Plataforma B da Fiat: Uno/Palio/ 500 o novo trio da Fiat, seus parentes no exterior e um polonês no Brasil.


COMO NOVO UNO A FIAT TEVE UMA PLATAFORMA PARA DEIXAR TOTALMENTE NOVOS PALIO, SIENA E FIORINO.
A Fiat chegou ao ponto de usar a mesma base para todos os modelos desde o Uno até o mais luxuoso Linea, só que a diferença do Uno para os outros era o feixe de molas na traseira ao contrário dos outros e lógico a renovação era necessária e a Fiat resolveu começar pelo próprio Uno e antes uma palinha sobre o Uno Mille que ficou três anos e meio convivendo com o seu sucessor, ele usava apenas uma opção de motor era o Fire 1.nada de 9.1KGFMa3000RPM e 65CVa6000RPM e com álcool passava a 9.2KGFM e 66CV nas mesmas rotações, mas mesmo assim a Fiat viu que era hora de mudar o modelo que já estava a década no mercado e que era um sucesso de vendas.
             O Uno Mille Fire com motor 1.nada de 65CV com gasolina e 66CV com álcool.
A CHEGADA DO NOVO UNO se dá em maio de 2010 totalmente modificado e dotado de nova plataforma, ele seguia o visual "quadrado arredondado" ele vinha apenas na opção de quatro portas, três versões de acabamento: Vivace, Attractive e Way sendo está ultima com suspensão elevada e pneus de uso misto, ele mede 3.77metros de comprimento, 1.64metros de largura, 1.48metros de altura e 2.38metros de entre - eixos, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e o motor é transversal e a tração é dianteira e duas opções de motor o Fire foi atualizado ganhando bobinas individuais e chamado de Fire Evo e nova injeção eletrônica e o 1.nada tinha o diâmetro de 70mm e o curso de 64.9mm o que totalizavam 999cm3, a sua taxa de compressão é de 12,1:1 e com isso gerava 9.5KGFMa3850RPM e 73CVa6250RPM com gasolina e com álcool vai a 9.9KGFM e 75CV nas mesmas rotações e o 1.4 da mesma família que era dotado de comando de válvulas variável além das mudanças feitas no 1.nada e com isso o diâmetro cresceu para 72mm e o curso para 84mm o que totalizavam 1368cm3, a sua taxa de compressão é de 12,3:1 e com isso gerava 12.4KGFMa3500RPM e 85CVa5750RPM e com álcool vai a 12.7KGFM e 88CV nas mesmas rotações e ambos os motores contam com bloco de ferro(sub-bloco de alumínio), cabeçote de alumínio e comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, a sua suspensão utilizava molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção ou seja o Uno abandonava o feixe de molas e os freios eram discos sólidos na dianteira e tambores na traseira e a direção era do tipo pinhão e cremalheira.
O Uno chegava ao mercado aqui a Vivace com motor 1.nada de 73CV com gasolina e 75CV com álcool.

Aqui a versão Attractive com motor 1.4 de 85CV com gasolina e 88CV com álcool.

A Way era a única a vir com os dois motores.
E as versões estavam distribuídas assim: Vivace 1.nada, Attractive 1.4 e Way 1.nada e 1.4 e o lançamento foi em maio de 2010 já como linha 2011, em junho de 2010 o Uno Vivace 1.nada enfrentou o Gol Trend 1.nada, na pista ele foi de 0a100KM/H em 17.1segundos contra 14.5segundos do Gol, chegou a 153KM/H contra 144KM/H do Gol ambos segundo os fabricantes, o consumo urbano foi de 8.4KM/L contra 8.7KM/L do Gol e o rodoviário foi de 11.5KM/L contra 12KM/L do Gol e ambos á álcool, agora os prováveis números com gasolina: 17.3segundos contra 14.9segundos do Gol, chegou a 153KM/H contra 140KM/H do Gol, o consumo urbano de 10.9KM/L contra 11.3KM/L do Gol e o rodoviário foi de 14.9KM/L contra 15.6KM/L do Gol, qualidades? mais conforto ao rodar que o Uno antigo e até mais espaço interno que o antigo, defeitos: o motor peso do carro o 1.nada sentiu o seu peso, o 1.4 já um motor adequado ao modelo e o Attractive 1.4 enfrentou o Agile LT 1.4 na pista ele foi de 0a100KM/H em 12.6segundos contra 12.8segundos do rival, chegou a 172KM/H segundo a Fiat contra 165KM/H do Agile segundo a GM, o consumo urbano foi de 7.9KM/L empatou com o rival e o rodoviário foi de 11.1KM/L contra 10.8KM/L do rival e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12.9segundos, contra 13.3segundos do Agile, prováveis 169KM/H contra 160KM/H do Agile, o consumo urbano de ambos de 10.3KM/L e o rodoviário foi de 14.4KM/L contra 14KM/L do Agile, em setembro de 2010 é vez do Uno Attractive 1.4 enfrentar C3 GLX 1.4, Face 1.316V, Agile LT 1.4, Fiesta Fly 1.6, 207 XS 1.4, Sandero Expression 1.6 e Fox Plus 1.6 eu vou deixar o Face de lado por que ele era só á gasolina na época e vamos aos outros rivais, o Uno fez o tempo de 0a100KM/H em 12.6segundos á frente do C3 com 15.5segundos, do 207 com 15.5segundos e do Agile com 12.8segundos, ficou atrás do Sandero com 12.4segundos, Fiesta com 12.1segundos e do Fox com 11.7segundos, com o consumo urbano de 7.9KM/L foi o mais econômico junto com Agile e Fiesta, depois veio o 207 com 7.6KM/L, o C3 com 7.4KM/L, Sandero com 6.9KM/L e Fox com 6.6KM/L e o consumo rodoviário foi de 11.1KM/L foi o mais econômico contra 10.8KM/L do Agile, 10.6KM/L do 207,10.4KM/L do Fiesta, 10.2KM/L do C3, 8.9KM/L do Sandero e 8.5KM/L do Fox e os prováveis números com gasolina o Uno fez a prova em 12.9segundos, contra 15.7segundos do C3,15.8segundos do 206, Agile com 13.3segundos, Sandero e Fiesta com 12.7segundos e Fox com 12.1segundos e o Face fez a prova em 13.4segunndos ficando á frente apenas dos carros da PSA, o consumo urbano foi de 10.3KM/L um triplo empate com Fiesta e Agile, seguido do 206 com 9.9KM/L, do C3 com 9.6KM/L, Sandero com 9KM/L e 8.6KM/L do Fox e o Face cravou 11KM/L sendo mais econômico que os rivais e o rodoviário foi de 14.4KM/L, contra 14KM/L do Agile, 13.8KM/L do 207,13.5KM/L do Fiesta, 13.3KM/L do C3,11.6KM/L do Sandero e 11KM/L do Fox e o Face fez a marca de 14.5KM/L o que deixou como o mais econômico na rodovia também, em outubro de 2010 no Salão do automóvel era mostrada a versão Sporting do Uno de inicio com quatro portas e a Fiat escondeu o modelo duas portas , mas em fevereiro de 2011 inaugurava a linha 2012 do novo Uno com duas novidades a principal era a versão Sporting que vinha com câmbio mais curto e molas e amortecedores endurecidos e rebaixados(um pouco é verdade) e essa versão apenas com motor 1.4 e estreava a opção de duas portas para todas as versões desde a Vivace até a recém-chegada Sporting que chegava ao mercado era um esportivo de adesivo apenas infelizmente, custava colocar o E-Torq 1.616V nessa versão?
As duas portas chegavam ao Uno aqui a Vivace 1.nada e também estava disponível para a Attractive.

