Plataforma B3 da Ford: Fiesta e EcoSport os carros que reergeram a Ford brasileira e sua vida na Europa, Japão e India.

DEPOIS DE EU ERRAR, VOU VOLTAR A ESCREVER A HISTÓRIA DOS CARROS QUE REERGUERAM A FORD BRASILEIRA.
A situação da Ford brasileira não era das melhores no final da década de 1990 e no início do ano 2000 piorou com alguns meses do ano 2001 a Renault passando ela no mercado situação difícil, em 1998 a Ford planejava uma nova fabrica e o projeto de utilitário esportivo estava em desenvolvimento(embora desenhado nos Estados Unidos já que a Ford não tinha mais um centro de estilo) e lógico a fábrica era para ser no Rio Grande do Sul, mas por desentendimentos com o governo Gaúcho acabou indo para Camaçari-Bahia e a Ford brasileira partiu para tudo ou nada, mas a situação nos carros compactos não era boa e a Ford tratou priorizar o Hachtback e lógico para a Ford brasileira era tudo ou nada e varias vezes a Ford disse que se não fizesse sucesso parava de Fabricar Carros na América do Sul ou seja a família Amazon comtemplava quatro modelos: Hacht, Utilitário Esportivo, Sedan e Picape, mas á frente eu cito o por que e antes vamos falar sobre a geração antiga do Fiesta que era vendido como Street junto com essa geração e ele vinha com duas opções de motores o Zetec Rocam 1.nada de 8.9KGFMa2750RPM e 65CVa6000RPM e o 1.6 que gerava 14.3KGFMa2250RPM e 95CVa5500RPM.
O Fiesta antigo com motor 1.nada de 65CV e 1.6 de 95CV.
Mas em abril de 2002 chegava a nova geração do Fiesta em nova plataforma, ele mede 3.91metros de comprimento, 1.68metros de largura, 1.46metros de altura e 2.49metros de entre - eixos, ele vinha em três versões de acabamento todas denominadas pelo motor, assim com o Corsa, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e três opções de motores, a primeira vinha da geração anterior era o Zetec Rocam 1.nada com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 68.6mm e o curso é de 67.4mm o que totalizavam 999cm3, a sua taxa de compressão de 9,8:1 e com isso gerava 8.9KGFMa2750RPM e 66CVa6000RPM, a segunda opção era esse motor dotado de compressor volumétrico chamado Supercharger e com isso a taxa de compressão baixou para 8,2:1 e passou a gerar 12.6KGFMa4200RPM e 95CVa6000RPM era o primeiro carro nacional com compressor a Ford estudou adotar 16V ou Turbo resolveu partir para o compressor e o 1.6 herdado da geração anterior, o seu diâmetro 82mm e o curso é de 75.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão de 9,8:1 e com isso gerava 14.7KGFMa4250RPM e 98CVa5750RPM, A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
O Fiesta nacional chegava ao mercado com visual um pouco diferente do Europeu e os motores 1.nada de 66CV, 1.nada Supercharger de 95CV e 1.6 de 98CV, mais tarde o 1.nada virava Flex e passava a gerar 71CV com gasolina e 73CV com álcool e 1.6 também, mas citaremos ele no Sedan e para o mercado argentino o 1.4 TDCi de 68CV.
Como eu disse o modelo teve ser desenhado nos Estados Unidos, afinal a Ford brasileira com o fim da Autolatina não tinha mais um departamento de estilo e a própria Courier brasileira teve que ser desenhada na Alemanha, qualidades? bom acerto de chassi, motor 1.6 e 1.nada Supercharger com bom desempenho, bom espaço interno, defeitos? péssimo acabamento, motor 1.nada inadequado e que bebia demais, assim como o Supercharger, em maio de 2002 a versão Supercharger era testada: 0a100KM/H em 13.7segundos, chegou a 160KM/H(só isso sei lá por que acho que acabou a reta...) e o consumo urbano de 8KM/L e o rodoviário de 12KM/L e todos os motores citados aqui são quatro cilindros e oito válvulas, em junho á vez do modelo 1.nada enfrentar Corsa 1.nada, 206 1.nada 16V, Gol 1.nada e Palio 1.nada 16V, na pista ele foi o mais lento no 0a100KM/H com 20.6segundos, depois veio o Gol com 20.5segundos, Corsa com 18.5segundos, 206 com 18.3segundos e Palio com 17.7segundos, segundos os fabricantes o Fiesta chegava a 150KM/H segundo a Ford, depois vieram Corsa e Gol com 157KM/H e Palio e 206 com 160KM/H, ao menos foi o segundo mais econômico na cidade com 8.8KM/L só perdeu para o 206 com 8.9KM/L, venceu o Palio com 8.3KM/L, 206 com 8.1KM/L e Corsa com 8KM/L e o rodoviário é o mais alto com 12.7KM/L e o Corsa com 13.3KM/L, Gol com 13.5KM/L,206 com 14.2KM/L e Palio com 14.7KM/L e o Fiesta foi lançado na linha 2003 o modelo se tornou um sucesso de vendas e o resultado a Ford acabou despachando a ameaça da Renault(ironia do destino o seu maior sucesso é derivado do Renault 12: o Corcel dele saíram Belina, Del Rey,Pampa e Scala e o motor Renault Sierra/CHT que foi parar sob o capô do Escort e até da família Gol na época da Autolatina) e no Salão do Automóvel em outubro de 2002 aparece a maior estrela do Salão daquele ano era o utilitário esportivo EcoSport, na mesma época o Fiesta chegava a Argentina e ao México com motor 1.6 que já citamos antes, em janeiro de 2003 o EcoSport era testado: 0a100KM/H em 9.7segundos, chegou a 180KM/H limitados eletronicamente e o seu consumo urbano é de 7.9KM/L e o rodoviário é de 11.9KM/L, em março de 2003 o EcoSport chegava as lojas brasileiras ele mantinha o entre - eixos do Fiesta, o comprimento passava  a 4.23metros, a largura passava a 1.73metros e a altura a 1.62metros e altura livre do solo era de 20cm,três versões de acabamento: XL, XLS e XLT e três opções de motor: 1.nada Supercharger e 1.6 já citados no Fiesta e o estreante em carros fabricados na Ford América do Sul era o Duratec 2.nada 16V importado do México com bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 87.5mm e o curso é de 83.1mm o que totalizavam 1999cm3, a sua taxa de compressão de 10:1 e com isso passava a gerar 19.2KGFMa4500RPM e 143CVa6000RPM, a suspensão e freios são iguais ao Fiesta e o motor 1.nada Supercharger estava disponível apenas para a XL, a 1.6 estava disponível para as três versões e o 2.nada apenas para o XLT e antes do governo mudar o IPI em agosto de 2012 o Fiesta Superchager era o mais vendido e depois perdeu o posto e em março os três EcoSport foram testados: 0a100KM/H em 16.5segundos para o Supercharger, 14.6segundos para o 1.6 e 9.7segundos para o 2.nada, a velocidade máxima é de chegou a 150KM/H do 1.nada Supercharger, 1.6 chegou a 160KM/H e o 2.nada chegou a 180KM/H(L) e o seu consumo urbano é de 7.4KM/L para o 1.nada Supercharger, 8.7KM/L para o 1.6 e 7.9KM/L para o 2.nada e o rodoviário é de 11.6KM/L contra 13.2KM/L do 1.6 e 11.9KM/L do 2.nada, qualidades? boa altura do solo e algumas vindas do Fiesta, defeitos? consumo elevado para todos e fraco desempenho dos 1.6 e 1.nada Supercharger principalmente este último que vendia menos que o 2.nada até.
O EcoSport chegava ao mercado com motores 1.nada Supercharger, 1.6 esses já citados no Fiesta e o 2.nada 16V de 143CV, mais tarde o 1.6 virava Flex que já citaremos no Fiesta Sedan.
E o jipinho acabou fazendo sucesso com fila de espera enorme num tempo com mercado em crise, em agosto daquele ano é vez da versão XL 1.6 enfrentar o Fit LXL 1.4, na pista ele foi de 0a100KM/H em 13.6segundos contra 14.4segundos do rival, levou o troco na velocidade máxima com seus 160KM/H contra 165KM/H do rival e no consumo urbano seus 8.7KM/L contra 10KM/L e o rodoviário com seus 13.3KM/L contra 15.5KM/L, em outubro de 2003 na linha 2004 nada mudava no Fiesta e o EcoSport perdia a versão 1.nada Supercharger também não andava e bebia que era uma beleza....  e na mesma época o EcoSport chegava a Argentina com motores 1.6 e 2.nada 16V e chegava ao México com motor 2.nada 16V e para o Fiesta na Argentina chegava o 1.4 TDCi que foi feito em parceria com a PSA da família DL-D ou DV com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail, a sua taxa de compressão é de 17,9:1, o seu diâmetro é de 73.5mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 1397cm3 e com isso passava a gerar 16.3KGFMa2000RPM e 68CVa4000RPM e o Departamento de estilo da Ford do Brasil renascia em Camaçari-Bahia naquele ano. Em março de 2004 chegava a versão 4x4 do EcoSport chamada de 4WD com sistema de tração sob- demanda e sem reduzida desenvolvido pela Mazda e câmbio importado do México, para acomodar a tração a suspensão traseira teve que ser trocada, passava a ser Independente tipo Multilink e o motor na versão 4WD era o Duratec 2.nada 16V acoplado a essa tração e no visual as únicas diferenças eram o logo "4WD" nas portas dianteiras e na tampa do porta - malas e uma situação curiosa: na cor amarela o para- choque era preto e nas outras cores era da cor do carro era um curiosidade.
