Plataforma GMT 700: A Plataforma da GM Brasileira que ganhou o mundo: S10 e TrailBlazer e suas vidas no exterior

A NOVA S10 É UM PROJETO DA GM BRASILEIRA QUE GANHOU O MUNDO.
Em 2006 a GM toma decisão de criar cinco centro de engenharia, a Matriz americana ficava com picapes grades e carros grandes de tração dianteira, a Opel alemã ficava com carros médios, a Holden australiana ficava com carros grandes e tração traseira(mas será fechada em 2017) , a Daewoo(hoje Chevrolet coreana) ficava responsável pelos compactos, mas lógico poderiam trocar a plataforma entre eles e a GM do Brasil para espanto geral ficava com as picapes médias e aí começou o trabalho.
 Bom a S10 já estava com um bom tempo de mercado brasileiro e a plataforma já tinha estreado nos anos 1980 nos EUA e lá já encontrava aposentada e com isso a S10 feita na antiga plataforma ganhou uma reforma visual no final de 2008 na linha 2009 o que deixava estranha e duas opções de motores o Familia II 2.4 Flexpower que gerava 21.9KGFMa2600RPM e 141CVa5200RPM e com álcool vai a 147CV e o MWM Sprint 2.8 12V Turbo Diesel Intercooler eletronic(3 válvulas por cilindro) de 34.7KGFMa1400RPM e 140CVa3400RPM e com isso era óbvio que era hora de mudar.
A S10 já mostrava sinais de idade com a última reforma e os motores eram o 2.4 Flex de 141CV com gasolina e 147CV com álcool e o 2.8 Turbo Diesel de 140CV.
A GMB começou o desenvolvimento local da nova geração de picapes e deixou de lado a Isuzu D-Max que seria a sucessora(depois eu falo um pouco sobre ela, chegou a ser feita em CKD no Chile), e a picape já estava pronta no final de 2011 só que os lançamentos de Cruze e Cobalt não deixaram e ela foi jogada para março de 2012.
  A PICAPE MUDA RADICALMENTE e volta a mostra um visual bem acertado depois de quase 20 anos, agora ela mantinha as duas opções de cabine: simples e dupla, ela mede 5.34metros de comprimento,1.88metros de largura, 1.78metros de altura e 3.09metros de entre -eixos, mas nas versões com tração 4x4 a altura é de 1.83metros, três opções de acabamento: LS,LT e LTZ, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de seis marchas, duas opções de tração: traseira e traseira com 4x4 de engate temporário e duas opções de motor ,a primeira é o veterano Familia II 2.4 Flexpower, o seu diâmetro é de 87mm e curso é de 100mm o que totalizavam 2405cm3, a sua taxa de compressão é de 11,5:1 e ganhava cárter de alumínio e agora ele gerava 23.3KGFMa2800RPM e 141CVa5200RPM e com álcool vai a 24.1KGFM e 147CV nas mesmas rotações e estreava um novo motor turbo diesel é o 2.816V de projeto VM Motori-General Motors e fabricação MWM, importar o motor da Tailândia ficava carro(você vai ver esse país nesse artigo) e além disso a MWM fornece motores para a GM desde 1963 quando era Maxion, Perkins e curiosamente o motor é feito em Canoas-RS onde era feito o motor 3.nada 16V da Ranger, voltando ao novo motor o diâmetro é de 94mm e o curso é de 100mm o que totalizavam 2776cm3, a sua taxa de compressão é de 16:1 , dotado de bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail e com isso gerava 44.9KGFMa2000RPM e 180CVa3800RPM e com câmbio automático, mantinha a potência e passava a gerar 47.9KGFMa2000RPM ou seja era um salto em relação ao antigo motor de projeto e fabricação MWM, a sua suspensão utiliza amortecedores pressurizados, na dianteira é Independente tipo braços duplos triangulares com molas helicoidais e na traseira é dependente tipo eixo rígido com feixe de molas, os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira e a direção é do tipo pinhão e cremalheira, era evidente a modernidade de projeto da picape.
A S10 chegava ao mercado brasileiro totalmente nova, aqui a cabine simples com motor 2.4 Flex de 141CV com gasolina e 147CV com álcool e o 2.8 Turbo Diesel de 180CV mais tarde ele chega 200CV.

