Sexta rodada de testes do Gran Turismo 6

NA SEXTA RODADA UM RECORDISTA DE NÜRBURGRING , MAIS DOIS HOT HACHTS E UM HACHT CONVENCIONAL.
Na sexta rodada o recordista de carros de tração dianteira em Nürburgring marcou presença é o Mégane III RS 2.nada 16V TCE, além dele o Peugeot 206 RC/GTi 2.nada 16V marcou presença e ele pode ser comparado ao modelo de geração anterior e ao Vitz RS Turbo que já foram testados, o Honda Fit RS marcou presença e pode ser comparado ao Demio e o Focus RS 2.nada 16V Turbo 2002 que acabou quebrando recordes aqui na rodada de testes do Gran Turismo.
RENAULT MÉGANE III RS 2.NADA 16V TCE 2011
 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A C DA RENAULT-NISSAN usada na segunda geração da Mégane, Mégane Grand Tour e o mexicano Sentra nas duas ultimas gerações, além é claro da Grand Scénic e do Mégane CC franceses e do último X-Trail japonês.
MOTOR: 2.nada 16V Turbo e injeção direta da família F que gera 36.7KGFMa2500RPM e 265CVa5500RPM é o mesmo que equipa o Fluence GT aqui, mas no sedã não tem injeção direta a pressão do turbo é um pouco menor.
PESO:1387KG
VISÃO INTERNA: SIM
0a100KM/H  5.3segundos
60a100KM/H  4.3segundos
VELOCIDADE MÁXIMA 236KM/H
"Lá vem o Wellington chamar o Mégane RS de "Fluence com grife"" lamento lhe informar, o Fluence apesar de ser desenvolvido pela coreana Samsung ganhou o direito do emblema da Renault e ele é posicionada como uma versão sedã, ou seja o Mégane RS é um Fluence Hacht.
Ele até tinha boa expectativa, afinal ele tem o recorde da pista "favorita" do James May e lógico logo de cara, o motor se fez presente e na pista 0a100KM/H em 5.3segundos pode não ter quebrado por enquanto o recorde, mas ficou em segundo batendo rivais diretos como Focus ST e Golf R, na retomada colou no Lancer Evolution e deixou até o Holden V8 para trás, na velocidade máxima todas as marchas são curtas e a sexta podia ser bem melhor escalonada e ele chegou a 236KM/H e por pouco ficou fora do ranking, mas ainda ele não é ruim e o lado bom que só preciso de 1KM para isso.
 O 2.nada 16V Turbo e injeção direta com 265CV o levou a 236KM/H.
Em Bathurst, se ele se bem na pista "favorita" do James May, então na pista australiana era de esperar bom desempenho e ele se confirmou, o câmbio de seis marchas apesar de ter uma sexta curta para uma reta grande,  ela é ótima em circuito, o volante tem um faixa amarela no centro e o painel é igual ao nosso Fluence convencional, o que muda é o fundo amarelo do conta-giros, o torque em baixa rotação e os 265CV fizeram o tempo de 2minutos46segundos e 047 milésimos ficando em quarto lugar e á frente dos rivais direitos ou seja o recorde da tração dianteira não foi dele por causa de outro modelo, mas de qualquer forma foi uma boa marca e colou no Holden SS V8 Commodore.
O Mégane RS mostrou ser bem equilibrado nas curvas.

Aqui rasgando a reta.
E o painel? é o mesmo do Fluence antigo, só muda o conta-giros amarelo, com exceção da GT.

           Aqui o painel do modelo igual ao Fluence normal, o que muda é o conta-giros amarelo.
TEMPO NO AUTODRÓMO:2min46seg047
PEUGEOT 206 RC/GTi  2.NADA 16V 2003
 