A versão 4WD chegava ao mercado e essa versão sempre com o 2.nada 16V, na Argentina além desse ele vinha com o 1.4 TDCi.
No mês seguinte chegava a terra do tango além do 2.nada 16V vinha com o 1.4 TDCi, e no mês de lançamento o seu teste: 0a100KM/H em 11.8segundos, chegou a 172KM/H e o seu consumo urbano foi de 7KM/L e o rodoviário foi de 11KM/L afinal a tração integral faz ele beber e consumir mais, em agosto de 2004 é vez da versão XLT 1.6 encarar a Blazer Advantage 2.4 mas o utilitário esportivo derivado da S10 sentiu o peso: 0a100KM/H em 13.5segundos contra 15segundos da Blazer, chegou a 157KM/H segundo a Ford contra 155KM/H da rival e o consumo urbano foi de 8.1KM/L contra 5.3KM/L da rival e o rodoviário foi de 11.3KM/L contra 8.8KM/L da rival, em setembro de 2004 inaugurando a linha 2005 estreava o Sedan e junto com ele as opções de acabamento: First e Trend e nos motores eram mantidos o 1.nada e o 1.nada Supercharger (compressor volumétrico) e o 1.6 passava a ser Flex, a taxa de compressão subia para 12,3:1 o cabeçote era rebaixado e a válvulas termostática passou a ser eletrônica quando funciona é uma beleza e quando travava ferrava com o cabeçote e com isso passou a gerar 14.8KGFMa4200RPM e 105CVa5750RPM e com álcool gerava 15.8KGFM e 111CV e as dimensões do sedã na largura e no entre - eixos eram os mesmos do Hacht, mas altura foi a 1.49metros e o comprimento foi a 4.20metros e o câmbio como sempre é manual de cinco marchas.
O Fiesta Sedan chegava ao mercado com motor 1.nada e 1.nada Supercharger citado no Hacht e o 1.6 Flex de 105CV com gasolina e 111CV com álcool, mais tarde o 1.nada virava Flex e a traseira foi inspirada no Mondeo da época.
No mesmo mês ele era testado: 0a100KM/H em 11.4segundos com álcool e 12segundos com gasolina, chegou a 190KM/H segundo a Ford no álcool e com gasolina é provável que chegue a 184KM/H e o consumo urbano foi de 6.8KM/L com álcool e 8.6KM/L com gasolina e o rodoviário foi de 10.2KM/L com álcool e 14KM/L com gasolina, em outubro no Salão do Automóvel é apresentada a linha 2005 do Fiesta Hacht e do EcoSport, do primeiro a principal novidade é o motor 1.6 Flex e a versões de acabamento First e Trend e no utilitário esportivo nada muda e com a chegada do Sedan a fabrica de Camaçari-Bahia foi parar no limite e com isso a picape acabou não saindo do papel e a Ford seguiu com a veterana Courier por muitos anos e no mesmo mês o Fiesta Hacht Trend 1.6 Flex enfrentou Palio HLX 1.8, Corsa Premium 1.8 e Fox Sportline 1.6 todos Flex, com álcool ele foi de 0a100KM/H em 11.3segundos só ficou atrás do Palio com 10.9segundos, ficou á frente do Corsa com 11.4segundos e do Fox com 11.7segundos, com gasolina ele fez a prova em 12segundos só ficou á frente do Fox com 12.4segundos, perdeu para o Corsa com 11.8segundos e para o Palio com 11.4segundos, na velocidade máxima com álcool chegou a 172KM/H empatou com o Fox, perdeu para o Palio com 180KM/H e para o Corsa com 182KM/H e com gasolina o Fiesta caiu para 166KM/H, contra o Palio com 178KM/H e o Corsa com 180KM/H e o seu consumo urbano com álcool foi de 6.4KM/L foi o mais econômico junto com o Fox, venceu o Palio com 5.9KM/L e Corsa com 5.7KM/L e com gasolina ele foi o segundo com 8.1KM/L só perdeu para o Fox com 9.1KM/L, venceu o Palio com 8KM/L e o Corsa com 7.3KM/L e o rodoviário com álcool foi de 10.4KM/L só empatou com o Fox, seguido do Palio com 10.1KM/L e do Corsa com 9.9KM/L e com gasolina o consumo rodoviário é de 12.9KM/L foi o mais sedento Corsa com 13KM/L, Palio com 13.3KM/L e 14.3KM/L do Fox, no mês seguinte é vez do Fiesta Sedan Supercharger 1.nada enfrentar Siena ELX 1.3 na pista o Fiesta Supercharger foi de 0a100KM/H em 14.2segundos nem com álcool o Siena alcançou o rival com seus 16.5segundos e com gasolina caiu para 18.4segundos, chegou a 165KM/H contra 152KM/H do rival e prováveis 150KM/H do rival e o consumo urbano é de 9.4KM/L contra 10.1KM/L do rival com gasolina e caiu para 7.7KM/L com álcool e com gasolina 12.3KM/L contra 14.2KM/L do rival com gasolina e com álcool 10.5KM/L com álcool. Em junho de 2005 como estreia da linha 2006 o EcoSport ganhava o motor 1.6 Flex do Fiesta Sedan e Hacht e o teste de 0a100KM/H em 13.5segundos, chegou a 163KM/H e o seu consumo urbano é de 9.3KM/L e o rodoviário é de 12.3KM/L o teste foi feito com gasolina e o provável números com álcool são 0a100KM/H em 12.8segundos, velocidade máxima de 169KM/H e o consumo urbano de 6.5KM/L com álcool e 8.6KM/L, em agosto de 2005 é vez de Fiesta e Fiesta Sedan ganhar linha 2006 e nada mudava nos modelos e vale lembrar que a reboque do motor Flex eles ganharam acelerador eletrônico e em outubro de 2005 na linha 2006 o Fiesta Hacht e Sedan ganhavam  o câmbio automático de quatro marchas acoplado ao motor 1.6 para o mercado mexicano,  Em junho de 2006 o motor 1.nada Supercharger dá o seu adeus no mercado, em setembro de 2006 como linha 2007 o motor 1.nada passava a ser Flex, a taxa de compressão passava para 12,8:1 e lógico ganhava o cabeçote rebaixado e a válvulas termostática eletrônica do 1.6 e com isso passou a gerar 9.1KGFMa4750RPM e 71CVa6000RPM e com álcool vai a 9.3KGFM e 73CV nas mesmas rotações e no resto nenhuma alteração e nem no visual e o hacht era testado foi de 0a100KM/H em 16.8segundos com álcool e 19.7segundos com gasolina, chegou a 145KM/H com álcool é provável que chegue a 143KM/H com gasolina e o consumo urbano foi de 7KM/L com álcool e 9.4KM/L com gasolina e o rodoviário é de 9.3KM/L com álcool e 12.3KM/L com gasolina e no mês seguinte no Salão do Automóvel a Ford mostrava o Fiesta Trail que era um conceito da reforma visual lembrando que o Sedan foi desenhado em Camaçari-Bahia e o EcoSport automático, em novembro o Fiesta Sedan 1.6 enfrentava o Prisma Maxx 1.4 e o Siena ELX 1.4, mas como o Siena só foi testado com gasolina eu vou colocar apenas os números com gasolina, ele foi de 0a100KM/H em 13.5segundos ficou um pouco atrás do Prisma com 13.4segundos e á frente do Siena com 14.7segundos, o seu consumo urbano foi de 9.8KM/L empatou com o Siena e perdeu para o Siena com 10.7KM/L e o rodoviário foi de 14.3KM/L foi o mais econômico, contra 14.2KM/L do Prisma e o Siena com 13.7KM/L e no mesmo mês o EcoSport Freestyle enfrentava o CrossFox 1.6, Idea Adventure 1.8 e Peugeot 207 Escapade com álcool ele foi de 0a100KM/H em 14.2segundos só ficou á frente da Idea com 14.3segundos e atrás do CrossFox com 13segundos e da 206 com 11.8segundos, com gasolina foi o pior com 15.4segundos, a Idea cravou 15.3segundos, o CrossFox cravou 14.5segundos, com álcool chegou a 165KM/H um triplo empate com CrossFox e Idea e perdeu para a 207 com 177KM/H e com gasolina é provável que o EcoSport fosse chegar a 159KM/H, 163KM/H do CrossFox e Idea com 163KM/H e a 207 com 174KM/H, o seu consumo urbano é de 6.6KM/L com álcool foi o segundo mais econômico só perdeu para a 207 com 7.1KM/L, venceu CrossFox com 6.4KM/L e Idea com 6.2KM/L e com gasolina fez 9.8KM/L foi o mais econômico venceu a 206 com 9.6KM/L, CrossFox com 9.5KM/L e Idea com 8.5KM/L e o rodoviário foi de 8.8KM/L com álcool só perdeu para o 206 com 9.4KM/L, venceu o CrossFox com 8.5KM/L e a Idea com 8.2KM/L e com gasolina cravou 12.5KM/L foi o mais econômico contra 12.4KM/L da 206, 12.3KM/L do CrossFox e 11.5KM/L da Idea e no mesmo mês é lançado o EcoSport automático o câmbio era automático de quatro marchas acoplado ao motor Duratec 2.nada 16V e em duas versões de acabamento: XLS e XLT  e em dezembro de 2006 ele foi testado: 0a100KM/H em 11.7segundos, chegou a 164KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.4KM/L e o rodoviário de 12KM/L e na edição extra de dezembro de 2006 o XLT 2.nada 16V automático enfrentava o Tracker 2.nada 16V 4x4, na pista foi de 0a100KM/H em 11.7segundos contra 13.4segundos do rival , chegou a 164KM/H empatou com o rival e o consumo urbano foi de 9.4KM/L contra 6KM/L do rival e o rodoviário foi de 12KM/L contra 9.1KM/L  em janeiro de 2007 já como linha 2008 o Fiesta ganhava uma reforma visual com nova grade dianteira, faróis , para -choques e pequenas mudanças nas lanternas, as versões de acabamento eram as mesmas e de motores também e a única opção de câmbio também e as duas carrocerias mudavam juntas: Hacht e Sedan e o Sedan só mudava apenas a dianteira e o acabamento dá uma melhorada afinal a Ford tenta melhorar o acabamento do Fiesta nacional da época.
Nova grade dianteira, faróis, para - choques e lanternas no Hacht e os motores 1.nada e 1.6 ambos Flex mantidos, mais tarde o 1.nada mantém os 73CV com álcool e cai para 69CV com gasolina e o 1.6 passava a gerar 101CV com gasolina e 107CV com álcool.

