Plataforma PB da Hyundai-Kia: O HB20 o carro que reinaugurou o conceito de três cilindros e seus parentes no exterior.

   O HB20 TROUXE DE VOLTA O MOTOR TRÊS CILINDROS PARA INDUSTRIA NACIONAL E UM PROJETO DE PLATAFORMA MODERNO.
A Caoa desde 2000 importava carros da Hyundai, em 2007 resolveu construir um fábrica em Anápolis-Goiás na época para fazer o HR e hoje além dele faz Tucson e iX35, mas em 2008 a Hyundai decide abrir uma fábrica por conta própria e ela disse que seria um compacto baseado no i20 que era vendido na Europa e então ao mesmo tempo que começava a fabrica começava o desenvolvimento do compacto que seria feito em Piracicaba - SP.
    Em junho de 2012 a marca mostra protótipos camuflados do HB20 secretamente e revela o nome do modelo, como ele era feito no i20 manteve o nome 20 e HB é de Hyundai Brasil.
   Em setembro de 2012 ele chegou na carroceria hachtback de quatro portas e em quatro versões de acabamento: Comfort,  Comfort Style, Comfort Plus e Premium, ele mede 3.90metros de comprimento, 1.68metros de largura,1.47metros de altura e 2.50metros de entre - eixos, até que o visual é bonito do Hacht.
   Ele vinha com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de quatro marchas, duas opções de motores, ele marcava o retorno dos motores três cilindros a fabricação nacional a primeira opção era o 1.nada 12V da família Kappa com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote e coletores variáveis acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 71mm e o curso é de 84mm o que totalizavam 998cm3 e sua taxa de compressão é de 12,5:1 e com isso gerava 9.4KGFMa4500RPM e 75CVa6200RPM e com álcool vai a 10.4KGFM e 80CV nas mesmas rotações e a segunda opção era o 1.616V da família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 77mm e o curso é de 85.4mm o que totalizavam 1591cm3 e sua taxa de compressão era de 12:1 e com isso gerava 16KGFMa4500RPM e 122CVa6000RPM com gasolina e com álcool foi a 16.5KGFMa5000RPM e 128CV na mesma rotação da potência, a sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção, os freios são discos ventilados na dianteira e tambor na traseira e a direção é do tipo pinhão e cremalheira.
O HB20 chega ao mercado com motor três cilindros 1.nada 12V de 75CV com gasolina e 80CV com álcool e o 1.616V gerava 122CV com gasolina e 128CV com álcool.
Lembrando que os motores 1.nada só não estava disponível para a Premium e o 1.6 para a Comfort, no resto elas vinha e ainda vem com duas opções de motores e em outubro de 2012 ele foi testado em três versões, 1.nada foi de 0a100KM/H em 14.8segundos, chegou a 160KM/H segundo a Hyundai e o consumo urbano de 8KM/L e o rodoviário de 11.6KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 15.3segundos, consumo urbano de 10.4KM/L e rodoviário de 15.1KM/L, o 1.6 manual foi de 0a100KM/H em 10segundos chega a 188KM/H segundo a Hyundai e o consumo urbano foi de 7.6KM/L e o rodoviário de 11.4KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 10.7segundos, consumo urbano de 9.9KM/L e o rodoviário de 10.8KM/L e o 1.6 automático foi de 0a100KM/H em 11segundos, chegou a 176KM/H segundo a Hyundai e o consumo urbano foi de 7.3KM/L e o rodoviário foi de 10.8KM/L e com isso os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 11.7segundos, consumo urbano de 9.5KM/L e o rodoviário de 14.1KM/L e a novidade eram os três motores do modelo serem testados de um vez só.
E no mês seguinte o 1.nada e o 1.6 são testados de novo, o 1.nada 12V foi de 0a100KM/H em 15.4segundos, o consumo urbano foi de 8.3KM/L e o rodoviário foi de 11.8KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 15.9segundos, consumo urbano de 10.8KM/L e o rodoviário de 15.3KM/L e o 1.616V manual foi de 0a100KM/H em 10.2segundos, consumo urbano de 8KM/L e o rodoviário de 11.3KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 10.8segundos, consumo urbano de 10.4KM/L e o rodoviário de 14.7KM/L até que é econômico.
