Plataforma Ford T6/Mazda J97M: A Ranger de nova geração, sua vida e seus parentes no exterior.

GERAÇÃO LANÇADA EM 2012 MARCA UMA NOVA PLATAFORMA DE PICAPES MÉDIAS DA FORD.
A Ranger é basicamente uma veterana, aliás o nome Ranger é veterano, no Brasil está desde 1994 como importada dos EUA, no final de 1996 passou a ser fabricada na Argentina e se você leu o artigo sobre a plataforma PN/UN da Ford você viu alí que ela usava o motor 2.3 do Maverick da família Georgia atualizado com injeção eletrônica e duas velas por cilindro, mas depois a Ford foi trocando os motores e o visual e sendo que a última reforma visual foi feita em 2009, ele chegou tinha apenas duas opções de motor: o Duratec 2.316V á gasolina que gerava 21.2KGFMa3750RPM e 150CVa5050RPM e a outra opção era o International Power Stroke 3.nada 16V Turbo Diesel intercooler e injeção common - rail que gerava 38.7KGFMa1600RPM e 163CVa3800RPM.
A Ranger antiga com motor 2.316V de 150CV e o International Power Stroke 3.nada 16V Turbo Diesel de 163CV.
E em julho de 2012 como linha 2013 chegou a Ranger na estreia apenas com cabine dupla de quatro portas, quatro opções de acabamento: XL(só para frotistas) XLS, XLT e Limited, ela mede 5.35metros de comprimento, 1.85metros de altura e largura e 3.20metros de entre - eixos até hoje é o maior entre as picapes médias nacionais, duas opções de tração: apenas traseira ou traseira com 4x4 de engate temporário eletrônico com reduzida, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual de seis marchas ou automático de seis marchas, três opções de motores a primeira opção era o Duratec 2.516V que é o mesmo do Fusion só que Flex com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 89mm e curso é de 100mm o que totalizavam 2488cm3, a sua taxa de compressão era de 9,7:1  e com isso  gerava 24KGFMa3750RPM e 168CVa5500RPM e com álcool vai a 24.7KGFMa4250RPM e 173CV nas mesmas rotações dos 168CV era a picape flex quatro cilindros de maior potência época do lançamento e duas opções á diesel também, só que uma era para frotistas e apenas na versão XL era o Duratorq 2.2 TCDi da família Puma com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 86mm e curso é de 94.6mm o que totalizavam 2198cm3, a sua taxa de compressão é de 15,5:1 e com isso gerava 30KGFMa2250RPM e 125CVa3500RPM e a última opção é o cinco cilindros Duratorq 3.2 de 20 válvulas, turbo, intercooler á diesel de mesma concepção do quatro cilindros 2.2, o seu diâmetro é de 89.9mm e o curso é de 100.8mm o que totalizavam 3198cm3, a sua taxa de compressão é mesma do 2.2 e com isso passou a gerar 47.9KGFMa1750RPM e 200CVa3000RPM e com isso se tornava a picape nacional a diesel mais potente daquela época e de maior torque junto com a S10 da época. A sua suspensão utiliza amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo braços duplos triangulares e na traseira é dependente tipo eixo rígido com feixe de molas, os freios são discos ventilados na dianteira e tambores e na traseira a direção é do tipo pinhão cremalheira era a Ranger modernizando.
A Ranger chegava ao mercado com motor 2.516V Flex de 168CV com gasolina e 173CV com álcool e os turbo diesel 2.2 TCDi  de 125CV e cinco cilindros 3.2  TDCi com 200CV e no mercado onde é fabricada em todos os mercados da América Latina o 2.516V é a gasolina gerando 168CV.
Na Argentina os mesmos motores á diesel do Brasil ,tanto que depois de 18 anos sem fabricar um motor desde o fim da fabricação do Thiftpower 221(3.6) que equipava as F1000 da época, ela voltava a fabricar os motores á diesel da Ranger na Argentina e pela primeira vez uma picape da Ford tinha motor á diesel de projeto próprio e não de fabricação de outras empresas.
