Plataforma Theta: A Captiva e sua vida onde ela é fabricada e seus parentes no exterior.

O PRIMEIRO MEXICANO DA GM E SUA VIDA ONDE É FABRICADA E SEUS PARENTES NO EXTERIOR.
A Ford se aproveitou do acordo com o México com o Fiesta Street Sedan e o Fusion, a Volkswagen trazia de lá New Beelte, Bora e Jetta e a GM nada, mas em setembro de 2008 isso começou a mudar quando a GM trouxe da fabrica de Ramos Arizpe a Captiva Sport que vinha em única versão de acabamento: "Sport" , ela media 4.57metros de comprimento, 2.08metros de largura, 1.70metros de altura e 2.70metros de entre - eixos, única opção de câmbio: automático sequencial de seis marchas e duas opções de tração: dianteira e integral permanente e o motor instalado na transversal é o HF Alloytec de seis cilindros em V, 3.6 litros, 24 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis é o mesmo que equipava o Omega importado da Austrália, o seu diâmetro é de 94mm e o curso é de 85.6mm o que totalizavam 3564cm3, a sua taxa de compressão produzia 10,2:1 e com isso produzia 32.9KGFMa2100RPM e 261CVa6500RPM, a sua suspensão é independente nas quatro rodas  utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira era  braços arrastados no modelo de tração 4x4 e o modelo tração apenas dianteira a traseira era semi- independente com eixo de torção  e os freios eram discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira e sempre com ABS e ESP.
             A Captiva chegava ao mercado de inicio apenas com o V6 de 3.6 litros com 264CV.
E ela foi lançada como linha 2009 e o modelo foi testado no mesmo mês: 0a100KM/H em 8.6segundos, chegou a 160KM/H limitados eletronicamente e o consumo urbano foi de 6.5KM/L e o rodoviário de 9.2KM/L ou seja o desempenho foi bom, mas limitação de 160KM/H não está entendida, afinal a falecida Blazer V6 4.3 tinha a velocidade máxima limitada a 180KM/H e era um veículo mais perigoso, em novembro de 2008 ela enfrentava Ford Edge 3.5V6 e Dodge Journey 2.7V6 na pista ela foi de 0a100KM/H em 8.6segundos foi mais rápida que os rivais contra 9.2segundos do Edge e 12.1segundos do Journey, na velocidade máxima o modelo da Dodge não tem velocidade máxima, mas a Edge cravou 184KM/H e o Captiva chegou a 160KM/H limitados eletronicamente e o consumo urbano foi de 6.5KM/L ficou na intermediária contra 6.4KM/L do Edge e 6.9KM/L do Journey e o rodoviário foi de 9.2KM/L foi a mais sedenta, contra 9.5KM/L do Journey e 9.9KM/L do Edge, em fevereiro de 2009 chegava uma opção mais barata com para -choques pretos, apenas tração dianteira e lógico a economia também vinha no câmbio que era automático sequencial de quatro marchas e o motor quatro cilindros Ecotec 2.416V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, o seu diâmetro é de 88mm e o curso de 98mm o que totalizavam 2384cm3 a sua taxa de compressão era de 10,4:1 e com isso gerava 22.1KGFMa5100RPM e 171CVa6500RPM e suspensão e freios eram iguais.
Com para -choques pretos chegava o quatro cilindros 2.416V de 171CV.
No mesmo mês é vez da 2.416V ser testada: 0a100KM/H em 12.3segundos, chegou a 180KM/H limitados eletronicamente, ou seja os 180KM/H também estavam disponíveis para o V6 e o seu consumo urbano foi de 8.2KM/L e o rodoviário de 10.8KM/L ou seja mais economia de combustível, em outubro de 2009 como linha 2010 o nada muda  e a linha 2011 não chegou em outubro de 2010 e sim em março de 2011 com nova grade dianteira, faróis e novas lanternas, a  reboque das mudanças o câmbio automático sequencial de seis marchas agora estava disponível para o modelo quatro cilindros, já nos motores o 2.416V ganhou injeção direta(SiDi) e a taxa de compressão passou a 11,2:1 e com isso passou a gerar 23.8KGFMa4900RPM e 185CVa6700RPM e o V6 não era mais o 3.6 litros era da mesma família HF Alloytec, mas agora era um 3 litros( ou 3.nada) dotado de injeção direta(SiDi) e de mesma concepção do 3.6 litros, o seu diâmetro caia para 89mm e o curso caia para 80.2mm o que totalizavam 2994cm3, a sua taxa de compressão produzia 11,7:1 e com isso passou a gerar 30.6KGFMa5100RPM e 268CVa6950RPM ele ganha potência, mas perdia torque.
Nova grade dianteira, faróis e lanternas e o motor 2.416V agora tinha injeção direta e 185CV.

