Hyundai HR: O caminhãozinho coreano e seus parentes no exterior.

 

O PRIMEIRO VEÍCULO DA HYUNDAI NAS MÃOS DA CAOA FOI UM UTILITÁRIO.
Nos anos 1990 as Vans coreanas fizeram sucesso como Asia Towner e Kia Besta e lógico havia o Kia Bongo que era a versão picape e fizeram a Volkswagen modificar a Kombi em 1997 com porta corrediça e teto elevado 11cm, mas a Besta saiu de linha na Coréia do Sul e a Besta usava a plataforma de um Mitsubishi, mas a Hyundai trouxe para o Brasil o HR em 2004 e em outubro de 2007 como linha 2008 ele passou a ser nacional, apenas com rodado simples, duas opções de cabine: chassi-cabine e com caçamba, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e única opção de motor: o 2.516V CRD que na verdade é o Astron Diesel da Mitsubishi, o seu diâmetro é de 91.1mm e o curso é de 95mm o que totalizavam 2471cm3 e sua taxa de compressão é de 21:1  esse motor com turbo, intercooler e injeção common-rail gera 25KGFMa1500RPM e 100CVa3500RPM, o motor é dianteiro e a tração traseira, a sua suspensão utiliza amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente com braços triangulares, mas a "independência" acaba pela barra de torção e na traseira é eixo rígido com feixe de molas e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira e a capacidade de carga é 1470KG e que somado o peso vazio dá menos de 3500KG.
O HR chega ao mercado a versão nacional tinha o verde amerelo atrás do logotipo "HR" e o motor é o 2.5 Turbo diesel de 100CV.
O HR é o primeiro Hyundai fabricado no Brasil, mas nas mãos do Grupo Caoa e lógico o HR ocupou a vaga deixada pela Kombi picape, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda e lógico que o irmão Bongo não foi fabricado em Anápolis-Goiás por que é sob licença da Hyundai e não direto pela Hyundai, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em junho de 2011 é vez do Bongo ser montado em CKD no Uruguai, o câmbio é o mesmo do HR assim como o motor, só que no Bongo gerava 24.5KGFMa1500RPM e 94CVa3500RPM no resto era igual ao HR do qual divide a plataforma e a configuração montada no Uruguai era a chassi- cabine.
O Bongo chegava ao mercado e o motor é o mesmo 2.5 Turbo Diesel, mas com 94CV.
Em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda no HR, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda em Bongo e a HR e em outubro de 2013 o HR ganhava uma pequena mudanças nos faróis e o Bongo além dos faróis ele ganhava nova grade, o câmbio manual de cinco marchas dava lugar ao de seis marchas e o motor 2.5 Turbo Diesel agora gerava 26KGFMa1500RPM e vai a até 3500RPM e 130CVa3800RPM em ambos os modelos, agora eles estavam bem mais potentes.
O HR ganhou uma pequena mudança visual e o motor 2.5 Turbo Diesel foi a 130CV.

O Bongo ganhava nova grade dianteira e o mesmo motor do HR
E o Bongo com caçamba passou a ser montado no Uruguai e lógico a última mudança foi pouco tempo é claro e os utilitários de projeto próprio mostraram que vieram para ficar.
NA CORÉIA DO SUL A Hyundai usava a base da Mitsubishi e o nome do caminhãozinho por lá é Porter e além da base da Mitsubishi usava também um motor de projeto Mitsubishi é o Astron 2.5 á diesel é o mesmo que equipava as nossas L200 antiga, mas sem turbo e com isso gerava 14.5KGFMa2400RPM e 74CVa4500RPM, lógico que tudo era originário da Mitsubishi.
                                        O antigo Porter com motor 2.5 á diesel de 74CV.
Mas, os coreanos começavam andar com as próprias pernas e em outubro de 2004 é apresentada uma nova geração com uma plataforma desenvolvida pela própria Hyundai e em duas opções de cabine: simples, estendida e dupla, o câmbio era manual de cinco marchas e o motor é o 2.516V Turbo Diesel de 25KGFMa1500RPM e 100CV e sempre com o mesmo layout do modelo nacional: motor dianteiro e tração traseira e suspensão e freios são iguais ao nacional.
No exterior ele se chama Porter ou H100 dependendo do mercado e aqui o motor 2.5 Turbo diesel de 100CV e na foto a versão cabine dupla.
Em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda e em outubro de 2012 na linha 2013 nova grade dianteira e faróis e agora ele vem com duas opções de motor, a primeira é o 2.6 á diesel sem turbo que gera 17KGFMa2200RPM e 79CVa4400RPM e o 2.5 Turbo Diesel intercooler que agora gera 26KGFMa1500RPM e vai até 3500RPM e 130CVa3800RPM e a reboque desse motor vem o câmbio manual de seis marchas melhorando o desempenho e apenas a última mudança.
O Porter/H100 ganhava novos faróis e o motor 2.5 Turbo Diesel de 130CV e estreava o 2.6 á diesel de 79CV.
Mas em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda e em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda.
   A Kia tinha o antigo Bongo baseado no Mazda Bongo, já o antigo Porter é baseado no Mitsubishi Delica(vendido no Brasil como L300 nos anos 1990) e lógico os motores eram de origem Mazda, em 1997 a Kia foi comprada pela Hyundai e no final de 1999 ela passou a usar o 2.5 á diesel que já citamos no Porter(HR).
O Bongo antigo que sobre as mãos da Hyundai ele tem o motor 2.5 Turbo Diesel do Porter.
Em outubro de 2004 já como linha 2005 chegava a nova geração do Bongo com visual igual ao HR só mudava o logotipo , o câmbio era o mesmo e o motor 2.516V Turbo Diesel também era o mesmo.
O Bongo agora é um HR com outro logotipo e o motor é o 2.516V Turbo Diesel do HR.
Em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda , em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda e em outubro de 2012 na linha 2013 ele ganhava nova grade dianteira e a reboque disso, o motor 2.5 Turbo Diesel passava por alterações e o 2.6 á diesel estreava no mercado que é o mesmo do Porter(ou HR).
Ele ganhava nova grade dianteira e os motores são os mesmos 2.516V Turbo diesel  e 2.6 á diesel do HR.
E lógico ele vai seguir a trilha do HR afinal eles tem o mesmo chassi, o motor é dianteiro e a tração é traseira como deve ser num veículo comercial desse porte.
 
O HR é líder de vendas no seu segmento, graças ao motor turbo - diesel a tração traseira e lógico com ele ninguém tem saudades da Kombi, afinal ele é um veículo anos-luz á frente.

 

 

 
 

 


Comentários

  1. Top muito chique, porem o valor tá muito desproporcional com há capacidade do mesmo.

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