Ford Galaxie/LTD a vida dos modelos estadunidenses pós-1969.

 O GALAXIE GANHOU NOVO CHASSI NOS ESTADOS UNIDOS E DEU VIDA AO LTD DE PRIMEIRA GERAÇÃO.
Se você leu a história do Galaxie/Landau sabe que ele é construído sobre chassi separado da carroceria. Com isso talvez você sentiu falta dos Galaxie americanos de 1969 para frente, pois bem agora vou falar  sobre eles.
  Em outubro de 1968 a Ford americana lançou um novo chassi para os modelos Full-Size, que todos eram variações do Galaxie, ele agora media 5.43metros de comprimento, 2.03metros de largura, 1.47metros de altura e 3.10metros de entre - eixos, a perua mantinha todas as medidas com exceção do comprimento que ia 5.50metros e o conversível mantinha todas as medidas dos sedãs e cupês com exceção da altura que era de 1.37metros, ele estava disponível nas carrocerias: Sedã de duas portas, Sedã de quatro portas, cupê Hartop de duas portas, sedã hardtop de quatro portas, perua de quatro portas e Conversível. as versões de acabamento eram 500, Custom, LTD e LTD Brougham, para o cupê e conversível além dessas estavam disponíveis o acabamento XL e para a Perua a Country Sedan no lugar do 500 e as outras versões eram tratadas como Country Squire, três opções de câmbio: manual ou automático de três marchas ou manual de quatro marchas que era exclusivo do V8 429 , ambos com avalancha na coluna, nos motores cinco opções de escolha, na entrada o seis cilindros 240 da família Thirftpower, conhecido como "Big Six" de 3.9 litros, com bloco e cabeçote de ferro e comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro é de 101.6mm e o curso é de 80.8mm o que totalizavam 3929cm3, dotado de carburação simples e taxa de compressão de 9,2:1 ele gerava 32.2KGFMa2200RPM e 152CVa4000RPM, a segunda opção é o V8 302 de 5 litros, da família Windsor, o seu diâmetro é de 101.6mm e o curso é de 76.2mm o que totalizavam 4942cm3(na verdade 4.95..) com carburador de corpo duplo e taxa de compressão 9,5:1 gerava 41.5KGFMa2600RPM e 223CVa4600RPM e você está perguntado é o motor que equipava Maverick e Galaxie no Brasil, só que "estrangulado" é esse mesmo, a terceira opção é outro V8, o 390 de de 6.4 litros da família FE, o seu diâmetro é de 102.9mm e o curso é de 96.1mm o que totalizavam 6384cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com carburação dupla ele gerava 53.9KGFMa2600RPM e 269CVa4400RPM e por último outro V8, agora era o 429 da família 385 todos com bloco e cabeçote de ferro, embora de famílias diferentes, o diâmetro era de 110.8mm e o curso é de 91.2mm, o que totalizavam 7033cm3  dotado de carburação de corpo duplo, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso gerava 63.2KGFMa2200RPM e 324CVa4400RPM com o câmbio automático de três marchas e com carburador de corpo quadruplo esse motor gerava 66.4KGFMa2800RPM e 385CVa4600RPM e esse era exclusivo do câmbio manual de quatro marchas, mas estava disponível para o automático também. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores de dupla ação, na dianteira é Independente por braços duplos triangulares e na traseira é dependente tipo eixo rígido, os freios eram á tambor nas quatro rodas, sendo a disco na dianteira opcional nos 500, Custom e Country Sedan, nas outras versões era de série e a direção é setor e rosca sem fim.
O Galaxie chegava renovado ao mercado americano com motor seis cilindros 240 de 3.9 litros com 152CV, V8 302 de 5 litros com 223CV, V8 390 de 6.4 litros com 269CV, V8 429 de 7 litros com 324CV e 365CV, mais tarde chegava o V8 351 de 5.8 litros com 254CV, mais tarde o seis cilindros 240 de 3.9 litros passava a gerar 142CV, o V8 302 de 5 litros 213CV, o V8 351 de 5.8 litros passava a gerar 243CV, o V8 390 de 6.4 litros passava a gerar 258CV e estreava o V8 400 de 6.6 litros com 264CV, mais tarde os motores tem a potência em valores líquidos, o seis cilindros de 3.9 litros passava a gerar 101CV, o V8 302 de 5 litros passava a gerar 142CV, o V8 351 de 5.8 litros passava a gerar 155CV, o V8 400 de 6.6 litros passava a gerar 174CV e o V8 429 de 7 litros passava a gerar 211CV e apenas carburador de corpo quadruplo e mais tarde o V8 460 de 7.5 litros com 273CV apenas para o uso policial.
           O Sedã de duas portas com os mesmos motores já citados no sedã de quatro portas.