O modelo V6 agora vinha com o 3 litros( ou 3.nada se preferir...) de injeção direta e 268CV.
Em fevereiro de 2012 chegava a linha 2012 e em maio a Captiva Sport 2.416V SiDi enfrentava Fiat Freemont Precision 2.416V, Honda CR-V 2.nada 16V, Hyundai iX35 2.nada 16V Flex, Jeep Compass 2.nada 16V, Kia Sportage 2.nada 16V Flex e Mitsubishi ASX 2.nada 16V e Peugeot 3008 1.616V THP todos automáticos e lógico vamos colocar primeiro os números com gasolina de iX35 e Sportage os únicos que na época podiam vir com álcool, na pista ela foi de 0a100KM/H em 11.2segundos só ficou atrás do 3008 com 9.9segundos, á frente do CR-V com 11.9segundos e o iX35 com 11.9segundos, do Compass com 12.2segundos, do ASX com 12.6segundos, do Sportage com 13.1segundos e do Freemont com 13.6segundos, o seu consumo urbano é de 7.8KM/L só ficou á frente do Freemont com 7.3KM/L, atrás do ASX com 8.2KM/L, do Compass com 8.5KM/L, do iX35 com 9KM/L, do 3008 com 9.4KM/L, do Sportage com 9.6KM/L e do CR-V com 9.8KM/L e o rodoviário é de 10KM/L só ficou á frente do Freemont com 9.8KM/L, atrás do Compass com 10.3KM/L, do iX35 com 12.1KM/L, do Sportage com 12.4KM/L, do ASX com 12.5KM/L, CR-V com 13KM/L e 3008 com 13.4KM/L e nos dois modelos Flex com álcool o iX35 foi de 0a100KM/H em 10.8segundos e o Sportage com 12.1segundos, ou seja no álcool o Hyundai leva a melhor sobre a Captiva, o consumo urbano com álcool foi de 6.9KM/L para iX35 e 7.4KM/L para o Sportage e o rodoviário é de 9.3KM/L para o iX35 e 8.5KM/L para o Sportage , em fevereiro de 2013 chegava a linha 2013 com para -choques na cor do veículo para o modelo de quatro cilindros e em agosto de 2013 para acomodar o Tracker nas cotas chegava a linha 2014 agora em versão única e com motor 2.416V e o V6 dava adeus, afinal o preço do 2.4 era aumentado e o V6 para não bater de frente com a TrailBlazer V6 ele deu o seu adeus e as rodas de liga- leve do V6 agora são do quatro cilindros.
              A Captiva 2014 com novas rodas de liga-leve e apenas o motor 2.416V de 185CV.
E até agora não foi apresentada a linha 2015 do modelo, afinal o Tracker que é menor ofuscou um pouco ela.
VOCÊ DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO porque ele começou na Saturn e não na Chevrolet? é simples é que a nossa Captiva na época  que chegou ao Brasil era Saturn Vue nos Estados Unidos e nós vamos falar dela na Chevrolet mexicana e a plataforma estreava em outubro de 2001 na linha 2002 ainda na primeira geração do Saturn Vue que vinha como sempre com quatro portas, ele media 4.61metros de comprimento, 1.82metros de largura, 1.69metros de altura e 2.71metros de entre - eixos, três opções de câmbio: manual de cinco marchas ,automático de quatro marchas ou CVT , duas opções de tração: dianteira e integral e nos motores também duas opções de motores a primeira era o Ecotec 2.216V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, o seu diâmetro é de 86mm e o curso é de 94.6mm o que totalizavam 2198cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 20.6KGFMa4000RPM e 146CVa5600RPM e a outra opção era o seis cilindros em V de 3 litros e 24 válvulas( ou 3.nada se preferir) da família 54 graus com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 86mm e o curso é de 85mm  o que totalizavam 2960cm3, a sua taxa de compressão era de 10,8:1 e com isso gerava 27.5KGFMa3400RPM e 211CVa6000RPM, a sua suspensão e freios seguiam a Captiva mexicana vendida aqui.
O Saturn VUE chegava ao mercado com motores 2.216V de 146CV e o V6 de 3 litros(ou 3.nada se preferir...) com 211CV, mais tarde  e o V6 de 3.5 litros de projeto Honda e 250CV.
Em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 o câmbio CVT disponível para o 2.2 dava adeus e o V6 de 3 litros importado da Alemanha é substituído pelo V6 de 3.5 litros da família J da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, 24 válvulas, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis chamados de i-VTEC pela Honda  e esse motor tinha pistões de ferro como simplificação, o seu diâmetro era de 89mm e o curso de 93mm o que totalizavam 3471cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava 33.4KGFMa4500RPM e 250CVa5500RPM e a reboque do motor Honda ele vinha com o automático de cinco marchas e a versão esportiva Red Line que só tinha visual esportivo e suspensão endurecida e câmbio curto.
              A versão Redline chegava ao mercado essa apenas com o V6 de 3.5 litros.
Em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 ele ganhava nova grade dianteira e faróis e manteve os motores 2.216V e V6 de 3.5 litros e estreava o Ecotec 2.416V na versão Hybrid que gerava 170CV no total e não tenho dados de torque.
Nova grade dianteira e faróis e os motores 2.216V e V6 de 3.5 litros eram mantidos, mas estreava o 2.416V com motor elétrico acoplado(Híbrido) de 170CV.
Em outubro de 2007 na linha 2008 chegava o modelo baseado no Opel Antara era a segunda geração do Saturn VUE igual a nossa Captiva e no México ela era Chevrolet Captiva Sport e as mesmas opções de motores que teve aqui afinal era feita no México: o Ecotec 2.416V com 22.1KGFMa5100RPM e 171CVa6500RPM e o HF Alloytec V6 de 3.6 litros e 24 válvulas com 32.9KGFMa2100RPM e 261CVa5500RPM igual ao modelo vendido no Brasil.
A Chevrolet Captiva Sport vendida no mercado mexicano com motor 2.416V de 171CV e o V6 de 3.6 litros e 261CV e mais tarde o 2.416V ganhava injeção direta e passava a 185CV e o V6 agora era um 3 litros que gerava 268CV e com injeção direta.