A Way também ganhava a opção duas portas e duas opções de motores como sempre.

A Sporting chegava junto ao mercado e motor 1.4 e opção de duas portas.

Aqui a Sporting com quatro portas.
E lógico havia o Palio e Siena que pediam substitutos embora o Uno novo convivia com o Uno Mille, a Fiat também pensou na convivência das gerações antiga com o novo modelo e lógico o Palio usava três opções de motor: o Fire 1.nada de 9.5KGFMa4250RPM e 73CVa5250RPM e com álcool vai a 9.9KGFM e 75CV, o Fire 1.4 que gerava 12.5KGFMa3500RPM e 85CVa5750RPM e com álcool vai a 12.6KGFM e 86CV e o Tritec E-Torq 1.616V que gerava 16.2KGFMa4500RPM e 115CVa5500RPM e com álcool vai a 16.8KGFM e 117CV nas mesmas rotações.
O Palio antigo com motores 1.nada de 73CV com gasolina e 75CV com álcool, 1.4 de 85CV com gasolina e 86CV com álcool e o 1.616V de 115CV com gasolina e 117CV com álcool.
Em julho de 2011 chegava a versão Economy do Uno dotada de motor 1.4 e caixa mais longa.
Em setembro de 2011 como linha 2012 chegava o 500 importado do México nas versões Cult, Sport Air e Lounge, com três opções de câmbio: manual ou manual-automatizado de cinco marchas ou automático de seis marchas e duas opções de motor o Fire 1.4 Evo já citado no Uno e estreava o 1.416V Multair que é basicamente um Fire Evo dotado de cabeçote de 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável e o oco no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis, tanto que o diâmetro x curso é o mesmo, a taxa de compressão era de 10,8:1 e com isso gerava 13.6KGFMa3850RPM e 105CVa6250RPM de inicio apenas á gasolina, o Cult vinha com o Fire Evo 1.4 e as outras versões vinham com o 1.416V Multiair e no câmbio a Sport e a Cult podiam vir com câmbio manual de cinco marchas, o Dualogic só estava disponível para a Cult e o automático estava disponível para as versão Sport Air e Lounge, o 500 mede 3.54metros de comprimento, 1.63metros de largura, 1.50metros de altura e 2.30metros de entre - eixos e suspensão e direção seguiam  o novo Uno e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos  na traseira ao contrário do irmão  e assim a Fiat aproveitava os benefícios do acordo com o México como as outras.
O 500 Cult com o mesmo 1.4 que já citamos no Uno.

O 500 Sport Air com motor 1.416V de 105CV que mais tarde se tornava Flex e mantinha os 105CV e passava a gerar 107CV com álcool.
E no mesmo mês o teste dele nas versões Cult Dualogic, Sport Air manual e Lounge automático, na pista o Cult Dualogic foi de 0a100KM/H em 14segundos, o Sport Air manual foi de 0a100KM/H em 12.1segundos e o Lounge automático com 13.9segundos, segundo a  Fiat o Cult Dualogic chegava 172KM/H, o Sport Air manual a 183KM/H e o Lounge automático a 179KM/H, o  consumo urbano foi de 8.7KM/L contra 12.2KM/L do Sport Air manual e 12.3KM/L do Lounge automático e o rodoviário foi de 10.3KM/L do Cult  contra 14.6KM/L do Sport Air e 14.7KM/L do Lounge automático e lembrando que o Cult foi testado com álcool e os outros dois modelos eram apenas á gasolina e os prováveis números com gasolina do Cult são 0a100KM/H em  14.3segundos, chegar a 169KM/H e consumo urbano de 11.3KM/L e o rodoviário de 13.4KM/L e lembrando que o 500 só cabem quatro pessoas e o porta - malas dele é bem pequeno, no Uno foi modificado para caber cinco pessoas ainda que apertados e o porta- malas é um pouco maior que o do 500 não muito é verdade.
Em setembro de 2011 é vez do Uno Vivace 1.nada enfrentar Nissan March S 1.nada, Gol G5 1.nada e Picanto 1.nada 12V, ele foi de 0a100KM/H em 17.1segundos foi o mais lento da turma, contra  14.5segundos do Gol, 14.4segundos do Picanto e 14segundos do March, o consumo urbano foi de 8.9KM/L foi o segundo mais econômico só perdeu para o Picanto com 9.5KM/L, ficou á frente do Gol com 8.7KM/L e do Uno com 8.3KM/L e o rodoviário foi de 11.7KM/L, ficou atrás do Picanto com 12.8KM/L e do Gol com 12KM/L e á frente do March com 11.2KM/L e os prováveis números com gasolina o Uno fez a prova em 17.3segundos, contra 14.9segundos do Gol, 14.6segundos do Picanto e 14segundos do March, o consumo urbano foi de 11.6KM/L, contra 12.3KM/L do Picanto,11.3KM/L do Gol e 10.8KM/L do March e o rodoviário 15.2KM/L, o Picanto com 16.6KM/L, o Gol fez 15.6KM/L e o March com 14.6KM/L continua atrás do Picanto.
A QUINTA GERAÇÃO DO PALIO(NA VERDADE A SEGUNDA)  chegava ao mercado em novembro de 2011 como linha 2012 o antigo modelo continuava como Fire e ainda na terceira geração(continua até hoje) no mercado feito na base do novo Uno, ele tinha alterações o comprimento passava a 3.88metros, a largura passava a 1.67metros, a altura a 1.51metros e o entre - eixos para 2.42metros, ele chegava em três versões de acabamento: Attractive, Essence e Sporting, duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado ambos de cinco marchas, nos motores três opções de motores: o Fire 1.nada e 1.4 ambos Evo já citados no Uno e o Tritec E-Torq 1.616V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro era de 77mm e o curso de 85.8mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão produz 10,5:1 e com isso gerava 16.2KGFMa4500RPM e 115CVa5500RPM e com álcool vai a 16.8KGFM e 117CV, suspensão, freios e direção são os mesmos do Uno, a única diferença é que ele tem discos ventilados na dianteira e manteve os tambores na traseira.


