Plataforma B-Global da Ford ou DE na Mazda: O Fiesta(New)/EcoSport e novo Ka e suas vida no exterior.



COM O FIESTA IMPORTADO DO MÉXICO E O ECOSPORT DE NOVA GERAÇÃO TROUXE ESSA NOVA PLATAFORMA AO BRASIL.
O programa One Ford começou no inicio de 2009 com a marca globalizado a linha de produtos e a Ford brasileira tinha o Fiesta e o EcoSport feitos na plataforma antiga da Ford que era B3 e na Europa e até na Ásia já rolava a plataforma alvo desse artigo que já citaremos mais detalhes e o Fiesta usava os motores Zetec Rocam 1.nada de 9.1KGFMa4750RPM e 69CVa6000RPM e com álcool vai a 9.3KGFM e 73CV e o 1.6 que gerava 14.3KGFMa4250RPM e 101CVa5750RPM e com álcool gerava 15.3KGFM e 107CV nas mesmas rotações e esse 1.6 era usado no EcoSport e nele além do 1.6 era usado o Duratec 2.nada 16V de 19KGFMa4500RPM e 141CVa6000RPM e com álcool vai a 19.5KGFM e 145CV nas mesmas rotações e lógico o adeus dessa plataforma ainda ia demorar.
O Fiesta acabava de ganhar uma reforma visual e o motor era o 1.nada de 69CV com gasolina e 73CV com álcool e o 1.6 de 101CV com gasolina e 107CV com álcool.

