Plataforma Delta: Chevrolet Cruze sua vida no Brasil e as surpresas que ele mostra no exterior.

O CRUZE É O CARRO MUNDIAL DA GM ATUALMENTE, MAS ELE REVELA SURPRESAS.
Se no inicio dos anos 1990 a GM optou pela "renovação geral" os ventos da mudança sopraram forte entre 1992 e 1996 onde chegaram Omega A/Suprema, Vectra A, Corsa B, S10, Blazer e Vectra B e ficaram mais fracos depois de 1996 com Silverado, Astra G/B e Corsa C e depois de 2002 não teve ventos e nenhuma plataforma nova e o Vectra nosso era feito com visual do Astra H/C e plataforma do G/B e sem contar o veterano motor então a GMB decidiu que era de renovar a linha.
Antes vou dar detalhes sobre o antecessor o Vectra e o Vectra GT(Hacht) eram equipados no final da sua carreira apenas com o veterano Familia II 2.nada Flexpower que gerava 18.9KGFMa2600RPM e 133CVa5600RPM e com álcool gerava 19.7KGFM e 140CV nas mesmas rotações,  mas era hora do adeus afinal o nome Vectra já tinha 18 anos de mercado e a base do Vectra já tinha 13 anos de vida.
O Vectra tinha motor 2.nada de 133CV com gasolina e 140CV com álcool.

O Vectra GT só tinha apenas o visual do Astra H/C e a base do G/B e o mesmo motor do sedã.
E a GM decide lançar o Cruze com apenas 30% dos componentes nacionais, a lataria e a maioria dos componentes vinham da Coréia do Sul, o câmbio manual vinha da Hungria e o motor também e o câmbio automático vinha dos Estados Unidos ou seja era um veículo global até na montagem.
O Cruze era lançado em setembro de 2011 como linha 2012 ele estreava como sedã de quatro portas, vinha em duas opções de acabamento: LT e LTZ, ele mede 4.60metros de comprimento,1.79metros de largura, 1.48metros de altura e 2.68metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual  ou automático ambos de seis marchas, o manual disponível apenas para o LT, única opção de motor: o Ecotec 1.816V marcava o fim do veterano Familia II ou "Monzatech" nos médios da GM com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 80.5mm e o curso é de 88.2mm o que totalizavam 1796cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 17.9KGFMa3850RPM e 140CVa6350RPM e com álcool vai a 18.9KGFM e 144CV nas mesmas rotações, a sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios discos nas quatro rodas sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira como na maioria dos carros do seu porte e a direção é do tipo pinhão e cremalheira como todos os carros de hoje em dia.
   O Cruze chegava ao mercado com motor 1.816V de 140CV com gasolina e 144CV com álcool.
Qualidades? excelente conforto para a dianteira, painel bem acabado e até um desempenho razoável(mas que poderia ser melhor com câmbio manual), controle de tração estabilidade de série desde a versão LT  e um bom porta - malas no Hacht, defeitos? falta espaço na traseira para um carro do seu porte, falta um bom entrosamento entre motor e câmbio nas versões manual(depois eu mostro o porque) e consumo elevado.No mês de lançamento a versão LTZ foi testada, na pista ela foi de 0a100KM/H em 11.7segundos, consumo urbano de 6.6KM/L e o rodoviário de 9.3KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12.1segundos, consumo urbano de 8.5KM/L e o rodoviário de 12.1KM/L.
   Em  outubro de 2011 é vez do LT automático ser testado e lembrando que o Cruze foi lançado como linha 2012, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.6segundos, chegou a 201KM/H segundo a GMB e o consumo urbano foi de 6.7KM/L e o rodoviário de 9.1KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12segundos, chegar a 197KM/H, consumo urbano de 8.7KM/L e o rodoviário foi de 11.8KM/L.
  Em janeiro de 2012 é vez do Cruze LT 1.816V automático enfrentar Civic LXL 1.816V Automático, Hyundai Elantra GLS 1.816V Automático, 408 Allure 2.nada 16V, Fluence Dynamique 2.nada 16V CVT, Toyota Corolla XEi 2.nada 16V Automático e Volkswagen Jetta Comfortline 2.nada Automático e lógico como o Elantra era o único a andar na gasolina vamos deixar ele para depois, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.6segundos só ficou á frente do 408 com 12segundos e Jetta com 12.8segundos, ficou atrás do Civic com 11.1segundos, Corolla com 10.6segundos e Fluence com 10.4segundos, o consumo urbano foi de 6.7KM/L empatou com o Corolla e só venceu o 408 com 6.1KM/L ficou atrás do Fluence com 7KM/L, Jetta com 7.2KM/L e Civic com 7.8KM/L e o rodoviário foi de 9.1KM/L empatou com o Fluence e foi o segundo mais sedento só vencendo o 408 com 8.9KM/L, perdeu para o Corolla e Civic com 9.4KM/L e Jetta com 9.5KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12segundos para o Cruze, contra 12.8segundos do 408, 13.2segundos do Jetta, 11.2segundos do Civic, 11.7segundos do Corolla e 10.7segundos para o Fluence e o Elantra fez o tempo de 11.1segundos ficando entre Civic e Fluence  consumo urbano de 8.7KM/L empatou com o Corolla, 7.9KM/L do 408, 9.1KM/L do Fluence, 9.4KM/L  do Jetta e 10.1KM/L do Civic e o Elantra fez a prova em 10.5KM/L se tornando o mais econômico e o rodoviário foi de 11.8KM/L empatou com o Fluence, venceu o 408 com 11.6KM/L,12.2KM/L de Corolla e Civic,12.3KM/L para o Jetta e o Elantra fez a prova em 15.4KM/L se tornando o mais econômico da turma e lógico o Cruze já começava a enfrentar os rivais.
    Em  março de 2012 chegava o Hacht que a GMB chamou de Sport6,  ele manteve todas as dimensões do sedã com exceção do comprimento é de 4.51metros, duas versões de acabamento: LT e LTZ, duas opções de câmbio: manual ou automático de seis marchas e o mesmo motor 1.816V já citado no sedã, a única diferença é que no Hacht LTZ estava disponível o câmbio manual.
O Sport6(Hacht) chegava ao mercado e o mesmo motor do sedã.
O visual do sedã é bonito, do Hacht nem tanto, talvez para não atrapalhar o Astra J/D na Europa, mas deixando o velho mundo para lá em abril de 2012 o Sport6  LTZ automático foi testado: 0a100KM/H em 11.6segundos, chegou a 197KM/H, consumo urbano de 6.5KM/L e o rodoviário de 8.6KM/L e com gasolina os números prováveis são 0a100KM/H em 12segundos, chegou a 193KM/H, consumo urbano de 8.4KM/L e o rodoviário de 11.2KM/L a sede continua e lembrando que o Cruze foi o primeiro Chevrolet nacional com câmbio de seis marchas seja ele manual ou automático.
Em outubro de 2012 na linha 2013 a GM já nacionaliza a maioria dos componentes, apenas motor e câmbio continuam sendo importados e o Hacht LTZ perde a opção do câmbio manual.
Em abril de 2013 o Cruze Sport6 LT 1.816V automático enfrentou Hyundai i30 1.616V Automático e Peugeot 308 Allure 2.nada 16V Automático, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.6segundos empatou com o 308, contra 13.5segundos do i30, o consumo urbano foi de 6.5KM/L ficou na intermediária contra 6.2KM/L do 308 e 7.5KM/L do i30 e o rodoviário foi de 8.6KM/L empate com 308 e ficaram atrás do i30 com 10.1KM/L e os prováveis números com gasolina foram de 0a100KM/H em 12segundos, contra 12.4segundos do 308 e 14.2segundos do i30, o consumo urbano de 8.4KM/L contra 8.1KM/L do 308 e 10KM/L do i30 e o rodoviário foi de 11.2KM/L empate com 308 e atrás do i30 com 13.3KM/L ou seja o Cruze levou a melhor sobre os rivais.
Em outubro de 2013 chegava a linha 2014 tanto o sedã como o Sport6 ganhavam o sistema Mylink que estreou no Onix no final de 2012 e no mesmo mês o sedã LTZ enfrentava Ford Focus Sedan Titanium 2.nada 16V Powershift, Honda Civic EXR 2.nada 16V Flexone e Citroën C4 Lounge 1.616V THP, como apenas o C4 Lounge é o único apenas á gasolina, vamos deixar para depois, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.6segundos ficou atrás dos rivais o Civic cravou 10.9segundos e o Focus 9.4segundos, consumo urbano de 6.7KM/L o mais sedento da turma contra 7.7KM/L do Focus e 7.9KM/L do Civic e o rodoviário foi de 9.1KM/L contra 11.5KM/L do Focus e 11.8KM/L, com gasolina os números prováveis são de 12segundos para o Cruze, 9.7segundos para o Focus e 11.4segundos para o Civic e o C4 fez o tempo de 8.9segundos ou seja nem com álcool eles alcançam o modelo da Citroën, o consumo urbano foi de 8.7KM/L o mais sedento, 10KM/L do Focus e 10.3KM/L do Civic esses são prováveis e o C4 cravou 9.3KM/L assim ele só ficou á frente do próprio Cruze o rodoviário de 11.8KM/L de novo atrás dos rivais contra 14.9KM/L do Focus e 15.3KM/L e o C4? fez 13.5KM/L só á frente do Cruze e lembrando que nos modelos Flex esse número é provável, afinal os carros Flex na época a revista testava com álcool.
No mês seguinte é vez do Sport6 LT 1.816V manual enfrentar Fiat Bravo Sporting 1.816V, Focus SE 1.616V, Peugeot 308 Allure 2.nada 16V e Volkswagen Golf Highline 1.416V TSI e o Golf era o único á gasolina e todos manual e vamos deixar o Golf para depois, na pista o Cruze foi de 0a100KM/H em 12.2segundos só ficou á frente do Focus com 12.5segundos, ficou atrás do Bravo com 11.8segundos e 10.1segundos do 308, chegou a 204KM/H segundo a GM só ficou atrás do 308 com 213KM/H, á frente do Bravo com 193KM/H e do Focus com 189KM/H isso segundo os próprios fabricantes, o consumo urbano foi de 6.8KM/L só ficou atrás do Focus com 8.6KM/L, á frente do Bravo com 6.5KM/L e 308 com 6.2KM/L e o rodoviário foi de 9.5KM/L empatou com o Bravo, venceu o 308 com 9KM/L e perdeu para o Focus com 11.1KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12.6segundos para o Cruze, 12.9segundos para o Focus, 12segundos para o Bravo, 10.9segundos para o 308 e o Golf fez o tempo de 9segundos ou seja os rivais não alcançam o Golf nem com no álcool , na velocidade máxima os prováveis números são 200KM/H para o Cruze,205KM/H para o 308, 191KM/H para o Bravo e 185KM/H para o Focus e o Golf segundo a Volkswagen chega a 212KM/H e assim o Golf só fica atrás do 308 abastecido no álcool, o consumo urbano foi de 8.8KM/L, contra 11.2KM/L do Focus, contra 8.4KM/L do Bravo e 8.1KM/L do 308 e o Golf fez o consumo de 11.5KM/L e assim foi o mais econômico e o rodoviário foi de 12.3KM/L empate com o Bravo, contra 11.7KM/L do 308 e 14.4KM/L do Focus e o Golf fez ótimos 14.9KM/L e assim se tornando o mais econômico e a linha 2015 está prevista para ser lançada em outubro de 2014 no Salão do Automóvel e nós mostraremos na parte americana do artigo.
COMO EU JÁ CITEI ESSE ARTIGO É UMA CAIXA DE SURPRESA a primeira surpresa que ele o Cruze é um Daewoo, isso mesmo ele tão coreano quanto ao Espero e ao Prince vendido nos Brasil nos anos 1990 e também ao Nubira vendido no final dos anos 1990, antes de contar a história uma resenha sobre o antecessor que é que o Lacetti de geração antiga feito na plataforma GM 3000 e ele usava duas opções de motores: o D-TEC II 1.616V que gerava 15.3KGFMa4000RPM e 109CVa6000RPM e o 2.nada CTDi Turbo Diesel de origem VM Motori que gerava 28.5KGFMa2000RPM e 121CVa3800RPM eram as únicas opções no mercado coreano.
O Lacetti de geração anterior, na Coréia do Sul apenas o 1.616V de 109CV e o 2.nada 16V Turbo diesel de 121CV.
E lembrando que a 3000 é a mesma de Astra/Zafira e o Vectra de última geração feitos aqui no Brasil, mas em outubro de 2008 chegava a nova geração do Lacetti só que desta vez ele era um projeto global feito em cima da plataforma Delta, como na época se pretendia vender a Opel,a marca alemã ficou de fora em parte e assim a GM já que tinha o Chevette como carro mundial na década de 1970(embora com diferenças amplas em vários lugares) e o Monza que foi o mais bem sucedido carro mundial da sua época, mais uma vez a GM dá as mãos e olha para sua divisão coreana, o carro é igual ao Cruze vendido no Brasil três anos depois só mudaria grade dianteira e os emblemas da Daewoo, as dimensões eram iguais o Lacetti Premiere e duas opções de câmbio: manual ou automático sequencial de seis marchas e apenas uma opção de motor: o E-TEC II 1.616V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 81.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão produzia 10,8:1 e com isso gerava 15.5KGFMa4200RPM e 114CVa6400RPM quero ver é empurrar o carro, suspensão, freios e direção são os mesmos do modelo nacional.
O Lacetti Premiere chegava ao mercado sul-coreano com motor 1.616V de 114CV, mais tarde chegavam o 1.816V de 142CV e o 2.nada 16V Turbo Diesel de 150CV.
Em outubro de 2009 na linha 2010 o Lacetti ganhava mais duas opções de motor, o Ecotec 1.816V que é o mesmo do Cruze feito no Brasil e lá apenas com gasolina gerava 17.8KGFMa3800RPM e 142CVa6200RPM e o 2.nada 16V VCDi com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, comando de válvulas variáveis e coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 83mm e o curso é de 92mm o que totalizavam 1991cm3, a sua taxa de compressão é de 17,5:1 e com isso gerava 32.7KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM e talvez isso explique a introdução da caixa M32 nele.
O Lacetti Premiere tinha sido lançado como linha 2009, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda e em março de 2011 a marca muda de nome e passava a se chamar Chevrolet também na Coréia do Sul e por tabela, o Lacetti mudava de nome passava se chamar Cruze, em abril de 2011 chegava a minivan Orlando, que na minha opinião compete em feiura com a Spin, ela mede 4.66metros de comprimento, 1.83metros de largura e 2.76metros de entre - eixos e a minivan usa apenas o câmbio automático de seis marchas já citado no Cruze e nos motores ela tem a opção do Ecotec 2.nada 16V acoplado ao GNV o diâmetro x curso são iguais:(86mm para cada) o que totalizavam 1998cm3, a sua taxa de compressão de 10:1 e com isso ele gera 18.8KGFMa4600RPM e 140CVa6000RPM esse motor tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e o 2.nada 16V VCDi já citado no Daewoo Lacetti que foi renomeado Chevrolet Cruze também na Coréia do Sul.
A Minivan Orlando chega ao mercado coreano com motor 2.nada 16V GNV com 140CV e o 2.nada 16V VCDi com 150CV e depois chegava o novo 2.nada CTDI com 163CV.
Em outubro de 2011 na linha 2012 o Cruze hacht lá se chama Cruze 5 e passava ser vendido no mercado coreano com os mesmos motores do Cruze vendido na Coréia do Sul.
  Em outubro de 2012 ele ganhava pequenas mudanças nos para - choques dianteiros é bem pequena, sem mudanças de câmbio, já nos motores o 1.616V dava adeus, estreava um novo 2.nada 16V CTDi é basicamente um Ecotec convertido para o diesel, inclusive ele mantém o diâmetro x curso e a cilindrada total, mas dotado de turbo, intercooler e injeção common-rail e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, ele gerava 36.7KGFMa1750RPM-2750RPM e 163CVa3800RPM e esse motor também estava disponível para a Orlando e o Cruze e Cruze 5 estreavam o novo Ecotec 1.416V Turbo com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo e intercooler, o seu diâmetro é de 72.5mm e o  curso é de 82.6mm o que totalizavam 1364cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso gera 20.4KGFMa3000RPM e vai até 4500RPM e 140CVa6000RPM esse motor no nosso Chevrolet Onix ficava uma beleza.
O Cruze ganhava novo para - choque e o motor 1.816V era mantido, estreava o novo 2.nada 16V CTDi já citado na Orlando e o 1.416V Turbo de 140CV.

