Plataforma Eplison da GM: O Chevrolet Malibu sua vida a onde era fabricado e seus parentes na Europa e na Ásia.

O MALIBU TEVE VIDA CURTA NO BRASIL, MAS SUA VIDA NOS EUA SÓ NESSA PLATAFORMA É LONGA E TEM PARENTES NA CORÉIA DO SUL E NA EUROPA.
A GM demorou para ver que existia um "buraco" entre o Vectra e o Omega importado da Austrália, mas o Vectra 2.4 não poderia suprir direito e eis que em maio de 2010 a GM resolve fazer algo: importar o Malibu dos Estados Unidos, só que o rival Fusion vinha do México e então não pagava imposto de importação, algo que o Malibu teria que pagar, a GMB importou nos anos 1960 dos EUA o Impala seis cilindros e de início as minivans em poucas quantidades, mas os importados mais conhecidos são da Austrália: óbvio por que e da Europa, no caso vieram de lá Tigra, Calibra, Astra de primeira geração e Astra Wagon, então os importados da Matriz são bem pouco conhecidos.
A CHEGADA AO MERCADO BRASILEIRO é feita em maio de 2010, ele chega apenas uma versão de acabamento: a LTZ, única opção de câmbio: automático sequencial de seis marchas, o motor é transversal dianteiro e a tração também é dianteira, ele veio na única opção de câmbio: o Ecotec 2.416V VVT com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 88mm e o curso é de 98mm o que totalizavam 2384cm3, a sua taxa de compressão é de 10,4:1 e com isso gerava 22.1KGFMa4500RPM e 171CVa6400RPM é o mesmo usado na Captiva quatro cilindros, ele media 4.87metros de comprimento, 1.78metros de largura, 1.45metros de altura e 2.85metros de entre - eixos, a sua suspensão é independente nas quatro rodas sendo McPherson na dianteira e mutlink na traseira, os freios são discos ventilados nas quatro rodas e a direção é tipo pinhão e cremalheira.
               O Malibu chegava ao mercado nacional com motor 2.416V de 171CV.
Em junho de 2010 ele foi testado: 0a100KM/H em 10.7segundos, chegava a 194KM/H segundo a GM e o seu consumo urbano foi de 8KM/L e o rodoviário de 12.6KM/L, mas enfim o Malibu apesar de um carro confortável, com todo importado hoje sofre por falta de peças e na sua época foi um estrondoso fracasso, em julho de 2010 ele enfrentava o Fusion SEL 2.516V e o Hyundai Azera GLS 3.3V6, como era esperar o Azera levou vantagem pelos dois cilindros a mais, o Malibu ficou atrás dos rivais, ele fez 0a100KM/H em 10.7segundos, contra 10.4segundos do Fusion e 8.2segundos do Azera, na velocidade máxima com o Fusion limitado a 180KM/H ele deu o troco chegando a 194KM/H mas ficou longe dos 237KM/H do Azera, mas isso é número de fabrica, o consumo urbano foi de 8KM/L venceu o Azera com 7.4KM/L,  mas perdeu para o Fusion com 9.1KM/L e na estrada a história se repetiu com 12.6KM/L ficou á frente do Azera com 11KM/L e perdeu para o Fusion com 14.3KM/L e ele foi lançado como linha 2010, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda, em julho de 2011 ele voltava a enfrentar o Fusion, mas ao mesmo tempo ele enfrentava o Jetta TSI 2.nada e Sonata 2.416V, na pista ele foi de 0a100KM/H em 10.7segundos foi o mais lento, contra 10.4segundos do Fusion, 10.1segundos do Sonata e 7.1segundos do Jetta, só ficou á frente do Fusion na velocidade máxima, graças ao limitador desse último, mas ficou atrás do Sonata com 208KM/H e Jetta com 238KM/H e esses são números de fábrica, o consumo urbano foi de 8KM/L foi o mais sedento, contra 8.2KM/L do Sonata, 9.1KM/L do Fusion e 9.4KM/L do Jetta e o rodoviário foi de 12.6KM/L aqui ele venceu o Sonata com 11.8KM/L, mas ficou atrás do Jetta com 13.4KM/L e do Fusion com 14.3KM/L, mas em outubro de 2011 chegava a linha 2012 sem mudanças e o Malibu seguiu sem alterações até o adeus em fevereiro de 2013, pequenas quantidades do modelo mais novo foram vendidas, mas são tão obscuras que nem é preciso estar aqui.
O MALIBU NO INÍCIO DA CARREIRA ERA UMA VERSÃO TOP DE LINHA DO CHEVELLE, em 1978 passava a ser um modelo independente e em 1983 ele dava adeus, mas o nome retornava num sedã feito na plataforma N exclusivo para os Estados Unidos(levando Canadá e México a reboque) e apenas uma opção de motor: o V6 de 3.1 litros da família 60 graus que gerava 26.9KGFMa4000RPM e 172CVa4800RPM e uma opção de câmbio: automática de quatro marchas.
O antigo Malibu apenas com motor V6 3.1 de 172CV.
A CHEGADA DA NOVA GERAÇÃO FEITA NA PLATAFORMA Epilson se dá em outubro de 2003 ele chegava em duas carrocerias: hachtback e sedã ambos de quatro portas, aliás algo incomum no mercado americano, até para carros maiores, ambos mediam 1.78metros largura, no comprimento o sedã era apenas 1cm maior medindo 4.78metros, contra 4.77metros do Hacht, na altura o sedã era mais baixo com 1.46metros contra 1.48metros do Hacht, mas o surpreendente é o entre - eixos de 2.85metros no Hacht e 2.70metros no sedã, o que? é bem isso que você leu: maior entre - eixos no sedã, única opção de câmbio: automático de quatro marchas, três opções de acabamento para o sedã: L,LS e LT e para o Hacht apenas as duas últimas, duas opções de motores para o sedã e uma para o Hacht, o primeira opção era o Ecotec 2.216V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 86mm e o curso é de 96.4mm o que totalizavam 2198cm3, a sua taxa de compressão é de 10,4:1 e com isso gerava 21.4KGFMa4000RPM e 147CVa5600RPM e a segunda opção e única para o Hacht era o V6 3.5 litros, 12 válvulas da família HV 60 graus com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas no bloco o seu diâmetro é de 94mm e o curso é de 84mm o que totalizavam 3498cm3, a sua taxa de compressão é de 9,8:1 e com isso gerava 30.4KGFMa3200RPM e 203CVa5400RPM e esse Malibu tinha um visual estranho, suspensão, freios e direção seguem o modelo vendido no Brasil que herdava essa plataforma como você vai ver no decorrer da matéria.
O Malibu chega ao mercado num hacht nada convencional e com entre - eixos maior e apenas o motor V6 de 3.5 litros com 203CV.

O sedã com entre - eixos menor além do V6 3.5, ele tinha o  2.2 de 147CV e mais tarde passou a 146CV.
Vale lembrar que o 2.2 estava disponível para a versão L do sedã, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda para o Hacht e o sedã perde 1CV no motor 2.2 indo a 146CV, em outubro de 2005 na linha 2006 cinco novidades, a primeira é a versão L de acabamento dá o seu adeus, a LS herda o motor 2.2 como opção de entrada, assim como a LT, a segunda novidade é estreia da opção de acabamento LTZ, a terceira novidade é que o motor V6 3.5 agora gerava 30.6KGFMa3200RPM e 204CVa5400RPM, a quarta novidade é nova grade dianteira, deixando essa geração do Malibu melhor visualmente, pena não ter do Hacht convencional e a quinta novidade é chegada da versão esportiva SS, mas ela além de aerofólio, spoilers e saias laterais e manter o câmbio automático trouxe o V6 de 3.9 litros também da família HV 60 graus manteve o curso, mas o diâmetro foi a 99mm o que totalizavam 3880cm3, a sua taxa de compressão era de 9,8:1 e com isso gerava 33.1KGFMa2800RPM e 243CVa5800RPM melhorando o desempenho do Malibu e o SS estava disponível tanto na carroceria sedã como na Hachtback que é fora convencional e o motor ganhava comando de válvulas variável, algo que é raro em carros de comando no bloco.
O Malibu ganhava nova grade ficando melhor visualmente, o motor 2.2 não mudava, o V6 de 3.5 litros passava a 204CV.

O Esportivo SS aqui na carroceria Hacht e o motor V6 de 3.9 litros com 243CV.

Aqui o SS na carroceria sedã.
Não consegui achar fotos do Malibu hacht reestilizado na versão "normal" e o modelo era chamado de Malibu Maxx, em outubro de 2006 na linha 2007 mais alterações no sedã agora a versão LS vinha apenas com o 2.216V, enquanto a LT e LTZ vinham com o V6 de 3.5 litros e que passava por alterações agora ele gerava 30KGFMa4000RPM e 220CVa5800RPM era a última alteração.
MAS EM OUTUBRO DE 2007 CHEGAVA UMA NOVA GERAÇÃO foi feita na mesma plataforma, mas como modificações, o Hacht dava adeus, só ficava o sedã de quatro portas, três opções de acabamento: LS, LT e LTZ, o entre - eixos agora foi aproveitado do hacht de geração anterior, aliás vale lembrar que as dimensões foram citadas na parte "nacional" do artigo, duas opções de câmbio: automático de quatro marchas ou automático sequencial de seis marchas, o automático de quatro marchas exclusivo do LS e LT 2.416V , já LT 3.6V6 vinha com o seis marchas e existiu uma V6 3.5 para atender o mercado de frotas e acabamento igual ao LS, nos motores o 3.5V6 da família HV era mantido, mas estreava três novos motores para o público comum: a primeira era o Ecotec 2.416V á gasolina que gerava 22.1KGFMa4500RPM e 171CVa6400RPM é o mesmo motor do modelo vendido aqui, a segunda opção é o Ecotec híbrido 2.416V que gerava no motor a combustão 22.4KGFMa4400RPM e 166CVa6000RPM e a última opção é o HF Alloytec V6 de 3.6 litros e 24 válvulas com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 94mm e o curso é de 85.6mm o que totalizavam 3564cm3, a sua taxa de compressão é de 10,4:1 e com isso gerava 34.7KGFMa3200RPM e 256CVa6300RPM é o mesmo motor que era usado no Omega australiano, Captiva e TrailBlazer, talvez por causa do Omega, a GM não trouxe o Malibu V6 que era opção mais potente.
O Malibu igual ao modelo vendido no Brasil com motores 2.416V de 171CV, V6 de 3.5 litros com 220CV e o V6 de 3.6 litros e 24 válvulas com 256CV.