Aqui o EcoSport com motores 1.6 já citado no Fiesta e o 2.nada 16V de 141CV com gasolina e 145CV com álcool.
E lógico apesar de feita a reforma, a Ford aproveitou para trazer do México o Fiesta Sedan SE 1.616V feito nessa plataforma, afinal a fabrica tinha que abastecer todo o continente americano, inclusive EUA e com isso a situação se complicava para o abastecimento no mercado brasileiro e em junho de 2010 ele era lançado no Brasil como linha 2011, ele media 4.41metros de comprimento, 1.72metros de largura, 1.47metros de altura e 2.49metros de entre - eixos, única opção de acabamento: SE, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e vale lembrar que o câmbio era feito no Brasil, assim com o motor Zetec Sigma 1.616V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 81.4mm o que totalizavam 1596cm3 e sua taxa de compressão é de 11:1 ele gerava 15.8KGFMa4250RPM e 110CVa6250RPM e com álcool gerava 16.2KGFM e 116CV nas mesmas rotações, a sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS de série e a direção é do tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica algo não visto em compactos da Ford.
O Fiesta Sedan chegava ao mercado com motor 1.616V de 110CV com gasolina e 116CV com álcool.
E como ele era feito no México, ele tinha grade de três lâminas igual ao Fusion da época,  qualidades? bom comportamento dinâmico, boa oferta de equipamentos e bom desempenho, mas houve um certa fragilidade mecânica(EcoSport no longa duração de 60000KM) e o problema de roubo de combustível por causa do sistema Easyfuel, em agosto de 2010 ele enfrentava o City LX 1.516V manual, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.5segundos contra 10.2segundos do rival, o consumo urbano foi de 7.9KM/L contra 8.4KM/L do rival e o rodoviário foi de 12.2KM/L contra 10.7KM/L do rival e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12.1segundos contra 10.3segundos do rival, o consumo urbano de 10.3KM/L contra 10.9KM/L do City e o rodoviário foi de 15.9KM/L contra 13.9KM/L do rival, e no mês seguinte era vez dele enfrentar o Focus Sedan GLX 2.nada 16V, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.5segundos contra 10.3segundos do rival, consumo urbano de 7.9KM/L contra 7.2KM/L do rival e o rodoviário foi de 12.2KM/L contra 10.1KM/L do rival e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12.1segundos contra 10.8segundos do rival, consumo urbano de 10.3KM/L contra 9.4KM/L do rival e o rodoviário foi de 15.9KM/L contra 13.1KM/L do rival, em outubro de 2011 na linha 2012 nada mudava no sedã e estreava o Hacht ele tinha as mesmas dimensões do Hacht com exceção do comprimento que no Hacht media 4.06metros e o visual era igual ao Hacht europeu, como sempre apenas na versão de acabamento SE e câmbio manual de cinco marchas afinal continuava a vir do México.
O Fiesta Hacht chegava ao mercado com motor 1.616V já citado no sedã.
E no mês de lançamento ele foi testado: 0a100KM/H em 11.2segundos chegou a 190KM/H limitados eletronicamente e o consumo urbano foi de 8.2KM/L e o rodoviário de 11KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 11.8segundos, consumo urbano foi de 10.7KM/L e o rodoviário foi de 14.3KM/L, em julho de 2012 o Fiesta Hacht SE enfrentou o Sonic LTZ 1.616V, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.2segundos empatou com o rival, consumo urbano de 8.2KM/L contra 7KM/L do rival e o rodoviário de 11KM/L contra 9.5KM/L do rival e com gasolina os números prováveis são 0a100KM/H em 11.8segundos contra 11.6segundos do Sonic, consumo urbano de 10.7KM/L contra 9.1KM/L do Sonic e o rodoviário foi de 14.3KM/L contra 12.3KM/L do Sonic, em agosto chegava o EcoSport de segunda geração e continuava feito em Camaçari-Bahia foi o modelo a inaugura a produção nacional dessa plataforma, ele media 4.24metros de comprimento, 1.77metros de largura, 1.69metros de largura e manteve o entre - eixos do Fiesta apenas com tração dianteira de inicio e apenas câmbio manual de cinco marchas e duas opções de motor: o Zetec Sigma 1.616V Flex já citado no Fiesta e o Duratec 2.nada 16V Flex com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica que foi herdado do Focus e da geração antiga do EcoSport, o seu diâmetro é de 87.5mm e o curso é de 83.1mm o que totalizavam 1999cm3, a sua taxa de compressão é de 10,8:1 e com gasolina gerava 19KGFMa4250RPM e 140CVa6250RPM e com álcool vai a 19.7KGFM e 147CV nas mesmas rotações, suspensão, freios e direção seguem o Fiesta e quatro opções de acabamento: S, SE, Freestyle e Titanium, a S e a SE apenas com o 1.616V, a Freestyle com o 1.616V e o 2.nada 16V e a Titanium apenas com a 2.nada 16V afinal era o topo de linha do utilitário da Ford.
O EcoSport chegava ao mercado com motor 1.616V já citado no Fiesta e o Duratec 2.nada 16V de 140CV com gasolina e 147CV com álcool, mais tarde o 1.6 16V vai a 128CV com gasolina e 131CV com álcool 
No mês de lançamento a Freestyle 1.616V foi testada, ela foi de 0a100KM/H em 11.7segundos, chegou a 180KM/H limitados eletronicamente, o consumo urbano foi de 7.9KM/L e o rodoviário foi de 10.8KM/L e os prováveis números com gasolina foram 0a100KM/H em 12.3segundos, consumo urbano de 10.3KM/L e o rodoviário de 14.3KM/L e no mês seguinte é vez do 1.616V e o 2.nada 16V se enfrentarem o 1.616V foi de 0a100KM/H em 11.9segundos contra 10.6segundos do 2.nada, ambos chegaram nos 180KM/H(L), o consumo urbano foi de 8.6KM/L contra 6.7KM/L do 2.nada e o rodoviário foi de 10.4KM/L contra 8.8KM/L do 2.nada e carregado o 1.616V foi de 0a100KM/H em 14.3segundos contra 12.7segundos do 2.nada 16V, o consumo urbano foi de 7.6KM/L contra 6.5KM/L e o rodoviário foi de 10.1KM/L contra 8.6KM/L do 2.nada 16V e os prováveis números com gasolina foram 0a100KM/H em 12.5segundos contra 11.3segundos do 2.nada, consumo urbano de 11.2KM/L contra 8.7KM/L do 2.nada 16V e o rodoviário foi de 13.5KM/L contra 11.4KM/L do 2.nada 16V e os prováveis números carregados são 0a100KM/H em 14.8segundos contra 13.3segundos do 2.nada 16V, o consumo urbano foi de 9.9KM/L contra 8.4KM/L do 2.nada 16V e o rodoviário de 13.3KM/L contra 11.1KM/L, em outubro de 2012 a Ford mostrava quatro novidades para essa plataforma: o Fiesta reestilizado, o Fiesta Sedan também reestilizado e os EcoSport Powershift e o 4WD com tração integral e sem reduzida, mas de imediato a linha 2012 de Fiesta e Fiesta Sedan sem alterações, e no mês seguinte chegava o câmbio manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas chamado de Powershift pela Ford e disponível nas versões SE e Titanium e em dezembro o Titanium Powershift foi testado: 0a100KM/H em 10.7segundos, velocidade máxima de 180KM/H(L), consumo urbano de 7.9KM/L e o rodoviário foi de 10.4KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 11.4segundos, consumo urbano de 10.3KM/L e o rodoviário de 13.5KM/L e no mesmo mês a Ford lançava a nova versão 4WD sempre com motor 2.nada 16V para acomodar a tração traseira, a suspensão traseira foi trocada passou a ser independente tipo Multilink  na traseira a mesma operação feita no antigo e apenas na opção de acabamento Freestyle e destaque para os borrachões pretos e a pintura preta nas rodas de liga- leve.
Com rodas pintadas de preto chegava o EcoSport 4WD com motor 2.nada 16V já citado no modelo de tração dianteira.
Além da tração integral e a suspensão ele passava a ter câmbio manual de seis marchas era o primeiro Ford nacional com esse câmbio e aliás o EcoSport é o primeiro nacional com câmbio manual-automatizado de dupla embreagem e lembrando que o EcoSport já era 2013 e em janeiro de 2013 o Freestyle 4WD era testado: 0a100KM/H em 10.6segundos, chegou a 180KM/H limitados eletronicamente e o consumo urbano foi de 6.4KM/L e o rodoviário foi de 10KM/L e com gasolina os números prováveis são 0a100KM/H em 11.2segundos, consumo urbano de 7.8KM/L e o rodoviário de 13KM/L, em maio de 2013 na linha 2014 chegava o Fiesta reestilizado com nova grade dianteira e novas lanternas traseiras e agora ele era produzido na fabrica de São Bernardo do Campo-SP essa fabrica desde 1996 não recebia uma plataforma nova e um modelo novo desde 2008 e agora ele vinha em três versões de acabamento: S,SE e Titanium essa a topo de linha com isso o comprimento caiu para 3.97metros, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas chamado de Powershift já citado no EcoSport e fazia duas estreias o motor Zetec Sigma 1.516V ele mantinha o diâmetro do 1.6 mas o curso caia para 76.4mm o que totalizavam 1499cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso passou a gerar 14.8KGFMa4250RPM e 107CVa6250RPM com gasolina e com álcool gerava 15KGFM nas mesmas rotações do torque com gasolina e 111CVa5500RPM e o 1.616V ganhava duplo comando de válvulas variável no cabeçote e coletores variáveis chamados de Ti-VCT pela Ford e taxa de compressão passou a 12:1 e com isso passou a gerar 15.4KGFMa4250RPM e 125CVa6500RPM com gasolina e com álcool passou a gerar 16KGFMa5000RPM e 130CV nas mesmas rotações da potência, suspensão, freios e direção não mudavam para o modelo da Ford que estreava no mercado.