    No resto da América Latina e na própria Argentina, afinal a fabrica Argentina abastece todos os mercados da América Latina(México e Brasil inclusive) o motor 2.516V é á gasolina e com isso gerava 22.9KGFMa4500RPM e 168CVa5500RPM.
   No mesmo mês a Ranger Limited Automática 3.2 TDCi 4x4, enfrentava S10 LTZ 2.8 CTDi Automática e Amark Highline 2.nada 16V TDi 4x4 Automática e todas cabine dupla, na pista 0a100KM/H em 11.6segundos, ficou no meio contra 11.8segundos da S10 e 11.5segundos da Amarok, consumo urbano de 8.9KM/L foi a mais econômica contra 8.8KM/L da Amarok e 8.6KM/L da S10 e o rodoviário foi de 10.8KM/L empatou com a Amarok e perderam para a S10 com 11.2KM/L.
   Em agosto era vez da Cabine simples estrear no mercado, a única diferença é caçamba maior e inclusive são iguais, e lembrando que câmbio manual de seis marchas só para motores á diesel e o automático apenas para o 3.2 Turbo Diesel, o 2.516V Flex vem com câmbio manual de cinco marchas apenas e a cabine simples apenas com o 2.316V ou Duratorq 2.2 TCDi(apenas frotistas).
                            A Ranger cabine simples apenas com o 2.516V Flex ou o 2.2 TDCi
Já o motor 2.516V é feito no México é o mesmo que equipa o Fusion, em fevereiro de 2013 é vez da Ranger Limited 2.516V Flex cabine dupla enfrentar a S10 LTZ 2.4 Flexpower, ele foi de 0a100KM/H em 13.6segundos contra 14.2segundos da S10, consumo urbano de 4KM/L contra 5.1KM/L da rival e o rodoviário foi de 5.9KM/L contra 7.9KM/L da rival e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 14.1segundos da Ranger, contra 14.8segundos da S10, consumo urbano de 5.2KM/L contra 6.6KM/L da rival e o rodoviário de 7.3KM/L contra 10.3KM/L da rival.
  Em outubro de 2013 na linha 2014 o motor 2.2 TCDi foi liberado para o público comum, em fevereiro de 2014 chegava a Ranger Sport e com isso o motor 2.2 TCDi dá adeus na cabine simples, assim como as versões XLS e XL dão adeus a cabine simples.
                             A Ranger Sport com motor 2.516V Flex já citado na cabine dupla.
Em outubro de 2014 chegou a linha 2015 e ela está sem alterações, em outubro de 2015 na linha 2016 nada muda e em abril de 2016 chegava a linha 2017 com nova grade dianteira, faróis, para - choques e lanternas, manteve as mesmas opções de câmbio, nos motores o Duratec 2.5 16V Flex foi mantido, assim como o Puma Duratorq cinco cilindros 3.2 20V TDCi com 200CV e o Puma Duratoq 2.2 16V TDCi passou a gerar 38.7KGFMa2250RPM e 160CVa3500RPM.
Ela ganhava nova grade dianteira, faróis e para - choques e o motores 2.5 16V e o cinco cilindros 3.2 20V Turbo Diesel sem alterações o 2.2 16V Turbo Diesel passava a 160CV.
E os planos de trazer o utilitário Everest foram por água abaixo pelo jeito. Em outubro de 2017 na linha 2018 nada muda, em julho de 2019 ela ganha a linha 2020 com nova grade dianteira, faróis com led diurno, para-choque dianteiro e mudanças no layout interno das lanternas traseiras, o motor Duratec 2.3 16V Flex dá adeus e junto com ele o câmbio manual de cinco marchas, agora apenas o manual ou automático de seis marchas, as versões de acabamento eram XL, XLS, XLT e Limited, as duas primeiras com motor 2.2 16V Turbo Diesel e as duas últimas com o cinco cilindros 3.2 20V Turbo Diesel, a XL e XLS com câmbio manual, a XLT e a Limited de início apenas com cabine dupla, a grade dianteira estava escrito "Ranger" na parte superior da grade.