Aqui o híbrido também disponível e com motor 2.416V a combustão gerando 166CV.
Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 era vez do híbrido dar adeus ao mercados da América do Norte, lembrando que o híbrido usava o câmbio de quatro marchas, em outubro de 2010 na linha 2011 o câmbio de quatro marchas dava adeus e o de seis marchas era estendido as versões LS e LT 2.4 e o motor V6 3.5 litros dava adeus, ficando apenas duas opções de motores para o Malibu e lembrando que tirando os modelos de frota a LS vinha apenas com  2.416V e o resto vinha com 2.416V e o V6 de 3.6 litros também que são o LT e LTZ, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda e em outubro de 2012 na linha 2013 mais mudanças.
A CHEGADA DE UMA NOVA GERAÇÃO DO MALIBU em fevereiro de 2012 como linha 2013, ele chegava em quatro opções de acabamento: Eco, LS, LT e LTZ, apenas uma opção de câmbio: automático de seis marchas, agora ele media 4.86metros de comprimento, 1.86metros de largura, 1.46metros de altura e o entre - eixos caia para 2.74metros e nos motores novidades, o 2.416V dava lugar ao Ecotec 2.516V SiDi da mesma família do 2.2 e 2.4 já citados e de mesma concepção, o seu diâmetro do 2.4 era mantido e o curso passava 100mm o que totalizavam 2457cm3 e sua taxa de compressão é de 11,3:1 e com isso gerava 26.4KGFMa4000RPM e 200CVa6300RPM é o motor que foi lançado na nossa S10 no final do ano passado? ele mesmo a novidade além da ampliação da cilindrada era a injeção direta, indo na mesma direção de Sonata e Fusion, ele abandona o V6 que é substituído pelo Ecotec 2.nada 16V Turbo SiDi da mesma família dos motores quatro cilindros já citados, o diâmetro x curso são exatamente iguais: 86mm para cada, a taxa de compressão é de 9,5:1 e sua cilindrada total é de 1998cm3 e com isso gera 36KGFMa1700RPM e vai até 5500RPM e 263CVa5500RPM ou seja o sedã médio americano se rende ao Downsizing, igual aos rivais.
O Malibu chegava ao mercados da América do Norte com duas opções de motor o 2.516V de 200CV e o 2.nada 16V Turbo de 263CV ambos com injeção direta.
A Eco e a LS vinham apenas com o 2.516V SiDi, já a LT e LTZ podiam vir com os dois motores disponíveis, mas existia outro carro precisando renovação era o Impala que havia se rendido a tração dianteira e apenas uma opção de motor HF Alloytec V6 de 3.6 litros dotado de injeção direta que gerava 36.2KGFMa5300RPM e 304CVa6500RPM e na versão PPV(de polícia) tinha 2CV a mais no motor apenas.
O Impala já havia se rendido a tração dianteira e apenas o V6 de 3.6 litros e injeção direta com 304CV.
Mas em fevereiro de 2013 como linha 2014 chegava o novo Impala, feito na plataforma Epilson, só que alongada, ele mede 5.11metros de comprimento, 1.85metros de largura, 1.50metros de altura e 2.84metros de entre - eixos, apenas câmbio automático sequencial de seis marchas, quatro opções de acabamento: LS, LT e LTZ e Eassist que é o híbrido e três opções de motores: o Ecotec 2.516V SiDi já citado no Malibu, mas calibrado para gerar 25.8KGFMa4400RPM e 197CVa6300RPM, o Alloytec V6 de 3.6 litros e 24 válvulas já citado na antiga geração do Malibu, mas com injeção direta e com isso a taxa de compressão subia para 11,5:1 e com isso ele gerava 36.5KGFMa5300RPM e 309CVa6800RPM , agora as tarefas policiais eram feitas pelo Caprice australiano e o híbrido que vinha com o Ecotec 2.416V, mas que gerava no total 28.6KGFMa3500RPM e 200CVa6700RPM.
O Impala chega em nova geração nessa plataforma do artigo e o motores eram o 2.516V de 197CV e o V6 de 3.6 litros com 309CV ambos de injeção direta e o Ecotec 2.416V híbrido e injeção direta que gerava 200CV.
Mas em outubro de 2013 era vez do Malibu ganhar nova grade dianteira e faróis e sem alterações mecânica, continuavam os mesmos 2.516V e o 2.nada 16V Turbo de injeção direta.

O Malibu ganha nova grade dianteira, para - choques e faróis e os motores são os mesmos.
Na linha 2015 nada muda nos dois modelos da Chevrolet americana, já que são recém-lançados.
NA HOJE EXITINTA PONTIAC TEVE SUA VERSÃO DO MALIBU era o G6, mas tinha visual totalmente diferente do Malibu, ele veio apenas no câmbio automático de quatro marchas e o mesmo motor V6 de 3.5 litros da família HV de comando de válvulas no bloco já citado no Malibu que gerava 30.4KGFMa3200RPM e 203CVa5300RPM era o único motor disponível, ele media 4.80metros de comprimento, 1.79metros de largura, 1.45metros de altura e o mesmo entre - eixos do Malibu vendido no Brasil que seria a geração posterior do modelo e duas opções de acabamento: "Básica" e GT, ambos com o mesmo motor disponível para ambos que era o modelo Pontiac.
O G6 chegava ao mercados da América do Norte de início apenas o V6 de 3.5 litros e 203CV, mais tarde ele ganhava o 2.4 de 171CV, o V6 3.9 com 243CV na versão GTP, o V6 de 3.5 litros vai a 220CV e o V6 de 3.6 litros e 24 válvulas para versão GTP com 256CV e o V6 3.5 litros vai a 220CV.
E ele foi lançado em outubro de 2004 como linha 2005, em outubro de 2005 na linha 2006 duas novidades, estreia as opções de carroceria cupê e conversível, eles mantém entre - eixos, largura  e comprimento do sedã, mas a altura é de 1.43metros para o cupê e 1.44metros para o conversível, já a versão básica abandonava o V6, em troca ganhava o motor Ecotec 2.416V que já citamos no Malibu vendido no Brasil que gerava 22.1KGFMa4500RPM e 171CVa6500RPM, a GT mantinha o V6 de 3.5 litros e estreava a GTP cupê e conversível estavam disponíveis na GT e GTP, a GTP trouxe como maior novidade a opção do câmbio manual de seis marchas para o cupê, o conversível ficou apenas com o automático e o motor é o V6 de 3.9 litros da família HV de comando de válvulas no bloco que gerava 33.1KGFMa2800RPM e 243CVa5400RPM e dotado de comando de válvulas variável, mas no GTP conversível a potência foi reduzida para 230CV.
O G6 Coupé com os mesmos motores do sedã de início apenas o V6, mais tarde ganhou o 2.416V.

O G6 Conversível com os mesmos motores do Cupê com exceção do V6 de 3.6 litros.
Em outubro de 2006 na linha 2007 ele tem duas novidades para os motores V6, o 3.5 ficava mais potente que agora gerava 30KGFMa4000RPM e 220CVa5800RPM e o V6 3.9 litros dá adeus nas versões GTP é substituído pelo HF Alloytec V6 de 3.6 litros já citados no Malibu de geração contemporânea ao modelo vendido ao Brasil e que gerava 34.7KGFMa3200RPM e 256CVa6300RPM  e o câmbio automático seqüencial de seis marchas veio junto com o motor que era exclusivo da versões GTP e o GTP conversível deu adeus. em outubro de 2007 na linha 2008 o GTP virou GXP e com isso o conversível voltava a ter o 3.9V6 exclusivo dele.
Em  outubro de 2008 na linha 2009 o cupê ganha o Ecotec 2.416V, em janeiro é anunciado o fim da Pontiac como forma de reestruturar a empresa e em janeiro de 2010 o G6 dava o seu adeus.
A HOJE EXTINTA SATURN ANTIGAMENTE SERVIU PARA VENDER  modelos Opel nos EUA e Canadá, mas antes vou falar sobre o antecessor dele que são os modelos da Série L que forma feitos sob a base GM 2900, a mesma dos Vectra A e B, ele usava duas opções de motores o Ecotec 2.216V que gerava 20.7KGFMa4000RPM e 147CVa5600RPM e o Ecotec V6 de 3 litros e 24 válvulas da família 54 graus que gerava 26.3KGFMa3800RPM e 180CVa5200RPM.
        O Saturn Série L com motores 2.216V de 147CV e o V6 de 3 litros, 24 válvulas com 182CV.
 