Nova grade dianteira, para- choque e pequenas mudanças nas lanternas chegavam o Fiesta e o motor e estreava o motor 1.516V que passava a gera 107CV com gasolina e 111CV com álcool e o 1.616V agora gerava 125CV com gasolina e 130CV com álcool e mais tarde o Ecoboost 1.nada 12V de 125CV 
Em maio de 2013 o Fiesta Powershift 1.616V enfrentou o HB20  Premium 1.616V, 208 Griffe 1.616V, Chevrolet Sonic LTZ 1.616V e C3 Exclusive 1.616V todos automáticos, sendo o Sonic com seis marchas e o resto com quatro marchas, na pista ele foi de 0a100KM/H em 10.5segundos foi o mais rápido contra 11.1segundos do HB20,11.9segundos do Sonic e 12.7segundos dos carros do grupo PSA(Peugeot-Citroën), consumo urbano de 8.4KM/L foi o mais econômico, seguido do HB20 com 8.3KM/L, Sonic com 7.4KM/L e os carros do grupo PSA com 7.2KM/L e o rodoviário foi de 12KM/L, contra 11.3KM/L do HB20, 10.3KM/L do Sonic e 9.6KM/L dos modelos da PSA e os números prováveis com gasolina ele foi de 0a100KM/H em 11segundos, contra 11.8segundos do HB20, 12.3segundos do Sonic e 13.3segundos dos carros do grupo PSA, o consumo urbano foi de 10.9KM/L foi o mais econômico, contra 10.8KM/L do HB20, 9.6KM/L do Sonic e 9.4KM/L dos carros da PSA e o rodoviário foi de 15.6KM/L, contra 14.7KM/L do HB20, 13.4KM/L do Sonic e 12.5KM/L dos carros da PSA e lembrando que ele foi lançado como linha 2014, em julho de 2013 o Fiesta S 1.516V enfrenta o C3 Tendance 1.5 e o 208 Allure 1.5 todos manual é logico, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11segundos, contra 12.4segundos do 208 e 13.8segundos do C3 foi o mais rápido, chegou a 180KM/H segundo a Ford ficou na intermediária, contra 181KM/H do 208 e 179KM/H do C3, o consumo urbano foi de 7.8KM/L empatou com o 208 e perdeu para o C3 com 8.1KM/L e o rodoviário foi de 11.2KM/L empatou com o 208 e ambos perderam para o C3 com 11.4KM/L e com gasolina ele foi de 0a100KM/H em 11.4segundos, contra 12.8segundos do 208 e 14.2segundos do C3, chegou a 176KM/H ficou na intermediária contra 175KM/H do C3 e 177KM/H do 208, o consumo urbano foi de 10.1KM/L empate com o 208 e perdeu para o C3 com 10.5KM/L e o rodoviário foi de 14.6KM/L empatou com o 208 e perdeu para o C3 com 14.8KM/L, em agosto de 2013 era vez do sedã reestilizado chegar importado do México com nova grade dianteira, para - choques e novas lanternas, agora ele vinha em duas versões de acabamento: SE e Titanium, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou manual- automatizado de dupla embreagem com seis marchas e única opção de motor: o 1.616V já com o sistema Ti-VCT já citado no Fiesta Hacht.
O Sedan também ganhava nova dianteira e novas lanternas e o motor 1.616V já citado no Fiesta atualizado.
Em agosto de 2013 o Fiesta Sedan Titanium 1.616V Powershift enfrentou o HB20 Premium 1.616V automático, na pista ele foi de 0a100KM/H em 10.6segundos contra 11.6segundos do rival, chegou a 190KM/H(limitados eletronicamente) contra 177KM/H do rival segundo a Hyundai, o consumo urbano foi de 8.6KM/L contra 8.2KM/L do rival e o rodoviário foi de 12KM/L contra 10.6KM/L do rival e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 11.1segundos contra 12.2segundos do HB20 na velocidade máxima é provável que chegue a 170KM/H, o consumo urbano foi de 11.2KM/L contra 10.7KM/L do HB20 e o rodoviário foi de 15.6KM/L contra 13.8KM/L do HB20 e lógico esses modelos eram lançados como linha 2014 e para o EcoSport nada mudava e em novembro de 2013 é vez do EcoSport Titanium Powershift 2.nada 16V enfrentar a Tracker LTZ 1.816V Automática e na pista ele foi de 0a100KM/H em 10.7segundos contra 11.3segundos do Tracker, chegou a 180KM/H limitados eletronicamente contra 189KM/H da Tracker, o consumo urbano foi de 7.9KM/L contra 6.4KM/L da Tracker e o rodoviário foi de 10.4KM/L contra 9.2KM/L da Tracker e os prováveis números com gasolina foram 0a100KM/H em 11.3segundos contra 11.7segundos da Tracker, é provável que com gasolina a Tracker chegue a 185KM/H, o consumo urbano de 10.3KM/L contra 8.4KM/L para a Tracker e o rodoviário de 13.5KM/L contra 12KM/L para a Tracker e o Ford Ka antigo já começava sua aposentadoria apenas com motor 1.nada que já citamos no Fiesta e com isso antiga plataforma B da Ford dava o seu adeus do mercado.
                               O antigo Ka com o mesmo motor 1.nada já citado no Fiesta.
Em julho chegava a linha 2015 do EcoSport a versão S dá o seu adeus, a Freestyle ganhava o câmbio Powershift, mas a última novidade dessa plataforma que você pode comprar apenas um setembro é o novo Ka, ele foi lançado em julho como hacht de quatro portas, apenas câmbio manual de cinco marchas, duas opções de acabamento: SE e SEL e duas opções de motor, ele mede 3.89metros de comprimento, 1.69metros de largura, 1.52metros de altura e o entre - eixos é o mesmo dos irmãos e o motor é a principal novidade é o três cilindros chamado de Ford 1.03C da família Fox(não confundir com o Volkswagen Fox), o três cilindros 1.nada tem bloco de ferro, cabeçote de alumínio, 12 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 71.9mm e o curso é de 81.8mm o que totalizavam 997cm3, a sua taxa de compressão é de 12:1 e com isso gera 10.2KGFMa3500RPM e 80CVa6300RPM e com álcool vai a 10.7KGFMa4000RPM e os 85CV nas mesmas rotações do motor á gasolina.
O Ford Ka ainda não está nas revendas e o motor é o novo três cilindros 1.nada 12V de 80CV com gasolina e 85CV com álcool.
E agora em agosto a Ford anunciou o motor 1.516V para o Hacht que é o mesmo que já foi citado no Fiesta e o Ka+ que é a versão sedã e o comprimento passou a 4.25metros e os mesmos motores já citados no Hacht é o três cilindros 1.nada 12V e o 1.516V já citado no Fiesta e duas opções de acabamento: SE e SEL como é no Ka hacht é a primeira vez que o Ka dá origem a um sedã.
O Ka+ chega ao mercado nacional e o sedã usa os mesmos motores do hacht e a grade é vertical.
Vale lembrar que o Hacht usa grade hexagonal e o sedã grade em filete como é um Fusion e Fiesta e a linha 2015 dos Fiesta e Fiesta Sedan chegou e sem alterações e essa plataforma tem anos pela frente. Em agosto de 2015 na linha 2016 nada muda em Ka, Ka Sedan, Fiesta e Fiesta Sedan, os dois primeiros eram lançamento, um mês depois o EcoSport ganha alterações para linha 2016, o motor Zetec-Sigma 1.6 16V Flex ganha o comando de válvulas e coletores variáveis chamado de Ti-VCT e gerava 15.6KGFM a 4250RPM e 128CV a 6500RPM e com álcool vai a 16.1KGFM a 5000RPM e 131CV nas mesmas rotações da potência com gasolina e agora o Powershift de seis marchas podia vir com o motor 1.6 16V uma resposta ainda que tímida, a Renegade e HR-V. Em Agosto de 2016 nada muda para Fiesta Sedan, Ka, Ka Sedan e EcoSport, mas eis que para o Fiesta surge algo novo, o motor Ecoboost 1.nada 12V da família Fox, importado da Romênia era á gasolina e só vinha na versão Titanium e atrelado ao câmbio Powershift, ele tinha a mesma concepção do três cilindros aspirado do Ka que apesar de feito em Camaçari-Bahia era da mesma família. mantinha o diâmetro x curso, a taxa de compressão era de 10:1 e apenas á gasolina, acrescentada de turbo, intercooler e injeção direta  e com isso gerava 17.3KGFM a 1400RPM e 125CV a 6000RPM.
A CHEGADA DO FACELIFT PARA O ECOSPORT se dá em Julho de 2017, ele ganhava nova grade dianteira, faróis e para-choque dianteiro, na lateral e na traseira não mudava, mas houve mudanças mecânicas, o câmbio manual de cinco marchas se manteve, mas estreava o automático de seis marchas no lugar do Powershift de dupla embreagem, nos motores sai o Zetec-Sigma Ti-VCT e entra o três cilindros Dragon 1.5 12V de início importado da Índia com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro era de 84mm e o curso de 90mm que totalizavam 1497cm3, a sua taxa de compressão é de 12:1 dotado  injeção multiponto  e com isso gerava 15.6KGFM a 4500RPM e 130CV a 6500RPM e com álcool vai a 16.1KGFM e  137CV nas mesmas rotações e para o Titanium e apenas com câmbio automático estava o Duratec 2.nada 16V Direct Flex que recebia injeção direta, a taxa de compressão agora era de 12:1  e com isso gerava 20.6KGFM a 4500RPM e 170CV a 6500RPM e com álcool vai a 22.5KGFM e 176CV nas mesmas rotações, até hoje é o utlitário esportivo compacto mais potente do Brasil. Suspensão e freios sem alterações, só a Titanium que recebeu alterações pontuais por causa da maior potência. e as versões eram SE 1.5 12V Manual, SE 1.5 12V Automática, Freestyle 1.5 12V Manual, a Freestyle 1.5 12V Automática e a Titanium 2.nada 16V Automática 

