Plafaforma PF1 da PSA: C3 e 208 e seus parentes e seus derivados no Brasil e no exterior.

O C3 DEU ORIGEM A UMA NOVA PLATAFORMA DE CARROS COMPACTOS NA PSA.
Em abril de 2001 chegava o primeiro Citroën nacional era o Xsara Picasso, mas marca também já havia decidido por um compacto e em outubro de 2002 ela mostrava o C3 para o mercado nacional e em maio chegava o C3 ao mercado brasileiro ele era um Hachtback de quatro portas, duas opções de acabamento: GLX e Exclusive, ele media 3.85metros de comprimento, 1.67metros de largura,1.53metros de altura e 2.46metros de entre - eixos, ele vinha em apenas uma opção de câmbio: manual de cinco marchas e única opção de motor: o 1.616V da família TU feito em Porto Real-RJ assim com o C3 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e como sempre quatro cilindros em linha, o motor era transversal e a tração dianteira e o seu diâmetro era de 78,5mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 1587cm3, a sua taxa de compressão era de 10,5:1 e com isso gerava 14.7KGFMa4000RPM e 110CVa5800RPM, a sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira era Independente tipo McPherson e na traseira era semi- independente com eixo de torção e os freios discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira ou seja uma plataforma totalmente diferente da usada no 206.
O C3 chegava ao mercado com motor 1.616V de 110CV, mais tarde chegava o 1.4 de 75CV e depois o 1.616V virava Flex e matinha os 110CV com gasolina e com álcool ia 113CV e o 1.4 passava a gerar 80CV com gasolina e 82CV com álcool.
O modelo foi lançado como linha 2004 e em junho foi feito o teste: 0a100KM/H em 11.6segundos, velocidade máxima de 178KM/H, o seu consumo urbano foi de 8KM/L e o rodoviário foi de 13.5KM/L, em agosto de 2003 chegava a opção do 1.4 da família TU ainda importado da França com cabeçote de 8 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote, o seu diâmetro era de 75mm e o curso de 77mm o que totalizavam 1360cm3, a sua taxa de compressão produzia 10,5:1 e com isso gerava 12KGFMa2800RPM e 75CVa5800RPM só que esse motor só vinham 50 unidades para o Brasil o que limitava o sucesso do C3 e o C3 ficou patinando nas vendas, em outubro de 2004 no Salão do Automóvel é apresentada a versão XTR mas essa demora a chegar as lojas e chegava a linha 2005 sem alterações, em agosto de 2005 como estreia da linha 2005 o 1.4 passava a ser feito no Brasil também e com isso as vendas do C3 decolaram, mas foi lançada a conta- gotas, em outubro o motor 1.616V passava a ser Flex mantendo a taxa de compressão e com isso gerava 14.2KGFMa4000RPM e 110CVa5800RPM com gasolina e com álcool passava a 15.5KGFM  e 113CV nas mesmas rotações e em dezembro de 2005 é vez do 1.4 passar a ser Flex e com gasolina gerava 12.6KGFMa2800RPM e 80CVa5500RPM e com álcool vai a 12.8KGFM e 82CV nas mesmas rotações em janeiro de 2006 a versão GLX 1.4 enfrentava Peugeot 206 Sensation 1.4 e Palio ELX 1.4, na pista foi de 0a100KM/H com álcool foi de 0a100KM/H em 15.7segundos ficou atrás dos rivais o 206 cravou 14.9segundos e Palio 14.7segundos, com gasolina o tempo foi de 16.7segundos atrás dos rivais contra 15.7segundos do 206 e 15.6segundos do Palio, chegou a 155KM/H contra 158KM/H do Palio e 161KM/H do 206 com álcool e com gasolina é provável que o 206 com 153KM/H, Palio com 157KM/H e 206 com 159KM/H e o seu consumo urbano com álcool foi de 7.6KM/L empatou com o irmão e venceu o Palio com 7.3KM/L e com gasolina ele fez 10.2KM/L  ficou na intermediária á frente do Palio com 10.1KM/L e atrás do 206 com 10.7KM/L e o rodoviário é de 9.1KM/L foi o mais sedento contra 10.1KM/L do Palio e 10.5KM/L e com gasolina foi de 12.4KM/L contra 14.2KM/L do Palio e 14.5KM/L do 206 e em junho de 2006 como novidade da linha 2007 chegava a versão XTR com para- choques pretos e rack no teto, nos motores 1.4 e 1.616V e nada de pneus de uso misto ou suspensão elevada como na versão francesa.
A versão XTR chega ao mercado com o mesmo motor 1.4 e 1.616V Flex dos modelos comuns.
Em abril de 2007 a versão GLX 1.4 enfrentou Corsa Joy 1.8 Flexpower, Gol City 1.6 Total Flex, Fox Plus 1.6 Total Flex,206 Sensation 1.4 Flex, Fiesta First 1.6 Flex, Palio ELX 1.4 e Clio Expression 1.616V Hi-Flex, na pista ele foi de 0a100KM/H em 15.7segundos com álcool ficou atrás dos rivais o 206 cravou 14.9segundos, o Palio cravou 14.2segunodos, o Gol cravou 12.5segundos, o Fox em 11.8segundos, o Corsa em 11.7segundos, o Fiesta em 11.6segundos e Clio com 10.9segundos, com gasolina ele continuou atrás com 16.7segundos, o 206 cravou 15.7segundos e o Palio cravou 14.9segunods, o Gol cravou 13segundos, o Fiesta cravou 12.6segundos, o Fox cravou 12.4segundos, o Corsa cravou 12.1segundos e o Clio cravou 11.2segundos, chegou a 155KM/H ficou em último lugar junto com o Palio com 155KM/H, atrás do 206 com 161KM/H, Fiesta com 170KM/H, Gol com 184KM/H, Fox e Clio com 187KM/H e Corsa com 190KM/H e os prováveis números com gasolina são 153KM/H para o Palio, 159KM/H