Quinta rodada de testes do Gran Turismo 6

MAIS TESTES DOS CARROS DE GRAN TURISMO 6.
Mais uma leva de carros testados, lógico que a diversidade aumenta e nesse caso foi diferente, os modelos testados foi o Civic Type R Sedan japonês, o Mazda Demio Sport 1.516V de geração antiga, o Peugeot 207 GTi 1.616V THP e o Toyota Prius Touring 2009 ou seja pela primeira vez um híbrido e um quatro portas de botar respeito, um Hot Hacht e um Hacht convencional vamos ver como eles se saíram?  afinal existe surpresa e decepções para todos(inclusive para mim), mas vamos a eles.
HONDA CIVIC VIII TYPE R 2.NADA 16V 2008
 
 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A DO CIVIC VIII(New Civic) e do Civic IX e por tabela o CR-V de terceira e quarta geração.
MOTOR: i-VTEC  2.nada 16V da família K só que nele gera 21.9KGFMa6000RPM e 225CVa8000RPM
VISÃO INTERNA: SIM
PESO:1270KG
                                                                        0a100KM/H  6.3segundos
                                                                      60a100KM/H 8.4segundos
                                                                     VELOCIDADE MÁXIMA 247KM/H
Olhando para  esse Civic Type R VIII que aliás foi a última geração vendida no mercado doméstico japonês, veio a clara lembrança do Civic Si nacional, aliás além do visual , muitas coisas são comuns, câmbio de 6 marchas e o mesmo motor, mas no modelo japonês ele é mais potente em 30CV aliás é o Civic mais potente do mundo na sua época.
          Andando logo de cara, o ronco bonito do VTEC de mostrou presente, aquele ronco que só não fica igual a um V8 por que falta quatro cilindros a mais.... e logo de cara ele se mostrou rápido com 0a100KM/H em 6.3segundos igualou o Focus ST e está no ranking, na retomada de 60a100KM/H ele não estaria no ranking e na velocidade máxima chegou a 247KM/H ficando atrás do Golf R.
                                   O motor 2.nada 16V de 225CV o levou a 247KM/H.
Em Bathurst como foi? ele mostrou competência, além de um motor girador, ele tem um bom conjunto de suspensão, o que deixou o carro bem na mão e cravou o terceiro lugar á frente do Focus ST Ecoboost com seus 2minutos50segundo e 839 milésimos o que foi ótimo para o ranking.
O Civic foi muito bem equilibrado nas curvas.

Aqui rasgando a reta.
E o painel? é igual ao Civic Si nacional da época, inclusive com o fundo vermelho.
 
                                    Painel de dois andares, uma outra lembrança do Civic Si.
                                                TEMPO NO AUTODRÓMO: 2min50seg839
                                                      MAZDA DEMIO SPORT 1.516V 2003

 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A B3 DA FORD usada no Fiesta e Fiesta Sedan Rocam de 2002 a 2014 e no EcoSport de primeira geração.
MOTOR: 1.516V da família Z que gera 14.3KGFMa4000RPM e 113CVa6000RPM
VISÃO INTERNA: NÃO
PESO:1080KG
0a100KM/H 11.3segundos
60a100KM/H 13.7segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 193KM/H
O visual do Demio de geração antiga não empolga muito e até estava feliz em andar com carro manual, já que no jogo do Demio de geração atual é CVT e isso prometia diversão. É prometia.
Ele é 60KG mais pesado que o modelo mais recente e logo veio a primeira decepção no 0a100KM/H com 11.3segundos é o mais lento junto com a minivan Odyssey, na retomada também ficou atrás com 13.7segundos ainda que fora do ranking, conseguiu ficar á frente de alguns modelos e na velocidade máxima até agora a pior velocidade máxima com 193KM/H e só restava Bathurst.
                                                 O 1.516V de 113CV o levou a 193KM/H.
O "Caixotinho" em Bathurst tem até um bom comportamento dinâmico, mas infelizmente só ele não fez milagres e ao menos isso ele conseguiu ficar na frente da Odyssey com 3minutos18segundos e 035 milésimos, apenas 3 segundos na frente da minivan é a segundo mais lenta.
O Demio mostrou bom comportamento dinâmico.

