabeçote, coletores de admissão de plástico e escape tubular(também presentes no 1.nada e no 1.8) e a taxa de compressão passou a 12,4:1 e com isso passou a gerar 13KGFMa2800RPM e 99CVa6000RPM com álcool vai a 13.2KGFM e 105CV nas mesmas rotações era o motor 1.4 mais potente na época do lançamento, a suspensão e freios não mudavam, alias ele não mudava muito.
O Hacht mantinha o 1.nada e estreava o 1.4 de 99CV com gasolina e 105CV com álcool e o 1.8 agora era exclusivo do SS.

O Sedan agora com o 1.4 e o 1.8 estava somente sobre encomenda.

A Montana na versão Conquest passava a ter o 1.4 já citado no Hacht, a Sport mantinha o 1.8.
E no mesmo mês o Hacht Premium 1.4 Flex foi testado: 0a100KM/H em 11.8segundos, chegou a 177KM/H  e o seu consumo urbano foi de 7KM/L e o rodoviário foi de 9.7KM/L e são números com álcool é provável que com gasolina ele fosse de 0a100KM/H em 12.4segundos, chegasse a 171KM/H e o consumo urbano fosse de 9.1KM/L e o rodoviário foi de 12.6KM/L , em setembro de 2007 o Corsa Sedan enfrentava o Prisma e ambos com álcool, o Corsa foi de 0a100KM/H em 12.7segundos contra 12.5segundos do rival, chegou a 176KM/H contra 172KM/H do rival e o seu consumo urbano foi de 8KM/L empatou com o rival e o rodoviário foi de 11.8KM/L contra 11KM/L do rival e os prováveis números com gasolina foi de 0a100KM/H em 13.4segundos, contra 13.3segundos do rival, chegou a 169KM/H contra 164KM/H do rival e o consumo urbano de ambos foi de 10.4KM/L e o rodoviário foi de 15.3KM/L e contra 14.3KM/L do rival, em outubro de 2007 é vez da Meriva chegara a linha 2008 e sem alterações e no mesmo mês a Montana Conquest 1.4 enfrentava a Strada Trekking 1.4, na pista a Montana foi de 0a100KM/H em 12.2segundos contra 15.3segundos da rival, chegou a 172KM/H contra 154KM/H da rival e o seu consumo urbano foi de 7KM/L contra 7.6KM/L da rival e o rodoviário foi de 9.9KM/L contra 10.3KM/L da rival e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12.8segundos contra 15.4segundos da rival, chegou a 166KM/H contra 153KM/H da rival e o seu consumo urbano é de 9.1KM/L contra 9.9KM/L e o rodoviário foi de 12.9KM/L contra 13.4KM/L da rival, em dezembro de 2007 é vez do Corsa 1.4 enfrentar  Sandero 1.616V, Palio 1.4, Fiesta e Fox 1.6, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.8segundos empatou com o Fox, ficou colado no Sandero com 11.7segundos e no Fiesta com 11.6segundos e distante do Palio com 14.2segundos, o seu consumo urbano foi de 7KM/L ficou á frente apenas do Fox com 6.4KM/L,7.2KM/L do Sandero, 7.3KM/L do Fiesta e 7.4KM/L do Palio e o rodoviário foi de 9.7KM/L na  frente do Sandero com 9.2KM/L, atrás do Palio com 9.8KM/L, Fiesta com 10.2KM/L e Fox com 10.4KM/L e os prováveis números com gasolina o Corsa fez em 12.5segundos, o Sandero em 12.2segundos, o Fiesta em 12.3segundos, o Palio em 14.3segundos e o Fox em 12segundos e o sue consumo urbano foi de 9.1KM/L, contra 8.3KM/L do Fox,9.4KM/L do Fiesta e 9.6KM/L do Palio e o rodoviário foi de 12.6KM/L, contra 12KM/L do Sandero, 12.7KM/L do Palio,13.3KM/L do Fiesta e 13.5KM/L do Fox,  em dezembro de 2008  chegava o câmbio manual-automatizado Easytronic de cinco marchas para a Meriva, importado pela Luk da Alemanha só que esse equipamento deu tantos problemas que obrigaram os proprietários trocar pelo câmbio manual e ficou chamado de "Easytranco" pelos trancos que dava e em abril de 2008 a versão Manual encarava a Easytronic e ambas com álcool, na pista a manual foi de 0a100KM/H em 13.1segundos, contra 13.6segundos da Easytronic no modo sequencial e 13.8segundos no modo automático e o consumo urbano é de 6.8KM/L contra 7.1KM/L da Easytronic e o rodoviário foi de 9.5KM/L contra 9.3KM/L da Easytronic esses números são com álcool, com gasolina é provável que cravou 13.3segundos contra 13.8segundos da Easytronic no modo sequencial e 14segundos no