O Cruze Hacht lá é Cruze5 e os mesmos motores do sedã.
Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda nos modelos e a linha 2015 não chegou ainda com exceção da minivan Orlando, mas parece que o Cruze nos mercados asiáticos vai entrar em nova geração com nova plataforma e com isso o fim da Delta na Ásia, mas já? sim.
COREANOS NA AUSTRÁLIA, A HOLDEN COMEÇA A DEIXAR DE OLHAR para Opel alemã e afinal o Astra H/C era vendido naquele mercado(mais detalhes em outra parte do artigo) e aí se voltou para Daewoo coreana, a qual fornecia motores nos anos 1990 e em outubro de 2009 como linha 2010 chegava o JG Cruze importado da Coréia do Sul com duas opções de acabamento: CD e CDX,  duas opções de motor: o Ecotec 1.816V de 17.9KGFMa3800RPM e 141CVa6200RPM e o 2.nada 16V VCDi que gerava 32.7KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM e no resto era igual ao modelo feito na Coréia do Sul e este era igual ao modelo nacional já citado na primeira parte.
O Holden JG Cruze chega ao mercado australiano importado da Coréia do Sul com motor 1.816V de 141CV e o 2.nada 16V VCDi(Turbo Diesel) de 150CV.
Em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda e em março de 2011 ele passava a ser feito na Austrália, mas o modelo australiano será tratado em outra parte do artigo e em março de 2013 com nova grade dianteira e a Holden decide importar da Coréia do Sul(embora não vendida no mercado doméstico) a Cruze Sportagon, ela media 4.67metros de comprimento e no resto as alterações eram mantidas, as duas opções de câmbio já citadas no Cruze, assim como motor Ecotec 1.816V e a perua já ganhava o novo 2.nada 16V CTDi Turbo Diesel que é um Ecotec convertido para o diesel e com isso gera 36.7KGFMa1750RPM e vai até 2750RPM e 163CVa3800RPM.
A Bela Cruze Sportwagon importada da Coréia do Sul com motor 1.816V já citado no sedã e o 2.nada 16V CTDi(Turbo diesel) de 163CV.
Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda na perua Cruze e ainda não foi lançada a linha 2015 dela na terra dos cangurus.
NA EUROPA A DAEWOO COMEÇOU A SURGIR NOS ANOS 1980 , nos anos 1990 ficou posicionada como espécie de "marca de segunda" da Opel e para agregar valor a GM decidiu mudar o nome em 2005 para Chevrolet e lógico seria uma espécie de "Dacia com Grife" já que a Chevrolet europeia tinha a disposição Camaro e Corvette e o Cruze chegava ao mercado europeu em maio de 2009 como uma espécie de "Astra de baixo custo" ele chegou apenas como sedã de quatro portas, três opções de câmbio: além dos conhecidos manual ou automático de seis marchas ele tinha o manual de cinco marchas para o motor 1.616V, três opções de acabamento: Básica, LS e LT e quatro opções de motor: o Ecotec 1.616V que gerava 15.6KGFMa4200RPM e 113CVa6400RPM, o Ecotec 1.816V de 17.9KGFMa3800RPM e 141CVa6200RPM e duas opções á diesel ambas 2.nada 16V VCDi de projeto VM Motori e em duas configurações o primeiro gera 30.6KGFMa2000RPM e 125CVa4000RPM e a segunda configuração gerava 32.7KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM.
O Cruze chegava ao mercado europeu com motor 1.616V de 113CV, 1.816V de 141CV e os 2.nada 16V VCDi Turbo diesel de 125CV ou 150CV e mais tarde o 1.616V vai a 124CV e estreava um novo 2.nada 16V CTDi Turbo diesel com 163CV.
Em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 o motor 1.616V dava o seu adeus e a versão básica virava CS, mas em janeiro de 2011 três novidades, marcava a estreia da versão de acabamento LTZ, o motor Ecotec 1.616V ganhava coletores variáveis é o mesmo que está nos Sonic vendido no Brasil hoje, mas com gasolina lá ele gera 15.7KGFMa4200RPM e 124CVa6200RPM, o 1.816V era mantido e estreava o novo 2.nada 16V CTDi Turbo Diesel que passou a gerar 36.7KGFMa1750RPM e vai até 2850RPM e 163CVa3800RPM. Em março de 2011 chegava a minivan Orlando ao mercado europeu diferente do mercado coreano, lá ela usa o Ecotec 1.816V já citado no Cruze o 2.nada 16V CTDi também já citado no Cruze, a diferença é que ela ganhou uma versão "estrangulada" desse motor com 32.1KGFMa2000RPM e 131CVa3800RPM.
A minivan Orlando estreia no mercado europeu com motor 1.816V e o 2.nada 16V CTDi já citado no Cruze na minivan ganhou uma versão "estrangulada" do 2.nada 16V CTDi com 131CV e mais tarde o 1.416V Turbo que já citaremos no Cruze.
Em junho de 2011 é vez do Hachtback estrear naquele mercado com os mesmos motores já citados no sedã e as mesmas dimensões conhecidas do nossos Sport6.
O Hacht chegava ao mercado do velho mundo com os mesmo motores do sedã.
Em outubro de 2012 quatro novidades para a família Cruze e também para minivan Orlando que ficou como uma Zafira de "baixo custo", a primeira novidade é novos para -choques dianteiros para o Cruze, a segunda novidade é o motor Ecotec 1.416V Turbo que já foi citado na parte sul-coreana e ele gerava 20.4KGFMa1850RPM e vai até 4000RPM e 140CVa6000RPM, a terceira novidade é o 1.7 CTDi de projeto Isuzu, o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 86mm o que totalizavam 1786cm3, a sua taxa de compressão é de 16,5:1 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail e com isso gerava 30.6KGFMa2000RPM e vai até 2500RPM e 130CVa4000RPM e a quarta novidade é chegada da Cruze Wagon(não vendida no mercado coreano) com os mesmos motores já citados no Hacht e no sedã e por último a Orlando ganhou o 1.416V já citado no Cruze.
O Cruze ganhava novo para - choque dianteiro e o motor 1.616V e 1.816V eram mantidos e o 2.nada 16V CTDi também, mas estreava o 1.416V Turbo de 140CV e 1.7 CTDi com 130CV.

