Plataforma V da Nissan: March e Versa e sua vida no exterior e deu origem a um médio no Ásia.

MARCH E VERSA INSERIRAM A NISSAN NO SEGMENTO DE COMPACTOS NO BRASIL E ESSA BASE NO EXTERIOR DEU ORIGEM A NOVA GERAÇÃO DO TIIDA.
Sabendo que a Toyota ia fabricar carros compactos no Brasil e a Honda já tem o Fit, a Nissan resolve aproveitar a sua fabrica de Águas Calientes no México e fazer o March e o Versa, o Versa o alvo era também o mercado americano e o March tinha como alvo o mercado latino americano e em agosto de 2011 o Versa chegava ao mercado nacional ele é um sedã de quatro portas e cinco lugares, ele media 4.47metros de comprimento, 1.70metros de largura, 1.51metros de altura e 2.60metros de entre - eixos ou seja as dimensões eram generosas para um compacto como é hoje em dia.
Ele vinha em três versões de acabamento: S,SV e SL, única opção de câmbio: manual de cinco marchas, única opção de motor: o 1.616V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 78mm e o curso é de 83.6mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão é de 9,8:1 e com isso gerava 15.1KGFMa4000RPM e 111CVa5600RPM nos dois combustíveis, a sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi-independente com eixo de torção, os freios é discos ventilados na dianteira e tambores na traseira e a direção é tipo pinhão e cremalheira é um projeto moderno.
        O Versa chegava ao mercado nacional e estreava com motor 1.616V de 111CV.
Qualidades? bom desempenho, bom consumo de combustível, defeitos? não tem a confiabilidade mecânica de outros japoneses e um visual que não é bonito para dizer a verdade, a Nissan já estava com planos mais ambiciosos e o Versa foi lançado como linha 2012 e em setembro de 2011 chegava o March ao mercado nacional, ele mede 3.78metros de comprimento, 1.67metros de largura,1.53metros de altura e 2.45metros de entre - eixos. Ele chegou em duas versões de acabamento: Básica e S, única opção de câmbio: manual de cinco marchas a mesma do Versa e única opção de motor só que ele era feito no Brasil e feito pela sócia Renault é o 1.nada 16V da família D com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 69mm e o curso é de 66.8mm o que totalizavam 998cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava 10KGFMa4350RPM e 74CVa5850RPM nos dois combustíveis. Como o March era leve o desempenho do 1.nada era adequado e suspensão, freios e direção são os mesmos que já citamos no Versa.
O March chegava ao mercado nacional de inicio apenas o 1.nada 16V de 74CV e mais tarde ele ganhava o 1.616V do Versa.
E no mesmo mês o March S 1.nada 16V enfrentou Kia Picanto 1.nada 12V, Gol 1.nada e Uno Vivace 1.nada, na pista ele teve o melhor 0a100KM/H com 14segundos, contra 14.4segundos do Picanto,14.5segundos do Gol e 17.1segundos do Uno, o consumo urbano foi de 8.3KM/L foi o mais sedento da turma contra 8.7KM/L do Gol,8.9KM/L do Uno e 9.5KM/L do Picanto e o rodoviário foi de 11.2KM/L foi o mais sedento contra 11.7KM/L do Uno, 12KM/L do Gol e 12.5KM/L do Picanto e nos prováveis números com gasolina ele continuaria na frente, afinal ele é o único que não altera a potência, o Picanto é provável que faça a prova em 14.7segundos, Gol com 14.9segundos e o Uno com 17.3segundos, consumo urbano de 10.9KM/L, contra 11.3KM/L do Gol,11.6KM/L do Uno e 12.3KM/L do Picanto e o rodoviário de 14.6KM/L, contra 15.2KM/L do Uno,15.6KM/L do Gol e 16.2KM/L do Picanto. No mês seguinte era vez do Versa ser testado, na pista ele foi de 0a100KM/H em 10.9segundos, chegou a 189KM/H segundo a Nissan, o consumo urbano foi de 8KM/L e o rodoviário de 11.5KM/L e os prováveis números com gasolina só no de consumo, já os números de potência não mudam, consumo urbano de 10.4KM/L e o rodoviário de 14.9KM/L e nesse mesmo mês o motor 1.616V é oferecido ao March só que o 1.6 está disponível nas versões S, SV e a "esportiva" SR com aerofólio, spoilers e saias laterais, mas ao menos o desempenho é bom.