Em dezembro o 1.nada 12V enfrentava JAC J2 1.416V, Nissan March 1.nada 16V, Peugeot 207 XR 1.4, Toyota Etios 1.316V, Volkswagen Gol 1.nada,Chevrolet Onix LS 1.nada e Fiat Palio Attractive 1.nada por enquanto vou deixar o J2 de fora por que os números com álcool primeiro  na pista ele foi de 0a100KM/H em 15.4segundos ficou atrás do Etios com 12.8segundos, do March com 14segundos e do Onix com 14.8segundos e á frente do 207 com 15.6segundos, Gol com 16.6segundos e Palio com 18.3segundos, o consumo urbano foi de 8.3KM/L empatou com o March e só perdeu para o Etios com 8.7KM/L, ficou á frente do Gol com 8.2KM/L, Palio com 7.9KM/L e Onix e 207 empatados com 7.6KM/L e o rodoviário foi de 11.8KM/L foi o segundo mais econômico só perdeu para o Gol com 12.6KM/L e ficou á frente de Etios/March e Onix com 11.2KM/L e de Palio e 207 com 10.6KM/L e os prováveis números com gasolina o HB faria em 16segundos, contra 13.4segundos do Etios é provável que o March mantenha o mesmo ritmo, Onix com 15segundos, 207 com 15.8segundos, Gol com 17segundos e Palio com 18.5segundos e o J2 fez o tempo de 12.6segundos o que  deixaria como carro mais rápido, o consumo urbano de 10.8KM/L empatou com o March e só perdeu para o Etios com 11.3KM/L, venceu Gol com 10.7KM/L, Palio com 10.3KM/L e Onix e 207 com 9.9KM/L e o J2 fez sua prova em 11.9KM/L o que o deixava na frente dos rivais e o rodoviário foi de 15.3KM/L só ficou atrás do Gol com 16.4KM/L, ficou á frente de Etios/March e Onix com 14.6KM/H e de Palio e 207 com 13.8KM/L e o J2 cravou 15.2KM/L o que deixava entre o HB 2 e o trio Etios/ March e Onix  mas o J2 na época não era Flex e ainda não é.
Em janeiro de 2013 chegava a versão fora de estreava leve X com suspensão elevada e com isso a altura foi para 1.54metros e apenas com motor 1.616V já citado e as opções de câmbio manual ou automático de quatro marchas como era previsto para o modelo e um visual fora de estrada.
              O HB20X chegava ao mercado com suspensão elevada e o motor 1.616V já citado.
Confesso que o visual do Hacht convencional, me convence mais. No mês seguinte chegava a versão sedã batizada de HB20S confesso que o visual não e dos melhores graças a "vigia falsa" atrás da porta traseira e como era de esperar em relação ao hacht convencional a única diferença era o comprimento do sedã que era de 4.23metros e para o sedã não tem a versão de acabamento Comfort e as duas opções de motores já citados no Hacht o três cilindros 1.nada 12V e quatro cilindros 1.616V já citados no Hacht e a reboque freios, direção e suspensão são os mesmos.
                       O HB20S chegava ao mercado com os mesmos motores do Hachtback.
A família não está completa ainda, falta o utilitário esportivo, mas a demanda para os modelos é grande até demais e em abril de 2013 o HB20S 1.nada 12V e o 1.616V automático , o primeiro foi de 0a100KM/H em 15.1segundos, chegou a 162KM/H segundo a Hyundai, o consumo urbano foi de 8.8KM/L e o rodoviário de 11.3KM/L e os prováveis números com gasolina foram de 0a100KM/H em 15.6segundos, consumo urbano de 11.4KM/L e o rodoviário foi de 14.7KM/L e o 1.616V automático foi de 0a100KM/H em 11.6segundos, chegou a 174KM/H segundo a Hyundai, o consumo urbano foi de 8.2KM/L e o rodoviário de 10.6KM/L e os prováveis números com gasolina foram 0a100KM/H em 12.2segundos, consumo urbano de 10.7KM/L e o rodoviário de 13.8KM/L e no mesmo mês o HB20S 1.616V com câmbio manual enfrenta o Prisma LTZ 1.4 eles se enfrentaram vazio e carregado e vou colocar primeiro os números vazio com álcool, na pista ele foi de 0a100KM/H em 10.2segundos contra 12.4segundos do Chevrolet, chegou a 189KM/H contra 180KM/H do sedã Chevrolet, consumo urbano de 8.3KM/L contra 8.4KM/L do rival e o rodoviário foi de 11KM/L contra 11.8KM/L do rival, carregado o HB20 fez a prova em 12.7segundos contra 14.6segundos do Prisma, o consumo urbano de 7.5KM/L contra 7.6KM/L do Prisma e o consumo rodoviário de 10.5KM/L contra 10.6KM/L do Chevrolet e os prováveis números com gasolina o HB20 foi de 0a100KM/H em 10.8segundos, consumo urbano de 10.8KM/L e o rodoviário de 14.3KM/L e o rival Prisma foi de 0a100KM/H em 13.2segundos, consumo urbano de 10.9KM/L e o rodoviário de 15.3KM/L e carregado ele foi de 0a100KM/H em 13.3segundos contra 15.4segundos do Prisma, consumo urbano de 9.7KM/L contra 9.9KM/L do Prisma e o rodoviário foi de 13.6KM/L contra 13.8KM/L do Prisma.
   Em agosto de 2013 é vez do HB20S 1.616V automático enfrentar o Fiesta Sedan Titanium 1.6 Powershift, ele foi de 0a100KM/H em 11.6segundos contra 10.6segundos do rival, chegou a 176KM/H contra 190KM/H limitados eletronicamente do Fiesta, o consumo urbano foi de 8.2KM/L contra 8.6KM/L do rival e o rodoviário foi de 10.6KM/L contra 12KM/L do rival e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12.2segundos contra 11.1segundos dos rival, consumo urbano de 10.7KM/L contra 11.2KM/L do rival e o rodoviário foi de 13.8KM/L contra 15.6KM/L do rival.
   O sedã já era linha 2014, já o X e o Hacht ganhavam a linha 2014 sem alterações.