do 206, Fiesta com 164KM/H, Gol com 182KM/H, Fox com 185KM/H e o Clio com 182KM/H e o Corsa com 188KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.7KM/L foi o mais econômico junto com o Clio, venceu o 206 com 7.6KM/L, Palio com 7.4KM/L, Gol e Fiesta com 7.3KM/L, Corsa com 7.2KM/L e Fox com 6.4KM/L, com gasolina o consumo urbano foi de 9.1KM/L foi o mais sedento junto com o Fox com 9.1KM/L, perdeu para Corsa e Fiesta com 9.2KM/L, Palio com 9.5KM/L e 206 com 10.7KM/L e o rodoviário com álcool foi de 10.2KM/L empatou com o Fiesta e ficou á frente do Palio com 9.8KM/L e Clio com 10.1KM/L, perdeu para Corsa com 10.3KM/L, Gol e Fox com 10.4KM/L  e Peugeot 206 com 10.5KM/L e com gasolina o rodoviário foi de 12.4KM/L foi mais sedento que os rivais, seguido do Palio com 12.8KM/L, Corsa com 13KM/L, Corsa e Fiesta com 13.2KM/L, Clio com 13.9KM/L, 206 com 14.2KM/L e o Fox com 14.3KM/L, em setembro é vez do GLX 1.4 enfrentar Polo 1.6 e Punto ELX 1.4 agora a revista só testa os carros com álcool e os prováveis números com gasolina depois eu cito, 0a100KM/H em 15.7segundos com álcool ficou atrás dos rivais, o Punto cravou 14.8segundos e Polo cravou 12.1segundos, chegou a 155KM/H, contra 158KM/H do Punto e 184KM/H do Polo ficou para trás de novo e o seu consumo urbano foi de 7.7KM/L foi o mais econômico contra 6.8KM/L do Polo e 6.6KM/L do Punto  e o rodoviário é de 10.2KM/L foi o mais econômico contra 9.7KM/L do Polo e 8.5KM/L do Punto e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 15.9segundos para o C3, 14.9segundos para o Punto e 12.3segundos para o Polo, chegou a 153KM/H contra 157KM/H do Punto e 182KM/H do Polo e o consumo urbano de 10KM/L, contra 8.8KM/L do Polo e 8.6KM/L e o rodoviário foi de 13.3KM/L contra 12.6KM/L do Polo e 11KM/L do Punto ou seja ele andou menos, mas foi o mais econômico e no mês seguinte era lançada a linha 2008 nada mudava, em agosto de 2008 chegava a linha 2009 com nova grade dianteira, mantinha os motores e as três versões de acabamento, mas a principal novidade era a opção do câmbio automático sequencial de quatro marchas atrelado ao motor 1.616V na versão Exclusive e no resto nenhuma alteração.
        O C3 ganhava nova grade dianteira e manteve os motores 1.4 Flex e 1.616V Flex.
A XTR também recebe alterações e sempre com motor 1.4 Flex e 1.616V Flex.
Em agosto de 2009 o C3 Exclusive 1.616V automático enfrentava o Polo Comfortline 1.6 i-Motion na pista ele foi de 0a100KM/H em 13.2segundos contra 12.5segundos do rival, o seu consumo urbano é de 6.4KM/L contra 7.7KM/L dos rivais e o rodoviário é de 8.4KM/L contra 9.8KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 13.5segundos para o C3, contra 12.8segundos do Polo, o consumo urbano de 8.3KM/L contra 10KM/L e o rodoviário é de 10.9KM/L com álcool contra 12.7KM/L do Polo foi uma surra do Volkswagen, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda e em setembro de 2010 chegava a linha 2011 para o Hachtback nada mudava e a Citroën decidiu inverter as prioridades em vez de trazer a versão convencional da C3 Picasso primeiro trouxe a versão aventureira chamada de AirCross com suspensão elevada e pneus de uso misto, câmbio manual de cinco marchas e tinha estepe na traseira que tiveram desalojar o suporte da placa, ela mede 4.28metros de comprimento, 1.72metros de largura, 1.70metros de altura e 2.54metros de entre - eixos, apenas câmbio manual de cinco marchas e o motor é o 1.616V Flex já citado no C3.
O AirCross chegava ao mercado e o motor era o 1.616V Flex já citado no C3 que mais tarde passava por alterações e passava a gerar 115CV com gasolina e 122CV com álcool.
Na pista ele foi de 0a100KM/H em 13.4segundos, o seu consumo urbano é 6KM/L e o rodoviário é 8.1KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 13.7segundos, consumo urbano de 7.8KM/L e o rodoviário de 10.5KM/L ou seja o motor 1.616V sentiu o peso, em junho de 2011 é vez da versão comum chegar as lojas: a C3 Picasso chegava na versões GL, GLX e Exclusive, com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automática sequencial de quatro marchas e apenas no motor 1.616V Flex já citado no C3 e nas dimensões ela tem a mesma largura e entre - eixos da AirCross mas o comprimento diminuiu para 4.09metros e a altura também caiu para 1.63metros e mesmo perdendo o estepe na traseira, o suporte da placa ficou no mesmo lugar o que lhe rendeu o apelido de "geladeirinha".
A C3 Picasso chegava ao mercado com motor 1.616V que já citamos no C3, mais tarde esse 1.616V passava por alterações e estreava  o 1.5 que mais abaixo citaremos no C3.