O Sedan mudava apenas a dianteira e no resto nenhuma alteração.
Até as dimensões eram mantidas, em abril de 2007 o Fiesta Hacht 1.6 First enfrentava 206 Sensation 1.4, Fox Plus 1.6, Gol Power 1.6, Corsa Joy 1.8, C3 GLX 1.4, Clio Expression 1.616V e Palio ELX 1.4, com álcool ele foi de 0a100KM/H em 11.6segundos ficou atrás apenas do Clio com 10.9segundos do Clio e ficou á frente do Corsa com 11.7segundos, Fox com 11.8segundos, Gol com 12.5segundos, Palio com 14.2segundos, 206 com 14.9segundos e do C3 com 15.7segundos, com gasolina cravou 12.6segundos ficou atrás do Clio com 11.2segundos, Corsa com 12.1segundos e Fox com 12.4segundos e á frente do Gol com 13segundos, Palio com 14.9segundos, 206 com 15.7segundos e C3 com 16.7segundos, com álcool a velocidade máxima foi de 170KM/H  só ficou á frente do 206 com 161KM/H, C3 e Palio com 155KM/H e atrás do Gol com 184KM/H, Fox e Clio com 187KM/H e Corsa com 190KM/H e os prováveis números com gasolina eram de 164KM/H para o Fiesta, 159KM/H para o 206, C3 com 153KM/H, Palio com 151KM/H , Gol com 182KM/H, Fox com 185KM/H, Clio com 182KM/H e Corsa com 188KM/H, o seu consumo urbano com álcool foi de 7.3KM/L empatou com o Gol, venceu o Corsa com 7.2KM/L e o Fox com 6.6KM/L, perdeu para o Palio com 7.4KM/L, 7.6KM/L do 206, 7.7KM/L do C3 e 206 com 7.7KM/L, com gasolina o consumo rodoviário com álcool  foi de 10.2KM/L empatou com o C3, só venceu Clio com 10.1KM/L e Palio com 9.8KM/L, perdeu para Corsa com 10.3KM/L, Gol e Fox com 10.4KM/L e 206 com 10.5KM/L e com gasolina ele cravou 13.2KM/L empatou com o Gol, só ficou á frente do Corsa com 13KM/L, Palio com 12.8KM/L e do C3 com 12.4KM/L e atrás do Clio com 13.9KM/L, 206 com 14.2KM/L e do Fox com 14.3KM/L e no mesmo mês a Ford mudava as versões de acabamento agora eram Fly, Pulse e Class, em julho de 2007 o Fiesta Sedan 1.6 enfrentava o Siena HLX 1.8, o Prisma Maxx 1.4 e o Logan Privilége 1.616V na pista foi 0a100KM/H em 12segundos com álcool só ficou á frente do Prisma com 12.5segundos, atrás do Siena com 11.8segundos e do Logan com 11.7segundos, foi o mais segundo na cidade com 7.9KM/L só perdeu para o Prisma com 8KM/L , venceu o Logan com 6.9KM/L e o Siena com 6.5KM/L e o rodoviário foi de 11.4KM/L foi o mais econômico, venceu o Prisma com 11.1KM/L, Siena com 9.3KM/L e Logan com 9KM/L e os prováveis números com gasolina são: 0a100KM/H em 12.6segundos para o Fiesta, 13.4segundos para o Prisma, 12segundos para o Siena e 12.2segundos para o Logan e o consumo urbano de 10.3KM/L, contra 10.4KM/L do Prisma, 9KM/L do Logan e 8.4KM/L do Siena e o consumo rodoviário 14.8KM/L, contra 14.3KM/L do Prisma, 12.1KM/L do Siena e 11.7KM/L do Logan, em novembro de 2007 o EcoSport ganhava nova grade dianteira, faróis e lanternas e versão Freestyle virava versão de linha e vinha com pneus de uso misto assim com a XLT e no modelo 4WD, continuava com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de quatro marchas e esse acoplado ao motor 2.nada 16V, duas opções de tração: dianteira e integral essa acoplada ao motor 2.nada 16V e câmbio manual e duas opções de motor que eram mantidas: o 1.616V Flex e o Duratec 2.nada 16V e uma melhora no acabamento.
Nova grade dianteira, faróis e lanternas no EcoSport e o motor 1.6 Flex e 2.nada 16V e no ano seguinte o 2.nada 16V virava Flex e passava a gerar 141CV com gasolina e 145CV com álcool.