  Em dezembro de 2013 é vez do HB20 Comfort Plus 1.616V enfrentar JAC J3 Turin 1.416V, Toyota Etios Sedan XLS 1.516V, Renault Logan Dynamique 1.6, Volkswagen Voyage Trend 1.6, Chevrolet Cobalt LTZ 1.4, Chevrolet Prisma LTZ 1.4, Fiat Grand Siena Essence 1.616V, Ford Fiesta Sedan Rocam e Nissan Versa SV 1.616V, vamos deixar o J3 de lado por enquanto é apenas á gasolina e vamos focar nos carros Flex que foram testados com álcool, na pista ele foi dono do melhor 0a100KM/H com 10.2segundos, logo depois veio Versa com 10.9segundos, Grand Siena e Voyage com 11.5segundos, Etios com 11.7segundos, Fiesta com 12segundos, Prisma com 12.4segundos, Logan com 12.6segundos e Cobalt com 13.5segundos, o consumo urbano foi de 8.3KM/L ficou atrás do Prisma com 8.4KM/L e do Etios com 9KM/L, á frente do Versa com 8KM/L, Fiesta com 7.9KM/L, Grand Siena com 7.8KM/L, Voyage com 7.7KM/L, Logan com 7.4KM/L e Cobalt com 7.2KM/L e o rodoviário foi de 11KM/L empatou com o Logan e ficou á frente do Grand Siena com 10.9KM/L, do Voyage com 10.8KM/L e do Cobalt com 9.9KM/L e atrás do Fiesta com 11.4KM/L, Versa com 11.5KM/L, Prisma e Etios com 11.8KM/L e os prováveis números com gasolina: 0a100KM/H em 10.8segundos ainda mantinha o primeiro lugar, mas o Versa encostava, o Grand Siena com 11.7segundos, Voyage com 11.8segundos, Etios com 12.1segundos, Fiesta com 12.6segundos,Prisma com 13.2segundos, Logan com 13.4segundos, Cobalt com 14segundos e o J3 fez o tempo de 12.7segundos o que o deixava entre Fiesta e Prisma, o consumo urbano foi de 10.8KM/L o que deixava atrás do Prisma com 10.9KM/L e do Etios com 11.7KM/L, á frente do Versa com 10.4KM/L, do Fiesta com 10.3KM/L, 10.1KM/L do Grand Siena, 10KM/L do Voyage, 9.6KM/L do Logan e 9.4KM/L do Cobalt e o J3 fez 11.2Km/L o que deixaria entre Prisma e Etios e o consumo rodoviário foi de 14.3KM/L o que deixaria empatado com o Logan, venceu o Grand Siena com 14.2KM/L, Voyage com 14KM/L e Cobalt com 12.9KM/L e ficou atrás do Fiesta com 14.8KM/L, Versa com 14.9KM/L e Prisma e Etios com 15.3KM/L e o J2 fez 15.2KM/L deixando entre Etios/Prisma e á frente do Versa.
   Em março de 2014 ele enfrentava o Toyota Etios X 1.3, o Volkswagen Move Up! 1.nada 12V, o Chevrolet Onix LT 1.nada e o Fiat Palio Attractive 1.nada, na pista ele foi de 0a100KM/H em 15.4segundos só ficou á frente do Palio com 18.3segundos, atrás do Up com 15segundos, Onix com 14.9segundos e 12.8segundos do Etios, o consumo urbano foi de 8.3KM/L empatou com o Palio e só ficou á frente do Onix com 7.6KM/L, atrás do Etios com 8.7KM/L e do Up! com 10KM/L e o rodoviário foi de 11.8KM/L só perdeu para o Up! com 12.2KM/L, venceu Onix e Etios com 11.2KM/L e Palio com 10.5KM/L e os prováveis números com gasolina ele foi de 0a100KM/H em 16segundos, contra 18.5segundos do Palio, 15.7segundos do Up! 15.1segundos do Onix e 13.4segundos do Etios, o consumo urbano foi de 10.8KM/L empatou com o Palio e só ficou á frente do Onix com 9.9KM/L e atrás do Etios com 11.3KM/L e do 13KM/L do Up! e o rodoviário foi de 15.3KM/L só atrás do Up com 15.9KM/L, á frente de Etios e Onix com 14.6KM/L e do Palio com 13.8KM/L.