                                                   
A Ford Ranger recebe nova grade dianteira, faróis com led diurno, para-choques e novas lanterna, já os motores 2.2 16V Turbo Diesel de 160CV e o cinco cilindros 3.2 20V Turbo Diesel de 200CV são mantidos, o 2.5 16V Flex dá adeus. 

Em outubro de 2019 chega a XL 2.2 16V Cabine dupla, aliás a XL só vem com tração integral, a XLS pode vir com tração traseira ou integral , já XLT e a Limited obviamente apenas com tração integral. Em março de 2020 chega a Storm com visual fora de estrada, mas sem mudanças mecânicas e com motor 3.2 20V cinco cilindros turbo diesel era linha 2021, a linha 2022 ainda não foi lançada, mas a próxima geração está confirma para 2023 e inclusive com fabricação Argentina.

A SUA HISTÓRIA NA TROLLER em 2007 a Ford compra a Cearense Troller, de início se especulou que ia matar a marca(sim, matou depois, mas aí já vou entrar no assunto) e lógico que havia uma ligação entre o T4 e a Ranger da época: o motor MWM International 3.nada 16V Turbo Eletronic de 163CV e mais tarde o MWM MaxxForce de 165CV e a última versão digamos assim antes adotar a base da Ranger veio com esse motor.

                                                          
O último T4 de primeira geração com motor MaxxForce 3.2 16V Turbo Diesel de 165CV 

Em agosto de 2014 chegava a segunda geração sobre a plataforma da Ranger, só que encurtada e reforçada para o fora de estrada mais forte, ele media 4.10 metros de comprimento, 1.98 metros de largura, 1.96 metros de altura e 2.58 metros de entre- eixos. O câmbio manual de seis marchas veio da Ranger assim como  o motor Duratorq  cinco cilindros da família Puma 3.2 20V TCDi  citado em detalhes na Ranger que gera 47.9KGFM a 1750RPM e 200CV a 3000RPM. A sua suspensão usa eixo rígido com molas helicoidais e feixe molas juntos.(algo raro) era a linha 2015 chegando ao mercado.

                                                      
A segunda geração do T4 chega ao mercado com motor cinco cilindros 3.2 20V Turbo Diesel de 200CV 

E o T4 seguiu sem grandes alterações nas linhas 2016, 2017,2018 e 2019 e na linha 2020, mas em fevereiro de 2020 chegava a linha 2021 que trazia a versão TX4 com pintura saia-e-blusa e o câmbio automático de seis marchas também herdado da Ranger. 
                                                             
O TX4 chega ao mercado com pintura bicolor... 

E estreia o câmbio automático de seis marchas 


 Mas em Janeiro de 2021 veio a bomba: a Ford anunciouo o fechamento de suas fábricas no Brasil: Camaçari-Bahia, Taubaté-SP(motores) e Horizonte-CE(onde é produzido o Troller T4) e com isso seria o fim da última marca brasileira(eu disse marca, afinal considera a Volvo chinesa? a Jaguar indiana? resposta: não, então....), ao menos á fabrica de Horizonte vai operar até Outubro de 2021 e parece que existem quatro interessados, se for assim melhor, tomara que seja assim. Se não for assim a Troller e o T4 estarão mortos e enterrados.