O Palio de nova geração chegava ao mercado com motores 1.nada e 1.4 já citados no Uno.

Aqui a versão Essence 1.616V que gerava 115CV com gasolina e 117CV com álcool.

A Sporting 1.616V com o mesmo motor da Essence.
E a oferta de motores estava distribuída assim: Attractive 1.nada e 1.4, Essence 1.616V e Sporting 1.616V só que está última tinha câmbio mais curto e molas e amortecedores mais duros e custava instalar o motor 1.816V nele dona Fiat? ainda bem que o Punto T-JET salva o lado da Fiat....
No mês de lançamento o Essence 1.616V manual foi testado: 0a100KM/H em 11.3segundos, chegou a 192KM/H segundo a Fiat, o consumo urbano foi de 7.4KM/L e o rodoviário foi de 9.4KM/L e com gasolina os números prováveis são 0a100KM/H em 11.5segundos, chegada 190KM/H e consumo urbano de 9.6KM/L e o rodoviário de 12.2KM/L, no mês seguinte Palio Attractive 1.nada e Uno Attractive 1.4 se enfrentam e o Palio 1.nada já não tinha um desempenho bom, nesse peso piorou de vez, na pista o Uno foi de 0a100KM/H em 12.6segundos contra 18.1segundos do Palio, chegou a 172KM/H contra 157KM/H do Palio ambos segundo a Fiat, já o Palio levou a melhor no consumo urbano com 8.3KM/L contra 7.9KM/L do Uno e o rodoviário foi de 11.1KM/L do Uno contra 10.5KM/L do Palio e os prováveis números com gasolina são: 0a100KM/H em 12.9segundos do Uno contra 18.3segundos do Palio, chegar a 155KM/H contra 169KM/H do Uno, consumo urbano de 10.8KM/L do Palio contra 10.4KM/L do Uno e o consumo rodoviário do Uno foi de 14.4KM/L contra 13.6KM/L do Palio e em março de 2012 era vez do Siena mudar radicalmente ele agora se chamava Grand Siena, tinha uma dianteira diferente da do Palio ficando mais sóbrio, lógico que a lateral e a traseira também seriam diferentes, ele mantinha a altura do Palio, mas largura passava a 1.70metros, o comprimento passava a 4.29metros e o entre - eixos passou a 2.50metros, ele vinha em três opções de acabamento: Attractive, TetraFuel e Essence, duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado de cinco marchas chamado de Dualogic e três opções de motor: Fire 1.4 Evo que já citamos no Palio, o Fire 1.4 Evo com GNV de fabrica para o TetraFuel e com taxa de compressão de 10,5:1 e com isso gerava a mesma potência com álcool ou gasolina do 1.4 mas com GNV gerava 10.7KGFMa3500RPM e 75CVa5750RPM e o Tritec E-Torq 1.616V que era o mesmo que já citamos no Palio, assim como no Palio,  o câmbio dualogic só estava disponível apenas para o motor 1.616V e o câmbio manual estava disponível para todos os motores citados.
O Grand Siena chegava ao mercado com motor 1.4 e 1.616V já citados no Palio e o 1.4 GNV(TetraFuel) com 75CV com GNV, 85CV com gasolina e 88CV com álcool.
Em abril de 2012 o Essence 1.616V foi testado: 0a100KM/H em 11.5segundos, chegou a 194KM/H, consumo urbano de 7.8KM/L e o rodoviário de 10.9KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 11.7segundos, chegou a 192KM/H, o consumo urbano foi de 10.1KM/L e o rodoviário foi de 14.2KM/L,  no mês seguinte é vez do Attractive 1.4 enfrentar Cobalt LTZ 1.4 e Versa SL 1.616V, na pista ele foi de 0a100KM/H em 14.4segundos ficou atrás dos rivais, contra 13.5segundos do Cobalt e 10.9segundos do Versa, chegou a 175KM/H segundo a Fiat, contra 170KM/H do Cobalt segundo a GM e 189KM/H do Versa segundo a Nissan, o consumo urbano foi de 7.6KM/L perdeu para o Versa com 8KM/L e venceu o Cobalt com 7.2KM/L e o rodoviário foi de 9.5KM/L foi o mais sedento contra 9.9KM/L do Cobalt e 11.5KM/L do Versa, e os prováveis números com gasolina o Versa não mudou o tempo, o Siena com 14.7segundos e o Cobalt com 14segundos, na velocidade máxima com 172KM/H segundo a Fiat e 165KM/H segundo a GM para o Cobalt e o Versa continua inalterado e na frente, o consumo urbano de 9.9KM/L contra 9.4KM/L do Cobalt e 10.4KM/L do Versa e o rodoviário foi de 12.3KM/L, contra 12.9KM/L do Cobalt e 14.9KM/L do Versa ou seja o consumo rodoviário foi o pior é o Siena sentiu a pressão com motor menor e ainda bem que não lançaram o Grand Siena com motor 1.nada era capaz de não andar....
Em junho de 2012 chegava a linha 2013 a versão Attractive dava adeus, a Vivace recebia para- choques na cor do veículo de série e o motor 1.4 seguia nas versões Economy e Sporting e a opção de carroceria duas portas agora apenas para a Vivace que sempre foi a versão de entrada.
Em setembro de 2012 é vez do Grand Siena Essence 1.616V Dualogic enfrentar Voyage Comfortline 1.6 i-Motion e Cobalt LTZ 1.8 automático e lembrando que o Grand Siena chegava como linha 2013, na pista com álcool ele foi de 0a100KM/H em 12segundos ficou na intermediária, contra 12.2segundos do Voyage e 11.7segundos do Cobalt, chegou a 194KM/H foi o mais veloz contra 190KM/H do Voyage e 170KM/H do Cobalt, o consumo urbano foi de 8.1KM/L na intermediária, contra 8.3KM/L do Voyage e 6.9KM/L do Cobalt e o rodoviário foi de 10KM/L contra 9.5KM/L do Cobalt e 11.3KM/L do Voyage intermediária também e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12.2segundos, contra 12.4segundos do Voyage e 11.9segundos do Cobalt, chegou a 192KM/H contra 188KM/H do Voyage e 168KM/H do Cobalt, o consumo urbano foi de 10.5KM/L contra 10.8KM/L do Voyage e 9KM/L do Cobalt e o rodoviário foi de 13KM/L contra 14.7KM/L do Voyage e 12.3KM/L do Cobalt, em outubro de 2012 na linha 2013 do Palio nada mudava e tem mais no Salão do automóvel era mostrado o 500 C( Cabrio) ou Conversível