Aqui a cabine dupla e os mesmos motores da cabine simples e mais tarde ela recebe o 2.516V Flex de injeção direta  de 197CV com gasolina e 206CV com álcool.
Lembrando que a cabine simples e estendida tem as mesmas dimensões e no mês de lançamento a S10 2.4 Flex cabine simples e a 2.8 Turbo Diesel cabine dupla automática são testados, na pista a 2.4 foi de 0a100KM/H em 13.9segundos, chegou a 167KM/H segundo a GM, o consumo urbano foi de 5.3KM/L e o rodoviário foi de 7.3KM/L esses números com álcool e com gasolina os números prováveis são 0a100KM/H em 14.5segundos, máxima de 161KM/H, consumo urbano de 6.9KM/L e o rodoviário foi de 9.5KM/L e a 2.8 Turbo Diesel cabine dupla automática foi de 0a100KM/H em 11.8segundos, chegou a 180KM/H limitados eletronicamente, o consumo urbano foi de 8.6KM/L e o rodoviário foi de 11.2KM/L, no mês seguinte ela enfrentava Frontier LE 2.5 Turbo Diesel 4x4 Aut, Hilux SRV 3.nada 16V Turbo Diesel Aut e Volkswagen Amarok Highline 2.nada 16V Bi-turbo diesel cabine dupla, ela era representada pela LTZ 2.8 Turbo Diesel automática cabine dupla, na pista ela foi de 0a100KM/H em 11.8segundos ficou na lanterna junto com a Hilux, perdeu para a Amarok com 11.5segundos e para a Frontier com 11segundos, o seu consumo urbano foi de 8.6KM/L foi a mais sedenta, seguida da Amarok com 8.8KM/L, a Hilux cravou 9.5KM/L e a Frontier 10.5KM/L, já o rodoviário foi de 11.2KM/L perdeu para a Frontier com 12.5KM/L, empatou com a Hilux, venceu a Amarok com 10.8KM/L, em agosto de 2012 é vez dela enfrentar de novo a Amarok e a nova Ranger Limited 3.220V Turbo Diesel e de novo na versão LTZ Cabine dupla e a Amarok na Highline 2.nada 16V Biturbo diesel, na pista ela foi de 0a100KM/H em 11.8segundos ficou atrás das rivais contra 11.6segundos da Ranger e 11.5segundos da Amarok, o consumo urbano foi de 8.6KM/L foi a mais sedenta, contra 8.8KM/L da Amarok e 8.9KM/L da Ranger e o consumo rodoviário foi de 11.2KM/L venceu as rivais contra 10.8KM/L das duas rivais, mas a Blazer já tinha dado o seu adeus e desde 2009 apenas com motor 2.4 Flexpower então era hora da mudança no utilitário esportivo também.
            A antiga Blazer apenas com motor 2.4 que já citamos na antiga geração da S10.
Faltou citar qualidades? bom visual, bom desempenho dos motores á diesel e do 2.516V, mas o consumo alto do 2.4 é um dos defeitos e alguns são inerentes a qualquer picape e lembrando que ela foi lançada como linha 2013 e em novembro de 2012 chegava a TrailBlazer que era o utilitário esportivo, ela mede 4.88metros de comprimento, 1.90metros de largura, 1.81metros de altura e 2.85metros de entre - eixos, ela chegou apenas na versão LTZ e câmbio automático de seis marchas e preço para lá de caro e duas opções de motores, no motor á diesel era o mesmo da S10 que é o 2.8 CTDi e estreava entre os modelos feitos no Brasil(embora disponível em Omega e Captiva V6) o HF Alloytec seis cilindros em V de 3.6 litros e 24 válvulas com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 94.6mm e o curso é de 85.6mm o que totalizavam 3654cm3, a sua taxa de compressão é de 10,2:1 e apenas á gasolina e com isso gerava 33.5KGFMa3200RPM e 236CVa6200RPM ou seja uma calibração que priorizou o torque e "estrangulou" a potência e a injeção é multiponto comum. A suspensão na traseira troca o feixe de molas pelas molas helicoidais, mas no resto é igual a S10.
A TrailBlazer chegava ao mercado com o V6 3.6 de 24 válvulas com 236CV e o 2.8 CTDi já citado na S10 Cabine simples.