modo automático e o consumo urbano foi de 8.8KM/L contra 9.2KM/L da Easytronic e o consumo rodoviário era de 12.3KM/L contra 12.1KM/L da Easytronic, em setembro de 2008 na linha 2009 Corsa, Corsa Sedan e Montana não ganhavam alterações e a Meriva ganhava nova grade dianteira e junto com ela o motor 1.4 para as versões Joy e Maxx, a Premium mantinha o 1.8 mas agora com o Easytronic "goela - abaixo" e estreava a Expression 1.8 e a SS era mantida a única que podia vir com motor 1.8 e câmbio manual, se o 1.8 mal conseguia mover a Meriva, imagina o 1.4... e no mesmo mês a Meriva Maxx 1.4 enfrentava a Idea ELX 1.4, na pista foi de 0a100KM/H em 14.5segundos, contra 17.3segundos da Idea, chegou a 173KM/H segundo a GM contra 161KM/H da Idea segundo a Fiat e o consumo urbano com álcool foi de 6.9KM/L contra 7.2KM/L da Idea e o rodoviário foi de 9.6KM/L contra 9.7KM/L da Idea e os prováveis números com gasolina, são 0a100KM/H em 15.1segundos contra 17.4segundos da Idea, chegou a 167KM/H contra 160KM/H da Idea e o consumo urbano com gasolina foi de 9KM/L contra 9.4KM/L da Idea e o rodoviário foi de 12.5KM/L contra 12.6KM/L da Idea, ou seja a Meriva até que não tão mal, mas a Idea....., em maio de 2009 a Meriva 1.4 encarava Livina 1.616V e Idea 1.4 e todos andando no álcool, na pista foi de 0a100KM/H em 14.5segundos, ficou á frente da Idea com 17.3segundos e atrás da Livina com 11.7segundos, o seu consumo urbano é de 6.9KM/L foi a mais sedenta, contra 7.2KM/L da Idea e 7.5KM/L da Livina e o rodoviário foi de 9.6KM/L, contra 9.7KM/L da Idea e 10.4KM/L da Livina e com gasolina os números prováveis são de 0a100KM/H em 15.1segundos, contra 17.4segundos da Idea e 12.1segundos da Livina e o consumo urbano foi de 9KM/L, contra 9.4KM/L da Idea e 9.7KM/L da Livina e o consumo rodoviário é de 12.5KM/L, 12.6KM/L da Idea e 13.5KM/L , em julho de 2009 chegava a linha 2010 com o iminente lançamento do Agile, o Corsa Hacht passava a ser vendido apenas na versão Maxx com motor 1.4, o motor 1.nada e o 1.8 davam adeus( o 1.8 mais tarde voltaria na Spin) , o Sedan apenas na versão Premium e o mesmo motor, em agosto de 2009 é vez da Montana ganhar a linha 2010 e como novidade a versão Arena e o motor 1.4 também disponível para a versão Sport e a Meriva perdia a versão SS, em outubro de 2010 na linha 2011 o Corsa e o Corsa Sedan não mudavam e a Meriva também não e a Montana passava a ser derivada do Agile que é da antiga plataforma GM 4200 ou seja um retrocesso, em outubro de 2011 com o lançamento do Cobalt, o Corsa Sedan dava o adeus( o Classic da plataforma GM 4200 continua até hoje) e nada mudava nas linhas 2012 do Corsa e da Meriva, em maio de 2012 chegava a versão Collection da Meriva com motor 1.4 eram 500 unidades e era o adeus da Meriva que dava lugar a Spin e em agosto de 2012 é vez do Corsa Hacht dar o seu adeus e com isso o fim da plataforma GM 4300 no Brasil e o curioso é ver que sua antecessora(a GM 4200) e a sucessora(Gamma II) convivem juntas e ela se foi.
ERA EVIDENTE QUE NA EUROPA o Opel Corsa B precisava de um substituto assim com o Combo e o Tigra que seria logo aposentado e o Corsa tinha os motores Ecotec 1.nada de três cilindros com 8.4KGFMa2600RPM e 55CVa5600RPM, o Ecotec 1.216V gerava 11.2KGFMa4000RPM e 65CVa6000RPM, o Ecotec 1.416V que gerava 12.7KGFMa4000RPM e 90CVa6000RPM e para o Tigra  e o Furgão Combo o 1.616V de 15.1KGFMa4000RPM e 106CVa6000RPM e nos motores á diesel o 1.7 CTDI em duas configurações a primeira com 11.4KGFMa2650RPM e 60CVa4400RPM e a segunda gerava 16.8KGFMa1800RPM e 75CVa4000RPM e lógico a plataforma GM 4200 pedia a sua aposentadoria, mas a Opel já lhe providencia a famosa aposentadoria que estava no caminho.
O Opel Corsa B chegava ao mercado e os motores eram o 1.nada de três cilindros com 55CV, o 1.216V de 75CV, o 1.416V de 90CV e os 1.7 Turbo Diesel de 66CV e 75CV.