 FORD E MAZDA DE VEZ EM QUANDO USAM A MESMA PLATAFORMA BÁSICA ou até de vez em sempre, só que existem casos que eles trocam "figurinhas" no artigo sobre a plataforma PN/UN você viu que a Mazda na América do Norte vendia as picapes Série B como Mazda B 2300,2500,3000 ou 4000 eram basicamente uma Ranger com outro logotipo, na Ásia ocorreu o inverso, é a Ford Courier(não confundir com a picape derivad do Fiesta)/Ranger que era basicamente uma Mazda Série B com oval azul: foi vendida nos anos 1990 no Brasil a picape da Mazda e lá ela tinha duas opções de motor , ambos de origem Mazda, o primeiro o 2.6 á gasolina de 8 válvulas família G que gerava 21KGFM e 123CV e o 2.5 Turbo Diesel da família W da Mazda  e com isso gera 28.2KGFM e 120CV infelizmente não temos a quantas rotações esse motor girava.
         A antiga Ford Ranger/ Courier com motores 2.6 de 123CV e 2.5 Turbo Diesel de 120CV.
E outro que existia era o Everest que usava os mesmos motores já citados na Picape.
O Utilitário esportivo Everest que usa os mesmos motores da picape.
Mas como a Mazda decidiu mudar, a Ford Asia-pacifico e levou também Europa e África do Sul muda a sua picape média em outubro de 2006 na linha 2007 e agora em todos os países onde ela era vendida ela tinha o nome da Ranger, ela mede 4.99metros de comprimento, 1.75metros de largura e altura e 3metros de entre - eixos e lá ela tem três opções de cabine: simples, estendida e dupla e para a Europa é disponibilizada a versão de acabamento Wildtrack, duas opções de câmbio: manual ou automático de cinco marchas e duas opções de motores turbo diesel, ambos da família W da Mazda, só que rebatizado de "Duratorq" (sei me engana que eu gosto...) com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e 12 válvulas(3 válvulas por cilindro), o seu diâmetro é de 93mm e curso é de 92mm o que totalizavam 2500cm3, a sua taxa de compressão é de 20:1 e com isso gerava 33.6KGFMa1800RPM e 146CVa3500RPM e a outra opção era o 3.nada da mesma família , o diâmetro cresceu para 96mm e o curso para 102mm  o que totalizavam 2953cm3, a sua taxa de compressão é de 19:1 e com isso gerava 38.7KGFMa1800RPM e 156CVa3800RPM, lembrando que esse motor estava disponível apenas para países asiáticos, suspensão , freios e direção são as mesmas da Ranger 2013 vendida no Brasil.

A Ranger do resto do mundo, por assim dizer chegava ao mercado com motores 2.5 de 146CV e 3.nada de 156CV ambos turbo diesel.
Aqui a cabine estendida com o mesmo motor.

Aqui a dupla que vem com o mesmo motor.
Em outubro de 2006 duas novidades, a primeira era para os mercado asiáticos, chegava o utilitário esportivo Everest e mantendo o mesmo esquema de suspensão da Ranger asiática, mas as dimensões ele media 4.96metros de comprimento, 1.80metros de largura, 1.83metros de altura e 2.86metros de entre - eixos e os motores são os 2.5 e 3.nada ambos turbo diesel e de cabeçote de 12 válvulas já citado na Picape, aliás 12 válvulas e 4 cilindros? sim são 3 válvulas por cilindro algo que ocorreu com a Silverado nacional do inicio ao fim da carreira, a S10 2.8 de 2000 a 2011 e a Ford F250 de 1999 a 2006 só que na F250 e na Silverado o motor era seis cilindros e na S10 era quatro cilindros e para a Europa a picape fabricada na Tailândia passa a ser vendida é igual, a única diferença é a versão Wildtrack para o modelo vendido na Europa, apenas isso e nada mais para o modelo asiático.
            A Wildtrack chegava ao mercado europeu e mantendo os mesmos motores.
O Utilitário Everest chegava ao mercado com os mesmos motores da picape.
Além da Tailândia onde era exportada para diversos países da África, Ásia e toda a União europeia, era feita na China, Taiwan, em CKD na Colômbia e Equador e o utilitário era feito em CKD também na Índia, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 ela ganhava nova grade dianteira, faróis, capô e lanternas e com isso mostrava que na próxima geração estaria com visual mais próximo da Ford do que da Mazda e isso era uma operação "ganha tempo" para a Ford australiana desenvolver a nova geração, em março de 2009 Allan Mulally lançou o plano One Ford e tanto que o New Fiesta teve desenvolvimento europeu(apesar da base Mazda), Novo Ka recém-lançado no Brasil e EcoSport(apesar de base Mazda) pela Ford brasileira, Fusion e Focus(o de última geração) foi desenvolvido pela Ford americana, apesar do Fusion usar uma base europeia e o Focus como sempre a base Mazda e aí começou o desenvolvimento australiano da atual Ranger.
A Ranger ganhava novo visual e mantinha os motores 2.5 e 3.nada ambos Turbo Diesel.

