Vigésima sétima rodada do GT6: A despedida da primeira fase com New Beetle, PT Cruiser , Ford Mustang Shelby GT 500 ,Audi S3 1.820V Turbo ,Isuzu Piazza XE 2.nada e AutoBianchi A112 Abarth 1.05

ESSA RODADA É A DESPEDIDA DA PRIMEIRA FASE E TODOS OS RECORDISTAS.
Pessoal, a primeira fase de carros que são parentes de modelos nacionais, mexicanos e mercosul encerrou com os três modelos citados aqui, o New Beetle importado do México que é parente do Golf IV, o Chrysler PT Cruiser e o Ford Mustang Shelby GT350, lembre-se que a primeira geração é irmã do Maverick nacional, embora com algumas alterações e o Isuzu Piazza é parente do nosso Chevette  ,  quer ver como eles foram?
VOLKSWAGEN NEW BEETLE 2.NADA
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A PQ34 além do próprio New Beetle vendido no Brasil, foi usada no Bora e no Golf feito no Brasil entre 1999 e 2014 e também no Audi A3 feito no Brasil entre 1999 e 2006, o Audi A3 importado entre 1997 e 1999, Audi TT entre 2000 e 2006 e o Golf alemão importado entre 1998 e 1999.
MOTOR: EA 113 2.NADA que não passa de um "AP 2000 com cabeçote de fluxo cruzado" e com isso gera 17.3KGFMa2400RPM e 117CVa5200RPM
PESO:1228KG
VISÃO INTERNA:NÃO.
0a100KM/H  11.3segundos
60a100KM/H 9.8segundos
Velocidade máxima 196KM/H
Teste do New Beetle 2.nada
0a100KM/H 12.4segundos
Velocidade máxima 183KM/H
Mais um carro que pode ser comparado ao mundo real e além , a versão RSi que usa o VR6 e o próprio PT Cruiser que está na matéria, na pista logo na entrada o motor, mostra que é competente, não decepciona, mas também não empolga, afinal não ia empolgar num carro desse porte.
Na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.3segundos, ficou 0.9segundos á frente do modelo do mundo real e o RSI VR6 cravou 7.4segundos, na retomada de 60oa100KM/H ele fez o tempo de 9.8segundos até que foi bem, em comparação ao RSI VR6 foi mais lento, afinal fez 5.8segundos, lembrando que ele vem com câmbio manual de cinco marchas, contra seis marchas do VR6 e na velocidade máxima chegou a 196KM/H ficou 13KM/H á frente do modelo do mundo real e ficou atrás do RSI com seus 240KM/H, afinal o RSI é versão de alto desempenho, ao passo que essa é a versão civilizada.
                                               O motor 2.nada de 116CV o levou a 196KM/H.
E em Bathurst? ele mostrou um equilíbrio muito bom, afinal como não tem muita potência, acaba ajudando, mas mesmo assim é um equilíbrio de tirar o chapéu, mas o motor como eu já falei é competente, apenas isso e mais nada e com isso ele virou em 3minutos17segundos e 930 milésimos o que deixou mais de 20segundos atrás da RSI que é a esportiva.
Ele fez as curvas muito bem.

Aqui rasgando a reta...
TEMPO NO AUTODRÓMO:3min17seg930
CHRYSLER PT CRUISER 2.416V
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? a usada no PT Cruiser vendido no Brasil entre 2000 e 2011.
MOTOR: "Neon" 2.416V que gerava 23.1KGFMa4000RPM e 152CVa5200RPM
PESO:1270KG
VISÃO INTERNA:NÃO.
                                                                      0a100KM/H  9.2segundos
                                                                    60a100KM/H 10.6segundos
                                                                    Velocidade máxima 199KM/H
O PT Cruiser foi vendido no Brasil, primeiro com motor 2.nada e desde 2006 com o 2.416V só que foi "estrangulado" e então não teremos comparativo no mundo real.
   Na pista apesar do visual de "carro de 1931" ele deixou o seu rival para trás, foi de 0a100KM/H em 9.2segundos, dois segundos á frente do New Beetle, mas como é um 16V ele ficou atrás do New Beetle com 10.6segundos contra 9.8segundos do VW e na  velocidade máxima que pena aerodinâmica não ter levado além dos 199KM/H, apenas 3KM/H na frente do rival.
O motor 2.416V de 152CV o levou a 199KM/H.
E em Bathurst? agora vem a pergunta clássica: carro americano faz curva? se for um PT Cruiser faz muito bem, ele foi equilibrado e ainda tem dose de diversão ao volante graças a boa potência e com isso ele fez a prova em 3minutos05segundos e 615 milésimos, 12 á frente do New Beetle.
O PT Cruiser, faz muito bem as curvas.

