Existe vida além da Kombi: Fiat Ducato e sua vida e seus parentes no exterior.

A DUCATO MOSTROU QUE EXISTE VIDA ALÉM DA KOMBI, MAS A FIAT FEZ A PARTE DELA.
A Fiat em 1998 decidiu importar a Ducato da Itália como "Balão de ensaio" afinal ela estava construindo uma fabrica em Sete Lagoas-MG para produzir ela e a Daily e mais tarde acabou produzindo caminhões e em novembro de 2000 como linha 2001 chegava a Ducato nacional com novo emblema da Fiat que estreava um mês antes do Palio, ela vinha nas opções Minibus, Vetrato e Furgão, sendo que a Minibus podia vir com 10 ou 12 lugares,  Vetrato curto e Longo e o Furgão também curto e longo, o modelo curto, a largura de ambos é 1.99metros e altura é de 2.15metros e 2.45metros para o teto elevado, mas o comprimento era de 4.75metros para o curto e 5.12metros para o longo e o entre - eixos é de 2.85metros para o curto e 3.20metros para o longo, o câmbio era manual de cinco marchas, o motor era o Fiat-Iveco 2.8 Turbo Diesel intercooler, com bloco de ferro , cabeçote de alumínio, cabeçote de 8 válvulas, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler e bomba injetora, o seu diâmetro é de 94,4mm e o curso é de 100mm o que totalizavam 2799cm3, a sua taxa de compressão era de 17,3:1  e com isso gerava 26.5KGFMa1800RPM e 105CVa3800RPM e o motor era transversal e tração dianteira, a sua suspensão utiliza amortecedores hidráulicos e feixe de molas nos dois eixos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é dependente tipo eixo rígido, mas lógico para um veículo de carga a tração é no lugar errado e os freios eram discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, talvez a única vantagem da velha senhora sobre a Ducato é isso e no resto um baile de Van da Fiat que no velho mundo encarava a T4 e mais tarde a T5 que são as "Kombi" moderna da Europa.
                A Ducato nacional chegava ao mercado com motor 2.8 Turbo Diesel de 105CV.
E o resultado se fez: tirou a Sprinter da liderança de Vans á diesel do mercado, ou seja só perdia para a Kombi que custava metade do preço e era bem mais fraca, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em agosto de 2003 a Fiat resolveu também fazer as irmãs Peugeot Boxer e Citroën Jumper em Sete Lagoas-MG a pedido das duas irmãs, inclusive compartilham plataforma, motor , câmbio transmissão e outras coisas juntos ou seja apenas o emblema das francesas e era linha 2004.
A Peugeot Boxer também era nacional e os mesmos motores da Ducato, só muda o emblema.

 e para a Ducato nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 a Ducato ganhava nova grade dianteira, assim como as irmãs Peugeot Boxer e Citroën Jumper, o câmbio continuava manual de cinco marchas e o veterano Iveco 2.8 Turbo Diesel ganhava injeção common-rail e com isso passou a gerar 30.6KGFMa1800RPM e 128CVa3600RPM e suspensão e freios não mudavam e reboque traziam a opção de entre - eixos mais longo, o comprimento passava a 5.60metros de comprimento e 3.70metros de entre - eixos, lembrando que a construção é monobloco e as alterações foram feitas em Peugeot Boxer e Citroën Jumper que agora eram chamados de HDi me engana que eu gosto....
A Ducato ganhava nova grade dianteira e o motor 2.8 Turbo Diesel passava a 128CV que mais tarde é substituído pelo 2.3 Turbo Diesel de 127CV.

Estreava a versão de entre - eixos longo.

A Jumper também recebia nova grade e alterações mecânica.

A Boxer também nova grade e alterações mecânicas.
Ao menos a Boxer tinha grade diferente e a Jumper também, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 elas trocam o motor 2.8 pelo Multijet 2.3 Turbo Diesel também da Iveco ,  e o 2.3 vem com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 88mm e o curso é de 94mm o que totalizavam 2287cm3, a sua taxa de compressão de 16,3:1 e com isso gerava 30.6KGFMa1800RPM e 127CVa3600RPM ou seja manteve o torque e perdeu apenas 1CV, ficou na mesma e o mesmos motor disponível para Boxer e Jumper sob o nome de HDi  ou seja o famoso me engana que eu gosto.... mas por uma lado é garantia de manutenção Fiat em qualquer autorizada Fiat e isso é o lado bom, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em abril de 2012 como linha 2013 ela ganhou mais torque com 32.7KGFMa1800RPM e manteve a potência e em junho era vez de Peugeot Boxer e Citroën Jumper ganhar esse motor e nada mudava nos modelos, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e a Fiat só testa a nova Ducato e nada de lançar a nova Van por aqui, tanto que o atraso já cobrou o preço: perdeu a liderança do segmento para Renault Master e a Kombi está fora de linha esse ano, ou seja a Fiat perdeu a chance da consagração no segmento de Vans á diesel.
NA EUROPA a Ducato chegou ao Brasil na segunda geração, a primeira geração usava a plataforma do antiga 242, e logicamente para variar tinha suas irmãs francesas: Citroën C25 e Peugeot J5, além de Talbot Express que no final eram a mesma coisa, só mudava grade e logotipo e nos motores a oferta começava pelo 2.nada da família X á gasolina e comando de válvulas no bloco que gerava 16.3KGFMa2500RPM e 84CVa4750RPM esse motor era da PSA e nos motores á diesel o 1.9 á diesel de 12.2KGFMa2500RPM e 69CVa4600RPM, o 1.9 Turbo Diesel que gerava 22KGFMa2500RPM e 82CVa4100RPM esses de origem PSA também e o 2.5 á diesel de origem Iveco com 16.5KGFMa2200RPM e 75CVa4200RPM e a versão turbo desse motor com 22KGFMa2000RPM e 95CVa3800RPM ou seja tinha várias opções de motores para os Europeus.
A primeira geração da Ducato com motores 2.nada de 84CV, 1.9 á diesel de 69CV, 1.9 Turbo Diesel de 82CV, 2.5 á diesel de 75CV e turbo diesel de 95CV.