O cupê hardtop com os mesmos motores já citado no sedã.

O Sedã Hardtop com os mesmos motores do convencional.

A Perua Country Squire também chegava ao mercado e os mesmos motores.

O Conversível também chegava ao mercado e os mesmos motores.
Em outubro de 1969 na linha 1970 chegava o  Windsor V8 351 de 5.8 litros, o diâmetro foi mantido, mas o curso foi a 88.9mm e agora totalizavam 5766cm3, com dupla carburação a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso gerava 49.1KGFMa2600RPM e 254CVa4600RPM e o sedã de duas portas dá o seu adeus e o câmbio manual de quatro marchas dá adeus, embora o V8 429 de 7 litros continuava no mercado.
Em outubro de 1970 na linha 1971 era vez do Conversível na versão de acabamento 500 dar o seu adeus, continua presente no sedã, na mesma época os motores sofrem uma redução de potência, o seis cilindros 240 de 3.9 litros agora gerava 31.8KGFMa3200RPM e 142CVa4000RPM, o V8 302 de  5 litros agora gerava 40.9KGFMa2600RPM e 213CVa4600RPM, o V8 351 agora gerava 48.4KGFMa2600RPM e 243CVa4600RPM, o V8 390 de 6.4 litros agora gerava 52KGFMa2600RPM e 258CVa4600RPM, estreava o V8 400 de 6.6 litros da família Cleveland, ele tinha diâmetro x curso iguais: 101.6mm para cada um o que totalizavam 6590cm3 e sua taxa de compressão é de 9:1 e com isso gerava 55.3KGFMa2200RPM e 264CVa4400RPM e o V8 429 com carburação dupla e quadrupla ficava com a mesma potência ou seja: sem alterações.
  Em outubro de 1971 na linha 1972 os motores passavam a ter potência divulgada em valores líquidos de acordo com lei estadunidense e com isso o seis cilindros 240 de 3.9 litros agora gerava 23.4KGFMa2200RPM e 104CVa4800RPM, o V8 302 de 5 litros, agora gerava 33KGFMa2000RPM e 142CVa4000RPM, o V8 de 5.8 litros agora gerava 36.8KGFMa2000RPM e 155CVa3800RPM, o V8 de 6.6 litros agora gerava 41.2KGFMa2200RPM e 174CVa4400RPM e o V8 429 de 7 litros com carburador de corpo quadruplo gerava 44.5KGFMa2800RPM e 211CVa4400RPM, o motor V8 390 de 6.5 litros dava adeus e o V8 de 7 litros com dupla carburação também dava adeus do mercado e agora todos apenas com câmbio automático de três marchas, nada de câmbio manual.
  Em outubro de 1972 na linha 1973 o motor seis cilindros e o V8 302 dão o seu adeus do mercado, só restando os V8 351 de 5.8 litros, o V8 400 de 6.6 litros e o V8 429 de 7 litros, mas estreava para uso policial o V8 460 de 7.5 litros, da família 385, o seu diâmetro é de 110.7mm e o curso é de 97.8mm o que totalizavam 7536cm3, a sua taxa de compressão é de 8,8:1 e com carburador de corpo duplo que gerava 53.6KGFMa2800RPM e 273CVa4600RPM, mas apenas para o uso policial.
  Em outubro de 1973 na linha 1974 estoura a crise do petróleo e os modelos ficavam sem alterações.
A REPOSTA Á CRISE DO PETRÓLEO SE DÁ DE MANEIRA LEVE em outubro de 1974 na linha 1975 chegava o novo Ford LTD que substituía o Galaxie, ele vinha em três opções de carroceria: sedã de  duas ou quatro portas  e a perua, quatro opções de acabamento: "Básica", Custom,Brougham e Landau, na perua tinha a opção da Wagon básica e a Contry Squire(que acabou se tornando nome oficial) , nas dimensões o entre - eixos foi mantido, mas a largura 2.02metros e o entre - eixos foi a 1.38metros e o comprimento passava a longos 5.69metros e a perua foi a longos 5.73metros apenas câmbio automático de três marchas, nos motores só opções V8, mesmo com a crise do petróleo "pegando fogo", a primeira opção era o V8 351 de 5.8 litros da família Windsor com dupla carburação e taxa de compressão de 8,8:1 ele gerava 33.6KGFMa2400RPM e 150CVa4600RPM, a segunda opção é o V8 400 de 6.6 litros da família Cleveland que agora 31.8KGFMa2000RPM e 160CVa3800RPM, a terceira  opção era o V8 460 de 7.5 litros da família 385, com carburador quadruplo, ele gerava 50.6KGFMa2300RPM e 221CVa4600RPM  e o V8 de 7.5 litros e carburação quadrupla para a polícia gerava 51KGFMa2600RPM e 229CVa4600RPM exclusivo para Policia, a versão Custom era vendida apenas a Policia e Frotistas.  A suspensão eram mantidos e a direção também, mas os freios agora eram discos ventilados na dianteira e tambor na traseira em todos os modelos.
O sedã de duas portas LTD chegava ao mercado apenas motores V8, o V8 351 de 5.8 litros com 150CV e  o V8 400 de 6.6 litros com 160CV, o V8 460 de 7.5 litros com 221CV mais tarde o V8 351 de 5.8 litros passava a gerar 154CV, o V8 400 de 6.6 litros passava a gerar 183CV e o V8 460 de 7.5 litros passou a gerar 205CV, e mais tarde outras alterações o V8 351 de 5.8 litros passou a gerar 151CV, o V8 400 de 6.6 litros passou a gerar 183CV, o V8 460 de 7.5 litros agora gerava 200CV, mais tarde o chegava o V8 302 de 5 litros com 136CV, o V8 351 de 5.8 litros com 147CV, o V8 de 6.6 litros com 162CV e o V8 de 7.5 litros voltava aos 205CV.

