Décima quarta rodada de Testes do Gran Turismo 6, Corolla 1998, Mégane II 2008,206 S16 e Focus ST MK1.

NESSA RODADA TIVEMOS O COROLLA LEVIN BZ-R 1998, O RENAULT MÉGANE II RS 2.NADA 16V TURBO 2008, O PEUGEOT 206 S16 1999 E O FORD FOCUS ST 2.NADA 16V 2003 QUER VER COM ELES SE SAÍRAM?
Nessa rodada tivemos três hachts esportivos e um cupê e todos eles mostraram interessantes.
TOYOTA COROLLA LEVIN BZ-R 1.620V SUPERCHARGER 1998
 
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? a do primeiro Corolla nacional fabricado entre 1998 e 2002 e dos Corolla importados de 1993 a 1998.
MOTOR: 1.6 da família A, dotado com cabeçote de 20 válvulas e compressor volumétrico(turbo) e com isso gera 16.5KGFMa5600RPM e 165CVa7800RPM
PESO:1080KG
VISÃO INTERNA: Não.
                                                                   0a100KM/H 8.1segundos
                                                                 60a100KM/H 8.1segundos
                                                                 VELOCIDADE MÁXIMA 236KM/H
Você não imaginava que o primeiro Corolla nacional, na sua geração equivalente no Japão tinha uma versão esportiva, aliás até que é um belo cupê e rival do Civic Type R na época.
   Na pista ele já demostrou competência, foi de 0a100KM/H em 8.1segundos, o ronco digo que é legal para um carro com compressor volumétrico e ainda de brinde é girador, em comparação a geração mais recente, o Corolla Runx cravou 7.8segundos, na retomada de 60a100KM/H curiosamente ele cravou o mesmo tempo de 8.1segundos, em comparação ao Corolla Runx cravou 7.5segundos ficou atrás e ele empurrado pela boa aerodinâmica e o câmbio de seis marchas chegou a 236KM/H foi mais veloz que a geração mais recente.
O motor de 165CV levou a 236KM/H.
E em Bathurst mais surpresas? primeira a saída de dianteira presente na geração recente, aqui não existe, ele sempre foi equilibrado nas curvas, o motor e o câmbio respondiam bem e para surpresa de todos 2min56seg656 o que deixou seis segundos á frente do modelo recente.
O  Corolla mostrou equilíbrio nas curvas.

Os 165CV rasgaram a reta em Bathurst.
TEMPO NO AUTODRÓMO:2min56seg656
RENAULT MÉGANE II RS 2.NADA 16V TURBO 2008
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? a plataforma C da Renault-Nissan, usada em Mégane, Mégane Gran Tour, Fluence e os Nissan Sentra e X-Trail
MOTOR: 2.nada 16V Turbo da família F que gerava 30.6KGFMa3000RPM e 224CVa5500RPM
PESO:1400KG
VISÃO INTERNA:SIM
                                                                     0a100KM/H  6.5segundos
                                                                    60a100KM/H 6segundos
                                                                    Velocidade máxima 223KM/H
Já testei o Mégane III RS Trophy e do Mégane I Coupé 2.nada 16V, agora testei a geração II do modelo, afinal ele é parente próximo dos Mègane II Sedan e Gran Tour.
  Na pista o motor de 224CV fez o seu papel, foi de 0a100KM/H em 6.5segundos por pouco não esteve no ranking, como era esperado ficou atrás do Mégane RS Trophy com 5.3segundos e bem á frente do Coupé de primeira geração com 8.5segundos, na retomada  a mesma situação com 6segundos, contra 4.3segundos do Mégane RS Trophy e 7.4segundos do Mégane e na velocidade máxima ele chegou a 223KM/H ficou á frente do Coupé com 209KM/H e atrás do RS Trophy com 236KM/H.
Os 224CV levaram a 223KM/H.
E em Bathurst? ele revelou boa dinâmica, graças a calibração especial para o modelo e o "torque de Opala 4.1" garantiu o desempenho na pista e com isso ele fez a prova em 2minutos52segunos e 205 milésimos, mais dois segundos ele entrava no ranking dos dez melhores.
O Mégane fez as curvas muito bem.