 Primeiro com o Aura que é um Vectra C com dianteira e traseira diferentes, ele media 4.85metros de comprimento, 1.79metros de largura, 1.49metros de altura e o mesmo entre - eixos do Malibu vendido no Brasil, ele foi lançado em outubro de 2006 como linha 2007, duas opções de câmbio: automático de quatro marchas ou de seis marchas e quatro opções de motores, a primeira era o Ecotec 2.416V que gerava 22.1KGFMa4500RPM e 171CVa6400RPM é o mesmo motor já citado no Malibu, a segunda opção era o híbrido com assistência elétrica chamada de Greeline e o motor Ecotec 2.416V gerava 22.4KGFMa4400RPM e 166CVa6600RPM, o V6 de 3.5 litros e 12 válvulas da família HV que gerava 30KGFMa4000RPM e 220CVa5800RPM e na versão topo de linha que trouxe a reboque o câmbio de seis marchas o motor HF Alloytec V6 de 3.6 litros e 24 válvulas que gerava 34.7KGFMa3200RPM e 252CVa6300RPM é o mesmo do Malibu contemporâneo vendido no Brasil, o visual dele é algo até interessante para nós, lembra o último Vectra, mas lógico a semelhança aqui, fica apenas no visual e não passa disso.
O Aura chegava ao mercado com motores 2.416V de 171CV, V6 3.5 litros de 220CV e o V6 de 3.6 litros e 24 válvulas com 252CV.
O Greeline hybrid com motor 2.416V de 166CV.
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda,  em março de 2009 a Saturn assim como a Pontiac deixava de existir e os planos de lançar uma segunda geração do Aura, baseada no Insignia foi por água abaixo e aí a GM americana mudou a estratégia.
A BUICK PRODUZIA O REGAL NOS ESTADOS UNIDOS, DEPOIS PASSOU A fabricar o Opel Insiginia com grade e logotipo diferentes e outro nome: Regal, mas ainda vou tratar de outro modelo antes é o luxuoso Lacrosse que na geração anterior já tinha se rendido a tração dianteira e vinha com duas opções de motor: o Buick V6 231 de 3.8 litros que foi renomeado Ecotec que gerava 31.8KGFMa4000RPM e 203CVa5200RPM é o mesmo motor dos primeiros Omega australiano, vendidos aqui e a segunda opção era o Small-Block V8/LS 5.4 litros da segunda geração que gerava 44.7KGFMa4000RPM e 305CVa5200RPM que era o motor disponível para o modelo.
A antiga geração do Lacrosse com motores V6 de 3.8 litros com 203CV e o V8 de 5.4 litros com 305CV, apesar da tração dianteira...
Mas a mudança chegava em outubro de 2009 na linha 2010 chegava a nova geração baseada na Epilson, ele mede 5metros de comprimento, 1.86metros de largura, 1.50metros de altura e entre - eixos 2.84metros, como sempre a opção de câmbio é automático sequencial de seis marchas e três opções de motores V6, a primeira opção é o HF Alloytec V6 de 3 litros e 24 válvulas, SiDi dotado de injeção direta, o seu diâmetro é de 89mm e o curso é de 80.2mm o que totalizavam 2994cm3, a sua taxa de compressão é de 11,7:1 e com isso gerava 30KGFMa5100RPM e 258CVa6900RPM e a segunda opção era o HF Alloytec V6 de 3.6 litros e 24 válvulas, ganhava injeção direta e passava a gerar 35.8KGFMa4800RPM e 284CVa6300RPM e a sua taxa de compressão é de 11,3:1. já suspensão, freios e direção seguem o Malibu vendido no Brasil.
O Buick Lacrosse chegava ao mercados da América do Norte e duas opções de motor ambas V6 de injeção direta: o 3 litros de 258CV e o 3.6 de 284CV e mais tarde chegava o 2.416V de 185CV e o 2.416V elétrico de 200CV e o V6 de 3.6 litros vai a 307CV.
Em outubro de 2010 na linha 2011, chegava uma opção mais barata, o V6 de 3 litros com injeção direta dava adeus e ele ganhava a opção do Ecotec 2.416V já citado no Malibu, mas dotado de injeção direta(SiDi), mas taxa de compressão subia para 11,2:1 e com isso gerava 23.8KGFMa4900RPM e 185CVa6700RPM é o mesmo motor que equipa a Captiva no Brasil desde 2011? ele mesmo, em março de 2011 era vez do Buick Regal passar a ser feito na América do Norte, ainda como modelo 2011, ele vinha com duas opções de motores: o Ecotec 2.416V já citado no Lacrosse e o Ecotec 2.nada 16V Turbo SiDi esse com injeção direta e turbo, aliás já citado no Malibu de última geração , mas no Regal gerava 35.5KGFMa2000RPM e 223CVa5300RPM, taxa de compressão de 9,2:1 e a Turbo tinha como opção a manual de seis marchas, além da automática de seis marchas para ambos os motores, ele media 4.83metros de comprimento, 1.86metros de largura, 1.46metros de altura e 2.74metros de entre - eixos e suspensão, freios e direção seguem o Malibu.
 O Buick Regal chegava ao mercado americano com duas opções de motor: o Ecotec 2.416V de injeção direta já citado no Lacrosse e o 2.nada 16V Turbo e injeção direta com 223CV.
Em outubro de 2011 na linha 2012 três novidades, nessa plataforma, o Lacrosse troca o motor 2.416V de injeção direta, pelo 2.416V Híbrido chamado de Eassist e o motor passava a gerar 28.6KGFMa3500RPM e 207CVa6700RPM e o V6 de 3.6 litros e injeção direta passava a gerar 36.5KGFMa5300RPM e 307CVa6900RPM e o Regal ganhava a versão esportiva GS, com duas opções de câmbio: manual ou automático de seis marchas e o motor Ecotec 2.nada 16V Turbo Sidi(Spark ignition, direct injection) foi calibrado para gerar 40.8KGFMa2400RPM e 273CVa5300RPM.
O Regal GS chegava ao mercado com motor 2.nada 16V Turbo calibrado para 273CV.
Uma curiosidade, esse carro atraiu consumidores fora da GM, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda no Lacrosse e no Regal, em outubro de 2013 na linha 2014 nova grade dianteira e faróis para o Buick Lacrosse para o Regal, vale lembrar que o Regal segue o Opel Insignia no visual, nos motores o Lacrosse manteve o Ecotec 2.416V híbrido e o V6 de 3.6 litros de injeção direta só que agora 308CVa6900RPM e mantendo o torque, já o Regal perdia o Ecotec 2.416V á gasolina e ganhava o Ecotec 2.416V Híbrido chamado de Eassist já citado no Lacrosse, já o Turbo ganhava mais potência e opção de tração integral, o Ecotec 2.nada 16V Turbo de injeção direta agora gerava 40.8KGFMa3000RPM e indo até 4000RPM e 262CVa5300RPM e o esportivo GS que agora virava um "esportivo" de adesivo com o mesmo motor da Turbo é uma pena que isso aconteceu.
O Buick Lacrosse chegava ao mercado com motores Ecotec 2.416V Híbrido com 200CV e o V6 de 3.6 litros e 24 válvulas e 308CV ambos com injeção direta.

O Regal ganhava novos faróis e grade e o motor é o 2.416V híbrido e o 2.nada 16V Turbo de 263CV.

O GS virava esportivo de adesivo com motor 2.nada 16V Turbo de 263CV.
E a tração integral para o modelo turbo, ao menos é um ponto positivo, em vamos reconhecer "adesivo com 263CV", em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda e eles seguem assim.
A CADILLAC SE RESOLVER "MATAR DOIS COELHOS COM UMA PAULADA SÓ" ela tinha dois sedãs de mesmos porte: O STS de tração traseira e o DTS de tração dianteira, e ambos vinham apenas com uma opção de motor, o primeiro com o Alloytec V6 de 3.6 litros de injeção direta que gerava 37.6KGFMa5200RPM e 309CVa6300RPM e o segundo apesar da tração dianteira estranhamente vinha com o V8 de 4.6 litros e 32 válvulas da família Northstar em duas configurações a primeira gerava 40.8KGFMa4400RPM e 279CVa6000RPM e a outra configuração gerava 39.8KGFMa4400RPM e 296CVa6300RPM estranhamente perdia torque, mas ganhava potência.
O STS de tração traseira e o V6 de 3.6 litros e injeção direta com 309CV.

