Existe vida além da Kombi 2 : Renault Master e sua vida no Brasil e no exterior.

A MASTER MANTEVE A DINASTIA DAS VANS DA RENAULT NO BRASIL E AGORA É LÍDER NO SEGMENTO(MAS EM OUTRA PLATAFORMA).
Fazem 20 anos que Ayrton Senna morreu e ele morreu num motor Renault V10 com homenagem a fabrica de São José dos Pinhais-PR é chamada de Ayrton Senna em homenagem ao piloto e onde sai a fabricação da Master, mas antes vou fazer uma resenha sobre a Renault Trafic que vinha da Argentina e antes chegou a vir ao Brasil com emblema da Chevrolet e ela usava o antigo motor á gasolina 2.2 da família J e com isso gerava 13.5KGFMa3500RPM e 80CVa4000RPM é o mesmo do Renault 21 só que estrangulado e que já se encontrava aposentado e era hora da Trafic ir embora.
                                             A Trafic com motor 2.2 á gasolina de 80CV.
A opção natural era substituir pela nova geração da Trafic, mas a Renault decidiu fabricar em São José dos Pinhais-PR a Master que era o modelo maior  onde além dela já foi feito: Scénic(1999-2010), Clio(1999-2007 quando passou a vir da Argentina), Clio Sedan(2000-2007 e a mesma situação do Hacht), Mégane(2006-2010), Mégane Grand Tour(2006-2012), Logan(2007-até hoje), Sandero(2007-até hoje) e Duster(2011-até hoje) e na parte Nissan foram feitos Frontier(2002-até hoje), Xterra(2003-2008), Livina e Grand Livina(2009-até hoje), ela chegou nas opções curta e longa, a curta media 5.39metros de comprimento, 1.79metros de largura,2.25metros de altura  para o teto baixo e 2.44metros para o teto alto e 3.58metros de entre - eixos e o modelo longo media 3.99metros, ela vinha nas versões passageiros com 10,12 e 16 lugares e furgão curto e longo, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e duas opções de motor ambos apesar de importado da França e chamado de família S pela Renault são de projeto em conjunto com a Fiat, ao contrário da Peugeot e Citroën que teve versão "Ducato" a Renault só manteve o motor dela, o seu diâmetro é de 94.4mm e o curso é de 100mm o que totalizavam 2799cm3 e com duas versões uma sem turbo com taxa de compressão de 21,5:1 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e 8 válvulas e na versão sem turbo gerava 18.3KGFMa2000RPM e 86CVa3800RPM e a versão com turbo gerava 26.5KGFMa1800RPM e 114CVa3800RPM e com injeção eletrônica, mas sem common-rail é igual a Fiat Ducato e os modelos eram chamados de "90" e "115", a sua suspensão utilizava amortecedores hidráulicos telescópicos, na dianteira é Independente tipo braços triangulares com molas helicoidais e na traseira era dependente tipo eixo - rígido com feixe de molas e os freios são discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira.
A Master chegava ao mercado nacional com motores 2.8 á diesel de 86CV e a versão turbo com 114CV e mais tarde ela substituía esses motores pelo DCi 2.5 de 115CV.
Ela foi lançada em março de 2002, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda , em outubro de 2003 na linha 2004 ela ganhava a opção chassi-cabine, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 ela troca os motores pelo CDi 120 2.516V Turbo Diesel esse motor é da própria Renault pertence a família G e esse motor tem quase a mesma concepção do 2.8, mas esse motor tem turbo,intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 89mm e o curso é de 99mm o que totalizavam 2464cm3, a sua taxa de compressão era de 21,2:1 e com isso gerava 29.6KGFMa1600RPM e 115CVa3600RPM e substituía os antigos 2.8 de projeto comum com a Fiat, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda e em agosto de 2010 chegava a linha 2011 com nova grade dianteira, faróis e para - choques e junto com ela o câmbio manual de seis marchas.
        A Master ganhava novos faróis, para - choques e lanterna e manteve o motor DCi 2.516V.
Em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em abril de 2012 ela recebe alterações para poluir menos e em abril de 2013 ela entra em nova geração e uma nova plataforma e lembrando que a construção é monobloco e o motor é transversal e a tração é dianteira.
BOM NA EUROPA A MASTER já tinha uma ampla estrada pela frente e com visual bem estranho e com duas opções de motor, a primeira era o 2.2 á gasolina que gerava 13.5KGFMa3500RPM e 80CVa5000RPM da família J e o 2.1 Turbo Diesel da família J que gerava 17.5KGFMa2000RPM e 80CVa4000RPM mas o visual dela era bem estranho.
A antiga Master com visual estranho e motores 2.1 turbo diesel e 2.2 á gasolina ambos de 80CV.
E lógico em outubro de 1997 na linha 1998 chegava a segunda geração da Master é o modelo que conheceríamos aqui cinco anos depois é igual ao modelo nacional inclusive nas dimensões e nas opções do modelo tração dianteira, o câmbio era manual de cinco marchas e duas opções de motores ambas 2.8 a versão á diesel sem turbo com 18.3KGFMa2000RPM e 86CVa3800RPM e a versão turbo desse motor com 26.5KGFMa1800RPM e 114CVa3800RPM era o mesmo do modelo nacional que por sua vez era o mesmo da Ducato era chamado de Renault Família S/Fiat Sofim que eram as mesma coisa e a Opel alemã resolve repetir o feito colocando os logos dela e batizando elas de Movano(ou Vauxhall) na Inglaterra e suspensão e freios eram igual do modelo nacional.
A Master chega ao mercado aqui no modelo curto com motores 2.8 á diesel de 86CV e turbo de 114CV e mais tarde ele ganhava o DCi 2.2 Turbo Diesel de 83CV(85) e 113CV.(115), mais tarde o de 113 passava a gerar 115CV e ganhava a versão de 130CV e estreava o 2.5 com 133CV(135) e outra com 150CV(150).