  Em maio de 2014 chegou o MyBlueNav o sistema de multimídia da Hyundai e em agosto é vez do Comfort 1.nada  mais rivais, o Nissan March S 1.nada 16V, o Renault Sandero Expression 1.nada 16V, o Volkswagen Gol Trendline 1.nada, o Volkswagen Move Up! 1.nada 12V, o Chevrolet Onix LS 1.nada,o Fiat Palio Attractive 1.nada, Fiat Uno Vivace 1.nada e o Ford Ka SE 1.nada e agora a revista voltava a testar os carros com gasolina, na pista ele foi de 0a100KM/H em 16.1segundos foi o quarto melhor 0a100KM/H, atrás do Up com 14.2segundos, March com 14.4segundos e Ka com 15.3segundos, á frente do Onix com 16.4segundos, Uno com 17.1segundos, Sandero com 17.3segundos, Palio com 18.4segundos e Gol com 18.7segundos, o consumo urbano foi de 11.9KM/L foi o segundo melhor só atrás do Up com 14.1KM/L, á frente do March com 11.8KM/L, Palio com 11.5KM/L, 11.4KM/L de Gol e Ka, 11.3KM/L do Uno, 11.2KM/L do Sandero e 10.5KM/L do Onix e o rodoviário foi de 15.5KM/L empatou com o Gol e ficou na intermediária, á frente do Sandero com 14.9KM/L, Palio e Onix com 15.4KM/L e atrás do Ka com 15.6KM/L, Uno com 15.7KM/L, March com 16.2KM/L e Up! com 18.4KM/L e com álcool os prováveis números o HB20 com 0a100KM/H em 15.6segundos, contra 13.5segundos do Up, 14.4segundos do March, 14.8segundos do Ka, 16.2segundos do Onix, 16.9segundos do Uno,17segundos do Sandero,18.2segundos do Palio e 18.4segundos do Gol, o consumo urbano foi de 8.3KM/L empatou com o March e só ficou atrás do Up! com 9.9KM/L, ficou á frente do Palio/Ka e Gol com 8KM/L, Uno com 7.9KM/L, Sandero com 7.8KM/L e Onix com 7.3KM/L e o rodoviário é de 10.8KM/L empatou com o Gol/Palio e Onix e só ficou á frente do Sandero com 10.4KM/L e atrás do Ka com 10.9KM/L, Uno com 11KM/L, March com 11.3KM/L e o Up! com 12.9KM/L. Em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda. Em março de 2015 chegava o Spicy com aerofólio, grade dianteira, para-choques e lanternas fumês, mas com os mesmos motores da versões comuns: inclusive o três cilindros 1.nada 12V e o 1.6 16V ou seja: um esportivo de adesivo como os outros que se tinha no mercado.
O Spicy chegava ao mercado com os mesmos motores das outras versões.
Em outubro de 2015 era a vez de chegada da linha 2016, nova grade dianteira, faróis, para - choques e novas lanternas para as versão Premium e Comfort Style  , o câmbio manual de cinco marchas fica restrito ao três cilindros 1.nada 12V, já o manual de cinco marchas é trocado pelo de seis marchas e o automático de quatro marchas também é trocado pelo de seis marchas, já o motor três cilindros 1.nada 12V da família Kappa é mantido e o 1.6 16V da família Gamma ganha sistema que dispensa o reservatório de partida á frio. No resto não houve nenhuma alteração.
O HB20 ganha nova grade dianteira, faróis, para -choques e 

Novas lanternas traseiras, além de câmbio manual ou automático de seis marchas para o motor 1.6 16V.
Em novembro era vez do aventureiro HB20X com os retoques off-road, ele vinha com pneus de perfil mais alto, roda aro 16 e com isso altura do solo elevada e o mesmo 1.6 16V do Hacht convencional e no câmbio é o mesmo já citado no Hacht convencional: manual ou automático de seis marchas.
O Aventureiro HB20X também ganha o facelift.
Em dezembro era vez da família estar com completa com o HB20S que é o sedã, com nova grade dianteira, faróis, para - choques e novas lanternas, nos motores os mesmos já citados no hacht. O mesmo câmbio também, sendo para o três cilindros 1.nada 12V o manual de cinco marchas e para o 1.6 16V o manual de seis marchas ou automático também de seis marchas.
O HB20S chega ao mercado com os mesmos motores três cilindros 1.nada 12V e o 1.6 16V do Hacht.
Em fevereiro de 2016 chegava o R-Spec que tinha para-choques dianteiros e traseiros diferentes,  grade colméia, pinça de freio vermelha, ponteira de escape maior e cromada, mas.... o mesmo 1.6 16V das demais versões e o câmbio manual ou automático de seis marchas também, assim como suspensão e freios, não custava colocar o motor do Tucson? ou até mesmo a injeção direta para o motor Gamma 1.6 16V que existe no exterior com 140CV? sinceramente a Hyundai bobeou nessa, mas não é exclusividade dela.
O "Esportivo" R-Spec chegava ao mercado mas com o mesmo 1.6 16V das outras versões, ao menos não tem opção de 1.nada.
Em junho de 2016 a Hyundai lança mais uma opção: é o três cilindros 1.nada 12V Turbo, por fora em relação ao 1.nada aspirado e ao 1.6 é logo "Turbo" na traseira, afinal para o 1.nada aspirada não tem nada escrito e para o 1.6 está escrito "1.6" na tampa traseira para o automático está escrito "Automatic". O três cilindros 1.nada 12V da família Kappa recebeu novos pistões forjados, bielas forjadas, bronzinas e coxins, além é claro do turbo, mas sem a injeção direta presente no exterior, o diâmetro x curso repete o modelo aspirado, mas a taxa de compressão caiu para 9,5:1 e é o primeiro Flex turbo do mercado sem injeção direta e com isso gera 13.8KGFMa1500RPM e 98CVa5500RPM e com álcool vai a 15KGFM e 105CV nas mesmas rotações. No restante nenhuma alteração é o HB20 de sempre, motor disponível para o HB20S também e o câmbio é manual de seis marchas foi o primeiro 1.nada a ter câmbio manual de seis marchas desde o fim de Palio Weekend e Siena seis marchas no final de 2000.