O "Esportivo" SR chegava ao mercado com motor 1.616V já citado no Versa, mas como ele é leve o desempenho acabou sendo bom.
Em dezembro de 2011 é vez do Versa SV 1.616V enfrentar o Logan Expression 1.6 e o Cobalt LS 1.4, na pista ele foi de 0a100KM/H em 10.9segundos massacrou os rivais, o Logan fez a prova em 13.1segundos e o Cobalt em 13.5segundos, chegou a 189KM/H segundo a Nissan, contra 185KM/H da Renault para o Logan e 170KM/H da Chevrolet para o Cobalt, o consumo urbano foi de 8KM/L foi o mais econômico contra 7.4KM/L do Logan e 7.2KM/L do Cobalt e o rodoviário foi de 11.5KM/L foi mais econômico, contra 9.9KM/L do Cobalt e 9.8KM/L do Logan e os prováveis números com gasolina são: 0a100KM/H o Versa manteve o tempo, o Logan com 13.4segundos e o Cobalt com 14segundos, na velocidade máxima é provável que o Logan chegue a 182KM/H e o Cobalt a 165KM/H, o consumo urbano de 10.4KM/L contra 9.6KM/L do Logan e 9.4KM/L do Cobalt e o rodoviário com 14.9KM/L contra 12.9KM/L do Cobalt e 12.7KM/L do Logan.
   Na edição extra de dezembro o March SR 1.616V foi testado, na pista ele foi de 0a100KM/H em 10.2segundos, chegou a 191KM/H segundo a Nissan e o consumo urbano foi de 7.9KM/L e o rodoviário de 10.9KM/L e os prováveis números com gasolina os desempenho é mantido, já no consumo urbano é provável que seja 10.3KM/L e o rodoviário que seja 14.2KM/L.
   Em maio de 2012 era vez do Versa SL 1.616V enfrentar Cobalt LTZ 1.4 e Siena Attractive 1.4, na pista ele praticamente triturou os rivais com 0a100KM/H em 10.9segundos, contra 13.5segundos do Cobalt e 14.4segundos do Siena, chegou a 189KM/H segundo a Nissan, contra 175KM/H da Fiat para o Grand Siena e 170KM/H para o Cobalt, o consumo urbano foi de 8KM/L foi o mais econômico contra 7.6KM/L do Grand Siena e 7.2KM/L do Cobalt e o rodoviário foi de 11.5KM/L contra 9.9KM/L do Cobalt e 9.5KM/L do Grand Siena e os prováveis números com gasolina o Versa não muda os números de desempenho, mas o Grand Siena é provável que faça a prova em 14.7segundos e o Cobalt em 14segundos, que o Grand Siena chegue a 172KM/H e o Cobalt a 165KM/H, no consumo de 10.4KM/L, contra 9.9KM/L do Grand Siena e 9.4KM/L do Cobalt e o rodoviário de 14.9KM/L contra 12.3KM/L do Grand Siena e 12.9KM/L do Cobalt.