Aqui o Saturn VUE só mudava os emblemas e os mesmos motores da Captiva.
Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em agosto de 2009 a GM dá fim a Saturn e com isso o VUE dá o seu adeus junto com a marca e para o Captiva Sport mexicano nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 a Chevrolet Captiva Sport mexicana ganha injeção direta no motor 2.416V e passava a gerar 23.8KGFMa4900RPM e 185CVa6700RPM e estreava o V6 de 3 litros e dotado com injeção direta e com isso passou a gerar 30.6KGFMa5100RPM e 269CVa6950RPM e também pertencia a família Alloytec, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda e ela volta aos Estados Unidos como Captiva Sport destinado apenas para frotas e com os mesmos motores do modelo vendido no México e de lá para cá segue no mercado mexicano e americano sem alterações e inclusive mantém a opção do motor V6 algo que não está mais no catalogo brasileiro.
SE AQUI A BLAZER COMEÇAVA SENTIR O PESO DA IDADE nos Estados Unidos ela sentia o peso mais ainda e a GM americana queria providência um sucessor para ela embora em parte, antes uma resenha sobre a Blazer americana ela vinha apenas com o Vortec V6 de 4.3 litros que era nada mais na menos que o LS2 350 V8 da GM americana com dois cilindros a menos e  com isso gerava 34.6KGFMa2800RPM e 193CVa4400RPM ou seja a hora da mudança tinha que chegar.
    A  Blazer americana pedia aposentadoria e o motor era o V6 de 4.3 litros com 193CV.
Afinal a S10 foi substituída pela Colorada com nova plataforma e a Blazer acabou saindo de cena e em março de 2005 chegava o Equinox que em vez de chassi separado da carroceria, motor longitudinal e tração traseira como na Blazer, ela vinha com construção monobloco, tração dianteira ou integral e motor transversal e lógico assim como a Blazer existia a opção de tração integral, o esquema de suspensão é o mesmo da Captiva vendida aqui e os freios também, ela media 4.80metros de comprimento, 1.82metros de largura, 1.76metros de altura e 2.86metros de entre - eixos, o câmbio era automático sequencial de cinco marchas e o motor era o veterano 60 graus da GM só que importado da China, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro era de 92mm e o  curso era de 84mm o que totalizavam 3350cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso gerava 29KGFMa4000RPM e 187CVa5200RPM era única opção de motor disponível naquele momento.
O Equinox chegava ao mercado com motor V6 de 3.4 litros e 185CV.
Em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 chegava a versão Sport que trazia a reboque o câmbio automático sequencial de seis marchas e o moderno motor HF Alloytec V6 de 3.6 litros o mesmo que equipava a Captiva vendida no Brasil que lá gerava 33.6KGFMa2900RPM e 268CVa6500RPM ou seja agora sim estava mais potente que a antiga Blazer com maior torque e no resto sem alterações.
    O Equinox Sport chegava ao mercado nacional e o motor é o V6 de 3.6 litros com 264CV.
Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em junho de 2009 na linha 2010 chegava a segunda geração do Equinox ele manteve a largura, altura e entre - eixos mas o comprimento caiu para 4.77metros, o câmbio é automático sequencial de seis marchas em todas as versões e nos motores ele estreava a versão quatro cilindros era o Ecotec 2.416V dotado de injeção direta SiDi o mesmo da Captiva vendido aqui e lá gerava 23.8KGFMa4900RPM e 185CVa6700RPM ou seja a mesma potência e torque e estreava o HF Alloytec V6 de 3 litros e 24 válvulas(3.nada se preferir....) com injeção direta também é o mesmo da Captiva vendida aqui com 30.7KGFMa5100RPM e 272CVa6950RPM ou seja lá era um pouco mais potente e lógico suspensão e freios não mudavam.
A segunda geração do Equinox chegava ao mercado com motor quatro cilindros 2.416V de 185CV e o V6 de 3 litros de 272CV e mais tarde o V6 de 3.6 litros com 305CV todos com injeção direta chamada de SiDi pela GM.
Em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 o V6 de 3 litros dá adeus e o V6 de 3.6 litros retorna agora com injeção direta SiDi e com taxa de compressão de 11,5:1 e com isso gera 37.7KGFMa4800RPM e 305CVa6500RPM o que o deixava com um motor bem potente e mais potente que o último Omega australiano vendido aqui com esse motor com injeção direta mas com 292CV, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e ele segue no mercado americano até agora sem alterações.
SE A GMC NÃO TEVE MODELO EQUIVALENTE na primeira geração do Equinox, a Pontiac teve era o Torrent com grade dianteira, faróis e lanternas e capô diferentes, o câmbio era o mesmo automático sequencial de cinco marchas, assim como motor de seis cilindros em V e 3.4 litros e foi lançado em outubro de 2005 como linha 2006 ou seja a Pontiac tinha que terá sua versão. mas antes uma resenha sobre o antecessor o Pontiac Aztek que era feio de doer, vinha apenas com câmbio automático de quatro marchas e o motor V6 de 3.4 litros da família 60 graus é o mesmo que já citamos no Equinox, mas no Aztek tinha menos torque:28.5KGFMa4000RPM e manteve a potência de 185CVa 5200RPM mas de fato a feiura do Aztek era tão grande que foi um fracasso.
      O "Feiosão" Aztek  que vinha apenas com motor V6 de 3.4 litros já citado no Equinox
 
