Plataforma PL45/46 da Volkswagen ou B5/B6/B7 da Volkswagen/Audi: A Plataforma de deu origem ao A4 e ao Passat importada da Alemanha.

            A PLATAFORMA QUE USOU DE MOTORES QUATRO CILINDROS E ATÉ V8!
O Primeiro Passat foi baseado no Audi 80 que é o modelo também fabricada no Brasil, a segunda geração do Passat é conhecido no Brasil como Santana e eles estão nessa matéria. O modelo da terceira geração não tivemos aqui no Brasil e sim uma reforma no Santana e que deu origem ao Versailles da Ford, mas eram tempos de Autolatina. e as importações foram abertas em 1990 e a
A CHEGADA DA NOVA GERAÇÃO DO PASSAT marcava o retorno as origens usando a plataforma do Audi A4, ele media 4.70metros de comprimento, 1.74metros de largura, 1.46metros de altura e 2.70metros de entre - eixos, já a Variant media 4.67metros no comprimento, mas mantinha largura e entre - eixos do sedã e altura é de 1.50metros, duas opções de câmbio: manual ou automático sequencial tiptronic de cinco marchas, nos motores a oferta começava pelo EA 111 1.6SR com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por correia de dentada, o seu diâmetro é de 81mm e  o curso é de 77.4mm o que totalizavam 1595cm3, a sua taxa de compressão é de 10,3:1 e com isso gerava 14.3KGFMa3800RPM e 100CVa5300RPM é basicamente um "AP 1600 com bloco de alumínio" e você está perguntado é o mesmo motor que esteve no Golf entre nacional entre 1999 e 2001? sim é ele mesmo. A segunda opção era o EA113 1.820V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e corrente na traseira do motor, é basicamente um "AP 1800 com cabeçote de 20 válvulas e fluxo cruzado", quer ver? o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 86.4mm o que totalizavam 1781cm3, a sua taxa de compressão é de 10,3:1 e com isso gerava 17.1KGFMa3500RPM e 125CVa5800RPM para a Variant estava disponível a versão Turbo desse motor 1.820V o mesmo usado no Golf GTi nacional,a taxa de compressão era de 10:1 e com isso ele gerava 21.4KGFMa1750RPM e 150CVa5750RPM, a Variant também oferecia o V5 de 2.3 litros e apenas 10 válvulas, o diâmetro era de 81mm e o curso era de 90.2mm o que totalizavam 2324cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 21.4KGFMa3200RPM e 150CVa6000RPM e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, para a Variant estava disponível o Audi V6 de 2.8 litros e 30 válvulas, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 86.4mm o que totalizavam 2771cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso gerava 28.5KGFMa3200RPM e 193CVa6000RPM é a grosso modo o diâmetro do AP 2000 com o curso do AP 1800 ambos juntados e cortado dois cilindros para fazer esse V6, a terceira opção era o 1.9 TDI 90, o seu diâmetro era de 79.5mm e o curso é de 85.5mm o que totalizavam 1896cm3, dotado de turbo, a sua taxa de compressão era de 19,5:1 cabeçote de 8 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 21.4KGFMa1900RPM e 90CVa4000RPM e a última opção é o esse mesmo 1.9 TDI mas calibrado para gerar 24KGFMa1900RPM e 110CVa4150RPM foi usado no Golf nacional para exportação e a para a Variant o V6 2.5 litros, turbo diesel, o seu diâmetro é de 78.3mm e o curso é de 86.4mm o que totalizavam 2496cm3, dotado de 20 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo de geometria variável, intercooler e injeção direta e com isso gerava 31.6KGFMa1500RPM e vai até 3200RPM e 150CVa4000RPM. A sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é Mutilink, os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, a direção é do tipo pinhão e cremalheira, o motor é longitudinal e a tração é dianteira, como é no irmão Audi A4 que você verá no decorrer desse artigo e tração integral 4Motion como opção para  a Variant e a perua não estava disponível com motor 1.6 e 1.9 TDI  de 90CV como opção de entrada.