e isso era no mês seguinte, em dezembro de 2012 o Palio Attractive 1.nada enfrentava o Hyundai HB20 Comfort 1.nada 12V, JAC J2 1.416V, Nissan March 1.nada 16V, Peugeot 207 XR 1.4, Toyota Etios 1.316V, Volkswagen Gol 1.nada e Chevrolet Onix LS 1.nada e vou deixar o J2 1.416V por ser só á gasolina de lado, na pista com álcool o pior 0a100KM/H com 18.3segundos, contra 16.6segundos do Gol, 15.6segundos do 207, 15.4segundos do HB20, 14.8segundos do Onix, 14segundos do March e 12.8segundos do Etios, o consumo urbano foi de 7.9KM/L só venceu Onix e 207 ambos com 7.6KM/L, ficou atrás do Gol com 8.2KM/L, HB20 e March com 8.3KM/L e Etios com 8.7KM/L e o rodoviário foi de 10.6KM/L foi o mais sedento junto com o 207, ficou atrás de Onix e March e Etios com 11.2KM/L, HB20 com 11.8KM/L e do Gol com 12.6KM/L e lembrando que o HB20 é o único três cilindros, com gasolina ele foi de 0a100KM/H em 18.5segundos, contra 17segundos do Gol, 15.8segundos do 207 e HB20, 15segundos do Onix, o March manteve os 14segundos e o Etios cravou 13.5segundos e o J2 fez o tempo de 12.6segundos confirmando ser o mais rápido da turma, o consumo urbano com gasolina foi de 10.3KM/L só venceu 206 e Onix com 9.9KM/L, 10.8KM/L de March e HB20 e 11.3KM/L do Etios e o J2 cravou 11.9KM/L e o provável consumo rodoviário foi de 13.8KM/L foi o mais sedento junto com o 207, seguido de Onix, March e Etios com 14.6KM/L, HB20 com 15.3KM/L e Gol com 16.4KM/L e o J2 cravou 15.2KM/L ficaria entre o Etios/Onix/March e HB20. em janeiro de 2013 chegava o 500C(Cabrio) apenas na versão Sport Air e no motor 1.416V Multiair e com câmbio manual de cinco marchas ou automático sequencial de seis marchas.
O 500C chegava ao mercado com motor 1.416V e mais tarde ele ganhava versão Cult e o motor 1.4.
Em julho de 2013 vem a linha 2014 do 500 como novidade a versão Lounge dava adeus e o Sport Air estreava o motor 1.416V Multiair que ficou flex manteve os dados com gasolina com seus 13.6KGFMa3850RPM e 105CVa6250RPM e com álcool foi a 13.8KGFM e 107CV, na pista o modelo com câmbio automático foi testado: 0a100KM/H em 13.8segundos, consumo urbano de 8KM/L e o rodoviário foi de 11.3KM/L e os prováveis números com gasolina foram 0a100KM/H em 14segundos, consumo urbano foi de 10.4KM/L e o rodoviário foi de 14.7KM/L, em dezembro de 2013 o Grand Siena Essence 1.616V manual enfrentava Ford Fiesta Sedan Rocam SE 1.6, Hyundai HB20S 1.616V Comfort, JAC J3 Turin 1.416V, Nissan Versa SV 1.616V, Renault Logan Dynamique 1.6, Toyota Etios Sedan XLS 1.516V Flex, Volkswagen Voyage Trend 1.6 Total Flex,  Chevrolet Cobalt LTZ 1.4 e Chevrolet Prisma LTZ 1.4, vou deixar o J3 de lado, mas ele volta quando for números com gasolina, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.5segundos empatou com o Voyage, perdeu para o Versa com 10.9segundos e HB20 com 10.2segundos, ficou á frente do Etios com 11.7segundos, Fiesta com 12segundos, Prisma com 12.4segundos, Logan com 12.6segundos e Cobalt com 13.5segundos, o seu consumo urbano foi de 7.8KM/L ficou á frente do Voyage com 7.7KM/L, Logan com 7.4KM/L e Cobalt com 7.2KM/L e atrás do Versa com 8KM/L, HB20 com 8.3KM/L, Prisma com 8.4KM/L e Etios com 9KM/L e o rodoviário foi de 10.9KM/L só ficou á frente do Voyage com 10.8KM/L e do Cobalt com 9.9KM/L, atrás do Logan e HB20 com 11KM/L, Fiesta com 11.4KM/L, Versa com 11.5KM/L, Etios e Prisma com 11.8KM/L e com gasolina os números prováveis são 0a100KM/H em 11.7segundos, ficou atrás do Versa com 10.9segundos e do HB20 com 11segundos e ficou á frente do Voyage com 11.8segundos, Fiesta com 12.6segundos, Prisma com 13.2segundos, Logan com 13.4segundos e Cobalt com 14segundos e o J3 fez o tempo de 12.7segundos assim ficando entre o Voyage e o Fiesta, o consumo urbano foi de 10.1KM/L , ficou á frente do  Voyage com 10KM/L, Logan com 9.6KM/L e Cobalt com 9.4KM/L e atrás do Fiesta com 10.3KM/L, Versa com 10.4KM/L, HB20 com 10.8KM/L, Prisma com 10.9KM/L e Etios com 11.7KM/L e o J2 fez o consumo de 11.2KM/L entre o Prisma e o Etios e o consumo rodoviário foi de 14.2KM/L só ficou á frente do Voyage com 14KM/L e do Cobalt com 12.9KM/L e atrás de HB20 e Logan com 14.3KM/L, Fiesta com 14.8KM/L, Versa com 14.9KM/L e Prisma e Etios com 15.3KM/L e o J2 fez 15.2KM/L ficando entre Versa e Prisma/Etios e no mesmo mês a Fiorino chegava totalmente renovada, ela mede 4.38metros de  comprimento, 1.64metros de largura,1.90metros de altura e 2.72metros de entre - eixos, a dianteira era do Uno, a traseira tinha um visual totalmente novo com lanternas de Dobló e o piso traseiro veio da picape Strada e junto com ela trouxe a sua suspensão traseira com eixo rígido e feixe de molas e o motor é o Fire Evo 1.4.
          A Nova  Fiorino chegava ao mercado e o motor era o mesmo 1.4 já citado no Uno.
O câmbio como sempre era manual de cinco marchas e capacidade de carga é de 650KG e lembrando que a Fiat aproveitou para desenvolver uma nova Fiorino para aproveitar o Air Bag Duplo e ABS obrigatório por lei e o Uno Mille dava adeus e o Palio Fire ganhava esses equipamentos e a linha 2014 do Palio e do Uno dessa plataforma não ganhavam alterações, em fevereiro de 2014 é vez do novo Uno Furgão que tirava o banco traseiro do duas portas e o vidros agora em pretos em lugar do transparente e o motor era Fire Evo 1.nada ou 1.4 que já citamos no Uno.
O Uno Furgão chegava ao mercado com motores 1.nada ou 1.4 já citados no Uno.