Em julho de 2011 a C3 Picasso enfrentou Idea Essence 1.616V e Meriva Maxx 1.4 EconoFlex, na pista ela foi de 0a100KM/H em 12.9segundos empatou com a Idea e superaram a Meriva com 14.3segundos, o seu consumo urbano foi de 5.6KM/L foi a mais sedenta da turma contra 6.9KM/L  da Meriva e 7.1KM/L da Idea e o rodoviário foi de 8.2KM/L contra 9.6KM/L da Idea e 9.8KM/L da Meriva e com gasolina os prováveis números são 0a100KM/H em 13.2segundos, contra 13.1segundos da Idea e 15segundos da Meriva e o consumo urbano foi de 7.3KM/L contra 9KM/L da Meriva e 9.2KM/L da Idea e o rodoviário foi de 10.7KM/L contra 12.5KM/L de Idea e 12.7KM/L. Em outubro de 2011 é vez do AirCross ganhar a linha 2012 e o C3 também e sem alterações, em abril de 2012 a versão XTR dá o seu adeus, em julho de 2012 o AirCross  ganhou duplo comando de válvulas variável,sistema FlexStart que aquece os bicos injetores e dispensa o reservatório de partida á frio e taxa de compressão de 12,5:1 e com isso passou a gerar 15.5KGFMa4000RPM e 115CVa5500RPM e com álcool vai a 16.4KGFM e 122CV nas mesmas rotações e a reboque estreia o câmbio automático sequencial de quatro marchas  e em agosto de 2012 chegava a segunda geração do C3 agora ele media 3.94metros de comprimento, 1.72metros de largura, 1.52metros de altura e mantinha o entre - eixos, ele vinha em três versões acabamento: Origine, Tendance e Exclusive, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas esse último apenas ao motor 1.616V e duas opções de motores o 1.4 dava lugar ao 1.5(na verdade 1.45) o seu diâmetro foi mantido mas o curso foi a 82mm o que totalizavam 1449cm3, a sua taxa de compressão produzia 12,5:1 e com isso gerava 13.5KGFMa3000RPM e 89CVa5500RPM e com álcool vai a 14.2KGFM e 93CV nas mesmas rotações, suspensão e freios não mudaram e câmbio também não.
Chegava a segunda geração do C3 estreava o 1.5 de 89CV com gasolina e 93CV com álcool e o 1.616V passava por alterações que já citamos no AirCross.
E no mesmo mês a Exclusive manual 1.616V era testada: 0a100KM/H em 11.4segundos, chegou a 199KM/H segundo a Citroën e o consumo urbano foi de 7.2KM/L e o rodoviário de 10.1KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12.1segundos, chegou a 192KM/H e o consumo urbano de 9.4KM/L e o rodoviário de 13.1KM/L, em setembro de 2012 na linha 2013 a C3 Picasso ganhava as alterações no 1.616V e estreava o 1.5 afinal o 1.5 tinha mais torque o "falecido 1.4" em outubro de 2012 é vez do C3 automático ser testado: 0a100KM/H em 17.8segundos, consumo urbano de 7KM/L e rodoviário de 9.1KM/L e com gasolina os prováveis números foram 0a100KM/H em 18.5segundos, consumo urbano de 9.1KM/L e rodoviário de 12.7KM/L e maio de 2013 a versão Exclusive 1.616V Automático enfrentou o irmão Peugeot 208 Griffe 1.616V Automático, Fiesta Titanium 1.616V Powershift, Hyundai HB20 Premium 1.616V Aut e Sonic LTZ 1.616V Automático, na pista o C3 cravou 12.3segundos com álcool só ficou á frente do 208 com 12.7segundos, atrás do Sonic com 11.9segundos, HB20 com 11.1segundos e Fiesta com 10.5segundos, vou deixar a velocidade máxima já que a Sonic e C3 não tiveram elas disponíveis e o consumo urbano foi de 7.2KM/L foi lanterna junto com o 208, perdeu para o Sonic com 7.4KM/L, HB20 com 8.3KM/L e Fiesta com 8.4KM/L e o rodoviário é de 9.6KM/L empatou com 208, perdeu para o Sonic com 10.3KM/L,HB com 11.3KM/L e Fiesta com 12KM/L e os prováveis números com gasolina foi de 0a100KM/H em 13segundos, contra 13.3segundos do 208, 12.3segundos do Sonic, 11.7segundos do HB20 e 11segundos do Fiesta, o consumo urbano foi de 9.4KM/L junto com o 208, o Sonic fez 9.6KM/L, HB com 10.8KM/L e Fiesta com 10.8KM/L e o rodoviário de 12.5KM/L empatou com o 208, ficou atrás do Sonic com 13.4KM/L, do HB com 14.7KM/L e do Fiesta com ótimos 15.6KM/L, em julho de 2013 é vez da Tendance 1.5 enfrentar 208 Allure 1.5 e Fiesta S 1.516V na pista ele foi de 0a100KM/H em 13.8segundos, contra 12.4segundos do 208 e 11segundos do Fiesta, chegou a 179KM/H segundo a Citroën, contra 177KM/H do 208 e 181KM/H do Fiesta segundo a Ford e o consumo urbano foi de 8.1KM/L contra 7.8KM/L de 208 e Fiesta e o rodoviário foi de 11.4KM/L contra 11.2KM/L dos rivais e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 14.2segundos para o C3, 12.8segundos para o 208 e 11.4segundos para o Fiesta, chegou a 175KM/H contra 173kM/H do 208 e 177KM/H para o Fiesta e o consumo urbano foi de 10.5KM/L contra 10.1KM/L dos rivais e o rodoviário foi de 14.8KM/L contra 14.5KM/L dos rivais, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e para linha 2015 está prevista o fim do motor 1.616V com câmbio manual agora vai ficar só no automático.
  ESSA PLATAFORMA TEM UMA HISTÓRIA CONTURBADA  na Peugeot Brasileira, em 2008 em vez de lançar o 207 de "verdade" resolveu lançar uma reforma visual do 206 que o chamou de 206 e foi criticada e as vendas foram abaixo do esperado e lógico talvez já que a Renault utilizou os Dacia para vender bem, a Peugeot achava que isso ia se dar bem, foi engano e então a Peugeot tratou de correr atrás e em maio de 2013 lançou o 208 o entre - eixos é o mesmo dos C3 Picasso/ AirCross, ele mede 1.70metros de largura, 1.47metros de altura e 3.97metros de comprimento, ele vem em três versões de acabamento: Active, Allure e Griffe, duas opções de motor: o 1.5 e o 1.616V ambos Flex já citados nos Citroën e duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático sequencial de quatro marchas apenas como opção para a Griffe a única que vem com motor 1.6.