O Passat agora chegava ao mercado com motores 1.6 de 100CV, 1.820V de 150CV e os 1.9 TDI de 90CV e 110CV, mais tarde receberia o V5 de 2.3 litros, o V6 2.8 litros e o V6 2.5 TDI já citado na Variant que é a versão perua do Passat.

A Variant chegava ao mercado além dos motores já citado no Passat com exceção do 1.6 e do 1.9 TDI de 90CV, o 1.820V Turbo de 150CV, o V6 de 2.3 litros com 150CV e o V6 de 2.8 litros com 193CV e o V6 TDI de 2.5 litros com 150CV e além do 1.820V e o 1.9 TDI 110 já citado no sedã.
Em outubro de 1997 na linha 1998 para o sedã chegavam as opções 4Motion, V5 2.3 litros e 1.820V Turbo como opções mais fortes para o sedã. Em fevereiro de 1998 já antecipando a linha 1999 o sedã ganhava a opção do V6 de 2.8 litros e a opção 4Motion. Em outubro de 1999 na linha 2000 é vez do sedã ganhar a opção do motor V6 TDI de 2.5 litros que já citamos na Variant.
A REESTILIZAÇÃO É FEITA EM OUTUBRO DE 2000 na linha 2001, nova grade dianteira, faróis, para - choques e novas lanternas e tampa do porta-malas nova para o sedã, as dimensões ficaram inalteradas, os motores 1.6, 1.820V Turbo e V6 de 2.8 litros era mantidos, o 1.820V dava lugar ao EA 113 2.nada, o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 92.8mm o que totalizavam 1984cm3, a sua taxa de compressão é de 10,3:1 e com isso gerava 17.5KGFMa2400RPM e 116CVa5400RPM, o V5 de 2.3 litros, ganhava o cabeçote de 20 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote e com isso ele passou a gerar 22.4KGFMa3200RPM e 170CVa6200RPM, nos motores á diesel o 1.9 TDI 90 da lugar ao 100, graças ao turbo de geometria variável e intercooler e com isso ele gerava 25.5KGFMa1900RPM e 101CVa4000RPM, o 1.9 TDI 110 dá lugar ao 130,  ambos os motores tem taxa de compressão de 19:1 e com isso gerava 31.6KGFMa1900RPM e 131CVa4000RPM, o V6 de 2.5 litros TDI era mantido e sem alterações.
Nova grade dianteira, faróis , para - choques e lanternas, nos motores mantido o 1.6, o 1.820V Turbo e o V6 de 2.8 litros, o 2.nada de 116CV, o V5 de 2.3 litros e cabeçote de 20 válvulas com 170CV fazem sua estreia, nos motores á diesel o 1.9TDI com 101CV e 131CV estreiam e o V6 TDI de 2.5 litros é mantido, mais tarde estreava o 2.nada 20V com 130CV e o V6 TDI passava a 163CV e uma versão mais potente com 180CV. 

A Variant também ganhava alterações visuais e novas lanternas traseiras.
Em outubro de 2001 na linha 2002 chegava o Passat W8, em vez de um V8 convencional era um motor em "W" de 4 litros, o seu diâmetro era de 84mm e o curso é de  90.2mm o que totalizavam 3999cm3, dotado de injeção multiponto, a sua taxa de compressão é de 10,7:1 e com isso gerava 37.7KGFMa2750RPM e 275CVa6000RPM hoje pode não impressionar, mas na época era uma excelente potência e inclusive chegou a ter motor de oito cilindros primeiro no Passat antes da Audi.
O W8 chegava ao mercado com motor W8 de 4 litros, 32 válvulas com 275CV.

Aqui o Passat Variant W8.
E a tração no W8 era sempre a 4Motion integral, Em outubro de 2002 na linha 2003 é vez do EA 113 2.nada  ganhar o cabeçote de 5 válvulas por cilindro e 20 válvulas, taxa de compressão de 10,5:1 era basicamente um "AP 2000 om cabeçote de fluxo cruzado e 20 válvulas" e com isso passou a gerar 19.9KGFMa3300RPM e 130CVa5700RPM, note que a preocupação da Volkswagen era ampliar o torque em baixas rotações.
