Sétima rodada de testes de Gran Turismo 6.

NESSA RODADA DOIS HACHTS CONVENCIONAIS E DOIS HOT HACHTS.
Nessa rodada só tivemos Hachtback, o Opel Corsa C Comfort 1.4, o Citroën Xsara VTS 1.616V eu até achei que não teria dois esportivos e tivemos dois de renome e modificado em relação aos modelos "civis" mas a radicalização foi até a posiçãodo motor, no caso o Peugeot 205 Turbo 16 e o Renault Clio II RS V6 ambos vem com motor central no lugar dos bancos traseiros.
OPEL CORSA C COMFORT 1.4 2001
 
 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A GM 4300 usada na segunda geração do Corsa Hacht, Sedan, Meriva e na primeira geração da Montana.
MOTOR: Ecotec 1.416V derivado da família I da GM é basicamente o 1.4 usado em vários modelos da GMB com cabeçote de 16 válvulas e taxa de compressão mais baixa e com isso gera 12.7KGFMa4000RPM e 90CVa6000RPM
PESO:998KG
VISÃO INTERNA: NÃO
0a100KM/H 12.2segundos
60a100KM/H 12.7segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 187KM/H
Corsa C 1.4 EconoFlex na gasolina*
*Foi escolhido gasolina por que o Corsa 1.4 Ecotec é movido á gasolina.
99CVa6000RPM
13KGFMa2800RPM
Prováveis números com gasolina
0a100KM/H 12.4segundos
60a100KM/H 12.9segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 174KM/H(Segundo a GM) 171KM/H
O Corsa entrou na pista, mas é o modelo feito em cima da plataforma GM 4300, lógico que para o dia- a - dia ele tem um desempenho excelente, veja o meu caso com 92CV e 983KG por exemplo(Corsa Classic 1.6) e na pista lógico que não ia esperar muita coisa e se fosse o GSi da época com motor 1.816V ele ia ficar bem mais empolgante, ou até o 1.88V nacional, mas é o que temos.
Na pista como era de esperar 0a100KM/H em 12.2segundos bateu o recorde de lerdeza batendo Demio e Odyssey, como eu falei para o dia-a-dia está bom e o nacional com gasolina é provável que fosse fazer em 12.4segundos, na retomada ele não foi dos melhores, mas também não foi pior e em comparação ao 1.4 EconoFlex nacional é provável que com gasolina ele fosse um pouco pior e na velocidade máxima chegou a 187KM/H de novo bateu o recorde de lerdeza, mas nenhum rival direto dele foi testado, para ver se ele foi bem ou foi mal, mas como eu falei é o carro menos potente testado até agora e o único abaixo dos 100CV, todos foram acima dos 100CV e alguns beirando os 300CV.
                                            O motor 1.416V de 89CV o levou a 187KM/H
E em Bathurst como ficou, bem como eu falei, a suspensão fez sua parte, a caixa tem um escalonamento adequando para um carro de rua, mas os 90CV o levaram a um recorde de lerdeza com 3minutos21segundos e 847 milésimos superando a minivan Odyssey, não existe milagre.
O Corsa até que é bem equilibrado nas curvas.

Aqui rasgando a reta, por assim dizer é claro.
 
TEMPO NO AUTODRÓMO: 3min21seg847.
CITROËN XSARA VTR 1.616V 2001
 
 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A Plataforma além de usada nele, na Xsara Picasso, Xsara Break, família Peugeot 306 e Citroën ZX
MOTOR: Familia TU 1.616V que gera 15KGFMa4000RPM e 108CVa5800RPM e o mesmo que equipa Peugeot/Citroën nacionais e argentinos e alguns franceses também.
PESO:1180KG
VISÃO INTERNA: Não.
0a100KM/H 11.8segundos
60a100KM/H 13.2segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 194KM/H
Quando um Citroën tem a sigla VTS é alto desempenho, quando é VTR é apenas o visual do VTS é  caso do Xsara que aliás até mostrou qualidades, um motor 2.nada 16V caia bem para ele.
Na pista ele só não teve o recorde de lerdeza por que o Corsa já pegou o recorde, a retomada foi inferior do Corsa, mas mesmo assim não é boa e nem ruim e na velocidade máxima chegou a 194KM/H ao menos ele deixou para trás Corsa e Demio 2003, mas vamos falar a verdade o 1.616V da família TU para o dia - a -dia é ótimo, mas numa pista fica complicado.
                                        O motor 1.616V de 108CV o levou a 194KM/H.
E em Bathurst? logo na primeira curva ele mostrou a excelente estabilidade, e como eu disse se fosse a versão 2.nada 16V ele conseguiria um tempo bom, mas não ele fez a prova em 3minutos21segundos061segundos só não bateu o recorde da lerdeza por que tem a minivan Odyssey da Honda e o próprio Opel Corsa 1.4 que está sendo testado nessa rodada de testes.
O Xsara mostrou uma excelente estabilidade.

