Plataforma CEF/NBC da Toyota: A Plataforma do Etios releva surpresas agradaveis e desagradaveis no exterior.

O ETIOS FOI VÍTIMA DE VÁRIOS ERROS DA TOYOTA PARA NÃO SER SUCESSO, MAS ESSA PLATAFORMA RESERVA SURPRESAS NO EXTERIOR.
A Toyota está no Brasil de 1958 mas durante 40 anos foi fabricante de um carro só: o jipe Bandeirante, mas em 1997 a Hilux passava ser feita na Argentina e o Corolla no Brasil desde aquela época a Toyota queria um compacto, a especulação dava o Yaris da época , mas a própria primeira geração do Corolla não vendeu bem, mas em 2002 veio a geração do Corolla que levaria ao sucesso e de novo a especulação de um compacto da Toyota e até se esperava um "Mini-Corolla".
E em 2006 começava de fato o projeto de um carro compacto para Brasil e Ìndia e em 2008 a Toyota anuncia uma nova fabrica de carros populares ,mas as esperanças acabaram quando no inicio de 2010 ela mostraria o novo carro a ser lançado no mercado na Índia e logo depois no Brasil.
O LANÇAMENTO SE DÁ em setembro de 2012 e logo que chegou a decepção com o visual era grande, especialmente com o sedã que parecia um "Logan derretido", ao menos o hacht era simpático e as carrocerias Hacht e Sedã ambas com quatro portas são lançadas simultaneamente, ambos mede 1.70metros de largura e 1.51metros de altura, no comprimento ambos diferem com 3.78metros para o Hacht e 4.27metros para o sedã e no entre - eixos também com 2.46metros para o Hacht e 2.55metros para o Sedan, o Hachtback vinha com quatro opções de acabamento: Básica, X, XS e XLS e o Sedã só não tinha a básica, única opção de câmbio: manual de cinco marchas, duas opções de motores para o Hacht e apenas uma para o Sedã, o Hacht vem com o 1.316V da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 72.5mm e o curso é de 80.5mm o que totalizavam 1329cm3(na verdade é 1.35....), a sua taxa de compressão produzia 12,2:1 e com isso gerava 11.9KGFMa3100RPM e 84CVa5600RPM e com álcool vai a 12.9KGFM e 90CV nas mesmas rotações e o 1.516V é da mesma família do 1.3 e de mesma concepção, ele mantém o diâmetro, mas o curso é de 90,6mm o que totalizavam 1496cm3, a sua taxa de compressão é de 12,1:1  e com isso gerava 13.9KGFMa4100RPM e 92CVa5600RPM e com álcool mantém o torque e vai a 96CV e o motor 1.3 estava disponível para o Hacht Básico, X e XS e para todos os sedãs e Hacht XLS que era o topo de linha entre os Hachts.
A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira uma receita comum aos rivais.
O Etios chegava ao mercado aqui o Hacht com motor 1.316V de 84CV com gasolina e 90CV com álcool e o 1.516V de 92CV com gasolina e 96CV com álcool.