O sedã também ganhava as alterações visuais do Hacht e os mesmos motores.

A Cruze(Wagon) perua estreava no mercado com os mesmos motores já citado no Hacht.
Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda,  e em março desse ano a GM anunciou que vai retirar a Chevrolet do mercado europeu em 2016(não confundir com a Opel) para fortalecer a Opel/Vauxhall já que a moeda coreana se valorizou e o preço do Cruze que era para ser mais barato que o Astra já está encostando nele(não confundir com o Astra vendido no Brasil) e com isso a marca vai embora.
NOS EUA A GM LOCAL VIU QUE O CAVALIER TINHA QUE SER APOSENTADO se no inicio de sua carreira ele era uma versão local do projeto J e na última geração era o Vectra com outra "casca" para os americanos, então agora era hora de arrumar um substituto para ele, mas antes uma resenha sobre o Cavalier e esse no final da carreira ele usava apenas o motor Ecotec 2.216V que gerava 20.7KGFMa4000RPM e 142CVa5600RPM era o único motor disponível.
                   O último Cavalier no mercado americano com motor 2.216V de 142CV.
E em fevereiro de 2004 já como linha 2005 era lançado o sucessor do Cavalier seu nome: Cobalt, mas ele não tem nada a ver com homônimo brasileiro, ele chegou em duas opções de carroceria: sedã de quatro portas e cupê de duas portas, ele chegou em quatro versões de acabamento: Básica, LS, LT e a SS(exclusiva para o Cupê), ele media 4.58metros de comprimento, 1.72metros de largura, 1.45metros de altura e 2.62metros de entre - eixos e o cupê tinha as mesmas medidas, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, duas opções de motores: o Ecotec 2.216V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 86mm e o curso é de 94.6mm o que totalizavam 2198cm3,a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 21.4KGFMa4000RPM e 147CVa5600RPM esse motor foi herdado do Cavalier estava disponível para todas as versões com exceção do SS que vinha com o Ecotec 2.nada 16V ele tinha diâmetro x curso iguais:86mm o que totalizavam 1998cm3 e de mesma concepção do 2.216V, a sua taxa de compressão era de 9,5:1 e dotado de compressor volumétrico(Supercharger) ele gerava 27.6KGFMa4400RPM e 207CVa5600RPM, a suspensão segue o mesmo esquema do Cruze, assim como freios e direção.
O Cobalt chegava ao mercados da América do Norte e o motor era o 2.216V de 147CV, mais tarde ele vai a 150CV.

O Cupê chegava ao mercado com os mesmos motores do sedã.

O Esportivo SS chegava ao mercado com motor 2.nada 16V com compressor(Supercharger) e 207CV, mais tarde o 2.416V citado no HHR e mais tarde o 2.nada 16V com compressor vai a 208CV.
O sedã não tem um visual bonito, mas o cupê até que é interessante e o SS é conhecido dos jogos de vídeo como Need For Speed e outros jogos por aí, em março de 2005 já como linha 2006 chegava logo após o Salão de Detroit o retrô HHR que imitava a Suburban dos anos 1930 ela veio em duas versões de acabamento: LS e LT e ele media 4.47metros de comprimento, 1.76metros de largura, 1.66metros de altura e 2.63metros de entre - eixos, as duas opções de câmbio já citados no Cobalt e duas opções de motor a primeira era o Ecotec 2.216V já citado no Cobalt e a segunda é o Ecotec 2.416V o diâmetro cresceu para 88mm e o curso para 98mm o que totalizavam 2384cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 22.4KGFMa5000RPM e 174CVa6200RPM é o motor que é usado nas Captiva quatro cilindros vendida aqui e hoje estão com injeção direta? ela mesmo.
A HHR chega ao mercado norte-americano com motores 2.216V já citado no Cobalt e o 2.416V de 174CV.
E o Cobalt chegava em outubro de 2005 na linha 2006 o Sedan ganhava a versão SS e nele apenas o 2.416V do HHR e o cupê SS também ganhava a opção do 2.416V já citado no HHR.
O Cobalt SS Sedan chegava ao mercado com motor 2.416V do HHR que mais tarde vai a 175CV.
Em outubro de 2006 na linha 2007 o motor 2.216V perde um pouco de torque no Cobalt agora ele gerava 21KGFMa4000RPM e 150CVa5600RPM e o no HHR manteve o torque e passou a gerar 151CVa5600RPM, o 2.416V no Cobalt SS Sedan e Coupé passava a gerar 22.5KGFMa4800RPM e 175CVa6200RPM e no HHR passava a gerar 22.3KGFMa5000RPM e 177CVa6200RPM e o SS com motor 2.nada 16V compressor(Supercharger) passou a gerar 27.7KGFMa4400RPM e 208CVa5600RPM e o HHR ganhava nova grade dianteira, mesmo sendo um recém-lançado.
Nova grade dianteira no HHR  e mantendo os motores, mais tarde o 2.216V vai a 158CV e o 2.416V vai a 177CV e depois volta a 174CV.
 Em outubro de 2007 na linha 2008 é vez do Cobalt SS Sedan dar o seu adeus, em seu lugar o Sedan normal ganhava a versão Sport com motor 2.416V herdado do antigo SS, o SS agora apenas no cupê com motor 2.nada 16V Supercharger(compressor) e a HHR voltava a ter 174CV e mantinha o mesmo torque, em outubro de 2008 na linha 2009 o Cobalt perdia a opção do motor 2.416V e o 2.216V ganhava alterações como novos coletores variáveis para gerar 20.7KGFMa4900RPM e 158CVa6100RPM e para o esportivo SS marca o retorno do sedã e junto com ele o motor 2.nada 16V trocava o compressor pelo turbo e ganhava injeção direta no motor e com isso passou a gerar ótimos 36KGFMa2000RPM e 264CVa5300RPM e o HHR ganhava o motor 2.216V já citado no Cobalt e o 2.416V era mantido e estreava a versão SS que trouxe a reboque o motor 2.nada 16V com turbo e injeção direta já citado no Cobalt SS era um verdadeiro esportivo disfarçado de carro "antigo".
O Cupê SS troca as rodas de liga-leve e o motor 2.nada 16V troca o compressor pelo turbo e pela injeção direta e com isso 260CV.