Aqui rasgando a reta, por assim dizer.
 
TEMPO NO AUTODRÓMO:3min21seg061
PEUGEOT 205 TURBO 16 1985
 
 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A do Peugeot 205 usada nos Peugeot 205, mas nessa versão do Gran Turismo 6 o banco traseiro saiu fora e o motor foi parar lá.
MOTOR: Familia XU 1.816V Turbo que gera 20.6KGFMa4000RPM e 202CVa6750RPM esse motor pertence a mesma família dos motores usados nos 306, Xsara 1.8 e 405 vendidos aqui.
PESO:1145KG
VISÃO INTERNA: Não.
                                                               0a100KM/H 6.6segundos
                                                             60a100KM/H 6.3segundos
                                                             VELOCIDADE MÁXIMA 243KM/H
O 205 Turbo 16 marcou a volta na terra, afinal o motor não está na dianteira e sim no lugar dos bancos traseiros é um motor central que está instalado alí, a tração é integral e o câmbio é manual de cinco marchas como no Corsa e Xsara citados na matéria.
      E na pista como foi? o motor 1.816V Turbo mostrou toda sua força e afinal assim como Audi Quattro nasceu para o  Rally, no 0a100KM/H ele acabou entrando no ranking, na retomada por pouco não entrou no ranking e o ronco é digno de carro de Rally e chegou aos 243KM/H, mas quando você chega a 200KM/H parece que o modelo vai perder o controle e vai voar. isso por causa da dianteira muito leve, ainda que ele é um tração integral e ele entrou no ranking com essa velocidade máxima.
O motor 1.816V Turbo de 202CV o levou a 243KM/H.
Em Bathurst  a suspensão fez sua parte, mas como é um carro de motor central se prepare para se divertir e muito, ele dá a escapada de traseira(vale lembrar que desligo controle de tração e estabilidade) mas fazendo o contra esterço e pisando forte ele volta ao normal e vou falar na primeira volta acabei me lascando e infelizmente bati, mas na segunda tudo certo e inclusive o drift que você viu na foto e com isso ele fez o tempo de 2minutos52segundos e 722 milésimos, ganhou uma vaga no ranking ficando entre o Evoque o Golf IV R , ou seja o melhor tempo dos carros 1980.
O 205 apesar da tração integral, mostrou...

Forte tendência de sair de traseira.

Aqui rasgando a reta.
                                          TEMPO NO AUTODRÓMO:2min52seg722
E na terra como foi? ele tem um histórico de rally, então resolvi colocar na terra só para ver e não é que ele foi muito bem na terra? e foi um compacto bem divertido e com ótimos drift na terra.
O 205 Turbo levantando poeira.

Aqui saindo de lado.

A mesma foto, mas vista de traseira.
E o tempo? 2min07seg061milésismos o que só perdeu para o Lancer Evolution X.
TEMPO NA TERRA:2min07seg061.
RENAULT CLIO II RS 3 LITROS V6 24V(OU 3.NADA) 2003
 