 Em março de 2014 é vez do Palio Attractive 1.nada enfrentar Toyota Etios X 1.3, Chevrolet Onix LT 1.nada, Hyundai HB20 Comfort 1.nada 12V e o Volkswagen Move UP 1.nada 12V,  como era de esperar o pior 0a100KM/H em com 18.1segundos ficou atrás de todos, o HB20 cravou 15.4segundos, o UP! 15segundos, o Onix 14.9segundos e o Etios com o motor 1.3 cravou 12.8segundos, o consumo urbano foi de 8.3KM/L empatou com o HB20 venceu o Onix com 7.6KM/L e ficou atrás do Etios com 8.7KM/L e do UP com 10KM/L e o rodoviário foi de 10.5KM/L foi o mais sedento, contra 11.2KM/L de Onix e Etios, 11.8KM/L do HB20 e 12.2KM/L do UP e com gasolina ele foi 0a100KM/H em 18.3segundos, contra 15.8segundos do HB20, 15.7segundos do UP, 15.1segundos do Onix e 13.5segundos do Etios, o consumo urbano foi de 10.8KM/L empatou com o HB20 e só venceu o Onix com 9.9KM/L, ficou atrás do Etios com 11.3KM/L e do UP! com 13KM/L e o rodoviário com gasolina foi de 13.6KM/L ficou atrás dos rivais, contra 14.6KM/L de Etios e Onix, 15.3KM/L do HB20 e 15.9KM/L do UP e no mesmo mês o Uno Economy 1.4 enfrentava o Nissan March S 1.nada 16V, Volkswagen Take UP! 1.nada 12V e o Celta LT 1.nada, com álcool ele foi de 0a100KM/H em 12.6segundos se valendo do motor 1.4 ficou á frente dos rivais contra 14segundos do March e 14.7segundos de Celta e Up! o consumo urbano foi de 7.9KM/L foi o mais sedento, contra 8.3KM/L de March e Celta e 9.9KM/L do Up! e o rodoviário foi de 11.1KM/L ficou atrás do March com 11.2KM/L, Celta com 11.8KM/L e do Up! com 12.9KM/L e com gasolina ele foi de 0a100KM/H em 12.9segundos, o March manteve a marca, o Celta foi a 14.8segundos e o Up! em 15.5segundos, o consumo urbano foi de 10.3KM/L, contra 10.8KM/L do Celta e March e 12.9KM/L do Up e o rodoviário foi de 14.4KM/L contra 14.6KM/L do Uno, Celta com 15.3KM/L e Up! com 16.8KM/L e lembrando que Uno/Palio/500 o motor é de quatro cilindros em linha e essa plataforma está começando sua vida agora e esse ano é prevista uma reforma visual para o Uno, sistema Star&Stop e o dualogic para o motor 1.4, em junho de 2014 foi vez do 500 Sport Air dar o seu adeus do mercado brasileiro e o Cabrio ganhava a versão Cult com motor 1.4. Em agosto de 2014 foi vez do face-lift do Uno, nova grade dianteira, faróis e para - choques, a versão Evolution com motor 1.4 chegava acompanhada da Sporting, da Way e da Attractive, mas o Vivace continuava com visual do Uno pré-facelift e ganhava Star&Stop opcional para o motor 1.4, aliás os motores se mantinham sem alterações para o Sporting chegava a opção do câmbio manual-automatizado dualogic de cinco marchas, além do manual de cinco marchas.
Nova grade dianteira e novas lanternas e os motores 1.nada e 1.4 mantidos.

A Sporting com o mesmo motor 1.4

A Way com motor 1.nada e 1.4.
Já Palio, Grand Siena e Fiorino não mudavam, já a Fiat em 2015 fez um ano sabático na verdade viveu só de Jeep Renegade.   e chegou a linha 2016 sem alterações para todos os modelos, em abril de 2016 chegava mais um modelo nessa plataforma é o Mobi que aposentava o Uno Vivace, ele chegava apenas com carroceria de quatro portas, nas versões de acabamento: Easy, Easy On, Like, Like On e Way On, ele mede 3.56metros de comprimento, 1.63 metros de largura, 1.49metros de altura e 2.30 metros de entre - eixos e o Way mede 1.55metros de altura, apenas opção de câmbio manual de cinco marchas e o motor Fire 1.nada é o mesmo já citado no Uno desde 2010 e tem o destaque a tampa de vidro a primeira em um carro nacional.
O Mobi chega ao mercado com motor 1.nada já citado no Uno.

A versão Way com o mesmo motor 1.nada.
Palio, Grand Siena e Fiorino não mudaram para a linha 2017, já o Uno ganhava nova grade dianteira, faróis e para -choques, nas versões Atractive, Sporting e Way, sempre com quatro portas, ele mede 3.82metros de comprimento e o resto das dimensões foram mantidas, câmbio manual ou manual-automatizado de cinco marchas, estreava duas novas opções de motores: o GSE FireFly,  três cilindros 1.nada :O seu diâmetro é de 70mm e o curso é de 86.5mm o que totalizavam 999cm3 e sua taxa de compressão é de 13,2:1 com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gera 10.4KGFMa3250RPM e 72CVa6000RPM e com álcool vai a 10.9KGFM e 77CV nas mesmas rotações e esse motor disponível para Way e Attractive e a segunda opção é quatro cilindros 1.3 é basicamente o 1.nada com um cilindro a mais, repete o diâmetro x curso, taxa de compressão e concepção de fabricação e com isso gera 13.7KGFMa3500RPM e 101CVa6250RPM e com álcool vai a 14.2KGFM e 109CV nas mesmas rotações, disponível para a Way e Sporting: lembrando que esse motor é o único que pode vir com o câmbio manual-automatizado  Dualogic e ambos os motores são com duas válvulas por cilindro, o primeiro com 6 válvulas e o segundo com 8 válvulas.
O Uno ganha nova dianteira e estreia o novo três cilindros 1.nada 6V de 72CV com gasolina e 77CV com álcool.

