Plataforma PF2 da PSA: Peugeot 307/308/408 e Citroën C4 a sua vida no Brasil, França e China e imigração francesa para o Brasil.

A PLATAFORMA QUE MODERNIZOU A PSA NO MERCOSUL E SUA VIDA NO EXTERIOR.
A Peugeot importava o 307 desde 2002 e na contramão do mercado em 2003 anuncia o investimento na fabrica Argentina de El Palomar e isso num tempo onde a VW não teve vontade de fabricar o Golf V, a Ford deixou o Focus se desatualizar(com a ressalva do motor Duratec em 2005) e a GM resolveu se manter com o Astra e depois lançou o Vectra GT que tinha a "casca" do modelo europeu e em junho de 2004 como linha 2005 chegava o 307 argentino apenas na carroceria Hachtback de quatro portas, ele media 4.20metros de comprimento, 1.75metros de largura, 1.51metros de altura e 2.61metros de entre - eixos, quatro opções de acabamento: Presence, Presence Pack, Feline e Rallye, as duas primeiras com motor 1.6 e a segunda com o 2.nada e duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático sequencial de quatro marchas(esse exclusivo do 2.nada) e duas opções de motor a primeira era o 1.616V da família TU feito em Porto Real-RJ com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 78,5mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 1587cm3 a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso gerava 14.7KGFMa4000RPM e 110CVa5800RPM e a segunda é o 2.nada 16V da família EW importado da França da família EW com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 85mm e o curso é de 88mm o que totalizavam 1997cm3, a sua taxa de compressão era de 10,8:1 e com isso gerava 19.4KGFMa4100RPM e 138CVa6000RPM na época só era menos potente que Golf GTi e Stilo Abarth, a sua suspensão utilizava molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi- independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. Antes de colocar mais sobre o 307 vamos falar sobre o 306 vendido no Brasil ele vinha em quatro carrocerias e apenas única opção de motor: o 1.816V da família XU que gerava 15.5KGFMa4500RPM e 112CVa5500RPM mas em 2001 dava adeus e era substituído pelo 307 francês e esse foi substituído pelo Argentino e para o mercado local argentino ele tinha o 1.6 HDI da família Ford DL-D/ PSA DV com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, 16 válvulas, turbo, intercooler e injeção common-rail , o seu diâmetro era de 75mm e o curso é de 88.3mm o que totalizavam 1560cm3, a sua taxa de compressão é de 18:1 e com isso gerava 24.5KGFMa1750RPM e 110CVa4000RPM importado da França também.
O 307 chega ao mercado com motores 1.616V de 110CV e 2.nada 16V de 138CV e para os argentinos além dele o 1.6 HDI de 110CV.
Qualidades? bom acabamento, visual bonito, bom espaço interno e porta - malas, defeitos? consumo elevado e manutenção cara e lembrando que o 307 Sedan nunca foi bonito, em julho de 2004 a versão Presence Pack 1.616V encarava o Stilo 1.8 na pista ele foi de 0a100KM/H em 12.5segundos contra 13.8segundos do rival, chegou a 178KM/H contra 174KM/H do rival e o consumo urbano foi de 8.8KM/L empatou com o rival e o rodoviário foi de 13.9KM/L contra 12.5KM/L do rival e ele foi lançado como linha 2005, em outubro de 2005 na linha 2006 a versão Rallye dá o seu adeus, em maio de 2006 já como linha 2007 ele ganhava nova grade dianteira e faróis a exemplo do que ocorreu seis meses antes na França, agora as versões de acabamento eram Presence, Feline e estreava a Griffe que vinha apenas com câmbio automático sequencial de quatro marchas aliás outro defeito que ela dá os trancos conhecidos e o motor 1.616V passava a ser Flex manteve tudo inclusive a taxa de compressão mas agora com gasolina gerava 14.2KGFMa4000RPM e 110CVa5800RPM e com álcool vai a 15.5KGFM e 113CV e o 2.nada 16V ganhava comando de válvulas variável e com isso passava a gerar 20KGFMa4100RPM e 143CVa6000RPM, a suspensão e freios não mudavam e a única alteração foi a largura que passou a 1.76metros no resto das dimensões continuava igual.
Nova grade dianteira e faróis e junto com elas o motor 1.616V Flex de 110CV com gasolina e 113CV com álcool e o 2.nada 16V á gasolina que passava a gerar 143CV e mais tarde virava Flex passava a gerar 143CV com gasolina e 151CV com álcool.
Em julho de 2006 é vez do Sedan chegar ao mercado importado da Argentina, nas mesmas versões do Hacht, nas duas opções de câmbio e de motores do Hachtback, o Sedan mantinha todas as dimensões do Hacht com exceção do comprimento que passava a 4.48metros.
Com visual estanho chega ao mercado o Sedan com os mesmos motores do Hacht.