O 208 chegava ao mercado com os mesmo motores 1.5 e 1.616V que já citamos nos C3, C3 AirCross/Picasso.
E foi lançado com linha 2004 em maio ele enfrentou os rivais na versão Griffe 1.616V automática e em julho ele enfrentou os rivais na versão Allure 1.5 como você pode ver na parte do C3 e é apenas o inicio a Peugeot desenvolve uma versão GTi nacional com motor 1.616V THP e no final do ano chegará o utilitário esportivo 2008 que é da mesma plataforma que ele.
  DEPOIS DE PERDER 3 HORAS TENTANDO SALVER E NÃO CONSEGUINDO.... agora vamos a sua vida na Europa, a Citroën poderia ter usado a plataforma do 206 , mas o grupo PSA optou por uma nova plataforma para substituir o Saxo que divida a plataforma com o Peugeot 106 e lá leque de opções era amplo, todos os motores pertenciam a família TU começava pelo 1.nada que gerava 7.5KGFMa3700RPM e 50CVa6000RPM usada aqui nos 106 importados, o 1.1 que gerava 8.9KGFMa3800RPM e 60CVa5200RPM e ambos dotado de injeção monoponto , o 1.4 que gerava 11.3KGFMa3400RPM e 75CVa5500RPM e o 1.6 que gerava 13.8KGFMa3000RPM e 90CVa5600RPM e injeção multiponto, o 1.616V exclusivo do esportivo VTS só que tinha alterações no duplo comando de válvulas para gerar 14.5KGFMa5200RPM e 120CVa6600RPM e ainda tem o 1.5 á diesel da família TU que gerava 9.7KGFMa2250RPM e 58CVa5000RPM para um motor á diesel até que era girador, mas o Saxo já estava sentindo o peso da idade.
O Saxo com motores 1.nada de 50CV, 1.1 de 60CV, 1.4 de 75CV, 1.6 de 90CV, 1.616V de 120CV exclusivo do VTS e o 1.5 á diesel de 58CV.
Mas no Salão de Frankfurt em outubro de 2001 é apresentado o substituto do Saxo na versão quatro portas era o C3 com visual igual ao nosso modelo e em março de 2002 ele chegava ao mercado, apenas com câmbio manual de cinco marchas e visual, suspensão e freios igual ao nosso, mas o leque de motores era mais variado, a oferta começava pelo 1.1 da família TU herdado do Saxo, o seu diâmetro é de 72mm e o curso de 69mm o que totalizavam 1124cm3, a sua taxa de compressão produzia 10,5:1 e com isso gerava 9.6KGFMa3300RPM e 61CVa5500RPM na Europa é comum esses sub-motores por causa do preço elevado da gasolina, o 1.4 que era igual ao  nacional e lá gerava 12KGFMa3300RPM e 75CVa5400RPM, o 1.616V que era igual ao nosso que com isso gerava 15KGFMa4000RPM e 110CVa5750RPM e estreavam os 1.4 HDI da família DL-D ou DV que foi feito em conjunto  com a Ford  com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada na versão de 8 válvulas, turbo, intercooler e injeção direta , taxa de compressão de 17,9:1 e com isso gerava 16.3KGFMa2000RPM e 70CVa4000RPM e com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote ele gera 20.4KGFMa1750RPM e 92CVa400RPM, o diâmetro de ambos é de 73.5mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 1397cm3.
O C3 chegava ao mercado com motores 1.1 de 61CV, 1.4 de 75CV, 1.616V de 110CV e os HDI 1.4 de 70CV e 16V de 90CV que mais tarde substituído pelo 1.6 de 92CV.
Em outubro de 2002 na linha 2003 ele ganhava o câmbio automático sequencial de quatro marchas, em julho de 2003 chegava o Pluriel que era um cupê de duas portas que virava Picape ou conversível e ele mantinha o entre - eixos e o comprimento altura passava 1.56metros e a largura a 1.70metros.
O C3 Pluriel chegava ao mercado e os motores eram o 1.4,1.616V e o 1.4 HDI de 70CV.
E estreava uma novidade, o câmbio com embreagem automática chamado de Sensodrive pela Citroën e era o começo da linha 2004 e estreava o sucessor do Saxo duas portas era o C2 que diminuía o comprimento para 3.66metros, a largura para 1.66metros, a altura para 1.46metros e o entre - eixos para 2.31metros e se o C3 era um hachtback de quatro portas, o C2 era um Hachtback de duas portas e ele vinha com quatro opções de motores: 1.1, 1.4, 1.616V exclusivo do VTR e o 1.4 HDI de 70CV  todos já citados no C3.
O C2 chegava ao mercado e os motores eram os 1.1, 1.4 e 1.616V e o 1.4 HDI de 70CV do C3.
Lógico que o visual do C2 é um tanto estranho,  em outubro de 2004 na linha 2005 para o C3 convencional chegava a versão fora de estrada leve XTR com para - choques pretos, quebra- mato, pneus de uso misto e suspensão elevada e nos motores 1.4 e 1.616V e o 1.4 HDI de 70CV e para as versões "civis" o 1.416V dá lugar ao 1.6 HDI de mesma concepção do 1.4, o seu diâmetro cresceu para 75mm e o curso cresceu para 88.3mm o que totalizavam 1560cm3, a sua taxa de compressão era igual ao 1.6 e com isso gerava 21.9KGFMa1750RPM e 92CVa4000RPM e o C2 ganhava a versão esportiva VTS o motor 1.616V da família TU passava por alterações como duplo comando de válvulas mais bravo e outras alterações e com isso gerava 14.5KGFMa3750RPM e 125CVa6500RPM ou seja era um verdadeiro foguete de bolso com o baixo peso e os 15CV a mais que o C3.
O XTR chegava ao mercado com os mesmos motores 1.4, 1.616V e o 1.4 HDI de 70CV e mais tarde chegava o 1.416V que já citaremos ele.