Aqui o 4WD que vinha apenas com o motor 2.nada 16V.
E no mesmo mês a versão Freestyle 1.6 era testada ela foi de 0a100KM/H em 12.8segundos, chegou a 165KM/H segundo a Ford e o seu consumo urbano é de 7.1KM/L e o rodoviário é de 10.4KM/L e os prováveis números  com gasolina ele foi de 0a100KM/H em 13.4segundos, chegou a 159KM/H e o consumo urbano é de 9.2KM/L e o rodoviário é de 13.5KM/L, no mês seguinte é vez do Fiesta 1.6 e do EcoSport Freestyle 1.6 enfrentar os rivais, o primeiro enfrentava Fox Route 1.6, Corsa Maxx 1.4, Palio ELX 1.4 e Sandero 1.616V,  ele foi de 0a100KM/H em 11.6segundos e ficou na frente dos rivais, o segundo colocado foi o Sandero que cravou 11.7segundos, seguido de Fox e Corsa com 11.8segunods e o Palio com 14.2segundos, o seu consumo urbano foi de 7.3KM/L só ficou atrás do Palio com 7.4KM/L, á frente do Sandero com 7.2KM/L, Corsa com 7KM/L e Fox com 6.4KM/L e o rodoviário foi de 10.2KM/L só perdeu para o Fox com 10.4KM/L e venceu o Palio com 9.8KM/L, Corsa com 9.7KM/L e Sandero com 9.2KM/L  e os prováveis números com gasolina foram 0a100KM/H em 12.2segundos provável tempo do Sandero, 12segundos do Fox, 12.5segundos do Corsa e 14.3segundos do Palio e os prováveis consumo com gasolina o Fiesta com 9.5KM/L, 9.6KM/L do Palio, 9.4KM/L do Sandero, 9.4KM/L do Corsa e 8.3KM/L do Fox e o rodoviário foi de 13.4KM/L, contra 13.5KM/L do Fox, 12.7KM/L do Palio, 12.6KM/L do Corsa e 12KM/L do Sandero e no mesmo mês o EcoSport Freestyle enfrentava de novo CrossFox, 206 Escapade e Idea Adventure e todos Flex e todos no álcool, ele foi de 0a100KM/H em 12.8segundos só ficou atrás da 206 com 11.8segundos, venceu o CrossFox com 13segundos e Idea com 14.3segundos, chegou a 165KM/H empatou com o CrossFox perdeu para a Idea com 171KM/H e 194KM/H e o seu consumo urbano é de 7.1KM/L empatou com a 206 Escapade e venceu o CrossFox com 6.4KM/L e a Idea com 6.2KM/L e o rodoviário foi de 9.4KM/L foi um empate com a 206 SW, venceu o CrossFox com 8.5KM/L e a Idea com 8.2KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 13.4segundos para o EcoSport, 12.1segundos para a 206, 13.2segundos para o CrossFox e 14.5segundos para a Idea,a velocidade máxima é de 159KM/H, contra 163KM/H do CrossFox, 169KM/H da Idea e 191KM/H da Escapade  e o consumo urbano de 9.2KM/L igual a 206, contra 8.3KM/L do CrossFox e 8.1KM/L da Idea e o rodoviário é de 12.2KM/L empate com a 206 , contra 11KM/L do CrossFox e 10.7KM/L da Idea e o Fiesta já tinha sido lançado como linha 2008, em abril de 2008 o Fiesta 1.nada enfrentou o Ka 1.nada, o Fiesta foi de 0a100KM/H em 19.1segundos, contra 16.7segundos do rival, o seu consumo urbano é de 8KM/L contra 7.4KM/L do Ka e o consumo rodoviário é de 10.6KM/L em ambos  e os prováveis com gasolina foi de 0a100KM/H em 19.3segundos para o Fiesta e 17segundos para o Ka, o consumo urbano foi de 10.4KM/L contra 9.6KM/L do rival e o rodoviário de ambos de 13.8KM/L é o Fiesta sentiu o peso, em agosto de 2008 é vez do Fiesta 1.6 enfrentar Gol Power 1.6, 207 Passion XS 1.616V, Renault Sandero Privilége 1.6 e Punto ELX 1.4,  ele foi de 0a100KM/H em 11.6segundos foi o mais rápido da turma, ficou á frente do 207 com 11.7segundos, Gol com 11.9segundos, Sandero com 12.2segundos e Punto com 14.8segundos, o seu consumo urbano é de 7.3KM/L foi o segundo mais econômico só perdeu para o Sandero com 8.4KM/L, venceu o 207 com 7.2KM/L, Gol com 7.1KM/L e Punto com 6.6KM/L e o rodoviário foi de 10.2KM/L só venceu o Punto com 8.5KM/L, perdeu para Gol com 10.3KM/L, 207 com 10.6KM/L e Sandero com 11.4KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12.2segundos, contra 12segundos do 207, 12.2segundos do Gol, 12.5segundos do Sandero e 14.9segundos do Punto, o seu consumo urbano é de 9.5KM/L, Sandero com 10.9KM/L, 207 com 9.4KM/L, 9.2KM/L do Gol e 8.6KM/L do Punto e o rodoviário foi de 13.3KM/L contra 11KM/L do Punto, 13.4KM/L do Gol, 13.8KM/L do 207 e 14.8KM/L do Sandero e lembrando que em outubro de 2007 o Fiesta reformado seguiu para  Argentina e México mantendo os motores e em março de 2008 foi a vez do EcoSport reformado seguir aquele mercado, em outubro de 2008 é a vez do Fiesta Sedan 1.nada enfrentar Voyage 1.nada, Siena ELX 1.nada, Logan Expression 1.nada 16V e Prisma Maxx 1.4 todos Flex, na pista ele foi de 0a100KM/H em 18.3segundos foi o mais lento da turma, contra 17.5segundos do Logan, 16.9segundos do Siena, 16.5segundos do Voyage e 12.5segundos do Prisma, ele chegou a 149KM/H de novo o mais lento da turma, contra 152KM/H do Siena, 161KM/H do Logan, 165KM/H do Voyage e 178KM/H do Prisma, o seu consumo urbano é de 7.6KM/L com álcool só foi mais econômico que o Siena com 7.5KM/L, perdeu para o Voyage 7.7KM/L, Prisma com 8KM/L e Logan com 8.5KM/L e o rodoviário foi de 9.9KM/L foi o mais sedento da turma, contra 10.8KM/L do Siena, 10.9KM/L do Logan, 11.1KM/L do Prisma e 11.8KM/L do Voyage e os prováveis números com gasolina foi de 0a100KM/H em 18.5segunods, contra 17.6segundos do Logan, 17.1segundos do Siena, 16.9segundos do Voyage e 13.3segundos do Prisma, chegou a 147KM/H contra 150KM/H do Siena,160KM/H do Logan, 161KM/H do Voyage e 170KM/H do Prisma e o consumo urbano é de 9.9KM/L , contra 9.7KM/L do Siena, 10KM/L do Voyage, 10.4KM/L e Logan 11KM/L e o rodoviário é de 12.9KM/L, 14KM/L do Siena,14.2KM/L do Logan,14.4KM/L do Prisma e 15.3KM/L do Voyage e no mês seguinte para a linha 2009 do Fiesta Hacht e Sedan os motores 1.nada e 1.6 passavam por alterações para poluir menos o 1.nada passava a gerar 9KGFMa4750RPM e 69CVa6000RPM mas mantém o torque de 9.3KGFM com álcool e 73CV com álcool e o 1.6 passou a gerar 14.3KGFMa4250RPM e 101CVa5750RPM e com álcool passou a gerar 15.3KGFM e 107CV nas mesmas rotações e o EcoSport além da alteração no motor 1.6 o 2.nada 16V passou a ser Flex passou a gerar 19.1KGFMa4500RPM e 141CVa6000RPM com gasolina e com álcool passou a gerar 19.5KGFM e 145CVa6000RPM e esse motor passou a ser disponível além do XLT manual ou automático, XLS automático,4WD também estava disponível para o Freestyle e com isso o 2.nada 16V se tornava mais barato e esse motor era para ter estreado no Focus mas como não ficou pronto a tempo estreou no Focus e lembrando que é um motor de origem Mazda que na Mazda é chamado de MZR  e em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda  em janeiro de 2010 o EcoSport ganhava nova grade dianteira e o nome "ECOSPORT" no capô, as versões de acabamento continuavam XL,XLS, Freestyle, XLT e 4WD, as duas opções de câmbio continuavam: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas acoplado ao motor 2.nada, as duas opções de tração: dianteira e 4x4 acoplado ao 2.nada e ao câmbio manual e duas opções de motor: o 1.6 Flex e o 2.nada 16V Flex e no resto nenhuma alteração e todas as versões com pneus de uso misto o que era algo que a Ford devia ter feito desde o lançamento.
O EcoSport ganha nova grade dianteira e o novo EcoSport com motor 1.6 e 2.nada 16V Flex que já citamos antes.