 e em agosto de 2006 a Griffe 2.nada 16V automática foi testada: 0a100KM/H em 12.5segundos, chegou a 203KM/H segundo a Peugeot e o consumo urbano foi de 7.8KM/L e o rodoviário foi de 11.6KM/L e lógico ambos já eram linha 2007, em junho de 2007 o 307 Presence 1.616V enfrentava Golf Sportline 1.6, Focus GLX 1.6 , Astra Comfort 2.nada e Stilo 1.8 todos eles Flex e na época a revista começou a fazer testes só com álcool, ele foi de 0a100KM/H em 12.5segundos ficou na intermediária, o Astra cravou 10.3segundos e o Focus cravou 11.9segundos e á frente do Stilo com 12.7segundos e do Golf com 13.3segundos, chegou a 190KM/H empatou com o Stilo, á frente do Golf com 188KM/H e Focus com 184KM/H e atrás do Astra com 201KM/H, o seu consumo urbano foi de 6.7KM/L foi o mais sedento da turma, ficou atrás até do Astra com 6.8KM/L, Focus com 7.6KM/L, Stilo com 7.7KM/L e Golf com 8.1KM/L e o rodoviário foi de 8.8KM/L foi o mais sedento contra 10.4KM/L do Golf,10.5KM/L do Astra, 10.8KM/L do Stilo e 11.4KM/L do Focus  e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12.8segundos, contra 11segundos do Astra, 12.7segundos do Focus,12.9segundos do Stilo e 13.5segundos do Golf, chegou a 187KM/H, o Stilo 188KM/H, Golf com 186KM/H, Focus com 176KM/H e Astra com 194KM/H e o consumo urbano de 8.7KM/L, contra 8.8KM/L do Astra,9.9KM/L do Focus,10KM/L do Stilo e 10.5KM/L do Golf e o rodoviário de 11.4KM/L, contra 13.5KM/L do Golf, 13.6KM/L do Astra, 14KM/L do Stilo e 14.8KM/L do Focus, em outubro de 2007 é vez do Feline 2.nada 16V enfrentar Golf 2.nada, Vectra GT 2.nada, Tiida S 1.816V e Focus GLX 2.nada 16V lembrando que o único Flex na época era o Vectra e ele foi testado com gasolina e aí eu deixo os números com álcool de lado,  ele foi de 0a100KM/H em 10segundos, colou no Focus com 9.9segundos, ficou á frente do Tiida com 10.8segundos e de Golf e Vectra com 11.5segundos, chegou a 195KM/H só ficou atrás do Focus com 199KM/H, á frente do Tiida com 188KM/H, Vectra com 182KM/H e Golf com 181KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.7KM/L ficou atrás de Focus com 9.5KM/L e Tiida com 9.6KM/L, atrás do Golf com 8.6KM/L e Vectra com 8KM/L e o rodoviário foi de 12.4KM/L só á frente do Vectra com 11.3KM/L, atrás de Golf e Focus com 13.2KM/L e Tiida com 14.6KM/L esse com mérito da sexta- marcha exclusiva do modelo e no mesmo mês chega a linha 2008 as lojas sem nenhuma alteração e em junho de 2008 chegava a linha 2009 agora as duas carrocerias tinham apenas duas versões: Presence e Feline, duas opções de câmbio continuava: manual de cinco marchas ou automática sequencial de quatro marchas só que agora o motor 2.nada vinha apenas com câmbio automático e nos motores 1.616V Flex era mantido e exclusivo da Presence e o 2.nada 16V exclusivo da Feline passava ser produzido na Argentina e matinha a taxa de compressão de 10,8:1 e passava a ser Flex e com isso gerava 20KGFMa4100RPM e 143CVa6000RPM com gasolina e com álcool passava a 22KGFM e 151CV nas mesmas rotações. Em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 no Salão do Automóvel era apresentado o 408 e com ele o adeus do 307 Sedan e para o mercado argentino ele era lançado apenas com motor 2.nada 16V á gasolina com 20KGFMa4100RPM e 143CVa6000RPM e o 1.6 HDI passava a 115CV e mantinha o torque, em março de 2011 o 408 chegava ao mercado nacional, ele media 4.69metros de comprimento, 1.82metros de largura,1.52metros de altura e 2.71metros de entre - eixos, ele tinha visual mais bonito que o 307 Sedan e era bem maior, ele vinha em três versões Allure, Feline e Griffe, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático sequencial de quatro marchas e lembrando que o câmbio manual apenas para a Allure e apenas uma opção de motor: o 2.nada 16V Flex herdado do 307.
O 408 chega ao mercado com motor 2.nada 16V herdado do 307 e na argentina o 2.nada 16V á gasolina de 143CV e o 1.6 HDI de 115CV.
Em abril de 2011 ele enfrentava Corolla XEi 2.nada 16V aut, Jetta Comfortline 2.nada e Fluence Privilége 2.nada 16V CVT, ele foi de 0a100KM/H em 12segundos só ficou na frente do Jetta, atrás do Corolla com 10.6segundos e do Fluence com 10.4segundos, o seu consumo urbano foi de 6.1KM/L foi o mais sedento da turma, seguido do Corolla com 6.7KM/L, Fluence com 7KM/L e Jetta com 7.2KM/L e o rodoviário com 8.9KM/L ficou atrás do Fluence com 9.1KM/L, Corolla com 9.4KM/L e Jetta com 9.5KM/L e os prováveis números com gasolina: 0a100KM/H em 12.8segundos, contra 13.2segundos do Jetta, 11.7segundos do Corolla e 10.7segundos do Fluence, o consumo urbano foi de 7.8KM/L, contra 8.7KM/L do Corolla, 9.1KM/L do Fluence e 9.4KM/L do Jetta e o rodoviário de 11.6KM/L, contra  11.8KM/L do Fluence, 12.2KM/L do Corolla e 12.3KM/L do Jetta e o 408 já foi lançado como linha 2012, em outubro de 2011 chegava a linha 2012 do 307 que na verdade era estoques do modelo já que na Argentina deixava de ser fabricado o 308 passava ser fabricado localmente e chegava o 408 Sport por lá que aqui se chamaria THP com motor 1.616V Turbo da família Prince que eu já cito mais detalhes á frente.
 O 408 Sport vendido na argentina é o nosso THP com motor 1.616V Turbo que já citaremos.