O Sedã com o mesmo 1.5 já citado no Hacht.
Qualidades? bom espaço interno no sedã, bom porta - malas no sedã, bom desempenho dos motores e baixo consumo de combustível, bom acerto de chassi chegando a ser quase "mini-Corolla" nesse aspecto  superando muitos 1.nada e a robustez e pós venda da Toyota, mas por que ele encalhou? o culpado é falta de equipamentos, visual de "Logan derretido" e painel central, ou seja a Toyota quis colocar Brasil e Índia no mesmo balaio e acabou se complicando, mas você pergunta por que a Toyota fez isso? simples, a Renault vinha obtendo sucesso com os modelos de origem Dacia e a Toyota achou que o mesmo poderia ocorrer com ela, mas só que acabou não dando certo e ele acabou "eclipsado" pelos rivais Chevrolet Onix e Hyundai HB20 que estrearam na mesma época.
E no mês de lançamento o Teste com o Hacht X 1.3, o Hacht XLS 1.6 e Sedan X 1.5, na pista o Hacht 1.3 foi de 0a100KM/H em 12.8segundos, consumo urbano de 8.7KM/L e rodoviário de 11.2KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 13.4segundos, consumo urbano de 11.3KM/L e o rodoviário de 14.6KM/L, o Hacht 1.5 foi de 0a100KM/H em 11.6segundos, consumo urbano de 9.4KM/L e o rodoviário de 10.3KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12segundos, consumo urbano de 9.4KM/L e o rodoviário de 13.4KM/L, o Sedã foi de 0a100KM/H em 11.7segundos, consumo urbano de 9KM/L e o rodoviário de 11.8KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 12.1segundos, consumo urbano de 11.7KM/L e o rodoviário de 15.4KM/L, em dezembro é vez do Etios X 1.3 enfrentar Volkswagen Gol 1.nada, Chevrolet Onix LS 1.nada, Fiat Palio Attractive 1.nada, JAC J2 1.416V, Hyundai HB20 Comfort 1.nada 12V ,Nissan March 1.nada 16V e  Peugeot 207 XS 1.4 e primeiro eu vou deixar o J2 de lado que é movido á gasolina e os outros competidores foram testados com álcool, ele foi de 0a100KM/H em 12.8segundos deixou os seus rivais para trás, o mais próximo foi o March com 14segundos, depois veio o Onix com 14.8segundos,HB20 com 15.4segundos, 207 com 15.6segundos, Gol com 16.6segundos e Palio com 18.3segundos, o consumo urbano é de 8.7KM/L foi o mais econômico superando March e HB20 com 8.3KM/L, Gol com 8.2KM/L, Palio com 7.9KM/L, Onix e 207 com 7.6KM/L e o rodoviário foi de 11.2KM/L empatou com March e Onix, ficou atrás do HB20 com 11.8KM/L e do Gol com 12.6KM/L, á frente de Palio e 207 com 10.7KM/L e os prováveis números com gasolina o Etios repete a vantagem sobre os rivais foi de 0a100KM/H em 13.4segundos, contra 14segundos do March, 15segundos do Onix, 15.9segundos do HB20,15.8segundos do 207, 17segundos do Gol e 18.5segundos do Palio e o J2 fez a prova em 12.6segundos o tira do Etios o melhor 0a100KM/H, o melhor consumo com gasolina perante os rivais com 11.3KM/L, contra 10.8KM/L de HB20 e March, 10.7KM/L do Gol, 10.3KM/L do Palio e 9.9KM/L de Onix e 207 e o J2 de novo roubou do Etios o posto com seus 11.9KM/L na cidade, o consumo rodoviário foi de 14.6KM/L empate com March e Onix, atrás do HB20 com 15.4KM/L e do Gol com 16.2KM/L, á frente do Palio e 207 com 13.8KM/L e apesar das qualidades as vendas não decolavam....
Em setembro de 2013 na linha 2014 a Toyota se viu obrigada a mexer no Etios, novo fundo de instrumentos na cor preta, a versão básica dava adeus, a XS do Hacht trocava o 1.3 pelo 1.5 e em novembro de 2013 chegava a versão Cross do Etios por fora só os famoso "visual fora de estrada" e na mecânica o mesmo motor 1.516V e nem suspensão elevada ele tem e o visual ficou não ficou bom, a simpatia do Hacht a Toyota conseguiu jogar fora, infelizmente e câmbio manual.
O Etios Cross chegava ao mercado com visual fora de estrada que o deixava horrível o motor 1.516V o mesmo do Hacht.
Em dezembro de 2013 o Etios Cross 1.516V foi testado ele foi de 0a100KM/H em 11.9segundos, consumo urbano de 9.1KM/L e o rodoviário de 11.6KM/L e com gasolina os números prováveis foi de 0a100KM/H em 12.3segundos, consumo urbano de 11.8KM/L e o rodoviário de 15KM/L e no mesmo mês o Sedan XLS 1.516V enfrentou Renault Logan Dynamique 1.6, Volkswagen Voyage Trend 1.6, Chevrolet Cobalt LTZ 1.4, Chevrolet Prisma LTZ 1.4, Fiat Grand Siena Essence 1.616V, Ford Fiesta Sedan Rocam SE 1.6, Hyundai HB20S 1.616V Comfort, JAC J3 Turin 1.416V  e Nissan Versa SV 1.616V e como os Flex foram testados no álcool, apenas o J3 foi com gasolina por ser á gasolina então vamos no álcool e apenas os modelos Flex, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.7segundos ficou atrás de Grand Siena e Voyage com 11.5segundos, Versa com 10.9segundos e HB20S com 10.2segundos e ficou á frente do Fiesta com 12segundos, Prisma com 12.4segundos, Logan com 12.6segundos e Cobalt com 13.5segundos, o consumo urbano foi de 9KM/L foi o mais econômico, contra 8.4KM/L do Prisma, 8.3KM/L do HB20S, 8KM/L do Versa, 7.9KM/L do Fiesta, 7.8KM/L do Grand Siena, 7.7KM/L do Voyage, 7.6KM/L do Logan e 7.2KM/L do Cobalt e o rodoviário foi de 11.8KM/L foi o mais econômico junto com o Prisma, venceu o Versa com 11.5KM/L, Fiesta com 11.4KM/L, HB20 e Logan com 11KM/L, Grand Siena com 10.9KM/L, Voyage com 10.8KM/L e Cobalt com 9.9KM/L e na gasolina os números prováveis são 0a100KM/H em 12.1segundos para o Etios, 11.7segundos para o Grand Siena,11.8segundos para o Voyage, 10.8segundos para o HB20S, o Versa manteve os 10.9segundos, Fiesta com 12.6segundos,Prisma com 13.2segundos, Logan com 13.4segundos e o Cobalt com seus eternos 14segundo e  o J3? fez o tempo de 12.7segundos ficando entre o Fiesta e o Prisma, o consumo urbano provável foi de 11.7KM/L, venceu o Prisma com prováveis 10.9KM/L, HB20 com 10.8KM/L, 10.4KM/L do Versa, 10.3KM/L do Fiesta, 10.1KM/L do Grand Siena, 10KM/L do Voyage, 9.6KM/L do Logan e 9.4KM/L do Cobalt e o J3 fez em 11.3KM/L o que deixa entre Etios e Prisma e o rodoviário foi de 15.3KM/L empatou com o Prisma, venceu o Versa com 14.9KM/L, Fiesta com 14.8KM/L, HB20S com 14.3KM/L e Logan com 14.3KM/L, Grand Siena com 14.2KM/L, Voyage com 14KM/L e Cobalt com 12.9KM/L e o J3 fez 15.2KM/L ficaria entre Etios/Prisma e Versa e ele ainda não chegou a linha 2014, mas lançaram a versão Platinum para tentar "agregar valor" bom pelo que estou vendo, vende menos até que o Corolla é bem mais caro, então sucesso só na nova geração, infelizmente.
ALÉM DA ÍNDIA A INDONÉSIA VEM A reboque, em janeiro de 2010 a Toyota mostrou o conceito do Etios quase finalizado, a decepção começava aí, mas em outubro de 2010 ele chegava ao mercado indiano em outubro de 2010 a única opção de carroceria era a Sedan que era igual a nossa que seria lançada dois anos depois, câmbio manual de cinco marchas e apenas uma opção de motor: o 1.516V da família NR igual ao nosso só que lá á gasolina que gerava 13.5KGFMa3100RPM e 90CVa5600RPM e lá taxa de compressão é de 11,5:1 e no resto é igual ao modelo nacional.
O Etios chegava ao mercado apenas como sedã e o motor 1.516V de 90CV e mais tarde chegava o 1.4 Turbo Diesel que já citaremos no Hacht.
E ele foi lançada na Índia como linha 2011, em julho de 2011 como estreia da linha 2012 chegava ao mercado indiano o Hacht chamado de Liva, ele é igual ao nosso Hacht por fora, mas lá o Hacht não tem a opção do motor 1.5 e nem do 1.3, lá o Hacht vem com o 1.2 o diâmetro x curso são iguais:(72.5mm) o que totalizavam 1197cm3, a taxa e compressão é a mesma do 1.5 e com isso ele gerava 10.6KGFMa3600RPM e 80CVa5600RPM e nesse caso eu vou comemorar já que a Toyota não resolveu lançar um 1.nada no Brasil baseado nesse motor e sim um 1.3 o que foi melhor.
O Hacht chegava ao mercado com motor 1.216V de 80CV e mais tarde o 1.4 Turbo Diesel de 68CV.
E a linha 2012 não estava completa, em outubro de 2011 para o Hacht e para o Sedan estavam disponível o motor 1.4 Turbo Diesel D4-D da família ND com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 73mm e o curso é de 81.5mm o que totalizvam 1364cm3, a sua taxa de compressão é de 16,5:1 e com isso gerava 17.3KGFMa1800RPM e vai até 2400RPM e 68CVa3800RPM é de maior torque da turma e de menor potência... o que é normal.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda e o Hacht chamado de Liva passava a ser feito também na Indonésia e ano seguinte chegava a versão TRD Sportivo com aerofólio, spoilers e saias laterais? se empolgou? lamento lhe informar é um "esportivo de adesivo" com o mesmo 1.2 do Hacht normal.
 

