Na vigésima sexta rodada, outro parente do Corolla nacional, do Etios, a Alfa Spider e o Golf IV GTI.

NESSA RODADA TIVEMOS GOLF IV GTI, SCION XA 1.516V, TOYOTA WILL VS e ALFA ROMEO SPIDER QUER DAR UMA OLHADA COMO ELES FORAM?
Nessa rodada, tivemos a participação do Toyota Will VS, o Alfa Spider, o Golf IV GTI e o Scion XA, aliás o Golf GTi deu para comprar ao mundo real também.
TOYOTA WILL VS 1.816V
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A MC usada no Corolla nacional de 2002 a 2011, a Fielder 2005 e o Rav4 importado do Japão.
MOTOR:VVTL-i 1.816V da família ZZ e com isso gera 18.5KGFMa6800RPM e 190CVa7600RPM
PESO:1190KG
VISÃO INTERNA:NÃO.
0a100KM/H 9.5segundos
60a100KM/H em terceira  9.4segundos
Velocidade máxima 217KM/H
É basicamente um Corolla Runx com proposta mais confortável ,o motor até ronca bonito, mas o câmbio só tem quatro marchas, foi baseado no automático de quatro marchas como se sabe.
Na pista logo de cara, o motor atrapalhado pelo câmbio 0a100KM/H em 9.5segundos, 60 a100KM/H em terceira foi de 9.4segundos e a velocidade máxima foi de 217KM/H e a quarta é longa...
                                           O motor 1.816V de 190CV o levou a 217KM/H.
E em Bathurst? a tendência de sair de dianteira continua, mesmo com quatro marchas e com isso ele virou a pista em 3minutos10segundos e 293 milésimos, considerando que é um carro de 190CV o tempo não foi aquelas maravilhas....
Aqui mostrando uma forte tendência de sair de dianteira.

Aqui rasgando a reta.
TEMPO NO AUTODRÓMO:3min10seg293
VOLKSWAGEN GOLF IV GTI 1.820V TURBO 2001
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A PQ34 usada no Golf feito no Brasil entre 1999 e 2014 e além dele em Bora, New Beetle, no Audi A3 feito no Brasil entre 1999 e 2005 e também o Golf importado entre 1998 e 1999 , o A3 importado entre 1997 e 1999 e o TT importado entre 1999 e 2006.
MOTOR:EA 113 1.820V Turbo que é basicamente um "AP 1800 com cabeçote de fluxo cruzado, 5 válvulas por cilindro e turbo" e com isso gera 21.4KGFMa1750RPM e vai até 4600RPM e 150CVa5750RPM
PESO:1280KG
VISÃO INTERNA: SIM
0a100KM/H 8.8segundos
60a100KM/H  8.9segundos
Velocidade máxima 219KM/H
Golf GTi de 150CV nacional testado em março de 2000
0a100KM/H 8.8segundos
Velocidade máxima 207KM/H
O Golf GTI é um ícone a IV tem a vantagem de também ser feita no Brasil e com isso podemos comparar o mundo real com o virtual o que dá uma ideia interessante.
O Golf foi de 0a100KM/H em 8.8segundos ele fez um tempo igual ao mundo real, o GTI V com um 2.nada com turbo e injeção direta fez a prova em 7.3segundos, em comparação aos rivais da época, ficou para trás o Mégane Coupé cravou 8.5segundos e o Focus ST 8segundos, na retomada ele fez o tempo de 8.9segundos, ficou atrás do Mégane Coupé com 7.4segundos e do Focus ST com 8.9segundos e em comparação ao GTi V esse fez o tempo de 5.8segundos e ele chegou a 219KM/H o GTI do mundo real chegou a 207KM/H e segundo a VW chego a 216KM/H e em comparação o Mégane Coupé chegou a 290KM/H, o Focus ST a 231KM/H e o GTI V chegou a 239KM/H.
                                            O motor 1.820V Turbo de 150CV o levou a 219KM/H
Em Bathurst como ele foi? olha ele saia pouco de dianteira, o que é elogiável, até hoje o Golf é elogiado pelo comportamento dinâmico e com isso ele fez a prova em 3minutos04seg567 ficou atrás dos rivais, o Mégane Coupé foi 2segundos mais rápido e o Focus ST foi 7segundos e o GTi V virou 10segundos na frente, o que era esperado.
Uma leve saída de dianteira , aliás bem leve.

Aqui rasgando a reta
E o painel? infelizmente, a visão interna do Golf IV é muito ruim, aliás algo que foi mal feito no jogo, é uma pena, afinal o Golf dessa época tem uma painel bem bonito, o que é uma pena.
                                Visão interna não muito boa, no Golf IV culpa do jogo, é uma pena...
                                                   TEMPO NO AUTODRÓMO:3min04seg567
                                                         SCION XA 1.516V
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A CEF/NBC usada na família Etios.
MOTOR: VVT-i 1.516V da família NZ que gera 14.4KGFMa4200RPM e 109CVa6000RPM
PESO:1020KG
VISÃO INTERNA:NÃO.
                                                                    0a100KM/H 11.4segundos
                                                                  60a100KM/H 11.1segundos
                                                                 Velocidade máxima 184KM/H
No Japão ele é Toyota Ist, nos EUA ele foi Scion XA é o irmão do caixote e do Vitz RS, mas como o "caixotinho" ele tem apenas quatro marchas( foi baseado no modelo automático).
    Na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.4segundos, não é empolgante, mas é razoável, na retomada de 60a100KM/H em terceira ele cravou 11.1segundos e graças a aerodinâmica e na velocidade máxima chegou a 184KM/H e em terceira, assim como o "caixotinho" (Scion XB).
O motor 1.516V de 109CV o levou a 184KM/H
E em Bathurst? ele no comportamento parece o Vitz 1.3 com uma leve tendência a sair de dianteira, mas mesmo assim, motor e câmbio mostraram o seu valor e com isso ele virou no tempo de 3minutos17segundos e 258 milésimos o que não é uma maravilha, mas não é feio.
Uma leve tendência de sair de dianteira.