O Uno Way com motores três cilindros 1.nada 6V e o 1.3 de 101CV com gasolina e 109CV com álcool.

O Sporting com motor 1.3 já citado no Way.
Essa plataforma tem alguns anos pela frente.



A FIAT ITALIANA DECIDIU PELA APOSENTADORIA DO ANTIGO SEICENTO que usava três motores a primeira opção era o veterano Fiat OHV 0.9 só agora era de 899 com bloco e cabeçote de ferro e comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica ele gerava 6.6KGFMa3000RPM e 39CVa5500RPM e a outra opção era o Fire 1.1   dotado de injeção eletrônica multiponto ele gerava 9KGFMa2750RPM e 55CVa5000RPM mas ele estava perto da aposentadoria, mas Fiat só aposentou ele em 2010.
O antigo Seicento que usava o 0.9 de 39CV e o 1.1 de 55CV.
E em outubro de 2003 na linha 2004 chegava um novo modelo e resgatava o nome Panda, ele media 3.54metros de comprimento, 1.60metros de largura, 1.54metros de altura e 2.29metros de entre - eixos a estreia da nova plataforma na Fiat também chamada de Mini, duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado chamado de Dualogic ambos de cinco marchas e duas opções de motores: o Fire 1.1 o seu diâmetro é de 70mm e o curso é de 72mm o que totalizavam 1108cm3, a sua taxa de compressão era de 9,6:1 e dotado de injeção multiponto ele gerava 9KGFMa2750RPM e 54CVa5400RPM e o 1.2(que aqui ficou conhecido como "1.3") também da família Fire, o diâmetro é de 70.8mm e o curso é de 78.9mm o que totalizavam 1242cm3(é na verdade 1.25...) e sua taxa de compressão era de 9,8:1 e com isso gerava 10.2KGFMa2500RPM e 60CVa5000RPM e lembrando que ele vinha em quatro versões de acabamento: Básica, Active, Dynamique e Emotion, as duas primeiras com o 1.1 e as duas últimas com o 1.2 e opção do câmbio Dualogic, suspensão, freios e direção seguem o nosso Uno que já citamos na parte nacional dessa matéria.
O Panda chegava ao mercado europeu com motor 1.1 de 54CV e o 1.2 de 60CV e 1.3 Turbo Diesel de 70CV(esse último na verdade é 1.25...).
Em outubro de 2004 na linha 2005 chegavam duas opções: a opção de tração 4x4 para o motor 1.2, a versão Cross que contava com tração 4x4 e visual fora de estrada, mas suspensão traseira passava a ser Independente também na traseira tipo Multilink e além deles mais uma novidade dentro do asfalto a opção do motor Multijet 1.316V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 69.6mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 1248cm3(na verdade é 1.25...), a sua taxa de compressão era de 18:1 e está marcado como 1.3 até lá e dotado de turbo, intercooler e injeção common-rail gerava 14.8KGFMa1500RPM e 70CVa4000RPM e se tornava o Panda mais potente até então.
O Panda Cross chegava ao mercado com suspensão elevada, pneus de uso misto e tração 4x4 e os motores 1.2 e 1.3 Turbo Diesel(esse último 1.25...).
Em outubro de 2005 na linha 2006 a versão Básica dava adeus, agora a Active era versão de entrada e Atual(nome da versão) ficava no lugar da Active e era a única alteração, em outubro de 2006 três novidades para o Panda, a primeira era opção do GNV para o 1.2 de fabrica pela Fiat, a segunda opção era o câmbio manual-automatizado de dupla embreagem com cinco marchas para o motor 1.316V Multijet Turbo Diesel e chegava a principal estrela era o esportivo 100HP, o motor era o nosso conhecido Fire 1.416V mas dotado de cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas variável no cabeçote e com isso gerava ótimos 13.3KGFMa4250RPM e 100CVa6000RPM e taxa de compressão de 11:1 é o motor que viria nos primeiros 500 importado da Polônia vendido aqui.
            O Esportivo 100HP chegava ao mercado e o motor era o 1.416V de 100CV.
Em julho de 2007 como linha 2008 chegava o compacto de imagem chamado 500 as dimensões você viu no artigo nacional, na Europa ele estreava com três motores, o primeiro era o 1.2(como eu já falei aqui vendido como "1.3") e taxa de compressão subia para 11:1 e com isso passou a gerar 10.4KGFMa3000RPM e 69CVa5500RPM é o motor usado na família Palio e nos Fiorino até 2013? sim ele mesmo, o 1.416V que já foi citado no Panda 100HP e o 1.316V Multijet a taxa de compressão caia para 17,6:1 e melhor na admissão passou a gerar 75CVa4000RPM e esse motor é usado na Fiat Strada exportada para a Europa e a Chevrolet Spin para a Argentina e o 500 estava disponível nas versões de acabamento: Pop, Sport e Lounge e ele era apenas na carroceria duas portas e o Panda sempre disponível apenas com quatro portas.
O 500 chegava ao mercado europeu com motor 1.2 de 69CV, 1.416V já citado no Panda 100HP e o 1.316V Multijet turbo diesel de 75CV, mais tarde o dois cilindros 0.9 Turbo de 85CV e mais tarde o Multijet 1.316V Turbo de 95CV.
Em outubro de 2008 na linha 2009 o 1.316V Multijet passava a gerar 75CV também no Panda Dynamic e na mesma época chegava a linha 2008 do 500 nas versões comum nada mudava e estreava o 500 Abarth ele era dotado de câmbio manual de cinco marchas e o Fire 1.416V T-JET o motor conhecido nossos Punto/Linea T-JET mas com taxa de compressão de 10,8:1 e com turbo e intercooler e dotado de comando de válvulas e coletores variáveis só que no 500 Abarth foi calibrado para gerar 21KGFMa3000RPM e 135CVa5500RPM com o Kit Essesse com a turbina em maior pressão ele gerava 23.4KGFMa3000RPM e 160CVa5750RPM e 49 unidades chamada de 500 Abarth Asseto Corse com maior pressão na turbina para gerar ótimos 30.6KGFMa3000RPM e 200CVa6500RPM o que deixava uma verdadeira cadeira elétrica e com 135CV dava para se divertir e nessa versão o câmbio era manual de seis marchas chamada de M32 presente no Cruze também.
O 500 Abarth chegava ao mercado com motor 1.416V Turbo de 135CV e o Kit Essesse para gera 160CV imagino 160CV numa caixa de fosforo dessas....