                                            
O EcoSport ganha nova grade dianteira, faróis e para-choque dianteiro, além do câmbio automático no lugar da Powershift, estreava o motor três cilindros 1.5 12V que gerava 130CV com gasolina e 137CV com álcool no lugar do 1.6 16V e o 2.nada 16V ganhava injeção direta indo a 170CV com gasolina e 173CV com álcool 

Já em outubro de 2017 na linha 2018 nada muda para Ka e Ka Sedan.

A ÚLTIMA REESTILIZAÇÃO DO FIESTA se dá em Dezembro de 2017 como linha 2018, ele ganhou nova grade dianteira, faróis, para-choques e nova disposição das lanternas, o motor 1.5 16V da família Zetec-Sigma dá adeus, mantinha o Zetec-Sigma 1.6 16V Ti-VCT, a opção do câmbio Powershift de seis marchas e também a opção do Ecoboost 1.nada 12V e agora as versões eram SE 1.6 16V Manual, SE 1.6 16V Powershift, SEL 1.6 16V Manual,  SEL Style 1.6 16V Manual, SEL 1.6 16V Powershifty, SEL Style 1.nada 12V Ecoboost Powershift e a Titanium 1.6 16V Powershift era a reestização do adeus que você verá mais á frente. Na mesma época o motor Dragon três cilindros 1.5 12V era fabricado em Taubaté-SP 

                                                
O Ford Fiesta ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques e mudanças nas lanternas e nos motores o 1.5 16V dava adeus e o 1.6 16V de 125CV com gasolina e 128CV com álcool e o Ecoboost 1.nada 12V de 125CV esse ultimo turbo á gasolina eram mantidos. 

Em Janeiro de 2018 chegava o EcoSport Storm, que vinha com tração integral motor 2.nada 16V de injeção direta, só agora atrelado ao câmbio automático de seis marchas.

                                             
O EcoSport Storm chega ao mercado com motor 2.nada 16V de 170CV com gasolina e 176CV com álcool, tração integral e câmbio automático de seis marchas 

Em Agosto de 2018 era vez do Ka e Ka Sedan ganharam um facelift, novos para-choques, novo layout da grade dianteira e versão aventureira Freestyle para o Hatch com suspensão elevada e versão SEL para o sedã e com isso as versões estavam disponíveis assim: SE, SE Plus, SEL(apenas sedãs), Freestyle(apenas Hacht) e Titanium, no caso duas opções de motor a primeira era o três cilindros 1.nada 12V da família Fox(não confundir com o Volkswagen Fox) que era mantido e a segunda era a estreia do três cilindros 1.5 12V da família Dragon já citado no EcoSport em detalhes, mas agora calibrado para gerar 128CV com gasolina e 136CV com álcool ambos a 6500RPM e o torque é o mesmo já citado no EcoSport só que em um carro mais leve, além do manual de cinco marchas pela primeira vez em sua história o Ford Ka tinha a opção do câmbio automático de seis marchas, as versões estavam distribuídas assim: SE 1.nada 12V, SE Plus 1.nada 12V, SE Plus 1.5 12V Manual, SE Plus 1.5 12V Automático, Freestyle 1.5 12V Manual(Hatch), Freestyle 1.5 12V  Automática (Hatch), SEL 1.5 12V Automático(Sedã), Titanium 1.5 12V Automático.

