Plataforma F-Alpha da Nissan: A segunda geração da Frontier nacional e sua vida , seus parentes no exterior e imigração espanhola e tailandesa para o Brasil.

A SEGUNDA GERAÇÃO TROUXE UMA NOVA PLATAFORMA A NISSAN BRASILEIRA.
A Frontier era feita desde 2002 na antiga geração, mas desde 2004 uma nova geração existia no exterior, em 2007 ela importou o modelo da Tailândia como você viu a seguir e em agosto de 2008 na linha 2009 passou a fabricar a nova geração em São José dos Pinhais-PR, antes uma resenha do modelo antigo, o modelo antigo vinha apenas com uma opção de motor: o MWM Sprint 2.8 12 Válvulas, Turbo Diesel intercooler eletronic que gerava 34.7KGFMa1700RPM e 140CVa3400RPM usado também na S10 da época que já estava pendido aposentadoria.
                   A Frontier de geração anterior com motor 2.8 12V Turbo Diesel de 140CV.
Em agosto de 2008 como linha 2009 a nova geração da Frontier chegava ao mercado feita no Brasil, ela vinha apenas na opção cabine dupla, ela media 5.23metros de comprimento, 1.85metros de largura,1.78metros de altura e 3.20metros de entre - eixos, ela vinha em três versões de acabamento: XE, SE e LE, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automático sequencial de cinco marchas, na época era a única com manual de seis marchas e automático de cinco marchas, duas opções de tração: traseira ou traseira com 4x4 de engate eletrônico, ou seja a Frontier corrompia a tradição japonesa(até hoje seguida por Hilux e L200), duas opções de motor ambos importados da Tailândia é o Nissan YD 2.516V Turbo Diesel intercooler conta com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e o turbo é de geometria variável, o seu diâmetro é de 89mm e o curso é de 100mm o que totalizavam 2488cm3, a sua taxa de compressão produzia 16,5:1 só que em duas configurações de potência, na primeira configuração disponível para XE e SE gerava 36.2KGFMa2000RPM e 144CVa4000RPM a segunda configuração exclusiva da LE, assim com o a opção de câmbio automático gerava 41.1KGFMa2000RPM e 172CVa4000RPM o que deixava com maior torque e potência entre as picapes médias á diesel nacionais da época, a sua suspensão utiliza amortecedores pressurizados, na dianteira é Independente por braços duplos triangulares com molas helicoidais e na traseira dependente tipo eixo rígido com feixe de molas e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira e a capacidade de carga é de 1005KG para os modelos 4x4 e 1030KG para o modelo de tração apenas traseira.
A segunda geração da Frontier chegava ao mercado com motor 2.516V Turbo Diesel de 144CV ou 172CV que mais tarde passavam a 163CV e 190CV.
Em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em março de 2012 ele chegava a linha 2013 com alterações no motor, o 2.516V Turbo "básico" perdia o turbo de geometria variável, mas ganhava mais torque com 41.1KGFMa2000RPM e 163CVa3600RPM e a versão "completa" mantinha o turbo de geometria variável e com isso passou a gerar 45.8KGFMa2000RPM e 190CVa3600RPM, em abril de 2012 e a versão Attack substituiu a LE e enfrentou S10 2.8 Turbo Diesel LTZ, Hilux SRV 3.nada Turbo Diesel e Amarok Highline 2.nada TDI e todos cabine dupla e com câmbio automático, na pista ela foi de 0a100KM/H em 11segundos foi a mais rápida contra 11.5segundos da Amarok e 11.8segundos de S10 e Hilux, chegou a 180KM/H limitados eletronicamente ficou empatada com S10 e Hilux e só venceu a Amarok com 179KM/H, o consumo urbano foi de 10.5KM/L foi a mais econômica, venceu a Hilux com 9.5KM/L, Amarok com 8.8KM/L e S10 com 8.6KM/L e o rodoviário foi de 12.5KM/L de novo venceu as rivais a S10 e a Hilux com 11.2KM/L e a Amarok com 10.8KM/L, em agosto de 2013 na linha 2014 ele ganhava nova grade dianteira e para -choques e além das mudanças ,a versão XE virava S, a SE virava SV e a Attack virava SL e lógico a novidade era a o motor de 190CV para o modelo SV e a opção de câmbio automático para esse, a SL apenas com câmbio automático como sempre de seis marchas, mas agora S10 e Ranger também tem.
Nova grade dianteira, para -choques e mudanças nas versões , mas os motores 2.516V Turbo Diesel  de 163CV e 190CV eram mantidos.
E lógico futuramente chega a linha 2015 mas ela seguirá o futuro do modelo asiático.
NO RESTO DO MUNDO OU NA MAIORIA dos países onde ele é vendida ele se chamava Navara desde de antiga geração e lógico na maioria dos mercados ela era vendida com duas opções de motor o 2.416V da família KA que gerava 21.2KGFMa3600RPM e 150CVa4800RPM, o 3.nada  16V turbo diesel da família ZD que gerava 32KGFMa2000RPM e 140CVa4000RPM e para os mercados australianos e neozelandês o V6 de 3.3 litros e 24 válvulas da família VG que gerava 27.2KGFMa2800RPM e 170CVa4800RPM.
A Navara/ Frontier  igual a nossa, mas com motores 2.416V de 150CV, 3.nada 16V Turbo Diesel de 150CV e o V6 de 3.3 litros e 24 válvulas com 170CV.
Mas em outubro de 2004 na linha 2005 chegava a nova Frontier/Navara com duas opções de cabine: estendida e simples e ambas de quatro portas com destaque as portas suicidas para a cabine estendida, as dimensões eram as mesmas tanto para a cabine simples como para a dupla, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automático sequencial de cinco marchas, ela era feita na Tailândia e nas Filipinas, e na Tailândia para a maioria do resto do mundo e na Espanha para o mercado europeu o que a deixa como a única picape do seu porte feita na Europa,  nos motores na maioria dos mercados ela vinha com o Nissan Di 2.516V Turbo Diesel da família YD igual ao modelo nacional em duas configurações a primeira com 36.2KGFMa2000RPM e 144CVa4000RPM e a segunda com 41KGFMa2000RPM e 172CVa4000RPM e esses motores também disponível para a Europa, para a Austrália além desses motores á diesel ela vinha com o seis cilindros em V de 4 litros e 24 válvulas(4.nada se preferir) da família VQ com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 95mm e o curso é de 92mm o que totalizavam 3954cm3, a sua taxa de compressão é de 9:1 e com isso gerava 39.2KGFMa4000RPM e 270CVa5600RPM e lembrando que nesses dois mercados ela se chamava Navara, suspensão e freios eram iguais ao modelo nacional que chegaria quatro anos depois.
A Frontier/ Navara com cabine estendida e motor 2.516V Turbo Diesel de 144CV ou 172CV e o V6 de 4 litros com 270CV para os mercados australiano e neozelandês.