Desculpa pela foto pequena é o Hacht TRD com motor 1.2 das outras versões.
Em junho de 2014 chegava o Etios Cross ao mercado indiano era igual ao nosso só que lá ele é o único Hacht a ter o motor 1.516V a disposição além do 1.2 e do 1.4 D4-D apenas esses.
           O Etios Cross indiano com motor 1.216V já citado no Hacht, 1.516V e o 1.4 Turbo Diesel.
E logo chegará a linha 2015 mas ainda assim ele não consegue vender bem na Ìndia, tanto que a Toyota já estava desenvolvendo uma nova geração.
SE VOCÊ JOGOU OS JOGOS GRAN TURISMO 1, 2, 4 e 6 ou até mesmo o 3 e o 5 você lembra do Starlet que era o antigo compacto da Toyota e do Vitz, mas antes uma resenha sobre o Starlet que era o compacto da Toyota que vinha nas carrocerias duas e quatro portas, e nos motores o 1.3 da família E que gerava 10KGFMa3600RPM e 82CVa6000RPM, a segunda opção era o 1.4(na verdade 1.35...) também da família que gerava 11.9KGFMa4000RPM e 100CVa6600RPM, a terceira opção era a versão turbo desse motor 1.4 que gerava 16KGFMa4800RPM e 133CVa6600RPM no esportivo Glanza V conhecido da Série Gran Turismo e por último o 1.5 á diesel da família N que gerava 9.3KGFMa3000RPM e 54CVa5200RPM mas a Toyota decidiu que era hora de mexer.
O Starlet com motor 1.3 de 82CV, 1.416V(na verdade 1.35...) de 100CV, 1.4 Turbo de 133CV que é o modelo da foto e o 1.5 á diesel de 54CV.
Mas em outubro de 1998 na linha 1999 chegava o seu sucessor era o compacto Vitz, afinal desde os anos 1980 os compactos da Toyota tinha painel central, ele chegou em duas opções de carroceria: Hachtback de duas ou quatro portas, eles mediam 1.66metros de largura, 1.51metros de altura e 2.37metros de entre - eixos, mas o comprimento do duas portas é de 3.61metros e do quatro portas é de 3.64metros, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, a sua suspensão segue a receita do Etios, assim como freios e direção e nos motores duas opções de motores, a primeira era o 1.nada 16V VVT-i da família SZ com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 69mm e o curso é de 66.7mm o que totalizavam 997cm3 e sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 9.7KGFMa4000RPM e 69CVa6000RPM e os nosso 1.nada 16V da época tinham o mesmo nível de potência e torque da época, Gol 1.nada 16V e Corsa 1.nada 16V? é com vocês mesmo, a segunda opção é o 1.316V VVT-i da mesma família do 1.nada, o diâmetro cresceu para 72mm e o curso cresceu para 79.6mm o que totalizavam 1297cm3, a sua taxa de compressão subiu para 11:1 e com isso gerava 12.4KGFMa4200RPM e 86CVa6000RPM e lembrando que os motores no Etios foram "capados" para reduzir custos, apesar de mais modernos foi tirado o comando de válvulas variável para reduzir custos é brincadeira e talvez por isso ele encalhe.
O Vitz chegava ao mercado japonês com motor 1.nada 16V de 69CV e o 1.316V de 86CV e mais tarde chegava o 1.4 Turbo Diesel de 75CV.