Aqui o sedã de quatro portas, na versão LTD Landau, mas além desses motores do sedã duas portas  ele estava disponível com o V8 460 de 7.5 litros  e 229CV para os policiais, mais tarde o V8 para frotistas, passava a gerar 205CV e mais tarde o V8 de 7.5 litros era padronizado para público e policiais.

A perua Contry Squire com os mesmos motores do sedã de quatro portas.
Em outubro de 1975 na linha 1976 a Ford altera os motores, o V8 351 de 5.8 litros agora gerava 37.9KGFMa1600RPM e 154CVa3800RPM, o V8 400 de 6.6 litros agora gerava 46.7KGFMa1800RPM e 183CVa3800RPM, o V8 460 de 7.5 litros exclusivo para frotistas gerava 48.6KGFMa2600RPM e 205CVa3800RPM e o V8 460 de 7.5 litros exclusivo para uso policial, não era alterado, afinal o V8 460 perdia potência, ao passo que outros ganhavam, era a crise do petróleo, fazendo os seus efeitos.
  Em outubro de 1976 na linha 1977 mais alterações de potência, desta vez redução de potência, o V8 351 de 5.8 litros agora gerava 40.3KGFMa1600RPM e 151CVa3200RPM, o V8 400 de 6.6 litros e com isso passou a gerar 45.1KGFMa1600RPM e 175CVa3800RPM e o V8 460 de 7.5 litros agora era padronizado para ,publico  e policias e era também estrangulado e com isso passou a gerar 48.8KGFMa2000RPM e 200CVa4000RPM e ainda carburação de corpo quadruplo.
  Em outubro de 1977 na linha 1978 as versões Custom dão adeus, nos motores marcava o retorno do V8 de 5 litros da família Windsor que já foi citado no Galaxie acima, só que agora a potência era líquida e com isso gerava 34.2KGFMa1600RPM e 136CVa3400RPM com dupla carburação e taxa de compressão de 8,4:1, o V8 351 de 5.8 litros agora gerava 37.7KGFMa1800RPM e 147CVa3400RPM, o V8 400 de 6.6 litros agora gerava 44.1KGFMa1800RPM e 162CVa3800RPM, o V8 460 de 7.5 litros, agora gerava 48.1KGFMa2000RPM e 205CVa4000RPM, ou seja o motor V8 de maior cilindrada, voltava a mesma potência que tinha antes.
   Em outubro de 1978 na linha 1979 ele migrava para nova plataforma Panther que é um novo chassi.