 Rasgou a reta, mas a traseira feia...
O câmbio é manual de seis marchas e o painel é igual ao Mégane nacional o que deixa familiarizado.
       O painel é  igual do Mégane nacional, a diferença é faixa vermelha no centro do volante...
                                                                   TEMPO NO AUTODRÓMO
                                                                     2min52seg205
                                                                PEUGEOT 206 S16 2.NADA 16V 1999
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? a usada no Peugeot 206 e 206 SW nacionais, 207, 207 Passion/Sedan, 207 SW e a dianteira da picape Hoggar.
MOTOR: PSA EW 2.nada 16V que gerava 18.7KGFMa4000RPM e 140CVa5800RPM
PESO:1080KG
VISÃO INTERNA:NÃO.
                                                                       0a100KM/H  6.5segundos
                                                                      60a100KM/H 6segundos
                                                                       Velocidade máxima 223KM/H
Carro pequeno, com motor grande a diversão é garantida e o 206 acabou de confirmar isso e lembrando que ele usava o mesmo motor usado nos nosso 307 sem alterações(a versão sem comando de válvulas variável)
  Na pista ela foi de 9segundos, em comparação com os rivais da sua época ele ficou na frente, contra 9.8segundos do Yaris/Vitz RS,10.8segundos do Tigra e 10.9segundos do Polo GTi, já o 206 RC de 180CV fez a prova em 7.4segundos e o 207 GTi em 7segundos, na retomada de 60a100KM/H ele cravou 8.8segundos ficou á frente do Yaris/Vitz RS com 9.1segundos, Tigra com 10segundos e Polo GTi com 10.4segundos e em comparação ao 206 RC 7.9segundos e o 207 GTi fez a prova em 6.5segundos se analisar o 206 S16 ficou atrás dos sucessores e na frente dos rivais, na velocidade máxima ele chegou a 213KM/H ficou na frente dos rivais contra 205KM/H do Tigra, 204KM/H do Polo GTi e 199KM/H do Yaris/Vitz RS e em comparação ficou atrás do 206 RC com 237KM/H e do 207 GTi 1.616V THP com 229KM/H.
O motor de 140CV o levou a 213KM/H
Mas em Bathurst? ele mostrou boa dinâmica e câmbio manual de cinco marchas e o motor 2.nada 16V respondeu bem a situação e com isso ele fez a prova em 3minutos02segundos549 milésimos, considerando que ele é um carro de 140CV é um bom tempo, deixou na frente de todos os rivais.
O 206 fez as curvas muito bem.

Aqui ele rasgou a reta.
TEMPO NO AUTODRÓMO:3min02seg549
 FORD FOCUS ST 2.NADA 16V 2003
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA?  A CT170 usada na primeira geração do Focus.
MOTOR: Zetec 2.nada 16V com alterações para gerar 19.8KGFMa5500RPM e 173CVa6900RPM
PESO:1240KG
VISÃO INTERNA: Não.
                                                                   0a100KM/H   8segundos
                                                                   60a100KM/H 8.8segundos
                                                            Velocidade máxima 231KM/H
O Focus de primeira geração já esteve na versão RS que aliás é recordista e também existe o ST de terceira geração e vamos comparar os números contra eles.
  Na pista ele foi de 0a100KM/H em 8segundos e o que chama atenção é que ele tem outro câmbio manual, contra cinco do RS, em relação ao ST de terceira geração ele ficou atrás, esse fez o tempo de 6.3segundos e o RS fez a prova em 5.6segundos, na retomada ele 60a100KM/H em 8.8segundos contra 4.4segundos do RS e 5.5segundos do ST de terceira geração e na velocidade máxima ele chegou a 231KM/H, graças a sexta marcha, encostou no RS com 233KM/H e ambos ficaram atrás do ST de terceira geração com 246KM/H.
Os 170CV levaram a 231KM/H.
E em Bathurst? ele tem um bom comportamento dinâmico, não chega ao nível do RS, mas ainda é ótimo e o motor respondeu bem e com isso ele fez a prova em 2minutos57segundos859 milésimos, bem atrás do ST de terceira geração e do RS de geração equivalente, o que deixa muito bem.
O Focus faz as curvas muito bem.