 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A usada no Clio nacional e no Kangoo e também foi usada nos falecidos Symbol, Clio Sedan e Clio argentina.
MOTOR: ES V6 (Peugeot-Renault)de 3 litros(ou 3.nada)  com 24 válvulas que gera 30.6KGFMa4750RPM e 255CVa7150RPM
PESO:1400KG
VISÃO INTERNA: NÃO.
0a100KM/H 5.5segundos
60a100KM/H  5.9segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 259KM/H
Mais um caso de tirar o banco traseiro para por um motor no lugar e no lugar do motor ter um porta - malas bem pequeno e nesse caso foi colocado um V6 de 3 litros(ou 3.nada) do Laguna e lembrando que ele é o único de seis marchas aqui presente nessa rodada o deixa ele com exclusividade.
Como o motor é central a tração foi mandada para a traseira, na pista o V6 confirmou a expectativa com seu 0a100KM/H em 5.5segundos, empatando com o Holden Commodore que é V8 e quase 300KG mais pesado, na retomada conseguiu um lugar empatando com o Vitz Turbo e na velocidade máxima quando chega a 200KM/H ele parece que vai sair do seu controle e chega ser pior que a tração é apenas traseira, mas mesmo assim ele chegou a 259KM/H igualando ao Golf R.
                          O V6 de 3 litros e 24 válvulas de 255CV o levou a 259KM/H.
E em Bathurst como foi? foi muito bem, primeiro lugar como é motor central e tração traseira, logo na primeira curva já mostrou as escapadas de traseira e depois que entrou a traseira é a dianteira que escapa e como resultado, tive que fazer duas voltas, antes de fazer essa volta que vou citar. depois de dominado primeiro é dar o contra esterço e depois quando ver que a dianteira vai escapar é só aliviar, a foto onde você vê apenas uma névoa de fumaça foi isso e com isso ele conseguiu o tempo de 2minutos50segundos e  517 milésimos o que o deixou entre o Civic Type R e o Focus.
O Clio V6 mostrou forte tendência de...

Sair de traseira.

Aqui rasgando a reta.
TEMPO NO AUTODRÓMO:2min50seg517
RANKING
0a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007              4.3segundos
2 RENAULT MÉGANE III RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011                   5.3segundos
3HOLDEN VY COMMMODORE SS 5.7V8 2003    5.5segundos
RENAULT CLIO II RS V6 3 LITROS 2003   5.5segundos
6FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2003      5.6segundos
7VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI  2010   5.7segundos
8LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST 2012  6.2segundos
9FORD FOCUS ST ECOBOOST 2.NADA 16V  2012   6.3segundos
 HONDA CIVIC VIII TYPE R 2.NADA 16V  2008   6.3segundos
60a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  4.1segundos
2RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE  2011     4.3segundos
3FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2003           4.4segundos
4VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010  5.3segundos
5MAZDA DEMIO SPORT 1.516V 2012    5.4segundos
6FORD FOCUS ST 2.NADA 16V ECOBOOST 2012         5.5segundos
7TOYOTA PRIUS G TOURING HYBRID 2009       5.8segundos
8TOYOTA VITZ RS 1.516V TURBO 2002 5.9segundos
RENAULT CLIO II RS V6 3 LITROS 2003  5.9segundos
10PEUGEOT RCZ 1.616V THP 2010    6.2segundos
VELOCIDADE MÁXIMA
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007   271KM/H
2HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2003                               260KM/H
3VOLKSWAGEN GOLF IV R 2.NADA 16V TSI 2010          259KM/H
RENAULT CLIO II RS V6 3 litros 24V 2003          259KM/H
5HONDA CIVIC VIII TYPE R 2.NADA 16V  2008     247KM/H
6FORD FOCUS ST 2.NADA 16V ECOBOOST 2012   246KM/H
7PEUGEOT RCZ 1.616V THP 2010             243KM/H
PEUGEOT 205 TURBO 16 1985   243KM/H
9HYUNDAI TUSCANI 2.7V6 2003       242KM/H
10RENAULT CLIO III RS 2.NADA 16V  2009    239KM/H
TEMPO NO AUTODRÓMO
1FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO   2003 2min40seg822
2MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007 2min44seg567 
3HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2003               2min45seg450
4RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011  2min46seg047
5RENAULT CLIO II RS V6 3 LITROS 24V    2min50seg517
6HONDA CIVIC VIII TYPE R 2.NADA 16V   2min50seg839
7FORD FOCUS ST ECOBOOST 2.NADA 16V  2min51seg153
8VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI  2min51seg367
9PEUGEOT 205 TURBO 16         2min52seg722
10LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST 2min54seg117
TEMPO NA TERRA
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2min00seg143
2PEUGEOT 205 TURBO 16                        2min07seg061
3LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST 2min08seg053
4DODGE RAM LARAMIE 1500 4X4 CABINE DUPLA AUT 2min08seg853
5AUDI QUATTRO 2.2 TURBO         2min09seg152
 
 

 
 
 
 
 

Comentários