Avaliação: Jeep Renegade, Fui até a DVA para conhecer o modelo que mostra que a felicidade está na entrada.

               O FINAL DA "NOVELA" FOI FELIZ E ATÉ MAIS DO QUE ESPERAVA.
Bom pessoal, com o lançamento oficial do Renegade começou a expectativa, um leitor até pediu para mim atrás, afinal o pai dele tem interesse no modelo, confesso que tinha "medo" afinal a DVA é concessionária também da Mercedes-Benz e isso me achava "indigno", mas enfim fui, quando começou o lançamento oficial para as concessionárias fui e marquei o  test drive.
   Anotei tudo certo, aliás tenho que agradecer pelo convite que a DVA me fez para o lançamento oficial, pena que caia no Sábado, mas enfim fui lá para não fazer desfeita, como você sabe o blog não tem atividades de sexta á noite até sábado á tarde, então fui lá só para ver e agendar o test drive para segunda feira, mas não tinha o modelo.
   Depois o representante comercial me ligou e aí disse que não tinha modelo para test drive, disponível e acredito que não tinha mesmo.
   Mas enfim hoje(quinta- feira) resolvi descer até lá, dou de cara e dou com dois Renegade, mas lógico a preferência é o diesel, mas como não tinha eu resolvi atrás dos Flex, ambos são Flex e aí soube que o vendedor que me agendou o test drive, saiu.
   "E agora complicou...."  pensei eu, mas logo tratei de explicar que tenho um blog e que o leitor tem interesse e isso foi bom, a vendedora se mostrou muito disposta a mostrar o produto.
POR FORA: O Visual dele ao vivo é muito bonito, até, realmente parece com os modelos Jeep em escala reduzida(a Cherokee antiga, por exemplo que era muito bonita), ele mede 4.24metros de comprimento, 1.79metros de largura, 1.72metros de altura e 2.57metros é o primeiro "Fiat" nacional feito sob a plataforma SCCS II, mas o modelo foi modificado e muito para se adequar ao jeito Jeep de ser e além disso, o visual dele lembra vagamente o velho Jeep Willys.
O Renegade, mostra um visual bonito que lembra o Jeep Willys até a Cherokee antiga.

Versão Sport foi a testada.
POR DENTRO, antes de ir internamente, a vendedora me falou "quero que você fale bem!". bom vamos lá, existe questões, o que for elogiável, vou elogiar, afinal lembre-se algumas fotos foram tiradas do modelo do test drive e outra do showroom da concessionária, aliás que me deu um belo atendimento, mas existe defeitos e nenhum carro é perfeito, mas no caso do Renegade, alguns ele compartilha com o seu segmento e outro vou colocar entre aspas, por que é no decorrer do texto, vou mostrar, mas não é nada que desabone o modelo, o painel é bonito e bem acabado, considerando que normalmente fábricas novas erram nesse detalhe, afinal a fabrica do Goiana-PE foi inaugurada a recém, superou qualquer expectativa sendo assim, além do bom acabamento, instrumentos visíveis, computador de bordo bem legível, lógico que posição que eu normalmente estou dirigindo (não gosto de andar recuado), foi justa, a visibilidade foi excelente e inclusive ele tem detalhes interessante, o desenho deu um Jeep na lama e o mapa dos lugares a onde o velho Jeep combateu na segunda guerra mundial, luzes de cortesia que podem ser desligadas e ligadas e até para os passageiros de trás, mas enfim de importante de série: os obrigatórios ABS e Air Bag Duplo, além deles Direção elétrica, Ar Condicionado, Coluna de direção regulável de ajuste e profundidade, porta -copos, Controle de tração e estabilidade, Freio de "mão" elétrico e o Jeep Renegade foi o primeiro carro com freio de mão elétrico que eu dirigi e digo: o acionamento dele é bem legal, Chave canivete com abertura do porta - malas e é claro o Alarme com acionamento a distância, o modelo que eu fiz o test drive acrescenta o pacote Multimídia que aumenta o preço para R$74.500(sinceramente um falha minha, não perguntei quanto está o preço na DVA).
Painel de instrumentos com boa visualização.

A central multimídia que é opcional nessa versão.

O mapa de onde o velho Jeep Willys esteve na guerra.

Porta copos de bom volume até.

Freio de mão elétrico.

No vidro o Jeep na lama.