  Em outubro de 2012 chegava a linha 2013 de March e Versa sem alterações, em dezembro de 2012 o March S 1.nada enfrentou Peugeot 207 XS 1.4, Toyota Etios X 1.316V, Volkswagen Gol 1.nada, Chevrolet Onix LS 1.nada, Fiat Palio Attractive 1.nada, Hyundai HB20 Comfort 1.nada 12V e JAC J2 1.416V mas antes primeiro vamos nos números com álcool e o J2 fica de fora, na pista ele foi de 0a100KM/H em 14segundos entre os 1.nada ficou na frente e só perdeu para o Etios com 12.8segundos, depois veio o Onix com 14.8segundos, HB20 com 15.4segundos, 207 com 15.6segundos, Gol com 16.6segundos e Palio com 18.3segundos, o seu consumo urbano é de 8.3KM/L empatou com o HB20 ficou atrás do Etios com 8.7KM/L, á frente do Gol com 8.2KM/L, Palio com 7.9KM/L, Onix e 207 com 7.6KM/L, o consumo rodoviário foi de 11.2KM/L empatou com Etios e Onix, venceu Palio e 207 com 10.6KM/L, perdeu para o HB20 com 11.8KM/L e o Gol com 12.6KM/L e nos prováveis com gasolina e agora sim entra o J2 que foi testado com gasolina,o March não muda o 0a100KM/H, o Etios fez a prova em 13.4segundos, mas o Onix fez a prova em 15segundos, HB20 em 15.9segundos, 207 com 15.8segundos, Gol com 17segundos e Palio com 18.5segundos e o J2 fez o tempo de 12.6segundos ficando na frente de todos, o consumo urbano provável foi de 10.8KM/L empatando com o HB20, ficou atrás do Etios com 11.3KM/L, á frente do Gol com 10.7KM/L, do Palio com 10.3KM/L, Onix e 207 com 9.9KM/L e o J2 fez o consumo de 11.9KM/L ficando á frente de todos os rivais e o rodoviário foi de 14.6KM/L empate com Etios e Onix, venceu Palio e 207 com 13.8KM/L e perdeu para o HB20 com 15.3KM/L e para o Gol com 16.2KM/L e o J2 fez o consumo de 15.2KM/L ficando entre Onix/Etios/March e HB20.
  Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e continuava sem o ABS de série para o March, mas como podia ser vendido até março de 2014 a Nissan jogou com o regulamento embaixo do braço.
   Em dezembro de 2013 era vez do Versa SV enfrentar Renault Logan Dynamique 1.6, Toyota Etios Sedan XLS 1.516V, Volkswagen Voyage Trend 1.6, Chevrolet Cobalt LTZ 1.4, Chevrolet Prisma LTZ 1.4, Fiat Grand Siena Essence 1.616V, Ford Fiesta Sedan Rocam SE 1.6, Hyundai HB20S Comfort Plus 1.616V e JAC J3 Turin 1.316V como o chinês é o único não flex, vamos deixar para os números com gasolina, agora os números com álcool ele foi de 0a100KM/H em 10.9segundos só ficou atrás do HB20 com 10.2segundos, ficou á frente de Voyage e Grand Siena com 11.5segundos, Etios com 11.7segundos, Fiesta com 12segundos, Prisma com 12.4segundos, Logan com 12.6segundos e Cobalt com 13.5segundos, o consumo urbano foi de 8KM/L só ficou atrás do HB com 8.3KM/L, Prisma com 8.4KM/L e do Etios com 9KM/L e venceu Fiesta com 7.9KM/L, Grand Siena com 7.8KM/L, Voyage com 7.7KM/L, Logan com 7.4KM/L e Cobalt com 7.2KM/L e o rodoviário foi de 11.5KM/L só perdeu para Etios e Prisma com 11.8KM/L, venceu Fiesta com 11.4KM/L,HB20 com 11KM/L e Logan com 11KM/L, Grand Siena com 10.9KM/L, Voyage com 10.8KM/L e Cobalt com 9.9KM/L e os números com gasolina os prováveis números o Versa manteve no 0a100KM/H ao menos encostou no HB20 com 10.8segundos, Grand Siena com 11.7segundos, Voyage com 11.9segundos,Etios com 12.1segundos, Fiesta com 12.6segundos,Prisma com 13.2segundos, Logan com 13.4segundos e Cobalt com 14segundos e o J3 fez o 0a100KM/H em 12.7segundos ficando entre Prisma e Fiesta, o consumo urbano de 10.4KM/L ficando atrás do HB20 com 10.8KM/L, Prisma com 10.9KM/L e Etios com 11.7KM/L e á frente do Fiesta com 10.3KM/L, Grand Siena com 10.1KM/L, Voyage com 10KM/L, Logan com 9.6KM/L e Cobalt com 9.4KM/L e o J2 fez o consumo de 11.2KM/L o que deixa entre Etios e Prisma, o consumo rodoviário foi de 14.9KM/L só perdeu para Etios e Prisma com 15.3KM/L, venceu Fiesta com 14.8KM/L, HB20 e Logan com 14.3KM/L, Grand Siena com 14.2KM/L, Voyage com 14KM/L e Cobalt com 12.9KM/L e o J3 fez o consumo de 15.2KM/L só ficou atrás de Etios e Prisma.