E em novembro a TrailBlazer nos dois motores eram testada, na 3.6V6 ela foi de 0a100KM/H em 10segundos, chegou a 180KM/H limitados eletronicamente e o consumo urbano foi de 7.3KM/L e o rodoviário de 9.7KM/L e o 2.8 CTDi foi de 0a100KM/H em 10.3segundos, chegou a 180KM/H limitados eletronicamente e o consumo urbano foi de 8.5KM/L e o rodoviário de 11.5KM/L, em fevereiro de 2013 é vez da S10 LTZ 2.4 Flexpower Cabine dupla enfrentar a Ranger Limited 2.516V Flex ambas foram testadas com álcool, na pista ela foi de 0a100KM/H em 14.2segundos contra 13.6segundos da rival, consumo urbano de 5.1KM/L contra 4KM/L da rival e o rodoviário foi de 7.9KM/L contra 5.9KM/L da rival e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 14.8segundos contra 14.1segundos da rival, o consumo urbano foi de 6.1KM/L contra 5.2KM/L da rival e o rodoviário foi de 10.3KM/L contra 7.7KM/L da rival em março de 2013 foi lançada a versão LT para a TrailBlazer, em outubro de 2013 na linha 2014 o motor 2.8 CTDi passava por alterações e a reboque trouxe o câmbio manual de seis marchas para a picape e o motor agora gerava 51KGFMa2000RPM e 200CVa3600RPM e com álcool no modelo automático mantinha o torque de 47.9KGFM e passava a 200CV também e o mesmo para o utilitário TrailBlazer e com isso a S10 ficava com a maior potência da categoria junto com a Ranger e o maior torque da categoria.
Em setembro de 2014 como parte da linha 2015 a S10 ganhava o motor Ecotec 2.516V SIDI Flex, a sigla é Spark Ignition Direct Injection e se tornou o primeiro nacional com injeção direta, lembrando que o 408 THP e o Focus 2.nada lançado no final de 2013 são argentinos, o motor é derivado da família L0850 e trouxe a reboque o câmbio manual de seis marchas para o motor de ciclo Otto, o motor tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e injeção direta, o seu diâmetro é de 88mm e o curso é de 101mm o que totalizavam 2457cm3, a sua taxa de compressão é de 11,2:1 e dotado de injeção direta dispensa o reservatório de partida á frio e com isso ele gera 26.3KGFMa4400RPM e 197CVa6300RPM e com álcool gera 27.3KGFM nas mesmas rotações e 206CVa6000RPM se tornado a picape Flex mais potente do mercado, inclusive no álcool superando a L200 V6 e na gasolina só perdendo para ela, deixando para trás todas as rivais Flex de quatro cilindros.
Em outubro de 2014 ela foi testada, agora a quatro rodas testa todos os modelos com gasolina, na pista foi de 0a100KM/H em 11segundos, chegou a 163KM/H limitados eletronicamente, o consumo urbano de 7KM/L e o rodoviário de 9.6KM/L e os prováveis números com álcool são 0a100KM/H em 10.1segundos, consumo urbano de 4.9KM/L e o rodoviário de 6.7KM/L e na mesma edição testaram uma 2.4 Flex na gasolina(que foi mantido na versão LS) esse motor esta disponível nas versões LS e LT e traz pela primeira vez a tração 4x4 para o motor de quatro cilindros, voltando a 2.4 Flex que na gasolina foi de 0a100KM/H em 15.8segundos, consumo urbano de 6.6KM/L e rodoviário de 9KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 15.1segundos, consumo urbano de 4.6KM/L e o rodoviário de 6.3KM/L e está prevista logo mais a injeção direta para a TrailBlazer V6 e essa plataforma tem muitos anos de vida no Brasil, veja a S10 antiga o quanto ficou. Em julho de 2015 chegou a linha 2016 com a versão High Country no top de linha e Advantage da S10 que foi a única a manter o motor Família II 2.4 Flexpower. Em maio de 2016 como linha 2017 nova grade dianteira, faróis, para - choques e pequenas mudanças nas lanternas, o motor 2.4 dá o seu adeus e junto com a versão Advantage, agora só ficam o Ecotec 2.5 SIDI da família L0850 e o 2.8 Turbo Diesel que a acompanha desde o lançamento da picape em 2012.
A S10 recebe nova dianteira e novas lanternas,  o motor 2.4 dá adeus, assim só fica o 2.5 de injeção direta e o 2.8 Turbo Diesel.
Em junho de 2016 é vez da TrailBlazer receber novas lanternas, nova dianteira e de quebra manter os motores: V6 3.6 24V de injeção direta e o 2.8 Turbo Diesel já citados desde o lançamento.
A TrailBlazer também ganha mudanças visuais.
Em outubro chegava a versão Advantage agora com motor 2.5 SIDI e ele segue o seu curso no Brasil.