Aqui o 4WD com motor 2.nada 16V que já citamos antes.
E era lançada a linha 2011 do EcoSport e no mês seguinte ele enfrentava na sua versão Freestyle 1.6 Flex o CrossFox 1.6 na pista ele foi de 0a100KM/H em 12.8segundos ficou atrás do rival com 12.6segundos, o seu consumo urbano foi de 6.9KM/L contra 6.4KM/L do rival e o rodoviário foi de 9.5KM/L contra 8.8KM/L do rival e com gasolina o pior tempo foi de 0a100KM/H em 13.4segundos contra 12.9segundos do CrossFox, o seu consumo urbano é de 9KM/L contra 8.3KM/L do CrossFox e o rodoviário de 12.3KM/L contra 11.4KM/L, em março de 2010 é vez do Fiesta Hacht e Sedan, o Hacht ganhou nova grade dianteira e novos faróis e com isso a beleza do visual se foi e ficou estranho, na traseira nada muda e no Sedan além da dianteira, ganhou lanternas traseiras inspiradas no Fusion da época e esse era o único ponto positivo e nos motores continuavam os mesmo 1.nada e 1.6 Flex e sem alterações, suspensão e freios eram os mesmos do lançamento.
Nova grade dianteira, faróis e para -choques e os motores continuam os mesmos 1.nada e 1.6 ambos Flex.