 
O DTS de tração dianteira e o motores V8 4.6 litros de 32 válvulas com duas calibrações: 279CV e 296CV.
Em maio de 2012 na linha 2013 o Cadillac XTS entra no mercado e substitui os dois modelos de uma vez, apenas câmbio automático sequencial de seis marchas, duas opções de tração: dianteira e integral e apenas uma opção de motor: o HF Alloytec V6 de 3.6 litros, 24 válvulas e injeção direta que gera 36.5KGFMa5300RPM e 305CVa6800RPM e ele mede 5.13metros de comprimento, 1.85metros de largura, 1.50metros de altura e 2.84metros de entre - eixos e disponível apenas como sedã.
         O XTS chegava ao mercado com motor V6 de 3.6 litros e injeção direta com 305CV.
Em outubro de 2013 na linha 2014 chegava a versão esportiva V, só que nele não foi  adotado o V8, disponível apenas com tração integral, o V6 de 3.6 litros e injeção direta, ganhou dois turbo e intercooler e com isso a taxa de compressão caiu de 10,2:1 e com isso ele passou a gerar ótimos 51KGFMa1900RPM e vai até 5600RPM e 416CVa6000RPM é potência digna de um V8, mas vale lembrar que o Northstar deu adeus em 2011 e o Small-Block/LS é complicado colocar em posição transversal(aliás como todo V8 é, mas o Northstar e o Duratec V8 do Taurus SHO surpreende).
O XTS-V chega ao mercado o motor V6 de 3.6 litros e injeção direta ganha duas turbinas e passava a gerar 416CV.
Em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda no modelo luxuoso da Cadillac feito sob a Epilson.
NA CORÉIA DO SUL ESSA PLATAFORMA ESTREOU POR LÁ ainda quando existia a Daewoo, ele era como se fosse um modelo independente é o Alpheon que é o Buick Lacrosse dos americanos com produção coreana e outro símbolo, apenas câmbio automático sequencial de seis marchas e de início apenas o HF Alloytec V6 de 3 litros SiDi dotado de injeção direta e 24 válvulas que gerava 29.6KGFMa5600RPM e 263CVa6900RPM e ele era como se fosse ponte entre o Tosca(logo mais vou falar sobre ele) e o Veritas que era importado da Austrália( o Holden Caprice/Statesman).
O Alpheon chegava ao mercado coreano de início apenas o V6 de 3 litros e injeção direta com 263CV e mais tarde ganhava o 2.416V de injeção direta com 185CV.
O motor era fabricado pela Holden na Austrália, em março de 2011 a Daewoo virava Chevrolet na Coréia do Sul, o Matiz Creative virava Spark e o Lacetti Premiere virava Cruze também na Coréia do Sul, o Sonic era lançado junto era a nova geração do Kalos e o Tosca, não virava Epica, ele dava o seu adeus, o Tosca era feito na plataforma V da Daewoo(diferente da V da GM que foi usada no Omega) e com quatro opções de motores, três sendo seis cilindros em linha e 24 válvulas de projeto da Daewoo, a primeira opção é o 2.nada 24V que gerava 19.2KGFMa4600RPM e 144CVa6300RPM, a segunda opção é esse 2.nada 24V com GNV que gerava 19.5KGFMa4600RPM e 137CVa6300RPM esse de olho no mercado de taxis da Coréia do Sul, o seis cilindros de 2.5 litros e 24 válvulas que gerava 24KGFMa4000RPM e 157CVa5800RPM e por último o diesel da VM Motori 2.nada 16V com turbo é claro que gerava ótimos 32.7KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM.
O Daewoo Tosca com motores seis cilindros 24V 2.nada de 144CV e 2.5 de 157CV e o 2.nada 16V Turbo diesel de 150CV.
Mas em novembro de 2011 na linha 2012 duas novidades, a primeira é que o Alpheon ganha a opção do Ecotec 2.416V de injeção direta que gerava 24KGFMa4900RPM e 185CVa6700RPM é o motor já citado em uma variedade de modelos estadunidense e o mesmo da Captiva vendida aqui e a principal delas é o Chevrolet Malibu é igual ao estadunidense de última geração e a Coréia do Sul foi o primeiro país á fabricar o modelo, mas ele está disponível com o automático de seis marchas apenas como câmbio, mas nos motores são quatro opções, a primeira é o Ecotec 2.nada 16V é basicamente o mesmo dos americanos, só tire a injeção direta e turbo e com isso ele gera 18.8KGFMa4600RPM e 141CVa6200RPM, a segunda opção é esse mesmo motor mas a GNV que gerava  18.7KGFMa4600RPM e 137CVa6000RPM, a terceira opção é o Ecotec 2.416V é o mesmo que equipa vários modelos da América do Norte, mas sem injeção direta e o mesmo que equipou a Captiva vendida no Brasil entre 2009 e 2011 e com isso gera 23KGFMa4600RPM e 170CVa5800RPM e o 2.nada 16V Turbo diesel o seu diâmetro é de 83mm e o curso é de 90.4mm o que totalizavam 1956cm3, a sua taxa de compressão é de 16,5:1 é o mesmo do Cruze Turbo diesel americano, na Coréia do Sul ele gerava 35.8KGFMa1750RPM e vai até 2750RPM e 156CVa3750RPM e na Coréia do Sul nada de motor V6 ou até mesmo Turbo.
O Malibu passava a ser feito na Coréia do Sul com motores 2.nada 16V de 141CV, 2.nada 16V GNV com 137CV, 2.416V de 170CV e o 2.nada 16V Turbo de 156CV.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda tanto no Alpheon como no Malibu , em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda  nos dois modelos e agora na linha 2015 também não muda, ao contrário do modelo americano.
A IMIGRAÇÃO COREANA PARA AUSTRÁLIA COMEÇOU COM O TOSCA que na terra dos cangurus virou Holden Epica, aliás desde os 1980 a GMH(General Motors Holden) oferecia uma opção abaixo do Commodore, o Camira que saiu da plataforma J que aqui o maior expoente é o Monza, que acabou sendo substituído pelo Apollo que era uma versão Holden do Toyota Camry(imagine um Autolatina australiana e é isso), em 1997 é vez do Vectra B ser feito localmente, mas a demanda para os mercados asiáticos vizinhos caiu e decidiu importar o Vectra C, mas esse será tratado logo mais tarde, mas depois chegava o EP Epica importado da Coréia do Sul que saia mais barato e duas opções de motores o seis cilindros Daewoo DOHC 2.524V que gerava 24KGFMa4000RPM e 157CVa6000RPM e o turbo diesel da VM Motori 2.nada 16V que gerava 32.7KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM.
O Holden Epica com motores seis cilindros 2.524V de 157CV e o 2.nada 16V de 150CV.
Mas eis que seguindo os passos da Daewoo, em fevereiro de 2012 como linha 2013 chegava o Holden Malibu era igual ao modelo coreano, com a diferença no símbolo da Holden, apenas câmbio automático de seis marchas e duas opções motores, o Ecotec 2.416V que gera 22.9KGFMa4600RPM e 167CVa5800RPM e o 2.nada 16V Turbo Diesel que gera 35.7KGFMa1750RPM e 159CVa4000RPM e duas opções de acabamento: CD e CDX, sendo essa ultima tinha o motor á diesel como opção, além da 2.416V á gasolina, já a CD vinha apenas com o 2.416V.
Com grade dianteira diferente o Malibu chega ao mercado australiano duas opções de motor: 2.416V de 167CV e o 2.nada 16V Turbo Diesel de 150CV.
Mas em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda e ele segue assim.
NA EUROPA A DAEWOO VIROU CHEVROLET 2005 e um dos modelos remanescentes daquela época era o Epica, que havia dado adeus do mercado europeu em 2010, por lá ele usava os mesmos motores que eram usados na Coréia do Sul, o seis cilindros 2 litros e 24 válvulas que gerava 19.9KGFMa4600RPM e 143CVa6000RPM, a segunda opção era o seis cilindros em linha, 2.5 litros e 24 válvulas que gerava 24.2KGFMa4000RPM e 158CVa6000RPM e a terceira opção era o diesel 2.nada 16V Turbo Diesel da VM Motori que gerava 32.7KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM, ele estava disponível nas versões LS e LT e tinha opção de câmbio manual de cinco marchas para o modelos LS e LT com motor 2 litros(ou 2.nada se preferir).
O Chevrolet Epica vendido na Europa com os mesmos motores da Coréia do Sul onde era fabricado eram o seis cilindros 2 litros, 24 válvulas de 143CV e o seis cilindros 2.520V de 158CV e também o 2.nada 16V Turbo de 150CV.
Mas logo em janeiro de 2012 o Malibu chegava a Europa importado da Coréia do Sul, em duas versões de acabamento: LT e LTZ, duas opções de câmbio: além do automático de seis marchas, ele tinha o manual também com seis marchas e apenas duas opções de motores, a primeira é o Ecotec 2.416V que gerava 22.9KGFMa4600RPM e 167CVa5800RPM e a segunda opção é o 2.nada 16V Turbo Diesel que gerava 35.7KGFMa1750RPM e 150CVa4000RPM a escolha desses motores é justamente para não concorrer com o Opel Insignia, já que poderia complicar a GM nesse caso.
O Malibu chegava ao mercado europeu com motores 2.416V de 167CV e o 2.nada 16V Turbo diesel de 150CV.
 
 Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda também no modelo vendido na Europa e agora ele passava a ser vendido em poucos países da Europa ocidental como a França, mas deu adeus na Alemanha e na Inglaterra por exemplo.
ERA PREVISTO SÓ BUICK E CADILLAC CHINESAS, MAS ACABEI descobrindo algo interessante na Chevrolet chinesa, o Malibu é feito desde março de 2012 e ele é igual ao coreano no visual e na opção de câmbio automático de seis marchas, mas por lá ele tem três motores, a oferta começa pelo Ecotec 2.nada 16V igual aos coreanos que gera 19.5KGFMa4600RPM e 147CVa6000RPM, a segunda opção é o Ecotec 2.416V SiDi dotado de injeção direta é o mesmo de alguns modelos americanos e lá na china ele gera 24.5KGFMa4800RPM e 182CVa6200RPM e por último o Ecotec 1.616V Turbo com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável acionado por correia dentada , coletores variáveis, turbo e intercooler, a sua taxa de compressão 9:1 e com isso gera 24KGFMa2200RPM e vai até 5500RPM e 179CVa5800RPM e ele está disponível nas versões de acabamento SL, SE e SX, sendo que a SL vem com o 2.nada e o 1.6 Turbo, a SE com o 2.nada e o 2.4 e a SX com o 2.4 e o 1.6 Turbo como opções para o modelo.
O Malibu chinês, mas com motores 2.nada 16V de 147CV, 2.416V injeção direta e 182CV e o 1.616V Turbo de 179CV.
Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda.
A BUICK CHINESA SE VALEU BASICAMENTE DE VENDER OPEL ou parentes de Opel rebatizados e inclusive até Corsa Sedan B(hoje Classic) e Corsa Wagon portaram a marca na china como Sail e Sail SRV, respectivamente e não foi diferente com outro Opel, o Insignia virou Buick Regal na China, ele é igual ao Regal americano, inclusive nas dimensões, mas ele mudava nas opções de motores, a primeira opção é o Ecotec 2.nada 16V é o mesmo do Malibu chinês, mas calibrado para gerar 153CVa6000RPM, mas manteve o torque de 19KGFMa4600RPM e a segunda opção é o Ecotec 1.616V Turbo que já citamos no Malibu chinês , mas no Buick gerava 185CVa5800RPM e o torque de 24KGFMa2250RPM e se mantendo até 5500RPM eram os motores disponíveis.
 

O Buick Regal chega ao mercado chinês com motor 2.nada 16V de 153CV e o 1.616V Turbo de 185CV.
E ele foi lançado em outubro de 2008 como linha 2009, em outubro de 2009 na linha 2010 é vez do Lacrosse ser fabricado na China e o motor é o HF Alloytec V6 de 3 litros, 24 válvulas que gerava 29.6KGFMa5600RPM e 263CVa6900RPM  era única opção de motor e o câmbio de seis marchas e o Regal chinês nenhuma alteração, em outubro de 2010 na linha 2011 o Lacrosse ganhava a opção do Ecotec 2.416V SiDi, com injeção direta e quatro cilindros ele gerava 24.5KGFMa4800RPM e 186CVa6200RPM era uma opção mais barata, em outubro de 2011 na linha 2012 nada muda, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 os modelos Regal e LaCrosse ganhavam nova grade dianteira e faróis e no caso do Lacrosse a opção do V6 dá adeus e no Regal ele ganhava a versão esportiva GS para o mercado chinês com opção de câmbio manual de seis marchas e o motor Ecotec 2.nada 16V Turbo SiDi que gerava 35.7KGFMa2000RPM e vai até 5000RPM e 254CVa5300RPM é o mesmo motor usado no Regal americano que já citamos.
O Regal ganhava nova grade dianteira e os motores continuavam os mesmos 2.nada 16V e o 1.616V Turbo.

