O primeiro V6 da Alfa Romeo: O Alfa Romeo 6 e sua vida na Itália.

       O MODELO DA ALFA ROMEO FEZ ESTREIA DO FAMOSO V6 DA MARCA.
Nos anos 1960 a Alfa Romeo tinha o 2600 que usava motor seis cilindros em linha era basicamente o nosso Alfa FNM 2000 JK com motor de seis cilindros, mas em 1968 ele dava adeus e em 1973 chegava o nosso Alfa 2300 como Alfa Rio, mas agora teria oferecer algo mais potente.
Quem estiver curioso a história dos Alfa 2000/2300 estão aqui e junto vem o 2600 italiano e em outubro de 1978 na linha 1979 era lançado o modelo com o nome de 6, ou seja um referência a quantidade cilindros do motor, ele chegava apenas em uma opção de carroceria: sedã de quatro portas, aliás o visual lembra muito os nosso Alfa 2300, ele media 4.76metros de comprimento, 1.68metros de largura, 1.39metros de altura e 2.60metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de três de marchas, o motor era dianteiro e a tração era traseira, e apenas uma opção de motor estreava o famoso V6 da Alfa Romeo, embora de geração antiga esse motor pertence a família 119/11 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e seis carburadores de corpo simples. O  seis cilindros em V era um 2.5 litros, o seu diâmetro era de 88mm e o curso de 68.3mm, a sua taxa de compressão é de 9:1 e com carburador de corpo simples ele gerava 22.4KGFMa4000RPM e 160CVa5800RPM, a sua suspensão utilizava amortecedores hidráulicos, na dianteira era independente tipo braços duplos triangulares e com barra de torção "A Independência acabava na barra de torção" e na traseira era eixo de dion com molas helicoidais. Os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira  e a direção é do tipo pinhão e cremalheira.
O Alfa 6 chegava ao mercado com motor V6 de 2.5 litros com 160CV.
Em outubro de 1979 na linha 1980 nada muda, em outubro de 1980 na linha 1981 nada muda, em outubro de 1981 na linha 1982 sem alterações, em outubro de 1982 na linha 1983 nada muda e em março de 1983 chegava mais alterações.
A CHEGADA DA REFORMA VISUAL E MAIS OPÇÕES DE MOTORES,  na época ele ganhava nova grade dianteira, faróis e para -choques, agora os faróis eram retangulares no lugar dos duplos redondos, nos motores, ele ganhava mais duas opções de motores, uma mais barata, ainda que V6 era o V6 de 2 litros(ou 2.nada se preferir...), que marca a estreia do famoso Alfa Romeo V6, o seu diâmetro era de 80mm e o curso de 66.2mm o que totalizavam 1997cm3, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, a sua taxa de compressão é de 9:1 e seis  carburadores de corpo simples, gerava 18.1KGFMa4500RPM e 135CVa5600RPM, o V6 de 2.5 litros da época do lançamento era mantido e ganhava injeção eletrônica e com isso a taxa de compressão era de 10:1 e gerava 21.9KGFMa4000RPM e 158CVa5800RPM e a terceira opção era o VM-Motori cinco cilindros 2.5 Turbo Diesel, o seu diâmetro era de 88mm e o curso era de 82mm o que totalizavam 2494cm3 e sua taxa de compressão é de 22:1 e com isso gerava 21KGFMa2400RPM e 105CVa4000RPM, Suspensão, freios e direção eram mantidos, afinal a base também era mantida.
Nova grade dianteira, faróis e para - choques e nos motores o V6 de 2 litros com 135CV, o V6 de 2.5 litros com 158CV agora com injeção eletrônica e o cinco cilindros 2.5 Turbo Diesel de 105CV.
Em outubro de 1983 na linha 1984 nada muda, em outubro de 1984 na linha 1985 continua sem alterações, em outubro de 1985 na linha 1986 sem alterações e em outubro de 1986 na linha 1987 sem alterações, mas a Alfa Romeo Italiana era comprada pela Fiat e com isso em outubro de 1987 na linha 1988 ele dá o seu adeus, substituído pelas versões V6 do Alfa Romeo 164.

 

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