  Em março de 2014 o Nissan March S 1.nada 16V enfrentou Volkswagen Take Up! 1.nada 12V, Fiat Uno Economy 1.4 e Chevrolet Celta LT 1.nada, na pista ele foi de 0a100KM/H em 14segundos só ficou atrás do Uno que era 1.4 com 12.6segundos , á frente de Up! e Celta com 14.7segundos, consumo urbano de 8.3KM/L empatou com o Celta, venceu o Uno com 7.9KM/L e perdeu para o Up com 9.9KM/L e o rodoviário foi de 11.2KM/L só venceu o Uno com 11.1KM/L, perdeu para o Celta com 11.8KM/L e Up com 12.9KM/L e os prováveis números com gasolina ele manteve os números, o Uno com 12.9segundos, o Celta com 14.8segundos e o Up com 15.3segundos, o consumo urbano de 10.8KM/L empatou com o Celta e venceu o Uno com 10.3KM/L e perdeu para o Up! com 12.9KM/L e o rodoviário foi de 14.6KM/L só venceu o Uno com 14.4KM/L, perdeu para o Celta com 15.3KM/L e Up! com 16.8KM/L.
    Em abril de 2014 com a fabrica de Resende pronta chegava o novo March com nova grade dianteira, faróis, para -choques dianteiras e lanternas e agora ele abandonava a versão SR e entrava a SL no lugar e agora ele vinha em quatro versões de acabamento: Comforto(Básica), S, SV e SL, a primeira apenas com o 1.nada 16V, a segunda a terceira com o 1.nada 16V e o 1.616V e a última apenas com o 1.616V e o motor 1.616V da família HR também passou a ser feito em Resende-RJ e continua com apenas uma opção de câmbio: manual de cinco marchas como é de praxe.
O March chegou renovado agora feito no Brasil com motor 1.nada 16V e o 1.616V mantidos.
Em abril de 2014 o March SL 1.616V foi testado, na pista ele foi de 0a100KM/H em 10.6segundos, chegou a 191KM/H segundo a Nissan, o consumo urbano foi de 8.4KM/L e o rodoviário foi de 11.7KM/L e os prováveis números com gasolina os desempenho mantidos, mas o consumo urbano de 10.9KM/L e o rodoviário de 15.2KM/L ou seja os números de consumo melhoraram.
Em agosto de 2014 o March S 1.nada 16V enfrenta Renault Sandero Expression 1.nada 16V, Volkswagen Gol Trendline 1.nada, Volkswagen Up 1.nada 12V, Chevrolet Onix LS 1.nada, Fiat Palio Attractive 1.nada, Fiat Uno Vivace 1.nada, Ford Ka SE 1.nada 12V e  Hyundai HB20 1.nada 12V e agora a revista testa os carros com gasolina, na pista o segundo melhor 0a100KM/H com 14.4segundos só atrás do Up1, ficou á frente do Ka com 15.3segundos, HB20 com 16.1segundos, Onix com 16.4segundos, Sandero com 17.3segundos, Palio com 18.4segundos e Gol com 18.7segundos, o consumo urbano foi de 11.8KM/L só perdeu para o Up com 14.1KM/L e HB20 com 11.9KM/L e ficou á frente do Palio com 11.5KM/L, Gol e Ka com 11.4KM/L, Uno com 11.3KM/L e Sandero com 11.2KM/L e o rodoviário foi de 16.2KM/L só ficou atrás do Up com 18.4KM/L, venceu o Uno com 15.7KM/L, Ka com 15.6KM/L, Gol e HB20 com 15.5KM/L, Onix com 15.4KM/L e Sandero com 14.9KM/L e os prováveis números com álcool o March manteve o 0a100KM/H, o Up cravou 13.5segundos, o Ka encostou nele com 14.8segundos, HB20 com 15.6segundos, Onix com 16.2segudnos,Sandero com 17.1segundos, Palio com 18.2segundos e Gol com 18.3segundos, no consumo urbano com álcool o provável é de 8.3KM/L empatou com o HB20 e perdeu para o Up com 9.9KM/L, ficou á frente de Palio,Ka e Gol com 8KM/L, Uno com 7.9KM/L e Sandero com 7.8KM/L e o rodoviário com álcool foi de 11.3KM/L só perdeu para Up! com 12.9KM/L, venceu o Uno com 11KM/L, Ka com 10.9KM/L, HB20, Gol e Onix com 10.8KM/L e Sandero com 10.4KM/L, mas essa plataforma tem muitos anos no Brasil e mais tarde você verá o que essa plataforma reserva ao Brasil.