.Em janeiro de 2012 o 408 Feline, enfrentava Fluence Dynamique 2.nada 16V CVT, Toyota Corolla XEi 2.nada 16V, Jetta Comfortline 2.nada automático, Cruze LT 1.816V automático, Civic LXL 1.816V automático e o Elantra 1.816V que na época era o único apenas á gasolina, primeiro vamos aos modelos Flex, na pista ele foi de 0a100KM/H em 12segundos só ficou á frente do Jetta com 12.8segundos, atrás do Cruze com 11.6segundos, Civic com 11.1segundos, Corolla com 10.6segundos e Fluence com 10.4segundos, o seu consumo urbano foi de 6.1KM/L foi o mais sedento da turma, logo depois vieram Cruze e Corolla com 6.7KM/L, Fluence com 7KM/L, Jetta com 7.2KM/L e Civic com 7.8KM/L e o rodoviário foi de 8.9KM/L, Cruze e Fluence com 9.1KM/L, Civic e Corolla com 9.4KM/L e Jetta com 9.5KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12.8segundos para o 408, 13.2segundos para o Jetta, 12segundos para o Cruze, 11.2segundos para o Civic, 11.7segundos para o Corolla, 10.7segundos para o Fluence e o Elantra fez o tempo de 11.1segundos, o seu consumo urbano foi de 7.8KM/L, contra 8.7KM/L de Cruze e Corolla,9.1KM/L do Fluence , Jetta 9.4KM/L, 10.1KM/L do Civic e o Elantra fez em 10.5KM/L e o rodoviário foi de 11.6KM/L, contra 11.8KM/L do Fluence e Cruze, 12.2KM/L de Civic e Corolla e 12.3KM/L do Jetta e o Elantra fez em ótimos 15.4KM/L, em fevereiro de 2012 o 308 chegava ao mercado nacional ele vinha nas versões Active, Allure, Feline e Griffe, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático sequencial de quatro marchas e nos motores ele mantinha o 2.nada 16V Flex da família EW herdado do 307 e estreava o 1.616V FlexStrat da família TU manteve a mesma concepção, inclusive o diâmetro x curso, mas a taxa de compressão passou a 12:1, o comando de válvulas duplo passou a ser variável(VTi) e com isso 15.5KGFMa4000RPM e 115CVa5500RPM e com álcool vai a 16.4KGFM e 122CV nas mesmas rotações, ele manteve o entre - eixos dos 307 Hacht/Sedan, a largura é a mesma do 408 , a altura foi a 1.52metros e o comprimento passou a 4.27metros, a receita de suspensão e freios e lógico o visual mudava muito, mas de fato era um 307 totalmente reestilizado.
O 308 chegava ao mercado e estreava o motor 1.616V Flex de 115CV com gasolina e 122CV com álcool e o 2.nada 16V era mantido e para o mercado argentino o 1.616V era gasolina com 115CV e o 2.nada era do 408 e o 1.6 HDI de 115CV.
Na mesma época a Peugeot lançava o 408 Griffe THP por fora a única mudança era o logo "THP" na tampa do porta - malas, por dentro a única coisa que mudava era alavanca de câmbio, o câmbio automático de quatro marchas dava lugar ao de seis marchas nessa versão e o motor é o 1.616V THP da família Prince, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta por isso nome "Turbo High Pressure", o seu diâmetro é de 77mm e o curso é de 85.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão de 10,5:1 e com isso gerava 24.5KGFMa1400RPM e 165CVa6000RPM.
O "THP" na traseira e as rodas de liga- leve são as únicas evidências do motor 1.616V Turbo de 165CV.
E no mesmo mês ele foi testado: 0a100KM/H em 9.5segundos, chegou a 213KM/H segundo a Peugeot e o consumo urbano de 8.4KM/L e o rodoviário de 13.1KM/L e esses modelos foram lançados como linha 2012 e em outubro de 2012 no Salão do Automóvel a Peugeot lançou o 308 THP com o mesmo motor 1.616V THP e o câmbio automático sequencial de seis marchas do 408.
              O 308 THP chegava ao mercado com o mesmo 1.616V Turbo do 408.
No mesmo mês ele foi testado: 0a100KM/H em 9segundos, chegou a 217KM/H segundo a Peugeot e o seu consumo urbano foi de 9.4KM/L e o rodoviário foi de 13.5KM/L e em abril de 2013 o 307 Allure 2.nada 16V enfrentou Cruze Sport6 LT 1.816V e Hyundai i30 1.616V Automático, com álcool ele foi de 0a100KM/H em 11.6segundos empatou com o Cruze e venceram o i30 com 13.5segundos, o consumo urbano de 6.2KM/L foi o mais sedento contra 6.5KM/L do Cruze e 7.6KM/L do i30 e o rodoviário foi de 8.6KM/L empatou com o Cruze e 10.1KM/L do i30 e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12.4segundos para o 308, 12segundos para o Cruze e 14.2segundos para o i30, o consumo urbano foi de 8.1KM/L contra 8.4KM/L do Cruze e 10KM/L do i30 e o rodoviário foi de 11.2KM/L empatou com o Cruze perdeu para o i30 com 13.3KM/L, em setembro de 2012 como estreia da linha 2013 o 408 passou a ser oferecido em três versões apenas: Allure, Feline e Griffe sendo essa última a única com o motor 1.616V THP e as outras vinham com o 2.nada e a principal novidade era o câmbio automático sequencial de seis marchas que passava a equipar também o 2.nada, no mês seguinte era vez do 308 2.nada ganhar o novo câmbio e em novembro de 2013 o 308 Allure 2.nada 16V enfrentava Focus SE 1.616V, Golf Highline 1.4 TSI, Cruze LT 1.816V e Bravo Sporting 1.816V todos com câmbio manual e o Golf é o único apenas á gasolina, vamos nos modelos que podem rodar com álcool ele foi de 0a100KM/H em 10.1segundos, ficou na frente do Bravo com 11.8segundos, Cruze com 12.2segundos e Focus com 12.5segundos, o seu consumo urbano foi de 6.2KM/L foi o mais sedento contra 6.5KM/L do Bravo, 6.8KM/L do Cruze e 8.4KM/L do Focus e o rodoviário foi de 9KM/L foi o mais sedento contra 9.5KM/L de Cruze e Bravo e 11.1KM/L do Focus e os prováveis números com gasolina foram 0a100KM/H em 10.9segundos para o 308, 12segundos para o Bravo, 12.6segundos para o Cruze e 12.9segundos para o Focus e o Golf que é movido á gasolina cravou ótimos 9segundos nem com álcool os rivais alcançavam, o consumo urbano foi de 8.1KM/L, contra 8.4KM/L do Bravo, 8.8KM/L do Cruze,11.2KM/L do Focus e Golf fez ótimos 11.5KM/L e o rodoviário é de 11.7KM/L contra  12.3KM/L de Bravo e Cruze, 14.4KM/L do Focus e o Golf fez ótimos 14.9KM/L e até agora nenhuma mudança o 308 francês passou a plataforma EMP-2 e é natural que nosso 308/408 siga o caminho só não se sabe quando. Em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda e em junho de 2015 na linha 2016, o câmbio manual dava adeus do motor 2 litros 16V no Brasil, o 1.6 16V era mantido no 308 e o 1.6 16V THP passa a ser Flex no Brasil e com isso gerava 24.5KGFMa1400RPM e 165CVa6000RPM e com álcool vai a 173CV e apenas automático de seis marchas, na Argentina os motores são apenas á gasolina, mas ele ganhou câmbio manual de seis marchas para o 1.6 16V THP.
O 308 ganhava nova grade dianteira e o 1.6 16V THP passava ser Flex e ia 173CV, o 2.nada 16V e o 1.6 16V Flex no Brasil eram mantidos, na argentina os motores são á gasolina.