Aqui rasgando a reta.
FORD MUSTANG SHELBY GT 350 1965
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? a usada no Maverick nacional de 1973 a 1979
MOTOR: Windsor V8 260 de 4.3 litros que gerava 43.5KGFMa2500RPM e 390CVa6000RPM
PESO:1270KG
VISÃO INTERNA:SIM.
                                                                          0a100KM/H 6.5segundos
                                                                       60a100KM/H em terceira 5.8segundos
                                                                        Velocidade máxima 223KM/H
Na melhor que se despedir com um V8 não é mesmo? e o Shelby GT 350(na época não reconhecida pela Ford) é um dos melhores V8 que já andei, mesmo sendo um projeto de 1970.
  Na pista ele mostrou por que Carrol Shelby era conhecido como "Mágico" e ele foi de 0a100KM/H em 6.5segundos, ficou 0.7segundos atrás do do Mach I que usa um Clevand V8 351, no 60a100KM/H em terceira ele ficou bem trás com seus 5.8segundos contra 3.5segundos e na velocidade máxima graças ao melhor escalonamento chegou a 223KM/H contra "apenas" 179KM/H do Mach, é um senhor de quase 50 anos...

O motor V8 260 de 4.3 litros com 390CV o levou a 223KM/H.
E em Bathurst? ele tem uma forte tendência a sair de traseira, mas ainda assim é controlável, mesmo com eixo rígido e feixe de molas, lembrando que os Maverick de corrida no Brasil, tinha potência próxima disso e com isso ele virou em 2minutos45segundos e 293 milésimos, deixou muito carro moderno na poeira entrando na lista dos dez mais rápidos da pista.
Aqui o Mustang mostrando um forte tendência de sair de traseira.

Aqui gastando os pneus, ainda bem que é no vídeo game...

Aqui ele rasgando a reta.
E o painel? lembra o Galaxie/Landau com o seu velocímetro horizontal, mas a diferença é conta - giros no meio do painel é algo estranho, mas deixa uma certa nostalgia.
            O painel com velocímetro na horizontal, típico dos carros americanos da época.
                                                    TEMPO NO AUTODRÓMO:2min45seg293
                                                                AUDI S3 1.820V TURBO
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA? A PQ34 além de usada no próprio S3 vendido no Brasil, foi usada no A3 nacional de 1999 e 2006  e no Volkswagen Golf nacional de 1999 a 2014 e foi usado no A3 importado de 1997 a 2003 e o TT entre 2000 e 2006 e os Volkswagen Bora e New Beetle.
MOTOR: EA 113 1.820V Turbo é basicamente um "AP 1800 com cabeçote de 20 válvulas, turbo e intercooler" que gerava 28.5KGFMa2000RPM e vai até 5000RPM e 224CVa5900RPM.
VISÃO INTERNA:NÃO
                                                               0a100KM/H  7.6segundos
                                                             60a100KM/H  6.9segundos
                                                             Velocidade máxima 239KM/H
Desculpa ter esquecido dele, mas foi uma bobeira minha e agora o S3 que além de ser parente de carro nacional foi vendido no Brasil e na pista ele já mostrou a vitalidade do seu ronco e foi de 0a100KM/H em 7.6segundos, retomou de 60a100KM/H em 6.9segundos e velocidade máxima de 239KM/H o que são números bons.
O motor é o 1.820V Turbo de 224CV o levou a 239KM/H
E em Bathurst? como foi? ele mostrou um equilíbrio dinâmico perfeito, graças a tração integral quatro e a suspensão multlink na traseira mostrou bom comportamento, o motor respondeu muito bem em todos os trechos e com isso na pista ele virou o tempo de 2minutos53segundos845milésimos.
Ele faz as curvas muito bem.