           O Torrent chegava ao mercado com motor V6 de 3.4 litros já citado no Equinox.
Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 com o lançamento da versão Sport do Equinox é natural que o Pontiac Torrent tenha sua versão esportiva e ele teve é a GXP, com câmbio automático de seis marchas e o mesmo motor de seis cilindros em V de 3.6 litros e 24 válvulas já citado no Equinox.
O GXP chegava ao mercado e o mesmo motor V6 de 3.6 litros do Equinox Sport.
Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda e em agosto de 2009 com  o fim da Pontiac também é o fim do Torrent junto com a gama de veículos toda e se foi a marca de "esportivos" da GM.
A GMC É A DIVISÃO de veículos "pesados" da GM, tanto que a primeira geração do Equinox não teve um equivalente, mas com o fim da Pontiac, o Equinox ganhou um equivalente na GMC é o Terrain com grade dianteira gigantesca e forçada, ou seja o Agile ficou bonito perto dele...., a mesma opção de câmbio da segunda geração do Equinox, assim com os motores Ecotec 2.416V e HF Alloytec V6 de 3 litros ambos com injeção direta SiDi e duas opções de tração: dianteira e integral.
O GMC Terrain chegava ao mercado com uma grade horrível e os motores 2.416V e V6 de 3 litros com injeção direta já citados no Equinox.
Em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 ele ganhava nova grade dianteira na versão Denali que melhorou o seu visual e a reboque dela o V6 de 3 litros dava lugar ao V6 de 3.6 litros e injeção direta já citado no Equinox e o 2.416V era mantido.
Nova grade dianteira e faróis na versão Denali, agora melhor e com motor 2.416V e o V6 de 3.6 litros com injeção direta.
Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e ele segue sem alterações e vai no caminho do Equinox onde o primeiro vai, o segundo vai atrás e tem mais gente.
NEM MESMO A DIVISÃO DE LUXO QUE É A CADILLAC escapou dessa plataforma, mas antes havia o SRX de geração anterior que era derivado do CTS era na verdade uma perua desengonçada com teto elevado, mas ela tinha tração traseira ou integral e duas opções de motor o HF Alloytec V6 de 3.6 litros e 24 válvulas que gerava 34.1KGFMa2800RPM e 258CVa6500RPM e o Nortstar V8 de 4.6 litros e 32 válvulas que gerava 43.5KGFMa4400RPM e 324CVa6400RPM mas o modelo pedia aposentadoria apesar do seu V8 de concepção moderna até mesmo dentro do grupo GM.
O antigo SRX baseado no CTS parece uma perua alta com motores V6 de 3.6 litros e 258CV e o V8 de 4.6 litros e 324CV.
Mas em janeiro de 2009 chegava a nova geração do SRX que media 4.83metros de comprimento, 1.90metros de largura, 1.69metros de altura e 2.80metros de entre - eixos, com duas opções de tração: dianteira ou integral e única opção de câmbio: automático sequencial de seis marchas e duas opções de motor a primeira era o V6 de 3 litros com injeção direta já citado no Equinox e a segunda opção era o HF Alloytec seis cilindros em V de 2.8 litros,  24 válvulas, o seu diâmetro é de 89mm e o curso é de 79.4mm o que totalizavam 2792cm3, a sua taxa de compressão de 9,5:1 e dotado de turbo e intercooler e com isso gerava ótimos 40.8KGFMa2000RPM e 304CVa5500RPM era uma alternativa ao V8 e suspensão e freios eram iguais a Captiva e o motor era feito na Austrália.
O Cadillac SRX chegava ao mercado na segunda geração com motores V6 o primeiro era o 3 litros de injeção direta já citado no Equinox e o 2.8 Turbo com 304CV.
Em outubro de 2010 na linha 2011 o motor V6 de 2.8 litros e turbo dava o seu adeus, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda e em outubro de 2012 ele ganhava nova grade dianteira e faróis e a reboque das mudanças visuais ele substituía o V6 de 3 litros pelo V6 de 3.6 litros com injeção direta.
       Nova grade dianteira e faróis e o motor agora e o V6 de 3.6 litros com injeção direta.
Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e segue assim até agora, lembrando que as duas gerações do Equinox e os seus irmãos Pontiac Torrent e GMC Terrain eram fabricados no Canadá e o SRX é feito no México junto com a Captiva e parte americana acaba por aí.
COMO SE SABE A DAEWOO(HOJE CHEVROLET) trabalhava em cima da plataforma Theta para criar o Winstorm também vendido na China com a marca coreana e ela vinha com sete lugares ou cinco lugares ,  ela foi lançada em outubro de 2006 como linha 2007 e esse modelo foi desenhado pela Daewoo coreana, ao contrário da nossa Captiva que foi desenhada pela Opel(mais á frente você verá), ela media 4.63metros de comprimento,1.85metros de largura, 1.72metros de altura e 2.70metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual ou automático sequencial ambos de cinco marchas, três versões de acabamento: LS, LT e LTX, duas opções de tração: dianteira ou integral e apenas uma opção de motor: o 2.nada 16V Turbo Diesel da VM Motori com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 83mm e o curso é de 92mm o que totalizavam 1991cm3, a sua taxa de compressão é de 17,5:1 e com isso gerava 32.7KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM até que não faz feio em potência e torque e suspensão e freios são os mesmo da Captiva.