O Combo com o mesmo 1.416V, o 1.616V de 106CV e o 1.7 Turbo Diesel do Hacht,

O Tigra com os mesmos motores 1.416V e 1.616V.
Em outubro de 1999 era mostrado o Opel Corsa C que na Inglaterra era Vauxhall e em março de 2000 ele foi lançado, ele chegou em duas opções de carroceria: Hachtback de duas ou quatro portas, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e manual- automatizado Easytronic também de cinco marchas e um amplo leque de motores, a oferta começava pelo Ecotec 1.nada 12V de três cilindros com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro era de 72.5mm e o curso era de 78.6mm o que totalizavam 973cm3 foi herdado do antigo Corsa B mas com comando de válvulas variável e com isso gerava 9KGFMa3800RPM e 60CVa5400RPM, o Ecotec 1.216V que tem a mesma concepção do 1.nada de três cilindros, inclusive mantinha o mesmo diâmetro x curso, mas não tinha o comando de válvulas variável e com isso gerava 11.2KGFMa4000RPM e 75CVa6000RPM, estreava o Ecotec 1.416V de mesma concepção do 1.2 e do três cilindros 1.nada, o seu diâmetro era de 73.4mm e o curso era de 80.6mm o que totalizavam 1364cm3, todos com taxa de compressão de 10,5:1 e com isso gerava 12.7KGFMa4000RPM e 90CVa5600RPM e para o GSi estava disponível o Ecotec 1.816V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 80.5mm e o curso é de 88.2mm o que totalizavam 1796cm3 e com isso gerava 16.8KGFMa4600RPM e 125CVa6000RPM e nos motores á diesel duas opções ambas 1.7 e Turbo, a primeira era a Di com apenas Turbo que gerava 13.2KGFMa2000RPM e 65CVa4400RPM e a segunda com turbo e intercooler gerava 16.8KGFMa1800RPM e 75CVa4400RPM, a sua suspensão segue o esquema do modelo nacional e os freios também, mas o GSi vinha com discos nas traseiras e imagino o desempenho do GSi com seus 125CV, a GM chegou a estudar um Corsa GSi nacional com motor 1.816V da Meriva, mas que pena que acabou não indo para frente, mas e as 16V? qualquer coisa usava o 2.nada 8V do Astra...
O Corsa Hacht chega ao mercado aqui o duas portas, o 1.nada 12V de três cilindros gerava 65CV, o 1.216V de 75CV e o 1.416V de 90CV e duas opções á diesel: o 1.7 Di(embora turbo) com 66CV e o 1.7 DTi com 75CV.

O Hacht de quatro portas com os mesmos motores.

O Esportivo GSi que além do visual ,ele vinha com o 1.816V de 125CV, mais tarde ele ganha opção do 1.416V já citado na versão comum do Corsa.
Em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda e em março de 2002 chegava a nova geração do Combo na versão carga e inédita versão Passageiros chamada de Tour, como sempre duas opções de câmbio, nos motores ela vinha apenas com três motores, os 1.7 á diesel e turbo diesel já citados no Corsa e o veterano Família I 1.6 de 8 válvulas, o seu diâmetro é de 79mm e o curso de 81.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão era de 9,6:1 e com comando de válvulas simples no cabeçote e 8 válvulas e passava a gerar 14KGFMa3000RPM e 87CVa5400RPM nas dimensões o Combo media 4.30metros de comprimento,1.68metros de largura, 1.80metros de altura e 2.72metros de entre - eixos.
O Combo chegava ao mercado com os motores 1.7 Turbo Diesel do Corsa o 1.6 de 87CV e mais tarde é trocado pelo 1.416V.