Aqui o Vitz na versão quatro portas e o mesmo motores do duas portas.
Em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda para o Hachtback e estreava o sedã Platz, consegue ser mais feio que o Etios, mesmo considerando que ele é alguns anos mais velho, parece que colocaram um "porta - malas goela-abaixo" no Vitz e nos motores os mesmos 1.nada 16V e 1.316V já citado no Hachtback e nas dimensões ele mantém largura, altura e entre - eixos do Hacht e o comprimento passava a 4.15metros e como eu já citei o visual ficava horrível, conseguiu ficar pior que o Etios.
    O sedã Platz chegava ao mercado com os mesmos motores 1.nada 16V e 1.316V do Hacht.
Em janeiro de 2000 chegava o Will Vi dono de um visual bem estranho, ele manteve o entre - eixos e largura do Vitz, mas o comprimento passou a 3.76metros e a altura a 1.60metros, vinha apenas com câmbio automático de quatro marchas e apenas uma opção de motor: o 1.316V VVT-i da família NZ com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 75mm e o curso é de 73.5mm o que totalizavam 1298cm3 e sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 12.3KGFMa4400RPM e 86CVa6000RPM e na mesma época também estreava o "caixote" BB que media 3.94metros de comprimento, 1.69metros de largura,1.64metros de altura e 2.50metros de entre - eixos,que lá vinha apenas com câmbio automático de quatro marchas e o 1.316V já citado no Will e o 1.516V VVT-i da mesma família NZ, o diâmetro era mantido, mas o curso passava a 84.7mm o que totalizavam 1497cm3 e manteve a taxa de compressão e com isso passou a gerar 14.4KGFMa4200RPM e 110CVa6000RPM e ambos vinham com opção de tração integral e a reboque a suspensão traseira multilink afinal tem que trocar a suspensão para acomodar a tração.
O Estranho Will Vi com motor 1.316V de 86CV.