 
Aqui o esportivo GS com motor 2.nada 16V Turbo SiDi de 254CV.

O Lacrosse agora apenas com o 2.416V de injeção direta e 186CV.
Peço desculpas, mas são fotos que eu consegui achar da Buick Chinesa como são novos , eles não tiveram alterações na linha 2015 e quando vão mudar eu não sei.
NA CADILLAC CHINESA O XTS estreou no mercado em fevereiro de 2013 como linha 2014 lá ele estreou com duas opções de motores, a primeira opção era o Ecotec 2.nada 16V Turbo SiDi que gerava 36KGFMa1700RPM e vai até 5500RPM e 276CVa5500RPM e a outra opção era a HF Alloytec V6 de 3.6 litros, 24 válvulas, SiDi que gerava 36.5KGFMa5300RPM e 309CVa6800RPM.
O XTS vendido na China de início o 2.nada 16V Turbo de 276CV e o V6 de 3.6 litros e 24 válvulas de 309CV ambos com injeção direta e mais tarde apenas o 2.nada 16V Turbo de 269CV.
Em outubro de 2014 na linha 2015 o motor Ecotec 2.nada 16V Turbo ganhava torque passava a gerar 40.8KGFMa2200RPM e vai até 4400RPM e 269CVa5500RPM e essa foram as últimas alterações.
VOU APROVEITAR A PARTE DO ROEWE 950 PARA EXPLICAR que em 1978 a China liberou as empresas estrangeiras a entrar no mercado desde que fossem associadas com empresas locais, leia-se do então governo e a GM e sócia da SAIC e em 2005 ela comprou a inglesa Rover transferiu a produção para a China e virou Roewe(não confundir com a Land Rover que na época, estava nas mãos da Ford) e em março de 2012 lançou  o modelo 950 com base no Buick Lacrosse, ele mede 5metros de comprimento, 1.86metros de largura, 1.50metros de altura e 2.84metros de entre - eixos, apenas câmbio automático de seis marchas e três opções de motores, a oferta começava pelo Ecotec 2.nada 16V que gerava 19.4KGFMa4600RPM e 147CVa6200RPM, a segunda opção é o Ecotec 2.416V SiDi de injeção direta que gerava  24.5KGFMa4800RPM e 186CVa6200RPM e a última opção era o HF Alloytec V6 de 3 litros e 24 válvulas que gerava 29.6KGFMa5600RPM e 263CVa6900RPM vale lembrar que os V6 que abasteciam ou abastecem China e Coréia do Sul são fabricados pela Holden na Austrália e dotado de injeção direta.
O Roewe 950 chega ao mercado chinês com motores Ecotec 2.nada 16V de 147CV,  2.416V de injeção direta e 186CV e o V6 de 3 litros , 24 válvulas de injeção direta com 263CV.
E foi lançado como linha 2013, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda no modelo chinês.
A OPEL COMEÇOU A ACHAR QUE O VECTRA B ESTAVA VELHO, todo mundo sabe o carisma o que modelo tem no Brasil, no exterior até nem tanto, até pela concorrência pesada, mas longe de ser um carro ruim, feito na plataforma GM 2900 com suspensão traseira modificada a Opel achou que era melhor fazer uma nova plataforma para o modelo, mas antes vou falar sobre o Vectra B como era a vida dele na Europa. lá o leque de motores era mais amplo, a oferta de motores começava pelo Ecotec 1.616V que gerava 15.3KGFMa3600RPM e 100CVa5600RPM, o Ecotec 1.816V que gerava 17.6KGFMa3600RPM e 122CVa5600RPM, Ecotec 2.2 16V que gerava 20.7KGFMa4000RPM e 148CVa6000RPM, o Ecotec V6 de 2.6 litros e 24 válvulas que gerava 25.5KGFMa3600RPM e 170CVa5600RPM, o 2.nada 16V DTi que era o turbo diesel que gerava 20.9KGFMa1600RPm e 100CVa4000RPM e o 2.216V DTi que gerava 27.5KGFMa1500RPM e 125CVa4000RPM, vale lembrar que o Ecotec 1.616V e 1.816V são derivados da família 1, o Ecotec 2.216V é derivado da família L0850 e o Ecotec V6 é derivado da V6 54 graus feito na terra do Jeremy Clarkson.
O Vectra B era igual ao nosso, mas o leque de motores era mais amplo, começava com o 1.616V de 100CV, 1.816V de 122CV, 2.216V de 147CV, V6 de 2.6 litros e 24 válvulas de 170CV, 2.nada 16V DTi de 100CV e o 2.216V DTi de 125CV.
Mas em outubro de 2001 como linha 2002 foi lançado o Opel/Vauxhall Vectra C, em duas configurações de carroceria, hachtback e sedã, quatro opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual- automatizado de cinco marchas chamado de Easytronic pela Opel, automático de seis marchas e o CVT para os motores 1.816V e 2.216V, ambos mediam 4.61metros de comprimento, 1.80metros de largura, 1.48metros de altura e 1.46metros de altura e 2.70metros de entre - eixos, curiosamente a GMB "plagiou" essas medidas com o nosso Astra G vestido de roupa do H e carroceria sedã e com nome de Vectra, voltando ao de "verdade" o leque de motores era amplo, a oferta começava pelo Ecotec 1.816V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 80.5mm e o curso é de 88.2mm o que totalizavam 1796cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 17KGFMa3600RPM e 122CVa5600RPM, a segunda opção é o Ecotec 2.216V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis é o mesmo motor usado no Malibu americano de geração antiga que gerava 20.7KGFMa4000RPM e 148CVa6000RPM, a terceira opção é o Ecotec V6 de 3.2 litros e 24 válvulas com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e coletor variável o seu diâmetro é de 87.5mm e o curso é de 88mm o que totalizavam 3175cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 30.6KGFMa4000RPM e 211CVa6200RPM e três opções á diesel, a primeira é o 2.nada 16V DTi, o seu diâmetro é de 84mm e o curso é de 90mm o que totalizavam 1994cm3, a sua taxa de compressão é de 18,5:1 e gerava 18.9KGFMa2000RPM e 100CVa4000RPM, a segunda é o 2.216V CTDi o seu diâmetro do 2.nada foi mantido, mas o curso foi a 98mm o que totalizavam 1998cm3, manteve a taxa de compressão e gerava 27.5KGFMa1500RPM e 125CVa4000RPM e a terceira opção á diesel é o Isuzu D-Max V6 de 3 litros e 24 válvulas chamado de "3.0 V6 CTDi", infelizmente não tenho diâmetro x curso, aliás é uma pena que  ultimatespecs não divulga mais o diâmetro x curso e o automobile-catalog tem poucos Opel no acervo deles e poucos Vauxhall também, a cilindrada total é 2958cm3 e nem taxa de compressão também e com isso ele passou a gerar ótimos 37.7KGFMa1900RPM e vai até 2800RPM e 177CVa4000RPM entre todos era mais "torcudo" que o V6 á gasolina e o segundo mais potente no catálogo, na época do lançamento o que é um número de respeito e o Hacht se chamava GTS. Suspensão, freios e direção seguem o Malibu vendido no Brasil, então não preciso repetir.
O Vectra C chega ao mercado aqui o hachtback chamado de GTS com motores 1.816V de 122CV, 2.216V de 147CV, V6 de 3.2 litros com 211CV, 2.nada 16V DTi de 100CV, 2.216V DTi de 125CV e o V6 CTDi de 3 litros e 24 válvulas que gerava 170CV, mais tarde vem com o 2.216V de injeção direta que será citado no Signum e o 1.9 CTDi de 125CV e 150CV.

O Sedã de quatro portas com os mesmos motores do hacht.
Se especulou que o Vectra C seria fabricado no Brasil,  mas de inicio a GMB logo negou e realmente vocês sabem o que ela fez, mas existia também alguém mais luxuoso para se aposentar era o Opel Omega B que não veio ao Brasil, mas o Holden Commodore (Omega australiano vendido aqui) foi baseado fortemente no modelo, lá o leque de motores era menos amplo para o Omega, começava pelo Ecotec 2.216V que gerava 20.7KGFMa4000RPM e 144CVa5400RPM, o Ecotec V6 de 2.6 litros e 24 válvulas que gerava 24.5KGFMa3400RPM e 180CVa6000RPM, a terceira opção é o Ecotec V6 de 3.2 litros e 24 válvulas que gerava 29.5KGFMa3400RPM e 218CVa6000RPM e nos motores á diesel duas opções, o 2.216V DTi que gerava 28.5KGFMa1600RPM e 120CVa4000RPM e o seis cilindros 2.5 Turbo Diesel de origem BMW que gerava 30.6KGFMa1750RPM e 150CVa4500RPM mas era hora da Opel dar adeus a tração traseira(aliás muitos acham que não, mas enfim foi isso).
O Opel Omega B com motores Ecotec 2.216V de 144CV, V6 de 2.6 litros com  180CV e 3.2 litros com 218CV e os turbo diesel 2.216V DTi de 120CV e o seis cilindros 2.5 litros de 150CV.
Mas em outubro de 2002 na linha 2003 três novidades, a primeira era chegada do Signum, que media 4.65metros, mantinha a largura do Vectra C e altura, aliás vale lembrar que a única medida que a GMB não repetiu foi a largura do Vectra C, afinal o nosso era um Astra G vestido com roupa do H e nome de Vectra e o entre - eixos crescia para 2.83metros, mas ele trouxe duas novidades a reboque, o 2.216V ganhava injeção direta no modelo mais luxuoso e com isso passava a gerar 22.4KGFMa3800RPM e 155CVa5600RPM, o Ecotec 2.nada 16V Turbo que é o mesmo do Malibu americano de última geração, mas sem injeção direta na época e com isso ele gerava 27.5KGFMa2500RPM e 175CVa5500RPM e taxa de compressão de 8,8:1, nos motores á diesel o 2.216V DTi é mantido e o Isuzu D-Max V6 de 3 litros e 24 válvulas, turbo diesel e com isso gerava 40.8KGFMa1800RPM e vai a 2800RPM e 184CVa4000RPM ficando mais potente, a segunda novidade é a Opel Vectra C Caravan, a perua mantinha a largura e altura, mas o entre - eixos era igual do Signum e comprimento de 4.84metros, nos motores o mesmo já citados no Hacht e o estrante 2.nada 16V Turbo que estreava para as carrocerias Hacht e Sedan também, mas poucos modelos na Europa saíram com esse motor, e uma curiosidade: o V6 3.2 era feito na terra do Jeremy Clarkson, ah, é ele que odeia o Vectra B? sim ele mesmo e jogou uma bomba atômica sobre o Vectra C, mas depois eu cito o por que ele fez isso.
O Signum chegava ao mercado e estreava o 2.216V de injeção direta de 155CV, o V6 de 3.2 litros já citado no Vectra, o 2.216V Turbo Diesel e o V6 de 3 litros e 24 válvulas turbo diesel com 184CV.