                                                 
A versão Freestyle ganhava grade dianteira e para-choques diferente das outras versões, estrava o motor três cilindros 1.5 12V de 128CV com gasolina e 136CV com álcool e mais tarde ganhava a 1.nada 12V 

O sedã também ganha novo para-choque dianteiro e traseiro, nos motores também estreava o 1.5 12V e mantinha o 1.nada 12V de 80CV com gasolina e 85CV com álcool 

O Hatch ganhava novo para-choque traseiro 

E também novo para-choque dianteira e mudança na grade e os motores já citados no sedã 

Na mesma época o EcoSport ganhou a linha 2019 sem alterações, em Janeiro de 2019 chegava a linha 2019 do Fiesta perdia a versão Titanium e a SEL Style e o câmbio Powershift, além do três cilindros 1.nada 12V Ecoboost, só ficava com câmbio manual, motor 1.6 16V e versões SE e SEL. Em fevereiro de 2019 a Ford solta uma bomba: O fim da produção de caminhões no Brasil e com ela o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo-SP onde era produzido o Fiesta e com isso o Fiesta caminhava para o adeus, na mesma época a Ford lançava o EcoSport Titanium com pneu runflat e sem estepe na traseira, já o motor sofria um downgrade: o Duratec 2.nada 16V Direct Flex dava lugar ao três cilindros Dragon 1.5 12V das versões mais baratas e o Duratec 2.nada 16V Direct Flex só ficava na Storm 4WD. Já o Fiesta recebia a linha 2020 sem mudanças, era a linha do adeus.

                                                      
O Titanium passa a vir sem estepe na traseira e com motor três cilindros 1.5 12V 

Na mesma época o EcoSport Freestyle ganhava o teto preto. Em maio o Fiesta dava o seu adeus oficial quando acabou os estoques, em agosto o Ka Freestyle ganhava a opção do motor três cilindros 1.nada 12V e o perdia Air bags: versões que tinham seis passavam a quatro. era linha 2020 do Ka. Em Agosto de 2020 na linha 2021 nada muda para o EcoSport e para o Ka Sedan, já o Ka Hatch perde a versão Titanium, mas em Janeiro de 2021 veio a bomba: A Ford anunciou que vai parar de produzir carros no Brasil, mesmo com o Ka vendendo bem e com isso é o adeus de Ka, Ka Sedan e EcoSport e além disso o fechamento da fábrica de Taubaté-SP onde fabricava o motor Dragon três cilindros 1.5 12V (o 1.nada 12V era feito em Camaçari-Bahia) e da fábrica de Horizonte-Ceará que continuará operando até outubro onde é produzido o Troller T4, a Ford vai seguir como importadora, do México virá a picape Maverick, do Uruguai o furgão Transit e da Argentina continuará vindo a Ranger que ganhará nova geração.







                                                  
A FORD EUROPEIA DECIDE FAZER UMA NOVA GERAÇÃO DO FIESTA, tomando a base do Mazda 2 japonês e antes ela usava a base B3 igual ao nosso Fiesta Rocam aposentadora agora, mas eu europeu já tinha alterado o visual e por lá o leque de motores era amplo, a oferta começava pelo Duratec 8V 1.3 que é o nosso Zetec Rocam feito na África do Sul e rebatizado e em duas configurações de potência a primeira com 10.1KGFMa2500RPM e 60CVa5000RPM e a segunda com 10.8KGFMa3000RPM e 70CVa5600RPM, o Zetec Sigma 1.216V rebatizado de Duratec que gerava 11.2KGFMa4000RPM e 75CVa5200RPM, o Zetec Sigma 1.416V também rebatizado Duratec que gerava 12.6KGFMa3500RPM e 80CVa5750RPM, o 1.4 TDCi da família Ford DL-D ou PSA DV que gerava 16.3KGFMa2000RPM e 68CVa4000RPM e o 1.6 TDCi que gerava 20.8KGFMa1750RPM e 90CVa4000RPM e ainda existia o esportivo ST com motor Duratec 2.nada 16V que gerava 19.4KGFMa4500RPM e 150CVa6000RPM.
O Fiesta igual ao Rocam que se aposentou esse ano no Brasil lá os motores eram o 1.3 de 60CV e 70CV, 1.216V de 75CV, 1.416V de 80CV, 1.616V de 100CV, 1.4 TDCi de 68CV e 1.6 TDCi de 90CV e ainda o esportivo ST 150 com motor 2.nada 16V de 150CV.
Mas era hora de mudar e em outubro de 2008 aparece a nova geração do Fiesta, ela chegou nas carroceria duas e quatro portas, cinco opções de acabamento: Ambiente, Trend, Style, Studio, Ghia e Sport essa apenas com carroceria duas portas, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, automático de 4 marchas e manual- automatizado de dupla embreagem com cinco marchas e um amplo leque de motores a disposição como é de praxe na Europa, suspensão, freios e direção seguem o Fiesta vendido aqui e os irmãos também e voltando aos motores, a oferta começava pelo Zetec Sigma 1.216V o seu diâmetro é de 71.9mm e o curso é de 76.5mm de mesma concepção dos 1.5 e 1.616V nacionais e da mesma família, ele gerava 11.1KGFMa3600RPM e 60CVa6000RPM e a taxa de compressão é de 11:1 e totalizavam 1242cm3(na verdade 1.25...), a segunda opção é o 1.216V mas calibrado para gerar 11.6KGFMa4200RPM e 82CVa5500RPM e com isso marcava o adeus do Zetec Rocam da Europa e lembrando que esse motor era rebatizado de Duratec, o 1.416V ele manteve o curso do 1.2 mas o diâmetro foi a 76mm o que totalizavam 1388cm3 é o motor que foi usado aqui nos Fiesta CLX 16V entre 1996 e 1999 e agora estava gerando 13KGFMa4200RPM e 98CVa5750RPM, o Zetec Sigma 1.616V é o mesmo usado no Brasil e que lá na Europa já usava o Ti-VCT e com isso passou a gerar 15.5KGFMa4050RPM e 120CVa6000RPM e lembrando que esses motores vieram da geração anterior do Fiesta e nos motores á diesel duas opções o Duratorq 1.4 TDCi da família Ford DL-D/PSA DV com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada,8 válvulas, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 73.7mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 1398cm3, a sua taxa de compressão é de 18:1 e com isso gerava 16.3KGFMa2000RPM e 68CVa4000RPM e o Duratorq 1.6 TDCi da família Ford DL-D/PSA DV da mesma família o 1.6, o diâmetro crescia para 75mm e o curso para 88.3mm o que totalizavam 1560cm3, a taxa de compressão era igual ao 1.4 e com isso gerava 20.8KGFMa1750RPM e 90CVa4000RPM e o câmbio manual de cinco marchas estava disponível em todos os motores, o automático apenas para o motor 1.4 e o 1.6 e o manual de dupla embreagem de cinco marchas apenas para o motores á diesel que eram dois.
O Fiesta de nova geração chegava ao mercado aqui com duas portas e os motores eram o 1.216V de 60CV e 82CV, 1.416V de 96CV, 1.616V de 120CV e os 1.4 TDCi de 68CV e o 1.6 TDCi de 90CV e mais tarde esse 1.6 TDCi ganhava opção de 75CV e aposentava o 1.4 TCDi e mais tarde o 1.4 TDCi voltava com 70CV e o 1.6 TDCi passava a 95CV e o 1.416V ganhava a opção da versão com GNV e 92CV.