Aqui a versão cabine dupla igual ao nosso modelo com os mesmos motores da cabine estendida.
E lembrando que esse modelo também é conhecido como Nissan D40, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em abril de 2008 chegava a opção de cabine simples para o trabalho e com maior caçamba e apenas com motor 2.5 Turbo Diesel de 144CV e no resto nenhuma mudança.
          A Cabine simples chegava ao mercado com motor 2.5 Turbo Diesel de 144CV.
Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 para Ásia e para a Europa ganhavam nova grade dianteira, para o mercado Tailandês ele estreava o 2.516V da família QR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 89mm e o curso é 100mm o que totalizavam 2488cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso gerava 24.6KGFMa4400RPM e 154CVa5200RPM é o mesmo motor do Altima vendido no Brasil, só que "estrangulado" para melhor distribuição de torque, o V6 á gasolina é abandonado na Austrália e na Nova Zelândia e para o mercado europeu o 2.516V Turbo Diesel agora passava a gerar 45.8KGFMa2000RPM e 190CVa3600RPM é o mesmo que chegaria ao mercado brasileiro três anos depois e disponível também para os dois países da Oceania e tanto para o velho mundo quanto para o Oceania estreava o V6 de 3 litros(ou 3.nada se preferir) da família V9X com cabeçote de 24 válvulas, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 84mm e o curso é de 90mm o que totalizavam 2993cm3, a sua taxa de compressão é de 16:1 e com isso gera ótimos 56KGFMa1750RPM e 231CVa3750RPM e esse motor substituiu o V6 á gasolina nos países da Oceania, na cabine simples continua o 2.516V Turbo Diesel de 144CV e o 2.516V á gasolina só está disponível para a King Cab(Cabine estendida e trazia nova grade dianteira, faróis e para -choques a reboque.
A Navara/ Frontier cabine simples com motor 2.516V Turbo de 144CV.