Aqui rasgando a reta.
 
TEMPO NO AUTODRÓMO:3min17seg035 milésimos.
PEUGEOT 207 GTi/RC 1.616V THP
 
 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A PF1 DA PSA usada no Brasil nas duas gerações do C3, C3 Picasso/Aircross e Peugeot 208.
MOTOR: Prince 1.616V THP que gera 24.5KGFMa1750RPM e vai até 4500RPM e 175CVa6000RPM.
VISÃO INTERNA: SIM
PESO:1210KG
0a100KM/H 7segundos
60a100KM/H  6.5segundos
velocidade máxima 229KM/H
O 207 de "verdade" entrou na pista de testes, o motor é o 1.616V THP usado no RCZ, mas calibrado para 175CV e de fato é outro Hot Hacht e da para comprar os números de Punto Abarth 1.416V T-JET e Renault Clio III RS 2.nada 16V e o câmbio dele é manual de cinco marchas.
Logo no teste ele foi de 0a100KM/H em 7segundos empatou com o Clio RS mesmo tendo 25CV e uma marcha a menos e venceu o Punto e está no ranking, no 60a100KM/H ele fez o tempo de 6.8segundos empatou com o rival e ficaram pouco á frente do Punto com 6.9segundos e ele chegou a 229KM/H entrou no ranking, mas ficou na intermediaria em relação aos rivais e ele é uma prévia como ficará o nosso 208 GT que vira com o 1.616V THP calibrado para 165CV e câmbio manual de seis marchas, ou seja já temos uma base de como ficaria, apenas por curiosidade.
                                    O 1.616V Turbo de 175CV o levou a 229KM/H
Em Bathurst o 207 mostrou um bom comportamento dinâmico, o 1.616V THP também mostrou competência e o câmbio apesar de ser bem escalonado, faltou uma marcha a mais e com isso ele fez a prova de 2minutos57segundos e 848 milésimos ficando atrás dos rivais que foram 2 segundos melhores, talvez isso seja a explicação, mas longe de ser a decepção da rodada.
O 207 foi bem equilibrado nas curvas.

Aqui rasgando a reta.
E o painel? é bonito e bem acabado e inspirou o nosso 207 que é feito em outra base.
 
                                   Painel típico dos Peugeot, com instrumentos bem legíveis.
                                                  TEMPO NO AUTODRÓMO:2min57seg848
                                                      TOYOTA PRIUS G TOURING HYBRID.

 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A MC usada no Corolla de 2002 a 2014 e a Fielder de 2004 a 2008, além do próprio Prius vendido no Brasil e a Rav4.
MOTOR: VVT-i 1.816V da família ZR que com gasolina gera 14.5KGFMa4000RPM e 99CVa5200RPM e o motor elétrico de 21.1KGFM e 85CV e somados ambos geram  30KGFM e 134CV
VISÃO INTERNA: SIM
PESO:1350KG
0a100KM/H 9.4segundos
60a100KM/H 5.8segundos
Velocidade máxima 222KM/H
Mais um carro que usa CVT no jogo e como ele é híbrido, até hoje poucos híbridos ou elétricos tem câmbio manual e com o Prius não seria diferente, fica um pouco chato, mas tem que encarar.
Na pista ele conseguiu um 0a100KM/H melhor que o esperado com 9.4segundos ficando á frente de muito carro com motor convencional, na retomada como esperado ele estaria no ranking  entre o Focus e o Vitz, o que é um número muito bom para o modelo e na velocidade máxima quase entrou no ranking, o que seria um feito e tanto para um híbrido, mas no caso não é apenas isso.
           O motor 1.8 a combustão e o elétrico que juntam somam 134CV o levou a 222KM/H
O Prius, mostra um bom motor e um bom  comportamento dinâmico, mas o CVT no modelo atrapalha e com isso se tornou o terceiro mais lento em nossos testes com 3minutos14segundos e 901 milésimos, atrás do Demio que tem câmbio manual, mas fazer o que é um híbrido.
O Prius tem bom equilíbrio dinâmico.