O Toyota BB além do 1.316V já citado no Will Vi ele vinha com o 1.516V de 110CV.
Em junho de 2000 é vez da minivan FunCargo chegar ao mercado japonês, era apenas cinco lugares, ela media 3.88metros de comprimento, 1.69metros de largura, 1.68metros de altura e 2.50metros de entre - eixos, as duas opções de câmbio e os motores 1.316V e o 1.516V da família NZ dotado de VVT-i o primeiro já citado no Will Vi e o segundo já citado no Toyota BB e no resto sem alterações.
A minivan FunCargo chegava ao mercado com motor 1.316V já citado no Will VS e o 1.516V já citado no BB.
A linha 2001 chegava em outubro, a FunCargo era recém-lançada e não mudava, no Will VS e no BB também não e no Vitz chegava o esportivo RS que vinha com freios melhores e suspensão mais firme e nos motores ele vinha com duas: o 1.316V já citado no Will VS mas nele gerava 88CVa6400RPM e o 1.516V já citado no BB e o olha considerando o baixo peso e ele deve andar bem e além dele o 1.316V e o 1.nada 16V são figuras conhecidas no Gran Turismo no caso do 1.nada no GT2 e GT4 e o 1.316V que não é RS e o 1.516V do RS no GT4 e GT6 e ainda no Vitz convencional chegava o 1.4 Turbo Diesel D4-D já citado no Etios, mas no Vitz ele gerava 17.3KGFMa2000RPM e 75CVa4000RPM o que o deixava com mais torque que o modelo esportivo.
O Esportivo RS chegava ao mercado com duas opções de motor: 1.316V de 88CV e o 1.516V já citado no Toyota BB.
Em outubro de 2001 na linha 2002 a única alteração para os modelos é o Vitz RS Turbo, o motor 1.516V da família NZ tem a taxa de compressão reduzida para 8,6:1 e ganha turbo e intercooler e com o caracol mágico passou a gerar 20KGFMa4400RPM e 150CVa6000RPM esse motor mesmo que já aposentado na Toyota mundial daria um bom caldo no Etios nacional e ficaria interessante.
O Esportivo RS Turbo chegava ao mercado o 1.516V ganhava um turbo e passava a 150CV.
Imagino o foguete que não era esse modelo, em dezembro de 2001 o Will Vi vai embora, em janeiro de 2002 chegava o compacto Ist que mantinha a largura e entre - eixos, mas o comprimento passava a 3.85metros e a altura a 1.53metros, apenas com câmbio automático de quatro marchas e o motores 1.316V já citado no Will VS e o 1.516V já citado no BB.
    Em setembro de 2005 é vez do Wiil Cypha que media 3.69metros de comprimento, 1.69metros de largura, 1.67metros de altura e manteve o entre - eixos do Vitz, o visual é menos estranho, o câmbio é automático de quatro marchas e nos motores o 1.316V da família NZ já citado no Will Vi e o 1.516V já citado no BB.
    Em agosto de 2003 chegava os modelos comercias Probox/Succeed que parece mais um caixote da Toyota, ou seja se você acha o Etios um carro "tenebroso" é hora de ver os conceitos, ele mantém a largura e altura do Vitz, mas o comprimento passava a 4.19metros e o entre - eixos vai a 2.55metros, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de quatro marchas e o motor 1.516V VVT-i da família NZ já citado BB.
O Probox chega ao mercado japonês com motor 1.516V já citado no BB.