Aqui o Combo Tour que era a versão passageiros e os mesmos motores do Furgão.
Em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda no Corsa e no Combo recém - lançado, em março de 2003 a Meriva faz sua estreia na Europa, ela tem as mesmas dimensões do modelo nacional e duas opções de motores: o veterano Família I 1.6 usado no Combo e o Ecotec 1.816V que já citamos no Corsa e o 1.7 Di Turbo Diesel que já citamos no Corsa, suspensão e freios seguiam o Corsa.
A Meriva estreava na Europa era igual a nacional da época e os motores eram o 1.6 de 87CV e o 1.816V do Corsa GSi e mais tarde o 1.7 Di.
Em outubro de 2003 na linha 2004 o Corsa ganhava novas lanternas e pequenas mudanças na grade dianteira, matinha os motores 1.nada de três cilindros e 1.216V Ecotec e o 1.416V Ecotec também, o motor 1.816V do GSi foi extendido para outras versões e a GSi ganhava a opção do 1.416V ou seja se a GMB corrompeu a versão SS, a Opel alemã também corrompeu a sigla GSi e nos motores á diesel estreava o novos 1.3 CTDi e 1.7 CTDi o primeiro era fabricado pela Fiat era um 1.3 JTD renomado, o seu diâmetro era de 69.6mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 1248cm3, a sua taxa de compressão era de 18:1 e com cabeçote de 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote, turbo,intercooler e injeção common-rail gerava 17.3KGFMa1750RPM e 69CVa4000RPM e o segundo era injeção common-rail no 1.7 e com isso passava a gerar 24.3KGFMa1300RPM e 100CVa4000RPM, o Combo não recebia alterações e Meriva ganhava o 1.7 CTDI de 100CV e no resto nada mudava para a linha.
O Hacht ganhava novas lanternas, agora sabemos da onde veio as lanternas do SS... e os motores 1.nada de três cilindros, 1.216V, 1.416V eram mantidos, o 1.816V era estendido as versões comuns e nos motores á diesel chegavam o novo 1.7 CTDI que gerava 75CV e 100CV e mais tarde chegava o 1.216V de 80CV.