O HB20 ganha a opção do três cilindros 1.nada 12V Turbo com 98CV com gasolina e 105CV com álcool.
A linha 2017 foi justamente a estreia do motor turbo e a plataforma segue a sua vida no Brasil.








POR QUE COMEÇAR COM A EUROPA SE A HYUNDAI É SUL-COREANA? é que esta plataforma foi feita pela Hyundai e equipou pela primeira vez um carro europeu da marca e fora que não existe algum HB20 fora do Brasil ou derivado dele, mas a plataforma dele existe em outubro de 2008 ele foi mostrado e em janeiro de 2009 ele foi lançado.
    Ele chegou ao mercado causando polêmica, já muitos acham que ele imitou o Opel Corsa E(lançado em 2006 na Europa), ele mede 3.94metros de comprimento, 1.71metros de largura, 1.49metros de altura e 2.50metros de entre - eixos ele tinha opção de duas ou quatro portas.
   Duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas hoje presentes no nosso HB20, um amplo leque de motores nem tão amplo se tratando de Europa, mas ainda assim variado, começava pelo 1.216V da família Kappa, o seu diâmetro é de 71mm e o curso é de 78.8mm o que totalizavam 1248cm3(na verdade 1.25...) é de mesma família do nosso três cilindros, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 12.1KGFMa4000RPM e 78CVa6000RPM, o 1.416V da família Gamma da mesma família do nosso 1.616V o diâmetro é de 77mm e o curso é 75mm o que totalizavam 1396cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 14KGFMa4200RPM e 101CVa5500RPM, o 1.616V usado no HB20 aqui, mas lá era apenas á gasolina e com taxa de compressão de 10,5:1 gerava 16KGFMa4200RPM e 126CVa6300RPM e por último o 1.6 CRDi da família U da Hyundai com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 77.2mm e o curso é de 84.5mm o que totalizavam 1582cm3, a sua taxa de compressão é de 17,5:1 e dotado de turbo, intercooler e injeção common-rail ele gerava 26.5KGFMa1900RPM e vai a 2750RPM e 116CVa4000RPM curiosamente é o de maior torque da gama e de segunda maior potência, suspensão, freios e direção são os mesmos do HB afinal o Hacht feito em Piracicaba estreava quatro anos depois.
O i20 chegava ao mercado recebendo criticas pelo visual parecido com o Corsa E, os seus motores eram o 1.216V de 78CV, 1.416V de 101CV, 1.616V de 126CV e o 1.6 CRDi com 115CV e mais tarde chegava o 1.4 CRDi de 75CV e 90CV e o 1.6 CRDi com 128CV.

Aqui a carroceria quatro portas e o mesmo motor do duas portas.
Em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em abril de 2010 chegavam mais três opções á diesel, a primeira é o 1.4 CRDi da mesma família do 1.6, o seu diâmetro caia para 75mm e o curso para 79mm o que totalizavam 1396cm3 e sua taxa de compressão é de 17,5:1 e com isso gerava 22.4KGFMa1750RPM e vai até 2350RPM e 75CVa4000RPM e outra configuração desse motor com 90CVa4000RPM mantendo o mesmo torque e estreava uma opção mais potente ao 1.6 CRDi que gerava 128CVa4000RPM e mantinha o torque e assim ficava como mais potente e com maior torque.
Em outubro de 2010 a linha 2011 do i20 atrasava e chegava a sua versão minivan ou "Micrônibus" se preferir, era o iX20 que media 4.10metros de comprimento, 1.76metros de largura, 1.60metros de altura e o entre - eixos foi para 2.61metros,  as opções de câmbio são as mesmas do Hacht e nos motores o 1.416V foi "estrangulado" para gerar 90CVa6000RPM e o 1.616V passou a gerar 125CVa6300RPM e ambos mantiveram o torque o 1.4 CRDi de 75CV passava a 78CV na minivan e mantinha o torque o 1.4 CRDi de 90CV era o mesmo do i20 assim como resto dos componentes.
A minivan iX20 chegava ao mercado com motor 1.416V de 90CV, 1.616V de 125CV e os 1.4 CRDi com 78CV e 90CV.
E lembrando que os motores á diesel eram 16 válvulas e duplo comando de válvulas e em janeiro de 2011 é vez o i20 ganhar a linha 2011  ele perdia a opção dos motores 1.6 tanto á gasolina como á diesel e na mesma época a iX25 ganhava o 1.6 CRDi com 116CV já citado no i20.
  Em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda nos modelos i20 e iX25.
  Em julho de 2012 o i20 ganhava uma reestlização na grade dianteira e novos faróis que logo depois foram parar no HB20, nos motores o 1.416V, o 1.4 CRDi de 75CV e 90CV era mantido e estreava alterações no motor Kappa 1.216V que gerava 12.3KGFMa4000RPM e 86CVa6000RPM e na minivan iX25 nada muda e era linha 2013 dos modelos.