A Navara/ Frontier King Cab(Cabine estendida) com motores 2.416V á gasolina de 154CV e os 2.516V Turbo Diesel de 144CV  e 171CV.

Aqui a cabine dupla(Crew Cab) igual a nossa com os motores 2.516V Turbo Diesel da cabine estendida e para os mercados australiano e neozelandês o 2.516V Turbo Diesel de 190CV e o V6 de 3 litros com turbo diesel com 231CV e na Europa esses motores estão disponíveis para a cabine estendida.
Em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda e em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda , mas esses mercados aguardam uma nova geração agora se vai se manter na atual plataforma ou terá uma nova plataforma aí eu não sei.... vou esperar para ver, já que a Toyota vai renovar a Hilux.
A NISSAN AMERICANA FEZ DESSA PLATAFORMA O SEU CAVALO DE BATALHA, se a Toyota entrou no mercado de picapes grandes onde GM(Chevrolet e GMC), Ford e Chrysler(Dodge) tem bagagem acumulada, por que a Nissan pode? e assim em outubro de 2003 como linha 2014 chegava a picape Titan e o utilitário esportivo Pathfinder Armada, a picape Titan vinha em três opções de cabine: estendida( King Cab) e Dupla(Crew Cab) e eles mediam 5.69metros de comprimento,2metros de largura, 1.95metros de altura no modelo de tração integral e 1.90metros para o modelo de tração traseira  e o entre - eixos era de 3.55metros e o utilitário Pathfinder Armada media a mesma largura, da picape já a altura era de 1.99metro no comprimento ele mede 5.25metros de comprimento e 3.13metros de entre - eixos, eles vinha com única opção de câmbio: automático sequencial de cinco marchas(o mesmo da Frontier nacional de 2008 até hoje) e que fazia sua estreia na época e o motor era o oito cilindros em V de 5.6 litros e 32 válvulas, da família VK com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 98mm e o curso é de 92mm o que totalizavam 5552cm3(é na verdade um 5.5 litros) e a taxa de compressão de 9,1 e com isso gerava 53.2KGFMa3600RPM e 317CVa4800RPM eram os primeiros utilitários Nissan com motor V8 afinal já que queria estar entre os grandes teria que ir com o motor V8 já que Ford, GM e Chrysler tinham o seu V8 como opção.
A Titan chegava ao mercado aqui cabine estendida e apenas o V8 de 5.6 litros e 32 válvulas com 317CV.

Aqui o modelo cabine dupla e com o mesmo V8 da cabine estendida.
O Utilitário esportivo Pathfinder Armada, depois renomeado apenas Armada com o mesmo V8 das picapes.
Ou seja o nome Pathfinder agregava valor ao utilitário esportivo e falando nele em fevereiro de 2004 é mostrado no Salão do automóvel a nova Pathfinder e em outubro de 2004 na linha 2005 e lógico além do próprio Pathfinder, Frontier e Xterra precisavam renovação também e antes um resenha sobre os antigos Pathfinder e Frontier, o utilitário esportivo Pathfinder que além dos Estados Unidos era feito na Espanha e no Japão para exportação e lógico nos EUA a única opção era o seis cilindros em V de 3.5 litros e 24 válvulas da família VQ da mesma família do 4.nada  é o mesmo do esportivo 350Z só que nela gerava 34.1KGFMa3600RPM e 243CVa4800RPM e para a Europa e outros mercados além do V6 de 3.5 litros ela oferecia o quatro cilindros 3.nada e 16 válvulas da família QD com turbo e intercooler e injeção eletrônica sem common-rail e com isso gerava 36KGFMa1800RPM e 170CVa3600RPM aliás eram os modelos que chegavam ao Brasil e a Frontier americana por lá ela usava o 2.416V da família KA que gerava 21.2KGFMa3600RPM e 143CVa4800RPM e duas opções do VG de 3.3 litros e 24 válvulas  uma de aspiração natural com 27.9KGFMa2800RPM e 180CVa4800RPM e versão Supercharger desse motor dotado de compressor volumétrico para gerar 34KGFMa2800RPM e 210CVa4800RPM.
A Pathfinder antiga também vendida no Brasil com motor V6 de 3.5 litros e 24 válvulas com 243CV e para outros mercados o 3.nada Turbo Diesel de 170CV.