Aqui o quatro portas com os mesmo motores do duas portas.
Em outubro de 2004 na linha 2005 o Corsa Hacht ganhava o Ecotec 1.216V com comando de válvulas variável e com isso passava a gerar 11.2KGFMa4000RPM e 80CVa5600RPM e nos motores á diesel o GSi também ganhava a opção do 1.7 CTDi, já a Meriva ganhava o Ecotec 1.416V em lugar do veterano 1.6 de 8 válvulas, o Combo trocava o 1.6 pelo Ecotec 1.416V e nos motores á diesel ele trocava os 1.7 Di e DTi pelos 1.3 CTDi e 1.7 CTDi ambos já citamos no Corsa e o Tigra voltava agora como um cupê-cabriolet chamado pela Opel de Tigra Twin Top, o visual confesso que não é tão bonito quanto ao modelo de primeira geração e os mesmos motores Ecotec 1.416V e 1.816V já citados no Corsa e a suspensão e freios foi modificada para o cupê - conversível lançado nesse ano.
                                 O Tigra  Twin-Top com motores 1.416V e 1.616V já citados no modelo.
Em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda no Corsa e no Tigra, a Meriva ganhava nova grade dianteira e a reboque dela, no motor Ecotec 1.416V ganhava além de comando variáveis coletores variáveis e foi chamado de Twinport pela Opel e com isso mantinha os 12.7KGFMa4000RPM e 90CVa5600RPM mas agora o diâmetro é de 77.6mm e o curso é de 76.4mm o que totalizavam 1389cm3, o Ecotec 1.616V TwinPort, o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 81.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e dotado de comando de válvulas variável e coletores variáveis gerava 15.3KGFMa3900RPM e 105CVa6000RPM, o Ecotec 1.816V é mantido sem alterações e o 1.7 CTDi também, no resto nada muda na Minivan e o Tigra ganhava o 1.3 CTDi que era o 1.3 JTD renomeado afinal o motor era fabricado pela Fiat.
A Meriva ganhava nova grade dianteira e para - choques e os motores agora eram o 1.416V de 90CV, o 1.616V de 105CV, o 1.816V de 125CV , 1.7 CTDi de 100CV e mais tarde o 1.3 CTDi de 75CV.
Em outubro de 2006 o Corsa Hacht passava a geração D e com isso uma nova plataforma, o Combo continuava, o Tigra não mudava e a Meriva ganhava duas opções a esportiva OPC por fora era como nossa SS inclusive a grade dianteira era diferente das versões comuns com a barra central na cor do veículo, além de aerofólio,spoilers , saias laterais e freios á disco nas quatro rodas só que maiores, suspensão rebaixada de tudo seria nada sem o câmbio manual de seis marchas no lugar de cinco marchas e o Ecotec 1.616V perde o coletor variável, mas mantém o comando de válvulas variável e ganha um turbo e um intercooler e taxa de compressão de 8,5:1 e com isso gerava 23.2KGFMa2200RPM e 180CVa5500RPM ou seja um esportivo fantasiado de "Micro-ônibus".
                     A Meriva OPC com motor 1.616V Turbo de 180CV imagina o foguete...
Infelizmente essa nem em sonho no Brasil e a Meriva "comum" trocava o 1.3 CTDi pelo novo 1.3 CTDi que era na verdade um Fiat Multijet 1.3 renomeado, mesmo com taxa de compressão mais baixa 17,6:1 passou a gerar 17.3KGFMa1750RPM e 75CVa4000RPM, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 o Tigra dava adeus e sem deixar sucessor, em março de 2010 a Meriva ganhava nova geração na Europa e com isso nova plataforma e na mesma época o Combo ganha o 1.3 CTDi que já citamos na Meriva com 75CV e seguiu até outubro de 2011 quando o Combo passou a ser um Dobló com logotipo da Opel e com isso o adeus dessa plataforma na Europa.
  NA TERRA DOS CANGURUS ONDE IMPERAVA OS SEIS CILINDROS E OS V8 existia um público que comprava carros pequenos e Holden SB Barina que vinha nas carrocerias de duas e quatro portas e apenas uma opção de motor: o Família I 1.4 que gerava 11.6KGFMa2800RPM e 82CVa5600RPM,o esportivo GSi já tinha ido embora.
O Barina com quatro portas e motor 1.4 de 82CV.
E como o modelo era feito na Espanha e só ganhava o emblema da Holden era natural que o modelo acabaria se renovando junto com a Europa e em março de 2001 é lançado o modelo XC Barina nas carroceria de duas ou quatro portas Hachtback , duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático convencional de 4 marchas e a única opção de motor: o Ecotec 1.416V de 12.2KGFMa4000RPM e 90CVa6000RPM, a suspensão e freios seguiam o modelo europeu.
            Aqui o XC Barina na carroceria de quatro portas e o motor 1.416V de 90CV.
Em outubro de 2001 como linha 2002 a principal novidade era a versão esportiva SXi que era o GSi europeu renomeado com freios á disco nas quatro rodas e o motor Ecotec 1.816V de 16.8KGFMa4600RPM e 122CVa5600RPM ou seja precisava de um motor potente para não ficar feio diante dos seis cilindros e V8 da terra dos cangurus.
O Esportivo SXi chegava ao mercado e motor é o 1.816V de 122CV.
Seguiu sem alterações até março de 1994 quando ganhou novas lanternas traseiras e em dezembro de 2005 essa plataforma dá adeus na terra dos cangurus e dá lugar ao TK Barina derivada do Daewoo Kalos/Chevrolet Aveo dá época e o Barina sempre equipado com esses motores e câmbio.
LEGIÃO BRASILEIRA NA ÁFRICA DO SUL "A MISSÃO II" se o antigo Corsa seguiu para África do Sul é natural que nova geração seguiria o caminho, o antigo Corsa estava disponível nas carrocerias Hachtback, Classic(Sedan) e Utility(Pick-up) e duas opções de motores á gasolina: o 1.4 que gerava 11.4KGFMa2800RPM e 88CVa6400RPM e o 1.6 que gerava 14.4KGFMa3200RPM e 98CVa5800RPM e para a picape Utility além desses motores ela vinha com o 1.7 á diesel de 10.7KGFMa2700RPM e 53CVa4300RPM e ele vinha em CKD do Brasil.
O Corsa Sedan exportado para África do Sul motores 1.4 de 88CV e 1.6 de 98CV.