O Daewoo Winstorm chegava ao mercado coreano apenas motor 2.nada 16V Turbo diesel de 150CV.
Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 o Opel Antara ou Chevrolet Captiva Sport em outros mercados era vendido com nome de Winstorm Maxx no mercado coreano e com o mesmo 2.nada 16V Turbo Diesel já citado na versão maior , em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em abril de 2011 a Daewoo virava Chevrolet na Coréia do Sul e com isso o nome dos modelos eram trocados, o modelo menor era renomeado Captiva Sport e o modelo maior apenas Captiva como nos outros mercados, isso aconteceu em outubro de 2011 na linha 2012 o câmbio agora era manual ou automático sequencial ambos com seis marchas e o motor 2.nada 16V Turbo Diesel dava lugar ao 2.2 16V Turbo Diesel esse de projeto GM e com duplo comando de válvulas variável, além de turbo, intercooler e injeção common- rail, o seu diâmetro é de 86mm e o curso é de 96mm o que totalizavam 2231cm3, a sua taxa de compressão produz 16,3:1 e com isso gerava 35.7KGFMa2000RPM e 163CVa3800RPM é o mesmo usado no Cruze vendido na Argentina que vem da Coréia do Sul, assim como a Captiva é algo que nem podemos sonhar no Brasil.
Nova grade dianteira que a deixou com visual estranho e é renomeada Chevrolet Captiva e o motor agora é o 2.216V Turbo Diesel de 163CV.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda e em março de 2013 ganhava alterações de novo na grade e nas lanternas, mas continua com o mesmo câmbio e motor e talvez os coreanos estejam desenvolvendo uma segunda geração dela.
Novas mudanças, na grade, faróis e lanternas e o motor continua o 2.216V Turbo Diesel.
AO MESMO TEMPO QUE A DAEWOO COREANA DESENHAVA A CAPTIVA, A OPEL alemã desenhava o Antara(que viria a ser o Captiva Sport) em alguns mercados, apesar de ser feito na Coréia do Sul ele também foi feito na Russia para atender o leste europeu e na Europa além da nossa mão com volante a esquerda, também foi feito na Coréia do Sul com Volante á direito e o nome de Vauxhall.... Antara, desde os anos 1990 os Opel e Vauxhall tem o mesmo nome e a Opel antes tinha o Frontera derivado do Isuzu Wizard e feito na Inglaterra e ele tinha três opções de motores: o Família II 2.216V que gerava 20.4KGFMa2500RPM e 136CVa5200RPM usado aqui no Vectra brasileiro de segunda geração, o V6 de 3.2 litros e 24 válvulas da Isuzu com 29.6KGFMa3000RPM e 205CVa5400RPM e o 2.216V DTi dotado de turbo, intercooler e injeção eletrônica sem common-rail para gerar 28.5KGFMa1900RPM e 120CVa3800RPM e havia saído de linha em 2004.
O Opel/Vauxhall Frontera com motores 2.216V de 138CV, V6 de 3.2 litros e 24 válvulas com 205CV e 2.216V DTi de 120CV e era derivado do Isuzu Wizard.
Depois de dois anos sem um veículo desse porte em outubro  de 2006 na linha 2007 chegava o Opel/Vauxhall Antara de inicio apenas com tração dianteira e três opções de motores, a oferta começava pelo Família II 2.416V o mesmo que foi usado aqui na ultima geração do Vectra entre 2005 e 2009 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 87mm e o curso é de 100mm o que totalizavam 2405cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,6:1 e com isso gerava 22.4KGFMa2400RPM e 140CVa5200RPM, a segunda opção era o HF Alloytec V6 de 3.2 litros e 24 válvulas importado da Austrália e que ia para o utilitário esportivo na Coréia do Sul e de lá seguia para Europa de mesma concepção dos V6 de 3 litros e 3.6 litros já citados aqui nesse artigo, o seu diâmetro é de 89mm e o curso é de 85.6mm o que totalizavam 3195cm3, a sua taxa de compressão produz 10,3:1 e com isso gerava 30.3KGFMa3200RPM e 227CVa6600RPM e uma opção á diesel era 2.nada 16V CTDi dotado de turbo de geometria variável e fabricado pela VM Motori é o mesmo que equipava os modelos vendidos na Coréia do Sul e com isso gerava 32.7KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM.
O Opel/Vauxhall Antara chegava ao mercado com motores 2.416V de 140CV, V6 de 3.2 litros e 24 válvulas e 227CV e o 2.nada 16V CTDi com 150CV.
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 ele ganhava uma versão mais "barata" do 2.nada 16V CTDi e era "estrangulada" para gerar 30KGFMa2000RPM e 126CVa4000RPM, em outubro de 2010 na linha 2011 o seis cilindros em V de 3.2 litros dá o seu adeus com a reforma  de visual com grade dianteira, para -choques e novas lanternas, já o Família II 2.416V é substituído pelo Ecotec 2.416V igual a da Captiva Sport vendida aqui que lá gerava 23.4KGFMa4600RPM e 167CVa5600RPM e agora ele tem duas opções de motor turbo diesel, o 2.nada é substituído pelo 2.2 CTDi também de projeto GM com duas configurações de potência a primeira é igual a vendida na Coréia do Sul com 35.7KGFMa2000RPM e 163CVa3800RPM e a segunda gera 40.8KGFMa2000RPM e 184CVa3800RPM e a reboque da reforma visual chegava a opção de tração integral para o Antara.