O C2 VTS chegava ao mercado com motor 1.616V de 125CV.
Em outubro de 2005 na linha 2006 ele ganhou nova grade dianteira, faróis e lanternas, já o Pluriel não mudava, o C3 além das alterações estéticas mantinha os motores 1.1, 1.4, 1.616V, 1.4 HDI e 1.6 HDI de 92CV e estreava mais duas opções de motores o 1.4 da família TU que foi chamado ET3 com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote e com taxa de compressão de 10,2:1 gerava 13.6KGFMa2250RPM e 90CVa5250RPM e o 1.6 HDI ganha uma versão mais potente para gerar 24.5KGFMa1750RPM e 110CVa4000RPM potência igual ao 1.616V á gasolina.
Nova grade dianteira e novas lanternas o C3 ganha visual novo, mantém os motores 1.1, 1.4, 1.616V, 1.4 HDI de 70CV e 1.6 HDI de 90CV e estreia o 1.416V de 90CV e o 1.6 HDI de 110CV.
Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 o C2 ganhava nova grade dianteira e não mudava os motores.
O C2 ganhava nova grade dianteira e o motor 1.1, 1.4 e 1.616V e o 1.4 HDI de 70CV.

  Em outubro de 2008 na linha 2009 chegava a segunda geração as dimensões eram iguais ao modelo nacional que seria lançado quatro anos mais tarde, ele vinha com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático e nos motores a oferta começava pelo 1.4 da família TU que gerava 12KGFMa3300RPM e 73CVa5400RPM e estreava o 1.416V da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e com isso o seu diâmetro é de 77mm e o curso é de 75mm o que totalizavam 1397cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso gerava 13.8KGFMa4000RPM e 95CVa6000RPM foi chamado de VTI 95 e nos motores á diesel o 1.4 HDI que gerava 68CVa4000RPM e mantém o torque e o 1.6 HDI que gera 90CV.
A segunda geração do C3 chegava ao mercado com motor 1.4 de 75CV, 1.416V de 95CV e os 1.4 HDI de 68CV e 1.6 HDI de 90CV, mais tarde chegava o 1.616V citado no DS3 e o 1.6 HDI de 110CV
O C3 Pluriel continuava e o C2 também e o C3 antigo continuava como 1.4 HDI de 68CV, mas em março de 2009 como estreante da linha DS chegava o DS3 ele vinha apenas como hacht de duas portas, que media 3.96metros de comprimento, 1.71metros de largura e 1.46metros de altura e nos motores ele manteve o 1.416V e o 1.4 HDI de 68CV e o 1.6 HDI de 90CV e estreava o 1.616V da família Prince de mesma concepção do 1.4, o diâmetro foi mantido mas o curso foi a 85.8mm o que totalizavam 1598cm3 e a taxa de compressão do 1.4 também foi mantida e com isso gerava 16.3KGFMa4250RPM e 120CVa6000RPM chamado de VTi 120 e o C2 dava adeus.
O DS3 chegava ao mercado com os mesmos motores 1.416V, 1.4 HDI de 68CV e 90CV e estreava o 1.616V de 120CV , mais tarde estreava o 1.616V Turbo com 156CV, o 1.6 HDI de 90CV e 110CV e mais tarde o três cilindros 1.2 de 82CV.
Em outubro de 2009 na linha 2010 para o C3 o motor 1.1 da família TU retornava ao catálogo que gerava 9.7KGFMa3250RPM e 60CVa5500RPM, o 1.616V que já citamos no DS3 e o 1.6 HDI com 110CV retornava ao C3, para o esportivo DS3 chegava o 1.616V THP era o motor 1.616V dotado de turbo e injeção direta as novidades eram os câmbio manual ou automático sequencial ambos de seis marchas e por incrível que pareça ele mantinha a taxa de compressão e com isso gerava 24.5KGFMa1400RPM e vai até 4000RPM e 156CVa6000RPM o 1.6 HDI de 110CV que já citamos no C3 e a versão mais mansa desse motor com 90CV e por último a grande novidade a minivan C3 Picasso chegava ao mercado com grade dianteira diferente do modelo nacional, ela media 4.07metros de comprimento e os motores eram os 1.416V e 1.616V já citados no C3 e DS3 e o 1.4 HDI de 68CV e o 1.6 HDI de 90CV e no resto câmbio, suspensão e freios eram iguais ao C3.
A C3 Picasso chegava ao mercado com motores 1.416V e 1.616V já citados em C3 e DS3 e 1.4 HDI de 68CV e o 1.6 HDI de 90CV.
Em março de 2010 o Pluriel dava adeus, em outubro de 2010 na linha 2011 o C3 fica sem alterações, assim como a C3 Picasso e o DS3 ganhava a versão esportiva Racing, o motor 1.616V THP ganhou pressão um pouco maior no turbo para gerar 28KGFMa2000RPM e vai até 4000RPM e 203CVa6000RPM e como sempre câmbio manual de seis marchas se o DS3 que vem para cá já é um foguete imagina essa versão....
O Esportivo DS3 Racing com motor 1.616V Turbo de 203CV.
Em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 o DS3 trocava o motor 1.416V pelo três cilindros 1.212V  da família EB com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e com taxa de compressão de 11:1, o seu diâmetro era de 75mm e o curso é de 90.5mm o que totalizavam 1199cm3 e com isso gerava 12KGFMa2750RPM e 82CVa5750RPM e na mesma época a Citroën lançou o C-Elysée para os países do leste europeu e Portugal, Espanha e Grécia, ele mede 4.43metros de comprimento, 1.75metros de largura, 1.47metros de altura e 2.65metros de entre - eixos e duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado de dupla embreagem com cinco marchas chamado de ETG pela Citroën e duas opções de motor o três cilindros 1.212V que já citamos no DS3 mas estrangulado que gerava 11.2KGFMa3000RPM e 72CVa5500RPM, o 1.616V só que esse não era o Prince era o da família TU com comando de válvulas variável(VTi) e com taxa de compressão de 11:1 gerava 15.3KGFMa4000RPM e 116CVa5050RPM e o motor HDI 1.4 de 92CV já citado no C3 e a C3 Picasso ganhava a grade dianteira igual ao modelo nacional, mas não mudava nada nos motores só o 1.6 HDI passava a 115CVa4000RPM e mantinha o torque e o resto era igual e nada mudava.
O Sedã C-Elysée chegava ao mercado com motor três cilindros 1.2 de 72CV, 1.616V de 115CV e o 1.4 HDI de 92CV.