Nova grade dianteira e faróis do nosso i20 o 1.616V tanto á gasolina como á diesel já tinha ido, o 1.416V era mantido, o 1.216V passava a gerar 86CV e os 1.4 CRDi de 75CV e 90CV eram mantidos e mais tarde o 1.4 CRDi de 75CV era substituído pelo três cilindros 1.2 CRDi de mesma potência.

O Hacht de quatro portas também ganhava alterações visuais.

  Em outubro de 2013 na linha 2014 o 1.4 CRDi de 75CV é substituído pelo três cilindros 1.1 CRDi 12 Válvulas, o diâmetro era mantido e o curso passava 84.5mm o que totalizavam 1120cm3 e com isso passou a gerar 18.3KGFMa1750RPM e vai até 2500RPM e 75CVa4000RPM e a minivan iX25 segue sem alterações é provável que ganhe uma reestilização logo e o i20 também é vendido na Austrália.
 A HYUNDAI TAMBÉM TERIA QUE MEXER EM CASA E NO MERCADO AMERICANO que é importante para a marca, lembra do Accent vendido no Brasil dos anos 1990? se lembra a geração anterior a essa plataforma era posterior ao modelo vendido aqui, nos Estados Unidos apenas o 1.616V da família Alpha que gerava 14.7KGFMa4500RPM e 110CVa6000RPM e nos outros mercados além desse motor ele tinha o 1.416V que gerava 12.9KGFMa4000RPM e 97CV a6000RPM agora a quantos RPM não sei e ainda tem o 1.5 á diesel de quatro cilindros que gerava 23.9KGFM e 110CV a não sei quantas RPM.
O Hyundai Accent de geração anterior com motor 1.616V de 112CV para todos os mercados que esteve a venda e na Ásia o 1.416V de 97CV e o 1.5 Turbo Diesel de 110CV.
Em outubro de 2010 duas novidades nessa plataforma a primeira era nova geração do Accent vendido nos mercados asiáticos, com o nome também de Versa em alguns países asiáticos e ele também tinha a opção da carroceria Hachback de quatro portas além do sedã,  ambos medem 1.70metros de largura, 1.46metros de altura e 2.57metros de entre - eixos, no comprimento o Hacht mede 4.13metros e o sedã 4.17metros, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas.
Nos motores para os mercados asiáticos o leque até que era amplo, começava com o 1.416V da família Gamma já citado no i20 só que lá gerava 13.9KGFMa5000RPM e 108CVa6200RPM, o 1.616V que é o mesmo do nosso HB20 e i20 só que lá rodando com gasolina 15.9KGFMa4200RPM e 124CVa6300RPM, o GDi 1.616V é o mesmo 1.616V da família Gamma dotado de injeção direta e taxa de compressão de 11:1 e com isso gera 17KGFMa4850RPM e 140CVa6300RPM e por último 1.6 CRDi da família U já citado no i20 que gerava 26.5KGFMa1900RPM e vai até 2750RPM e 128CVa4000RPM, suspensão, freios e direção são os mesmos já citamos no nacional HB20.
O Accent chegava ao mercado asiático com motor 1.416V de 108CV, 1.616V de 128CV, 1.616V de injeção direta e 140CV e o 1.6 CRDi de 128CV, para o mercado americano apenas o 1.616V de injeção direta já citado no modelo.

Aqui o sedã com os mesmos motores do Hacht, parece um mini-Elantra.

Com grade diferente, ele se chamava Verna na maioria dos mercados e os mesmos motores.
E para surpresa de muitos e para minha quando eu descobri, eu cheguei a chamar o i30 1.616V de "Veloster com roupa convencional", mas não o Veloster que um HB20 com roupa "folclórica" e o cupê de três portas estreava no mercado em outubro de 2010 e não é o primeiro carro de três portas, ele mede 4.22metros de comprimento, 1.79metros de largura, 1.40metros de altura e longos 2.65metros de entre - eixos foi o maior "esticão" da base, três opções de câmbio: manual, manual-automatido de dupla embreagem ou automático todos com seis marchas e duas opções de motor o 1.616V da família Gamma com injeção comum que passou por alterações para gerar 16KGFMa4850RPM e 130CVa6300RPM é esse motor que veio para o Brasil... e o 1.616V GDi de injeção direta também da família Gamma que já citamos no Accent , suspensão e direção eram os mesmos, mas ele contava com freios á disco sólidos na traseira diferente dos irmãos de base.
O Veloster chegava ao mercado com motor 1.616V de 130CV e o 1.616V de injeção direta já citado no Accent.
Em fevereiro de 2011 o Accent é lançado nos Estados Unidos com motor 1.616V de injeção direta e nas carrocerias Hachtback e Sedã e em maio de 2011 no mesmo ano na India o Verna indiano que não tem a opção de injeção direta ganhava a opção do 1.4 CRDi já citado no i20 da família U que gerava 22.4KGFMa1750RPM e vai até 2750RPM e 90CVa4000RPM.
 Em agosto de 2011 o Veloster chegava a Europa com o 1.616V de injeção direta e chegava aos mercados da América Latina com injeção multiponto comum.