A Vectra C Caravan chega ao mercado com os mesmos motores do sedã e o estreante 2.nada 16V Turbo, mais tarde chegava o 2.216V de injeção direta do Signum e o 1.9 CTDi.
Em outubro de 2003 na linha 2004 duas novidades a injeção direta ao motor 2.2 é estendida família Vectra C e o 2.nada 16V e 2.216V DTi eram substituídos pelo 1.9 CTDi, sendo que Signum só tinha o 2.216V, esse 1.9 CTDi é basicamente o Fiat JTD 1.9 rebatizado, o seu diâmetro é de 82mm e o curso é de 90mm o que totalizavam 1910cm3, dotado de injeção common-rail e turbo de geometria variável, a taxa de compressão é de 20,7:1  e cabeçote de 16 válvulas, na primeira configuração gerava 28.5KGFMa2000RPM e vai até 2750RPM e 120CVa4000RPM a segunda opção de configuração desse motor gerava 32.6KGFMa2000RPM e vai até 2750RPM e 150CVa4000RPM.
Em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, mas agora vou a critica que o Jeremy Clarkson fez ao Vectra C: fortes saídas de frente, com direito a esterçamento por torque, inclusive dramático na então futura versão OPC que vou dar mais detalhes a seguir dela, ou seja a bomba atômica era essa.
Em outubro de 2005 na linha 2006 os modelos da família Vectra e Signum ganhavam nova grade dianteira, faróis e para - choques, inspirados no visual do Astra H, a principal novidade é o câmbio de seis marchas para as versões V6, obrigatório na esportiva OPC/VXR disponível na Hacht e no Sedã, nos motores o Ecotec 1.816V, Ecotec 2.216V DiG, Ecotec 2.nada 16V Turbo eram mantidos, assim como os 1.9 CTDi de 120CV e 150CV e o V6 de 3 litros turbo diesel passava a gerar 184CV na família Vectra e nos motores V6 á gasolina, o Ecotec V6 de 3.2 litros dava adeus, substituído pelo HF Alloytec V6 de 2.8 litros e 24 válvulas com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável, turbo e intercooler, o seu diâmetro é de 89mm e o curso é de 74.8mm o que totalizavam 2792cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso passou a gerar 33.6KGFMa1800RPM e vai até 4500RPM e 230CVa5500RPM e estreava as versões OPC/VXR alvo das críticas do Jeremy Clarkson, o motor V6 de 2.8 litros com turbo ganhou alterações no comando de válvulas para gerar 36.2KGFMa1800RPM e vai até 4500RPM e 256CVa5500RPM para o modelo esportivo e o Signum ganhava a opção do motor 1.816V como versão mais barata para o modelo luxuoso.
Nova grade dianteira, faróis e para - choques e junto com eles a manutenção dos motores 1.816V, 2.216V de injeção direta, 2.nada 16V Turbo e os diesel 1.9 CTDi de 120CV e 150CV e o V6 Turbo Diesel de 3 litros, mas estreava o V6 de 2.8 litros, 24 válvulas turbo com 230CV.

O Sedã também ganha novo visual e os mesmos motores do Hacht.

A Caravan também ganha alterações visuais e os mesmos motores do Hacht.

O Esportivo OPC chegava ao mercado com o motor V6 2.8, 24 válvulas, Turbo indo a 256CV e depois a 280CV.
 

A Vectra C Caravan também ganha a versão OPC e o mesmo motor do Hacht.

O Signum ganha nova grade dianteira e agora os mesmos motores da família Vectra, inclusive o 1.816V.
Em outubro de 2006 na linha 2007 o motor V6 de 2.8 litros, 24 válvulas Turbo que inclusive era feito na Austrália e substituía o motor inglês 3.2V6 na versão convencional, mas no OPC vai a 280CVa5500RPM e mantém o torque, o que é algo louvável, mas saídas de frente...
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda e em setembro de 2008 ele é substituído pelo Insignia.
O OPEL ASCONA SÓ TEVE TRÊS GERAÇÕES a ultima foi do C que gerou o Monza, o Vectra também teve três gerações, duas bem conhecidas no Brasil e chegava um novo modelo é Opel Insignia em três carrocerias,  hachtback, sedã de quatro portas e a perua que não era chamada de Caravan e sim Insignia Sport Tourer e o Signum dá o seu adeus junto com o Vectra e não deixa sucessor, eles medem 1.86metros de largura, 1.47metros de altura e 2.74metros de entre - eixos, mas o comprimento passava a 4.83metros de comprimento para o sedã e 4.90metros para Sport Tourer. três opções de câmbio: manual de seis marchas, manual-automatizado de cinco marchas chamado de Easytronic e o automático sequencial de seis marchas, a oferta de motores começa pelo Ecotec 1.816V que ganha comando de válvulas variável, taxa de compressão de 10,5:1 e com isso passou a gerar 17.8KGFMa3800RPM e 140CVa6300RPM, é o mesmo motor do Cruze? ele mesmo, a segunda é o Ecotec 1.616V Turbo, o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 81.5mm o que totalizavam 1598cm3, com bloco de ferro e cabeçote de alumínio é basicamente o motor do Sonic com turbo  a sua taxa de compressão é de 8,8:1 com turbo e intercooler que gerava 23.4KGFMa2200RPM e vai até 4500RPM e 179CVa5500RPM, o Ecotec 2.nada 16V Turbo de mesma concepção dos Turbo vendido nos EUA e vários países do mundo e agora com injeção direta e com isso gerava 35.7KGFMa2000RPM e vai até 4000RPM e 220CVa5300RPM, vale lembrar que ele tinha opção de tração integral disponível, algo que não se via desde o Vectra A para um modelo médio da Opel e o HF Alloytec 2.8V6 de 24 válvulas e turbo fabricado na Austrália, ganha mais potência passando a gerar 35.7KGFMa1900RPM e vai até 4500RPM e 260CVa5500RPM é um motor herdado do Vectra C e nos motores á diesel o 2.nada 16V CTDi que era o Fiat Multijet rebatizado com duas calibrações, o seu diâmetro é de 83mm e o curso é de 90.4mm o que totalizavam 1956cm3, a sua taxa de compressão é de 15,6:1 dotado de turbo, intercooler e injeção common-rail, a primeira calibração gera 26.5KGFMa1750RPM e vai até 2500RPM e 110CVa4000RPM,  e a segunda calibração gera 30.6KGFMa1750RPM e vai até 2500RPM e 131CVa4000RPM  se tornando o mais potente.
Suspensão, freios e direção seguem o Malibu, mas ele não teria versão OPC/VXR de início.
O Opel Insignia chegava ao mercado com motores 1.816V de 140CV, 1.616V Turbo de 180CV, 2.nada 16V turbo  de injeção direta de 220CV, V6 de 2.8 litros, 24 válvulas turbo com 260CV e os 2.nada 16V CTDI com calibrações de 110CV e 130CV, mais tarde chegavam os 1.416V Turbo de 140CV, o 2.nada 16V CTDi biturbo com 195CV e uma versão de 160CV com um turbo só.

Aqui o belo sedã de quatro portas com os mesmos motores do Hacht

Aqui a perua Sport Tourer com os mesmos motores do hacht.
Em março de 2009 como linha 2010 chegava a versão esportivo OPC/VXR com duas opções de câmbio: manual ou automática ambas de seis marchas, apenas tração integral e o motor HF Alloytec V6 de 2.8 litros, 24 válvulas com turbo ganhou alterações para gerar 44.4KGFMa1900RPM e vai até 4400RPM e 325CVa5200RPM para escapar de qualquer critica de Jeremy Clarkson foi colocada um sistema de suspensão dianteira pra evitar o "esterçamento por torque"(algo que vinha "de série" no Vectra C), mas quem avaliou o carro no lançamento foi o James May....,.
Versão OPC com motor V6 de 2.8 litros, 24 válvulas com turbo e 325CV chegava ao mercado.