Novos para -choques, grade e lanternas chegava o Antara reformada e agora os motores eram o 2.416V de 167CV e os 2.216V CTDi com 163CV e 184CV e mais tarde o 2.416V foi a 171CV.
E no câmbio? no inicio era manual ou automático sequencial de cinco marchas o V6 vinha apenas com câmbio manual e com a reforma visual para 2011 era manual ou automático sequencial de seis marchas, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e ele vai seguir o caminho da Captiva Sport coreana, ou seja onde ela foi ela irá e os europeus não tem o motor de injeção direta ainda.
A DAEWOO NA EUROPA foi renomada Chevrolet em janeiro de 2005 e em outubro de 2006 chegava a Captiva ao mercado Europeu, com opção de cinco e sete lugares, duas opções de tração: dianteira e integral permanente e duas opções de câmbio: manual ou automático de cinco marchas e duas opções de motores de inicio, o primeiro era o 2.416V á gasolina já citado no Antara, mas que no Chevrolet gerava 22.4KGFMa2200RPM e 136CVa5000RPM e a segunda opção era o 2.nada 16V VCDi  da VM Motori o mesmo do modelo vendido no mercado doméstico coreano com 32.7KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM e o V6 de 3.2 litros da família Alloytec já citado no Antara que gerava 30.3KGFMa3200RPM e 230CVa6600RPM e esse só disponível com tração nas quatro rodas e três opções de acabamento: LS(exclusivo dos tração dianteira), LT e LT exclusive para os modelos com tração integral e a tração integral estava disponível para o 2.416V e para o diesel.
A Captiva chegava ao mercado europeu com motor 2.416V de 136CV, V6 de 3.2 litros e 230CV e o 2.nada 16V CTDi com 150CV,
Em outubro de 2007 na linha 2008 o VCDi(que na verdade era um CTDi) ganhava opção "estrangulada" com 30KGFMa2000RPM e 126CVa4000RPM e a versão LS ganha opção de cinco lugares, em outubro de 2008 na linha 2009 e o irmão gêmeo do Antara chegou a ser vendido como Captiva Sport com apenas cinco lugares e motor Turbo Diesel, em outubro de 2009 na linha 2010  o motor 2.416V acoplado a tração integral dá o seu adeus, em maio de 2010 o irmão do gêmeo do Antara dá o seu adeus e em outubro é vez do motor 3.2V6 dar o seu adeus, em março de 2011 a Captiva ganhava nova grade dianteira, faróis e capô e de gosto discutível com você viu na parte coreana dessa matéria e estreava no mercado europeu o Ecotec 2.416V do Opel Antara, estreava o V6 de 3 litros e 24 válvulas com injeção direta SiDi que gerava 29.4KGFMa5800RPM e 258CVa5900RPM importado da Austrália como sempre ele foi usado na Captiva vendida no Brasil, mas a nossa Captiva V6 usava o V6 importado dos EUA e a 2.416V usava motor feito no México, voltando a Captiva europeia e o 2.216V VCDi fazia sua estreia em duas configurações a primeira com 35.7KGFMa2000RPM e 163CVa3800RPM e a segunda com 40.8KGFMa2000RPM e 184CVa3800RPM e no resto como sempre nenhuma alteração.
Nova grade dianteira e novas lanternas a Captiva chegava a Europa com motores 2.416V, 2.216V CTDi de 163CV e 184CV todos do Opel Antara e estreava o V6 de 3 litros com injeção direta e 258CV.
Em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em fevereiro de 2013 pequenas alterações e grade faróis e nada nos motores e lanternas também e voltava a ter tração integral no motor 2.416V agora Ecotec o mesmo da Captiva vendida no Brasil , em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e logico ela seguirá assim até 2016 com o adeus da Chevrolet na Europa.
NA TERRA DOS CANGURUS a Ford local tinha lançado o Territory derivado do Falcon e a Holden tentou contra- atacar com a Adventra derivada da Commodore Wagon que não teve muito sucesso e fora que a Toyota já importava Rav4 e a Honda o CR-V, então a Holden  resolveu trazer a Captiva 5(igual a Opel Antara) e a Captiva 7 ambos importados da Coréia do Sul,  eles vinha com duas opções de tração dianteira e integral e eles vinham com os motores Família II 2.416V de 22.4KGFMa2400RPM e 140CVa5200RPM exclusivo do modelo cinco lugares, para os modelos de cinco lugares o motor HF Alloytec seis cilindros em V de 3.2 litros e 24 válvulas que era feito na Austrália e voltava no utilitário esportivo coreano e gerava 30.3KGFMa3200RPM e 230CVa6400RPM e exclusivo do modelo sete lugares era o 2.nada 16V CTDi que gerava 32.7KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM e lembrando que o V6 estava disponível apenas para os modelos de tração integral e lembrando que o motor de quatro cilindros não estava disponível para a versão de sete lugares, assim com o motor á diesel não estava disponível para o de cinco lugares.