 Em outubro de 2011 o Veloster passou a ser vendido nos Estados Unido e com injeção direta, no ano seguinte mais alterações para o Accent/Verna nenhuma alteração e para o Veloster vendido no mercado europeu ele ganhava a versão Turbo como nome diz o "caracol mágico" foi adicionado o 1.616V GDI da família Gamma, a taxa de compressão caiu para 9,5:1 e com Intercooler também passou a gerar 27KGFMa1500RPM e vai até 4500RPM e 186CVa5500RPM e suspensão, freios e direção foram modificados para aguentar o motor mais potente.
O Veloster Turbo chegava ao mercado na Europa com 186CV e nos EUA com 204CV.
Em janeiro de 2013 é vez do Veloster Turbo chegar aos Estados Unidos, mas lá ele 26.9KGFMa1750RPM e vai até 4500RPM e 204CVa6000RPM com isso perdia ridículos 0.1KGFM no torque e ganhava 18CV em relação ao vendido na Europa e fora que o modelo normal deles é melhor do que era vendido no Brasil até pouco tempo atrás com seus reais 128CV e não 140CV.
A KIA PARA SURPRESA DE MUITOS e minha inclusive ,estreou essa plataforma no Kia Soul( e eu achando que ele era um Cerato com roupa "alegórica...) mas ele na verdade tem a base derivada do HB20 com alterações, ele mede 4.10metros de comprimento, 1.78metros de largura, 1.61metros de altura e 2.55metros de entre - eixos, ele tem três opções de câmbio: manual ou manual-automatizado de dupla embreagem ambos com cinco marchas e o automático de quatro marchas e na Coréia do Sul ele vinha com duas opções de motor: o 1.616V da família Gamma já citado no nosso HB20 só que lá á gasolina que gerava 16KGFMa4300RPM e 124CVa6000RPM e o 2.nada 16V da família Beta, o seu diâmetro é de 82mm e o curso é de 93.5mm o que totalizavam 1975cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 19KGFMa4600RPM e 142CVa6000RPM é o mesmo motor usado hoje no Tucson nacional e na primeira geração do i30 vendido no Brasil, para a Austrália o mesmo motor 1.616V dos coreanos, para o mercado europeu o 1.616V com o mesmo torque e 126CVa6300RPM e o 1.6 CRDi de 26.5KGFMa1900RPM e vai até 2500RPM e 128CVa4000RPM.
O Kia Soul chegava ao mercado na Coréia do Sul motor 1.616V de 124CV e o 2.nada 16V de 142CV e na Austrália o mesmo 1.616V dos coreanos, para os americanos o 1.616V e o 2.nada 16V e para os europeus o 1.616V com 126CV e o 1.6 CRDi com 128CV.
E ele foi lançado em outubro de 2008 como linha 2009 e lógico existia o Kia Rio precisando de atualização que usava os mesmos motores já citado no Accent da época o 1.416V, o 1.616V e o 1.5 Turbo Diesel todos já citados no Accent de geração anterior a essa plataforma.
O Kia Rio com motores 1.416V, 1.616V e o 1.5 Turbo Diesel do Accent da época.
Em fevereiro de 2009 na linha 2010 ele chegava aos Estados Unidos com o mesmo motor 1.616V e o 2.nada 16V já citados nos modelos vendidos em "casa" e para quem não sabe a Kia no passado se baseada nos Mazda e a Hyundai na Mitsubishi e em 1997 a Kia foi comprada pela Hyundai e hoje elas dividem plataformas, motores e câmbio agora desenvolvido por eles é claro.
Em abril de 2010 chegava a minivan Kia Venga ao mercado europeu, os motores eram o 1.416V, o 1.616V, o 1.4 CRDi e o 1.6 CRDi todos já citados na Hyundai iX20 e ela mede 4.07metros de comprimento e o restos das dimensões são iguais a minivan iX20 vendida na Europa.
A minivan Venga chegava ao mercado europeu com os mesmos motores já citado na iX25 e alguns já citados no i20.

Em outurbro de 2010 na linha 2011 nada muda nos modelos já que a Venga era recém-lançada.
Em março de 2011 chegava a nova geração do Rio para os Europeus apenas o Hacht de quatro portas e para os americanos além do Hacht ele vinha na carroceria Sedan, o entre - eixos é o mesmo já citado no Accent da geração nessa plataforma, a largura é de 1.72metros, a altura é de 1.45metros e o comprimento é de 4.04metros para o Sedan e 4.37metros para o Sedã, ele tem as mesmas opções de câmbio já citadas no Accent e nos motores na Europa ele segue o i20 com o 1.216V com 86CV, o 1.416V nele gerava 109CVa6300RPM e mantém o torque e o três cilindros 1.1 CRDi com 75CV e o 1.4 CRDi com 90CV esse último quatro cilindros, já citado no i20 e nos Estados Unido ele vem apenas o 1.616V GDI de injeção direta já citado no Accent vendido na Ásia e nos Estados Unidos.
O Rio Hachtback vendido na Europa  com motores 1.216V, 1.416V, três cilindros 1.1 CRDi e o 1.4 CRDi já citados nos últimos Hyundai i20 e nos Estados Unidos o 1.616V de injeção direta já citado no Accent vendido nos Eua.

O Sedan vendido nos Estados Unidos com o 1.616V já citado no Accent.