NA TAILÂNDIA E NA MAIORIA DOS LUGARES DO MUNDO, mas agora vamos dar destaque mais amplo a Tailândia, afinal eles faziam a Colorado derivada da Isuzu D-Max desde 2003 e ela era feita na plataforma GMT 355 mais moderna que a usada na antiga geração da S10 que era GMT 325/330 e lá ela usava duas opções de motor á diesel e ambos de fabricação e projeto Isuzu era o 2.5 Turbo Diesel que gerava 114CV e o 3.nada 16V Turbo Diesel que gerava 161CV eram esses motores na Colorado tailandesa e vendida na maioria dos países da Ásia, então era hora de pegar carona.
A Colorado Tailandesa que usava motores 2.5 Turbo Diesel de 116CV e 3.nada 16V Turbo Diesel de 161CV de fabricação e projeto Isuzu.
Existe um clube onde estão Chevette, Meriva, Spin, Cobalt,EcoSport de segunda geração  e novo Ka em breve, onde primeiro estrearam a aqui para estrear foto, no caso do Chevette logo depois virou Opel Kadett C e outros nomes, a Meriva virou Opel Meriva, a Spin passou a ser vendida na Tailândia e Indonésia e o Cobalt na Russia, o EcoSport depois na Índia e na Europa e o novo Ka estará lá, mas a S10 e TrailBlazer são casos únicos: projetados no Brasil e que estrearam no exterior antes, como? sim é isso mesmo, em outubro de 2011 chegava a nova Colorado a Tailândia é basicamente a nossa S10 igual em tudo. ou melhor quase, ela estreou em três opções de cabine, além da simples ou da dupla como no Brasil, ela tem a bela opção da cabine estendida, que o próprio diretor de design da GMB lamenta por não poder vender aqui, afinal ficou muito bonita, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de seis marchas, lá os motores projeto GM-VM Motori foram batizados de "Duramax" o 2.5 pertence a mesma família do nossos 2.8 que aqui não ganhou o nome "Duramax" o diâmetro é o mesmo, o curso é de 92mm o que totalizavam 2499cm3, ele mantém a taxa de compressão e com isso gerava 35KGFMa2000RPM e 150CVa3800RPM e a segunda opção de motor é o nosso 2.8 que aqui foi batizado de CTDi e lá é Duramax e igual a potência e torque na época, a versão com câmbio manual gerava 44.9KGFMa2000RPM e 180CVa3800RPM  e a automática gerava 47.9KGFMa2000RPM e a mesma potência, suspensão, freios e direção são as mesmas da S10 nacional e o seu nome? Colorado. e você me pergunta por que estrear na Tailândia?
A foto das três cabines e destaque para cabine simples e os motores eram o 2.5 Turbo Diesel de 150CV e o 2.8 de 180CV, mais tarde o 2.5 vai a 163CV e 2.8 vai a 200CV.