A Frontier americana com motor 2.416V de 143CV e os V6 de 3.3 litros e 24 válvulas com 180CV e a versão Supercharger(compressor volumétrico) e 210CV.
E lógico em outubro de 2004 além da nova Pathfinder, a Nissan também lançou os novos Frontier e Xterra, primeiro vamos ao utilitário esportivo, ele media 4.76metros de comprimento, 1.85metros de largura, 1.82metros de altura para o modelo apenas com tração traseira e 1.86metros para o modelo de tração integral temporária e o entre - eixos é de 2.85metros, o câmbio é automático sequencial de cinco marchas e além dos Estados Unidos ela era fabricada na Espanha e lá tinha opção de câmbio manual de seis marchas e exportado para várias partes do mundo e nos Estados Unidos duas opções de motores era o V6 de 4 litros da família VQ que já citamos na parte asiática e que nos Estados Unidos gerava 39.2KGFMa4000RPM e 270CVa5800RPM e o V8 de 5.6 litros da família VK já citado na picape Titan e no utilitário Pathfinder Armada e no modelo espanhol o V6 de 4 litros e o 2.516V Turbo Diesel que já citamos na Navara na versão de 172CV é o mesmo do modelo nacional, a picape Frontier também chegava ao mercado na versões King Cab e Crew Cab as dimensões são as mesmas do modelo nacional e duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automático sequencial de cinco marchas e duas opções de motores o V6 de 4 litros da família VQ já citado na Pathfinder e o 2.516V da família QR que já citamos na parte asiática do modelo e que estreou nos Estados Unidos no lançamento dela e com isso gera 24.6KGFMa4400RPM e 154CVa5200RPM, suspensão e freios são os mesmos do nacional e com foco no fora de estrada estreava a segunda geração do Xterra, apenas com o V6 de 4 litros da família VQ, as duas opções de câmbio já citados na Frontier, ele media 4.54metros de comprimento, 1.85metros de largura, 1.90metros de altura e 2.70metros de entre - eixos, ou seja ele é um modelo "mais compacto" da Pathfinder e os três lançados como linha 2005 e assim a Nissan unificava suas picapes e utilitário esportivos numa base.
A nova Pathfinder chegava ao mercado também vendido no Brasil, nos EUA os motores eram V6 de 4 litros, 24 válvulas e 270CV e o V8 já citado na Titan e no modelo europeu o V6 de 4 litros e o 2.516V Turbo Diesel de 172CV.

A Frontier King Cab(Cabine estendida) e o mesmo motor V6 de 4 litros da Pathfinder e o 2.516V de 154CV.

Aqui a Frontier cabine dupla, com os motores igual da cabine estendida.

A segunda geração do Xterra com o mesmo V6 de 4 litros da Pathfinder.
Em outubro de 2005 na linha 2006 a Pathfinder Armada, passava a se chamar apenas Armada e no resto dos modelos nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 a Titan, Armada e Pathfinder ganhavam nova grade dianteira, para -choques e faróis, o motor V6 de 4 litros continuava sem alterações e o V8 de 5.6 litros agora gerava 54.3KGFMa3600RPM e 320CVa4800RPM além de Titan, Armada, ela estava disponível para a Pathfinder e como novidade a Titan ganhava a opção do chassi longo, com isso o comprimento passava a 5.70metros para o chassi curto e 6.20metros para o chassi longo, a largura foi a 2.02metros, o entre - eixos era mantido no chassi curto e no chassi longo foi a 4.05metros ou seja o modelo chassi longo era equivalente aos 2500 e 3500 da concorrência, o utilitário Armada tinha a mesma largura da picape, mas o comprimento passou a 5.27metros, a altura agora era 1.96metros para o modelo de tração traseira e 1.98metros para o modelo de tração integral temporária e própria Pathfinder ganha alterações em grade dianteira e para - choques com isso ela foi a 4.89metros de comprimento e o resto das dimensões eram mantidas e o V8 de 5.6 litros também passava por alterações já citados em Titan e Armada e no V6 nenhuma alteração e no modelo espanhol também não.
Nova grade dianteira, faróis e para - choques para a Titan aqui na Cabine estendida e o motor V8 de 5.6 litros foi a 320CV.