E o Rio nos EUA já era 2012, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda no Rio vendido na Europa, no Venga nada muda, no Soul nova grade dianteira, faróis e para - choque o 1.616V de injeção comum agora gerava 129CVa6300RPM vendido nos mercados da Ásia e Austrália e ganhava o 1.616V com injeção direta em lugar do 2.nada 16V nos mercados Asiáticos e nos mercados da Europa o 1.616V de injeção direta substituía o modelo com injeção comum e nos EUA o 1.616V com injeção direta substituía os dois motores disponíveis com injeção comum e direção e suspensão seguem o nosso HB20, mas nos freios ele é disco ventilado na dianteira e o automático sequencial de 4 marchas dava lugar ao automático de 6 marchas, ou seja ficava com duas marchas a mais.
Na linha 2012 o Soul ganhava nova grade dianteira, faróis e para - choques e junto com eles o 1.616V de injeção comum vendido na Coréia do Sul e Austrália passou a gerar 129CV e estreava o 1.616V com injeção direta já citado no Accent para todos os mercados.
Em fevereiro de 2012 para a Europa e Austrália o Kia Rio ganhava a opção da carroceria hachtback de duas portas, o modelo fabricado e vendido na Europa usa os mesmos motores do quatro portas que são os mesmos do i20 e no modelo vendido na Austrália na versão esportiva com motor 1.616V de injeção direta já citado no Accent.
O Rio duas portas com os mesmos motores do quatro portas que são os mesmos do i20 para o mercado europeu e para os Australianos o 1.616V com injeção direta.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda nos modelos e em abril de 2014 o Soul migrava para uma nova plataforma, mas ainda com o Rio essa plataforma terá um futuro longevo na Kia da Europa e da Ásia.
A IMIGRAÇÃO COREANA PARA O BRASIL SE DÁ desde os anos 1990 com a abertura das importações, mas nesse período a Daewoo saiu do pais, a Hyundai trocou de importado, mas a Kia sempre mantém o mesmo importador desde anos 1990 e em agosto de 2009 o Soul chegava ao mercado, apenas com uma opção de motor: 1.616V que gerava 15.9KGFMa4200RPM e 124CVa6300RPM e duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas como era no exterior, afinal o modelo era feito na Coréia do Sul coisa mais natural.
                                     O Soul chega ao mercado nacional com motor 1.616V de 124CV.
No mesmo mês ele foi testado, na pista ele foi de 0a100KM/H em 10.9segundos, consumo urbano de 11.1KM/L e o rodoviário de 13.1KM/L, em setembro de 2009 o Soul enfrentava o Chery Tiggo 2.nada 16V e o EcoSport 1.6 lembrando que o EcoSport era o único Flex, vamos deixar o EcoSport de lado, o Chery Tiigo foi de 0a100KM/H em 10.9segundos contra 12.1segundos do Tiggo, o consumo urbano foi de 11.1KM/L contra 8.5KM/L do Tiggo e o rodoviário é de 13.1KM/L contra 12.3KM/L do Tiggo e vamos nos prováveis números com gasolina do EcoSport:13.5segundos, consumo urbano de 9KM/L e o rodoviário de 12.3KM/L e com álcool ele fez 0a100KM/H em 12.8segundos, consumo urbano de 6.9KM/L e o rodoviário de 9.5KM/L. o Soul era linha 2010.
   Em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda no Soul.
  Em setembro de 2011 chegava o carro polêmico, primeiro a Hyundai disse que tinha 140CV mas era dotado de injeção comum só que esse motor era  o mesmo vendido em outros mercados com 128CV... mas mesmo assim ele foi lançado, o cupê de três portas, afinal três portas a Hyundai-CAOA dizia que era novidade, mas ela estreou na Kombi em 1957 e a Chevrolet Amazona tinha de 1959-1964 algum problema aqui? Não. nada disso, o câmbio era automático de seis marchas e lógico apenas quatro lugares e o motor oficialmente gerava 16.1KGFMa4850RPM e 140CVa6300RPM mas aí existe o problema ele não tinha os 140CV alegados pela CAOA pode ver que o torque regula com o 1.616V de injeção comum e não com o 1.616V de injeção direta e então a Hyundai-CAOA estava mentido e com isso ficou muito ruim e fora o preço na época quase R$90.000 ficava complicado.
O Veloster chegava ao Brasil com motor 1.616V de oficiais "140CV" mas tinha apenas 128CV.
Já o Kia Soul ficava sem alterações na linha 2012 e em novembro o teste do Veloster: 0a100KM/H em 12.8segundos, consumo urbano de 10.5KM/L e o rodoviário de 13.9KM/L ou seja se tivesse 140CV ele faria em torno de 11segundos e não quase 13segundos o que era um vergonha.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda nos modelos, em julho de 2012 o Soul 1.616V passava ser Flex e em outubro de 2012 o Veloster deixava ser importado e os estoques acabaram em março de 2014 e o Soul vai chegar numa nova geração em nova plataforma para todos.

A Plataforma do HB20 surgiu no i20 europeu e por incrível que pareça deu origem a Soul e Veloster, no Brasil reinaugurou os três cilindros em carros nacionais e no exterior chegou a ter injeção direta.


















Comentários