Aqui rasgando a reta.
E o painel? bom é simples, mas bem acabado e com instrumentação digital.
 
                                                     Por dentro painel digital.
                                            TEMPO NO AUTODRÓMO:3 min14seg901.
                                                             RANKING
                                                                  0a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007             4.3segundos
2HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2004                                       5.5segundos
3VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V 2010                                   5.7segundos
4LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST 2012                        6.2segundos
5FORD FOCUS ST ECOBOOST 2.NADA 16V 2012                                     6.3segundos
  HONDA CIVIC VIII TYPE R 2.NADA 16V 2008                                        6.3segundos
7PEUGEOT RCZ 1.616V THP 2010                                                              7segundos
  RENAULT CLIO III RS 2.NADA 16V  2009                                              7segundos
  PEUGEOT 207 GTi 1.616V THP 2007                                                        7segundos
10AUDI QUATTRO 2.2 1982                                                                        7.1segundos
                                                                  60a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO  2007               4.1segundos
2VOLKSWAGEN GOLF IV R 2.NADA 16V TSI 2010                                   5.3segundos
3MAZDA DEMIO SPORT 1.516V CVT 2012                                                  5.4segundos
4FORD FOCUS ST ECOBOOST 2.NADA 16V  2012                                             5.5segundos
5TOYOTA PRIUS G TOURING 2009 HYBRID 2009                                            5.8segundos
6TOYOTA VITZ RS 1.516V  2002                                                                        5.9segundos
7PEUGEOT RCZ 1.616V THP 2007                                                                               6.2segundos
8HYUNDAI TUSCANI 2.7V6 2003                                                                               6.7segundos
9RENAULT CLIO III RS 2.NADA 16V  2009                                                             6.8segundos
  PEUGEOT 207 GTi/RC 1.616V THP  2007                                                                6.8segundos
                                                                  VELOCIDADE MÁXIMA
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007                  271KM/H
2HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2004                                                         260KM/H
3VOLKSWAGEN GOLF V R 2.NADA TSI  2010                                                     259KM/H
4HONDA CIVIC VIII TYPE R 2.NADA 16V  2007                                                 247KM/H
5FORD FOCUS ST 2.NADA 16V ECOBOOST 2012                                               246KM/H
6PEUGEOT RCZ 1.616V THP 2010                                                                           243KM/H
7HYUNDAI TUSCANI 2.7V6 2004                                                                           242KM/H
8RENAULT CLIO III RS 2.NADA 16V  2009                                                                   239KM/H
  AUDI QUATTRO 2.2 TURBO 1982                                                                                  239KM/H
10PEUGEOT 207 GTi 1.616V THP  2007                                                                          229KM/H
                                                                         TEMPO NO AUTODRÓMO
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007            2min44seg567
2HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8  2004                                                  2min45seg450
3HONDA CIVIC VIII TYPE R 2.NADA 16V  2008                                             2min50seg839
4FORD FOCUS ST 2.NADA 16V ECOBOOST  2012                                            2min51seg153
5VOLKSWAGEN GOLF VII R 2.NADA 16V TSI  2010                                      2min51seg367
6LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST 2012                              2min54seg117
7FIAT PUNTO ABARTH 1.416V T-JET 2012                                                 2min55seg077
8RENAULT CLIO III RS 2.NADA 16V 2009                                                   2min55seg368
9AUDI QUATTRO 2.2 TURBO  1982                                                               2min56seg000
10PEUGEOT 208 GTi 1.616V THP 2007                                                           2min57seg848
                                                                             TEMPO NA TERRA
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO                  2min00seg243
2LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST                                    2min08seg053
3DODGE RAM 1500 LARAMIE 4X4 CABINE DUPLA                                   2min08seg853
4AUDI QUATTRO 2.2                                                                                      2min09seg152
 

 
 
 
 
 

 

 

Comentários