Mas o céu é o limite 49 unidades com motor 1.416V Turbo de 200CV.
Em outubro de 2009 na linha 2010 nada mudava no Panda, no 500 ele ganhava uma opção mais potente de motor á diesel é o Multijet 1.316V dotado de turbo de geometria variável e com isso gerava 20.4KGFMa1500RPM e 95CVa4000RPM e taxa de compressão é de 16,8:1 e passou a equipar a Strada exportada para a Europa desde o inicio de 2013 e chegava a opção de carroceria conversível chamado de C com o mesmo motor das versão com teto rígido e também com direito até versão Abarth para o 500 era 135CV ou 160CV fazendo cabelos ao vento como dizem.
O 500 Cabrio chegava ao mercado e o mesmo motores da Teto rígido....

Com direito a versão Abarth e motor 1.416V Turbo.
Em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda no Panda, em outubro de 2010 na linha 2011 com opção intermediária ao Fire 1.2 e ao Fire 1.416V a Fiat estreava o Twinair 0.9 Turbo dotado de apenas dois cilindros, o seu diâmetro é de 80.5mm e o curso é de 86mm o que totalizavam 875cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 ele vem com turbo, intercooler e injeção multiponto e para evitar vibrações arvore contra-rotativa já que o motor é apenas dois cilindros e com isso gerava 14.8KGFMa1900RPM e 85CVa5500RPM e lógico o comando de válvulas oco chamado de Multiair pela Fiat e chegava o Fiat 500 695 Abarth tributo Ferrari, o motor Fire 1.416V T-JET passou a gerar nessa versão ótimos 25.5KGFMa3000RPM e 180CVa5500RPM e o câmbio é manual - automatizado de cinco marchas de apenas uma embreagem é o Dualogic mas será que lá dá trancos? e o Panda 100HP dava adeus ao mercado e com ele o motor 1.416V dava adeus ao Panda.
O 500 Abarth 695 Tributo Ferrari chegava ao mercado com motor 1.416V Turbo de 180CV.
Em outubro de 2011 na linha 2012 ele abandonava o motor 1.1, o 1.2 passava a gerar os mesmos 69CV do 500 e estreava o 1.4 com cabeçote de 8 válvulas e com GNV de fabrica gerava 11.7KGFMa3000RPM e 78CVa5500RPM é o Fire 1.4 usado aqui? sim ele mesmo. no 500 o motor 1.316V Multijet de 75CV dava adeus só continuava no Panda e nos 500 Abarth nada mudava e o Tributo Ferrari virar 695 apenas e lógico nos modelos Abarth freios a discos sólidos nas quatro rodas e ventilados na dianteira como no resto desses modelos,  em março de 2012 chegava a nova geração do Panda, na verdade uma reforma visual com nova grade dianteira, faróis, capô e novas lanternas, o comprimento cresce para 3.65metros, a largura vai a 1.64metros, a altura foi a 1.51metros e o entre -eixos foi a 2.30metros é basicamente o nosso novo Uno com algumas alterações visuais, o câmbio era manual de cinco marchas ou manual-automatizado de dupla embreagem com cinco marchas, os motores 1.2 e o Multijet 1.316V Turbo diesel continuavam, o Fire 1.4 no GNV dava adeus e estreava o Multiair Turbo na configuração citado no 500 com 85CV e versão no GNV que gerava 14.3KGFMa2500RPM e 80CVa5500RPM e uma versão sem turbo do twin air apenas tiraram o turbo e a taxa de compressão subiu de 11,2:1 e com isso o dois cilindros agora gera 9KGFMa3500RPM e 65CVa6250RPM era o motor como opção de entrada e manteve a opção de tração 4x4 e ganhou a versão fora de estrada leve com tração dianteira chamado de Cross que agora não tinha tração 4x4.
A terceira geração do Panda estreava no mercado europeu e marcava a estreia do dois cilindros 0.9 de 65CV e a versão turbo desse motor já citado no 500 e uma versão a GNV desse motor com 80CV e o 1.2 de 69CV entre eles e o 1.316V Multijet também já citado no 500.

Aqui a versão 4x4 do Panda mostrando suas habilidades.

Aqui o Panda Cross apenas com tração dianteira.

