Na nona rodada dos testes do GT6 temos um carro que ficou com fama de "bomba" no Brasil,dois parente de duas "bomba" e um primo do meu carro.

             

NESSA RODADA DO GT6 TIVEMOS KA 1.3i, COUPÉ 2.NADA 20V TURBO, TIGRA
 1.616V E POLO GTi 1.6.
Nessa rodada tivemos o Ford Ka 1.3, o Fiat Coupé 2.020V Turbo, o Tigra 1.616V e o Polo GTi 1.616V Hacht e você ver como eles foram na pista? o único que podia sonhar entrar no ranking era o Coupé, o resto não, mas dois deles, um já foi fabricado no Brasil e o outro veio importado então da para comparar no mundo real e então vamos a eles?
                                                                        FORD KA 1.3i 2001

 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A B DA FORD usada além da primeira geração do Ka nacional, na segunda geração do Ka nacional, na primeira geração do Fiesta nacional, na Courier e no Fiesta Sedan mexicano de 2001 a 2004.
MOTOR: Kent/Valecia/Endura 1.3 que gera 10.7KGFMa2500RPM e 61CVa5200RPM
PESO:965
VISÃO INTERNA: Não.
                                                               0a100KM/H  18segundos
                                                              60a100KM/H 16.5segundos
                                                              VELOCIDADE MÁXIMA 163KM/H
                                                                         Ka CLX 1.3i
                                                                      0a100KM/H 18.6segundos
                                                                 VELOCIDADE MÁXIMA 148KM/H
O Ka conseguiu bater o recorde de carro mais lento dos testes, afinal o recorde estava em mãos do Corsa 1.4 2001 feito na plataforma GM 4300, na pista de teste o 0a100KM/H foi um teste da paciência o veterano motor de comando de válvulas no bloco(deveriam ter colocado 1.6 no jogo e aí ficar mais divertido...) e aí no 0a100KM/H ele estouro o recorde de lerdeza com 18segundos, afinal ele é o mais fraco dos carros testados até agora apesar de ser um dos mais leves(só não é mais leve por culpa do motor com bloco e cabeçote de ferro) e em comparação ao Ka 1.3 real ele ficou próximo com 18.6segundos, na retomada de 60a100KM/H até que não ficou tão feio com o seu tempo de 16.5segundos, na velocidade máxima chegou a 163KM/H deu 15KM/H sobre o nosso, mas lembre-se a pista tem 30KM e eu uso apenas 3KM depois do 150KM/H ele começa ficar bem ruim na velocidade máxima.
O 1.3 de 61CV suava para levar a 163KM/H.
Curiosamente o Ka 1.3 nacional, aliás o Ka com motor 1.3 foi feito no Brasil entre 1997 e 1999 e tinha 10.2KGFMa2500RPM e 60CVa5000RPM . Em Bathurst? como foi? olha deu até pena do motor escolhido, o Ka faz curva muito bem e a impressão que se fosse o 1.6 faria a curva bem também, mas não adianta fazer curva se você tem um motor fraco, antigo e manco e com isso mais uma vez ele bateu o recorde de lerdeza com 3minutos47segundos e 608 milésimos.
O Ka até que foi muito divertido nas curvas, pena o motor não ser.

Aqui não dá para dizer que rasgou a reta, ah um 1.6 aí...
 

TEMPO NO AUTODRÓMO:3min47seg608milésimos.
FIAT COUPÉ TURBO PLUS 2001
 
 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? além do Coupé importado para o Brasil entre 1995 e 1997, foi usada no Tipo nacional de 1996 a 1997 e importado de 1993 a 1995, no Marea, Marea Weekend de 1998 a 2007, Alfa 145,155, 156 e 147( o nosso Tempra usa a base do Regata) e a Tempra SW também é representada por essa plataforma.
MOTOR: Fivetech  cinco cilindros 2.nada 20V Turbo que gera 31.6KGFMa2000RPM e 215CVa5500RPM
PESO:1310KG
VISÃO INTERNA: Não
                                                                0a100KM/H  6.5segundos
                                                               60a100KM/H 6.5segundos
                                                              Velocidade máxima 248KM/H
O Coupé foi importado para o Brasil, mas com motor 2.nada 16V, no GT6 ele é na versão Turbo e o motor é o mesmo que equipou o Marea, mas lá liberado para maior potência(tiveram que estrangular ele no Brasil).
   Lógico com boas credenciais, ele foi para pista e ele foi de 0a100KM/H em 6.5segundos por pouco não entrou no ranking, apenas 0.2segundos e ainda foi o melhor dos quatro(afinal ele é quase 100 mais potente que o segundo colocado), na retomada ele fez o mesmo tempo ficando atrás e na velocidade máxima ele surpreendeu com 248KM/H ficando entre os Civic Type R(o VII e o VIII).
O Cinco cilindros 2.nada 20 válvulas turbo de 215CV o levou a 248KM/H