A C3 Picasso chegava ao mercado com nova grade e mantinha os motores.
Em abril de 2013 é vez do C3 chegar a linha 2014 com nova grade dianteira igual ao modelo nacional e ele entrou forte no Downsizing, os antigos 1.1, 1.4, 1.416V deram adeus, o 1.616V continuava, os 1.4 HDI  e o 1.6 HDI de 90CV e a versão de 110CV passava a gerar 115CV e estreava o três cilindros 1.212V de 82CV já citado no DS3 e estreava o 1.nada da mesma família  o diâmetro caia para 71mm e o curso para 84.1mm o que totalizavam  999cm3  e sua taxa de compressão era de 11:1 e com isso gerava 9.7KGFMa3000RPM e 68CVa6000RPM os europeus tem esses sub-motores por causa da gasolina para lá de cara, mas quando eles podem pagar por motor forte eles tem.
O C3 ganhava alterações visuais e estreavam os três cilindros 1.nada  12V de 68CV e 1.212V já citado no DS3, o 1.616V era mantido e o 1.4 HDI de 68CV e os 1.6 HDI de 90CV e 115CV era mantido.
E lógico para linha 2014 nada muda em DS3 e C3 Picasso e lógico essa plataforma continua até adotarem a EMP para os compactos.

  NA EUROPA O 206 ERA UM SUCESSO PARA PEUGEOT  por outro lado o grupo PSA tinha que reduzir custos, na Europa o 206 teve um leque maior de opções de motores, a oferta começava pelo 1.1 da família TU que gerava 9.6KGFMa2800RPM e 60CVa5500RPM, o 1.4 de mesma concepção do nosso já citado no C3, o 1.416V já citado no C3, o 1.616V também já citado no C3 e o 2.nada 16V da família EW exclusivo do RC que gerava 20.6KGFMa4750RPM e 177CVa6000RPM e em outros mercados ele era GTI 180 e nos motores á diesel o 1.4 HDI de 70CV, 1.6 HDI de 92CV e 110CV já citados no C3.
O 206 no mercado europeu tinha um amplo leque de motores: 1.1 de 60CV, 1.4 de 75CV, 1.616V de 110CV e o 2.nada 16V de 177CV(exclusivo do RC), o 1.4 HDI de 70CV e os 1.6 HDI de 92CV e 110CV.
Com isso o primeiro modelo da Peugeot a usa a plataforma PF1 foi a minivan 1007 era o primeiro Peugeot com dois zeros no meio do nome, ela tinha como destaque as portas corrediças eram apenas duas portas, ele media 3.73metros de comprimento,1.82metros de largura, 1.62metros de altura e 2.31metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual e o manual com embreagem automática ambos de cinco marchas, o último chamado de 2-Tronic na Peugeot é o mesmo Sensodrive dos Citroën e as portas corrediças abrem de maneira elétrica e nos motores ele tinha o mesmo 1.4, 1.416V e 1.616V já citados no C3 e o 1.4 HDI de 68CV já citado no C3 e suspensão e freios eram iguais.
O 1007 chegava ao mercado com os mesmos motores 1.4, 1.416V, 1.616V e 1.4 HDI de 68CV já citados no C3.
Ele foi lançado em abril de 2005, em outubro de 2005 na linha 2006 recém-lançado nada muda e em abril de 2006 era lançado o 207 na carroceria de duas ou quatro portas, ele tinha o mesmo entre- eixos do nosso 208, o comprimento era de 4.03metros, a largura era de 1.75metros a altura era de 1.46metros, ele veio com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático sequencial de quatro marchas e um leque de motores, o 1.1 da família TU dava adeus e os motores 1.4, 1.416V e 1.616V são os mesmos citados no C3, assim como o 1.4 HDI e os 1.6 HDI de 90CV e 110CV.
O 207 chegava ao mercado com motores 1.4, 1.416V, 1.616V e os HDI 1.4 de 70CV e 1.6 HDI de 90CV e 110CV, mais tarde os 16V da TU são trocas pela Prince 1.416V, 1.616V e ganhava o 1.616V Turbo de 156CV e os 1.6 HDI passavam a 92CV e 112CV.
Lógico que a opção de motor foi criticada na Europa e a marca tratou de se mexer e em outubro de 2006 apresentava a linha 2007 os motores 16V da família TU foram trocados pela Prince 1.416V e 1.616V que já citamos no C3 e estreava o 1.616V THP dotado de turbo e injeção direta na configuração "básica" do DS3 Turbo e ao mesmo tempo lançava o esportivo RC(ou GTi) em alguns mercado dotado do mesmo 1.616V THP só que com mais pressão na turbina para gerar 24.5KGFMa2600RPM e vai até 4000RPM e 175CVa6000RPM e a opção da carroceria SW estreava no mercado ela era , mais alta com 1.52metros e maior no comprimento é claro com 4.16metros e mantinha o entre -eixos e a largura  e os motores eram os mesmo 1.4, 1.416V VTi, 1.616V VTi e os 1.4 HDI e 1.6 HDI de 90CV e 110CV presentes no Hachtback compacto com exceção do 1.616V THP e com isso a família do 207 europeu começa a se formar e vale lembrar que é o "verdadeiro".
 