A Holden Captiva chegava ao mercado australiano com motores 2.416V de 140CV e o V6 de 3.2 litros e 24 válvulas com 230CV.
A Holden Captiva 7 também chegava ao mercado o motor V6 de 3.2 litros do cinco lugares e o 2.nada 16V Turbo Diesel de 150CV.
A Holden deixava clara a situação: o modelo de cinco lugares competia com CR-V e Rav4 e de sete lugares competia com o Territory apesar da tração traseira do modelo australiano da Ford.
Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 eles ganhavam nova grade dianteira, faróis e lanternas o modelo abandona o V6 de 3.2 litros e o  2.416V antigo dava lugar ao Ecotec 2.416V e com isso gerava 23.4KGFMa4600RPM e 167CVa5600RPM e estreava o 2.2 16V CTDi Turbo Diesel para o cinco lugares e com isso gerava 40.8KGFMa2000RPM e 184CVa3800RPM e para o modelo de sete lugares estreava o Ecotec 2.416V para o cinco lugares, o 2.2 CTDi do cinco lugares também equipava o de sete lugares e estreava o V6 de 3 litros com injeção direta SiDi que gerava 29.3KGFMa5800RPM e 258CVa5800RPM também fabricado na Austrália o motor que voltava na terra dos cangurus sob o capô do utilitário coreano e lógico as rivalidades são definidas.
Nova grade dianteira, faróis e lanternas e os motores agora eram o 2.416V de 167CV e o 2.216V CTDi de 184CV.