COMO VOCÊ JÁ SABE O MARCH VENDIDO NO BRASIL ERA FEITO NO MÉXICO e o Versa vendido até hoje também, mas também de olha numa maior eficiência por causa do CAFE americano, a Nissan americana resolveu tomar um decisão mais drásticas, substituir o Versa antigo por um novo modelo feito em uma nova plataforma, antes vamos falar sobre o Versa(vendido aqui como Tiida) o Hacht eu vou deixar de lado, mas o sedã lá era vendido em duas opções de motor a primeira opção era o 1.616V da família HR que gerava 15.3KGFMa4000RPM e 109CVa6000RPM e a segunda opção era o 1.816V da família MR que gerava 17.3KGFMa4800RPM e 125CVa5500RPM, mas a Nissan decidiu não substituir ele pela nova geração do Tiida o que seria um caminho natural.
O Versa antigo(vendido aqui como Tiida Sedan) e lá os motores 1.616Vde 109CV e 1.816V de 125CV.
Mas em janeiro de 2011 chegava o novo Versa para o mercado americano era o mesmo que chegaria aqui oito meses depois lançado em 2012 lá nos mercados da América do Norte ele tinha três versões de acabamento: S, SV e SL, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou CVT(essa última não veio para o Brasil) e única opção de motor o mesmo 1.616V da família HR que é do modelo vendido aqui no Brasil, mas lá calibrado com gasolina para gerar 15.3KGFMa4000RPM e 109CVa6000RPM e como o México abastece o continente americano é o mesmo vendido aqui.
O Versa chegava ao mercado americano com motor 1.616V de 109CV.
Em abril de 2011 é vez do March ser fabricado e vendido no México, mas nos Estados Unidos e Canadá ele não era vendido e por lá e lembrando que o Versa vendido no Mercado mexicano o câmbio é automático de quatro marchas e o March veio nas versões S,SV,SL e SR e apenas uma opção de motor: o 1.616V já citado no Versa e lógico ele foi fabricado lá de olho no Brasil.
             O March agora também é feito no México com motor 1.616V já citado no Versa.
E como eles já foram lançados como linha 2012 nada de alterações, em outubro de 2012 na linha 2013 nada de alterações nos dois modelos e nos três países, em fevereiro de 2013 é mostrada a Versa Note e em julho de 2013 é lançada a Versa Note nos três mercados da América do Norte e sendo que em alguns mercados ela substituía o Versa Hacht(aqui vendido como Tiida) ela media 4.10metros de comprimento, 1.69metros de largura,1.52metros de altura e 2.60metros de entre- eixos, veio nas três versões de acabamento disponíveis para o sedã e o mesmo motor 1.616V já citado no Versa.
         O Versa Note chegava aos mercados da América do Norte com o mesmo 1.616V do Versa.
E no México ela era apenas Note e em vez do automático de quatro marchas ela vinha com o CVT, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda em Versa e March nos mercados da América do Norte, mas em fevereiro de 2014 chegavam as linhas 2015 do March que apenas vendido no México(e América Latina é claro) , mas voltava a ser vendido no Canadá com o nome de Micra ganhava nova grade dianteira, faróis, para- choques dianteiros e lanternas e ele manteve as duas opções de câmbio e o motor 1.616V já citado no Versa e esse também ganhava alterações visuais com nova grade dianteira, faróis, para - choques e novas lanternas e continua com as mesmas opções de câmbio e o mesmo motor 1.616V e esse modelo chegará ao Brasil no final do ano feito na Fábrica de Resende-RJ e junto com ele a Nissan vai estrear o seu novo três cilindros 1.nada.