A 207 SW chegava ao mercado com motores do Hacht com exceção do 1.616V Turbo.

O Esportivo RC/GTI estreava no mercado e o motor é o 1.616V Turbo de 175CV.
Imagina o foguete que não era esse RC de 175CV e tinha mais torque o finado 206 RC 2.nada mas perdia apenas 2CV na potência e a reboque disso vinha o câmbio manual de seis marchas  e isso era linha 2007, em outubro de 2007 na linha 2008 chegava o 207 CC ele vinha com os motores 1.416V, 1.616V, 1.616V THP de 156CV  e 1.6 HDI de 90CV e 110CV todos já citados no C3 e o comprimento era de 4.03metros para o CC e o resto das dimensões eram mantidas e lógico o Grupo PSA em parceria com a BMW vinha forte no Downsizing e o visual era interessante.
O 207 CC chegava ao mercado com motor 1.416V, 1.616V, 1.616V THP e os 1.6 HDI de 90CV e 110CV.
Em outubro de 2008 na linha 2009 o motor 1.6 HDI passou a gerar 92CVa4000RPM a outra configuração com 112CVa4000RPM  e no CC também o novo 1.6 HDI de 112CV  e a perua estreava duas versões a versão fora de estrada leve Outdoor que seguia a mesma receita dos nosso Escapade com suspensão elevada e pneus de uso misto e os motores 1.416V, 1.616V e o 1.6 HDI de 112CV citados no Hacht e a esportiva RC com motor 1.616V THP com turbo e injeção direta e 175CV do Hachtback e o câmbio manual de seis marchas ou seja era para levar a família e se divertir.
A 207 SW Outdoor chegava ao mercado com os motores 1.416V, 1.616V e 1.6 HDI de 112CV.