A MERCURY LANÇOU OS SEUS MODELOS GRANDES na mesma época, em outubro de 1968 na linha 1969  os modelos eram o Monterrey Custom,Monterrey, Marauder, Marquis, Marquis Brougham, Colony Park(exclusivo para a Wagon), disponíveis na carroceria: sedã de quatro portas, sedã hardtop de quatro portas, cupê hardtop , perua(Station Wagon) e conversível, nas dimensões as alterações o sedã 5.63metros de comprimento, 2.03metros de largura e 3.15metros de entre - eixos, a altura é a mesma do Galaxie, duas opções de câmbio: manual ou automático de três marchas e nos motores quatro opções a primeira é o V8 390 de 6.4 litros com 269CV já citado no Galaxie, a segunda opção era o mesmo V8 390 calibrado para gerar 55.7KGFMa2600RPM e 284CVa4600RPM, a terceira opção é o V8 429 de 7 litros com 324CV já citado no Galaxie e a última opção é o V8 429 de 7 litros calibrado para gerar 66.4KGFMa2800RPM e 365CVa4600RPM, os freios são os mesmos do Galaxie, assim como suspensão e direção.
Os modelos Mercury chegavam ao mercado com motor V8 390 de 6.4 litros com 269CV e 284CV e o V8 429 de 7 litros com 324CV e 365CV, mais tarde chegava o V8 400 de 6.6 litros com 264CV

Aqui a Station Wagon, mesmos motores do sedã.

O Conversível mesmos motores do sedã.

O cupê Hardtop com os mesmos motores do sedã.

O Sedã hardtop com os motores do sedã e as três lanternas inspiravam o Galaxie/Landau 1975-1982.
Em outubro de 1969 na linha 1970 nada muda, em outubro de 1970 na linha 1971 o motor V8 390 de 6.4 litros dá adeus nas duas configurações, em seu lugar chegava o V8 400 de 6.6 litros com 264CV já citados em detalhes no Galaxie.
   Em outubro de 1971 na linha 1972 com norma do governo americano a potência tinha que ser declarada em valores líquidos na linha o V8 400 de 6.6 litros agora gerava 174CV, já citado no Galaxie e o V8 429 de 7 litros agora gerava 211CV já citados em detalhes no Galaxie e vinha o V8 460 de 7.5 litros só que calibrado para gerar 47.3KGFMa2800RPM e 227CVa4800RPM, era o mesmo que o Galaxie em versão "policial" usava, mas nele foi "estrangulado".
  Em outubro de 1972 na linha 1973 o motor V8 400 de 6.6 litros agora gerava 44.4KGFMa2000RPM e 173CVa3600RPM, o motor V8 429 de 7 litros passava a gerar 44.2KGFMa2400RPM e 201CVa4000RPM e o V8 460 de 7.5 litros que agora era "estrangulado"   para gerar 45.6KGFMa2800RPM e 205CVa4400RPM.
  Em outubro de 1973 estoura a crise do petróleo , mas chegava a linha 1974 e com isso o adeus do V8 429 de 7 litros, agora apenas duas opções de motor, o V8 400 de 6.6 litros que agora gerava 172CV e o V8 460 de 7.5 litros que sofria o estrangulamento e passava a gerar 46.6KGFMa2800RPM e 198CVa4600RPM.
ASSIM COM O LTD QUE VIROU NOME DE CARRO, O MARQUIS e com isso uma nova geração era lançada com a mesma plataforma, o comprimento vai a 4.82metros, apenas automático de três marchas, ele estava disponível nos modelos "Básico", Marquis  e Grand Marquis quer era o modelo mais luxuoso e perua chamada de Colony Park  no câmbio automático de três marchas e em três opções motor, duas V8, a primeira era o V8 de 6.6 litros, mas "estrangulado" para gerar 35.3KGFMa2200RPM e 146CVa3600RPM, a segunda era o V8 de 6.6 litros com 160CV já citado no LTD ,e o V8 de 7.5 litros com 221CV já citado no LTD.

 
O Marquis/Grand Marquis chegava ao mercado americano apenas os V8 de 6.6 litros com 146CV e 160CV e o V8 de 7.5 litros com 221CV, mais tarde sofreria reduções de potência e ganhava opção do V8 de 5.8 litros com 147CV.

O Cupê chegava ao mercado e os mesmos motores do sedã.

Aqui a perua Colony Park e os mesmos motores do sedã.