A Sport Tourer também ganha a versão OPC.
E lembrando que agora era o sedã e a perua com a versão OPC e não mais o Hacht, em outubro de 2009 na linha 2010 chegava o 2.nada 16V CTDi calibrado para gerar 38.7KGFMa1750RPM e 160CVa4000RPM ou seja a versão á diesel ganha mais potência com esse modelo.
Em outubro de 2010 na linha 2011 duas novidades para os motores á gasolina, estreava a opção do Ecotec 1.416V Turbo com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 72.5mm e o curso é de 82.6mm o que totalizavam 1364cm3, a sua taxa de compressão era de 9,5:1 e com isso gerava 20.4KGFMa1850RPM e vai até 4900RPM e 140CVa6000RPM e o motor 2.nada 16V Turbo passou a gerar 40.8KGFMa2400RPM e vai até 4600RPM e 250CVa5300RPM e agora apenas tração 4x4 e o 1.4 Turbo era dotado de sistema Star&stop afinal era o único motor com isso.
Em outubro de 2011 na linha 2012 estreava o motor 2.nada 16V CTDi biturbo, com dois turbos e dois intercooler no motor que gerava 40.8KGFMa1750RPM e vai até 2500RPM e 195CVa4000RPM ou seja em potência só perde para o 2.nada 16V Turbo á gasolina para os motores V6. ou seja é basicamente o Fiat Multijet com uma turbina extra, além da que estava nas outras versões.
Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 ele ganha nova grade dianteira, faróis e para - choques e junto com essas alterações, vieram de motores, o Ecotec 1.816V só foi mantido em alguns poucos mercados, na maioria o Ecotec 1.416V Turbo tomou  o seu lugar, o Ecotec 1.616V SiDi Turbo com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta, o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 81.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso gera 26.5KGFMa1750RPM e vai até 4500RPM e com Overbooster ligado vai a 28.5KGFM nas mesmas rotações e 170CVa4250RPM e vai até 5000RPM e por último o Ecotec 2.nada 16V Turbo SiDi de 250CV é mantido e o V6 de 2.8 litros, 24 válvulas, turbo dos OPC é mantido, o V6 de 260 também de 2.8 litros e turbo dá o seu adeus e nos diesel o 2.nada 16V CTDi de 110CV é substituído pelo de 120CVa4000RPM com o mesmo torque da versão de 130CV, a outra opção é com 140CV e mantendo o torque do modelo de 160CV que agora gerava 163CVa4000RPM, o 2.nada 16V CTDi biturbo de 195CV é mantido e estreava o 2.nada 16V CTDi com o mesmo torque do modelo biturbo, mas com 170CVa4000RPM, curiosidade ou não, será esse motor que equipará o Renegade nacional, mas com menos torque e perua ganha a versão fora de estrada leva Country Tourer, com motores 2.nada 16V Turbo e os diesel de 163CV, 170 e o biturbo diesel de 195CV e com suspensão elevada ele media 1.53metros de altura, os fora de estrava leve estão também fora do Brasil, o que antigamente era raro e ainda o modelo maior da Opel hoje em dia.
O Insignia ganhava nova grade dianteira e faróis, o 1.416V Turbo era mantido e o 2.nada 16V Turbo de 250CV também e o 2.nada CTDi de 131CV e biturbo de 195CV ficava no catálogo, mas estreava o 1.616V Turbo SiDi com 170CV e o 2.nada 16V CTDi com 120CV e 163CV.

O sedã também mudava e ainda mostra um belo visual.

Aqui o OPC que mantém o V6 de 2.8 litros, 24 válvulas turbo com 325CV.

Aqui a Sports Tourer com os mesmos motores do sedã.

Aqui a Sport Tourer na versão OPC.

 
Aqui a fora de estrada leve Contry Tourer.
Em outubro de 2014 na linha 2015 nada mudou no maior Opel de hoje em dia.
A HOLDEN PRODUZIA O VECTRA B NÃO FEZ sucesso na Austrália, mas fez sucesso nos mercados vizinhos antes da crise de 1997 na Ásia,(Indonésia de novo....) mas enfim lá ele usava duas opções de motores o Ecotec 2.216V que gerava 20.4KGFMa4000RPM e 141CVa5200RPM e a segunda opção era o Ecotec V6 de 2.5 litros, 24 válvulas  da família 54 graus com 25.4KGFMa3600RPM e 170CVa5600RPM eram apenas esses dois motores na terra dos cangurus.
O JS Vectra feito na Austrália com motores 2.216V de 141CV e o V6 de 2.5 litros com 170CV.
Mas em março de 2003 a Holden decide não fabricar o Vectra por lá, afinal o Holden Commodore maior, tinha vendas melhores, então decidiu pela importação do Vectra da Alemanha é o modelo ZC Vectra em duas carrocerias: Hachtback e Sedã, vale lembrar que a perua não vinha mais e o Vectra B nas versões Hacht e Wagon(Perua) eram importados, já o ZC não tinha a Wagon, duas opções de câmbio: manual ou automática ambas com cinco marchas, duas opções de motor a primeira era o Ecotec 2.216V que gerava 20.7KGFMa4000RPM e 147CVa5600RPM e a outra opção era o V6 de 3.2 litros e 24 válvulas Ecotec derivado da família 54 graus, que gerava 30.6KGFMa4000RPM e 211CVa6200RPM e três versões de acabamento: CD, CDX e CDXi.
O Holden ZC Vectra chegava ao mercado com motores 2.216V de 147CV e o V6 de 3.2 litros e 24 válvulas com 211CV.

Aqui a carroceria sedã com os mesmos motores do Hacht e substituía o modelo local.
Em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda e em outubro de 2005 ele deixa de ser importado, mas os estoques do modelo acumularam tanto que deu para abastecer o mercado australiano e neozelandês até 2007 e aí foi substituído pelo Epica.
A FIAT FEZ ALIANÇA COM A GM EM 2000 antigamente o nome Croma havia batizado um sedã, mas a nova geração do Croma que foi feita sobre a plataforma Epilson seria uma mistura de minivan com perua, ele chegava ao mercado em fevereiro de 2005 com três versões de acabamento: Active, Dynamic e Emotion, ela media 4.76metros de comprimento, 1.77metros de largura, 1.60metros de altura e 2.70metros de entre - eixos, quatro opções de câmbio: manual de cinco marchas, automático de cinco marchas, manual de seis marchas e automático de seis marchas , esses para os motores á diesel, nos motores ela veio com quatro opções de motor, a primeira opção é o Ecotec 1.816V que gerava 17.8KGFMa3800RPM e 140CVa6300RPM é o mesmo já citado no Insignia, a segunda opção é o Ecotec 2.216V esse já citado em detalhes no Malibu americano que gerava 20.7KGFMa4000RPM e 147CVa6000RPM e duas opções a diesel ambas Multijet 1.916V Turbo Diesel que é o mesmo já citado no Vectra C e nas configurações de 28.5KGFMa1750RPM e vai até 2500RPM e 120CVa4000RPM a segunda configuração com 32.6KGFMa2000RPM e vai até 2750RPM e 140CVa4000RPM, suspensão , freios e direção seguem o Malibu vendido no Brasil.
O Croma chegava ao mercado europeu com motores 1.816V de 140CV, 2.216V de 147CV e os diesel 1.9 Multijet de 120CV e 150CV e mais tarde chegava o cinco cilindros 2.4 16V Multijet de 200CV.
Em outubro de 2005 na linha 2006 mesmo recém - lançada ela ganhava uma opção mais potente era o Multijet 2.4 JTD com cinco cilindros turbo diesel, é basicamente o 1.9 com um cilindro a mais, inclusive mantém o diâmetro x curso e com isso totaliza 2387cm3, sua taxa de compressão é de 17:1 e com injeção common-rail ele gerava 40.8KGFMa2000RPM e 200CVa4000RPM além do maior torque era o mais potente de toda a gama do Croma e com ele trouxe o manual- automatizado de dupla embreagem chamado de DCT a reboque.
Em outubro de 2006 na linha 2007 ele ganha nova grade dianteira, faróis e para - choques inspirados no Bravo, nos motores nada muda e nas opções de câmbio também não e com isso ele vai a 4.78metros de comprimento, o resto das dimensões não muda.
Nova grade dianteira, faróis e para - choques inspirados no Bravo e manteve os motores.
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda,  em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 ela dá adeus na Inglaterra, mas continua no resto da Europa, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda e em outubro de 2011 deu adeus do mercado europeu.
COMO O SAAB 9-3 ERA FEITO NA PLATAFORMA GM2900 ERA NATURAL QUE O Saab 9-3 fosse seguir o caminho do Vectra, o antigo 9-3 usava plataforma GM 2900, mas era dotado de motores próprios, o 2.nada 16V da família B que gerava 18KGFMa4300RPM e 130CVa6100RPM, a segunda opção era o 2.316V da família B que gerava 21.4KGFMa4300RPM e 150CVa5700RPM, a terceira opção é 2.nada 16V Turbo calibrado para gerar 22.3KGFMa3600RPM e 155CVa5600RPM, a quarta opção é o 2.nada 16V Turbo calibrado para gerar 26.8KGFMa2100RPM e 185CVa6000RPM e quinta e última opção á gasolina era o 2.nada 16V Turbo calibrado para gerar 28.8KGFMa2300RPM e 200CVa5500RPM esses pertencem a família B da Saab e o 2.216V Turbo Diesel já citado no Opel Vectra que gerava 26.5KGFMa1900RPM e 115CVa4000RPM.
O 9-3 de geração antiga com motor 2.nada 16V de 130CV, 2.316V de 150CV, 2.nada 16V Turbo com 150CV, 185CV e 200CV e o 2.2 16V Turbo Diesel de 115CV.
Em março de 2002 chegava o 9.3 na carroceria sedã de quatro portas, ele media 4.63metros de comprimento, 1.75metros de largura,1.45metros de altura e 2.67metros de entre - eixos, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, automático de cinco marchas ou seis marchas, três opções de motores, a primeira era a 1.8T, só que tem um detalhe o motor não era 1.8 e sim o EcoPower 2.nada 16V Turbo que é basicamente o Ecotec 2.nada 16V Turbo rebatizado e sem injeção direta na época que gerava 24.5KGFMa2000RPM e vai até 3500RPM e 150CVa5500RPM, a segunda opção é esse mesmos motor, mas calibrado para gerar 27KGFMa2500RPM e vai até 4000RPM e 175CVa5500RPM e por última outra opção desse mesmo motor, mas calibrado para gerar 30.6KGFMa2500RPM e vai até 4000RPM e 209CVa5500RPM e o 2.216V Turbo Diesel herdado da geração antiga e do Vectra que gerava 28.5KGFMa1500RPM e 120CVa4000RPM e suspensão, freios e direção seguem os mesmos do Malibu que foi vendido no Brasil no início dessa década.
O 9-3 chegava ao mercado europeu com motores 2.nada 16V Turbo de 150CV, 175CV e 209CV, mas tarde chegava o 1.816V de 140CV e o 1.9 Turbo Diesel de 120CV e 150CV e o V6 de 2.8 litros, 24 válvulas e turbo com 250CV e o 1.916V biturbo diesel com 175CV. e o V6 2.8 litros, 24 válvulas turbo passava a 256CV.
Em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 mais novidades, estreava uma opção de entrada era o 1.8, essa sim 1.8 "de verdade" é o Ecotec 1.816V que gerava dotado de color variável que gerava 17KGFMa3800RPM e 122CVa5600RPM e estreava motores á diesel eram o 1.9 16V Turbo Diesel que são os Fiat Multijet turbo diesel em duas configurações de potência, a primeira com 28.5KGFMa1750RPM e vai até 2000RPM e 120CVa4000RPM e a segunda com 32.6KGFMa2000RPM e vai até 2500RPM e 150CVa4000RPM e com isso substituía o 2.216V Turbo Diesel DTi 16V.
  Em outubro de 2004 na linha 2005 duas novas carrocerias são adicionais é  conversível e a perua Combi(com "C" mesmo), a única diferença é altura , a perua media 1.54metros de altura e o conversível 1.43metros de altura o resto das dimensões eram iguais e trouxe mais novidades de motores, o HF Alloytec V6 de 2.8 litros, 24 válvulas turbo feito na Austrália passava a gerar 35.7KGFMa1500RPM e vai até 4500RPM e 250CVa5500RPM.
O Conversível chega ao mercado com os mesmos motores do sedã, menos o 1.916V biturbo diesel.