O 408 ganhava nova grade e o motor 1.6 16V THP passava a ser Flex.

  A Citroën trouxe essa plataforma para o Brasil tardiamente com o C4 VTR importado da França em 2006, mas em julho de 2007 a marca passou a trazer o C4 Pallas vindo da Argentina fabricado em El Palomar apenas na carroceria sedã de quatro portas, duas versões de acabamento: GLX e Exclusive e duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático sequencial de 4 marchas e o motor 2.nada 16V da família EW já citado no 307, suspensão e freios eram os mesmos. mas antes vamos ao Xsara que deixou de ser importado do Uruguai em 2004 e apenas uma opção de motor: o 1.616V da família TU que já citamos no 307.
O Xsara apenas com motor 1.616V já citado no 307.
Mas o C4 Pallas era muito grande para um sedã médio, ele media 4.77metros de comprimento, 1.77metros de largura, 1.51metros de altura e o entre - eixos era o mesmo do 408 e a principal ponto positivo é que o Exclusive não vinha com o câmbio automático "goela-abaixo" podia vir com câmbio manual só ele o Focus Sedan Ghia ofereciam essa opção ao consumidor.
O C4 Pallas chega ao mercado com motor 2.nada 16V que mais tarde virava Flex, na Argentina onde ele era fabricado ele vinha com o 1.616V e o 1.6 HDI que já citamos no 307/308/408.
Na Argentina onde ele era fabricado ele vinha com o 1.616V(deve ser lento para caramba....) e o 1.6 HDI nenhum deles veio para cá(o diesel não poderia vir pela nossa lei), no mês seguinte  o teste: 0a100KM/H em 11.7segundos, o seu consumo urbano é de 8.2KM/L e o rodoviário é de 11.4KM/L  em agosto  de 2007 ele enfrentava Sentra S 2.nada CVT, Civic LXS 1.816V Automático e Mégane Dynamique 2.nada 16V automático, ele foi de 0a100KM/H em 11.7segundos empatou com o Civic e á frente do Mégane com 11.8segundos e atrás do Sentra com 11.5segundos, o seu consumo urbano foi de 8.2KM/L foi o mais sedento, seguido do Mégane com 8.3KM/L, Civic com 10KM/L e Sentra com 10.2KM/L e o rodoviário de 11.4KM/L foi o mais sedento contra 12.3KM/L do Mégane,13KM/L do Civic e 13.6KM/L do Sentra e ele foi lançado como linha 2008, em setembro de 2008 com a chegada de 2009 o C4 Pallas passava a ser Flex a potência era mesma do 307 mas o torque com gasolina era de 20.4KGFMa4100RPM e com álcool passava a 21.6KGFM de torque, no mês seguinte no Salão do Automóvel é apresentado o C4 Hacht de quatro portas e passou a ser vendido na Argentina com os mesmos motores do Pallas que lá era C4 Sedan e em março o C4 Hacht chegava ao mercado com carroceria quatro portas, ele tem a mesma largura do C4 Pallas, mas o comprimento é de 4.26metros e o entre - eixos é o mesmo do 307 e altura é de 1.46metros, ele veio com duas opções de acabamento: GLX e Exclusive, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático sequencial de quatro marchas e os motores 1.616V Flex e 2.nada 16V já citados no 307, suspensão e freios são os mesmos do C4 Pallas.
O C4 Hacht chega ao mercado com motores 1.616V Flex e 2.nada 16V Flex já citados no 307.
E no mês de lançamento ele enfrentava Focus Ghia 2.nada 16V, Hyundai i30 2.nada 16V, Focus Ghia 2.016V e Stilo Sporting 1.8 e todos automáticos( o Stilo manual-automatizado Dualogic) vou focar só nos que podiam rodar com álcool primeiro o C4 cravou 11segundos, contra  12.4segundos do Golf e 14.4segundos do Stilo e o seu consumo urbano foi de 6KM/L foi o mais sedento contra 6.2KM/L e 6.9KM/L do Golf e o rodoviário foi de 9KM/L ficou na intermediária, contra 8.8KM/L do Golf e 9.9KM/L do Golf e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 11.8segundos para o C4, 12.8segundos para o Golf e 14.6segundos para o Stilo e o Focus fez em 13segundos e o i30 em 11.8segundos, o consumo urbano de 7.8KM/L, contra 8.1KM/L do Stilo e 9KM/L do Golf e o Focus fez 9KM/L e o i30 fez 9.6KM/L e o rodoviário foi de 11.7KM/L, contra 11.4KM/L do Stilo e 12.9KM/L para o Golf e Focus fez 12.5KM/L e o i30 fez 12.8KM/L, em outubro de 2009 na linha 2010 a única novidade é o adeus do câmbio manual para a versão Exclusive do C4 Pallas, em janeiro de 2010 é vez da versão GLX 1.616V enfrentar 307 Presence 1.616V, Astra Advantage 2.nada, Golf 1.6, Vectra GT 2.nada, Stilo 1.8, Focus 1.616V e i30 2.nada 16V e apenas o i30 não era Flex, primeiros os modelos que podiam andar no álcool, ele foi de 0a100KM/H em 12.8segundos só ficou á frente do Focus com 12.9segundos, atrás do Stilo com 12.7segundos, 307 com 12.5segundos, Golf com 12segundos,  Vectra GT com 11.7segundos e Astra com 10segundos, o seu consumo urbano é de 6.8KM/L empate com Focus e Vectra, ficaram á frente apenas do 307 com 6.7KM/L ficou atrás do Astra com 7.1KM/L, Golf com 7.4KM/L e Stilo com 7.7KM/L e o rodoviário foi de 10KM/L só atrás do Stilo com 10.8KM/L e do Astra com 10.6KM/L, ficou á frente do Vectra com 9.9KM/L, Golf com 9.4KM/L, Focus com 9.2KM/L e 307 com 8.8KM/L e com gasolina o provável 0a100KM/H foi de 13.1segundos, contra 13.5segundos do Focus, 12.9segundos do Stilo, 12.8segunbdos do 307, 12.3segundos do Golf, 12.4segundos do Vectra GT e 10.7segundos do Astra e o i30 fez 9.6segundos, o seu consumo urbano é de 8.8KM/L empatados com Focus e Vectra, 8.7KM/L para o 307, 9.2KM/L para o Astra, 9.6KM/L para o Golf e 10KM/L para o Stilo e o i30 fez 9.6KM/L e o consumo rodoviário provável foi de 13KM/L, contra  14KM/L do Stilo, 13.8KM/L do Astra, 12.9KM/L do Vectra, 12.2KM/L do Golf, 12KM/L do Focus e 11.4KM/L do 307, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda e em setembro de 2013 chegava o novo C4 Lounge ele manteve o entre - eixos do Pallas, mas a largura passava a 1.80metros, a altura para 1.50metros e o comprimento caia para 4.62metros ele vinha em três versões de acabamento: Origine,Tendance e Exclusive, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de seis marchas, o automático era para a Exclusive e duas opções de motor o 2.nada 16V Flex e o 1.616V THP ambos já citados no 408 e o motor 2.nada para todas as versões e o 1.616V THP só para Exclusive e suspensão e freios eram os mesmos.
O C4 Lounge chegava ao mercado com o 2.nada 16V Flex e o 1.616V THP já citados no 408 e maist tarde passou a ser Flex.
E no mesmo mês ele foi testado: 0a100KM/H em 11.3segundos, chegou a 208KM/H segundo a Citroën e o consumo urbano foi de 7.6KM/L e o rodoviário de 11.1KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12.1segundos, 200KM/H(Prováveis) e o consumo urbano de 9.9KM/L e o rodoviário de 14.4KM/L e o 1.616V THP que é apenas á gasolina foi de 0a100KM/H em 8.9segundos, chegou a 213KM/H segundo a Citroën e o consumo urbano de 9.3KM/L e o rodoviário de 13.5KM/L e em novembro ele enfrentava na versão Exclusive THP, enfrentava Cruze LTZ 1.816V, Focus Sedan Titanium 2.nada 16V e Civic EXR 2.nada 16V todos os rivais eram Flex e automáticos e no primeiro momento vou colocar os prováveis números com gasolina dos rivais, ele foi de 0a100KM/H em 8.9segundos, seguido do Focus com 9.7segundos, Civic com 11.4segundos e Cruze com 12segundos e esse é número provável dos Flex, o consumo urbano foi de 9.3KM/L só foi melhor que o Cruze com 8.7KM/L, atrás do Focus com 10KM/L e do Civic com 10.3KM/L e o rodoviário foi de 13.5KM/L de novo só á frente do Cruze com 11.8KM/L, atrás do Focus com 14.9KM/L e 15.3KM/L do Civic e os rivais com álcool o Focus cravou 9.4segundos, o Civic 10.9segundos e o Cruze 11.6segundos, o consumo urbano de 6.7KM/L para o Cruze, 7.7KM/L para o Focus e 7.9KM/L para o Civic e o rodoviário foi de 9.1KM/L para o Cruze, 11.5KM/L para o Focus e 11.8KM/L para o Civic e o C4 Hacht não tinha nenhuma alterações mas o C4 Hacht está marcado para o adeus e talvez nem entre na nova plataforma EMP-2. em outubro de 2014 na linha 2015 o motor 1.6 16V THP passava a ser Flex é o mesmo já citado nos 308/408 e em janeiro de 2014 o C4 Hacht dá adeus no mercado, em outubro de 2015 na linha 2016 nada muda e sem alterações até atualização.
 NA PEUGEOT o 306 já dava sinais de envelhecimento e sua plataforma também mas por lá o leque de motores era mais amplo começava pelo 1.4 da família TU com 11.4KGFMa3500RPM e 75CVa5500RPM, o 1.6 também da família TU com 13.8KGFMa3000RPM e 90CVa5600RPM, o 1.816V da família XU que gerava 15.8KGFMa4250RPM e 112CVa5500RPM e para o esportivo GTI-6 o 2.nada 16V da família XU só com alterações para gerar 19.7KGFMa5500RPM e 167CVa5500RPM e o 1.9 á diesel de 20KGFMa2000RPM e 90CVa4000RPM.
O 306 na Europa com um amplo leque de motores começava pelo 1.4 de 75CV, 1.6 de 90CV, 1.816V de 112CV, 2.nada 16V de 167CV(GTI-6) e o 1.9 á diesel de 91CV.
Mas em outubro de 2001 na linha 2002 chegava o 307 em duas opções de carroceria: Hachtback de duas ou quatro portas, duas opções de câmbio: manual de cinco ou automático sequencial de quatro marchas e apenas duas opções de motor a primeira era o 1.616V da família TU que gerava 15KGFMa4000RPM e 109CVa6000RPM e o 2.nada 16V da família EW que no mercado francês já tinha comando de válvulas variável e com isso gerava 20.4KGFMa4100RPM e 140CVa6000RPM, a suspensão e freios eram iguais ao modelo "nacional" e o visual também.
Aqui o modelo duas portas do 307 e com motores 1.616V de 109CV e 2.nada 16V de 140CV e mais tarde chegava o 1.416V de 91CV e os 1.6 HDI de 110CV e 2.nada HDI de 136CV.