A 207 SW ganhava a versão RC com motor 1.616V Turbo do Hacht.
Em outubro de 2009 na linha 2010 nada mudava nos modelos, em outubro de 2010 na linha 2011 nova grade dianteira e sem alterações nos motores, assim como para a SW e o CC.
               Nova grade dianteira para a linha 2011 e o motores que já citamos antes.
Em outubro de 2011 na linha 2012 sem alterações e em março de 2012 ele dava lugar ao 208.
A CHEGADA DO 208 SE DÁ EM MARÇO DE 2012 ele chegou na carroceria hachtback de duas ou quatro portas, as dimensões são os mesmos modelo nacional, três opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático sequencial de quatro marchas e para o esportivo GTI o manual de seis marchas e lá o leque de motores era mais amplo que aqui, começava pelo três cilindros 1.nada  12V já citado no C3, o três cilindros 1.212V também já citado no C3, o 1.416V da família Prince também já citado no C3,o 1.616V da família Prince já citado no DS3, o 1.616V THP com turbo de injeção direta de 156CV já citado no DS3 e para o GTI vinha o mesmo 1.616V THP mas com pressão um pouco maior no turbo para gerar 28KGFMa1700RPM e vai até 4000RPM e 200CVa5500RPM é um verdadeiro foguete e nos motores á diesel 1.4 HDI de 68CV, 1.6 HDI de 92CV e 115CV já citados no C3.
O 208 chegava ao mercado mantinha os 1.416V, 1.616V e 1.616V Turbo citados em C3 e DS3 e estreava os três cilindros 1.nada e 1.2 que já citamos em C3 e DS3 e os 1.4 HDI de 68CV e 1.6 HDI de 92CV e 115CV.
O Esportivo GTI substituía o RC com motor 1.616V Turbo de 200CV.
Lembrando que o GTI só está disponível com duas portas, em outubro de 2012 chegava a linha 2013 nada mudava e era lançado o sedã 301 que era vendido no leste europeu, norte da África, Portugual e Grécia e os motores eram os mesmos que já citamos no C-Elysée o três cilindros 1.216V de 72CV, o 1.616V da família TU dotado de comando de válvulas variável(VTi) com 115CV e o 1.6 HDI de 92CV e até as dimensões são iguais ao Citroën mudava apenas o logotipo da marca.
O 301 chegava ao mercado com os motores três cilindros 1.216V, 1.616V e 1.6 HDI de 92CV todos já citados no C-Elysée.
Na mesma época a 207 SW dava adeus ao mercado europeu e em abril de 2013 chegava o utilitário esportivo 2008 que acabou entrando no lugar da SW segundo a Peugeot, ele mantém o entre - eixos do 208, a largura foi para 1.75metros , a altura para 1.56metros e o comprimento para 4.16metros e quatro opções de motores o três cilindros 1.212V já citado no C3, o 1.616V da família Prince também já citado no DS3 e nos diesel os 1.6 HDI de 92CV e 115CV já citados no C3 e ele será feito esse ano em Porto Real-RJ e por enquanto ele não tem opção de tração 4x4.
O 2008 chegava ao mercado com o três cilindros 1.216V, 1.616V e os 1.6 HDI de 92CV e 115CV todos já citados nesse artigo.
Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e ele segue assim e afinal no futuro poderá dar lugar a plataforma EMP do Grupo PSA e lógico por enquanto seguem sua carreira.
A CITROËN EM MAIO DE 2012 já como linha 2013 resolveu importar o DS3 da França e apenas com câmbio manual de seis marchas e o motor 1.616V THP da Família Prince( a sigla THP quer dizer Turbo High Pressure) que gerava 24.5KGFMa1400RPM e 165CVa6000RPM e com a opção do Overbooster mantém a potência e o torque vai para 26.5KGFM e com isso ele se tornou um foguete.
               O DS3 chegava ao mercado nacional com motor 1.616V THP de 165CV.
Em junho de 2012 ele foi testado: 0a100KM/H em 7.9segundos, velocidade máxima de 219KM/H segundo a Citroën e consumo urbano de 11.4KM/L e rodoviário de 16.9KM/L ou seja foi um foguete e foi econômico com associação do motor 1.616V THP ao câmbio manual,  em julho de 2012 ele enfrentou Chevrolet Camaro SS 6.2V8, Fiat Punto T-JET 1.416V, Volkswagen Jetta TSI 2.nada 16V e Subaru Impreza Hacht WRX 2.516V Turbo, na pista ele foi de 0a100KM/H em 7.6segundos só ficou á frente do Punto com 9.2segundos, ficou atrás do Jetta com 7.1segundos, Impreza com 5.8segundos e Camaro com 5.6segundos, chegou a 219KM/H segundo a Citroën  só venceu o Punto T-JET com 203KM/H, perdeu para o Impreza com 235KM/H, Jetta com 238KM/H e Camaro com 250KM/H limitados eletronicamente, o seu consumo urbano foi de 11.4KM/L foi o melhor da turma, o segundo foi o Punto com 10.8KM/L, seguido do Jetta com 9.4KM/L, Impreza com 7KM/L e Camaro com 6.5KM/L e o rodoviário foi de 16.9KM/L de novo mais econômico que os rivais, seguido pelo Jetta com 13.4KM/L, Punto com 13.2KM/L, Impreza com 10KM/L e Camaro com 9.1KM/L e em fevereiro de 2013 ele enfrentou o Fusca 2.0 TSI DSG, na pista ele foi de 0a100KM/H em 7.9segundos contra 7.4segundos do rival, chegou a 219KM/H contra 210KM/H limitados eletronicamente no Volkswagen e o consumo urbano de 11.4KM/L contra 9.7KM/L no rival e o rodoviário de 16.9KM/L contra 13.7KM/L no rival e em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e o DS3 seguirá no Brasil como segue na França afinal é feito lá.

Essa plataforma deu ao grupo PSA novas possibilidades no mundo dos compactos, embora a PSA fez um atestado de incompetência com o não lançamento do 207 verdadeiro que era feito nessa plataforma que já fazia o C3 e lógico ela será sucedida pela EMP também.
 


 

 

 
 

 

 
 

 
 

 
 

 

 

 

 

 

 

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