A Multivan que enterrou os seus rivais no Brasil: Fiat Dobló e sua vida no Brasil e no exterior.

 

O DOBLÓ USA UMA PLATAFORMA PRÓPRIA E ENTERROU OS SEUS RIVAIS NO BRASIL.
A Citroën importava o Berlingo desde 1998 da França e a própria Peugeot o Partner só que o primeiro levava passageiros e o segundo caras, o Kangoo chegou ao mercado brasileiro no inicio de 2000 com versões passageiros e carga e não é que uma das quatro grandes quis entrar nessa? a Fiat já tinha a Fiorino desde os tempos do 147 em 1980 a Ducato recém-nacionalizada queria algo a mais e o Dobló era o produto que podia ocupar a intermediária e quem sabe uma sucessão da Fiorino(que vinha do Uno desde 1988) e é algo que não aconteceu, mas o Dobló seguia firme, ele veio em duas opções em outubro de 2001 na linha 2002 : Passageiros e Cargo(Furgão), duas opções de acabamento para a versão com passageiros: EX e ELX, a última podia vir com sete lugares, ele media 4.16metros de comprimento, 1.71metros de largura,1.80metros de altura e 2.56metros de entre - eixos, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e duas opções de motor: o Fire 1.316V(que na verdade é 1.25...) exclusivo da EX com bloco de ferro(sub-bloco de alumínio), duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 70.8mm e o curso é de 78.9mm o que totalizavam 1242cm3, a sua taxa de compressão produzia 10,2:1 e com isso gerava 12KGFMa4000RPM e 80CVa5500RPM e dotado de injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico e o Hi-Torque 1.616V(que os italianos chamavam de Corsa Lunga), o seu diâmetro era de 80,5mm e o curso é de 78.4mm o que totalizavam 1596cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,5:1 e com isso gerava 15.4KGFMa4500RPM e 106CVa5500RPM ambos quatro cilindros em linha e 16 válvulas, o 1.616V também tinha duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e acelerador eletrônico, esse motor era exclusivo da ELX e o Cargo podia vir com as duas opções de motores, a sua suspensão utiliza barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos nos dois eixos, mas na dianteira é Independente tipo McPherson com molas helicoidais e na traseira é dependente tipo eixo rígido com feixe de molas e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, o motor era transversal e a tração era dianteira com em todos os Fiat nacionais.
O Dobló chegava ao mercado com motores 1.316V de 80CV e o 1.616V de 106CV, mais tarde o 1.616V era substituído pelo 1.8 que vou citar no Adventure e que mais tarde virava Flex.
O Dobló Cargo chegava ao mercado com os mesmos motores 1.316V e 1.616V já citados e mais tarde recebia o 1.8 que já citaremos no Adventure.
Qualidades? excelente espaço interno, bom porta - malas e bom espaço de carga, defeitos? manutenção cara e fraco desempenho dos motores 1.316V e 1.4 e pouco torque em baixa do 1.616V e isso é meio que "danoso" a um veículo comercial, em março de 2002 a versão ELX 1.616V enfrentou Berlingo 1.8 Multispace GLX e Kangoo RN 1.6, na pista 0a100KM/H em 16.7segundos, ficou na intermediária contra 16.1segundos do Berlingo e 19.7segundos do Kangoo, chegou a 155KM/H foi o mais veloz contra 152KM/H do Berlingo e 148KM/H do Kangoo e o consumo urbano foi de 7.7KM/L foi mais econômico que o Kangoo com 7.5KM/L e que o Berlingo com 6.6KM/L e o rodoviário foi de 11.1KM/L contra 10.8KM/L do Berlingo e 10.2KM/L do Kangoo, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 chegava a versão Adventure com pneus de uso misto, para choques