Aqui a bela cabine estendida que não vai ser vendida no Brasil, é uma pena.

Aqui a cabine dupla que é igual ao nosso modelo.
Agora vem a resposta acima, é que a GM já tinha o lançamento do Cruze e do Cobalt agendado o plano era lançar a S10 logo depois ainda naquele ano, mas com era final de ano, ficou para o inicio de 2012 e o segundo motivo é que a Tailândia é o segundo maior mercado de picapes do mundo só perdendo para o americano, ou seja o mercado de picapes da Tailândia é importante para todos.
A picape lógico foi lançada como linha 2012, em março de 2012 chegava o utilitário esportivo TrailBlazer que naquele mercado, mantinha os motores 2.5 e 2.8 Turbo Diesel já citados na picape e lá como aqui apenas automático de seis marchas para o utilitário esportivo e nada de motor V6.
A TrailBlazer chegava ao mercado Tailandês com os mesmos motores 2.5 e 2.8 Turbo Diesel da picape.
O Utilitário esportivo é linha 2013, em outubro de 2012 chegava a linha 2013 da picape, em outubro de 2014 na linha 2015, o câmbio manual de cinco marchas dá lugar ao de seis marchas na picape e em ambos os modelos o 2.5 agora passava a gerar 38KGFMa2000RPM e 163CVa3600RPM e o 2.8 agora passou a gerar 51KGFMa2000RPM e 200CVa3600RPM com câmbio manual e no câmbio automático manteve o torque, mas passou a gerar 200CV e a linha 2015 é lançada e sem mudanças para o mercado tailandês.
APROVEITO PARA FAZER UMA CORREÇÃO, NÃO É SUA HISTÓRIA NA ISUZU japonesa e sim Tailandesa, mas de qualquer forma, os japoneses modificaram ela, mas antes uma resenha em relação antiga D-Max que a GM cogitou fabricar no Brasil, mas as boas vendas da S10 o levaram a ter uma nova plataforma em âmbito mundial que é essa do artigo e a D-Max, vinha com os mesmos motores 2.516V e 3.nada 16V Turbo Diesel já citados na Colorado tailandesa da época.
A antiga Isuzu D-Max com os mesmos motores da Colorado tailandesa.
Mas a Isuzu achou viável mudar e para reduzir custos, aproveitar a nova plataforma GMT 700, mas nela foi modificada grade dianteira, faróis, capô, para - choques e lanternas, ela mantém o mesmo entre - eixos da nossa S10 lançada em 2012, mas é 15cm mais curta medindo 5.19metros de comprimento, 1.86metros de largura e 1.79metros de altura e as versões com tração traseira medem 1.77metros de largura e 1.68metros de altura, mas ela vem com câmbio manual ou automático de seis marchas e duas opções de motores e ambos de origem Isuzu e pertencem a família J com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote , turbo, intercooler e injeção common-rail , o 2.5 tem diâmetro de 95.4mm e curso de 84.7mm o que totalizavam 2499cm3, a sua taxa de compressão é de 18:1 e com isso gerava 32.6KGFMa1800RPM e vai até 2800RPM e 136CVa4000RPM e a segunda opção é o 3.nada 16V que gerava 33.9KGFMa1800RPM e 163CVa4000RPM e com câmbio automático e com câmbio manual passou a gerar 38.8KGFMa1800RPM e 177CVa4000RPM e para os mercados europeus ela esta disponível apenas com o 2.5 Turbo Diesel, mas calibrado para gerar 40.8KGFMa1400RPM e vai até 2400RPM  e 163CVa4000RPM o que são ótimos para um motor 2.5 litros turbo apenas á diesel.
Ela chegou ao mercado em março de 2012 como linha 2013 nos mercados do oceano pacífico.
A D-Max chega ao mercado com motores 2.516V Turbo de 136CV e o 3.nada 16V Turbo diesel com 163CV e 177CV e para o mercado europeu apenas o 2.516V Turbo diesel de 133CV.