E em Bathurst? bom como são 215CV para as rodas dianteiras e uma plataforma que estreou no final dos anos 1980 com o lançamento do Tipo na Itália em 1988, existe um subesterço se não cuidar, se você não cuidar a dianteira leva você, mas de resto o cinco cilindros tem um ronco musical e andou muito bem e lógico que ele faria um tempo com 2minutos55segundos054 milésimos ainda que fora do ranking é o mais rápido dos quatro aqui testados e também é o mais potente.
O Coupé mostrou forte tendência de sair de dianteira.

Aqui rasgando a reta.
 
TEMPO NO AUTODRÓMO 2min55seg054
OPEL TIGRA 1.616V 1999
 
 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A GM 4200 usada no próprio Tigra importado entre 1998 e 1999, no Corsa Hacht de primeira geração, Corsa Pick-up, Corsa Sedan de primeira geração/Classic, Corsa Wagon,Celta, Prisma de primeira geração, Agile e Montana de primeira geração.
MOTOR: Ecotec 1.616V derivado da família I dotado de cabeçote de 16 válvulas, pistões e bielas forjadas e com isso gera 15.1KGFMa4000RPM e 106CVa5500RPM
PESO: 1032KG
VISÃO INTERNA:NÃO.
                                                              0a100KM/H 10.8segundos
                                                            60a100KM/H 10segundos
                                                             Velocidade máxima 205KM/H
                                                                   Tigra 1.616V vendido no Brasil
                                                                0a100KM/H 10.5segundos
                                                               VELOCIDADE MÁXIMA 193KM/H
O Teste do Tigra remeteu a meu carro, primeiro pela plataforma e pelo motor também, apesar do meu ser uma versão mais simples, essa é a versão mais sofisticada com cabeçote 16V, duplo comando de válvulas, bielas e pistões forjados e também apesar de o meu carro usar a Opel F 13 WR, o Tigra usa a Opel F 15 WR usada no Celta, Prisma, Corsa 1.nada de 1997 em diante e os Corsa 16V e o próprio Tigra importado.
  Vamos ao que interessa, dos quatro aqui, o único que tem ronco horrível é o Ka Endura, o Tigra até que tem um ronco legal, lógico que 106CV não poderiam fazer milagre, mas ao menos divertem e ainda ficou na frente de um rival direto que foi testado agora, na pista ele foi de 0a100KM/H em 10.8segundos, na retomada de 60a100KM/H cravou 10segundos e na velocidade máxima chegou a 205KM/H não quebra recordes, mas foram marcas muito boas, em comparação ao vendido no Brasil, 0a100KM/H foi de 10.5segundos e máxima foi de 193KM/H.
O 1.616V de 106CV o levou a 205KM/H.
E em Bathurst? lógico que ele não ia fazer temporal na pista, mas divertir ele ia e ao menos ia ficar distante da antiga turma da lerdeza, poderia ser melhor se o 1.616V respondesse melhor em baixas rotações, como é caso da subida rumo ao topo da montanha, mas mesmo assim ele virou o tempo de 3minutos16segundos e 451 milésismos, o que o deixou longe da antiga "turma da lerdeza".
O Tigra é muito bem equilibrado nas curvas.

Aqui rasgando a reta.
                          TEMPO NO AUTODRÓMO:3min16segundos e 451 milésimos.
VOLKSWAGEN POLO GTi 1.616V 2001
 