diferentes, suspensão elevada e estepe na traseira com isso a altura foi para 1.96metros, a largura foi para 1.77metros, o comprimento foi para 4.35metros,o entre - eixos foi mantido e agora ele só podia levar seis pessoas e a reboque da nova versão o 1.616V dava lugar ao Família I 1.8 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e cabeçote de 8 válvulas, o seu diâmetro é de 80.5mm e o curso é de 88.2mm o que totalizavam 1796cm3, a sua taxa de compressão produzia 10,5:1 e com isso passou a gerar 17KGFMa2800RPM e 103CVa5400RPM ganhava mais torque e perdia 3CV e esse motor era feito em São José dos Campos-SP e dela seguia para Betim-MG onde recebia a injeção eletrônica e esse motor estava disponível também para a ELX e o Cargo(Furgão) e o motor 1.316V continuava.
Com suspensão elevada, pneus de uso misto e para -choques maiores chega a Adventure que trazia junto com ela o motor 1.8 de 103CV que depois virava Flex e passava a gerar 112CV com gasolina e 114CV com álcool.
Em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda nos modelos, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em abril de 2006 na linha 2007 o Dobló ganhava ao motor Família I 1.8 Flex dotado de comando de válvulas roletado e simples no cabeçote acionado por correia dentada, e taxa de compressão era mantida, mas agora ele gerava 17.8KGFMa2800RPM e 112CVa5500RPM e com álcool vai a 18.5KGFM e 114CV nas mesmas rotações, em setembro de 2006 o Dobló Adventure enfrentou Berlingo Sport 1.616V e Kangoo Sportway 1.616V, o Dobló era o único Flex na época, por enquanto eu vou colocar os números com gasolina e o Dobló sentiu o peso: ele foi de 0a100KM/H em 15.5segundos, contra 13.2segundos do Berlingo, mas ficou á frente do Kangoo com 15.8segundos, chegou a prováveis 161KM/H segundo a Fiat, contar 175KM/H do Berlingo segundo a Citroën e 165KM/H do Kangoo Sportway segundo a Renault, o consumo urbano foi de 8.6KM/L foi o mais sedento, contra 9.5KM/L do Berlingo e 9.4KM/L do Kangoo e o rodoviário é de 10.3KM/L contra 11.4KM/L do Berlingo e 12.4KM/L do Kangoo e com álcool ele foi de 0a100KM/H em 14.7segundos, chegou a 163KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.7KM/L e o rodoviário foi de 9.8KM/L e o motor 1.316V dava adeus e a EX agora era 1.8, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda só ele ganhava o diferencial Locker e ganha a versão de acabamento HLX, a EX dá adeus e a ELX fica como versão de entrada , em dezembro de 2009 na linha 2010 ele ganhava nova grade dianteira, faróis e novas lanternas traseira e com isso o comprimento vai para 4.26metros nas versões ELX/HLX e 4.48metros para Adventure, a largura passava a 1.72metros no ELX/HLX e 1.77metros na Adventure, assim como a única opção de câmbio e o motor Família I 1.8 e marcava a estreia do motor Fire 1.4 com cabeçote de 8 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote, o resto segue a mesma concepção do "1.316V" (na verdade 1.25...) o seu diâmetro cresceu para 72mm e o curso para 84mm o que totalizavam 1368cm3, a sua taxa de compressão produzia 10,4:1 e com isso passava a gerar 12.5KGFMa3250RPM e 85CVa5750RPM e com álcool vai a 12.7KGFM e 86CV nas mesmas rotações, ou seja era um pouco melhor que o "1.3"... mas ainda assim ruim para um carro desse porte, suspensão e freios não mudavam.
O Dobló ganhava nova grade dianteira e faróis e lanternas e mantinha o motor 1.8 e estreava o 1.4 de 85CV com gasolina e 86CV com álcool e o 1.816V de 130CV com gasolina e 132CV com álcool.