O March ganhava novo visual também e lá apenas o 1.616V e no Canadá passava a ser vendido como Micra(foto).

O Versa ganhou um novo visual e ficou pior e o motor 1.616V foi mantido.
E Note ainda não entrou na linha 2015 mas vai entrar em breve era cotada para o Brasil , mas a última notícia parece que desistiram dela a conferir no futuro, mas a América do Norte é isso.
NO RESTO DO MUNDO O NOSSO FOCO SERÁ O MERCADO JAPONÊS E por tabela o mercado europeu,  o March "japonês"(na verdade ele era feito apenas na Inglaterra)  tinha cinco opções de motores: o 1.nada 16V da família CR que gerava 9.8KGFMa3600RPM e 68CVa5600RPM e o 1.216V da mesma família que gerava 12.3KGFMa4000RPM e 90CVa5600RPM, o 1.516V da família HR que gerava 14.2KGFMa4000RPM e 100CVa6000RPM e no Japão estava disponível o 12SR com motor 1.216V só que alterado para gerar 13.7KGFMa3600RPM e 110CVa5900RPM e para o mercado europeu estava disponível os modelos 15SR e 16SR e o motor á diesel , no caso do primeiro é o mesmo 1.516V já citado no modelo japonês, no segundo é o 1.616V da família HR com 14.5KGFMa4000RPM e 114CVa5600RPM e o motor 1.5 Turbo diesel da família K da Renault com 16.3KGFMa2000RPM e 65CVa4000RPM é o famoso 1.5 DCi bem usado no grupo Renault.
O antigo March/Micra na Ásia com motores 1.nada 16V de 68CV, 1.216V de 90CV, 1.516V de 99CV  e o esportivo 12SR com motor 1.216V "envenenado" para 110CV, para o mercado europeu além dos três primeiros motores ele estava disponível com o 1.616V de 114CV e o 1.5 á diesel de 65CV.
Mas a Nissan tomou uma decisão era hora de uma mudança radical e a Nissan resolveu mudar a plataforma, mas não mudou o desenho pode ver que é quase o mesmo, ele foi lançado em março de 2010 como modelo 2011 o seu nome é March no Japão e Micra na Europa e na maioria dos países asiáticos e no Japão ele vinha com duas opções de tração: dianteira e integral e sendo a suspensão traseira é multilink no caso da tração integral, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou CVT e apenas uma opção de motor: o três cilindros 1.2 de 12 válvulas da família HR é basicamente o mesmo 1.616V dos Versa/March vendidos aqui só com um cilindro "cortado" e com isso totalizavam 1198cm3 e sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 10.8KGFMa4400RPM e 79CVa6000RPM ou seja se o 1.nada já consegue ter um desempenho razoável fico imaginando o 1.2.
  Para alguns mercados da Ásia ele estava disponível além do três cilindros 1.2 12V ele estava disponível com o 1.516V de quatro cilindros da família HR, o seu diâmetro é de 78mm e o curso é de 78.4mm o que totalizavam 1498cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 14KGFMa4000RPM e 99CVa6000RPM.
  Para a Europa o três cilindros 1.212V gerava 11.2KGFMa4000RPM e 80CVa6000RPM e tinha a opção do três cilindros 1.212V Supercharger chamado pela Nissan também de DIG-S ou seja além de compressor ele tina injeção direta e taxa de compressão de 13:1 e com isso ele gera 14.5KGFMa4400RPM e 98CVa5600RPM e agora além da Inglaterra o modelo era feito também na Tailândia no Japão e mais tarde seria feito no México, Brasil e Ìndia, mas será mostrado a seguir.
O Nissan March/Micra chega ao mercado japonês apenas com o três cilindros 1.212V de 79CV, para os países asiáticos ele vem com o 1.516V de 99CV além desse três cilindros 1.212V, para o mercado europeu o três cilindros 1.216V de 80CV e versão com injeção direta e compressor desse motor com 98CV e mais tarde para o mercado da Austrália o 1.616V de 107CV.