O Hachtback de quatro portas com os mesmos motores do duas portas.
Ele foi lançado no Salão de Frankfurt como linha 2002, em março de 2002 a família ganhava mais um membro era a SW que tinha alterações em relação ao Hacht, largura e altura eram mantidos, mas o comprimento passava a 4.47metros e o entre - eixos a 2.71metros, ele vinha com as duas opções de câmbio do Hachtback e de motores também: o 1.616V e o 2.nada 16V e o destaque era o teto solar panorâmico e o amplo porta - malas da perua e o visual interessante da SW que até hoje é atemporal.
                               A 307 SW chegava ao mercado e os mesmos motores do Hachtback.
Em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda nos modelos, afinal a 307 era recém- lançada, em outubro de 2003 na linha 2004 chegava o belo coupé-cabriolet ou CC que vinha com três opções de motores, o 1.616V e o 2.nada 16V já citados no Hacht e estreava uma versão mais potente do 2.nada 16V da família EW que tinha duplo comando de válvulas mais bravo no cabeçote e taxa de compressão de 11:1 e com isso gerava 20.6KGFMa4750RPM e 177CVa7000RPM e nas dimensões ele mantinha as dimensões do Hacht com exceção da altura de 1.42metros e o comprimento de 4.35metros e no resto era igual ao Hacht inclusive o entre - eixos.
O 307 chegava ao mercado com motores 1.616V, 2.nada 16V  do Hacht e 2.nada 16V de 177CV.
Em outubro de 2004 na linha 2005 três novos motores chegavam ao 307 o primeiro era á gasolina era o 1.416V da família TU chamado de ET3 de mesma concepção do 1.6 o seu diâmetro é de 75mm e o curso é de 77mm o que totalizavam 1360cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso gerava 13.6KGFMa3250RPM e 88CVa5250RPM é basicamente o 1.4 dos Peugeot nacionais com cabeçote de 16V e nos á diesel estreava o PSA DV/ Ford DL-D 1.6 HDI que já citamos a sua concepção na parte nacional e lá ele gerava 24.5KGFMa1750RPM e 109CVa4000RPM e o segundo é o 2.nada HDI da família DW de mesma concepção do 1.6 é basicamente o 2.nada da família EW convertido para o diesel com taxa de compressão de 17,6:1 gerava 32.6KGFMa2000RPM e 136CVa4000RPM é esse motor á diesel é "torcudo" para caramba, em outubro de 2005 na linha 2006 todos os três modelos: Hacht, SW e CC ganhavam nova grade dianteira e faróis e o Hacht mantinha a opção de duas portas, continuava com os motores 1.416V, 1.616V, 2.nada 16V para todas as carrocerias com exceção do CC que perdia o motor 2.nada 16V de 180CV e nos motores á diesel o 1.6 HDI  e 2.nada HDI eram mantidos e este último passava a equipar o CC e foi feita duas estreias para o Hacht e SW chegava o 1.6 HDI 90 era o 1.6 da família PSA DV/ Ford DL-D "estrangulado" para gerar 21.9KGFMa1750RPM e 90CVa4000RPM e chegava o esportivo GT com motor 2.nada 16V de 177CV e no resto nenhuma alteração nos modelos e lógico estava no meio de sua vida.
Com nova grade dianteira e faróis e manteve os motores 1.416V, 1.616V e 2.nada 16V á gasolina e nos diesel manteve o 1.6 HDI de 110CV e o 2.nada HDI de 136CV e estreava o 1.6 HDI de 90CV.
                                  O Hacht duas portas com o mesmo motor do quatro portas.


A 307 SW ganhava alterações visuais e os mesmos motores do Hacht.

O Esportivo GT com motor 2.nada 16V de 177CV.


O CC também ganhava o novo visual, perdia o 2.nada 16V de 177CV e mantinha o 1.616V e 2.nada 16V mais manso e estreava o 2.nada HDI.
Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 chegava o novo 308 que substituía o 307 chegava na carroceria duas ou quatro portas como Hachtback e ele tem as mesmas medidas do modelo nacional e nos motores como sempre o leque era amplo por lá começava pelo 1.416V da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 77mm e o curso de 75mm o que totalizavam 1397cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso gerava 13.9KGFMa4000RPM e 95CVa6000RPM, a segunda é o 1.616V também da mesma família aliás de mesma concepção do nosso 1.616V THP só que tirado o turbo e injeção direta e com isso gerava 16.3KGFMa4250RPM e 120CVa6000RPM, o 1.616V THP igual ao nosso mas lá ele gerava 24.5KGFMa1400RPM e vai até 3500RPM e 150CVa5800RPM e agora ele vinha com três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual de seis marchas ou automático também de seis marchas exclusivo do THP e nos motores á diesel o 1.6 HDI de 90CV e 110CV era mantido e estreava o 2.nada passava a gerar 140CVa4000RPM e mantinha o torque no resto sem alterações.
Aqui o 308 em duas portas e os motores eram o 1.416V de 95CV, 1.616V de 120CV, 1.616V  Turbo de 150CV e nos motores á diesel o 1.6 HDI de 90CV e 110CV eram mantidos o 2.nada HDI foi a 140CV.

Aqui o modelo de quatro portas e o mesmo motor do modelo duas portas.
Em junho  de 2008 era vez da SW chegar ao mercado, ela manteve os motores do Hacht e já lançada como linha 2009 ela media 4.50metros de comprimento, 1.82metros de largura e 1.50metros de altura e mantinha o entre - eixos da 307 e além dos motores do Hacht ela estreava uma versão "estrangulada" do 1.616V THP com 140CVa6000RPM e no resto nenhuma mudança.
                       A 308 SW chegava ao mercado com os mesmos motores do Hacht.
Em outubro de 2008 na linha 2009 nada munda no 307 e chegava novo Partner que tinha duas configurações de tamanho a primeira media 4.24metros de comprimento,1.81metros de largura, 1.80metros de altura e ambas medem 2.73metros de entre - eixos, a segunda mede 4.62metros de comprimento, 2.11metros de largura e 1.84metros de altura e a oferta de motores contempla apenas um motor á gasolina que é o veterano 1.616V da família TU mas "estrangulado" para gerar 13.5KGFMa2500RPM e 90CVa5800RPM e três opções á diesel além dos 1.6 HDI de 90CV e 110CV ele tinha uma opção mais baixa:18.9KGFMa2000RPM e 75CVa4000RPM.
O Furgão Partner agora em nova plataforma com motor 1.616V de 90CV e os 1.6 HDI de 75CV,90CV e 110CV.
Em março de 2009 chegava o 308 CC que mantinha o entre - eixos do 307 CC, mas a largura a altura foi a 1.42metros e o comprimento a 4.44metros e nos motores o 1.616V e o 1.616V THP só que no Cabriolet foi calibrado para gerar 156CVa6000RPM  e o 2.nada HDI já citados no Hacht.
    O 308 CC chega ao mercado com motores 1.616V, 1.616V Turbo de 156CV e o 2.nada HDI.
Em abril de 2009 é vez do crossover 3008 estrear no mercado com os mesmos 1.616V e 1.616V THP do CC e o 1.6 HDI de 110CV, o 2.nada HDI agora vem em duas configurações ambas com 34.7KGFMa2000RPM e na primeira configuração gerava 150CVa3750RPM e a segunda configuração gera 163CVa3750RPM ambos já estreavam como linha 2010 e o 3008 mede 4.36metros de comprimento, 1.87metros de largura, 1.63metros de altura e 2.61metros de entre - eixos.
O 3008 chegava ao mercado com motores 1.616V, 1.616V Turbo, 1.6 HDI de 110CV, 2.nada HDI de 150CV e 163CV.
Em outubro de 2009 na linha 2010 chegava a minivan 5008 que media 4.53metros de comprimento,1.83metros de largura, 1.64metros de altura e 2.73metros de entre - eixos, ela levava sete pessoas e os motores são os mesmos 1.616V, 1.616V THP e os 1.6 HDI e 2.nada HDI que já foi citado no 3008 e na mesma época o 308 e 308 SW ganhavam a linha 2010 e agora o 1.616V THP passava a 156CV e o 2.nada HDI passava 150CV e ganhava a versão de 163CV e o 1.6 HDI passavam a gerar 92CVa4000RPM e 112CVa4000RPM e no resto nada mudava nos modelos.
            A minivan 5008 chegava ao mercado e os motores são os mesmos do 3008.
Em março de 2010 as novidades não acabavam e agora eram esportivas o cupê RCZ chegava ao mercado, ele media 4.29metros de comprimento, 1.84metros de largura, 1.36metros de altura e 2.61metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual ou automático ambos de seis marchas e esse último sequencial e três opções de motor a primeira é o 1.616V THP de 156CV e vinha atrelado ao câmbio automático e outra configuração do 1.616V THP para gerar 28KGFMa1770RPM e vai até 3500RPM e 200CVa5800RPM e o 2.nada HDI de 163CV já citados nos outros modelos e esses atrelados ao câmbio manual de seis marchas afinal com convém a um esportivo.
      O Esportivo RCZ com motores 1.616V Turbo de 156CV e 200CV e o 2.nada HDI de 163CV.
No mês seguinte é vez do 308 ganhar a versão GTI com câmbio manual de seis marchas e o motor 1.616V THP calibrado para 200CV imagina como não deve andar....
O 308 GTI com motor 1.616V THP de 200CV.