A Citroën C25 com os mesmos motores da Ducato.

A Peugeot J5/Talbot Express vinha com o mesmo motor da Ducato.
Mas em outubro de 1994 na linha 1995 chegava a segunda geração da Ducato e com ela, a marca Talbot foi fechada e a Peugeot J5 foi substituída pela Boxer e a Citroën C25 foi substituída pela Jumper(Relé na Grã-Bretanha), a oferta começava pelo 2.nada da família XU á gasolina, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro x curso são exatamente iguais:86mm o que dá 1998cm3 e sua taxa de compressão de 8,8:1 e dotado de injeção eletrônica monoponto gerava 17.1KGFMa3400RPM e 109CVa5500RPM era a única opção de motor á gasolina, o 1.9 á diesel de origem Fiat que gerava 12.2KGFMa2500RPM e 69CVa4600RPM, uma versão turbo desse motor com e sem catalizador a primeira sem catalizador gerava 18.3KGFMa2500RPM e 82CVa4600RPM e na versão á gasolina passou a gerar 17.8KGFMa2500RPM e 80CVa4600RPM, o 2.5 á diesel de origem Iveco que gerava 16.7KGFMa2400RPM e 82CVa4600RPM e uma versão turbo desse motor com ou sem catalizador  a versão sem catalizador gerava 25KGFMa2200RPM e 116CVa3800RPM e a versão com catalizador gerava 26.1KGFMa2200RPM e 109CVa3800RPM e para os modelos Jumper e Boxer em vez de motores de origem Fiat, ela usava além do 2.nada á gasolina, usava o PSA 1.9 á diesel da família XUD , o seu diâmetro é de 83mm e o curso é de 88mm o que totalizavam 1905cm3, a sua taxa de compressão de 23:1 e com isso gerava 12.2KGFMa2500RPM e 69CVa4500RPM e uma versão turbo desse motor com 20.2KGFMa2250RPM e 90CVa4600RPM e o 2.5 á diesel da família XUD, o seu diâmetro é de 94mm e o curso é de 90mm o que totalizavam 2504cm3, a sua taxa de compressão é de 23:1 e com isso gerava 15.6KGFMa2250RPM e 83CVa4250RPM e uma versão turbo desse motor com dois tipos de potência, a primeira gerava 23.4KGFMa2250RPM e 103CVa4400RPM e a segunda gerava 24KGFMa2250RPM e 107CVa4000RPM e suspensão e freios seguiam o modelo nacional e as únicas diferenças eram os símbolos da marca e os motores usados nos modelos.
A Ducato chegava ao mercado com motor 2.nada de 84CV de origem PSA, o 1.9 á diesel de 69CV e versão turbo com 80CV e 82CV de origem Fiat e o 2.5 á diesel de 84CV e turbo com 109CV e 116CV sem catalizador, mais tarde chegavam o 2.8 á diesel de 87CV e 122CV e mais tarde passava a receber o 1.9 da PSA e estreava o 2.nada á diesel de 86CV e mais tarde injeção common-rail no 2.8 JTD para gerar 128CV.

A Peugeot Boxer que vinha com o mesmo 2.nada da Ducato á gasolina e motores á diesel de origem PSA o 1.9 de 69CV, a versão Turbo desse motor com 90CV, o 2.5 á diesel de 86CV e o turbo diesel de 103CV e 107CV.