O motor 1.516V de 109CV o levou a 184KM/H.
TEMPO NO AUTODRÓMO:3min17seg258
ALFA ROMEO SPIDER V6 3 LITROS(3.NADA SE PREFERIR...)
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? a usada no Tipo, Marea e Marea Weekend e também o Tipo importado, Tempra SW e o próprio Alfa Spider, vendido no Brasil, assim como GTV e também os modelos 145,155, 156 e 156 Sportwagon.
MOTOR: Alfa Romeo V6 de 3 litros e 24 válvulas e com isso gera 27KGFMa5000RPM e 218CVa6300RPM
PESO:1450KG
VISÃO INTERNA:NÃO
                                                                        0a100KM/H 7.7segundos
                                                                       60a100KM/H 7.9segundos
                                                                        Velocidade máxima 242KM/H
Na rodada passada foi testado  GTV, agora foi a vez da Spider que é versão conversível, o ronco maravilhoso do V6 se fez presente, e com isso na pista foi de 0a100KM/H em 7.7segundos foi meio segundo atrás do Coupé, na retomada ficou atrás décimos com seu tempo de 7.9segundos e chegou a 242KM/H ficando 10KM/H atrás do GTV.
O motor V6 de 3 litros(ou 3.nada) 24 válvulas o levou a 242KM/H
E em  Bathurst? como ficou? como era esperado o mesmo comportamento do GTV, fortes saídas de dianteira e isso também no Fiat Coupé cinco cilindros turbo também apresenta isso e com isso ele fez a prova em 2minutos57segundos e 401 milésimos, foi o mais rápido aqui dos quatro.
Aqui uma forte tendência a sair de dianteira.

Aqui ele rasgando a reta....
TEMPO NO AUTODRÓMO:2min57seg401
0a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  4.3segundos
2RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011   5.3segundos
3LOTUS CARLTON 3.624V biturbo 1990         5.4segundos
AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009   5.4segundos
5HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8   2004       5.5segundos
RENAULT CLIO RS V6 3 LITROS(OU 3.NADA) 24V 2004  5.5segundos
7VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010 5.7segundos
MAZDA SPEED ATENZA 2.3 Turbo-GDI 5.7segundos
9FORD MUSTANG MACH I 351(V8 5.8)  5.8segundos
VOLKSWAGEN SCIROCCO R 2.NADA 16V TSI 2010  5.8segundos
60a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  4.1segundos
2RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011  4.3segundos
3FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2002   4.4segundos
4VOLKSWAGEN SCIROCCO R 2.NADA 16V TSI 2010  4.5segundos
5AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009         4.8segundos
6FORD FOCUS ST 2.520V TURBO 2006  5.2segundos
7VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010  5.3segundos
8MAZDA SPEED ATENZA 2.3 Turbo-GDI 2004 5.5segundos
MAZDA DEMIO SPORT 1.516V CVT 2010  5.5segundos
10FORD FOCUS ST ECOBOOST 2.NADA 16V 5.6segundos
VELOCIDADE MÁXIMA
1LOTUS CARLTON 3.624V Biturbo 1990                 282KM/H
2MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007   271KM/H
3AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009                  269KM/H
4VOLKSWAGEN SCIROCCO R 2.NADA 16V TSI 2010   267KM/H
5HOLDEN VZ MONARO 5.7V8 2005               263KM/H
6MAZDA SPEED ATENZA 2.3 Turbo-GDI 2005  262KM/H
7HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2004           260KM/H
AUDI TT 3.2 FSI QUATTRO 2007             260KM/H
9VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010   259KM/H
RENAULT CLIO RS V6 3 LITROS 24V(3.NADA) 2004         259KM/H
TEMPO NA AUTODRÓMO
1FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2002          2min40seg822
2LOTUS CARLTON 3.624V Biturbo 1990  2min43seg054
3HOLDEN VZ MONARO CV8 5.7V8 2004  2min43seg529
4MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007 2min44seg467
5HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2004           2min45seg450
6VOLKSWAGEN SCIROCCO R 2.NADA 16V TSI 2010  2min45seg717
7RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011 2min46seg047
8AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009  2min46seg656
9HONDA ACCORD V6 3 LITROS 24V(3.NADA) 2004  2min48seg236
10HONDA CIVIC VII TYPE R 2.NADA 16V 2007  2min48seg805
TEMPO NA TERRA
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  2min00seg074
2PEUGEOT 205 TURBO 16 1985                 2min07seg061
3LANCIA DELTA HF INTEGRALE 2.NADA 16V TURBO 1992 2min07seg911
4LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST 2012   2min08seg053
5DODGE RAM 1500 LARAMIE 1500 4X4 CABINE DUPLA 2004  2min08seg853
6AUDI QUATTRO 2.2 TURBO 1982            2min09seg122
7PONTIAC VIBE GT 1.816V 2005    2min13seg975
8TOYOTA VOLTZ 1.816V 2005  2min21seg794
9VOLKSWAGEN 1200 1966(FUSCA)  2min45seg321
10VOLKSWAGEN 1100 1949(FUSCA)  2min56seg821.
 

 


 

 
 

 
 

 

Comentários