Finalmente o "Opel sem grife" ganhou uma cirurgia inesperada e um Peugeot 206 também

BOAS NOTICIAS! O CORSA CLASSIC PASSOU POR UMA CIRURGIA INESPERADA.
Se acompanhou a matéria anterior, sabe o por que do apelido "Opel sem grife" que eu não vou repetir aqui, mas enfim ele passou por uma operação de emergência, como fruto do "acordo da mudança" e ainda precisaria do carro, então acabei convencendo sobre a troca da correia dentada e do tensor e com isso fui atrás das peças e resolvi comprar na loja 3(não vou citar nomes) que era o orçamento melhor e aí fui a correia que me falaram era da Gates e o tensor da SKF, mas você usou marcas diferentes? bom o carro é meu, mas o que manda mesmo é o projeto(no caso motor Familia I), mas em oficinas é melhor usar da mesma marca, vai que dá alguma coisa errada? e eu acredito que o meu caso não vai dar errado e enfim, infelizmente não usamos o laboratório 208 que é o mais completo que abre essa foto, usamos o 203 que o laboratório de motores(não os que tem motores da Fiat).
Decidiu do uso do Jacaré para tirar a roda, afinal como é tem tensor precisa tirar a roda e colocar um cavalete para sustentar, afinal é uma medida que todas as oficinas tomam quando todos os seus elevadores estão ocupados, então não existe erro aqui. lógico que o trabalho maior foi do meu professor? ficou assistindo? Não, serviços mais simples ele pediu para mim fazer, retirar a caixa do filtro de ar, retirar a mangueira e a capa da correia dentada e é bem simples de mexer.
O Meu Corsa Classic se apoiando num cavalete, afinal todas as oficinas fazem isso quando não tem elevador....
Bom com eu já citei, primeiro passo o professor tirou a correia da direção hidráulica, depois a correia do alternador e aí lógico a parte de baixo da capa da correia dentada, depois ele fez todos os procedimentos que tem se fazer para trocar a correia dentada e depois de tirada uma surpresa negativa que ia me lascar no futuro...
A Correia já estava entregando os pontos já estava estourando.....

Infelizmente sujo Família I 1.6 de 92CV.
Bom e isso que é a "Opel sem grife"? peço, um favor procure na outra matéria de mecânica o por que do "Opel sem grife" e inclusive você está perguntando "Já mandou trocar a correia dentada?" eu comprei o carro em janeiro de 2013 e aí confesso que fiquei com receio, mas o carro estava na garantia, mas eu fui verificar e na época ela estava nova e até com marcas de instalação, em setembro de 2013 fui ver de novo estava ok, mas a embreagem.... xiiiii, necessitou trocas e em novembro mais uma olhada, mas como eu não sabia quando o dono anterior tinha trocado é bem provável que tenha trocado em setembro ou outubro de 2012 pelo estado que estava, mas enfim ele ganhou correia dentada e tensor novo. na Gates é 40433x17 HNBR usados em todos carros equipado com Famila I 8V seja ele 1.nada, 1.4, 1.6 ou 1.8, no caso os modelos GM que usam são Agile,Celta, Prisma , Cobalt, Familia Corsa B, Família Corsa C(Meriva e Montana antiga incluída), Montana(atual) e no caso dos Fiat família Palio(Siena e Strada incluídos), Stilo, Idea, Punto e Dobló todos lógicos equipados com o Familia I 1.8 GM e por incrível que pareça se tiver um beeeeeem raro Daewoo Lanos(inclusive usa a plataforma do Kadett E) com motor 1.3 ou 1.58V também é a mesma correia dentada, só por curiosidade á todos, lógico que nos 16V muda a correia dentada.
Infelizmente a imagem, ficou ruim, mas dá ver as inscrições: Correia dentada nova.
A antiga correia dentada era da Dayco e finalmente depois de colocar ela no ponto, aliás um trabalho muito bom do professor, mas você pode dizer "8V é moleza, queria ver um 16V...." bom te digo que tem gente que chegou a deixar fora do ponto a correia dentada do EA 113 que não passa de um AP com fluxo cruzado, então isso só reforça o bom trabalho. depois foi recolocar as correias de alternador e direção hidráulica e também a parte de baixo da capa da correia dentada e depois eu coloquei de volta a caixa do filtro de ar e mangueira e aí pronta a instalação.
  E como curiosidade um Peugeot 206 também estava presente com motor 1.48V da família TU é um motor que gera 12.8KGFMa2800RPM e 80CVa5500RPM e com álcool vai a 82CV e tem uma concepção mais sofisticada que o meu, tudo bem que é comando de válvulas simples no cabeçote e também acionado por correia dentada, mas conta com bloco de alumínio.
O motor 1.4 gera 80CV com gasolina e 82CV com álcool.
Bom galera, já matei correia dentada e tensor que estavam previsto para o mês que vem, mas ainda bem que não ocorreu nada, mas no mês que vem ele vai para mais um cirurgia.

 
 

 
 

Comentários