O Sedan além da dianteira ganhou lanterna traseira inspirada no Fusion da época.
E já era linha 2011 e em junho com o lançamento do New Fiesta ele passou a se chamar Fiesta Rocam, em março de 2011 o Fiesta Class 1.6 enfrenta o Agile LTZ 1.4, o Fox Prime 1.6 e o Sandero Privilége 1.6 e o chinês JAC J3 1.416V e primeiro vamos tratar os Flex que andam com álcool na pista foi de 0a100KM/H em 12.1segundos, só ficou atrás do Fox com 11.7segundos, á frente do Sandero com 12.4segundos e do Agile com 12.8segundos, chegou a 170KM/H só ficou na frente do Agile com 165KM/H, atrás do Sandero com 174KM/H e do Fox com 184KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.9KM/L foi o mais econômico contra 7.5KM/L do Agile, 6.9KM/L do Sandero e 6.6KM/L do Agile e o rodoviário foi de 10.4KM/L foi o mais econômico contra 9.7KM/L do Agile,8.9KM/L do Sandero e 8.5KM/L do Fox e agora os números com gasolina e o como o J3 foi, agora os prováveis números de 0a100KM/H do Fiesta são 12.7segundos, 12segundos do Fox, 12.7segundos do Sandero e 13.3segundos do Agile e o J3 cravou 13.4segundos, a provável velocidade máxima com gasolina é de 164KM/H com os prováveis 160KM/H do Agile, 171KM/H do Sandero e 181KM/H do Fox e o J3 chegou a 186KM/H e os prováveis consumo urbano são de 10.3KM/L para o Fiesta, 9.7KM/L para o Agile, 9KM/L para o Sandero e 8.6KM/L para o Fox e o J3 fez 11KM/L e os prováveis consumo rodoviário foram de 13.5KM/L para o Fiesta, 12.6KM/L do Agile, 11.6KM/L do Sandero e 11KM/L do Fox e o J3 fez 13.8KM/L , em outubro de 2011 o EcoSport Freestyle 1.6 enfrentou o Duster Dynamique 1.616V na pista foi de 0a100KM/H em 12.8segundos, contra 13.2segundos do rival, chegou a 165KM/H segundo a Ford contra 163KM/H do rival e o consumo urbano foi de 6.9KM/L contra 6.4KM/L do rival e o rodoviário foi de 9.5KM/L contra 8.3KM/L do rival e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 13.4segundos, contra 13.7segundos do rival, chegou a 159KM/H contra 158KM/H do rival e o consumo urbano foi de 9KM/L contra 8.3KM/L e o rodoviário é de 12.3KM/L contra 10.8KM/L do Duster e na mesma época chegava a linha 2012 dos modelos e nada mudava, em agosto de 2012 o EcoSport passava a uma nova plataforma, em outubro de 2012 na linha 2013 é vez de Fiesta Hacht e Sedan Rocam não terem alterações, em abril de 2013 já como linha 2014 aproveitando o lançamento do New Fiesta nacional as versões de acabamento passavam a ser apenas duas: S e SE e duas opções de motor: 1.nada e 1.6 ambos Flex que já citamos nesse artigo e em dezembro de 2012 o Fiesta Sedan Rocam SE 1.6 enfrentava Hyundai HB20 S Comfort 1.616V, JAC J3 Turin 1.416V , Nissan Versa SV 1.616V , Renault Logan Dynamique 1.6, Toyota Etios XLS 1.516V, Volkswagen Voyage Trend 1.6, Chevrolet Cobalt LTZ 1.4, Chevrolet Prisma LTZ 1.4 e Fiat Grand Siena Essence 1.616V todos com câmbio manual e lembrando que em outubro de 2010 o trio de compactos dessa plataforma da Ford já tinha chegado ao México e a Argentina e todos mantendo os motores no mercado, em outubro de 2012 o Fiesta Rocam dava adeus ao México, se mantinha na Argentina e o EcoSport no México passava a nova plataforma e em outubro de 2013 é vez dos modelos deixarem de ser vendidos na Argentina e voltando ao comparativo, na pista o Fiesta foi de 0a100KM/H em 12segundos ficou á frente do Prisma com 12.4segundos, Logan com 12.6segundos e Cobalt com 13.5segundos e atrás do Etios com 11.7segundos, Voyage e Grand Siena com 11.5segundos, Versa com 10.9segundos e HB20 com 10.2segundos, o seu consumo urbano foi de 7.9KM/L ficou na intermediária atrás do Versa com 8KM/L, HB20 com 8.3KM/L, Prisma com 8.4KM/L e Etios com 9KM/L e á frente do Grand Siena com 7.8KM/L, Voyage com 7.7KM/L e Cobalt com 7.2KM/L e o rodoviário foi de 11.4KM/L ficou na intermediária atrás do Versa com 11.5KM/L, Prisma e Etios com 11.8KM/L e á frente do Logan e HB20 com 11KM/L, Grand Siena com 10.9KM/L, Voyage com 10.8KM/L e Cobalt com 9.9KM/L e os prováveis números com gasolina e o J3 1.4 é apenas á gasolina ele foi de 0a100KM/H em 12.6segundos ficou á frente do Prisma com 13.2segundos, Logan com 13.4segundos e Cobalt com 14segundos e atrás do Etios com 12.1segundos, Voyage com 11.8segundos, Grand Siena com 11.7segundos, Versa com 10.9segundos e HB20S com 10.8segundos e o J3 fez a prova em 12.7segundos ficou atrás do Fiesta e á frente do Prisma, o consumo urbano foi de 10.3KM/L ficou na intermediária á frente do Grand Siena com 10.1KM/L, do Voyage com 10KM/L, do Logan com 9.6KM/L e do Cobalt com 9.4KM/L e atrás do Versa com 10.4KM/L, HB com 10.8KM/L, Prisma com 10.9KM/L e Etios com 11.7KM/L e o J3 cravou 11.2KM/L ficaria entre Etios e Prisma e o rodoviário é de 14.8KM/L ficou na intermediária atrás do Versa com 14.9KM/L, Etios com 15.2KM/L e Prisma com 15.3KM/L e á frente do Logan e HB20S com 14.3KM/L, Grand Siena com 14.2KM/L, Voyage com 14KM/L e Cobalt com 12.9KM/L e o J3 fez 15.2KM/L empataria com o Etios e só perderia para o Prisma, mas essa plataforma está com os dias contados o lançamento do novo Ka e sua versão Sedan vão matar além do Ka os Fiesta Rocam como parte do plano de globalização da linha da Ford e lógico essa plataforma vai embora.
NA EUROPA A PLATAFORMA QUE SERVIA AO FIESTA, Ka e a Courier estava ficando velha também e lógico no inicio de 1997 começou o desenvolvimento de uma nova plataforma mas enquanto não tinha o novo carro pronto , a Ford tinha o Fiesta com visual igual ao nosso modelo da época, mas com o leque mais amplo de motores começava pelos ultrapassados Endura-E 1.3 em duas configurações a primeira com 9.6KGFMa2500RPM e 50CVa5000RPM e a segunda configuração com 10.3KGFMa2500RPM e 60CVa5000RPM(aliás essa configuração já tinha equipado o Fiesta nacional de 1996 e 1999) e os modernos Zetec Sigma-SE 1.216V que gerava 11.2KGFMa4000RPM e 75CVa5200RPM, o Zetec Sigma SE 1.416V que gerava 12.7KGFMa4500RPM e 90CVa5600RPM , o Zetec Sigma SE 1.616V(presente nos Ford nacionais hoje) com 14.8KGFMa4000RPM e 103CVa6000RPM e por último o Endura 1.8 Di que gerava 14.3KGFMa2500RPM e 75CVa4000RPM e no resto nenhuma alteração mas estava no seu fim.
O Fiesta na Europa com visual igual ao nosso, mas nos motores os arcaicos Endura 1.3 de 50CV e 60CV contrastavam com os modernos 1.216V de 75CV, 1.416V de 90CV e 1.616V de 103CV e o 1.8 á diesel com 75CV.
No Salão de Frankfurt de 2001 a Ford apresentou o novo Fiesta para os mercado da Europa tinha grade, faróis e para -choques e lanternas um pouco diferentes do nosso modelos e acabamento bem melhor e em janeiro de 2002 ele chegava ao mercado com duas opções de carroceria: duas ou quatro portas, duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado de cinco marchas chamado de Durashift pela Ford, nos motores o arcaico Endura-E dava o seu adeus e estreava o Duratec 8V 1.3 que é nada mais nada menos que o Zetec Rocam renomeado e feito na África do Sul, o seu diâmetro é de 74mm e o curso é de 75.5mm o que totalizavam 1299cm3, a sua taxa de compressão é de 10,2:1 e com isso gerava 10.1KGFMa2500RPM e 60CVa5000RPM é basicamente o nosso 1.6 com o tamanho do cilindro reduzido e essa era primeira configuração do motor, a segunda configuração era 10.8KGFMa3000RPM e 70CVa5600RPM esse motor seria ideal para o Fiesta nacional...(Rocam) e vindo da geração anterior vinha o Zetec Sigma 1.216V rebatizado de Duratec com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 71.9mm e o curso é de 76.5mm o que totalizavam 1242cm3(na verdade é 1.25...), a sua taxa de compressão produz 10:1 e com isso gerava 11.2KGFMa4000RPM e 75CVa5200RPM, o 1.416V da mesma família e de mesma concepção , ele manteve o curso do 1.2 mas o diâmetro foi para 76mm o que totalizavam 1388cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso passou a gerar 12.6KGFMa3500RPM e 80CVa5750RPM note que a prioridade foi melhorar o torque e o 1.616V de mesma concepção do 1.4, o diâmetro cresceu para 79mm e o curso para 81.4mm o que totalizavam 1596cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso passou a gerar 14.9KGFMa4000RPM e 100CVa6000RPM e agora vinha com duas opções á diesel os modernos Ford DL-D ou PSA DV aliás esse motor foi projetado em conjunto com a PSA e o 1.4 TDCI que é o  mesmo que nós mandamos para a Argentina e na Europa gerava 16.3KGFMa2000RPM e 68CVa4000RPM e o 1.6 TDCI da mesma família mas com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote e de mesma concepção do 1.4 que gerava 20.8KGFMa1750RPM e 90CVa4000RPM, a suspensão e freios eram os mesmos do modelo nacional e as dimensões também com exceção da altura ele era 1.43metros, afinal o nosso teve que ter suspensão elevada.
O Fiesta chegava ao mercado aqui na carroceria duas portas com motor 1.3 de 60CV e 70CV, 1.216V de 75CV, 1.416V de 80CV, 1.616V de 100CV e o 1.4 TDCI de 68CV e o 1.6 TDCI de 90CV.