A Citroën Jumper que vinha com os mesmos motores da Boxer
O nome da Jumper era Relé no Reino Unido, em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda, em outubro de 1996 na linha 1997 nada muda, em outubro de 1997 na linha 1998 como novidade tanto para Jumper, Boxer e Ducato chegava o 2.8 á diesel e sua versão com turbo e intercooler, na versão "aspirada" ele rende 18.3KGFMa2000RPM e 87CVa4000RPM e versão com turbo e intercooler desse motor gerava 29KGFMa1800RPM e 122CVa3600RPM, em outubro de 1998 na linha 1999 alterações nos motores, o 2.nada continuava no catálogo, o 1.9 á diesel e o 1.9 Turbo Diesel davam lugar ao PSA na Ducato, o 2.nada da família DW que era um EW convertido para o diesel com cabeçote de 8 válvulas, o seu diâmetro é de 85mm e o curso é de 88mm o que totalizavam 1997cm3 e sua taxa de compressão era de 18:1 e dotado de injeção common-rail gerava 19.6KGFMa1900RPM e 84CVa4000RPM, para os modelos PSA o 2.5 á diesel turbo diesel da família XUD era mantido e o 2.8 á diesel era mantido na Ducato e Turbo Diesel 2.8 era mantido nos demais modelos também e em outubro de 1999 na linha 2000 o motor 2.8 ganhava injeção common-rail era o 2.8 JTD que gerava 30.6KGFMa1800RPM e 128CVa3800RPM é o mesmo motor usado aqui em seis anos depois, em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2002 na linha 2003 ele ganhava nova grade dianteira, pequenas alterações nos faróis e opção de entre - eixos mais longo e ganhavam alterações estéticas Citroën Jumper e Peugeot Boxer, nos motores o 2.nada á gasolina continuava pertencendo a família XU e ganhava injeção multiponto e com isso passou a gerar 17.1KGFMa3700RPM e 110CVa5700RPM e que vem com opção de GNV também, o 2.nada da família DW que é um EW convertido para o diesel também era mantido sem alterações, para Jumper e Boxer vinha o PSA DW 2.2 Turbo Diesel intercooler common-rail com cabeçote de 8 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote, o seu diâmetro era mantido, mas o curso foi a 96mm o que totalizavam 2179cm3 e taxa de compressão de 18:1 e com isso gerava 24.5KGFMa1900RPM e 100CVa4600RPM, para a Ducato vinha o 2.3 JTD que é o nosso atual Multjet mas com cabeçote de 8 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote e com isso gerava 27.5KGFMa1800RPM e 110CVa3600RPM e para todos os modelos o 2.8 JTD continuava no catálogo, ou seja na Europa Jumper e Boxer usaram motor PSA.
A Ducato ganhava nova grade dianteira e faróis, o motor 2.nada á gasolina passou a gerar 110CV, o 2.nada turbo diesel era mantido, estreava o 2.3 JTD de 110CV e o 2.8 JTD era mantido e mais tarde ganhava uma versão mais potente com 146CV.

A Peugeot Boxer ganhava nova grade dianteira diferente da Ducato e os mesmos motores da Ducato, com exceção do 2.3, ela tinha o 2.2 HDi de 101CV.

A Jumper que era Relé no Reino Unido tem os mesmos motores da Boxer.
Se a Peugeot e a Citroën chamam o 2.8 de HDi que originalmente é um JTD, a Fiat tem todo o direito de chamar o 2.nada de JTD também que é um.... HDi, ou seja me engana que eu gosto...... , em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, outubro de 2004 na linha 2005 nada muda e em outubro de 2005 na linha 2006 eles ganham cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no 2.8 JTD e com isso passou a gerar 31.6KGFMa1800RPM e 146CVa3800RPM o que deixou ela mais potente, nossa Ducato só sonha com essa potência....
COM DÓLAR BARATO E A ENTÃO FUTURA FÁBRICA DE SETE LAGOAS  não estando pronta e aproveitando a chegada da Mercedes-Benz Sprinter vinda da Argentina e mais tarde a Volkswagen importava as Caravelle e Eurovan(T4) e a Fiat resolveu importar a Ducato em janeiro  de 1998 ela chegava importada da Itália, com câmbio manual de cinco marchas e duas opções de motor ambos Iveco 2.8 á diesel a versão sem turbo com 18.3KGFMa2000RPM e 87CVa4000RPM e a versão com turbo passou a gerar 29KGFMa1800RPM e 122CVa3800RPM .
     A Ducato importada com motor 2.8 á diesel de 87CV e a versão turbo desse motor com 123CV.
Mas lógico aproveitando a chegada da Ducato, a Peugeot resolveu trazer a Boxer com os mesmos motores 2.8 já que a Boxer era feita na mesma fábrica da Ducato em Val di Sangro, Itália.
A Boxer chegava ao mercado nacional é o mesmo motor da Ducato.
A Jumper também era importada, mas é difícil achar foto dela no Brasil, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 a Ducato passava a ser nacional e o processo era completado para Boxer e Jumper três anos depois e como sempre feita em Sete Lagoas-MG.
 
A Ducato mostrou que "existe vida além da Kombi, mas é o dobro do preço" e com isso se tornou líder de vendas, tirando a velha senhora é claro, mas agora com a renovação do Master e a Fiat só testa a Ducato de nova geração e nada de lançar então a Ducato está uma geração atrasada em relação a Europa, mas ainda é uma Van moderna e com conceitos modernos.


 
 
 
 
 



 
 

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