O Captiva 7 também ganhava nova grade dianteira e faróis e além dos motores citados no cinco lugares ela tem a opção do V6 de 3 litros, 24 válvulas com injeção direta e 258CV.
E segue sem alterações até agora e seguirá o caminho da Captiva coreana afinal é feita lá e o V6 de injeção direta talvez vai dar o seu adeus afinal a fabrica australiana de motores fecha as portas em 2017 com o fim da produção também do Commodore e da família Cruze que é feita localmente.
NA TERRA DO TANGO os argentinos receberam a Captiva de tamanho maior feita na Coréia do Sul e nas configurações de sete lugares,  duas opções de câmbio: manual ou automático sequencial de cinco marchas e duas opções de motor: o Família II 2.416V de 22.4KGFMa2400RPM e 140CVa5200RPM e o 2.nada 16V CTDi que gerava 32.7KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM.
A Captiva chegava ao mercado argentino com motor 2.416V de 140CV e o 2.nada 16V CTDi com
150CV.
Ela seguiu sem alterações até março de 2011 quando chegou o modelo com nova grade dianteira e faróis e o motor Ecotec 2.416V com 23.4KGFMa4600RPM e 167CVa5600RPM e o 2.216V CTDi que gerava 40.8KGFMa2000RPM e 184CVa4000RPM e segue assim sem alterações e lógico como é feito na Coréia do Sul seguirá o caminho do modelo feito lá.
 
A Captiva Sport chegou ao mercado nacional importada do México trouxe modernidade e bom desempenho do motor V6, mas o consumo sempre foi um ponto critico do modelo mesmo no quatro cilindros.
 

 

 

 

 

 

 

 
 

 
 


 

 

 
 
 

 

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