Aqui o Adventure mantendo o estepe na traseira e o motor 1.8 e mais tarde substituído pelo 1.816V.

O Dobló Cargo com motor 1.4 e 1.8 e mais tarde é trocado pelo 1.816V.
E lembrando que desde 2004 a versão Adventure respondia por 60% das vendas, o Berlingo foi enterrado em 2007, em dezembro de 2009 a versão Adventure 1.8 foi testada: 0a100KM/H em 15.2segundos, chegou a 163KM/H segundo a Fiat e o consumo urbano foi de 6.2KM/L e o rodoviário foi de 7.9KM/L e com álcool, lembrando que a partir de 2007 os carros eram testados com álcool, com gasolina os prováveis números são 0a100KM/H em 15.4segundos, velocidade máxima de 161KM/H e o consumo urbano de 8.1KM/L e o rodoviário é de 10.3KM/L, em julho de 2010 na linha 2011 o motor Família I 1.8 é substituído pelo Tritec E-Torq 1.816V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, pistões e bielas forjadas ou seja 70% novo em relação ao Tritec, o seu diâmetro é de 80mm e o curso é de 85.8mm o que totalizava 1747cm3(na verdade 1.75...), a sua taxa de compressão produzia 11,2:1 e com isso passava a gerar 18.4KGFMa4500RPM e 130CVa5500RPM e com álcool vai a 18.9KGFM e 132CV, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda e em abril de 2012 a versão ELX que vem com motor 1.4 virava Attractive e a HLX virava Essence que vem com motor 1.816V era a linha 2013, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, depois o Kangoo de passageiros já foi embora em 2010 e o Parnter deu adeus ano passado, agora o Dobló está praticamente sozinho na versão passageiros, mas na versão Carga ele só tem o Kangoo e dentro de casa a Fiorino ele sempre conviveram bem.
NA EUROPA feito na fábrica da Fiat da Turquia chegava ao velho mundo o Dobló em outubro de 2000 como linha 2001 em versões passageiros e Cargo(Furgão), única opção de câmbio: manual de cinco , nos motores quatro opções de motores duas á gasolina, a primeira era o 1.2 da família Fire igual ao nosso só com cabeçote de 8 válvulas(aqui chamado de "1.3" pelo marketing) e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 10.4KGFMa3500RPM e 65CVa5500RPM imagino como deve andar...., o 1.616V igual ao nosso só que lá gerava 14.7KGFMa4000RPM e 103CVa5500RPM e duas opções á diesel a primeira era o 1.9 á diesel, o seu diâmetro é de 82mm e o curso é de 90mm o que totalizavam 1910cm3, a sua taxa de compressão é de 22,5:1 e com quatro cilindros, 8 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 12KGFMa2500RPM e 63CVa4500RPM e por ultimo o 1.9 JTD que é esse mesmo 1.9 mas dotado de turbo, intercooler e injeção common-rail, a taxa de compressão cai para 18,4:1 e com isso passava a gerar 20.4KGFMa1500RPM e 101CVa4000RPM, a sua suspensão segue a mesma receita do modelo nacional, assim como os freios e lá aposentou a Fiorino.
O Dobló chegava ao mercado com motor 1.2 de 65CV, 1.616V de 103CV e o 1.9 á diesel de 63CV e o 1.9 JTD com 101CV e mais tarde ele passava a gerar 105CV e o 1.316V Multijet de 70CV.
Em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2002 na linha 2003 o 1.9 JTD passava por alterações para gerar 20.9KGFMa1750RPM e 105CVa4000RPM, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 o 1.9 á diesel dava lugar ao Mutijet 1.316V com novo sistema de injeção common-rail, cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler, o seu diâmetro é de 69.6mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 1248cm3,(na verdade é 1.25...) a sua taxa de compressão produz 18,1:1 e com isso gerava 18.3KGFMa1750RPM e 70CVa4000RPM e seguiu até outubro de 2005 quando chegou a linha 2006 com nova grade dianteira, faróis e lanternas e a reboque do visual, a opção Maxi que tinha as mesmas largura e altura do outro modelo, mas o comprimento passava a 4.63metros e o entre - eixos a longos 2.96metros, estreava a opção do câmbio manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas chamado de DPF pela Fiat nos motores 1.2 dava lugar ao 1.4 também da família Fire igual ao nosso e com cabeçote de 8 válvulas, só que por lá taxa de compressão era de 11:1 e com isso gerava 11.7KGFMa3000RPM e 77CVa6000RPM, o 1.616V seguia no catálogo, assim com o 1.9 JTD agora renomeado 1.9 Multijet 8V e o 1.316V Multijet agora passava a gerar 20.4KGFMa1750RPM e 86CVa4000RPM, suspensão e freios não mudavam.
Nova grade dianteira, faróis e lanternas o visual que conheceríamos quatro anos depois, o motor 1.616V e o 1.9 JTD renomeado Multijet era mantido e estreava o 1.4 de 77CV e o 1.316V Mutijet foi a 86CV e mais tarde 1.9 Mutijet vai a 120CV.
Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 chegava o 1.9 Mutijet mesmo com 8 válvulas passava a gerar 20.4KGFMa1750RPM e 120CVa4000RPM, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda e em abril de 2010 ele chegou a uma segunda geração que foi feita em cima do Punto europeu que por sua vez é a mesma do Opel Corsa D e com isso essa plataforma já deu adeus na Europa.

O nosso Dobló seguiu para a Argentina além do 1.616V ele tinha o 1.9 á diesel de 12KGFMa2500RPM e 63CVa4500RPM e seguiu por lá até outubro de 2004 quando trocou o 1.616V pelo 1.8 igual ao nosso, em outubro de 2005 ele ganhou o 1.9 JTD com 20.4KGFMa1750RPM e 105CVa4000RPM, em outubro de 2006 na linha 2007 ele ganhava o 1.8 com alterações que passava a gerar 17.8KGFMa2800RPM e 110CVa5500RPM e seguiu até março de 2009 na linha 2010 ganhou alterações visuais, mas em outubro de 2010 ele ganhou a nova geração para aquele mercado, afinal na terra do tango Kangoo e Partner não dão moleza, ao contrário daqui.


O Dobló acabou "enterrando" os seus rivais, uma das causa é a maior rede autorizada que os rivais e ele segue até hoje sem alterações para o mercado e na mesma plataforma e está uma geração atrás do modelo europeu.
 
 
 

 


 
 


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