Luz de cortesia.
Ainda não acabou a parte interna, depois do test drive, a vendedora fez questão de mostrar o modelo do Showroom, o espaço interno se o cara for dirigir com eu vou dirigir  é bom na traseira, mas se for pode ser razoável, mas ainda assim não é ruim e o porta - malas como todos da sua classe é pequeno:260 litros, mas dá para aumentar, caso seja um casal, ou casal com filho pequeno dá para rebater os bancos traseiros e tirar o foro e ampliar o porta - malas que fica bem maior e aí vai para os 1300 litros, mas aí não existe milagre, mas todos os rivais dele não tem um porta - malas, mesmo os que tem porta - malas grandes ficam devendo para o Renegade: o Duster deve no acabamento interno e muito para o Renegade e o HR-V aqui na grande Florianópolis não existe: problemas da Honda local. EcoSport/Tracker e Jimny tem porta - malas pequeno.
Desculpa pela foto, mas aqui o banco em posição recuada, aqui é razoável. mas banco do passageiro foi deslocado para frente com eu sempre vou dirigir para ver a excelente diferença.

Aqui o porta - malas em posição normal.

Aqui bancos dobrados e sem o "alçapão" melhora e muito.
MECÂNICAMENTE,  vamos começar pelo motor, é o Tritec E-Torq 1.816V Evo  de projeto BMW/Chrysler a Fiat comprou a fábrica em 2008(No Paraná) depois em 2010 lançou com atualizações e além do 1.616V veio o 1.816V para o Renegade ganhou comando de válvulas variável, coletores de admissão e escape exclusivos e taxa de compressão de 12,5:1 e com isso passou a gerar 18.6KGFMa3750RPM e 130CVa5250RPM e com álcool vai a 19.1KGFM e 132CV nas mesmas rotações, a sua suspensão é Independente tipo McPherson com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos e os freios são discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira e vale lembrar que freio a disco nas quatro rodas é item de série do modelo e voltando ao motor tem bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, apenas por curiosidade.
O motor 1.816V gera 130CV com gasolina e 132CV com álcool.
ANDANDO COM ELE, primeiro você tem que ter uma "conversa" com o carro, como muitos carros nos EUA, apesar de ser fabricado em Melfi na Itália, além de Goiana-PE, ele tem foco no mercado americano, e no caso para ligar o carro tem que acionar o pedal da embreagem e o computador avisa e para soltar o freio de "mão" elétrico, tem que pisar no freio, depois de feito isso é hora do motor se mostrar, ele se mostrou bem silêncioso e competente, lógico não é um esportivo, mas dentro de um carro desse porte se comportou muito bem, foi excelente, excelente também foi a visibilidade, inclusive pela primeira vez cheguei a ver o fim do capô de um carro e isso ajuda(outra homenagem? bom se for, aí não sei, mas gostei de todas as homenagens que ele fez ao velho Jeep Willys), a suspensão até foi bem no asfalto, isso tenho que reconhecer e a vendedora queria levar o carro a um paralepípedo perto da DVA, segundo ela era o máximo de um off-road, beleza, confesso que nem esperava trilha, com medo de acontecer alguma coisa e ficar embaçado para mim, mas o parelepípedo, mostrou a suspensão mais dura do que eu esperava, mas aí chega ser o "defeito" sabe por que? considere que ele tem um nome a zelar,  afinal se fosse mais confortável ia ter gente dizendo "Não é Jeep, aquele blá,blá todo", mas tenho que reconhecer: ele é mais macio que o meu carro. enfim lógico que se Duster,EcoSport, Tracker se mostraram assim, isso anula de uma vez por todas o seu "defeito", afinal só andei com parentes deles: Logan, novo Ka e Prisma novo respectivamente, já os SUV não andei. lógico a direção se comportou muito bem, freios excelentes(a disco nas quatro rodas) e o motor se mostrou bem suave, enfim não posso dizer se o Bravo é assim ou não, já que o Bravo tem uma versão mais simples, desse motor. o ar condicionado gela bem, mas resolvi fazer algo: desliguei ele, para ficar ter mais alguns cavalos disponíveis, só que um vacilo meu, além de não ter feito a foto do motor: não perguntei para ela, se estava no álcool ou na gasolina e outra qualidade que se mostrou foi o câmbio: de ótimos engates foi bem fácil me adaptar a ele.
O PREÇO E SUA SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS, já que o HR-V não tem na grande Florianópolis, então vamos aos que temos, primeiro o preço do Renegade Sport manual custa R$69.990, é o mais barato deles e para mim o mais interessante, tirando o diesel e não só por causa do preço, olhe se você não tem grana para o diesel e não gosta do 1.816V automático, pensa um com carinho na manual..., o preço dele está entre os EcoSport SE 1.616V e Titanium 1.616V, a primeira custa R$66.990 e a segunda R$71.990, a primeira é menos equipada que o Renegade e a segunda tem o mesmo nível(tirando os freios a traseiro) de equipamentos, mas ambas tem um ponto fraco em comum perante o Renegade: motor 1.616V da família Zetec/Sigma que gera 15.8KGFMa4250RPM e 110CVa6250RPM e com álcool vai a 16.2KGFM e 116CV nas mesmas rotações, números bem inferiores ao Renegade e isso faz uma diferença, grande a favor do Jeep. contra o Duster a versão de entrada Expression é R$7000 mais barata, mas sem o mesmo nível de equipamentos do Renegade e a versão Dynamique também não alcança, que é mais equipada e o motor é o 1.616V da família K que gera 14.1KGFMa2500RPM e 110CVa5750RPM e com álcool vai a 14.6KGFM e 115CV nas mesmas rotações, situação complicada para os rivais e agora tem o Peugeot 2008 tem a Allure manual e a Griffe manual, a Allure manual custa R$67.990 e a Griffe manual R$71.990, mas ambas em situação complicada: motor 1.616V da família PSA TU que gera 15.5KGFMa4000RPM e 115CVa6000RPM e com álcool vai a 16KGFM e 122CV nas mesmas rotações, bom nesse ponto, tenho que dizer que o Renegade Sport por ter motor maior está muito bem, complicado seria o HR-V, mas ele está ausente e mesmo que estive "presente" sofreria o problema do ágio. e só por curiosidade se equipar ele com GPS, Sensor de estacionamento, volante em couro, Bluetooh, Sensor de estacionamento, Volante com controle de áudio e Bluetooh, Air Bags laterais, de cortina, de joelhos para o motorista, Teto solar elétrico panorâmico, retrovisores externos elétricos dobráveis, bancos do passageiro dobrável, Tomada de 12 volts no porta - malas e parafusos antifurto o preço vai a R$86.120, mas o modelo "Básico" já me deixaria satisfeito.
E VOCÊ COMPRARIA? Se tivesse os R$70.000 na conta bancaria a resposta é sim. afinal se eu quiser um SUV desse tipo em câmbio manual acho que seria o Renegade mesmo, já que o Duster 2.nada 16V manual é mais caro, então ele acaba sendo uma opção válida no segmento. enfim a "Novela  Renegade" teve um final mais feliz do que eu esperava. e ele é legítimo Jeep, por incrível que pareça é, apesar de ter forte veia Fiat correndo em seu sangue, mas é um Jeep, sim e o consumo pelo Inmetro foi de 6.7KM/L com álcool e 7.4KM/L com gasolina na cidade e o rodoviário foi de 9.6KM/L com álcool e 10.7KM/L com gasolina na rodovia.