Aqui o modelo cabine dupla da Titan as mesmas alterações feita na cabine estendida.

O utilitário Pathfinder também ganhava alterações em para -choques, grade dianteira e faróis e nos motores continuava o V6 de 4 litros e o V8 de 5.6 litro ganhou alterações já citados na Titan e no modelo espanhol o V6 á gasolina dava lugar ao V6 Turbo Diesel com 231CV e o 2.516V Turbo Diesel passava a 190CV.

O Utilitário Armada com as mesmas alterações da picape Titan.
Em outubro de 2008 na linha 2009 é vez de Frontier e Xterra ganharem nova grade dianteira, faróis e para -choques, já os motores 2.516V e V6 de 4 litros(ou 4.nada se preferir) não mudam nada e o Xterra só tem apenas o motor de seis cilindros em V e nada de quatro cilindros para ele e a Frontier ganhava a opção de caçamba longa que mantinha o entre - eixos, mas o comprimento passava a 5.57metros afinal o entre -eixos tem que ficar ali para não invadir território da Titan.
A Frontier ganhava nova grade dianteira e para -choques e os motores 2.516V e V6 de 4 litros eram mantidos.

Aqui o modelo cabine dupla que ganhou as alterações visuais.

O Xterra também ganhou nova grade dianteira.
Lembrando que se a primeira geração do Xterra chegou a ser feita no Brasil, a segunda ficou restrita a América do Norte e em outubro de 2008 a Nissan mexicana substitui ele pelo Rouge , assim só ficou nos Estados Unidos e Canadá, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda,  em abril de 2010 a Pathfinder com alterações estreou na Europa, só que lá marcou o abandono do V6 de 4 litros á gasolina em favor do V6 de 3 litros turbo diesel que já citamos na parte do "resto do mundo" desse artigo, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 chegavam as Vans NV 1500, 2500 e 3500 era uma resposta as Vans da Chevrolet o visual chega a parecer que colocaram um "báu" em cima da Frontier, mas não é, ela mede 6.11metros de comprimento, 2.03metros de largura, a altura é de 2.13metros para o teto baixo e 2.67metros para o teto alto e o entre - eixos de ambos é de 3.71metros de entre - eixos, apenas uma opção de câmbio: automática de cinco marchas e duas opções de motor: o V6 de 4 litros( já citado no artigo) e o V8 de 5.6 litros também já citado nesse artigo, a suspensão e freios seguiam os mesmo da Frontier nacional, já o Pathfinder contava com molas helicoidais na traseira, assim como  o Armada.
O NV 1500,2500 e 3500 com teto baixo e motores V6 de 4 litros(ou 4.nada se preferir...) e V8 de 5.6 litros.

Aqui o modelo NV 1500,2500 e 3500 com teto alto e os mesmos motores.
Em outubro de 2012 na linha 2013 a Pathfinder imigra a plataforma D da Nissan que é feito o Altima e o Renault Laguna na Europa, com isso a Pathfinder dá adeus a essa plataforma nos Estados Unidos, mas continuava a ser feita na plataforma F-Alpha na Espanha para outros mercados e na mesma época a Titan e o utilitário Armada ganhavam nova grade dianteira e faróis e sem alterações em motores e câmbio, de fato se até a Tundra tem dificuldades para se firmar, imagina a Titan....
Nova grade dianteira e faróis e mantém o motor V8 de 5.6 litros.

A Cabine dupla também com as mesmas alterações visuais.