O sedã SS retornava com o mesmo motor 2.nada 16V já citado no cupê.

E a HHR também ganha versão esportiva com motor já citado no cupê.
Em outubro de 2009 na linha 2010 o HHR ganhava motores Flex no mercado americano, o 2.216V agora gerava 21.8KGFMa4600RPM e 163CVa6000RPM no álcool feito de milho e mantinha os mesmos 20.7KGFMa4900RPM e 158CVa6100RPM   e o 2.416V agora gerava 23.4KGFMa5000RPM e 178CVa6100RPM e manteve os 22.4KGFMa5000RPM e 174CVa6200RPM na gasolina e  ele manteve a opção do 2.4 apenas á gasolina.
A SUBSTITUIÇÃO DO COBALT PELO CRUZE se dá em outubro de 2010 como linha 2011 e junto com ele chegava o híbrido Volt feito na mesma plataforma, primeiro vamos falar sobre o Cruze ele era lançado em cinco versões de acabamento: LS, LT, LTZ, Eco e a "esportiva" RS, com duas opções de câmbio: manual ou automático ambos de seis marchas como no Brasil e lá ele tem duas opções de motores para a LS ele está disponível com o Ecotec 1.816V de 17.3KGFMa3800RPM e 140CVa6300RPM é o mesmo motor do modelo feitio no Brasil e o Ecotec 1.416V Turbo que gerava 20.4KGFMa1850RPM e vai até 4000RPM e 140CVa6000RPM, suspensão tem paralelos de watt na traseira diferente de outros Cruze no mundo que não tem isso  e freios seguem o modelo nacional, assim  a direção e o HHR perde a versão SS e o motor Turbo.
O Cruze feito no mercado americano e vendido nos mercados da América do Norte  e duas opções de motores: 1.816V e 1.416V Turbo ambos com 140CV e mais tarde o 2.nada 16V Turbo diesel de 153CV.

O RS apenas com visual esportivo e o mesmo motor 1.416V Turbo das versões LT e LTZ.
E as dimensões são iguais ao Cruze nacional e o Volt também chegava ao mercado americano, ele mede 4.50metros de comprimento e no resto as dimensões são do Cruze, o motor á gasolina é o Ecotec 1.416V o diâmetro é de 73.6mm e o curso é de 82.6mm o que totalizavam 1398cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 é de mesma concepção do 1.416V Turbo e com isso ele gerava 12.8KGFMa4800RPM e 84CV aos mesmos 4800RPM e o motor elétrico gera 74CV e os dois somados geram 36KGFM e 151CV todos aqui a 0RPM e o câmbio é o CVT.
O Volt chegava ao mercado americano o motor 1.416V gera 84CV e o elétrico 74CV e dois somados geram 151CV.
Em outubro de 2011 na linha 2012 o HHR dá o seu adeus, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 ele ganhava o motor 2.nada 16V Turbo Diesel dotado de injeção common-rail, turbo e intercooler só tem a cilindrada total de 1956cm3, o diâmetro é de 83mm e o curso é de 90.4mm o que totalizavam 1956cm3, taxa de compressão de 16,5:1 e com isso gerava 38.7KGFMa2600RPM e 151CVa4000RPM apenas com câmbio automático de seis marchas esse motor á diesel é equipado e em fevereiro desse ano e esse motor é na verdade um Fiat Multijet 2.nada Turbo Diesel  a Chevrolet mostrou o Cruze 2015 com nova grade dianteira e para - choques e esse modelo é o futuro modelo nacional e nos motores ele vai alinhar aos Cruze do exterior nos motores á diesel.
O Futuro está aqui, ainda não lançado nos EUA com nova grade dianteira e para - choques.
A PONTIAC AMERICANA SÓ TEVE UM MODELO BASEADO NO COBALT norte- americano era o cupê chamado de G5 com o mesmo motor 2.216V do Cobalt normal e no resto era igual inclusive as dimensões , susbtituia o Pontiac Sunfire que era derivado do Cavalier o mesmo motor do Cavalier dá época que era um derivado do Vectra B para os americanos e simplificado.
                   O antigo Sunfire com o mesmo motor já citado no Cavalier da época.
 E ele foi lançado em outubro de 2004 na linha 2005 e as duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e o mesmo 16V.
O Pontiac G5 e o mesmo motor 2.216V que já citamos no Cobalt.
Em outubro de 2006 na linha 2007 o motor 2.216V passava a gerar 150CV e ele seguiu sem alterações até 2009 quando a GM decidiu pelo fim da Pontiac para receber dinheiro do governo.
NA SATURN antes do Ion que estreou antes mesmo do Cobalt, ela tinha o SL que vinha nas carrocerias sedã e perua de quatro portas e duas opções de motor, ambos 1.9 uma cabeçote de 8 válvulas e outra com cabeçote de 16 válvulas e ambos da família Saturn e com isso na versão 8 válvulas gerava 15.9KGFMa2400RPM e 100CVa5000RPM e a versão com cabeçote de 16 válvulas gerava 16.8KGFMa4800RPM e 124CVa5600RPM mas era de hora de mudanças nesse marca.
                  O antigo SL  com motor de 100CV na versão 8V e 124CV na versão 16V.
A estreia em nível mundial da Delta coube ao Saturn Ion, ele media 4.69metros de comprimento, mas o resto das dimensões eram iguais ao Cobalt americano, duas opções de cãmbio e o Ecotec 2.216V já citado no Cavalier da época e o resto era igual ao Cobalt americano como suspensão e freios e duas opções de carroceria: sedã e cupê como no irmão de grupo.
O Saturn Ion chegava ao mercado com o mesmo motor do Cavalier da época.

Aqui a carroceria cupê com uma falsa quatro portas.
E foi lançado como linha 2003, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 ele ganhava nova grade dianteira tanto para o sedã como para o cupê e estreava o esportivo Redline, o 2.216V fica com potência igual ao Cobalt americano e o Redline tinha o mesmo motor 2.nada 16V Supercharger(compressor) já citado no Cobalt SS da época e sem alterações.
O Ion ganhava nova grade dianteira e o mesmo motor 2.216V do Cobalt americano e mais tarde ganhava o 2.416V também já citado no Cobalt.

Aqui o cupê com o mesmo motor já citado no sedã.