Aqui o quatro portas igual ao vendido aqui e o mesmo motor do duas portas.
            O Sport disponível com o 1.616V já citado e os 1.4 TDCi e 1.6 TDCi já citados , mais tarde ele perde o 1.4 TDCi
E lembrando que Ásia além do Hacht ele está disponível em carroceria sedã, em outubro de 2009 na linha 2010 ele ganhava a versão de acabamento nomeada Zetec e se tornava líder de vendas na Inglaterra e no resto nenhuma alteração, vale lembrar que a Ford tem forte presença na terra do Jeremy Clarkson, em outubro de 2010 na linha 2011 ele ganhava a versão de acabamento Edge e o motor 1.4 TDCi era substituído por uma versão "estrangulada" do 1.6 TCDi que passou a gerar 18.9KGFMa1750RPM e 75CVa4000RPM e o motor disponível para a versão Sport também, em outubro de 2011 na linha 2012 o motor 1.4 ganha a opção do GNV e passava a gerar 92CVa5750RPM e mantinha o torque, o 1.6 TDCi na configuração de 75CV dava adeus e o 1.4 TDCi voltava ao mercado mas agora gerando 70CVa4000RPM e mantendo o torque e o 1.6 TDCi passava a 20.9KGFMa1750RPM e 95CVa4000RPM, em janeiro de 2013 chegava a linha 2014 com nova grade dianteira, para - choques e novas lanternas, o câmbio manual de cinco marchas ou manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas chamado de Powershift, o 1.416V dava adeus, o 1.216V de 60CV e 82CV também eram mantidos e estreava os novos Ford 1.nada três cilindros e 12 válvulas é o mesmo que já citamos na nova geração do Ka e nesse caso em duas configurações de potência a primeira com 10.7KGFMa4100RPM e 65CVa6300RPM, a segunda configuração gera 80CVa6300RPM e mantém o torque, aliás essa configuração que veio para o Brasil e virou Flex no novo Ka, o 1.616V Ti-VCT é igual ao nosso só que lá foi estrangulado para gerar 15.3KGFMa4200RPM e 105CVa6000RPM, a versão com turbo e injeção direta do 1.nada de três cilindros e 12 válvulas chamado de Ecoboost pela Ford em duas configurações de potência e ambas com taxa de compressão de 10:1 a primeira configuração gera 17.3KGFMa1400RPM e vai até 4000RPM e 100CVa6000RPM e a segunda configuração mantém o torque e vai a 125CVa6000RPM, o 1.416V continuava na versão com GNV e estreava o 1.5 TCDi da família Duratorq/ Ford DL-D o curso do 1.6 é mantido e o diâmetro passou a 73.5mm o que totalizavam 1499cm3, a sua taxa de compressão é de 16:1 e com isso gerava 18.9KGFMa1750RPM e 75CVa3750RPM e o 1.6 TDCi de 95CV foi mantido e o Sport agora apenas com o Ecoboost 1.nada 12V de 125CV e o 1.6 TDCi de 95CV e duas portas e marcava o retorno do esportivo ST com aerofólio, spoilers, saias laterais como no modelo Sport e grade hexagonal , mas no ST foram mais além com molas e amortecedores modificados, freios á discos nas quatro rodas ao contrário das outras versões, câmbio manual de seis marchas e o motor Ecoboost 1.616V Turbo é basicamente o Sigma 1.616V com turbo e injeção direta e com taxa de compressão de 10:1 e com isso gerava ótimos 24.6KGFMa1600RPM e vai até 5000RPM e 182CVa6000RPM imagino o foguete que não é....
O Fiesta nova grade e lanternas, mantém os motores 1.216V de 60CV e 82CV, 1.416V com GNV de 92CV e o 1.616V passou a gerar 105CV, estreava três cilindros 1.nada de 65CV e 85CV e o Ecoboost 1.nada 12V Turbo de 100CV ou 125CV e o 1.5 TDCi de 75CV e o 1.6 TDCi já citado no modelo anterior.