Aqui ele rasgando a reta.
TEMPO NO AUTODRÓMO:2min53seg845
ISUZU PIAZZA XE 1.816V 1981
Que plataforma ele usa? a T da GM usada pelo Chevette.
MOTOR: Isuzu Familia G 2.nada (na verdade 1.95...) que gerava 17KGFMa5000RPM e 135CVa6200RPM
PESO:1190KG
VISÃO INTERNA:NÃO
                                                                              0a100KM/H 11segundos
                                                                             60a100KM/H 12.7segudnos
                                                                             Velocidade máxima 212KM/H
Mais um erro meu e quase deixo o Pizza de lado, mas ele está aqui, um dos irmãos japoneses do Chevette.
   Na pista o ronco do 2.nada não é aquelas coisas, embora dotado de duplo comando de válvulas no cabeçote, o câmbio é manual de cinco marchas, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11segundos, retomou de 60a100KM/H em 12.7segundos e chegou a 212KM/H.
O 2.nada de 135CV o levou a 212KM/H.
E em Bathurst? com motor dianteiro e tração traseira esperava várias escapadas de traseira, mas ele foi muito bem equilibrado na pista , o motor dentro do seu limite respondeu bem, assim como câmbio, suspensão e freios e com isso ele virou a prova em 3minutos09segundos e 109 milésimos.
Ele foi muito bem equilibrado nas curvas.

Aqui rasgando a reta...
TEMPO NO AUTODRÓMO:3min09seg109.
AUTOBIANCHI A112 ABARH 1.05
QUE PLATAFORMA ELE REPRESENTA?  A do Fiat 147.
MOTOR:  Fiat OHV 1050 que gerava 8.6KGFMa4200RPM e 71CVa6000RPM
PESO:700KG
VISÃO INTERNA:NÃO.
                                                            0a100KM/H  14.6segundos
                                                           60a100KM/H 13.9segundos
                                                           Velocidade máxima 183KM/H
O Autobianchi é outro derivado do 127 italiano, infelizmente esqueci na matéria do 147... mas vou recompensar isso.
  Na pista logo de cara, dá para identificar o ronco, o câmbio é manual de cinco marchas, na pista ele foi de 0a100KM/H em 14.6segundos, retomou de 60a100KM/H em 13.9segundos e chegou a 183KM/H não são números, maravilhoso, mas para um carro de 71CV até que foi bem.
                                           O motor 1.05 gerava 71CV e levou a 183KM/H
E em Bathurst? ele se mostrou bem equilibrado e não é por causa da fraca potência e sim por ser mesmo, equilibrado, o motor fez o esperado de um carro de 71CV e 700KG e o câmbio de cinco marchas cumpriu seu papel e com isso ele virou em 3minutos29segundos e 782 milésimos.
Nas curvas ele foi bem equilibrado.

Aqui rasgando a reta.
TEMPO NO AUTODRÓMO:3minutos29segundos782 milésimos.


 
 
 

