Suspensão multilink:O por que ele é boa, mas por que não é amplamente usada.

                   A SUSPENSÃO TEM SUAS QUALIDADES, MAS COBRA O SEU PREÇO
Na matéria técnica anterior você aprendeu sobre eixo de torção por mais que ele seja melhor que um eixo rígido, existe algumas limitados, numa curva de alta velocidade, se for para a direita, a esquerda sai do chão e o inverso também ocorre. então para manter a roda no chão existe vários tipos de suspensão independente, vamos tratar da Multlilink com Multibraço como você quiser.
   Está vendo a foto de capa, é do Focus ela é composta por bandeja, um balança, em cima dela vem a mola e o amortecedor na outra ponta, aliás o primeiro carro nacional a ter esse esquema foi:
A segunda geração do Vectra nacional ou Vectra B , ou seja o "massacre" técnico estava garantido perante os rivais da época, depois chegavam Civic e Corolla e como você sabe na próxima geração:
O último Vectra nacional virou um Astra G com roupa do H e com isso aproveitando para reduzir custos, a GM decidiu instalar a suspensão semi - independente com eixo de torção, o que fez a GM levar pedradas na época, só que o líder de mercado era o Corolla e tinha esse mesmo esquema, então para que? usar um Multilink? (não estou defendo a opção da GM e sim a situação).
Eis que a primeira geração do Focus passou a usar esse esquema e com isso logo o outros fabricantes seguiram o esquema, a Volkswagen por exemplo passou a usar no Golf V.
O primeiro Jetta vendido no Brasil representa o Golf V e a reboque na versão Highline do atual Jetta usa o esquema Multlink e parece que desde a linha 2014 a Volkswagen adotou em todas as versões do Jetta, já que a Volkswagen decidiu usar o eixo de torção na versão Comfortline.
                                          Suspensão traseira do Jetta Highline (foto Autoentusiastas).
Mas se o sistema é tão bom? por que ele não é universalizado? temos que lembrar uma coisa:
O Vectra C ou "Vectra de verdade de terceira geração" mantinha o esquema Multilink, mas existe a questão dos custos, afinal na traseira dois amortecedores, duas molas até aqui igual ao eixo de torção, mas existe um porém: no eixo de torção não precisa de bandeja(ou balança) já na multilink vai duas balanças e podem trazer até barra estabilizadora(caso da maioria dos Focus) e no Vectra B chega a ter dois sub-chassi( ou agregado) é e o meu Corsa B não tem nem na dianteira...., voltando ao assunto isso se traduz em custos para o fabricante e custos para o proprietário manter, afinal geralmente um esquema desses usa "bieletas" caso do Focus de primeira geração que apareceu no meu curso e mais um peça para quebrar, como diz João Amaral Gurgel "Peça que não quebra é aquela que não entra".
 
 E existem alguns casos de BMW e Mercedes-Benz com Multilink na dianteira também e lógico outra vantagem da Multilink é permitir que carros originalmente tração dianteira se convertam em tração integral quer dois exemplos?
 
Você está dizendo que Vectra B e Focus são ruim por causa disso? Não, longe disso. aliás o Vectra B chega a ser muito refinado para época na minha opinião e o Focus não tem o que discutir até hoje ele mantém o esquema Multliink mesmo na nova plataforma, só estou esclarecendo as vantagens e desvantagens, não existe "ganha-ganha" e sim "perde-ganha" cabe você priorizar os ganhos as perdas.
 
Antes de mais nada, o que importa é o resultado, mas lógico todos sabem que depois que pega um carro com suspensão desse tipo , não quer sair mais, mas enfim é uma suspensão que também foi usada em carros de tração traseira caso do:
Camaro e do Omega australiano vendido no Brasil de 2006 a 2012 e existem suspensão traseira independente mais barata? claro que existe, mas é assunto para a próxima matéria técnica.


Comentários

  1. O que custa revisar o texto antes de publicá-lo? Várias frases estão desestruturadas. Em várias partes do texto, não se consegue identificar onde está o sujeito e o que se pretendia passar como mensagem. Parece um texto produzido por tradutor eletrônico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom vamos lá, a sua crítica é boa, mas infelizmente faltou tempo para revisar, mas pretendo melhorar isso, sim. afinal isso é de 2015 ainda.

      Excluir
  2. oi, voce consegue imaginar algum geito de ligar um carda ou correia ou corrente de um motor pequeno no porta malas em uma roda traseira , pensei em um carda com engrenagem soldada no aro para dar tracao nela sem mexer na susp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, é muito díficil e até impossível, o único carro que tem corrente ligada a roda traseira(igual a uma moto) é os Honda S500/600(já o S800 usava cardã) mas no caso quer ligar um motor pequeno num cardã de que carro? o próprio Chevette já tem motor pequeno(1.4. 1.6 ou até 1000) e tem cardã e tração nas rodas traseiras.

      Excluir

Postar um comentário