O Esportivo ST estreava no mercado apenas com duas portas e o motor é o Ecoboost 1.616V Turbo de 180CV.
Em outubro de 2013 na linha 2014 o Fiesta ganhava a versão Van que era um furgão pequeno e que vinha com três opções de motor: 1.216V de 60CV, 1.nada Ecoboost de 100CV e as duas opções á diesel 1.5 TDCi e o 1.6 TDCi que já foram citados, mas o modelo não conseguiu vender bem , mesmo na terra da rainha, talvez pela pouca capacidade de carga e o por que eu não sei.
O Fiesta Van chegava ao mercado com motores 1.216V de 60CV, 1.nada Ecoboost de 100CV, 1.5 TDCi de 75CV e o 1.6 TDCi já citado no Fiesta da primeira versão.
Ainda não chegou a linha 2015 mas está prevista a chegada do novo Ka para a linha 2015 e com isso uma nova plataforma.
NO MERCADO AMERICANO O FOCUS É CONSIDERADO COMPACTO então imagine o Fiesta e ele esteve no mercado na primeira geração(de 1976 a 1982) que não veio ao Brasil e foi vendido lá entre 1977 e 1980 e lógico existe o programa One Ford também que quer globalizar toda a linha, mas no caso a americano o retorno do Fiesta é por outros motivos, embora no México ele já fosse vendido importado do Brasil, o problema é que o CAFE(Corporate Average Fuel Economy) ou média corporativa de consumo de combustível aumenta e isso se traduz na produção do Fiesta no México, primeiro se pensou no Brasil, mas existiu dois fatores: logística e real valorizado, mas o Brasil não ficou totalmente de fora e a fabrica que produzia picapes passou a produzir o Fiesta no México e ele foi lançado em fevereiro de 2010 como linha 2011 o sedã tinha grade de três lâminas como no Fusion da época é igual ao modelo vendido no Brasil e o Hacht é igual ao modelo do resto do mundo, ambos vieram em três versões de acabamento: S, SE e SEL e no hacht o SEL dava lugar ao SES, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas e o câmbio manual de cinco marchas era feito no Brasil e o motor era o Zetec Sigma 1.616V Ti-VCT já dotado de coletores e comando de válvulas variável e feito no Brasil(os modelos vendidos no Brasil só contariam com esse sistema em 2013) e feito no Brasil ele gerava 15.5KGFMa5000RPM e 122CVa6350RPM, suspensão, freios e direção são os mesmos dos modelos vendidos e fora que a Ford brasileira não ficaria totalmente de fora, por que em 2012 teria o novo EcoSport nessa plataforma e a produção do Fiesta Hacht no Brasil e agora o novo Ka, nessa plataforma também.
O Fiesta chegava ao mercado americano com motor 1.616V de 122CV.

O sedã com grade igual do Fusion e o mesmo motor do hacht é o modelo vendido no Brasil? sim ele mesmo.
Em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em fevereiro de 2013 chegava a linha 2014 tanto para o hacht como para o sedã com nova grade dianteira, para -choques e novas lanternas tanto para o Hacht como para o Sedan, e as versões SES(Hacht) e SEL(Sedan) davam lugar a Titanium e ele manteve as duas opções de câmbio e o motor 1.616V era mantido e marcava a estreia do esportivo ST só que para os mercados da América do Norte ele vem com quatro portas , aerofólio, spoilers, saias laterais e grade hexagonal, câmbio manual de seis marchas como no ST europeu e o motor é o Ecoboost 1.616V Turbo é basicamente um Sigma 1.616V com turbo e injeção direta assim como na Europa, mas no mercado americano foi calibrado para gerar ótimos 27.9KGFMa4200RPM e 200CVa6350RPM ou seja imagina 200CV numa "caixa de fosforo" e lembrando que o espaço interno do New Fiesta não é muito bom.
Nova grade dianteira, para- choques e lanternas e o motor 1.616V é mantido.

O Sedan também ganhava alterações visuais.