Aqui o Ion Redline cupê com seu motor 2.nada 16V compressor(Supercharger) já citado no Cobalt SS.
Em outubro de 2005 na linha 2006 ele ganhava a opção do motor 2.416V já citado no Cobalt, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda e em fevereiro de 2007 ele é substituído pelo Astra.
A BUICK NÃO TINHA UM "COMPACTO" para os padrões americanos desde de saída do Skyhawk no final dos anos 1980 e em outubro de 2011 é lançado o Verano que é um sedã de quatro portas e apenas com câmbio automático de seis marchas, ele mede 4.67metros de comprimento, 1.81metros de largura, 1.47metros de altura e o entre - eixos é o mesmo do Cruze e apenas uma opção de motor: o Ecotec 2.416V SiDi dotado de injeção direta é o mesmo da Captiva vendida no Brasil e lá ele gera 23.6KGFMa4900RPM e 182CVa6700RPM e sua taxa de compressão é de 11,2:1.
O Verano chegava aos mercados da América do Norte e o motor é o 2.416V de injeção direta com 182CV e mais tarde chegava o 2.nada 16V Turbo de injeção direta com 253CV.
Em outubro de 2012 na linha 2013 ele ganha a versão Turbo com motor Ecotec 2.nada 16V com turbo e injeção direta herdado do Cobalt americano, mas no Buick ele gerava 36KGFMa2000RPM e 254CVa5400RPM e a Turbo tinha opção de câmbio manual de seis marchas além do automático.
Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e ele não teve a linha 2015 lançada.
A CADILLAC RESOLVEU APROVEITAR A PLATAFORMA, só que desta vez não como uma carro comum e sim como um híbrido e assim surgiu o ELR derivado do Volt , ele é um cupê de duas portas, ele mede 4.72metros de comprimento, 1.85metros de largura, 1.42metros de altura e 2.69metrso de entre - eixos, o câmbio é o CVT, o motor á gasolina é o Ecotec 1.416V já citado no Volt que gera 12.8KGFMa4800RPM e 84CVa5400RPM e o motor elétrico que não sei a potência  e os dois somados geram 40.8KGFMa0RPM e 209CVa0RPM ou seja é no instante.
O ELR chegava ao mercado com motor 1.416V á gasolina de 89CV e o elétrico que não sei a potência e os dois somados geram 209CV.
E foi lançado em outubro de 2013 na linha 2014 e ele não teve ainda a linha 2015 lançada.
COMO O HHR NÃO FOI IMPORTADO OFICIALMENTE PARA A EUROPA então essa parte se resume a um americano na Europa, em outubro de 2011 para vender o Volt no velho continente ele trocou a marca Chevrolet pela Opel ou Vauxhall na terra da Rainha e do Jeremy Clarkson e também trocava de nome, passava a se chamar Ampera e vinha com o mesmo motor Ecotec 1.416V de 12.8KGFMa4800RPM e 89CV aos mesmos 4800RPM á gasolina e o motor elétrico de 74CV e os dois somados geram 36KGFM e 151CV é uma boa potência e o torque é ótimos para caramba e ambos a 0RPM ou seja ganhou o emblema da Opel para ser vendido na Europa.
O Volt ganha nova grade dianteira e para- choques para o mercado europeu e passava se chamar Opel/Vauhall Ampera com o motor 1.416V á gasolina de 89CV e o elétrico de 74CV e juntos somam 151CV.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e ainda não chegou a linha 2015 ou seja só chegará a hora que o modelo americano chegar.
UM AMERICANO NA TERRA DOS CANGURUS, voltamos a Austrália se antes era por causa do Cruze e do Cruze sul-coreano e em outubro de 2013 o Volt chega a Austrália como Holden Volt, o câmbio é o CVT como em todos os Volt e o motor é o Ecotec 1.416V á gasolina que gerava 12.8KGFMa4800RPM e 89CVa4800RPM e o motor elétrico de 74CV e juntos somados geravam 35.3KGFM e 151CV ambos a 0RPM e ele foi lançado como linha 2014.
Na Austrália é Holden Volt com motor 1.416V á gasolina de 89CV e o elétrico de 74CV e junto ambos somam 151CV.
E lógico ainda não chegou na linha 2015 por que o modelo americano não chegou a linha 2015.
A HOLDEN COMEÇOU A PRODUZIR CARROÇAS NA AUSTRÁLIA  em 1886 ainda quando era uma colônia inglesa, em 1919 já com a Austrália como o governo proibiu a importação de carros completos, ela passou a montar carroceria em chassis americanos e de várias marchas Dodge, Ford, Chevrolet e outras marcas americanas, até que ganhou a exclusividade da marca Chevrolet em 1925 e diante da crise de 1929 a situação ficou difícil e passou ao controle direto da General Motors em 1931 e em 1948 foi responsável pelo primeiro carro australiano, mas diante da ajuda do governo local ela toma uma iniciativa de produzir o Cruze localmente e o Cruze Hacht que foi desenvolvido por ela(o sedã foi desenvolvida pela Daewoo, hoje Chevrolet coreana) e em março de 2011 lançava o JH Cruze com grade dianteira diferente do modelo importado da Coréia do Sul e as versões de acabamento agora eram quatro: CD, CDX e os esportivos SRi e SRi-V sendo que esses vem com aerofólio, spoilers e saias laterais, duas opções de câmbio: manual ou automático de seis marchas e agora ele vinha com três opções de motores, o Ecotec 1.816V herdado do modelo sul-coreano era mantido e com isso gerava 17.9KGFMa4200RPM e 141CVa6200RPM é o mesmo do modelo nacional só que á gasolina esse motor disponível para a CD e CDX,  estreava na terra dos cangurus o Ecotec 1.416V Turbo chamado de iTi pela Holden que é o mesmo do Cruze americano e que gerava 20.4KGFMa1850RPM e vai até 4000RPM e 140CVa6000RPM e por último o novo 2.nada 16V CTDi á diesel é o mesmo que equipa o modelo á diesel na Coréia do Sul e na Europa com 36.7KGFMa1850RPM e vai até 2750RPM e 163CVa4000RPM, suspensão, freios e direção seguem o mesmo esquema do modelo nacional e o 1.416V Turbo estava disponível para o CD, SRi e SR-V e o Turbo Diesel estava disponível para o CD e CDX como é para o Ecotec 1.816V já citado.
O JH Cruze Hacht agora feito na Austrália com motor 1.816V de 141CV, 2.nada 16V Turbo Diesel de 163CV e o 1.416V Turbo citado no SRi-V.

Aqui o JH Cruze com os motores igual ao Hacht,.

Aqui o SRi-V que estreava com motor 1.416V Turbo de 140CV que depois é substituído pelo 1.616V Turbo de 179CV.

O Sedã SRi-V com o mesmos motores citados no Hacht SRi-V.
E o resultado da nacionalização surtiu efeito: liderança de vendas geral na Holden derrubando o próprio Commodore(vendido como Omega no Brasil no final dos anos 1990 até 2012) e terceiro lugar no mercado australiano só perdendo para o Mazda 3 e para o Toyota Corolla.
Em outubro de 2011 na linha 2012 nada mudava afinal era recém-lançado, em outubro de 2012 na linha 2013 nada mudava no modelo e em outubro de 2013 na linha 2014 o SRi-V dava adeus, agora existe apenas o SRi e o motor 1.416V Turbo foi substituído pelo Ecotec 1.616V Turbo com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta, o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 81.5mm o que totalizavam 1598cm3 e sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso gera 23.4KGFMa2200RPM e 179CVa5500RPM o que deixa como o Cruze mais potente do planeta e ainda ele não chegou a linha 2015 na terra dos cangurus, mas o final do Cruze australiano está marcado: 2017 com o fim da produção local da Holden é provável que o modelo volte a ser importado da Coréia do Sul, assim como foi no passado e está sendo com a Sportwagon.
NA OPEL ALEMà ela estreou em outubro de 2003 na linha 2004 no Astra H/C que por fora o visual é o mesmo do nosso Vectra GT lançado três anos depois, mas por debaixo é outro carro, mas antes sobre o Astra G/C que era feito na plataforma GM 3000 e o Astra lá tinha um amplo leque de motores e um família ampla que tinha o hacht de duas portas, o Hacht de quatro portas, o Sedan, o Cupê a minivan Zafira e vamos citar os motores a oferta começava pelo Ecotec 1.216V de 11.2KGFMa4000RPM e 65CVa5600RPM, a segunda opção é Familia I 1.6 de 14.1KGFMa2600RPM e 85CVa5600RPM, a terceira opção é o Ecotec 1.816V de 15KGFMa3600RPM e 106CVa5600RPM, o Ecotec 1.816V que gerava 17.8KGFMa3800RPM e 125CVa5600RPM, o Ecotec 2.216V que gerava 20.7KGFMa4000RPM e 147CVa5600RPM, o Ecotec 2.nada 16V Turbo exclusivo dos modelo OPC que gerava 25.5KGFMa1950RPM e 200CVa5600RPM e nos motores á diesel ele tinha duas opções o 1.7 CTDi que gerava 16.8KGFMa1800RPM e 75CVa4400RPM e o 2.nada 16V DTi que passou a gerava 23.4KGFMa1750RPM e 101CVa4300RPM, mas a Opel decidiu que era hora de mexer.
O antigo Astra com um leque de opções de motores gigantes na Europa, começava pelo 1.216V de 65CV, 1.6 de 85CV, 1.616V de 106CV, 1.816V de 125CV, 2.216V de 147CV, 2.nada 16V Turbo de 200CV para a versão OPC e os 1.7 CTDi de 75CV e o 2.nada 16V DTi com 101CV.
E no Salão de Frankfurt em outubro de 2003 é lançado o novo Astra ou Astra H/C se preferir, ele media 4.25metros de comprimento, 1.75metros de largura, 1.46metros de altura e 2.61metros de entre - eixos, talvez aí facilitou o trabalho da GMB de por a casca do Astra europeu no nosso Astra e criar o Vectra GT, ele vem com três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual - automatizado de cinco marchas chamado de Easytronic pela Opel o mesmo usado na Meriva que deu muitos problemas e o manual de seis marchas usado nos motores 2.nada turbo e no 1.9 CTDi e como é Europa o leque de motores é amplo, a oferta começava pelo Ecotec 1.416V o seu diâmetro é de 73.4mm e o curso é de 80.6mm o que totalizavam 1364cm3 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e coletores variáveis é basicamente o motor do Cruze Turbo com ausência de turbo, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 12.7KGFMa4000RPM e 90CVa5600RPM, o Ecotec 1.616V dotado de comando de válvulas e coletores variáveis e lembrando que o 1.616V é acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 81.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 15.3KGFMa3900RPM e 105CVa6000RPM, a terceira opção é o Ecotec 1.816V presente hoje no Cruze nacional com 17.8KGFMa3800RPM e 140CVa6300RPM, a quarta opção é o Ecotec 2.nada 16V Turbo com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro x curso são iguais(86mm) e sua taxa de compressão é de 8,8:1 e para doer a nossa alma onde esse motor era feito? no Brasil e nem para o Cruze né dona GMB? mas vamos lá esse motor gerava 25.5KGFMa1950RPM e vai até 4000RPM e 170CVa5200RPM, a quinta opção é a segunda configuração desse motor herdado do antigo Astra OPC com 26.7KGFMa4200RPM e 200CVa5400RPM e nos motores á diesel quatro opções de motores o 1.7 CTDi em duas configurações esse motor é basicamente o velho 1.7 dotado de injeção common-rail e de projeto Isuzu, o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 86mm o que totalizavam 1686cm3, a sua taxa de compressão é de 18,4:1 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e 16 válvulas, turbo e intercooler e com isso gerava 17.3KGFMa1800RPM e 80CVa4400RPM e a segunda configuração desse motor gerava 24.5KGFMa2300RPM e 100CVa4400RPM e duas opções chamadas de 1.9 CTDi que nada mais são que os 1.9 JTD da Fiat se aliança Fiat-GM possibilitou a família Palio usar o 1.8, lá a Opel recebeu motores á diesel da Fiat e esse motor tem bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote  acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 82mm e o curso é de 90.4mm o que totalizavam 1910cm3, a sua taxa de compressão é de 18:1 e o turbo de geometria variável e claro intercooler e com isso gerava 28.5KGFMa2000RPM e vai até 2750RPM e 120CVa3500RPM na primeira configuração e na segunda configuração tinha taxa de compressão de 17,5:1 e com isso gerava 32.1KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM, freios, suspensão e direção são os mesmos do Cruze nacional só que nas versão 1.4, 1.616V ele usava tambor na traseira.
O Astra H/C chegava ao mercado europeu é o nosso Vectra? ele só tem o visual dele por que a base do Astra H/C é mais moderna e um amplo leque de motores a oferta começa pelo 1.416V de 90CV, 1.616V de 106CV, 1.816V de 140CV, 2.nada 16V Turbo de 170CV e 200CV, o 1.7 CTDi(Diesel) de 80CV ou 100CV e o 1.9 CTDi(Diesel) que na verdade é o 1.9 JTD da Fiat com 120CV ou 150CV, mais tarde o 1.7 CTDi era substituído 1.3 CTDi com 90CV e o 1.9 CTDi com 100CV e o 1.3 é nada mais nada menos que o Multijet da Fiat.
Em outubro de 2005 na linha 2006 quatro novidades, a primeira é a carroceria hacht de duas portas chamada de GTC pela Opel, lembrando que na terra do Jeremy Clarkson era Vauxhall Astra e o GTC tinha todas as medidas iguais com exceção da altura de 1.40metros, a segunda era a chegada da perua Astra Caravan, quase chegou ao Brasil como perua Vectra, mas foi descartada, ela tinha alterações em relação ao Hacht, o comprimento passava a 4.50metros e o entre - eixos a 2.70metros, largura e altura eram mantidas do Hacht de quatro portas, a terceira é a versão esportiva OPC quando um Opel tem esse emblema na lataria a coisa é série, na Inglaterra é VXR e o câmbio manual de seis marchas foi mantido e o motor é o Ecotec 2.nada 16V Turbo era o mesmo das outras versões, mas calibrado para gerar 32.4KGFMa2600RPM e vai até 5000RPM e 240CVa5600RPM e o céu é o limite e para doer para nós, o motor era feito no Brasil e aqui a dona GMB só usou no Vectra Endurance de corrida e a última opção o 1.7 CTDi é substituído, por mais duas opções de motor de origem Fiat, o de 80CV é substituído pelo 1.3 CTDi que é o Multijet da Fiat, o seu diâmetro é de 69.6mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 1248cm3(na verdade 1.25...) com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail e o turbo é de geometria variável, a sua taxa de compressão é de 17,6:1 e com isso gerava 20.4KGFMa1750RPM e vai até 2500RPM e 90CVa4000RPM e o 1.9 JTD ganhou uma versão estrangulada com taxa de compressão de 18:1 e com isso gerava 26.5KGFMa1700RPM e 100CVa3500RPM e os motores do GTC nas versões normais e da perua(Caravan)? os mesmos já citados no Hacht de quatro portas e agora todos os motores á diesel eram de origem Fiat.
O duas portas chegava ao mercado chamado de GTC pela Opel e os mesmos motores do Hacht quatro portas.