 
                                                              RANKING
                                                              0a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007             4.3segundos
2RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011                        5.3segundos
3LOTUS CARLTON 3.624V Biturbo 1990                                                  5.4segundos
  AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009                                                         5.4segundos
5HOLDEN VY SS COMMODORE 5.7V8 2005                                         5.5segundos
  RENAULT CLIO RS V6 3 LITROS 24V 2005                                         5.5segundos
7VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010                            5.7segundos
   MAZDA SPEED ATENZA 2.3 Turbo-GDI 2010                                   5.7segundos
9FORD MUSTANG MACH I 351 V8 (5.8) 1971                                      5.8segundos
  VOLKSWAGEN SCIROCCO R 2.NADA 16V TSI 2010                       5.8segundos
                                                              60a100KM/H
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007             4.1segundos
2RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011                         4.3segundos
3FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2002                                          4.4segundos
4VOLKSWAGEN SCIROCCO R 2.NADA 16V TSI 2010                           4.5segundos
5AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009                                                            4.8segundos
6FORD FOCUS ST 2.520V TURBO 2006                                                      5.2segundos
7VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010                                 5.3segundos
8MAZDA SPEED ATENZA 2.3 Turbo-GDI 2005                                          5.4segundos
   MAZDA DEMIO SPORT 1.516V CVT                                                        5.4segundos
10FORD FOCUS ST ECOBOOST 2.NADA 16V TURBO                             5.6segundos
                                                               VELOCIDADE MÁXIMA
1LOTUS CARLTON 3.624V biturbo 1990                                                        282KM/H
2MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007            271KM/H
3AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009                                                269KM/H
4VOLKSWAGEN SCIROCCO R 2.NADA 16V TFSI 2010                    267KM/H
5HOLDEN VZ MONARO 5.7V8 2004                                                263KM/H
6MAZDA SPEED ATENZA 2.3 Turbo-GDI 2005                              262KM/H
7HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2005                                  260KM/H
  AUDI TT 3.2 FSI QUATTRO 2007                                                     260KM/H
9VOLKSWAGEN GOLF VI R 2.NADA 16V TSI 2010                       259KM/H
   RENAULT CLIO RS V6 3 LITROS 24V 2010                                  259KM/H
                                                                     TEMPO NO AUTODRÓMO
1FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2002                            2min40seg822
2LOTUS CARLTON 3.624V biturbo 1990                                      2min43seg054
3HOLDEN VZ MONARO 5.7V8 2005                                            2min43seg529
4MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007  2min44seg467
5FORD MUSTANG SHELBY GT 350 260V8 4.3 1965                   2min45seg293
6HOLDEN VY COMMODORE SS 5.7V8 2005                              2min45seg450
7VOLKSWAGEN SCIROCCO R 2.NADA 16V TSI 2010              2min45seg717
8RENAULT MÉGANE RS TROPHY 2.NADA 16V TCE 2011      2min46seg047
9AUDI TTS 2.NADA 16V TFSI 2009                                                2min46seg656
10HONDA ACCORD COUPÉ V6 3 LITROS 24V 2003                   2min48seg236
                                                                        TEMPO NA TERRA
1MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007               2min00seg074
2PEUGEOT 205 TURBO 16 1985                                                   2min07seg061
3LANCIA DELTA HF INTEGRALE 2.NADA 16V TURBO 1992         2min07seg911
4LAND ROVER EVOQUE 2.NADA 16V ECOBOOST 2012               2min08seg053
5DODGE RAM 1500 LARAMIE 4X4 CABINE DUPLA 5.7V8           2min08seg853
6AUDI QUATTRO 2.2 TURBO 1982                                                2min09seg122
7PONTIAC VIBE GT 1.816V 2005                                               2min13seg975
8TOYOTA VOLTZ 1.816V 2005                                                   2min21seg794
9VOLKSWAGEN 1200 1966(FUSCA)                                          2min45seg321
10VOLKSWAGEN 1100 1949(FUSCA)                                        2min56seg821
                                                                    OS RECORDISTAS
                                     MITSUBISHI LANCER EVOLUTION X 2.NADA 16V TURBO 2007
O Lancer Evolution no jogo é dotado de câmbio manual de seis marchas e o motor 2.nada 16V Turbo da família GEMA gera ótimos 43KGFMa3500RPM e 280CVa6500RPM, ou seja o trabalho de forja de pistão e biela deve ser muito bom(o que não duvido) e o resultado disso: ele é o recordista de 0a100KM/H, 60a100KM/H e tempo na terra.
                                                 LOTUS CARLTON 3.624V biturbo 1990
A Lotus inglesa pegou o Vauxhall Carlton/Opel Omega e basicamente colocou o Opel CIH 2400 e mais dois cilindros e virou o 3600, colocou dois turbos, intercooler, pistões forjados e bielas forjadas e de quebra um câmbio de Corvette (manual de seis marchas) e com isso passou a gerar 56.8KGFMa4000RPM e 381CVa5000RPM, lembrando que o motor é da mesma família do 3000 que equipou o nosso Omega e voltando ao Carlton é o mais veloz por enquanto com 282KM/H.
                                                         FORD FOCUS RS 2.NADA 16V TURBO 2002
Quando um Ford europeu, tem a sigla RS pode escrever: ele tem um excelente desempenho e no caso do Focus RS não foge, a regra, apesar de ter apenas cinco marchas, o motor Zetec E 2.nada 16V(usado aqui no Focus entre 2000 e 2005) ganhou turbo e intercooler e pistões e bielas forjadas com isso passou a gerar 31.5KGFMa3500RPM e 215CVa5500RPM e o peso de 1050KG foi o suficiente para ele dar a volta mais rápida em Bathurst com 2min40seg821.

 
 

 
 

 

 

Comentários