Em outubro de 2010 na linha 2011 a família 308 ganhava nova grade dianteira e faróis é o modelo que seria lançado aqui pouco mais de um ano depois, nos motores nada mudava neles e no câmbio também não a única novidade era o adeus do hacht de duas portas.
Nova grade dianteira e faróis o 308 chega ao mercado mantendo os motores  1.416V, 1.616V, 1.616V THP(156CV) e nos á diesel o 1.6 HDI de 92CV, 112CV e o 2.nada HDI de 140CV e 163CV.

A 308 SW também mudava a grade e tinha os mesmos motores do Hacht.


O 308 CC também mudava e do hacht ele não tinha os 1.6 HDI e o 1.416V o resto dos motores ele tem.

O Esportivo GTI mantinha o motor 1.616V THP de 200CV.
Em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 é vez do Partner ganhar nova grade dianteira e faróis e apenas isso.
                  Nova grade dianteira e faróis no Partner e os motores são os mesmos.

, Em março de 2013 o 308 passava a nova plataforma EMP-2, em outubro de 2013 é vez do 5008 passar a nova plataforma, mas o 3008 ganhava novos faróis e grade aliás herdados do 5008 antigo e o cupê RCZ ganhava nova grade dianteira e mantinha todos os motores e estreava uma calibração mais forte do 1.616V THP com ótimos 33.6KGFMa1900RPM e vai até 4000RPM e 270CVa6000RPM imagino o foguete que não deve ser..... afinal se os THP de 165CV já andam bem, imagina esse.
O 3008 com nova grade dianteira e faróis e os mesmos motores.

 O Esportivo RCZ além de manter os motores 1.616V Turbo de 156CV e 200CV e o 2.nada HDI de 163CV ele estreava o 1.616V Turbo de ótimos 270CV.
E é questão de tempos para esses modelos irem na EMP-2 e a 308 SW na mesma época estava na EMP-2 e lógico essa plataforma está dando adeus a conta-gotas mas gerou um monte de carros.
A SUA HISTÓRIA NA CITROËN a marca não usou a plataforma PF2 de imediato e continuou mais alguns anos com a velho plataforma herdada do ZX que é o Xsara e por lá o leque de motores era amplo: o 1.4 já citado no 306, o 1.616V da família TU já citado no 307, o 2.nada 16V da família EW já citado no 307, o 2.nada 16V da família XU de 167CV exclusivo do VTS e nos motores á diesel o 1.4 HDI de 15.8KGFMa2000RPM e 68CVa4000RPM e o 2.nada HDI de 25.5KGFMa1750RPM e 110CVa4000RPM ou seja a plataforma herdada do antigo ZX pedia aposentadoria.
O Xsara com os motores 1.4 de 75CV, 1.616V de 110CV, 2.nada 16V de 138CV e 167CV exclusivo do VTS, o 1.4 HDI de 68CV e 2.nada HDI de 110CV.
Em outubro de 2004 no Salão de Paris chegava o C4 em duas opções de carroceria: Hachtback de duas ou quatro portas, só que o primeiro era chamado de Coupé as dimensões de ambos eram os mesmos do modelo nacional, mas o coupé tinha uma traseira diferenciada, nos motores ele vinha com o mesmo 1.416V, 1.616V da família TU já citado no 307, 2.nada 16V da família EW em duas configurações e a configuração de 177CV exclusivo do VTS e nos motores á diesel o 1.6 HDI já citados no 307 com 90CV e 110CV e o 2.nada HDI de 136CV e no resto nenhuma alteração.
O duas portas chamado de Coupé e visual diferenciado e os motores eram o 1.416V, 1.616V e 2.nada 16V e os 1.6 HDI de 90CV e 110CV e o 2.nada HDI todos já citados no 307.

Aqui o nosso conhecido hacht de quatro portas e os mesmos motores do duas portas.

O esportivo VTS com motor 2.nada 16V de 177CV.
Em outubro de 2005 na linha 2006  chegava a Grand C4 Picasso com sete lugares e apenas duas opções de motor o 2.nada 16V já citado no 307 e o exclusivo 1.816V da família EW não tenho diâmetro x curso, mas a cilindrada era de 1749cm3 e dotado de comando de válvulas variável gerava 17.3KGFMa3750RPM e 125CVa6000RPM e nos motores á diesel o 1.6 HDI de 110CV e o 2.nada HDI  e nas dimensões ele meda 4.58metros de comprimento de comprimento, 1.82metros de largura, 1.66metros de altura e 2.73metros de entre - eixos e ela vinha com as duas opções de câmbio que já foram citadas no 307  a manual de cinco marchas e automática sequencial de quatro marchas.
A Grand C4 Picasso de sete lugares chegava ao mercado com motores 1.816V de 125CV e 2.nada 16V já citado no 307, depois vieram os 1.616V e 1.616V Turbo que já citaremos.
Em outubro de 2006 na linha 2007 é vez da C4 Picasso estrear no mercado ela tinha o mesmo motores da Grand C4 Picasso só que ele era menor media 4.47metros e o resto das dimensões eram os mesmos.
A C4 Picasso chegava ao mercado e os mesmos motores da Grand.

 em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda nos modelos, em outubro de 2008 na linha 2009 o C4 Hacht ganhava nova grade dianteira e a reboque trocava o motor 1.616V da família TU e o 2.nada 16V da família EW pelos Prince 1.616V e 1.616V THP já citados no 308 e a alteração de motor também feita nas minivans C4 Picasso e Grand C4 Picasso e estreava o 2.nada HDI de 150CV.
O C4 Coupé chegava ao mercado com motor 1.416V, 1.616V de 120CV, 1.616V Turbo de 150CV e os 1.6 HDI de 92CV, 115CV e o 2.nada HDI de 150CV.

O Hachtback de quatro portas e os mesmos motores.