A perua Astra Caravan chegava ao mercado e os mesmos motores do Hacht quatro portas.

O Esportivo Astra OPC/VXR chegava ao mercado com motor 2.nada 16V Turbo de 240CV.
Fico imaginando o canhão que não é esse Astra OPC com 241CV, em outubro de 2005 na linha 2006 chegava a nova geração da Minivan Zafira é a Zafira B, o entre - eixos era o mesmo da Astra Caravan, a largura foi para 1.80metros, a altura foi para 1.63metros e o comprimento de 4.47metros, nos motores o mesmo 1.616V já citado no Hacht, o 1.816V também já citado no Hacht e ela estreava o Ecotec 2.216V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis  e com isso gerava 21.9KGFMa4000RPM e 150CVa5600RPM, o 2.nada 16V Turbo de 200CV, a versão OPC com os mesmo motor já citado no Astra OPC e nos motores á diesel apenas o 1.9 CTDi que é o 1.9 JTD da Fiat nas três configurações que já citamos no Astra Hacht com 100CV, 120CV e os 150CV ótimos para o motor á diesel.
A segunda geração da Zafira ou Zafira B chegava ao mercado com os mesmos 1.616V, 1.816V já citados no Astra e o 2.nada 16V Turbo e ela tinha também o 2.216V de 150CV e os 1.9 CTDi que é na verdade o 1.9 JTD da Fiat com 100CV, 120CV e 150CV.

A Zafira OPC também estava na nova geração e o mesmo motor do Astra OPC.
Ou seja o "micro-ônibus" foguete estava disponível na nova geração da minivan, em outubro de 2006 na linha 2007 chegava o Astra Twin Top que era o cupê-cabriolet da Opel/Vauxhall o comprimento passava a 4.48metros, a largura a 1.83metros, a altura a 1.41metros e o entre - eixos é o mesmo do Hacht é um carro bem bonito, na minha opinião e os motores eram o 1.616V, 1.816V e os 2.nada 16V Turbo já citados no Hacht com 170CV e 200CV e não os 240CV dos modelos OPC e nos motor á diesel apenas o 1.9 CTDi de 150CV já citado no Hacht que é o Fiat JTD como já citei.
O Conversível com teto de aço chamado de Twin Top  chegava ao mercado com os mesmos motores 1.616V, 1.816V e os 2.nada 16V Turbo de 170CV e 200CV e o 1.9 CTDi na configuração mais potente.
Era a linha 2007 e nada muda nos outros modelos da família, em abril de 2007 toda a família Astra ganhava nova grade dianteira, faróis e para- choques com exceção da minivan Zafira e além disso mudanças mecânica o 1.616V tem duplo comando de válvulas variável  acionado por correia dentada e coletores variáveis e com isso passou a gerar 15.8KGFMa4000RPM e 115CVa6000RPM é o motor hoje usado no Sonic? sim ele mesmo, estreava o Ecotec 1.616V Turbo que é diferente do modelo australiano que é uma versão mais moderna, esse é basicamente o 1.616V usado no Sonic vendido aqui hoje em dia dotado de turbo e intercooler e com isso passou a gerar 23.4KGFMa1850RPM e 180CVa5500RPM, o 1.416V continuava sem alterações, assim como o 1.616V, o 2.nada 16V Turbo de 170CV dava adeus, só fica o de 200CV e o de 240CV que é o OPC e nos motores á diesel o 1.7 CTDi voltava ao catalógo com 100CV no lugar do 1.9 JTD de 100CV.
Novo para- choque dianteiro e grade para o Hacht e nos motores manteve os motores 1.416V, 1.816V e 2.nada 16V Turbo com 200CV e o 1.3 CTDi e os 1.9 CTDi com 120CV e 150CV e estreava o 1.616V de 115CV e o 1.7 CTDi de 100CV voltava ao catálogo.


O Hacht de duas portas chamado de GTC pela Opel e os mesmos motores do Hacht.

O Hacht esportivo OPC que mantinha o motor 2.nada 16V Turbo de 140CV.


A perua Astra(Caravan) que tinha os mesmos motores já citado no Hacht.