A Corsa Utility que é a nossa Corsa Pick-up com os mesmos motores mais o 1.7 á diesel de 53CV.
Mas em novembro de 2002 na linha 2003 chegava o Corsa de nova geração vendido como Opel, ele chegava em CKD na África do Sul nas carrocerias Hachtback de quatro portas e Sedã de quatro portas que era chamada de Classic na África do Sul, ele vinha em única opção de câmbio: manual de cinco marchas e quatro opções de motores a oferta começava pelo Família I 1.4 que gerava 11.7KGFMa3200RPM e 90CVa6200RPM, o Família I 1.6 que gerava 14.2KGFMa3200RPM e 102CVa5200RPM e mesmo o 1.6 não usado nessa plataforma no Brasil ele seguia para exportação, o Família I 1.8 que gerava 16.3KGFMa2600RPM e 107CVa5400RPM esse motor era exclusivo do Hacht GSi e do sedã topo de linha e por último o 1.7 DTi que era um turbo diesel exclusivo para o Classic(Sedan) que gerava 16.8KGFMa1800RPM e 75CVa4400RPM e no resto nada mudava.
O Corsa Hacht com motor 1.4 de 90CV e 1.6 de 102CV.

O Classic(o nosso Sedã) também estreava com motor 1.4 e 1.6 já citado no Hacht, o 1.8 que citaremos no GSi e o 1.7 DTi de 75CV.

O Esportivo GSi para os sul-africanos com quatro portas e o motor 1.8 de 107CV.
E eles eram vendidos como Opel naquele lugar e o GSi dos sul-africanos eu dispenso por que usa o mesmo 1.8 que nós usávamos aqui, mas o 1.6 poderia ter sido vendido no mercado brasileiro......
Em outubro de 2003 na linha 2004 a Meriva chegava a África do Sul mas com uma diferença ela vinha em CKD da Espanha e o motor 1.6 vinha do Brasil e dois se uniam lá, em agosto de 2004 na linha 2005 nada muda nos Corsa Hacht e Sedan e a nossa Montana chegava á África do Sul como Corsa Utility e duas opções de motor: o mesmo 1.4 que já citamos no Hacht e o 1.7 DTi que já citamos no sedã, afinal era um motor bem vindo para um utilitário para os comerciantes sul-africanos.
A Corsa Utility de nova geração chegava ao mercado com motores 1.4 e 1.7 DTi e mais tarde chegava o 1.8 que já citamos no GSi e ela é a nossa Montana com o logo de Opel.
Em setembro de 2004 na linha 2005 a Meriva na África do Sul ganhava a opção do 1.816V, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda no Hacht e no Sedan, em novembro era vez da Meriva ganhar novo para -choque e nova grade dianteira e junto com ela o motor 1.7 CTDi com injeção common-rail que gerava 24.5KGFMa2300RPM e 101CVa4400RPM afinal a Meriva vinha da Europa e em dezembro de 2005 é vez da Corsa Utility ganhar a linha 2006 e como novidade recebe o Família I 1.8 já citado no Corsa GSi, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda tanto para os Corsa Hacht e Sedan, como a Corsa Utility, a Meriva perdia a opção do 1.816V e recebia uma versão de entrada com motor 1.4 lembrando que o motor seguia do Brasil para África do Sul e encontrava as outras peças da Meriva feitas na Espanha como era feito no 1.6 e a Corsa Utility também não muda, em outubro de 2007 na linha 2008 o Corsa Classic(Sedan) dava adeus e o Hacht passava a geração D e com isso uma nova plataforma, a Meriva não tinha alterações e em dezembro de 2007 é vez da Corsa Utility ganhar a linha 2008 nada mudava, em maio de 2009 na linha 2010 nada mudava e para Meriva também não, em junho de 2010 na linha 2011 a Meriva continuava como Opel e a Corsa Utility era Chevrolet e mantinha os mesmos motores da época que era Opel: 1.4, 1.8 e 1.7 DTi e a reboque ganhava cromado na grade dianteira e novo símbolo agora era a gravata dourada e não mais o raio.
A Corsa Utility agora é Chevrolet e os motores são os mesmos 1.4, 1.8 e 1.7 DTi que já citamos antes.
Em novembro de 2011 a nova Montana chegava á África do Sul como Chevrolet Utility e com isso ainda não era o adeus da plataforma GM 4300 na África do Sul, ainda tinha a Meriva e em março de 2012 a nova Meriva chegava á África do Sul e com isso era o fim da plataforma GM 4300.
Na Argentina ele passou a ser produzido na Fábrica de Alvear em outubro de 2002 nas carrocerias Hacht e Sedan ambos de quatro portas e duas opções de motores: o Família I 1.8 á gasolina que gerava 16.8KGFMa2800RPM e 102CVa5600RPM e o 1.7 DTi um turbo diesel que gerava 13.2KGFMa2000RPM e 65CVa4400RPM e seguiu sem alterações até outubro de 2006 na linha 2007 quando motor 1.8 ganhou comando de válvulas roletado e passou a gerar 17.5KGFMa3000RPM e 110CVa5600RPM e o 1.7 DTi sempre mantido e no ano seguinte ganhava nova grade dianteira e mantinha os motores e seguiu até agosto de 2009 quando deixou de ser produzido na Argentina e o modelo vendido lá passou a ser o feito no Brasil e em março de 2012 ele deu adeus é o adeus definitivo da plataforma GM 4300 na Argentina e em todo o Mercosul também.
O antigo Corsa era feito localmente nas carrocerias Hachtback de duas ou quatro portas e o Sedan que lá era chamado de Monza, a Wagon vinha da Argentina e a Pick-up vinha do Brasil, mas para todos eles o motor era o Família I 1.8 de 13KGFMa2800RPM e 92CVa5600RPM e aliás a antiga geração seguiu em produção no México como Chevy II até 2012 e todos da plataforma 4200.
O Corsa Mexicano apenas com motor 1.6 de 92CV.