O Esportivo ST com quatro portas e o motor 1.616V Turbo de 200CV
E a Ford já lançou a linha 2015 do Fiesta nos Estados Unidos e nada de alterações no modelo.
ALÉM DO BRASIL O ECOSPORT É FEITO NA ÍNDIA, CHINA E TAILÂNDIAL, vou focar na Índia já que o modelo feito lá é vendido em vários países como já citaremos mais á frente, em março de 2013 chegava o EcoSport indiano ele vinha em três versões de acabamento: Ambiente, Trend e Titanium, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e três opções de motor o Zetec Sigma 1.516V o mesmo usado no Fiesta Hacht e novo Ka no Brasil ele gera 14.3KGFMa4400RPM e 112CVa6300RPM mas lá esse motor tem comando de válvulas e coletores variáveis que a Ford chama de Ti-VCT que aqui está disponível apenas no 1.6, a segunda opção é o Ecoboost três cilindros 1.nada usado no Fiesta vendido na Europa e com isso ele gera 17.3KGFMa1400RPM e vai até 4400RPM e 125CVa6000RPM  e o Duratoq 1.5 TDCi da família Ford DL-D/PSA DV só que ele foi calibrado para gerar 20.8KGFMa2000RPM e vai até 2750RPM e 91CVa3750RPM e esse motor 1.5 é o mesmo usado na Ford Europa e no resto ele é igual ao modelo feito no Brasil.
O EcoSport fabricado na Índia é igual ao nosso, a não ser nos motores: 1.516V de 112CV, três cilindros 1.nada 12V Turbo de 125CV e o 1.5 TDCi de 91CV.
E em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e a linha 2015 ainda não chegou.
A FORD INGLESA E A EUROPEIA A REBOQUE resolveu ir atrás de um produto oriundo de uma ex-colônia, a Vauxhall já fez esse expediente com a traseira da Cavalier Estate vinda da Holden Camira Wagon, depois com o Monaro da Holden e o Commodore(Omega no Brasil) como VXR8 até hoje e então por que a Ford local não podia fazer isso? e a Ford europeia foi atrás dos indianos e em janeiro de 2014 era lançado o EcoSport no mercado local, mas lá ele tinha a opção do câmbio manual-automatizado de dupla embreagem de seis marchas chamada de Powershift pela Ford como opção ao motor 1.516V e o câmbio manual para todos os motores disponíveis no caso o Sigma 1.516V Ti-VCT de 14.3KGFMa4400RPM e 112CVa6350RPM, o três cilindros 1.nada 12V com turbo, intercooler e injeção direta chamado de Ecoboost pela Ford com 17.3KGFMa1400RPM e vai até 4400RPM e 125CVa6000RPM e o 1.5 TDCi de 20.8KGFMa2000RPM e vai até 2750RPM e 91CVa3750RPM é os mesmos motores usados na terra natal, como ele foi projetado pela Ford brasileira o chefe mundial pediu para tirar o estepe, mas a Ford brasileira negou e a maioria aprovou e na Europa colocaram uma proteção no estepe a exemplo do que ocorria com o antigo Rav4.
O EcoSport vendido na Europa é feito na Ìndia e os mesmos motores do mercado asiático.
E a linha 2015 só vem quando uma linha quando na Ìndia chegar a linha 2015 e por que não importaram o modelo brasileiro? é simples: a Ford tem que abastecer toda a América Latina.
A MAZDA RESOLVEU MUDAR, AFINAL O MODELO BASEADO NA B3 era um pouco pesado era o modelo Mazda Demio ou Mazda 2 no resto do mundo e lógico além do Japão ele era feito na Europa junto com o Fiesta da época e no Japão duas opções de motor ambos da família Z o 1.316V que gerava 12.6KGFMa4000RPM e 91CVa6000RPM e a segunda opção é o 1.516V que gerava 14.3KGFMa3500RPM e 113CVa6000RPM e no mercado europeu os motores eram de origem Ford o Zetec Sigma 1.216V rebatizado de Duratec que gerava 70CVa6000RPM, o 1.416V e o 1.616V já citados no Fiesta da época e o Duratorq 1.4 TDCi que já foi citado no Fiesta da época.
O Mazda Demio/2 para o Japão os motores 1.316V de 91CV e 1.516V de 113CV e o para o resto do mundo os motores 1.216V de 70CV, 1.416V  e 1.616V e o 1.4 TDCi do Fiesta da época.
Em outubro de 2007 na linha 2008 chegava o hachtback Demio ao mercado japonês em nova geração  se antes ele parecia uma "caixa" agora ele tinha visual de Hacht ele vinha com duas opções de tração: dianteira e integral e para acomodar a tração integral foi instalada uma suspensão multilink na traseira e ele mede 3.88metros de comprimento, 1.69metros de largura e 1.47metros de altura e o entre - eixos é o mesmo do New Fiesta, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, automático de quatro marchas ou CVT, no caso o segundo está como opção no motor 1.3 e o último como opção no 1.516V e duas opções de motores herdados do Demio anterior eles vinham da família Z, o diâmetro é de 74mm e o curso é de 78.4mm o que totalizavam 1349cm3(na verdade é 1.35) com duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica ele gerava 12.2KGFMa4000RPM e 90CVa6000RPM e a segunda opção é o 1.516V da mesma família, o diâmetro cresce para 78mm, ele mantém o curso o que totalizavam 1498cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e no 1.3 é de 11:1 e com isso o 1.516V gerava 14.3KGFMa4000RPM e 113CVa6000RPM, suspensão, freios e direção seguem o New Fiesta já citado.
A nova geração do Demio chegava ao mercado japonês com motor 1.316V de 90CV e 1.516V de 113CV e no exterior ele era Mazda 2 e na Europa ele usava o 1.4 TDCI e o 1.6 TDCi já citado no Fiesta além dos 1.316V e 1.516V do mercado japonês.
Em março de 2008 ele chegava a outros mercado da Ásia e Europa e até Estados Unidos o 1.516V é estrangulado para 100CVa5500RPM e manteve o torque no mercado americano, no mercado europeu as mesmas opções de motor do modelo japonês e os Duratorq 1.4 TDCi e 1.6 TDCi já citados no Fiesta vendido na Europa, Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada mudava no modelo, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda e em junho de 2011 na linha 2012 ele ganhava nova grade dianteira, faróis e para - choques, manteve as três opções de câmbio, as versões de acabamento 13,15 e Sport e três opções de motores: o 1.316V e o 1.516V são mantidos e estreava o 1.316V da família P com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando e válvulas variável acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta chamada de Skyactiv na Mazda, o seu diâmetro é de 71mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 1298cm3 e sua taxa de compressão é de altos 14:1 e com isso gerava 11.4KGFMa4000RPM e 84CVa5600RPM e esse motor também estaria disponível em outros mercados do mundo.
O Demio ganhava alterações visuais com nova grade dianteira, para - choques, faróis e lanternas e nos motores o 1.316V e 1.516V eram mantidos e estreava o 1.316V com injeção direta e 84CV.
O modelo passou a medir 3.95metros de comprimento, em outubro de 2011 na linha 2012 ele é lançado em outros mercados do mundo e nos mercados da Ásia com exceção do Japão ele ganhava a carroceria sedã e os mesmos motores que já citamos no Hacht e o comprimento passava a 4.27metros e o resto das dimensões eram iguais ao Hacht e até que tem um visual interessante e para os europeus a Mazda lançou a opção da carroceria duas portas e o manteve todos os motores disponível naquele mercado inclusive os 1.4 TDCi e o 1.6 TDCi já citados e estreava o 1.3 Skyactiv e manteve os outros.
O Mazda 2 Sedan chegava aos outros mercados da Ásia e com os mesmos motores já citado no Demio/2 2012.
O Mazda 2 ganhava a opção das duas portas e o motores eram mantidos e estreava o 1.316V de injeção direta.
Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e a Mazda já revelou a nova geração do modelo, mas se ele é construído nessa plataforma ou numa mais nova aí eu não sei.
 
Agora a Ford do resto da América Latina é abastecido com o Fiesta vindo do México desde 2010 e o motor é o Zetec Sigma 1.616V Ti-VCT que gera 15.5KGFMa5000RPM e 120CVa6350RPM e inclusive até Argentina, a Ford Brasileira vende o EcoSport para toda América Latina(México inclusive) e no caso da Argentina lá ele tem três opções de motor, o Zetec Sigma 1.616V sem comando de válvulas e coletores variáveis e lá á gasolina gerando 15.6KGFMa4250RPM e 110CVa6000RPM, o Duratec 2.nada 16V só lá á gasolina gerando 19KGFMa4250RPM e 143CVa6250RPM e o Duratorq 1.5 TDCi muito usado no Fiesta na Europa e que na terra do tango gera 20.9KGFMa1750RPM e vai até 2750RPM e 90CVa3750RPM, para o Resto da América Latina com exceção de Uruguai e Paraguai, ele vai com o 2.nada 16V já citado no modelo argentino inclusive para o México.

Essa plataforma tem origem na Mazda japonesa, mas infelizmente tem tido alguns problemas de confiabilidade no Brasil, infelizmente, mas essa plataforma é uma das que a Ford resolveu tornar o Fiesta um carro global com direito a ser vendido no mercado americano e no Brasil além do EcoSport deu origem ao novo Ka que também se tornará global já que a Ford europeia não desenvolveu um novo Ka e o atual deles é baseado no Fiat 500 como você viu no artigo sobre o Uno/Palio e 500.

 

 
 
 



 
 

 

 

 

 

 
 

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