Aqui a cabine estendida o mesmo motor da cabine simples também.

E aqui a Cabine dupla com os mesmos motores da cabine simples.
Em outubro de 2009 na linha 2010  é vez do utilitário esportivo Everest mudar e ganhar novo visual na dianteira e manteve os motores que já citamos na picape vendida no resto do mundo.
             Aqui um Ford Everest trabalhando pela Onu e manteve as opções de motores.

, e em outubro de 2010 na linha 2011 chegava a nova geração da Ranger batizada de T6 ela é igual ao modelo lançado no Brasil em 2012, a única diferença é a opção de cabine estendida, além da simples e dupla e as três com as mesmas dimensões e portas traseiras suicidas para a SuperCab(Cabine estendida) ou seja o trabalho do australianos ficou pronto, lembrando que os australianos já fazem plataforma própria desde 1988 com o Falcon EA, então nenhuma surpresa do desenvolvimento, mas ela é tão global que só três países fabricam, lógico dois além da Argentina é a Tailândia onde vende para a maioria dos países do mundo e África do Sul onde abastece alguns mercado da África, as dimensões são as mesmas já citadas na parte nacional do artigo, assim como suspensão, freios e direção e você pode estar perguntando: lá no exterior tem motor V6? resposta: Não e a Ranger é tão global que os motores vendidos aqui, são os mesmos lá fora, o 2.516V Duratec lá no exterior roda apenas com gasolina e gera 23KGFMa4500RPM e 166CVa5500RPM, o Duratorq 2.2 TCDi é o mesmo que roda aqui , gera 33.6KGFMa1750RPM e vai até 2500RPM e 125CVa3500RPM e o Duratorq 3.2 20V TCDi também é o mesmo que roda aqui que gera 47.9KGFMa1500RPM e vai até 2750RPM e 200CVa3000RPM ou seja o programa One Ford está cumprido a risca, ou quase.
A Ranger cabine simples com motores 2.516V de 166CV, 2.2 TCDi de 125CV e o cinco cilindros 3.2 TCDi com 200CV é os mesmos motores vendidos aqui, mais tarde chegava o 2.2 TDCi que já citaremos na Wildtrack.

Aqui a bela cabine estendida que não veio para o Brasil e os mesmos motores.