 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A da família 206 e do 207 nacional, além é claro da dianteira da picape Hoggar.
MOTOR: 2.NADA 16V da família EW a mesma usada nos 307 e C4 "nacionais" com alterações para gerar 20.6KGFMa4750RPM e 177CVa7000RPM
VISÃO INTERNA: NÃO
PESO:1110KG
                                                                 0a100KM/H  7.4segundos
                                                               60a100KM/H  7.9segundos
                                                               VELOCIDADE MÁXIMA 237KM/H
Aqui mais um quatro cilindros girador, mas ele está aposentado no mercado, mas mesmo assim é algo interessante comparar ele com o 207 GTi "verdadeiro" que agora usa um motor turbo e o Vitz RS Turbo que é um contemporâneo seu, logo de cara ele mostrou sua capacidade, apesar de ter apenas cinco marchas, o motor 2.nada 16V fez ele ir de 0a100KM/H em 7.4segundos não entrou no ranking e ficou atrás do 207 GTi o que era esperado, mas não tão apertado para o modelo mais novo e ficou á frente também do Vitz RS Turbo com 7.5segundos, na retomada fora do ranking e atrás do 207 GTi/RC e bem atrás do Vitz RS Turbo, lembrando que eles tiveram auxilio do "caracol mágico" nessa e o 206 não é um motor de aspiração natural, ele chegou a 237KM/H acabou entrando no Ranking e por incrível que pareça tomou o lugar do 207 GTi/RC "verdadeiro" ! e ficou á frente do Vitz RS Turbo e bem na frente.
O motor 2.nada 16V Turbo de 177CV o levou a 237KM/H
E em Bathurst? bem ela mostrou competência e muita competência, mas os borrachões volta e meia aconteciam, culpa de segunda curta, muitas vezes curvas tinham que fazer em segunda, mas mesmo assim o motor mostrou competência para levar ele a fazer o tempo de 2minutos56segundos e 862 milésimos, ficou bem á frente do Vitz RS Turbo e do 207 GTi/RC e quase conseguiu um lugar no Ranking, aliás o 207 GTi/RC com os tempos de Mégane RS e Focus RS saiu do ranking.
Ele até foi equilibrado nas curvas, mas os borrachões aconteciam...

Aqui rasgando a reta.

TEMPO NO AUTODRÓMO:2 min56seg862.
HONDA FIT RS 1.516V 2009
 
 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? além dele ele representa o City, no caso o Fit de primeira e segunda geração e o City de primeira geração
MOTOR: i-VTEC 1.516V da família L que gerava 14.8KGFMa4800RPM e 119CVa6000RPM é basicamente o mesmo motor que equipa o Fit nacional.
PESO:1050KG
VISÃO INTERNA:SIM.
                                                                  0a100KM/H 10.3segundos
                                                                60a100KM/H 12segundos
                                                                VELOCIDADE MÁXIMA 202KM/H
É quase como andar no nosso Fit 1.516V, mas na terra do sol nascente na segunda geração essa versão era a única com motor 1.516V e trouxe e o câmbio de seis marchas, algo que não tem nos Fit brasileiros, pena que o Fit 1.516V manual testado na primeira geração só foi com câmbio automático.
   Voltando ao modelo japonês, lógico que não se podia esperar alto desempenho, mas até uma diversão pequena é verdade, na pista ele foi de 0a100KM/H em 10.3segundos ficou atrás do Demio dotado de câmbio CVT com 9.3segundos, confesso ter achado uma pena, nos 60a100KM/H era esperada a derrota, com mais que o dobro do tempo e na velocidade máxima encostou no rival em 1KM/H.
O 1.516V de 120CV o levou a 202KM/H.
Em Bathurst, apesar de não ter mais de 120CV ele conseguiu ser divertido, afinal o bom acerto de chassi e o câmbio manual de seis marchas, ajudaram embora ele tenha uma sexta longa e ela acabou sobrando, as mais usadas foram da segunda a quinta e com isso ele fez o tempo de 3minutos10segundos e 642 milésimos ficou longe do ranking, mas á frente do Demio e o painel é igual ao nosso Fit o que muda é o fundo vermelho, mas de resto é igual.
O Fit mostrou ser bem equilibrado nas curvas.

Aqui rasgando a reta.
E o painel? é igual ao nosso Fit, a única diferença é o fundo vermelho, apenas isso.

                                    Painel igual do nosso Fit, mas com iluminação vermelha.
                                               TEMPO NO AUTODRÓMO:3min10seg642
                                                       FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2003