Em outubro de 2010 já como linha 2011 nada muda no March e chegava para os países asiáticos o modelo chamado Sunny(que aqui como Versa) na maioria dos países asiáticos e na Tailândia ele se chamava Latio e na Malásia e Indonésia se chamava Almera e o motor é o 1.516V já citado no March que é o motor da família HR que é da mesma família do 1.616V vendido aqui.
O Sunny/Latio/ Almera nos mercado Asiáticos com motor 1.516V já citado no March e mais tarde ele passava a ser vendido no Japão com motor três cilindros 1.212V já citado no March.
Na mesma época o March passava a ser vendido no mercado australiano, mas com motor 1.616V da família HR é o mesmo de March e Versa vendidos aqui mas que lá o motor é apenas á gasolina e gera 14.5KGFMa4000RPM e 107CVa6000RPM e também tinha outro para se aposentar era o Tiida que no mercado asiático usava o 1.516V da família HR já citado no March de geração anterior e o 1.816V da família MR com 17.5KGFMa4800RPM e 125CVa5500RPM, mas era hora de aposentar.
O Tiida com motores 1.616V esse já citado no March da época e o 1.816V de 125CV.
Em abril de 2011 chegava a nova geração do Tiida apenas para a China, alguns países de Ásia e Austrália onde foi vendido como Pulsar, ele é apenas hacht de quatro portas como a geração anterior ele mede 4.26metros de comprimento, 1.76metros de largura,1.52metros de altura e 2.70metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou CVT e  duas opções de motores: o 1.616V da família HR já citado no March e o 1.816V da família MR herdado do antigo Tiida, só com alterações o diâmetro caiu para 79.7mm e o curso cresceu para 90.1mm o que totalizavam 1798cm3, a sua taxa de compressão é de 9,9:1 e com isso gera 17.7KGFMa3600RPM e 130CVa6000RPM.
O Novo Tiida chegava aos mercados asiáticos com motor 1.616V já citado no March e o 1.816V de 130CV e mais tarde chegava o 1.616V Turbo com 190CV.
Em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda nos modelos Tiida(recém-lançado), March e Versa também não mudavam, em outubro de 2012 na linha 2013 March  não mudava, Sunny/Latio/Almera passavam a ser vendido no Japão importado da Tailândia com o nome Latio e o motor três cilindros 1.212V já citado no March  e chegava o motor 1.616V DIG-T ao Tiida, o motor 1.616V pertence a família MR, o diâmetro do 1.816V é mantido, mas o curso diminuiu para 81.1mm o que totalizavam 1618cm3 com turbo, intercooler e injeção direta, a sua taxa de compressão produzia 9,5:1 e com isso gera ótimos 24.5KGFMa1400RPM e 190CVa6000RPM é o mesmo usado em vários modelos do grupo Renault Nissan, entre eles o Clio RS de atual geração e marcava a estreia da nova geração da Note, mas antes uma resenha sobre o modelo antigo, a Note antiga era uma "Livina de grife" e no Japão ele usava o 1.516V da família HR e no mercados europeus o 1.416V da antiga família CR que gerava 14KGFMa3200RPM e 98CVa5600RPM, o 1.616V da família HR já citado no March da época e o 1.5 DCi da família K da Renault já citado no March.
A Note antiga que no Japão usava o 1.516V já citado no March da época, na Europa usava o 1.416V de 98CV, 1.616V já citado no March da época e o 1.5 DCi já citado no March da época.
E é lançada a nova geração da Note as dimensões são iguais ao modelo vendido na América do Norte, nas opções de câmbio é igual, o que muda são as opções de motores, tanto para o Japão como para a Europa ela vem com o três cilindros 1.212V da família HR sendo a versão sem sobrealimentação e uma versão desse motor dotado com compressor volumétrico e injeção direta já citados no Micra europeu e para eles também o 1.5 DCi só que na configuração de 20.8KGFMa2000RPM e 90CVa3750RPM mais potente que o usado no antigo modelo.