Aqui o modelo de quatro portas,com grade faróis, para- choques e lanternas diferentes do nacional e os mesmos motores do modelo duas portas.
Em junho de 2002 chegava o Fusion(na a ver com o sedã vendido no Brasil) era uma minivan que media 4.02metros de comprimento, 1.72metros de largura e 1.50metros de altura e mantinha o entre - eixos do Fiesta nacional , as mesmas opções de câmbio do Fiesta e nos motores eram os 1.416V, 1.616V e 1.4 TDCI que já citamos no Fiesta e lógico esse modelo foi um fracasso.
O Fusion chegava ao mercado com motor 1.416V, 1.616V e 1.4 TDCI já citados no Fiesta, mais tarde chegava o 1.6 TDCI e o 1.216V.
E com ele a linha 2003 era antecipada, em outubro de 2003 é vez do Fiesta ganhar a linha 2003 e nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda e em abril de 2004 no Salão de Genebra chegava o Fiesta ST 150, o câmbio como sempre era manual de cinco marchas, mas o motor Duratec 2.nada 16V que era o mesmo do EcoSport nacional e dotado de comando de válvulas variável passava a gerar 19.4KGFMa4500RPM e 150CVa6000RPM imagino o foguete que não era....
O Fiesta ST 150 chegava ao mercado e o motor era o 2.nada 16V de 150CV.
E essa versão tinha como opcional faixas que imitavam o Ford GT, em outubro de 2004 na linha 2005 é vez do Fiesta ganhar a linha 2005 e nada muda e para o Fusion chegava o 1.6 TDCi que já citamos no Fiesta, em março de 2005 o Fusion ganhava a opção do 1.216V de 75CV era uma tentativa de fazer o modelo decolar e o Fiesta sempre foi sucesso e o que aconteceu com o Ka e Courier? Nós temos o artigo da antiga plataforma B do Ka e o Ka levou aquela plataforma até 2009 e a Courier que na Europa é um Furgão foi substituída pela Transit com plataforma do Focus, em outubro de 2005 na linha 2006 Fusion e Fiesta ganhavam nova grade dianteira, faróis e novas lanternas traseiras, nas duas opções de câmbio nada mudava e nos motores também.
Nova grade dianteira, faróis e novas lanternas e manteve os motores 1.3 em duas configurações, 1.216V, 1.416V, 1.616V e os 1.4 TDCi e 1.6 TDCi

O quatro portas passava pelas alterações do modelo duas portas.

O Esportivo ST 150 passava pelas alterações dos modelos "civis" e o motor 2.nada 16V era mantido.

O Fusion ganhava nova grade dianteira, faróis e lanternas e os motores eram os mesmos 1.216V, 1.416V, 1.616V e os 1.4 TDCi e 1.6 TDCi já citados no Fiesta.
Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 chegava o Fusion Calero que vinha com para -choques pretos, borrachões laterais e suspensão elevada e com isso o comprimento foi para 4.06metros e altura a 1.54metros e três opções de motor: 1.416V, 1.616V e 1.6 TDCi que já citamos no Fiesta ou seja era mais uma tentativa de fazer o Fusion vender.
         O Fusion Calero chegava ao mercado europeu com motores 1.416V, 1.616V e 1.6 TDCi.
Em março de 2008 como despedida para o Fiesta chegava as versões ST Mountune 165 e 185 ambas as versões contavam com comandos mais bravo nos cabeçote de 16V dos Duratec e com isso a primeira configuração gerava 20.4KGFMa3500RPM e vai até 5000RPM e 165CVa6500RPM e ainda não era suficiente tinha uma configuração mais brava com 20.4KGFMa4500RPM e vai até 6000RPM e 185CVa7000RPM com redução de atrito de peças internas e lógico suspensão e freios eram reforçados e o ST tinha freios á discos na traseira e ventilados nos ST 165 e 185.
O ST 165 com motor 2.nada 16V de 165CV.