Aqui os 170CV rasgando a reta.
TEMPO NO AUTODRÓMO:2mim57seg859
RANKING
0a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  4.3segundos
2RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011 5.3segundos
3LOTUS CARLTON 3.624V biturbo 1990   5.4segundos
AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009  5.4segundos
5HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2004        5.5segundos
RENAULT CLIO V6 3 LITROS 24V 2003  5.5segundos
7VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010  5.7segundos
MAZDA SPEED ATENZA 2.3 Turbo GDi 2005  5.7SEGUNDOS
9FORD MUSTANG MACH I 351 V8 5.8 1971  5.8segundos
10LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST 2012   6.2segundos
*VOLVO C30 2.520V TURBO 2008    6.2segundos
60a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  4.1segundos
2RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011  4.3segundos
3FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2002    4.4segundos
4AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009   4.8segundos
5VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010   5.3segundos
6MAZDA SPEED ATENZA 2.3 Turbo GDi 2005       5.4segundos
MAZDA DEMIO SPORT 1.516V CVT 2010   5.4segundos
8 FORD FOCUS ST ECOBOOST 2.NADA 16V 2013  5.5segundos
9VOLKSWAGEN GOLF IV R 32 VR6 4MOTION 5.6segundos
10TOYOTA PRIUS HYBRID 2009  5.8segundos
*HONDA CIVIC VII TYPE R 2.NADA 16V 2004 5.8segundos
VELOCIDADE MÁXIMA
1LOTUS CARLTON 3.624V biturbo     282KM/H
2MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  271KM/H
3AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009    269KM/H
4MAZDA SPEED ATENZA 2.3 Turbo GDi  2005  262KM/H
5HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2004   260KM/H
6VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010  259KM/H
RENAULT CLIO RS V6 3 LITROS 24V 2004 259KM/H
8VOLKSWAGEN GOLF IV R 32 VR6 4 MOTION 2003  254KM/H
9HONDA CIVIC VII TYPE R 2.NADA 16V 2004   250KM/H
10FIAT COUPÉ TURBO PLUS 2.NADA 20V TURBO 2002 248KM/H
TEMPO NO AUTODRÓMO
1FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2002   2min40seg822
2LOTUS CARLTON 3.624V biturbo 1990  2min43seg054
3MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007 2min44seg467
4HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2004  2min45seg450
5RENAULT  MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011  2min46seg047
6AUDI TTS 2.NADA 16V TSI 2009    2min46seg656
7HONDA CIVIC VII TYPE R 2.nada 16V 2004   2min48seg806
8MAZDA SPEED ATENZA 2.3 turbo GDi 2005  2min49seg074
9RENAULT CLIO V6 3 LITROS 24V 2003  2min50seg517
10VOLKSWAGEN GOLF IV R 32 VR6 4MOTION 2min50seg567
TEMPO NA TERRA
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007 2min00seg013
2PEUGEOT 205 TURBO 16 1985     2min07seg061
3LANCIA DELTA HF INTEGRALE 2.NADA 16V TURBO 1992  2min07seg911
4LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST 2012 2min08seg053
5DODGE RAM LARAMIE 5.7V8 4X4 CABINE DUPLA 2012  2min08seg853
6AUDI QUATTRO 2.2 TURBO 1982   2min09seg152
7VOLKSWAGEN KOMBI 1200 1962 2min58seg613
 
 

 
 


 
 


 
 

Comentários