Essa é versão de "luxo" chamada Succeed que vem com o mesmo motor.
No mês seguinte ampliando a linha 2004 chegava a minivan de sete lugares chamada Sienta, ele mantém a largura, o comprimento vai a 4.10metros, a altura foi a 1.67metros e altura foi a 2.70metros e apenas com câmbio CVT e o motor 1.516V VVT-i da família NZ já citado no BB e nesse caso eu digo que a Chevrolet Spin ficou linda perto dessa minivan asiática feia da Toyota.
              A Minivan Sienta chegava ao mercado com motor 1.516V já citado no BB.
Em outubro de 2004 na linha 2005 a minivan FunCargo dá adeus ao mercado japonês, no ano seguinte é vez do Vitz passar a uma nova plataforma e o BB também ganhava nova geração sem basear nessa plataforma e o Will Cypha dá o seu adeus em janeiro de 2006 é vez do Ist imigrar a uma nova plataforma , em outubro de 2006 na linha 2007 os modelos Probox/Succeed e o Sienta são os únicos herdeiros dessa plataforma no Japão, mas agora não sei se vai mudar no futuro.
A DAIHATSU É MAIS ANTIGA QUE A TOYOTA , mas fabricante que começou com fabricante de maquina de costura e entrou nos carros em 1936 comprou a Daihatsu e com isso ela virou uma espécie de "Dacia" ou "Daewoo" da Toyota,  ele media 3.76metros de comprimento, 1.62metros de largura, 1.55metros de altura e 2.35metros de entre - eixos, com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, duas de tração: dianteira e integral permanente e nos motores três opções ele foi lançado em outubro de 2000, a primeira opção era o três cilindros 1.nada VVT-i de 12 válvulas da família EJ com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 72mm e o curso é de 81mm o que totalizavam 989cm3, a sua taxa  de compressão é de 9.6KGFMa3600RPM e 64CVa7000RPM eita milzinho girador!, a segunda opção é o 1.316V da família SZ já citado no Vitz, mas nele gerava 12.5KGFMa4400RPM e 90CVa6000RPM e como se isso não fosse bastar ele ganhou a versão Turbo com esse motor 1.316V ganhava turbo e intercooler e a taxa de compressão caia para 10:1 e com isso passou a gerar 18KGFMa3200RPM e 140CVa6400RPM esse motor nosso Etios iria ficar legal para caramba, ou turbina os 1.5 ou 1.3 disponíveis né dona Toyota?.
O Daihatsu YRV chega ao mercado japonês com o motor três cilindros 1.nada 12V de 64CV e o 1.316V de 90CV.

