Vigésima rodada do Teste do GT6: Dois "Fusca" , um belo sedã da Alfa e um compacto.

NESSA RODADA TIVEMOS ALFA ROMEO 156 2.5V6, NEW BEETLE RSI 3.2VR6, LUPO 1.4 E UM FUSCA 1100 1949!
                                                                      ALFA ROMEO 156 2.5V6 1998
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA?  Além do próprio 156, representada pelo Tipo, Tempra SW, Marea, Marea Weekend e Coupé.
MOTOR: Alfa V6 de 2.5 litros e 24 válvulas que gera 22.6KGFMa5000RPM e 190CVa5000RPM
PESO:1320KG
VISÃO INTERNA:NÃO.
                                                               0a100KM/H   8segundos
                                                              60a100KM/H   8.4segundos
                                                              Velocidade máxima 238KM/H
O Alfa 156 até hoje é um dos carros mais bonitos já feitos e isso é verdade, dá para notar que acertou a mão no visual e como é o desempenho dele, já foi vendido no Brasil, pena que só teve teste da perua e o sedã não teve.
   Na pista ela já mostrou um bom desempenho: 0a100KM/H em 8segundos, 60a100KM/H em 8.4segundos, chegou a 238KM/H e ainda tem um ronco bonito de brinde.
O motor 2.5V6 de 190CV o levou a 238KM/H
E em Bathurst? como você viu o Fiat Coupé tem forte tendência de sair de dianteira, mas aqui não, ele é bem equilibrado, graças a modificação nas suspensão sendo braços duplos triangulares na dianteira e McPherson na traseira e isso acabou ajudando e com isso ele virou o tempo de 2minutos57segundos e 234 milésimos e o câmbio é o manual de seis marchas.
O 156 faz as curvas muito bem.

Aqui rasgando a reta.
TEMPO NO AUTODRÓMO:2min57seg234
VOLKSWAGEN NEW BEETLE RSI 3.2VR6 24V 2000
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A PQ34 usada além do New Beetle vendido no Brasil, Golf IV feito no Brasil, Bora, Audi A3 feito no Brasil, TT importado da Alemanha, Audi importado da Alemanha e Golf importado da Alemanha.
MOTOR: VR6 3.2 litros e 24 válvulas que gera 32.6KGFMa3000RPM e 228CVa6200RPM
PESO:1515KG
VISÃO INTERNA:NÃO.
                                                                   0a100KM/H  7.4segundos
                                                                  60a100KM/H 5.8segundos
                                                                 Velocidade máxima 240KM/H
O New Beetle deveria ter se chamado novo Fusca no Brasil e de fato ele é, esse é um "Besouro voador", dotado do mesmo conjunto do Golf IV R, mas "estrangulado" para menos potência.
   Na pista ele foi de 0a100KM/H em 7.4segundos, na retomada então por pouco não garantiu um lugar no ranking com 5.8segundos e chegou a ótimos 240KM/H ou seja uma "Besouro que precisou do VR6 para voar".
  
                                          O motor VR6 3.224V de 228CV o levou a 240KM/H
E em Bathurst? a tração quatro o deixou bem equilibrado nas curvas e o motor VR6 ronca forte, alto e bonito e até hoje os fãs alemãs da VW adoram ouvir o ronco desse motor e com isso ele foi o mais rápido da rodada com 2minutos55segundos142 e o câmbio dele é manual de seis marchas.
O Novo Fusca faz bem as curvas.

Aqui rasgando a reta.
TEMPO NO AUTODRÓMO:2min55seg142
VOLKSWAGEN LUPO 1.4
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A plataforma A da Volkswagen usada no Polo Classic, Seat Córdoba, Seat Ibiza, Van, Seat Inca e com alterações em Golf mexicano e nos primeiros Passat importado da Alemanha dos anos 1990.
MOTOR: EA 111 1.416V que gerava 12.9KGFMa4400RPM e 100CVa6000RPM
PESO:933KG
VISÃO INTERNA:NÃO.
                                                                           0a100KM/H 12.6segundos
                                                                          60a100KM/H 17.6segundos
                                                                         Velocidade máxima 194KM/H
  Ele tem o peso equivalente de um Gol e também usa o motor da nossa Kombi dotado de cabeçote de 16V e aí ver como ele se saiu? não da para comparar ao Ka endura por que esse usa motor bem mais fraco e ao Corsa 1.4, então só por curiosidade vamos ver como se sai contra o GTi com o 1.616V de 125CV.
  O câmbio em vez de seis marchas é cinco marchas e na pista ele foi de 0a100KM/H em 12.6segundos não é numero ruim, mas o GTi cravou 9.7segundos, a retomada foi vergonhosa:17.6segundos ficou bem atrás do GTi com 7.6segundos, a máxima até que não foi ruim com 194KM/H contra 207KM/H do GTi.
O motor 1.416V de 100CV o levou a 194KM/H
E em Bathurst? ele mostrou bom comportamento dinâmico e o motor respondeu até bem, mas o câmbio de relações longas, esse complicou na pista, embora acredito que seja bem econômico e ele fez o tempo de 3minutos19segundos e 269 milésimos tomou 14segundos do Lupo GTi.
O pequeno Lupo fez as curva muito bem.