A nova geração da Note com motor três cilindros 1.216V já citados no March, três cilindros 1.216V com compressor volumétrico e injeção direta também já citado no March para os europeu além desses dois motores o 1.5 DCi de 90CV.
E a Note antiga era feita apenas na terra da Rainha ou do Jeremy Clarkson, mas o modelo atual além do México e feito no Japão também.
  Em outubro de 2013 na linha 2014 o March/Micra ganhava nova grade dianteira, faróis e para - choques é o visual que conheceríamos aqui seis meses depois e os motores eram mantidos na gama que já citamos antes. o Versa não muda, assim como Note e Tiida.
O March/Micra  ganha nova grade, faróis, para - choques dianteiros e novas lanternas é o visual que conheceríamos aqui seis meses depois e os motores são mantidos.
 Em março de 2015 é vez do Sunny/Almera/Latio ganhar alterações visuais com nova grade, faróis e para - choques e sem nenhuma mudança nos motores oferecidos.
O Sunny/Almera também ganha alterações visuais e o motores são mantidos.
E lógico ainda tem as linhas 2015 de Tiida e Note que não chegaram, mas essa plataforma ainda vai longe, fora que estão planejando um novo Nissan europeu nessa plataforma.
A ÍNDIA ACABOU ATRASANDO, mas está aqui  com o divorcio com a Mahindra indiana essa ficou responsável pela produção do Logan na India que se tornou Mahindra Verito e Renault local viu na sócia japonesa uma saída e lançou o March por la em junho de 2010 com grade dianteira e farois diferentes e o nome? Pulse e no resto Pulse era igual ao March, apenas câmbio manual de cinco marchas e uma opção de motor: o três cilindros 1.212V que gerava 10.6KGFMa4000RPM e 76CVa6000RPM e no resto tudo igual, afinal é apenas um March com logotipo da Renault e grade dianteira desse fabricante.
O Renault Pulse chega ao mercado com motor três cilindros 1.212V de 76CV e mais tarde o 1.5 DCi de 64CV.
E já lançado como linha 2011, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em agosto de 2012 é vez do Latio/Sunny/Almera chegar ao mercado Indiano, mas com outra grade dianteira símbolo da Renault e nome Scala, além do manual de cinco marchas ele oferecia a opção do CVT(até lá ele tem e aqui não....) e apenas uma opção de motor: a 1.516V da família HR que gera 13.7KGFMa4000RPM e 99CVa6000RPM.
Chegava o Scala ao mercado indiano com motor 1.516V de 99CV.
Era a linha 2013 e tem o Pulse e sem alterações, em outubro de 2013 na linha 2015 o Pulse ganhava a opção do 1.5 DCi Diesel da Renault o motor da familia K, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, cabeçote de 8 válvulas, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 76mm e o curso é de 80.5mm o que totalizavam 1461cm3, a sua taxa de compressão é de 18,3:1 e com isso gerava 16.3KGFMa2000RPM e 64CVa4000RPM e lá como aqui tem muitos anos pela frente afinal a base é nova.
O RETORNO DA DATSUN a Nissan no exterior se chamava Datsun e depois virou Nissan também no resto do mundo e em março de 2014 chegavam os modelos da Datsun que era o Hachtback GO e a minivan GO+, o Hacht tem as mesmas medidas do March e o mesmo motor três cilindros 1.212V e tem a minivan que mede 3.99metros de comprimento e o resto das dimensões são iguais do March e também equipada com câmbio manual de cinco marchas e motor três cilindros 1.212V já citado no Pulse.
O Datsun GO chega ao mercado e o mesmo motor três cilindros 1.216V do Renault Pulse/Nissan March.

A Minivan GO+ chega ao mercado com o mesmo motor do hacht.
E logico a Datsun tem anos de caminhada para o mundo e para a própria Asia afinal os modelos foram lançados agora no mercado indiano e especula-se que o sucessor do Clio tem origem aqui.

A Plataforma V da Nissan, mostra que não tem o V ai por caso, por que ela é uma plataforma Versatil com direito a dar origem a uma nova geração do Tiida e lógico essa base tem anos de carreira pelo mundo.






















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