Mais um dia no laboratório: A Estreia do "Opel sem grife" no laboratório.

É PESSOAL CHEGOU A VEZ DO MEU CARRO ESTREAR NO LABORATÓRIO....
Afinal os carros que estão ali , sempre tem algum apelido "Dacia" no caso de Logan e Sandero, no caso do Duster além do "Dacia" tem "Jipe soviético" a Grand Tour ganhou apenas o "Renault legítimo" e o Linea o "Palio gigante" e agora tem o "Opel sem grife", mas por que isso? ele não é um bom carro, apesar das limitações da plataforma GM4200? sim ele é, mas eu vou citar sobre isso depois, por que antes, infelizmente não fomos nos laboratório 208 e sim no 203 de motores.
Infelizmente era a única sala disponível e o professor teve que se virar e ele falou "Pode trazer o seu carro aqui, mas não tem elevador", enfim trouxe o carro na sala, o Corsa Sedan Classic 1.6.
                                        O Corsa Classic no laboratório de motores.
Você deve estar se perguntando mas por que "Opel sem grife"? bom no tempo que ele foi lançado a linha da GM brasileira era baseada nos modelos da Opel alemã, mas com o tempo o primeiro modelo(digo quase não Opel) foi o Omega australiano lançado em 1999 que é um Holden Commodore rebatizado e esse por sua vez é derivado do Omega B alemão de 1994 e este por sua vez herda a plataforma do Omega nacional, não entendeu? procure na plataforma V ou Omega  no blog que você vai achar detalhes. Depois de alguns projetos de casca local, que tinham forte veia Opel(Celta(portas do Tigra) e o Vectra( a "casca" dele foi para a Europa como Opel Astra H Sedan), se tiver em duvidas procure nos artigos sobre a GM4200 e a Delta que você vai entender, mas em 2009 a GM começou a "desopelizar" com o Agile que agora se aposentou e feito na GM 4200, assim como a primeira geração da Montana e a picape  Corsa  também tem forte veia da Opel e o Cruze e o já aposentando Sonic são projetos da Daewoo, tanto que o Cruze se chamava Daewoo Lacetti até 2011 quando virou Chevrolet Cruze também na Coréia do Sul e como ele é o único herdeiro da Opel no Brasil e versão 1.nada atualmente e é o mais barato ele é o "Opel sem grife" afinal tem Daewoo como topo de linha.....(esqueça o Camaro que é outra história).
  Voltando ao meu Corsa, seria a estreia da plataforma GM 4200 no laboratório se não fosse alguns problemas e o Prisma de geração anterior, já feito essa plataforma, mas ele estreou e como o professor foi mecânico de autorizada GM então ajudou um bocado, no que nós tivemos que fazer, primeiro foi visto: corpo de borboleta bem sujo, afinal isso acontece em todos os carros nacionais ou importados, a segunda foi vista a correia dentada já está na hora de trocar, afinal quando eu comprei ele estava nova e até com marcas, então já está na hora mesmo e levando o tensor a reboque.
  Depois vimos uma vazamento de óleo na tampa de válvulas, afinal isso é desde a época do Monza(Familia II) que vazam óleo pela junta da tampa de válvulas e lembrando que o Familia I(caso do meu 1.6) é basicamente um Familia II projetado para pequenas cilindradas, tanto que cilindrada similiar entre eles só o 1.6 e o 1.8 e com alterações é claro, Correia do alternador também tem ser trocada, correia de direção hidráulica, Saída de ar do radiador e filtro de ar, mas o professor disse que é uma merda, mas quer saber vou colocar mesmo assim, lâmpada do farolete, 4 amortecedores e coifas e dois coxins e a as pastilha que eu estava com medo ela estava boa. ou seja vai ser puxado.
Sei que está muito sujo, mas o pior mesmo não foi a poeira em cima do 1.6 de 92CV.
Bom agora você quer ver os orçamentos? infelizmente só poderei fazer as partes inerentes ao motor e as outras partes eu faço depois e  então vamos a eles.
                                                            CONCESSIONÁRIA
Correia dentada R$114.00
Tensor da correia dentada: R$191.00
Junta da tampa de válvulas: R$109.00
Descarbonizante: Não tem.
Correia de direção hidráulica: Não tem
Correia do alternador: R$132.00
Cabo de   Velas: R$124.00
Filtro do ar condicionado : R$34.00
Saída de ar do filtro para a grade: R$49.00
TOTAL: R$753.00
                                                        LOJAS DE PEÇAS 1
Correia dentada: R$38.00
Tensor da correia dentada: R$82.00
Descarbornizante : R$13.90
Junta da tampa de válvulas: R$29.00
Correia alternador: R$12.65
Correia de direção hidráulica: Não tem
Cabos de vela: R$84.00
Filtro do ar condicionado: R$15.00
Saida de ar do filtro de ar para  a grade: Não tem.

TOTAL:R$274.55
                                                          LOJAS DE PEÇAS 2
Correia dentada e tensor (KIT) R$161.00
Descarbonizante : R$16.00
Junta da tampa de válvulas : R$29.00
Correia de direção hidráulica: R$38.00
Correia alternador: R$19.00
Vela : R$68.00
Filtro do ar condicionado : R$22.00
Saída do filtro de ar para a grade:  Não tem.
TOTAL: R$350.00
                                                          LOJAS DE PEÇAS 3
Correia dentada: R$35.70
Tensor: R$83.11
Junta da tampa de válvulas : R$25.19
Correia alternador: R$9.55
Descarbonizante: R$18.87
Filtro do ar condicionado: R$13.70
Saída do ar para a grade: Não tem.
TOTAL:R$308.15
OBS: Sobre a correia da direção hidráulica, ele falou que precisa ver....

Enfim, o que todo mundo sabe que é que na autorizada é mais caro, mas eu não imagina chegar mais que o dobro do orçamento e fora que uma coisa interessante quando eu fui comprar a peça, comentei sobre o fim do Sonic e do Agile e aí ele chamou de "Coreano" o Sonic, os primeiros modelos(até dezembro eram coreanos e aí depois mexicanos), mas as peças vem da Coréia do Sul, o que indica que ele é tão "Daewoo" quanto o Cruze e que as peças dele vem CKD para a fabrica mexicana, eu acho que o meu professor já sabia disso.... e ainda eu vi escrito "importado da Coréia do Sul".

E outra coisa em relação Corsa, não se se todos os Familia I ou todos os quatro cilindros são assim, mas ordem de ignição é 1-4-3-2. afinal é apenas por curiosidade técnica, vale a aula. mês que vem ele vai para cirurgia, não é completa e sim os itens citados e citarei a onde eu peguei cada item.

                               

 

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