Monza era o nome do Corsa Sedan no México e o motor é o 1.6 que já citamos no Hacht.
Em março de 2002 o Corsa Hacht de quatro portas chegava ao México vindo da Espanha, mas em outubro de 2002 na linha 2003 o Hacht e o Sedan chegavam ao mercado Mexicano importados do Brasil e na única opção de motor: o Família I 1.8 de 16.8KGFMa2800RPM e 102CVa5600RPM e sempre com câmbio manual de cinco marchas e lógico aproveitava o acordo México-Mercosul.
O Corsa Hacht chegava ao mercado com motor 1.8 de 102CV.

O Sedan também chegava ao mercado mexicano e o mesmo motor do Hacht.
Em março de 2003 é vez da Meriva brasileira chegar ao México e sempre com o mesmo motor 1.8 já citado no Hacht e no resto é igual a Meriva nacional, afinal ela saia daqui para lá.
                           A Meriva chegava ao México apenas com motor 1.8 de 102CV.
Em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 a Montana chegava ao México como Tornado e os mesmo motor 1.8 que já citamos no Corsa e na Meriva e nos outros nada mudava.
A Tornado era a nossa Montana vendida no México e o mesmo motor 1.8.

Aqui a Tornado na versão Off-Road e o mesmo motor 1.8.
Em outubro de 2005 na linha 2006 o Corsa Sedan e a Meriva ganhavam o manual- automatizado Easytronic, mas diante de tantos problemas ele deu adeus na linha 2007 em outubro de 2006, em agosto de 2007 na linha 2008 ganhava cromado na grade dianteira para Corsa, Corsa Sedan e Tornado, mas a Meriva não mudava , em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 o Corsa da plataforma GM 4300 e a Meriva dão adeus  ao México, só ficava a Meriva e a Tornado, em dezembro de 2010 chegava a Tornado derivada do Agile e com isso os carros da plataforma GM 4300 davam adeus do mercado mexicano.
 
Essa plataforma não provocou uma revolução popular no Brasil, mas ao menos deu a Meriva a primeira minivan nacional derivada de um carro compacto e a bela Montana de primeira geração, foi vítima de erros estratégicos( ausência de motor intermediária entre o 1.nada e o 1.8) e no caso da Meriva motor antigo, a Montana estava perdendo vendas em 2006 até que veio o 1.4 que a revigorou.
DICIONÁRIO ECOTEC
1.NADA 12V, 1.216V E 1.416V(ATÉ 2004): DERIVADO DA FAMÍLIA 0
1.416V(2004 A 2006), 1.616V, 1.816V E 1.616V TURBO:DERIVADO DA FAMÍLIA 1

 
 
 

 
 
 
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 

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