Aqui a Opel/ Vauxhall Movano que era Master com outro logotipo e grade.
Em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda, em outubro de 1999 na linha 2000 passava a usar os motores da família G esses de projeto da Renault, o primeiro é o 2.2 com cabeçote de 12 válvulas(3 válvulas por cilindro, duas de admissão uma de escape), comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, com injeção common-rail, o seu diâmetro é de 87mm e o curso é de 92mm o que totalizavam 2188cm3 e sua taxa de compressão é de 23:1 e com isso gerava 14.4KGFMa2250RPM e 83CVa4500RPM substituindo o antigo 2.8 sem turbo, esse 2.2 dotado de turbo e intercooler e com isso a taxa de compressão caia para 22:1 e com isso gerava 25.5KGFMa2000RPM e 115CVa4300RPM perdiam , mas ganhavam economia, mas isso era temporário, em outubro de 2000 na linha 2001 chegava a Nissan Interstar que era nada mais nada menos que a Master com emblema da marca japonesa e os mesmos motores DCi 2.2 Turbo Diesel ambos já citados na Master, ou seja a Master deu cria na Europa para três marcas.
  A Nissan Interstar com grade dianteira da Nissan e os mesmos motores da Master, menos o 2.8 que   não existia mais.
E aliança Renault-Nissan foi selada no final de 1999 onde a Renault teria 44% das ações da Nissan e a japonesa teria 15%  das ações da francesa, em outubro de 2001 na linha 2002 mais mudanças, o 2.2 sem turbo era mantido, estreava o 2.2 Turbo agora tinha duas versões a primeira gerava 30.1KGFMa1750RPM e 115CVa4000RPM mantinha o nome DCi 115, a segunda mantinha o torque e gerava 130CVa4000RPM e era chamado de DCi 130 e por último estreava o 2.5 que estreou na Master nacional em 2006 só que lá ele gerava 31.6KGFMa2600RPM e 133CVa3500RPM chamado de DCi 135 motores logicamente disponíveis para Opel/Vauxhall e Nissan nos seus "clones". em outubro de 2002 na linha 2003 ela ganhava uma opção mais potente o motor 2.5 Turbo Diesel passou a ter a opção de 33.3KGFMa1750RPM e 150CVa4000RPM foi chamada de DCi 150 e a reboque vinha a opção do câmbio manual de seis marchas para o motor 2.5, em outubro de 2003 na linha 2004 chegava nova grade dianteira, faróis e para -choques e lanternas tanto para a Renault Master, como para Opel/Vauxhall Movano e para a Nissan Interstar, na mecânica a opção de câmbio automático sequencial de seis marchas para todos os modelos e na versão de entrada ele estreava o 2.2 Turbo Diesel só que "estrangulado" para gerar 26.5KGFMa1750RPM e 90CVa3650RPM, no resto dos motores estavam sem alterações e lógico nome DCi 90 era mantido mas agora era "legítimo".
A Master ganhava alterações na grade dianteira e faróis e lanternas e o motor 2.2 Turbo Diesel ganhava versão "básica" com 90CV(DCi 90).

Aqui o Opel/Vauxhall Movano que tinha faróis e grades diferentes da Master e os mesmos motores dela.

Aqui a Nissan Interstar com os mesmos faróis, mas com grade diferente.
E esse visual nós só conheceríamos em 2010, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 chegava o nosso conhecido DCi 120 que era o 2.516V Turbo Diesel calibrado para gerar 29.6KGFMa1600RPM e 115CVa3600RPM que substituiu o modelo 2.2 de 115CV, estreava o 2.5 Turbo Diesel com 145CVa3500RPM e mantinha o torque de 31.6KGFMa2600RPM é o DCi 145 e o modelo DCi 150 era mantido no mercado, em outubro de 2006 na linha 2007  nada muda e lembrando que lá ela tinha opção de chassi- cabine, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 ela chegava a nova geração que chegaria quase 3 anos depois em outra base com isso o adeus dessa plataforma na Europa.
 
Assim com a Ducato, apesar dos defeitos como tração dianteira, correia dentada que estoura com facilidade e manutenção cara, ela mostrou ao Brasil que existe vida além da Kombi, mas o preço é mais alto, agora a semente plantada lá por 2002 colhe os frutos em 2013: a liderança do mercado.


 
 

 


 

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