AGRADECIMENTOS  A DVA PELO BOM ATENDIMENTO QUE ME DEU E PELO TEST DRIVE.
                                                         FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, Flex
CILINDRADA:1747cm3
DIÂMETRO X CURSO:80 X 85,8mm
TAXA DE COMPRESSÃO:12,5:1
POTÊNCIA:130/132CVa5250RPM
TORQUE: 18.6/19.1KGFMa3750RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas e tração dianteira.
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares.
DIMENSÕES:Comprimento 4.24metros, largura 1.79metros, altura 1.72metros de altura e 2.57metros de entre - eixos.
PESO:1393KG
PESO/POTÊNCIA:10.7KG/CV com gasolina e 10.5KG/CV com álcool.
PESO/TORQUE:74.9KG/KGFM com gasolina e 72.9KG/CV com álcool
VOLUMES: Porta-malas 260 litros/1300 com os bancos rebatidos e tanque de combustível 60 litros.
SUSPENSÃO: Independente tipo McPherson nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS,EBD, ESP e controle de tração.
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo, Alarme, Ar Condicionado, Direção elétrica, Vidros/Travas e espelhos elétricos, ESP e controle de tração.
PRINCIPAIS  EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Air bag duplo de cortina, Air Bag duplo lateral e Air bag de joelhos para o motorista.
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 16,215/85/R16.
PREÇO: R$69.990.







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