O Astra Twin Top com motores 1.616V, 1.816V, 1.616V Turbo e o 2.nada 16V Turbo e o 1.9 JTD todos já citados no Hacht.
Em outubro de 2007 mais novidades para os países da Europa oriental e Turquia, o nosso Vectra chega a Europa com plataforma mais moderna e logotipo da Opel e muda o nome para Astra Sedan, o visual é o mesmo do nosso Vectra mas por debaixo dos panos ele era diferente, ele mantinha largura e altura do Hacht e o entre - eixos era o mesmo da perua e o comprimento passou a 4.59metros e três opções de motores, duas á gasolina: 1.616V e o 1.816V todos já citados no Hacht e o 1.7 CTDi já citado também no Hacht eram apenas essas três opções de motores no Astra Sedan.
O Astra Sedan chegava ao velho mundo com motores 1.616V, 1.816V e o 1.7 CTDi já citados no Hacht é o nosso Vectra? quase a plataforma dele é mais moderna.
E ainda tem três coisas curiosas o antigo Astra continuava ser feito na Polônia, a segunda é que a GMB recebia a tampa do porta - malas do Astra europeu e a Opel recebia a tampa do porta - malas e as lanternas do Vectra brasileiro e na mesma época a Zafira ganhava novo para - choque dianteiro e nos motores ela ganhava o 1.616V de 115CV e o restos dos motores eram mantidos e no diesel ela ganhava dois novos 1.7 CTDi o primeiro com 26.5KGFMa2000RPM e 110CVa3800RPM e a segunda configuração com 28.5KGFMa2300RPM e 125CVa4000RPM e com isso substituiu o 1.9 CTDi que era de origem Fiat.
EM SETEMBRO DE 2009 NA LINHA 2010 chegava a nova geração do Astra que é conhecida como  J/D, mas você pergunta por que os Opel apenas é uma letra e o Astra duas? é que o Astra tem a historia na Opel contada com o Kadett o qual conhecemos o C como Chevette e o E, mas voltando a essa geração do Astra, ele vinha em quatro versões de acabamento: Essentia, Enjoy,  Expression, Excellence,Cosmos e Sport e uma amplo leque de motores, ele agora tinha o mesmo entre - eixos do Cruze, agora ele media 4.41metros de comprimento, 1.81metros de largura e 1.51metros de altura e três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual ou automático de seis marchas e uma amplo leque de motores, oferta começava pelo Ecotec 1.416V o seu diâmetro é de 73.4mm e o curso é de 82.6mm o que totalizavam 1398cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 13.2KGFMa4000RPM e 100CVa6000RPM é basicamente o mesmo motor do Volt, mas sem "estrangulamento" e esse da mesma família do Turbo, o Ecotec 1.616V herdado da geração anterior gerando 15.8KGFMa4000RPM e 115CVa5600RPM e dotado de correia dentada, o Ecotec 1.416V Turbo que é basicamente o mesmo motor do Astra H mas dotado de turbo e intercooler e com isso a taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 20.4KGFMa1850RPM e vai até 4000RPM e 140CVa6000RPM, o Ecotec 1.616V Turbo herdado da geração anterior que gerava 23.4KGFMa1850RPM e vai até 4000RPM e 180CVa5500RPM e duas opções de motores á diesel o 1.7 CTDi com 110CV e 125CV já citado na Zafira e o 2.nada 16V CTDi é basicamente o mesmos motor á diesel do Cruze vendido no mercado americano  e que é basicamente um Familia II convertido para o diesel e com isso gerava 35.7KGFMa1750RPM e vai até 2750RPM e 160CVa4000RPM, a sua suspensão é o mesmo do Cruze americano com paralelos de watt na traseira, os freios são discos nas quatro rodas iguais ao Cruze nacional e a direção é a mesma do Cruze.
O Astra J/D chegava ao mercado com motor 1.416V de 100CV, 1.616V de 115CV, 1.416V Turbo de 140CV e o 1.616V Turbo de 180CV e nos motores á diesel o 1.7 CTDi com 110CV ou 125CV e o 2.nada CTDi com 160CV e mais tarde estreava o 1.3 CTDi com 95CV,o 2.nada 16V CTDi "estrangulado" com 131CV  e o 2.nada 16V CTDi com 165CV.
E os modelos GTC, Caravan, Sedan, Twin Top ficavam sem alterações e a minivan Zafira agora ganhava o Ecotec 1.816V já no Astra de geração antiga(H/C), em outubro de 2010 na linha 2012 é vez do Sedan, da Caravan e do Twin Top dar o seu adeus e o Sedan e o Twin Top só teriam sucessores mais tarde, mas a Opel desde a perua Insignia, passou a chamar as peruas de Sport Tourer e não de Caravan como foi durante anos o nome das peruas da Opel e a Astra Sport Tourer chegava ao mercado, ela media a mesma largura e entre - eixos do Astra, mas a altura passava a 1.53metros e o comprimento a 4.70metros, nos motores todos os motores disponíveis para o Astra com exceção do 1.416V de entrada, afinal a perua tinha mais peso e talvez isso não ficaria bem para a perua.
 A perua Astra Sport Tourer chegava ao mercado e os mesmos motores do Hacht com exceção do 1.416V não disponível para a perua.
Em junho de 2011 duas novidades, a primeira era a estreia da carroceria GTC com duas portas, ele media 4.47metros de comprimento, 1.48metros de altura e o resto das dimensões são os mesmos do hacht quatro portas e nos motores os motores á gasolina não tinha alterações e nos motores á diesel estreava o 1.316V EcoFlex só que na verdade era o Fiat Multijet 1.316V Turbo Diesel já citado no Astra H que agora gerava 19.4KGFMa1750RPM e vai a 3250RPM e 95CVa4000RPM, , o 1.7 CTDi de 125CV é substituído pelo 2.nada 16V CTDi na configuração mais mansa  agora gerava 30.6KGFMa2000RPM e vai até 2500RPM e 131CVa4000RPM e  na configuração de 160CV é substituído pelo de 160CV que na verdade é um Fiat Multijet 2.nada passava a gerar 35.7KGFMa1750RPM e vai até 2500RPM e 165CVa4000RPM e essa era a segunda novidade.
O Hacht de duas portas chamado de GTC pela Opel chegava ao mercado e os motores são os mesmos do Hacht de quatro portas.
E as novidades não paravam por aí chegava a nova geração da minivan Zafira chamada de Zafira Tourer ou se preferir Zafira C, ela media 4.66metros de comprimento,1.93metros de largura, 1.68metros de altura e 2.76metros de entre - eixos, nos motores a oferta começava pelo Ecotec 1.816V mas sem coletores variáveis e com isso gerava 17.8KGFMa3800RPM e 116CVa5600RPM, o Ecotec 1.416V Turbo na configuração de 140CV já citado no Astra e uma configuração "estrangulada" com 120CVa4200RPM e vai até 6000RPM e manteve o torque da versão com 140CV e duas opções á diesel o 2.nada 16V CTDi que são na verdade o Fiat Multijet 2.nada além da configuração de 165CV já citada, ela teve a opção da versão com 26.5KGFMa1750RPM e vai até 2500RPM e gera 110CVa4000RPM e a outra opção com 131CV que já foi citada no Astra Hacht, a Zafira antiga foi mantida com nome de Zafira Family e na terra da Rainha onde ela é a Vauxhall ela é apenas Zafira e ela manteve os motores Ecotec 1.816V de 140CV, 1.7 CTDi com 110CV e 125CV mantidos e estreou o Ecotec 1.816V "estrangulado" manteve o torque, mas passou a gerar 120CVa6500RPM.
A Zafira Tourer chegava ao mercado com motores 1.816V de 116CV, 1.416V Turbo de 120CV ou 140CV e os 2.nada CTDi que na verdade são Fiat Multijet com 110CV e 131CV e mais tarde estreava o 1.616V Turbo com 170CV e mais tarde foi a 200CV e o 1.6 CTDi que citaremos no Astra.

A Zafira antiga foi mantida como Zafira Family manteve o motor 1.816V de 140CV, 1.7 CTDi com 110CV e 125CV e estreou o 1.816V de 140CV.
Em junho de 2012 na linha 2013 ele ganhou nova grade dianteira e para - choques e faróis e junto com as alterações visuais junto com a carroceria com exceção da minivan Zafira, ele estreou o esportivo OPC ou VXR na Inglaterra, ele finalmente ganhava o Ecotec 2.nada 16V Turbo SiDi com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo , intercooler e injeção direta que já foi usado no Cobalt americano, mas agora ele gerava ótimos 40.8KGFMa2500RPM e vai até 4500RPM e 280CVa5500RPM ou seja o torque é digno de motores V8 de antigamente e o câmbio manual de seis marchas, aliás que só não foi usado nos Astra 1.416V aspirado e 1.616V aspirado, as versões Turbo com câmbio manual de seis marchas como todos e a miniva Zafira estreava o novo Ecotec 1.616V Turbo com injeção direta e corrente metálica já citado no Cruze australiano, mas na época ele gerava 26.5KGFMa1650RPM e vai até 3200RPM e 170CVa6000RPM e uma versão com GNV desse motor com 21.4KGFMa3200RPM e vai até 5000RPM e 150CVa5000RPM e lembrando que ao contrário das Zafira A(que chegou a ser fabricada no Brasil) e B, essa vem com sete ou cinco lugares.
Familia Opel Astra chegava ao mercado com nova grade dianteira e para -choques, aqui o Hacht GTC, o Hacht quatro portas e a Sport Tourer(Perua) e nos motores ele mantinha o 1.416V, o 1.616V,o 1.416V Turbo, o 1.616V Turbo e os 1.3 CTDi e 2.nada CTDi e mais tarde estreava o novo 1.616V Turbo já citado na Zafira e o 1.6 CTDi