A perua Combi também chegava ao mercado com o mesmos motores do sedã, menos 1.916V biturbo diesel.
Em outubro de 2006 na linha 2007 duas novidades a primeira é que o V6 de 2.8 litros, 24 válvulas e turbo ganhava alterações para gerar 36.2KGFMa1800RPM e vai até 4500RPM e 256CVa5500RPM é o mesmo motor já citado no Vectra OPC e o Multijet 1.916V biturbo diesel que gerava 40.8KGFMa2000RPM e 179CVa4000RPM com câmbio manual e 37.7KGFMa2000RPM com câmbio automático, lembrando que os diesel o V6 trouxeram a reboque o câmbio manual ou automático de seis marchas e o 2.nada 16V Turbo ganhava a opção Flex nas versões de 175CV e 200CV chamadas de Biopower, ou seja Flex não tem só Brasil, tem na Suécia também.
Em outubro de 2007 na linha 2008 ele ganha nova grade dianteira, faróis e para - choques e junto dessas alterações visuais o V6 de 2.8 litros, 24 válvulas, turbo fica mais potente e com isso ele gera 280CVa5500RPM e mantinha o torque, era a única alterações de motor disponível.
Nova grade dianteira, faróis e para - choques, nos motores a única alterações é o V6 de 2.8 litros, 24 válvulas turbo indo a 280CV.
Em outubro de 2008 na linha 2009 é vez do Ecotec 1.816V dar o seu adeus, mas existia outro carro que teria que mudar era o modelo 9-5 que usava plataforma GM2900 e os motores 2.216V Turbo de 24.5KGFMa1800RPM e 150CVa5500RPM, o 2.316V Turbo de 28.5KGFMa1800RPM e 170CVa5500RPM ambos da família B da Saab, o Ecotec V6 de 3 litros e 24 válvulas derivado da família 54 graus que gerava 31.6KGFMa2500RPM e 200CVa5500RPM , os turbo diesel 2.216V DTi que gerava 26.9KGFMa1900RPM e 120CVa4300RPM e o V6 de 3 litros, 24 válvulas turbo diesel que gerava 35.7KGFMa1800RPM e 176CVa4000RPM.
O 9-5 de geração antiga com motores 2.nada 16V turbo de 150CV, 2.316V Turbo de 180CV, o V6 de 3 litros e 24 válvulas com 200CV e o diesel turbo 2.2 com 120CV e o V6 de 3 litros com 176CV.
Em agosto de 2009 a Spyker compra a Saab e aí continua alguns desenvolvimentos, em outubro de 2009 na linha 2010 é vez do V6 de 2.8 litros, 24 válvulas e turbo dar o seu adeus. Em março de 2010 chegava a nova geração do 9-5, ele media 5metros de comprimento, 1.87metros de largura, 1.46metros de altura e 2.84metros de entre - eixos, as opções de câmbio são as mesma do 9-3 e nos motores as opções eram Ecotec 1.616V Turbo que já citamos no Opel Insignia que gerava 23.4KGFMa2250RPM e vai até 4500RPM e 179CVa5500RPM, o Ecotec 2.nada 16V Turbo com injeção direta calibrado para gerar 35.7KGFMa2000RPM e vai até 4000RPM e 220CVa5300RPM e versão flex desse motor com a mesma potência e torque, o V6 de 2.8 litros, 24 válvulas, turbo que gerava 40.8KGFMa2000RPM e vai até 4000RPM e 300CVa5600RPM e os 2.nada 16V Turbo Diesel que são Fiat Multijet rebatizado a primeira com apenas um turbo e gerando 35.7KGFMa2000RPM e 160CVa4000RPM e a versão biturbo desse motor com 40.8KGFMa1750RPM e 190CVa4000RPM.
O 9-5 de nova geração chegava ao mercado com motores 1.616V Turbo de 179CV, 2.nada 16V Turbo de injeção direta e 220CV, V6 de 2.8 litros, 24 válvulas turbo com 300CV e os 2.nada 16V Turbo Diesel com 160CV e o biturbo diesel com 190CV.
Mas em março de 2011 estoura o escândalo de dívidas com fornecedores e a produção dos modelos Saab para, mas no final de 2013 ela é comprada por um grupo chinês, a produção é retomada, mas as vendas apenas para China, por enquanto apenas do 9-3, o 9-5 morreu junto com a Saab.
NA CADILLAC ELE TEM UMA HISTÓRIA INTERESSANTE além de dar vida ao XTS americano e chinês, ele deu vida ao BLS europeu, só que o BLS era feito pela Saab, ou seja era um "9-3" de terno e gravata, ele foi lançado em março de 2006 de início apenas na carroceria sedã de quatro portas, que media 4.68metros de comprimento, 1.75metros de largura, 1.47metros de altura e 2.68metros de entre - eixos, quatro opções de câmbio: manual de cinco marchas, automático de cinco marchas, manual de seis marchas e automático de seis marchas e nos motores o leque também era amplo começava pelo Ecotec 2.nada 16V Turbo que na primeira configuração gerava 25KGFMa2500RPM e vai até 4000RPM e 175CVa5500RPM e na segunda configuração gerava 30.6KGFMa2500RPM e vai até 4000RPM e 209CVa6000RPM e uma versão Flex desse motor com 200CVa6000RPM e manteve o torque chamada de Biopower, o HF Alloytec V6 de 2.8 litros, 24 válvulas e turbo que gerava 35.7KGFMa1500RPM e vai até 4000RPM e 250CVa5500RPM  o 1.9 Turbo Diesel 16V que é o Multijet da Fiat rebatizado que gerava 32.6KGFMa2000RPM e vai até 2500RPM e 150CVa4000RPM e era única opção de motor á diesel disponível para o modelo.
O BLS chegava ao mercado europeu com motores 2.nada 16V Turbo de 175CV, 210CV, 2.nada 16V Turbo de 200CV, o V6 de 2.8 litros e 24 válvulas, turbo que gerava 250CV e o 1.916V Turbo Diesel de 150CV e mais tarde chegava o 1.916V biturbo diesel de 190CV.
Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em março de 2007 chegava a perua BLS Wagon que media 4.76metros de comprimento e 1.54metros de altura, mas manteve a largura, já os motores eram os mesmos do sedã.
A BLS Wagon chegava ao mercado europeu e os mesmos motores do sedã.
Em outubro de 2007 na linha 2008 chegava o Multijet 1.916V biturbo diesel capaz de gerar 40.8KGFMa2000RPM e 190CVa4000RPM, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 ele dá o seu adeus,  mas a produção é transferida para a Russia e apenas vendido no Mercado Russo, mas fica sendo vendido naquele mercado até 2012.
 
Essa plataforma é obscura no Brasil, afinal apenas o Malibu lhe represente e não teve boas vendas, mas essa plataforma deu vida ao "Vectra que não tivemos" e continua viva até hoje, servindo Malibu, Insignia e outros modelos da GM pelo mundo e deu vida a um Saab.
 
Se você se perdeu entre os Ecotec de corrente metálica e correia dentada, então o dicionário Ecotec.
ECOTEC 2.216V, 2.NADA 16V TURBO, 2.NADA 16V TURBO SIDI, 2.216V DIG, 2.416V SIDI, 2.516V SIDI, 2.NADA 16V, 2.416V:São derivados da família L0850
ECOTEC 1.616V TURBO E 1.816V COM E SEM COMANDO DE VÁLVULAS VARIÁVEL:O 1.616V Turbo usado no Saab 9-3 e no Insignia até 2013 e os 1.816V usados em Vectra C e Insignia A sendo que o 1.816V do Vectra C é o mesmo da Meriva e o Stilo e do Insignia é o mesmo do Cruze, são derivados da família 1.
ECOTEC 1.416V TURBO:É derivado da família 0.
ECOTEC 1.616V TURBO DO INSIGNIA 2014:É derivado da família MGE.
O V6 da 54 gruas já foi citado, lógico que essa lista vale para essa matéria, nas outras matérias a lista é diferente, afinal existem Ecotec derivado família 2 também, mas não foi usado nessa plataforma.
 

 


 
 


 
 


 
 
 
 
 
 

 
 

 
 
 



 
 
 
 
 


 

 

 
 

 


 
 

 
 


 
 

 
 
 
 


 

Comentários

  1. Quanta informação, muito legal mesmo. Parabéns pelo trabalho. é isso ai;.

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