 Em outubro de 2013 na muda nos modelos Panda e 500 para a Europa e agora sem alterações previstas, afinal são 10 anos de Europa e essa plataforma segue o seu curso na Europa.
A LANCIA JÁ TINHA O YPSILON que era feito ainda sobre a plataforma do Punto antigo e os motores eram o 1.2, 1.4 com GNV e o 1.316V Multijet todos já citados no Panda, mas estava dando adeus afinal a base já era antiga e nem usado pelo grupo Fiat.
O Ypsilon antigo que usava base do velho Punto Italiano e os motores 1.2, 1.4 com GNV e 1.316V Multijet já citado no Panda.
Mas em abril de 2011 chegava a nova geração do Ypsilon agora com quatro portas apenas, ele era renomado Chrysler Ypsilon na terra do Jeremy Clarkson, Irlanda e Japão, ele vinha com duas opções de câmbio: manual ou manual automatizado de dupla embreagem ambos cinco marchas, já nos motores o 1.2 que já citamos no Panda era mantido, assim com o 1.316V Multijet turbo diesel  de 95CV já citado no 500 e estreava entre eles o dois cilindros 0.9 Turbo Multiair já citado no Panda também, ele tem a mesma largura, altura e o entre -eixos é de 2.39metros e o comprimento é de 3.84metros e dá para ver que o modelo tem dimensões próximas ao nosso Uno e Palio.
O Ypsilon apenas com quatro portas e o motor 1.2, 0.9 dois cilindros turbo e 1.316V Multijet todos já citados no Panda e destaque para a maçaneta embutida.
Em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e o próprio futuro da Lancia é sombrio e só ficará na Itália e aí só terá ele como único modelo é praticamente o enterro dela na minha opinião.
NA FORD EUROPÉIA(LEIA-SE INGLESA OU ALEMÃ) em vez de desenvolver um substituto para o Ka dentro de casa, ela resolveu economizar e desenvolver um novo modelo baseado no 500 em substituição a plataforma antiga, olha tenho que reconhecer: a Ford brasileira fez melhor, já que o Ka dessa geração é basicamente um Fiat, depois eu vou falar sobre detalhes, mas antes o modelo antigo ele usava duas opções de motor: o Duratec 1.3(que era o Zetec Rocam 1.3 importado da África do Sul renomeado) e com isso gerava 10.8KGFMa3000RPM e 70CVa5600RPM e o 1.6 que é nosso velho conhecido inicialmente importado do Brasil e depois da África do Sul que gerava 13.8KGFMa4250RPM e 95CVa5500RPM disponível para o SportKa e o StreetKa.
Resolvi representar o Ka antigo pelo SportKa com motor 1.6 de 95CV e também tinha o 1.3 de 70CV.
Em outubro de 2008 chegava a segunda geração do Ka, o visual era típico dos Ford ele media 3.62metros de comprimento e 1.66metros de largura, altura é do Panda e entre - eixos é do Fiat 500 ou seja é pequeno e quatro lugares como o antigo, só que debaixo disso era um Fiat, manual ou manual-automatizado de dupla embreagem ambos com cinco marchas exclusivo para o motor á diesel e duas opções de motor: o Duratec 1.2 e o Duratorq 1.3TDCi, só tem um problema... o 1.2 e 1.3 TDCi não eram Duratec e Duratorq respectivamente e pior do que ocorreu com a primeira geração que ainda usava um motor de origem Ford, o 1.2 é na verdade o Fire 1.2 e 1.3 TDCi é na verdade um Multijet 1.316V já citado no Panda na configuração 75CV, suspensão, freios e direção seguem o novo Uno, mas existe algo interessante: a Ford brasileira assumiu que usou o AP da Volkswagen....
O Ford Ka de segunda geração chegava ao mercado e com motor 1.2 e 1.316V Multijet já citado no Panda.
Bom houve reclamações que o segundo Ka nacional era uma gambiarra, mas o europeu para mim também é ainda para piorar usa motor Fiat chamado de Duratec.... , lógico que ele tem mais segurança que o modelo nacional, mas isso não justifica e ele vinha em duas versões de acabamento: Trend e Titanium e fora que era fabricado na fabrica da Fiat na Polônia, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro 2010 na linha 2011 nada muda, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e está prevista a nova geração do Ka para Europa que é o modelo brasileiro lançado agora.
COM A COMPRA DA CHRYSLER PELA FIAT abriu as portas para a Fiat nos EUA que retornava ao mercado americano e a marca aproveita para aposentar o PT Cruiser e no seu lugar começar a fazer o 500  no México e de quebra o motor 1.416V Multiair passava a ser feito na Fabrica da Chrysler em Michigan, tanto que até símbolo da Chrysler esse motor tem...,  ele vem com duas opções de câmbio por lá: manual de cinco marchas e automático de seis marchas e ele estreava em três versões de acabamento: Pop, Sport e Lounge e o motor era apenas um o Fire 1.416V Multiair que já citamos na parte nacional do artigo que gerava 13.6KGFMa3850RPM e 105CVa6250RPM.
O 500 vendido na América do Norte com motor 1.416V de 105CV.
E foi lançado em março de 2011 como linha 2012 e com já era linha 2012 nada muda, em março de 2012 mais uma novidade era o esportivo Abarth que vinha com motor Fire 1.416V T-JET Multiair ou seja instalaram um turbo no motor 1.4 Multiair e com isso gerava ótimos 26.3KGFMa2500RPM e vai até 4000RPM e 162CVa5500RPM imagino o foguete que não será é o modelo que está com passagem carimbada pra o Brasil? é ele mesmo é esse modelo aqui.
O Abarth chegava aos mercados da América do Norte só que lá é o motor 1.416V Turbo com 160CV.
E uma curiosidade esse motor já está no Senai para treinamento da rede,  em outubro de 2012 na linha 2013 chegavam duas novidades a primeira era a carroceria conversível disponível para o 1.416V e para o Abarth, a segunda novidade é a versão intermediária entre a topo de linha Lounge e o Abarth era a Turbo que usava o mesmo motor Fire 1.416V T-JET usado no Abarth europeu com 21KGFMa3000RPM e 135CVa5500RPM e vale lembrar que todos os 500 feitos no México tem câmbio manual de cinco marchas, inclusive a Abarth.
O 500C mexicano chegava ao mercado e o mesmo motor 1.416V da versão com teto rígido.

O 500 C Abarth com o mesmo motor da Abarth de teto rígido.

O 500 Turbo estreava o motor é o 1.416V Turbo de 135CV.
Em março de 2013 chegava o 500 Eletric, que trocava o motor á gasolina pelo elétrico e esse motor elétrico gerava 20.4KGFMa0RPM e 113CVa0RPM ou seja torque e potência instantâneos.
                       O 500 Elétric chegava ao mercado com motor elétrico de 113CV.
Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e o 500 mexicano segue o seu curso e seguirá no mesmo caminho do europeu e a compra da Chrysler abriu as portas para ele nos Estados Unidos.
A FIAT RESOLVEU TRAZER O 500 da Polônia em outubro 2009 como linha 2010 ele chegou em duas versões de acabamento: Sport e Lounge, duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado de cinco marchas esse último chamado Dualogic e única opção de motor: o Fire 1.4 dotado de cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote e com isso gerava 13.4KGFMa4250RPM e 100CVa6000RPM e lógico a suspensão, freios e direção são os mesmos do 500 feito no México que chegou dois anos depois ao mercado nacional.
O 500 importado da Polônia chegava ao mercado com motor 1.416V de 100CV.
Ele foi testado no mês de lançamento ele foi de 0a100KM/H em 12.2segundos, chegou a 182KM/H segundo a Fiat, o consumo urbano foi de 10.6KM/L e o rodoviário de 13KM/L e ele seguiu sem alterações inclusive sem linha 2011 até ser substituído pelo modelo mexicano.

O Uno, Palio e 500 são vendidos na Argentina, o novo Uno com motor Fire 1.4 á gasolina que gera 12.4KGFMa3500RPM e 85CVa5750RPM e esse motor também é usado no novo Palio e novo Palio e Grand Siena além do 1.4 usam o E-Torq 1.616V só que lá á gasolina gerando 16.2KGFMa4500RPM e 115CVa5500RPM, o 500 Multiair usa o mesmo motor 1.416V Multiair mostrado na parte nacional do artigo e nossa Fiorino acabou de ser vendida lá com o mesmo 1.4 já citado no novo Uno e apenas á gasolina.

E para o México além do 500 que é feito localmente a Fiat brasileira exporta o Uno com motor 1.4 á gasolina já citado no modelo vendido na Argentina e o Palio 1.616V com motor á gasolina já citado no modelo vendido na Argentina, só esses dois modelos feitos nessa plataforma.

Essa plataforma deu novos ares a Fiat Brasileira e ela fez seu cavalo de batalha, pena que o motor 1000 sentiu o peso do novo Palio e ainda tem o Grand Siena também e deu origem até uma nova Fiorino e no exterior a Fiat fez seu cavalo de batalha e ainda gerou cadeiras elétricas como 500 Abarth Asseto Corse de 200CV e ainda foi beneficiada pela compra da Chrsyler pela Fiat.
































Comentários