Aqui a cabine estendida com o mesmo motor já citado na cabine simples.

Aqui a cabine dupla com o mesmo motor já citado na cabine simples.
E temos que lembrar tanto a Isuzu D-Max e a Colorado cabine estendida dessa plataforma tem portas traseiras suicidas e havia outro modelo pedido substituição era o utilitário esportivo MU-7 que não teve equivalente na Chevrolet e que usava os mesmos motores da Isuzu D-Max e Chevrolet Colorado asiáticas que já foram citados aqui nesse artigo, pena que dados de torque são difíceis.
                                           O MU7 com os mesmos motores da picape.
Em outubro de 2012 na linha 2013 chegava o utilitário esportivo MU-X que assim como em relação a TrailBlazer muda grade, faróis, grade, para - choques e capô e lógico a Isuzu foi mais além, colocando mecânica própria, as mesmas opções de câmbio de motores já citadas na picape e aliás é vendida em vários mercados do mundo.
O Utilitário esportivo MU-X chegava ao mercado e os mesmos motores 2.516V Turbo Diesel e 3.nada 16V Turbo diesel já citados na D-Max.
Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda.
A HOLDEN QUANDO QUERIA UMA UTE(TERMOS AUSTRALIANO PARA PICAPES) que não fosse derivada de carros de passeio, ela recorria a japonesa Isuzu e na época com picapes feito no Japão só que a última geração da Holden Rodeo passou a ser feita na Tailândia e mais tarde com a decisão da Isuzu vender suas picapes na Austrália, a Colorado da Chevrolet ganha o emblema da Holden que é uma espécie de "passaporte australiano" para os veículos GM no mundo e a Colorado naquele mercado tinha três opções de motor, a primeira é o 2.416V de 21.1KGFM e 123CV não tenho a faixa de rotação e nem de que família ele é, o Alloytec 3.6V6 de 24 válvulas esse motor feito na Austrália para gerar 31.9KGFM e 211CV e o 3.nada 16V Turbo Diesel esse já citado na Isuzu D-Max e achei o torque, meio que por acaso: 36.7KGFM, mas como a produção é na Tailândia a Holden teve ir a reboque da GM Tailândia, ou Chevrolet Tailândia se preferir...
A antiga Holden Colorado na terra dos cangurus, três opções de motores: 2.416V de 123CV, V6 de 3.6 litros e 24 válvulas com 211CV e o 3.nada 16V Turbo Diesel de 161CV.
E em março de 2012 chegava a nova Holden Colorado, ela chegava em três versões de cabine: simples, estendida e dupla, mas a cabine simples para o mercado australiano é algo diferente, em vez de uma caçamba de picape, ela vem com uma carroceria de metal só que aberta e lógico dá para tirar se quiser colocar um baú e também existe a cabine dupla com carroceria de metal, quatro opções de acabamento: DX,LX e LTZ só que a LTZ só disponível para cabine estendida(chamada de SpaceCab) e Cabine dupla, duas opções de tração: traseira e traseira com tração integral temporária e apenas uma opção de motor, nosso conhecido 2.8 CTDi que lá é chamado de Duramax 2.8 Turbo Diesel e que gera 44.9KGFMa2000RPM e 180CVa3800RPM com câmbio manual e com câmbio automático gerava 47.9KGFMa2000RPM e manteve a potência, afinal ela só recebe o emblema da Holden.
A Holden Colorado chega ao mercado australiano na versão com cabine simples e nesse caso com caçamba para trabalho e o motor 2.8 Turbo Diesel de 180CV e depois vai a 200CV.