O entre - eixos continuava o mesmo e ele foi lançado em outubro de 1974 como linha 1975.
  Em outubro de 1975 na linha 1976 agora ele tinha apenas duas opções de motor, ambas V8: o 400 de 6.6 litros com 183CV e o V8 460 de 7.5 litros agora com 205CV, em outubro de 1976 na linha 1977 além do V8 400 de 6.6 litros com 175CV e o V8 460 de 7.5 litros todos já citados no LTD e ganhou uma versão "estrangulada" com 44.8KGFMa1600RPM e 170CVa3800RPM, em outubro de 1977 na linha 1978 ele ganhava a opção do V8 351 de 5.8 litros de 147CV já citado no LTD, o V8 400 de 6.6 litros passava a gerar 162CV e o V8 460 de 7.5 litros voltava a ter 205CV e assim como  Ford LTD em outubro de 1978 na linha 1979 migrava para plataforma Panther.
A LINCOLN É A DIVISÃO DE LUXO DA FORD ATÉ HOJE, A Mercury foi extinta em 2010, em outubro de 1969 aproveitando a mudança de chassi do Galaxie americano no final de 1968 era vez do Lincoln Continental que tinha duas opções de carroceria: sedã de quatro portas e cupê de duas portas, ele media 5.71metros de comprimento, 2.02metros de largura, 1.41metros de altura e 3.23metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: ambos automático de três marchas, mas tinha opção do diferencial encurtado e única opção de motor V8 460 de 7.5 litros da família 385 já citada no Galaxie, mas que no modelo Continental gerava 69.1KGFMa2800RPM e 370CVa4800RPM com carburador de corpo quadruplo e taxa de compressão de 10,5:1, suspensão a mesma do Galaxie da época, freios á discos na dianteira e tambor na traseira. A a direção também é a mesma do Galaxie.
O Lincoln Continental chegava ao mercado com motor V8 460 de 7.5 litros com 370CV.

Aqui o cupê duas portas e o mesmo motor do sedã.
Em outubro de 1970 na linha 1971 nenhuma alteração, em outubro de 1971 na linha 1972 com a nova lei de potência líquida, o V8 460 de 7.5 litros agora gerava 49.4KGFMa2800RPM e 227CVa4400RPM e ganha uma versão mais luxuosa: A Town Car.
  Em outubro de 1972 na linha 1973 ele ganhava pequenas alterações no comprimento indo a 5.84metros, nos motor o V8 460 agora gerava 222CV e mantinha o torque, no ano seguinte estoura a crise do petróleo e era lançada a linha 1974, o motor V8 460 de 7.5 litros agora gerava 48.4KGFMa2600RPM e 218CVa4000RPM e taxa de compressão caia para 8:1.
  Em outubro de 1974 na linha 1975 ele passava a medir 5.91metros de comprimento e o motor V8 460 de 7.5 litros ganhava um pouco mais de torque, passando a gerar 49.4KGFMa2800RPM e 209CVa4600RPM. Em outubro de 1975 na linha 1976 mais uma vez o motor V8 460 de 7.5 litros perde potência e perde torque, agora gerava 48.7KGFMa1600RPM e 205CVa3800RPM.
   Em outubro de 1976 na linha 1977 duas novidades, a primeira é chegada da opção mais barata dotado do motor V8 400 de 6.6 litros, já citados em detalhes no Galaxie, mas aqui ele gera 45.8KGFMa1600RPM e 184CVa4000RPM, o V8 460 de 7.5 litros gerava 211CVa4000RPM e mantinha o torque, como sempre  câmbio automático de três marchas com opção de diferencial curto e passou a medir 2.04metros de altura, as outras dimensões eram mantidas.
   Em outubro de 1977 na linha 1978 ele volta ter 2.03metros de largura, nos motores o V8 460 teve um aumento de potência e passou a gerar 213CV, já o V8 400 agora gerava 44.1KGFMa1800RPM e 168CVa3800RPM ou seja eram os efeitos durante a crise do petróleo e a largura volta a 2.03metros.
  Em outubro de 1978 na linha 1979, o V8 460 de 7.5 litros dá o seu adeus, agora só ficava o V8 400 de 6.6 litros como opção de motor, só que agora ele gerava 43.5KGFMa1800RPM e 161CVa3400RPM, mantinha as opções de curto e longo e em outubro de 1979 ele migrava a plataforma Panther junto com os Ford  LTD e Mercury Marquis.
 
 Essa plataforma foi importante para a Ford americana, mas acabou pegando uma época brava de crise do petróleo, apesar disso, jamais abandonou os V8 ainda que estrangulado, teve opção de seis cilindros no início da carreira, depois abandonou esse motor nos seus modelos grandes.
 
 
 



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