 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A CT170 usada na primeira geração da família Focus.
MOTOR: Zetec-E 2.nada 16V Turbo que gera 31.5KGFMa3500RPM e 215CVa5500RPM é basicamente o motor dos primeiros Focus(entre 2000 e 2005) só que dotado de turbo.
VISÃO INTERNA: NÃO
PESO:1050KG
Além de dar potência, a Ford deu uma aliviada no peso do Focus de primeira geração e com isso o carro mostrou ser divertido e bem divertido, inclusive com a suspensão traseira multilink.
   Mas vamos a pista, mesmo que dotado de cinco marchas ele foi de 0a100KM/H em 5.6segundos o que deixou á frente de muito hacht atual, Focus ST e Golf R por exemplo, e só ficou atrás do Mégane RS Trophy, na retomada de 60a100KM/H com seus 4.4segundos ficou em terceiro lugar só atrás do Mégane RS e do Lancer Evolution e na velocidade máxima assim com o Mégane não precisou dos 3KM de reta e cravou a velocidade máxima de 233KM/H o deixou fora do Ranking.
O motor 2.nada 16V Turbo de 215CV o levou a 233KM/H.
E em Bathurst? o câmbio acontece o mesmo efeito do Mégane RS, pode não ser ótimo para uma final, mas é boa na pista e como é boa, a suspensão dá uma leve "traseirada" mas é bem controlável até e muito divertido só que a maior surpresa é o novo recordista com 2minutos40segundos e 822 milésimos superando carros bem mais potente, eu mesmo não acreditei na volta. mas está aí e para alegria de metade dos australianos um Ford quebrou o recorde, embora não australiano.
O Focus se mostrou bem equilibrado e com uma leve "traseirada"

Aqui rasgando a reta.

TEMPO NO AUTODRÓMO:2 min40seg822
RANKING
0a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  4.3segundos
2RENAULT MÉGANE RS 2.NADA 16V TCE 2011     5.3segundos
3HOLDEN VY COMMMODORE SS 5.7V8 2004    5.5segundos
4FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2003     5.6segundos
5VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010     5.7segundos
6LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST  6.2segundos
7FORD FOCUS ST 2.NADA 16V ECOBOOST 6.3segundos
HONDA CIVIC VIII TYPE 2.NADA 16V   6.3segundos
9PEUGEOT RC-Z 1.616V THP   7segundos
RENAULT CLIO RS 2.NADA 16V  7segundos
*PEUGEOT 207 GTi 1.616V THP cravou 7segundos também.
60a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION 2.NADA 16V TURBO 2007      4.1segundos
2RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011   4.3segundos
3FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2003     4.4segundos
4VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010  5.3segundos
5MAZDA DEMIO SPORT 1.516V CVT 2012    5.4segundos
6FORD FOCUS ST ECOBOOST 2.NADA 16V  2012 5.5segundos
7TOYOTA PRIUS G TOURING HYBRID 2009  5.8segundos
8TOYOTA VITZ RS 1.516V TURBO 2002    5.9segundos
9PEUGEOT RCZ 1.616V THP 2010  6.2segundos
10HYUNDAI TUSCANI 2.7V6 2003    6.7segundos
VELOCIDADE MÁXIMA
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007 271KM/H
2HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2003                260KM/H
3VOLKSWAGEN GOLF R 2.NADA 16V TSI  4MOTION  2010 259KM/H
4HONDA CIVIC VIII TYPE R 2.NADA 16V 2008      247KM/H
5FORD FOCUS ST 2.NADA 16V ECOBOOST 2012    246KM/H
6PEUGEOT RCZ 1.616V THP 2010           243KM/H
7HYUNDAI TUSCANI 2.7V6 2003  242KM/H
8RENAULT CLIO III RS 2.NADA 16V  2009      239KM/H
AUDI QUATTRO 2.2 TURBO 1982    239KM/H
10PEUGEOT 206 RC/GTi 2.NADA 16V 2003    237KM/H
TEMPO NO AUTODRÓMO
1FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2003      2min40seg822
2MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007 2min44seg567
3HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2004          2min45seg450
4RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE  2min46seg047
5HONDA CIVIC VIII TYPE R 2.NADA 16V 2008  2min50seg839
6FORD FOCUS ST ECOBOOST 2.NADA 16V 2012  2min51seg153
7VOLKSWAGEN GOLF R 2.NADA 16V TSI 4MOTION 2010 2min51seg367
8LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST 2min54seg117
9FIAT PUNTO ABARTH 1.416V T-JET  2min55seg077
10RENAULT CLIO III RS 2.NADA 16V 2min55seg368
TEMPO NA TERRA
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  2min00seg143
2LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST 2012 2min08seg053
3DODGE RAM LARAMIE 1500 4X4 CABINE DUPLA 5.7V8  2003 2min08seg853
4AUDI QUATTRO 2.2 1982                       2min09seg152
 



 
 

 

 
 
 

Comentários