Aqui a versão Turbo com motor 1.316V Turbo com 140CV.
Como ele é leve deve andar bem para caramba, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda e em 2005 ele é substituído pelo Matéria feito em outra plataforma.
A IMIGRAÇÃO JAPONESA PARA OS ESTADOS UNIDOS E CANADÁ se dá em outubro de 2000 o Platz troca de nome e passava a se chamar Echo nos Estados Unidos e Eco no Canadá, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e o motor é o VVT-i 1.516V da família NZ que gerava 14.4KGFMa4200RPM e 110CVa6000RPM e lógico num mercado onde o Corolla era compacto, o Echo era posicionado abaixo do Corolla o que dava posição baixa.
O Toyota Echo/Eco chegava ao mercado norte- americano ou canadense com motor 1.516V de 110CV.
Em outubro de 2001 na linha 2002 os japoneses chegaram a fazer uma versão de duas portas para o Echo/Eco o que deixou o visual mais estranho ainda e para o mercado canadense o Vitz passou a ser vendido e lá passou a se chamar.... Echo e o motor é o 1.516V já citado no Echo/Eco de quatro portas e lógico no mercado americano não teria como ter uma opção mais fraca que o 1.516V.
O Echo//Eco ganhava o estranho sedã de duas portas e o mesmo motor do quatro portas.
Em fevereiro de 2002 no Salão de Detroit a Toyota lança marca Scion e lança dois modelos de uma só vez, o primeiro é o Hachtback XA que é a versão "americana" do Ist e o mesmo motor 1.516V e opção de câmbio manual e feito no Japão  e o XB que é versão "estadunidense" do BB e com o mesmo motor 1.516V e opção de câmbio manual  de cinco marchas ou automático de quatro marchas como era de praxe naquela época, só que na época entre os nossos nenhum oferecia isso, só o Corsa Classic que retornaria a oferecer a opção do câmbio automático a reboque do 1.6 seis meses depois.
O Scion XA chega ao mercado com motor 1.516V já citado no Echo/Eco.

O XB com motor 1.516V já citado no Echo/Eco.
Em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda nos modelos e os Scion são lançados como linha 2003, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda nos modelos, em outubro de 2005 o Eco/Echo é substituído pelo Yaris(na mais era que a nova geração do Vitz) que vem de outra plataforma, em outubro de 2006 o XA dava adeus e o XB ganhava nova geração, sendo o XB agora era baseado na MC do Corolla e o XA é substituído pelo XD baseado na MC do Corolla e com isso o adeus desses imigrantes japoneses nos Estados Unidos e Canadá.
IMIGRAÇÃO JAPONESA para a Europa se dá em junho de 2000 com a FunCargo renomeada Yaris Verso e ela foi lançada como linha 2001 e três opções de motores: o 1.316V da família NZ que gerava 12.3KGFMa4400RPM e 86CVa6000RPM e o 1.516V da família NZ que gerava 14.4KGFMa4400RPM e 110CVa6000RPM e o 1.5 Turbo Diesel D4-D da família ND que gerava 17.3KGFMa2000RPM e 75CVa4000RPM eram os motores da minivan no velho mundo.
A Toyota FunCargo virava Yaris Verso com motores 1.316V de 86CV, 1.516V de 110CV e o 1.4 Turbo Diesel de 75CV.
E a minivan seguiu sem alterações até outubro de 2004 quando ela deu adeus.
NA CHINA A TOYOTA LOCAL fabricou o Vitz por lá e sua versão sedã chamada de Platz no Japão, mas na China com ela levando a reboque a Tailândia, Taiwan e Malásia chegava um sedã compacto entre o Platz e o Corolla, seu nome era Vios, aliás o visual dele parece "mini-Corolla" e se o Etios tivesse esse visual a Toyota não teria amargado vendas  baixas para o modelo, ele mantinha a largura do Vitz, mas media 4.28metros de comprimento, 1.43metros de altura e 2.50metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, para o mercado chinês ele vinha com duas opções de motores ambos da antiga família A da Toyota com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e na primeira opção era o 1.3, o seu diâmetro é de 78.7mm e o curso era de 69mm o que totalizavam 1342cm3(na verdade é 1.35...), sua taxa de compressão é de 9,3:1 e com isso gerava 11.2KGFMa5200RPM e 86CVa6000RPM se não estou enganado era o motor usado no Lifan 320 vendido aqui e também é da mesma família da usada nos Corollas importados dos anos 1990 e o primeiro nacional de 1998 a 2002 e a segunda opção é o 1.516V da mesma família, o seu diâmetro foi mantido, mas o curso é de 77mm o que totalizavam 1498cm3 e sua taxa de compressão é de 9,8:1 e com isso gerava 13.3KGFMa4800RPM e 104CVa6000RPM e para os outros mercados asiáticos era o 1.516V da família NZ já citada na parte japonesa do artigo que gerava 14.4KGFMa4400RPM e 110CVa6000RPM era a única opção de mercado e na Tailândia era Vios Soluna o nome do carro.
Com visual parecido com o Corolla da época chegava o Vios aos mercados da China, Tailândia, Malásia e Taiwan para o mercado chinês ele usava o 1.316V de 86CV e o 1.516V de 104CV e nos outros mercados o 1.516V de 110CV.
Chegar a ser curioso que na China ele usava um motor de concepção mais antiga e ele foi lançado em outubro de 2002 como linha 2003, no ano seguinte nenhuma alteração para o compacto.
Em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2006 duas novidades uma era para todos os mercados nova grade dianteira e para - choques para o Vios e a segunda apenas para a Tailândia, era o Soluna Vios Turbo com o motor 1.516V Turbo NZ emprestado do Vitz RS Turbo que gerava 20KGFMa4400RPM e 143CVa6000RPM ou seja esportivo tem até na Tailândia.
           O Vios ganhava nova grade dianteira e para- choques e sem alterações nos motores.
Aqui o Vios Soluna Turbo para o mercado Tailandês com motor 1.516V Turbo de 143CV.
É basicamente um Vitz de quatro portas, em outubro de 2007 chega a nova geração feita na plataforma B da Toyota e  Vitz e Platz continuam a ser feitos na China até outubro de 2012 quando ele deu adeus do mercado chinês, mas confesso que achei legal o Vios Soluna Turbo.
A TOYOTA JÁ ESTÁ NA EUROPA DESDE os anos 1980 e com produção local desde o inicio de 1990, mas ela decidiu fabricar na sua fábrica da França, o Vitz que lá ganhou o nome que se tornaria na maioria dos países onde é vendido e conhecido no mundo: Yaris, ele foi lançado nas duas opções de carroceria: duas e quatro portas, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e duas opções de motores, ambos da família SZ, a primeira é o 1.nada 16V VVT-i já citado no Vitz japonês que gerava 9.7KGFMa4000RPM e 69CVa6000RPM e o 1.316V VVT-i que gerava 12.4KGFMa4200RPM e 86CVa6000RPM, ou seja esse Toyota é tão francês quanto um Renault ou Peugeot-Citroën(PSA) já feito na França e foi lançado em outubro de 1999.
O Yaris chega ao mercado europeu feito na França com motores 1.nada 16V de 69CV e o 1.316V de 86CV e mais tarde chegava o 1.4 Turbo Diesel de 75CV.