Aqui a cabine estendida, chamada de SuperCab e o mesmo motor da simples.

Aqui a cabine dupla que é igual ao nosso modelo.
Duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de seis marchas, em outubro de 2012 já como linha 2013, afinal a picape Colorado já era 2013, chegava o utilitário esportivo Colorado 7 que era a TrailBlazer para os australianos, apenas com câmbio automático, apenas no motor turbo diesel 2.8 e duas opções de acabamento: LT e LTZ, chega a ser surpreendente a falta de opção V6 para o mercado da terra dos cangurus, mas eu acho que agora os australianos não fazem questão.
A Colorado 7 é versão TrailBlazer para os australianos e apenas o 2.8 Turbo Diesel já citado na picape.
Em outubro de 2013 na linha 2014 o motor 2.8 passava por alterações, a versão manual agora gerava 51KGFMa2000RPM e 200CVa3600RPM e a versão automática, manteve o torque e agora gera 200CV e lógico ela seguirá a reboque da GM Tailandesa e a Holden deixará de produzir carros localmente em 2017.
A S10/COLORADO É FABRICADA EM TRÊS PAÍSES: Brasil, Tailândia e agora Estados Unidos e o utilitário TrailBlazer ou Colorado 7 é feita na Tailândia e no Brasil ou seja só duas fabricas e da Tailândia ela vai para vários lugares do mundo e os irmãos de projeto da Isuzu além da Tailândia são feitos na Filipinas e na Málasia e com isso a TrailBlazer chegou ao mercado russo, em março de 2013 lá ela tem a opção do câmbio manual de seis marchas, duas opções de motores, a primeira é o Alloytec V6 de 3.6 litros e 24 válvulas é o mesmo da TrailBlazer vendida aqui e lá gerando 33.5KGFMa3200RPM e 239CVa6200RPM e o Duramax 2.8 que é o mesmo 2.8 CTDi nosso só que com outro nome só que lá ele mantém os 44.9KGFMa2000RPM e 180CVa3800RPM na versão automática e 47.9KGFMa2000RPM e a mesma potência com câmbio automático.
A TrailBlazer vendida na Russia com motores V6 de 3.6 litros e 24 válvulas com 239CV e o 2.8 CTDi com 180CV.
Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda e a linha 2015 não teve alterações nem de mecânica.
NA ÁFRICA DO SUL A MÃO INGLESA AJUDA NO CASO DE MODELOS FABRICADOS onde também é mão inglesa, no caso a Tailândia onde ela é fabricada, como na Rússia, ela tem opção de câmbio manual, mas o leque de motores é maior, ela foi lançada em outubro de 2012 a primeira opção é o V6 de 3.6 litros e 24 válvulas da família Alloytec que é o mesmo da TrailBlazer feita no Brasil que gera 33.5KGFMa3200RPM e 239CVa6200RPM e duas opções de motores á diesel o Duramax 2.5 da mesma família do nosso 2.8 e com isso gerava 35KGFMa2000RPM e 150CVa3800RPM e a segunda opção é o nosso 2.8 que gerava 200CVa3800RPM e tem torque de 44.9KGFMa2000RPM com câmbio manual e 47.9KGFMa2000RPM  com câmbio automático.
A TrailBlazer chegava ao mercado sul-africano , os motores eram o V6 de 3.6 litros e 24 válvulas com 239CV, o 2.5 Turbo Diesel de 150CV e o 2.8 Turbo Diesel de 180CV e depois o 2.5 vai a 163CV e o 2.8 vai a 200CV.
Ela foi lançada como linha 2013, em outubro de 2013 na linha 2014 ela ganhava alterações nos motores á diesel o 2.5 Turbo Diesel passava a gerar 38.8KGFMa2000RPM e 163CVa3800RPM e o 2.8 passava a gerar 51KGFMa2000RPM e 200CVa3600RPM com câmbio manual e com câmbio automático mantinha os 47.9KGFMa2000RPM e ela ainda não chegou a linha 2015.
UMA TAILANDESA NO MÉXICO era de esperar que a GM mexicana fosse esperar pela Colorado americana mudar ou pela S10 Brasileira de nova geração chegar aquele mercado , mas eles fizeram algo inusitado resolveram importar a Colorado tailandesa apenas em cabine dupla e calibrada ao gosto mexicano, no visual nada muda, disponível apenas com câmbio automático e em duas versões de acabamento: LT e LTZ e única opção de motor a V6 de 3.6 litros e 24 válvulas á gasolina que gerava 33.5KGFMa3200RPM e 239CVa5600RPM esse motor é o mesmo que equipa a TrailBlazer e já passou equipar Captiva e Omega vendidos no Brasil.
A Colorado chega ao mercado mexicano com motor V6 de 3.6 litros e 24 válvulas com 236CV.
Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda  e ainda não chegou a linha 2015 se vai seguir importando da Tailândia ou vai importar o modelo americano de nova geração não sei.
COM EXCEÇÃO DE PERU E BOLIVIA a Isuzu D-Max era vendida nesses lugares inclusive chegou a ser feita em CKD, entre 2003 e 2008 no Chile e além do motor 3.nada 16V Turbo Diesel de 161CV da Isuzu era equipado com o Alloytec 3.6V6 de 24 válvulas com 211CV e lógico depois do fim da produção Chilena, ela passou a vir completa da Tailândia e isso foi até outubro de 2013.
A Chevrolet D-Max com motor 3.nada 16V Turbo Diesel de 161CV e V6 de 3.6 litros e 24 válvulas de 211CV e foi feita em CKD no Chile de 2003 a 2008.
Como a GM fechou a fabrica chilena em 2008 só restava a importação e em outubro de 2013 na linha 2014 duas novidades tanto para chilenos, equatorianos e colombianos, a nova Chevrolet D-Max é uma Isuzu D-Max com logotipo da Chevrolet, ela chegou em duas opções de cabine: simples e dupla, duas opções de tração: traseira e integral temporarária e única opção de motor o 2.516V Turbo Diesel da família J da Isuzu é a mesma usada D-Max vendida na Ásia só que na configuração "mansa" de 32.6KGFMa1800RPM e 136CVa4000RPM.e o modelo vendido no Chile tem calibração igual a vendida na Europa com 40.8KGFMa1400RPM e vai até 2400RPM  e 163CVa3600RPM.
Aqui a cabine simples com motor 2.5 Turbo Diesel de 136CV.