O esportivo VTS mantinha o 2.nada 16V de 177CV.
Em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 chegava a segunda geração do C4 apenas com carroceria de Hachtback de quatro portas e ele media 4.33metros de comprimento, 1.79metros de largura,1.49metros de altura e 2.61metros de entre - eixos, três opções de câmbio: manual de cinco marchas ou seis marchas ou automático sequencial de seis marchas e o amplo leque de opções de motores começava pelo 1.416V da família Prince  já citado no 308, o 1.616V e o 1.616V THP e nos motores á diesel o 1.6 HDI de 92CV, 110CV e o 2.nada HDI de 150CV e lógico a 1.416V,1.616V e 1.6 HDI vinham com câmbio manual de cinco marchas, o 1.6HDI de 110 e o 2.nada HDI com manual de seis marchas e todas as versões com câmbio automático de seis marchas com exceção do 1.416V.
A Segunda geração do C4 chegava ao mercado e mantinha os motores herdados do anterior e estreava o 1.416V que já citamos no 308, o 1.616V e 1.616V Turbo vieram do antigo, assim como os motores 1.6 HDI de 92CV e 110CV e o 2.nada HDI de 150CV.
Em janeiro de 2011 chegava o DS4 ao mercado europeu, ele mede substituiu o modelo de duas portas do C4 embora seja também um Hachtback de quatro portas, ele mede 4.27metros de comprimento,1.82metros de largura, 1.51metros de altura e 2.61metros de entre - eixos e nos motores o 1.616V do C4 e já citado no 308 é mantido e o 1.616V THP também, mas estreava o 1.616V THP de 200CV e nos á diesel o 1.6 HDI de 110CV e o 2.nada HDI de 150CV e ganhava a opção do 2.nada HDI de 163CV e no resto sem nenhuma alteração.
O DS4 chegava ao mercado com o 1.616V já citado no 308, 1.616V Turbo de 155CV e 200CV, o 1.6 HDI de 110CV e o 2.nada HDI de 150CV e 163CV.
Lembrando que o C4 Aircross deriva do ASX e esse deriva do Mitsubishi Lancer que é outra plataforma, em outubro de 2011 na linha 2012 chegava o Citroën DS5 ela mantém a largura do DS4, comprimento de 4.53metros, altura de 1.50metros e  entre - eixos de 2.73metros e nos motores as três opções á diesel do DS4 e nos motores apenas os 1.616V THP com duas calibrações já citados no DS4 e com mais detalhes no 308 e no resto nenhuma alteração, nem em suspensão e freios.
     O DS5 chegava ao mercado com os mesmos motores do DS4 com exceção do 1.616V.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 chegava os novos C4 e Grand C4 Picasso, mas baseados na EMP-2 e portanto começa o adeus na Citroën, mas em março de 2014 a Citroën lançou o C4 Cactus que mostra o futuro do C4 com base na plataforma EMP-2 é tempo da Citroën aderir a nova plataforma.

  NA CHINA A PEUGEOT fabricava o 307 desde 2002, mas em outubro de 2004 na linha 2005 a marca lançou o Sedan até que tem um visual melhor que o modelo que seria lançado dois anos depois no Brasil e duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático sequencial de quatro marchas e os motores eram o 1.616V da família TU que gerava 14.7KGFMa4000RPM e 110CVa5800RPM e o 2.nada 16V da família EW que gerava 19.4KGFMa4100RPM e 138CVa6000RPM e no resto era igual ao modelo nacional.
O 307 chegava ao mercado chinês com motores 1.616V de 110CV e 2.nada 16V de 138CV.
Em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 ele recebe nova grade dianteira e faróis e nenhuma alteração mecânica no motor 1.616V já o 2.nada 16V com comando de válvulas variável passou a gerar 20KGFMa4100RPM e 143CVa6000RPM ou seja acabou ganhando 5CV de potência.
Nova grade dianteira na linha 2008 e visual igual do nosso e o motor 1.616V sem alterações e o 2.nada 16V passou a gerar 143CV.
Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 chega o 408 no mercado chinês ele tem as mesmas medidas do nosso e o motor 2.nada 16V do 307 é mantido, mas estreia o 1.616V da família TU com comando de válvulas variável que gerava 15.5KGFMa4000RPM e 115CVa5500RPM e a única novidade é o câmbio automático sequencial de seis marchas.
O 408 chega ao mercado chinês com motores 1.616V de 115CV e 2.nada 16V de 143CV.
Em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda e em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda.
NA CITROËN CHINESA O C4 HACHT ERA FEITO desde 2005 e no ano seguinte em outubro de 2006 a Citroën lançava o C-Triomphe que aqui ficou conhecido com Pallas era igual ao nosso, mas os motores eram os mesmos 1.616V e 2.nada 16V que já citamos no 307 e esse último já com comando de válvulas variável e no resto nenhuma alteração nem em suspensão e freios.
                               O C-Triomphe chinês com os mesmos motores do 307 Sedan.
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 chegava o sucessor era o C4-Quattre que era 15cm menos no comprimento e mantinha o restos das dimensões e os motores eram os mesmos já citados no 307.
O C-Quattre chinês substituiu o Pallas e o motores eram os mesmos do 307.
Em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda e em outubro de 2012 chegava o C4 L que é nosso C4 Lounge tinha as mesmas dimensões e por lá ele tem os mesmos motores já citados no 408 e ano passado nada mudou ele é recém-lançado.
                   O C4 L chinês chegava ao mercado com os mesmos motores do 408.
A IMIGRAÇÃO FRANCESA PARA O BRASIL começava com o próprio 307 ele veio primeiro da França em abril de 2002  na carroceria Hachtback de quatro portas, duas versões de acabamento: Soleil e Passion, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e o motor era o 1.616V da família TU que gerava 14.7KGFMa4000RPM e 110CVa5800RPM.
O 307 chegava ao mercado com o 1.616V de 110CV, mais tarde chegava o 2.nada 16V de 138CV.
Em maio de 2002 o seu teste: 0a100KM/H em 12.9segundos, velocidade máxima de 174KM/H e o seu consumo urbano de 7.9KM/L e o rodoviário de 13.4KM/L e o modelo já chegou como linha 2003, em abril de 2003 é vez da 307 SW chegar importada da França apenas com câmbio manual e com o motor 2.nada 16V da família EW que gerava 19.4KGFMa4100RPM e 138CVa6000RPM.
A 307 SW com teto panorâmico chega ao mercado nacional e o motor é o 2.nada 16V já citado no Hacht.
Em maio de 2003 ela foi testada: 0a100KM/H em 12.1segundos, chegou a 188KM/H e o seu consumo urbano foi de 6.8KM/L e o rodoviário foi de 11.9KM/L e no mesmo mês o Hacht ganhava  a versão Rallye que vinha com o 2.nada 16V já citado na SW e ambos lançados como linha 2004, em junho de 2005 o 307 passava a vir da Argentina, a SW continuava a vir da França, e em agosto de 2004 ela enfrentava Fielder 1.816V manual e Marea Weekend ELX 1.816V, na pista foi de 0a100KM/H em 11.6segundos ficou atrás das rivais, a Marea cravou 11.4segundos e a Fielder 10.3segundos, chegou a 190KM/H ficou atrás das rivais contra 198KM/H da Marea Weekend e 209KM/H de Fielder e o seu consumo urbano foi de 8.3KM/L empatou com a Fielder e venceu a Marea Weekend com 6.8KM/L e o rodoviário foi de 11.5KM/L empatou com a Marea Weekend e ficou atrás da Fielder com 12.4KM/L, em outubro de 2004 na linha 2005 nada mudava na SW e estreava o belo Coupé-Cabriolet ou CC que vinha apenas com o 2.nada já citado na SW.
O 307 CC chegava ao mercado brasileiro apenas com  2.nada 16V já citado no Hacht.
Em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em junho de 2006 como linha 2007 a SW e o CC ganhavam nova grade dianteira e faróis afinal tinham mudado na França em outubro de 2005 e a reboque de mudanças visual o câmbio automático sequencial de quatro marchas para os modelos sendo que o 307 CC não estava mais disponível com câmbio manual e o motor 2.nada 16V ganhava comando de válvulas variável e passava a gerar 20KGFMa4100RPM e 143CVa6000RPM.
Nova grade dianteira e faróis na 307 SW e o motor 2.nada 16V passava a 143CV.