O ST 185 com motor 2.nada 16V de 185CV.
Em outubro de 2008 na linha 2009 o Fiesta passava a compartilha a plataforma do Mazda 2 chamada de DE pela companhia japonesa e pela Ford de B-Global, mas o Fusion seguiu , em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 a versão Calero dá o seu adeus, em outubro de 2011 na linha 2012 os motores á diesel o 1.216V davam adeus e em outubro de 2012 ele é substituído pela B-Max e com isso o fim dessa plataforma na Europa.
VOCÊ LEMBRA DO MAZDA DEMIO DO GRAN TURISMO? eu lembro. no Japão ele tinha sido lançado em 1996 no final da carreira estava com dois motores da família B o 1.316V que gerava 11KGFMa4000RPM e 84CVa6000RPM e o 1.516V que gerava 12.9KGFMa4000RPM e 100CVa6000RPM e em outros mercados ele era chamado de Mazda 121 para os Europeus o Mazda 121 era basicamente um Fiesta com o logotipo da Mazda com os mesmos motores do Fiesta.
Bem conhecido do jogo Gran Turismo o Demio era oferecido no Japão com motores 1.316V de 84CV e o 1.516V de 100CV e outros mercados ele era vendido como 121.
O Mazda 121 para os europeus era um Fiesta com outro logotipo e os mesmos motores.
Em outubro de 2002 na linha 2003 ele é lançado sobre a nova plataforma chamada de DY pela Mazda que é a B3 da Ford, ele mantinha a largura e o entre - eixos do Fiesta nacional, mas altura passava a 1.53metros e o comprimento a 3.92metros, ele vinha com duas opções de tração: dianteira e integral, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas e duas opções de motor o 1.316V da família Z com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 74mm e o curso é de 78.4mm o que totalizavam 1349cm3(é na verdade 1.35...) , a sua taxa de compressão produz 10:1 e com isso passou a gerar 12.6KGFMa4000RPM e 91CVa6000RPM e a segunda opção é o 1.516V o curso foi mantido, o diâmetro cresceu para 78mm o que totalizavam 1498cm3 e a taxa de compressão do 1.3 foi mantida e com isso passou a gerar 14.3KGFMa3500RPM e 113CVa6000RPM ou seja ficou mais potente, suspensão e freios são os mesmos do Fiesta nacional.
O Mazda Demio chegava ao mercado japonês com motor 1.316V de 91CV e 1.516V de 113CV, em outros mercados ele era Mazda 2 e usava motores de projeto da Ford o 1.216V de 70CV, 1.416V e 1.616V e o 1.4 CTDi.
Em março de 2003 ele passou a ser feito também na Espanha e exportado para todos os lugares do mundo e passou a se chamar Mazda 2 e não mais 121 e no mercado europeu ele usava os Ford Sigma rebatizado de Duratec 1.216V que mantém o torque e passou a gerar 70CVa6000RPM e os 1.416V e o 1.616V foi citado no Fiesta e o 1.4 CTDi que é o 1.4 TCDI do Fiesta da família Ford DL-D/PSA DV, em outubro de 2003 na linha 2004 para o mercado japonês chegava a versão mais luxuosa chamada de Verisa que media 1.69metros de largura, 1.53metros de altura e 3.97metros de comprimentos, o câmbio sempre automático e o motor sempre é o 1.516V.
O Verisa derivado do Demio uma versão de luxo.
Em outubro de 2004 na linha 2005 ela ganhava nova grade dianteira e novas lanternas inspiradas no RX8 e nos motores nenhuma alteração e lógico nem onde era chamado de Mazda 2 é claro.
O Demio ganhava novas lanternas traseiras e faróis e os motores 1.316V e 1.516V e no exterior os 1.216V, 1.416V, 1.616V e 1.4 CDTi eram mantidos.
Em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda e em outubro de 2007 na linha 2007 o Mazda Demio/2 passava a uma nova plataforma que foi chamada de DE pela Mazda e B-Global pela Ford e o Verisa seguiu no mercado sem alterações até outubro de 2013 quando deu adeus.
NA ÍNDIA O VETERANO IKON estava pedindo aposentadoria mas mesmo assim a Ford australiana fez um retrabalho sobre o Fiesta chamado de Fiesta Classic, o Ikon vinha com três motores o Zetec Rocam 1.3 de 10.7KGFMa2500RPM e 70CVa5500RPM e o 1.6 de 13.2KGFMa2500RPM e 92CVa5500RPM e por último o Endura-D 1.8 á diesel que gerava 11KGFMa2200RPM e 59CVa4800RPM.
O Ikon indiano com motores 1.3 de 75CV, 1.6 de 95CV e o 1.8 á diesel de 49CV.
Em outubro de 2005 na linha 2006 chegava o Fiesta Classic o modelo foi desenvolvido pela Ford australiana para ser fabricado e vendido na Ìndia e na África do Sul, a reforma de visual foi extensa, o entre - eixos era o mesmo do modelo nacional, a largura passou a 1.69metros, a altura a 1.48metros e o comprimento era de 4.28metros, a única opção de câmbio era manual de cinco marchas e duas opções de motor o primeiro era o Zetec Sigma 1.616V rebatizado de Duratec que gerava 14.9KGFMa3400RPM e 101CVa6500RPM e o Duratorq 1.4 TDCi da família Ford DL-D/PSA DV que gerava 16.3KGFMa2000RPM e 68CVa4000RPM, a suspensão e freios eram os mesmo nacionais, mas ele acabou posicionado acima do Ikon, afinal ele deriva de um base antiga.
                 O Fiesta Classic com motores 1.616V de 101CV e o 1.4 TDCI de 68CV.
Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 começava o processo de substituição com o Ikon 1.6 dando adeus, em outubro de 2009 na linha 2010 chegava o hachtback Figo que também foi desenvolvido pela Ford australiana para o mercado indiano e em relação aos Fiesta a única diferença é o comprimento de 3.79metros e altura é o mesma do Fiesta europeu, assim como entre - eixos e largura são os mesmos do modelo nacional, como sempre o câmbio é manual de cinco marchas e ele tem duas opções de motor, o Zetec Sigma 1.216V rebatizado de Duratec que gera 10.4KGFMa4000RPM e 71CVa5250RPM e o 1.4 TDCI já citado no Fiesta Classic e esse não muda.
O Figo com motor 1.216V de 71CV e 1.4 TDCI, nos mercados externos estava disponível com o 1.416V de 84CV e o 1.616V de 100CV.
Em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda no mercado indiano e o Figo seguiu para Oriente Médio e África do Sul para o primeiro com os motores Zetec Sigma 1.416V rebatizado de Duratec que gerava 13KGFMa4000RPM e 84CVa6000RPM e o 1.616V da mesma família que já citamos no Fiesta Classic mas lá ele vinha a reboque do câmbio automático e para África do Sul ele seguia com motores 1.416V e o 1.4TDCi já citado no Fiesta Classic, em outubro de 2011 na linha 2012 com o adeus do Ikon o Fiesta Classic toma o seu lugar em definitivo e eles não mudavam, em outubro de 2012 na linha 2013 ele chegava ao México com motor 1.616V e câmbio manual e o nome Ikon, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e eles ganharam uma nova geração que serão os futuros Ka em carroceria Hacht e Sedan que lá manterão seus respectivos nomes e o sedã terá menos de 4 metros para aproveitar uma lei local e baseados na plataforma B-Global ou DE da Ford.
 
Essa plataforma se mostrou inadequada para um motor 1.nada, mas acabou recuperando a Ford brasileira e mantendo ela entre as quatro grande, fez renascer o centro de estilo da Ford brasileira em 2013 e foi responsável pela recuperação da Ford brasileira e pelo sucesso da Fábrica de Camaçari-BA.


 


 

 
 

 
 

 

 
 
 
 
 
 
 

 

 

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