O Esportivo Opel/Vauxuall Astra OPC/VXR chegava ao mercado e agora ele tinha o motor 2.nada 16V Turbo com injeção direta que gerava ótimos 280CV.
Imagino o que o OPC não deve andar...., em outubro de 2012 na linha 2013 chegava o Sedan, ele mantinha largura, altura e entre - eixos do sedã de quatro portas, mas o comprimento agora era de 4.66metros e nos motores o 1.616V, o 1.416V Turbo e o 1.416V Turbo com GNV já citado no Hacht e nos motores á diesel o 1.3 CTDi e o 2.nada CTDi de 131CV e 165CV ambos já citados.
O Opel Astra chegava ao mercado com motores 1.616V, 1.416V Turbo, 1.416V Turbo com GNV e os 1.3 CTDi e o 2.nada CTDi já citados no Hacht de quatro portas.
Em abril de 2013 chegava o conversível convencional só que com nome próprio: Cascada ele veio com os 1.416V Turbo de 120CV e 140CV, o 1.616V Turbo de 170CV e os 2.nada CTDi com 131CV e 165CV todos já citados no Astra Hacht, até que ele tem um visual bonito, ele mede 4.70metros de comprimento,1.84metros de largura e 1.44metros de altura e manteve o entre - eixos.
O belo conversível Cascada chegava ao mercado com o 1.416V Turbo de 120CV e 140CV, o 1.616V Turbo de 170CV e o 2.nada CTDi de 131CV e 165CV e o 2.nada CTDi bi-turbo com 195CV.
Em outubro de 2013 na linha 2014 mais novidades para Astra GTC, Hacht, Sport Tourer, a minivan Zafira Tourer e o conversível Cascada o novo motor Ecotec 1.616V Turbo de corrente metálica já citado no Cruze australiano passava por alterações a taxa de compressão caia para 9,5:1 mas ele ficava mais potente graças a maior pressão no turbo e com isso passou a gerar ótimos 30.6KGFMa1950RPM e vai até 4250RPM e 200CVa4200RPM e vai até 6000RPM e se a OPC tem torque digno de V8, esse 1.616V Turbo tem torque digno de Opala 4.1, a segunda novidade era o 1.6 CTDi que era um motor á diesel desenvolvido pela própria Opel, o seu diâmetro é de 79.7mm e o curso é de 80.1mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão é de 16:1 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail e em duas configurações a primeira configuração gerava 30.6KGFMa2000RPM e 110CVa4000RPM essa substituía o veterano 1.7 CTDi e a segunda configuração mais potente gerava 32.6KGFMa2000RPM e vai até 3500RPM e 136CVa3500RPM e vai até 4000RPM e esse substituía o Fiat Multijet 2.nada 16V renomeado CTDi e por último para o Cascada que por enquanto mantém o Fiat Mulijet assim com os Astra Turbo Diesel de 165CV ele ganhava a versão com duas turbinas desse motor á diesel e com isso passou a gerar ótimos 40.8KGFMa1750RPM e vai até 2500RPM e 195CVa4000RPM ou seja é potência para caramba e na linha 2015 até agora a Opel não mostrou novidades e o certo que a Delta está com os dias contados já que a plataforma D2XXX vai estrear na nova geração do Astra a K/E.
EIS QUE DIANTE DO FRACASSO DO SATURN ION em todos os aspectos, a GM americana começava a vender carros da Opel na América do Norte e decidiu vender o Astra Hacht por lá com a marca Saturn, ele só tinha o logotipo diferente, o modelo era feito na Bélgica, lembrando que o modelo vendido na Europa era feito além da Bélgica(onde abastecia a maioria dos países), Inglaterra e Alemanha. Ele chegou na carroceria hacht de duas ou quatro portas, única opção de motor: o Ecotec 1.816V que gerava 17.8KGFMa3800RPM e 140CVa6300RPM curiosamente esse motor hoje está no Cruze deles também. Suspensão, freios e direção claro são os mesmos do Astra H e no câmbio duas opções: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas eram as duas opções.
O Saturn Astra chegava ao mercado com motor 1.816V de 140CV.
Ele foi lançado em fevereiro de 2007 como linha 2008, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda e como reestruturação da GM a marca Saturn desaparece e leva junto o Astra do mercado americano.
NA TERRA DOS CANGURUS com fim da "Autolatina australiana" que dava origem ao Nova derivado do Toyota Corolla e com isso, a Holden já trazia o Opel Astra desde 1995 e em outubro de 2004 em três versões CD,CDX e CDXi, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e no motor apenas uma opção de motor: o Ecotec 1.816V mas sem comando de válvulas variáveis e apenas coletores e com isso gerava 16.8KGFMa3600RPM e 122CVa5600RPM é o modelo AH Astra.
O AH Astra chegava ao mercado com motor 1.816V de 122CV.
Em outubro de 2005 na linha 2006 chegava ao mercado australiano, a Wagon(perua) e o Hacht e duas portas chamado de GTC e junto com essa carroceria trouxe as versões SRi  e SRi Turbo com motores Ecotec 2.216V com injeção direta  de 21.9KGFMa4000RPM e 150CVa6000RPM e o SRi Turbo que usava o Ecotec 2.nada 16V Turbo de 26.7KGFMa4200RPM e 200CVa5400RPM e como o céu é o limite a Holden lançou o HSV VXR que era o Astra OPC para os australianos com câmbio de seis marchas como o Turbo e o motor Ecotec 2.nada 16V Turbo que gerava 32.4KGFMa2600RPM e vai até 5000RPM e 240CVa5600RPM ou seja até os australianos tiveram motor turbo feito no Brasil e nós não vimos esse motor nem por um binóculo a não ser no Vectra de corrida com eu já citei.
A perua Astra AH Wagon chegava ao mercado e o mesmo motor do Hacht.

 
 
O Esportivo SRi chegava ao mercado com motor 2.216V com injeção direta  de 150CV e o 2.nada 16V Turbo de 200CV.


O HSV VRX é o Astra OPC dos australianos com motor 2.nada 16V Turbo de 240CV.
 
E lembrando que o SRi manual, o HSV VXR e o SRi Turbo vem com câmbio manual de seis marchas, em outubro de 2006 na linha 2007 é vez do Astra Twin Top chegar ao mercado australiano com motor 2.216V de injeção direta do Astra SRi  que equipa a Zafira B da época.
       O Astra Twin Top chegava ao mercado com o mesmo motor 2.216V já citado no Astra SRi.
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em março de 2008 é vez do Astra ganhar nova grade dianteira e o motor Ecotec 1.816V ganha comando de válvulas variável e com isso passou a gerar 17.8KGFMa3800RPM e 140CVa6300RPM, o 2.216V, o 2.nada 16V Turbo de 200CV e 240CV ficavam sem alterações e estreava mais uma novidade para o modelo convencional e as opções do motor 1.9 CTDi que é basicamente um Fiat Multijet 1.9 Turbo Diesel com duas configurações de potência, a primeira com 28.5KGFMa2000RPM e 120CVa4000RPM e a segunda com 32.6KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM o que deixa com o motor mais potente á diesel.
O Astra ganhava novo para-choque e o motor 1.816V agora gera 140CV e estreava o 1.9 CTDi com 120CV e 150CV.

Aqui a Wagon ganhava as alterações na dianteira.
O Esportivo SRi ganhava nova grade dianteira e para - choque e os mesmos motores 2.216V com injeção direta e 2.nada 16V Turbo.
E em março de 2009 ele dava adeus era substituído pelo Cruze, já citado acima e ele voltava a Austrália, agora como Opel Astra e com isso ele voltou a terra dos cangurus, agora como Opel.
A GM TEM FORTE REPRESENTAÇÃO NA CHINA e a Chevrolet acabou de apresentar o novo Cruze feito em nova plataforma a D2XXX, mas nessa plataforma é basicamente igual ao coreano e o Volt é igual ao americano, então vamos focar na Buick o que o Excelle de geração antiga, ainda é fabricado por lá com base no já aposentado Daewoo Lacetti ele vem em duas carrocerias: Hacht e Sedan ambos de quatro portas e aliás era baseado na plataforma do Astra G/B que aqui foi usado para a última geração do Vectra também que tinha o visual do Astra H e lá duas opções de motor: o E-Tec II 1.616V que gerava 15.3KGFMa4000RPM e 109CVa6000RPM e o E-Tec II 1.816V que gerava 16.9KGFMa4000RPM e 122CVa5800RPM na época, então a Buick chinesa decidiu que era hora  de mexer no seu modelos e agora o Excelle teria que ser baseado em outro carro do grupo GM.
O Buick Excelle baseado no antigo Daewoo Lacetti na época com motores 1.616V de 109CV e o 1.816V de 122CV e mais tarde apenas o 1.516V de 113CV.
E agora o Buick Excelle é basicamente um Opel Astra com outro logotipo, ele vem apenas com câmbio automático de seis marchas, ele tem as mesmas dimensões do Opel Astra é o Excelle XT e três opções de motores todos Ecotec com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, a primeira opção é o 1.616V é o mesmo usado no Opel Astra e aqui no Sonic que gerava 15.8KGFMa4000RPM e 115CVa6200RPM, a segunda opção é o Ecotec 1.816V usado aqui no Cruze no Opel Astra H da Europa que gerava 17.8KGFMa3800RPM e 140CVa6300RPM e a última opção é o Ecotec 1.616V Turbo é o 1.616V do Sonic dotado de turbo e intercooler e com isso gerava 23.4KGFMa1850RPM e vai até 4000RPM e 180CVa5500RPM e no resto é igual ao Astra ou seja é um Astra para os chineses.
O Buick Excelle XT chega ao mercado com motor 1.616V de 115CV, 1.816V de 140CV e o 1.616V Turbo de 180CV.
E foi lançado em outubro de 2009 como linha 2010, em outubro de 2010 na linha 2011 chegava o Excelle GT que era a versão sedã de quatro portas é o modelo que chegaria aos Estados Unidos como Verano no ano seguinte e Opel Astra Sedan em 2012 na Europa com as mesmas opções de motores e câmbio já citados no XT que é o modelo Hacht e o curioso foi chamar o sedã de GT....
O Excelle GT chega ao mercado que é o sedã de quatro portas e o motor são os mesmos do Hacht.
Em outurbo de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 o motor 1.816V dava adeus ao Hacht(XT) e em março de 2015 o antigo modelo baseado no Daewoo Lacetti recebeu o motor 1.516V de 14.4KGFMa4000RPM e 113CVa6000RPM e lógico talvez ele mudará quando o Opel Astra mudar também.

Bom a plataforma Delta se tornou global e deu origem a vários modelos, mas no Brasil por política da GMB ela terá poucos anos de vida.
 
PARA NÃO SE PERDER:
Você que se confundiu com os Ecotec de corrente metálica e correia dentada, vou tentar lhe ajudar com esse parte do artigo:
 
1.416V E 1.416V TURBO: São derivados do Familia 0 da GM e que nenhum GM nacional.
1.616V, 1.616V TURBO1.816V E 1.616V TURBO USADO NO OPEL ASTRA ATÉ 2012 E NO BUICK CHINÊS E HOLDEN CRUZE 1.6 TURBO
São derivados do Familia 1 o 1.816V é usado no Cruze nacional e o 1.616V no Sonic e o 1.616V Turbo não é usado em nenhum modelo nacional e atualmente apenas na China.
2.NADA 16V TURBO USADO NO ASTRA ATÉ 2009, ASTRA OPC ATÉ 2010, ZAFIRA OPC, HOLDEN ASTRA SRi TURBO E HOLDEN HSV VXR:
É derivado da família II apesar de ser feito no Brasil não foi usado em nenhum modelo nacional.
2.NADA 16V SUPERCHARGER, 2.NADA 16V TURBO, 2.216V, 2.216V SiDi, 2.416V USADO EM COBALT AMERICANO, HHR, ZAFIRA B, HOLDEN ASTRA SRi 2.216V:
É derivado da família L850 que é usada na Captiva quatro cilindros.
1.616V TURBO USADO NO OPEL ASTRA DESDE 2012:
É derivado da família MGE que é uma nova geração de motores da GM.
 

 


























































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