A nossa conhecida cabine dupla com os mesmos motores.
Em outubro de 2011 ela chega a Europa e lá estreia a versão Wildtrack e a reboque dela o motor 2.2 TCDi calibrado para gerar 38.2KGFMa1500RPM e vai até 2500RPM e 150CVa3500RPM e lembrando que o 2.2 e o 3.2 cinco cilindros á diesel são da família Puma da Ford como já citamos.
A Ranger Wildtrack chegava ao mercado europeu e depois aos mercados asiáticos e ao australiano, o motor 2.2 TCDi gerava 150CV nessa versão e também tinha a opção do cinco cilindros 3.2 TCDi.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 na muda e logo chegará a linha 2015 já que é uma picape global, a Ford desistiu de vender ela nos EUA por que poderia ficar próxima da F150, mas se a Colorado americana vender bem.... a história muda e logo estará a próxima geração do Everest nas ruas que a Ford australiana mostrou em conceito.
SE VOCÊ LEU O ARTIGO FORD E MAZDA TROCAM FIGURINHAS, A MAZDA  tinha antiga Série B da Mazda e lógico o B era acrescido do motor no caso 2.2 era 2200, a 2.6 era 2600 ambos á gasolina e o 2500 Turbo Diesel era 2.5, afinal você deve lembrar as picapes Mazda vendidas no Brasil na década de 1990 e eram elas, o motor 2.5 e 2.6 são os mesmos já citados na Ranger/Courier(não confundir com a picape derivada do Fiesta) e o 2.2 pertencia a família F e com isso gerava 17.9KGFMa3000RPM e 110CVa4700RPM eram esses os motores da picape Mazda.
O Mazda Série B com motor 2.2 era 2200 gerando 110CV, o 2.6 era 2600 e 2500 era o 2.5 Turbo Diesel eram os mesmos da Ranger/Courier(não confundir com a picape derivada do Fiesta).
E era vendida com o nome da Mazda Bravo na Austrália, Mazda Fighter na Tailândia e Drifter na África do Sul, mas em março de 2006 a Mazda decide lançar um novo chassi para a suas picapes e num novo nome, agora era BT-50, as dimensões eram iguais as da Ford Ranger do resto do mundo( diferente da Ranger do continente americano da época) só que nas opções de câmbio eram as mesmas dela e única motor que elas compartilhavam era o 2.5 Turbo Diesel já citado na Ranger, mas ela tinha duas opções á gasolina como opção de entrada o 2.2 da família F com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, cabeçote de 3 válvulas por cilindro e injeção multiponto, o seu diâmetro é de 86mm e o curso é de 94mm e o que totalizavam 2184cm3, a sua taxa de compressão é de 9,2:1 e com isso gerava 17.9KGFMa3000RPM e 110CVa4700RPM e a segunda opção também era á gasolina era o 2.6 da família G da Mazda com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 92mm e o curso é de 98mm o que totalizavam 2606cm3, não tenho taxa de compressão e nem rotação de potência e torque, mas gerava 21KGFM e 123CV e  suspensão, freios e direção são os mesmos da nossa atual Ranger.
A BT50 chegava ao mercado aqui a cabine simples com motores 2.2 de 110CV, 2.6 de 123CV e o 2.5 Turbo Diesel já citado na Ranger do resto do mundo(com exceção das América).

Aqui a cabine estendida e o mesmo motor da cabine simples.

Aqui a cabine dupla com o mesmo motor da cabine simples.
Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, lembrando que ela além da Tailândia em CKD na Colômbia, Equador e Zimbábue. em outubro de 2010 na linha 2011 chegava a nova geração da BT50 desta vez a "troca de figurinhas" com a Ford entrou em ação, aproveitando que os australianos fariam uma nova picape na plataforma originária da Mazda, os japoneses da Mazda resolveram desenhar a BT50, embora em suas duas gerações a BT50 não foi fabricada no Japão, as opções de cabine eram as mesmas da Ranger: simples, estendida e dupla, as de câmbio também: manual de cinco marchas, manual de seis marchas(motores á diesel) a automático de seis marchas(apenas o 3.2) e nos motores o Duratec 2.516V que já citamos na Ranger é um motor de origem Mazda, o Ford Duratorq  Puma 2.2 TCDi já citado na Ranger e em duas calibrações: 125CV e 150CV e o cinco cilindros Ford Duratorq 3.2 TDCi com 200CV esses são de origens Ford e eles são feitos apenas em duas fábricas: Tailândia e África do Sul e mais nenhum dos dois lugares, suspensão ,freios e direção vocês sabem como é.
A Cabine simples com os motores 2.516V, 2.2 TCDi e o cinco cilindros 3.2 TDCi já citado na Ranger.

Aqui a cabine estendida com os mesmos motores da simples.

Aqui a cabine dupla com os mesmos motores da simples.
Em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e agora na linha 2015 poucas mudanças na picape Mazda e lembrar que a própria Ranger chegou a linha 2015 no Brasil ou seja agora é mês de outubro e todos querem mostrar as linhas 2015 para cada um.

A Ranger se tornou global agora ela é única no mundo, não tem continente americano uma e o resto do mundo outra e vale lembrar que até hoje ela é única picape nacional com motor cinco cilindros seja diesel ou ciclo otto(gasolina-diesel ou flex) e no mundo ela teve como origem uma picape da Mazda que é a BT 50 que agora é uma versão "Mazda" da Ranger e lógico terá vida longa.





















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