Aqui o modelo quatro portas com o mesmo motor do duas portas.
E foi lançado como linha 2000. em outubro de 2000 na linha 2001 ele ganhava a opção do 1.4 Turbo Diesel da família ND que gerava 17.3KGFMa2000RPM e 75CVa4000RPM e lembrando que na Europa não existe você ficar sem opção carro á diesel, no ano seguinte mais uma novidade chegava a versão esportiva T-Sport que era versão RS dos europeus, o motor é o mesmo 1.516V da família NZ que gerava 14.4KGFMa4400RPM e 110CVa6000RPM com o baixo peso o desempenho é garantido.
Toyota Yaris T-Sport com motor 1.516V de 110CV.
Ou seja na Europa você também não fica sem um esportivo, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 nova grade dianteira e para - choques e nos motores ele ficava sem alterações já que a Toyota via que não existe necessidade de trocar os motores.
Nova grade dianteira e novos para-choques para o Yaris e mantendo o mesmos motores.

Aqui a versão quatro portas do Yaris com alterações visuais.
Em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda e em outubro de 2006 na linha 2007 ele dá lugar a nova geração baseada na B da Toyota.
 
O Etios mostrou que é bom no que é importante(desempenho e consumo e até espaço interno), mas mostrou ser decepcionante em outros aspectos: acabamento, o painel central mata e o todos os carros dessa base tem painel central, a Toyota pegou uma plataforma antiga para fazer ele, mas mesmo assim mais nova que á usada no Gol(até a geração IV) e no Ágile e talvez essa é a surpresa negativa, a positiva é as versões esportivas, destaque para as versões turbo e a ideia da Toyota era vender para Brasil e Índia e não convenceu em nenhum lugar e a Toyota já anunciou: próxima geração dele será inspirada no Corolla, algo que já devia ser feito e esse artigo me deu um saudade do Gran Turismo.
 
 
 

 

 
 
 
 

 

 

 

 

 
 

 
 
 


 
 
 

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