O 307 CC também ganhava alterações visuais e no motor 2.nada 16V.
Em dezembro de 2006 ela enfrentava Fielder 1.816V automática e Mégane Grand Tour Dynamique 2.nada 16V automática e a 307 também era automática, na pista cravou 12segundos empatou com a Fielder e venceu a Grand Tour com 12.4segundos, chegou a 189KM/H foi a mais veloz, venceu a Grand Tour com 188KM/H e a Fielder com 187KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.5KM/L ficou na intermediária contra 8.4KM/L da Mégane e 11.4KM/L da Fielder e o rodoviário foi de 11.8KM/L foi a mais sedenta contra 12KM/L da Mégane e 14.1KM/L da Fielder, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em março de 2008 o 307 CC encarava o Mégane CC ele foi de 0a100KM/H em 13.2segundos, contra 13.5segundos do rival,  a velocidade máxima é de 206KM/H segundo a Peugeot e 200KM/H segundo a Renault e o consumo urbano foi de 8KM/L contra 8.9KM/L do rival e o rodoviário foi de 12KM/L contra 12.5KM/L do rival, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda e em junho de 2009 os modelos tinham os seus estoques esgotados do Brasil, afinal na Europa ambos já tinham sidos substituídos pelo 308 SW e 308 CC respectivamente e no Salão do Automóvel de 2010 já como linha 2011 chegava o crossover 3008 que vinha com motor 1.616V THP que gerava 24.5KGFMa1400RPM e 156CVa6000RPM e o câmbio automático sequencial de seis marchas.
O Crossover 3008 chegou ao mercado com 1.616V Turbo de 156CV e mais tarde foi a 165CV.
E na edição extra de dezembro de 2010 ele foi testado: 0a100KM/H em 9.8segundos, chegou a 202KM/H segundo a Peugeot e o consumo urbano foi de 10.9KM/L e o rodoviário é de 15.9KM/L e em janeiro de 2011 ele enfrentava o Dodge Journey com motor 2.7V6 na pista ele foi de 0a100KM/H em 9.8segundos, contra 11.6segundos do rival, chegou a 202KM/H contra 188KM/H segundo a Chrysler para o Journey e o seu consumo urbano foi de 10.9KM/L contra 7.7KM/L do rival e o rodoviário é de 15.9KM/L contra 11KM/L foi um baile do 3008, em outubro de 2011 na linha 2012 o motor 1.616V THP mantinha o torque e passava a 165CVa6000RPM, em maio de 2012 ele enfrentou Honda CR-V, Hyundai iX35, Kia Sportage, Chevrolet Captiva 2.4, Fiat Freemont, Jeep Compass e Mitsubishi ASX, na pista ele foi o mais rápido: 0a100KM/H em 9.8segundos, os únicos podiam rodar com álcool eram iX35 e Sportage o resto apenas na gasolina ,ele foi mais rápido que os rivais o segundo colocado foi a Captiva com 11.2segundos, terceiro CR-V e iX35 com 11.9segundos, 12.2segundos do Compass, 12.6segundos do ASX, 13.1segundos do Sportage com gasolina e 13.6segundos da Freemont e com álcool  o iX35 cravou 10.8segundos e esse só ficou atrás do 3008 e o Sportage cravou 12.2segundos e empatou com o Compass e o seu consumo urbano foi de 9.4KM/L só ficou atrás do Sportage com gasolina com 9.6KM/L e do CR-V com 9.8KM/L, á frente do iX35 com 9KM/L na gasolina , Compass com 8.5KM/L, ASX com 8.2KM/L, Captiva com 7.8KM/L e Freemont com 7.3KM/L e com álcool o iX35 cravou 6.9KM/L e a Sportage 7.4KM/L e o seu consumo rodoviário foi de 13.3KM/L foi o mais econômico da turma, seguido do CR-V com 13KM/L, ASX com 12.5KM/L, Sportage com 12.4KM/L,iX35 com 12.1KM/L, 10.3KM/L do Compass, 10KM/L da Captiva e 9.8KM/L do Freemont e com álcool o Sportage fez 8.5KM/L e o iX35 9.3KM/L com álcool e por incrível eles foram testados com álcool, em outubro de 2012 no Salão do Automóvel chegou o belo 308 CC  e com  câmbio automático sequencial de seis marchas e o motor é o 1.616V THP já citado no 3008.
O 308CC chegava ao mercado com o 1.616V Turbo já citado no 3008.
Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda nos modelos e lógico o 3008 quando acabar os estoques chega o modelo de visual reestilizado e o 308 CC vai pelo caminho até adotar a EMP-2.
A CITROËN TROUXE ao Brasil em outubro de 2006 no Salão do automóvel daquele ano o C4 VTR que era o Hachtback de duas portas com visual esportivo, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e o 2.nada 16V da família EW já citado no 307 com comando de válvulas variável.
                             O C4 VTR chega ao mercado com motor 2.nada 16V do 307 pós-reforma visual.
E no mesmo mês ele foi testado: 0a100KM/H em 10.9segundos, velocidade máxima de 202KM/H e o seu consumo urbano de 8.5KM/L e o rodoviário de 12.9KM/L, na edição extra de dezembro do 2006 o C4 VTR enfrentou o irmão 307 com o mesmo motor, mas com câmbio automático, na pista ele foi de 0a100KM/H em 10.9segundos contra 12.1segundos do rival, chegou a 202KM/H contra 189KM/H da rival e o consumo urbano foi de 8.5KM/L contra 8.3KM/L do rival e o rodoviário foi de 12.9KM/L contra 11.4KM/L do rival,  em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em maio de 2008 já como linha 2009 a Grand C4 Picasso chegava ao mercado apenas na versão Exclusive e no câmbio automático sequencial de quatro marchas e no motor 2.nada 16V já citados nesse artigo no 307 pós 2006.
A Grand C4 Picasso chegava ao Brasil e com mesmo 2.nada 16V.
Em junho de 2008 ela enfrentava a Grand Scénic foi de 0a100KM/H em 13.6segundos, contra 14.7segundos da rival, chegou a 195KM/H segundo a Citroën contra 190KM/H segundo a Renault, o consumo urbano foi de 8.6KM/L contra 7.7KM/L da rival e o rodoviário foi de 12.3KM/L contra 11.9KM/L da rival, em outubro de 2008 no Salão do automóvel o C4 Hacht de quatro portas é mostrado e o VTR estava ausente a C4 Picasso de cinco lugares aparece no Salão e em março de 2009 o VTR dá o seu adeus e a C4 Picasso de cinco lugares estreia no mercado com o mesmo 2.nada 16V dos outros modelos e o câmbio automático sequencial de quatro marchas.
         A C4 Picasso chega ao mercado nacional e o mesmo motor 2.nada 16V das outras versões.
Em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda nos modelos, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda nos modelos e dois meses depois o DS5 chega ao mercado nacional e apenas com uma opção de câmbio: automática sequencial de seis marchas e uma opção de motor: o 1.616V THP já citado no 3008  ou seja era mais um membro da família DS.
              O DS5 chegou ao mercado com o motor 1.616V Turbo já citado no 3008.
Em janeiro de 2013 ele foi testado: 0a100KM/H em 10.6segundos, chegou a 211KM/H segundo a Citroën e o consumo urbano foi de 8.9KM/L e o rodoviário de 12.5KM/L, mas ainda faltava mais um membro da família e em março de 2013 chegava o DS4 que vinha com o mesmo motor 1.616V THP do DS5 só que ele era mais leve e era o modelo intermediário afinal tem o DS3 que é o modelo de entrada.
O DS4 chega com o mesmo motor 1.616V THP do DS5.
E o câmbio era o mesmo, em abril de 2013 ele foi testado: 0a100KM/H em 9.3segundos, velocidade máxima de 212KM/H segundo a Citroën e consumo urbano de 9.6KM/L e o rodoviário de 13.6KM/L. Em outubro de 2013 nada muda nos modelos a Grand C4 Picasso só tem os estoques e lógico dará lugar ao modelo de nova geração que virá na plataforma EMP-2.

Essa plataforma foi responsável por modernizar a linha de médios da PSA em 2004 no Mercosul e lógico dará lugar para a EMP no futuro, mas ela tem o mérito de modernizar o grupo PSA.



















































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