 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? a do Polo Classic fabricado na Argentina e vendido no Brasil entre 1997 e 2002, Van de 1999 a 2002, Golf mexicano de 1994 a 1998 e com alterações o Passat alemão de 1994 e 1998 e sua versão Variant e também com alterações para o Golf mexicano e os Seat Ibiza, Coroba e Inca, sendo que Ibiza ficou foi vendida de 1995 a 2001, o Córdoba de 1995 a 2003 e o Inca de 1999 a 2002.
MOTOR: EA 111 1.616V que gera 15.5KGFMa3000RPM e 125CVa6500RPM e dotado de comando de válvulas variável
PESO:1090KG
VISÃO INTERNA: Não .
                                                                     0a100KM/H 10.9segundos
                                                                     60a100KM/H 10.4segundos
                                                                     VELOCIDADE MÁXIMA 204KM/H              
Nessa edição podemos comparar dois carros mais próximos, o Polo GTi 1.616V é rival próximo do Tigra e por curiosidade cabeçote 16V no EA 111 apenas no 1.nada. mas vamos a eles.
  Na pista ele mostrou um câmbio bem escalonado(aliás todos aqui mostraram), ele foi de 0a100KM/H em 10.9segundos perdeu para o Tigra, na retomada fez de 60a100KM/H em 10.4segundos perdeu para o Tigra e na velocidade máxima perdeu para o Tigra com 204KM/H.
O motor 1.616V de 125CV o levou a 204KM/H.
 E em Bathurst? assim como o Tigra, ele não faria temporal na pista e não tem nem condições, mas ficou longe da turma da lerdeza com 3minutos17segundose349 milésimos ficando atrás do Tigra.
O Polo foi muito bem equilibrado nas curvas.

Aqui rasgando a reta.
                                                          TEMPO NO AUTODRÓMO
3min17seg349
RANKING
0a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007    4.3segundos
2RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011  5.3segundos
3HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2004     5.5segundos
RENAULT CLIO IV RS V6 3 LITROS 24V 2003    5.5segundos
5FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 5.6segundos
6VOLKSWAGEN GOLF IV R 2.NADA TSI 2010    5.7segundos
7LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST 2012  6.2segundos
8FORD FOCUS ST 2.NADA 16V ECOBOOST 2012  6.3segundos
HONDA CIVIC VIII TYPE R 2.NADA 16V  2008  6.3segundos
HONDA CIVIC VII TYPE R 2.NADA 16V 2004  6.3segundos
*VOLKSWAGEN GOLF 32 VR6 4 MOTION  6.3segundos
60a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007 4.1segundos
2RENAULT MÉGANE RS TROPYH 2.NADA 16V TEC 2011 4.3segundos
3FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2002         4.4segundos
4VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010  5.3segundos
5MAZDA DEMIO SPORT 1.516V CVT 2012  5.4segundos
6FORD FOCUS ST 2.NADA 16V ECOBOOST 2013 5.5segundos
7VOLKSWAGEN GOLF IV R 32 VRT 4 MOTION 2003  5.6segundos
8TOYOTA PRIUS HYBRID 2009 5.8segundos
HONDA CIVIC VII TYPE R 2.NADA 16V 2004  5.8segundos
10TOYOTA VITZ RS 1.516V TURBO 2002  5.9seundos
RENAULT CLIO III RS V6 3 LITROS 2003  5.9segundos
VELOCIDADE MÁXIMA
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007   270KM/H
2HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2003                     260KM/H
3VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010     259KM/H
RENAULT CLIO II RS V6 3 LITROS 24V 2003 259KM/H
5VOLKSWAGEN GOLF IV R 32 VR6 4 MOTION 2003    254KM/H
6HONDA CIVIC VII TYPE 2.NADA 16V 2004   250KM/H
7FIAT COUPÉ 2.NADA 20V TURBO 2000  248KM/H
8HONDA CIVIC VIII TYPE R 2.NADA 16V 2008   247KM/H
9FORD FOCUS ST ECOBOOST 2.NADA 16V 2012  246KM/H
10PEUGEOT RCZ 1.616V THP           243KM/H
TEMPO NO AUTODRÓMO
1FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2002        2min40seg822
2MISTSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007 2min44seg567
3HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2003  2min45seg450
4RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TURBO 2011 2min46seg047
5HONDA CIVIC VII TYPE R 2.NADA 16V        2min48seg805.
6RENAULT CLIO V6 RS 3 LITROS 24V  2min50seg517
7VOLKSWAGEN GOLF IV R 2.NADA 16V TSI 2min50seg627
8FORD FOCUS ST ECOBOOST 2.NADA 16V ECOBOOST 2min51seg113
9VOLKSWAGEN GOLF IV R 32 VR6 4 MOTION 2min51seg367
10PEUGEOT 205 TURBO 16  2min52seg722
TEMPO NA TERRA
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2min00seg153
2PEUGEOT 205 TURBO 16   2min07seg061
3LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST 2min08seg053
4DODGE RAM 1500 4X4 LARAMIE 4X4 CABINE DUPLA 2min08seg853
5AUDI QUATTRO 2.2 TURBO       2min09seg152.
 
 
 
 

 

 


 

Comentários