O Utilitário esportivo Armada também ganhava alterações visuais.
Em para a Frontier e Xterra nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada mudava em Titan, Armada, Frontier e Xterra, mas a Nissan tem planos de colocar um motor Cummins Turbo Diesel na Titan e lógico a Frontier vai seguir o modelo asiático, assim como o nosso.
A INFINITI É A DIVISÃO de luxo da Nissan, assim como a Lexus é da Toyota e a Acura é da Honda, então a Nissan já tinha um Pathfinder de "terno e gravata" era o modelo QX4 que vinha com motor V6 de 3.5 litros da família VQ já citados no antigo Pathfinder e apenas câmbio automático de quatro marchas e no Japão ele era chamado de Nissan Terrano Regulus, mas vinha com o mesmo motor e câmbio, o que mudava e só a marca Nissan, mas o emblema dele não mudava.
                 O Infiniti QX4/Nissan Terrano Regulus   com motor V6 de 3.5 litros e  243CV.
Mas em janeiro de 2004 chegava o QX56 desta vez baseado no Pathfinder Armada, com câmbio automático de cinco marchas e o motor V8 de 5.6 litros já citado na Titan agora era uma "Armada" com terno e gravata, com grade e faróis diferentes do modelo da Nissan e lógico com a Cadillac investindo nesse segmento com a Escalade era hora de a Nissan jogar pesado.
Com faróis, grade e capô diferente chegava o QX56 ao mercado e o motor era o V8 de 5.6 litros com 317CV e que mais tarde passava  a 320CV.
e era a linha 2005, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda e seguiu sem alterações até outubro de 2007 na linha 2008 quando ganhou 3CV a mais e ele sempre seguiu sem mudanças visuais, em outubro de 2008 na linha 2009 a Suzuki americana recorre a Nissan para lançar uma picape e lança a Equator com duas opções de cabine: estendida e dupla, com faróis, grades e lanternas diferentes da Frontier, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automático de cinco marchas e duas opções de motor: o 2.516V da família QR e o V6 de 4 litros da família VQ todos já citados na Frontier e suspensão e freios eram iguais ou seja de Suzuki apenas o emblema, grade e faróis.
Com grade, faróis e lanternas diferentes era lançada a Suzuki Equator com os mesmo 2.516V e o V6 de 4 litros(4.nada se preferir....) da Frontier.

Aqui a Equator na versão cabine dupla.
Em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em março de 2010 o QX56 imigra para plataforma do Patrol e com isso ele da adeus a plataforma F-Alpha, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda na Equator, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda e em outubro de 2012 com o adeus da Suzuki nos Estados Unidos a Equator vai embora com ela e o interessante que no caso da Nissan para a Titan não invadir território da Frontier ela não oferece V6 e a Frontier não oferece V8, mas lógico a única picape do porte da Frontier que ofereceu V8 era a Dakota que morreu em 2011.
AO MESMO TEMPO QUE COLOCA A VERSÃO  eletrônica do motor MWM em Frontier e Xterra, em outubro de 2005 na linha 2006 chegava a nova geração da Pathfinder importada da Espanha e ela chegava apenas com câmbio automático sequencial de cinco marchas e duas opções de motores: o V6 de 4 litros e 24 válvulas da família VQ que gerava 39.2KGFMa4000RPM e 269CVa5600RPM esse á gasolina e o Nissan Di 2.516V Turbo Diesel da família YD o mesmo que seria aplicado a Frontier nacional três anos depois com 41.1KGFMa2000RPM e 172CVa4000RPM, as dimensões e outros detalhes você viu que já citamos na parte dos Estados Unidos do artigo.
A Pathfinder chegava ao mercado importada da Espanha com motor V6 de 4 litros de 269CV(se preferir 4.nada....) e o 2.516V Turbo Diesel de 172CV.
E era a linha 2006, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda na Pathfinder e chegava a Frontier importada da Tailândia, em única opção de acabamento: SEL, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automático de quatro marchas e única opção de motor: o 2.516V Turbo Diesel já citado na Pathfinder.
A Frontier chega importada da Tailândia com motor 2.516V Turbo Diesel de 172CV.
Em dezembro de 2007 a SEL com câmbio automático era testada: 0a100KM/H em 13segundos, o seu consumo urbano é de 10KM/L e o rodoviário é de 14KM/L, em outubro de 2008 a Frontier era nacionalizada e a Pathfinder seguia no mercado e em agosto de 2009 a Pathfinder deu adeus do mercado nacional e nunca mais retornava ao mercado nacional.
 
Essa plataforma no Brasil fez sua estreia com a Pathfinder e a produção nacional com a Frontier, mas o Xterra dessa geração não veio, afinal por que o antigo vendia mal e a própria Pathfinder foi estudada, mas o preço seria inviável e no final apenas a Frontier seguiu levando essa base, já nos EUA ela foi o cavalo de batalha da Nissan local, inclusive entrando no mercado de picapes e utilitário esportivos grandes algo que em outros lugares do mundo é impensável e inclusive até no mercado de vans grandes do mercado americano o que a deixa interessante no mercado.

 
 


 
 
 
 
 
 
 

 
 

 
 

 

 

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