Aqui a cabine simples, com o mesmos motor 2.5 e uma calibração de 163CV para o mercado chileno.
E lembrando que no Chile ela é vendida apenas com cabine dupla e nada de cabine simples e ainda não chegaram a linha 2015, mas logo chegaram e com poucas mudanças ou até nada.
AINDA NA AMÉRICA ANDINA o utilitário esportivo não é o Isuzu MU-X e sim a TrailBlazer igual a nossa e importada da Tailândia e ela não é vendida apenas no Chile, nos outros mercados ela é vendida com opção de câmbio manual, antes de citar o Peru vou citar Equador e Colômbia lá ela é equipada com o 2.8 CTDi rebatizado de Duramax ainda com 44.9KGFMa2000RPM e 180CVa3800RPM com câmbio manual e com câmbio automático vai 47.9KGFM e mantém o torque.
A TrailBlazer é igual a nossa, só que no Equador e na Colômbia o 2.8 Turbo Diesel mantém os 180CV e no Peru ela é equipada com o V6 de 3.6 litros e 24 válvulas com 239CV.
No peru uma situação curiosa, a Colorado tailandesa foi rebatizada de S10 e lá ela vem com motor 2.8 CTDi ou Duramax já atualizado para gerar 51KGFMa2000RPM e 200CVa3600RPM  com câmbio manual e 47.9KGFMa2000RPM com câmbio automático e mantendo a potência.
A Colorado tailandesa vira S10 no Peru e o mesmo motor 2.8 Turbo Diesel de 200CV.
E lembrando que ela estreou ano passado em outubro de 2013 como linha 2014, junto com a TrailBlazer só que lá o utilitário esportivo só vem com o V6 de 3.6 litros e 24 válvulas com 33.5KGFMa3200RPM e 239CVa6200RPM é o motor que equipa a nossa TrailBlazer e ainda não chegaram a linha 2015, mas logo vai chegar e eles andam a reboque da produção tailandesa.
NOS ESTADOS UNIDOS E CANADÁ E A REBOQUE O MÉXICO ATÉ 2012 tiveram a Colorado de geração anterior diferente da Tailandesa e a primeira opção era o quatro cilindros 2.916V da família Atlas que gerava 26.3KGFMa2800RPM e 185CVa5500RPM, a segunda opção era o cinco cilindros 3.7 litros e 20 válvulas também da mesma família que gerava 33.4KGFMa4600RPM e 242CVa5800RPM e por último ela chegou a ter opção do V8 era o veterano Small-Block V8 mas dotado de bloco de alumínio é a mesma família dos V8 do Camaro inclusive com apenas 16 válvulas e comando de válvulas no bloco, mas de 5.3 litros e com isso gerava ótimos 44.2KGFMa4000RPM e 300CVa5200RPM e curiosamente todos os motores eram batizados de Vortec nos utilitários.
A Colorado americana de geração anterior que usava os motores quatro cilindros 2.916V com 185CV, o cinco cilindros de 3.7 litros e 20 válvulas com 242CV e o V8 de 5.3 litros com 300CV.
A Ford decidiu não vender a geração atual da Ranger na América do Norte e a GM para não passar vergonha anunciou a produção da Colorado/S10 nos EUA, mas parecia que seria igual, mas em outubro de 2013 ela revelou ao mundo: teria munda visuais em relação as irmãs tailandesas e brasileiras e em março de 2014 como linha 2015 ela chegou ao mercado em três opções de cabine: estendida, dupla com caçamba curta e dupla com caçamba longa, a cabine simples e cabine dupla com caçamba curta medem 5.40metros de comprimento e 3.26metros de entre - eixos, não tenho largura e nem altura, mas a impressão que dá que é um pouco mais larga e alta, as versões de acabamento são quatro: Básica, WT,LT e Z71 e na com caçamba longa o comprimento vai a 5.71metros e o entre - eixos vai para 3.67metros deixando quase uma picape grande, duas opções de câmbio: manual ou automático ambos de seis marchas, duas opções de tração: apenas traseira ou traseira com 4x4 de engate temporário como aqui no Brasil,  duas opções de motores: a primeira opção é o Ecotec 2.516V da família L0850 é o mesmo que acabaram de lançar aqui no Brasil e também dotado de injeção direta, mas lá é calibrado para á gasolina e com isso gerava 26.4KGFMa4400RPM e 203CVa6300RPM e esse motor é o único disponível com câmbio manual e a outra opção é o HF Alloytec V6 de 3.6 litros de 24 válvulas o mesmo que equipa a nossa TrailBlazer, mas lá nos EUA ela tem injeção direta é a mesma usada no Camaro V6 e com isso a taxa de compressão é de 11,5:1 e com isso gera 37.2KGFMa4000RPM e 309CVa6000RPM imagino que não deve andar, suspensão, freios e direção são os mesmos da nossa S10 que já citamos.
A Colorado americana chegava ao mercado com dianteira e traseira diferentes e os motores são  o 2.516V de 203CV e o V6 de 3.6 litros e 24 válvulas com 308CV ambos com injeção direta.
Aqui a cabine dupla que entrega que o "miolo" é igual ao nosso.
E como ela é lançamento ela já linha 2015 para o mercado americano e ela é lançamento.
COMO VOCÊ SABE A GM NOS UTILITÁRIOS, tem a Chevrolet e a GMC no caso da Colorado não seria diferente e na geração anterior não é diferente, a GMC Canyon era uma Colorado com grade dianteira, faróis diferentes e lanternas diferentes e as mesmas três opções de Colorado antiga, quatro cilindros 2.916V, o cinco cilindros de 3.7 litros e o V8 de 5.3 litros todos já citados na Colorado americana, afinal a GMC como eu já citei é clone da Colorado.
           A GMC Canyon é igual a Colorado americana  da época mudava apenas á grade e os mesmos motores quatro cilindros 2.916V, cinco cilindros de 3.720V e o V8 de 5.3 litros.
Em novembro de 2013 foi mostrada a Canyon de nova geração ela só se difere da Colorado de segunda geração , na grade, faróis , para - choques e lanternas e ela foi lançada em março de 2014 com três opções de cabine: estendida, cabine dupla com caçamba curta e cabine dupla com caçamba longa como na Colorado, duas opções de câmbio: manual ou automático de seis marchas e duas opções de motor: 2.516V e o V6 de 3.6 litros e 24 válvulas com injeção direta já citado na Colorado americana e ela chegou como linha 2015.

A Canyon chega ao mercado americano com motor 2.516V e o V6 de 3.6 litros ambos de injeção direta já citados na Colorado americana.

Aqui a versão cabine dupla.
E como ela é lançamento nada muda, afinal ela tem um futuro bem longo pela frente.

Nos mercados do Mercosul a nossa S10 e TrailBlazer são exportados, só que lá os modelos só tem opção de motor á diesel que é o mesmo do mercado brasileiro com 51KGFMa2000RPM e 200CVa3600RPM e com câmbio manual e 44.9KGFMa2000RPM e a mesma potência com câmbio automático de seis marchas e isso é uma escolha natural desses mercados a opção á diesel.

Essa plataforma colocou a GMB no mapa do mundo e lógico a Colorado dos EUA foi modificada, mas no resto ela é igual, pena que a cabine estendida não estar disponível por baixa demanda.


































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