Rasgando a reta, por assim dizer é claro.
TEMPO NO AUTODRÓMO:3min19seg269
VOLKSWAGEN 1100 1949(FUSCA)
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? Além de usada no próprio Fusca, em TL, 1600 4 portas, Variant, Brasilia, SP 2, Karmann-guia TC, Puma GTS/GTE, Gurgel X12,G800, XEF e Karmann-guia.
MOTOR: Volkswagen Boxer 1100 refrigerado á ár que gera 6.8KGFMa2000RPM e 25CVa3300RPM
PESO:720KG
VISÃO INTERNA:NÃO.
A Europa vivia momentos difíceis depois da segunda guerra mundial e no caso do Fusca é evidente isso e esse exemplar de 1949 é a prova concreta disso.
   Na pista lógico  que o ronco de um Volkswagen refrigerado á ar é reconhecido por aí de longe e esse exemplar não é diferente, mas o drama é pior, por que o 0a100KM/H foi de 41.3segundos é o segundo mais lento só perdeu para o Fusca e ele chegou a 122KM/H agora como ele chegou eu não sei, superou em 1KM/H o 1200, talvez a quarta mais curta....
O motor de 25CV conseguiu levar ele a 122KM/H
E em bathurst? ele só teve bom comportamento dinâmico por uma coisa: falta de potência, era evidente de tão fraco que ele era, tanto que cheguei a pensar que não subiria o morro rumo ao topo da montanha, mas subiu, ainda que passando vergonha e terminou apenas a frente da Kombi com 4minutos46segundos e 139 milésimos, é a Europa vivia tempos difíceis....
Comportamento dinâmico patrocinado pela falta de potência....

Não está rasgando a reta.
E lógico como todo Fusca ele vai ter que ir na terra e ele foi, olha não foi tão divertida com a Kombi, mas ainda assim apesar da lerdeza conseguiu virar na frente dela com 2minutos56segundos e 826 milésimos longe do primeiro lugar, o que era esperado para um carro 1100.
O Fusca mostrando sua vontade na terra.

E aqui mostrando a traseira.
TEMPO NO AUTODRÓMO:4min46seg139
TEMPO NA TERRA:2min56seg826
RANKING
0a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007    4.3segundos
2RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011   5.3segundos
3LOTUS CARLTON 3.624V Biturbo 1990             5.4segundos
AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI  2009    5.4segundos
5HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8  2004         5.5segundos
RENAULT CLIO II RS V6 3 LITROS 24V 2003      5.5segundos
7VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010    5.7segundos
MAZDA SPEED ATENZA 2.3 Turbo-GDi  2005  5.7segundos
9FORD MUSTANG MACH I 351 V8(5.7) 1971  5.8segundos
VOLKSWAGEN SCIROCCO R 2.NADA 16V TSI 2010      5.8segundos
60a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  4.1segundos
2RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011  4.3segundos
3FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2002      4.4segundos
4VOLKSWAGEN SCIROCCO 2.NADA 16V TSI 2010     4.5segundos
5AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009            4.8segundos
6VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010         5.3segundos
7MAZDA SPEED ATENZA 2.3 Turbo-GDI 2005  5.4segundos
8MAZDA DEMIO SPOR 1.516VC CVT  2010    5.4segundos
9FORD FOCUS ST ECOBOOST 2.NADA 16V 2012   5.5segundos
10VOLKSWAGEN GOLF IV R 32 VR6 4 MOTION 2003  5.4segundos
VELOCIDADE MÁXIMA
1LOTUS CARLTON 3.624V Biturbo 1990          282KM/H
2MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007   271KM/H
3AUDI TTS 2.NADA 16V TURBO 2009                     269KM/H
4VOLKSWAGEN SCIROCCO TSI 2.NADA 16V TURBO 2010  267KM/H
5MAZDA SPEED ATENZA 2.3 Turbo-GDI 2005   262KM/H
6HOLDEN VY SS COMMODORE 5.7V8 2004   260KM/H
7VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010   259KM/H
RENAULT CLIO III RS V6 3 LITROS 24V 2003  259KM/H
9ACURA CL 3.2 TYPE-S 2005           256KM/H
10VOLKSWAGEN GOLF IV R 32 VR6 4 MOTION 2010  254KM/H
TEMPO NO AUTODRÓMO
1FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2002             2min40seg822
2LOTUS CARLTON 3.624V Biturbo 1990  2min43seg054
3MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  2min44seg467
4HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2004                 2min45seg450
5VOLKSWAGEN SCIROCCO R 2.NADA 16V TSI  2010  2min45seg717
6RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011  2min46seg047
7AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009               2min46seg656
8HONDA CIVIC VII TYPE R 2.NADA 16V 2008    2min48seg805
9MAZDA SPEED ATENZA 2.3 Turbo-GDI 2005   2min49seg074
10ACURA CL TYPE-S 3.2V6 2004      2min49seg670
TEMPO NA TERRA
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  2min00seg074
2PEUGEOT 205 TURBO 1985                    2min07seg061
3LANCIA DELTA HF INTEGRALE 2.NADA 16V TURBO 1992  2min07seg911
4LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST 2012  2min08seg053
5DODGE RAM LARAMIE 1500 4X4 CABINE DUPLA 2003  2min08seg853
6AUDI QUATTRO 2.2 TURBO 1982           2min09seg122
7VOLKSWAGEN FUSCA 1200 1966   2min45seg321
8VOLKWAGEN FUSCA 1100 1966  2min56seg821
9VOLKSWAGEN KOMBI 1200 1962   2min58seg613
 
 
 

 

 

 
 



Comentários