 Em outubro de 2003 na linha 2004 o V6 2.5 TDI agora é substituído por duas configurações ambas equipadas com injeção common-rail, a de "entrada" passava a gerar 35.7KGFMa1500RPM e 163CVa4000RPM e a versão mais potente gerava 37.7KGFMa1500RPM e 180CVa4000RPM, vale lembrar que os modelos á diesel, V6, W8 estavam disponíveis agora com câmbio manual de seis marchas, além é claro do automático sequencial chamado de Tiptronic pela Volkswagen com seis marchas.
A AUDI ESTAVA DECIDIDA EM APOSENTAR O AUDI 80, que na primeira e na segunda geração está na história dos Volkswagen refrigerados á água, já a quarta geração veio antes do A4, ela tinha como opções de motores, o EA 113 2.nada de injeção monoponto, nesse caso é um AP2000 de bloco alto e cabeçote unilateral e com isso gerava 15KGFMa3000RPM e 90CVa5400RPM, a segunda opção é o AP 1600 ou EA 827 na terra do 7x1 e com isso gerava 13.2KGFMa3200RPM e 100CVa6000RPM, a terceira opção é o EA 113 2.nada dotado de injeção multiponto que gerava 16.8KGFMa3200RPM e 115CVa5400RPM, a quarta opção é o EA 113 2.nada 16V de bloco alto, cabeçote de fluxo cruzado e 16 válvulas e com isso gerava 18.9KGFMa4500RPM e 140CVa5900RPM, a quinta opção é o cinco cilindros de 2.3 litros que gera 19KGFMa4000RPM e 133CVa5400RPM, a sexta opção é o V6 de 2.6 litros que gerava 22.9KGFMa3500RPM e 150CVa5750RPM, a sétima opção é o V6 de 2.8 litros que gerava 25KGFMa3000RPM e 174CVa5500RPM, a oitava opção é o 1.9 TDI de 15.3KGFMa2400RPM e 75CVa4200RPM, a décima opção é o 1.9 TDI já citado no Passat, no esportivo S2 vinha o cinco cilindros 2.2 de 20 válvulas e turbo com 38.7KGFMa2100RPM e vai até 4000RPM e 230CVa5900RPM e para a lendária perua RS2 Avant, que teve desenvolvimento da Porsche, o cinco cilindros de 2.2 litros, 20 válvulas e turbo gerava ótimos 40.8KGFMa2800RPM e vai até 4900RPM e 315CVa6500RPM e esse cinco cilindros é basicamente um "AP 1800 com cabeçote de 20  válvulas e um cilindro a mais".
O Audi 80 de quarta geração tinha motores 2.nada injeção monoponto de 90CV, 1.6 de 100CV, 2.nada de injeção multiponto com 115CV, cinco cilindros 2.3 de 133CV, V6 de 2.6 litros com 150CV, V6 de 2.8 litros com 174CV, o 1.9 TDI com 75CV ou 90CV e para o esportivo S2 o cinco cilindros 2.2 Turbo de 230CV e para a RS2 Avant esse cinco cilindros turbo calibrado para 315CV.
Em outubro de 1994 na linha 1995 chegava o Audi A4, ele chegava apenas na carroceria sedã de quatro portas, ele media 4.48metros de comprimento, 1.73metros de largura, 1.41metros de altura e 2.61metros de entre - eixos, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, automático de quatro marchas para o motor 1.6 e automático sequencial tiptronic de cinco marchas, duas opções de tração: dianteira ou integral Quattro, mas o 1.6 só estava disponível com tração dianteira, nos motores o 1.6, o 1.820V e o 1.820V Turbo todos já citados no Passat, o V6 de 2.6 litros e 12 válvulas, o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 81mm o que totalizavam 2598cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 22.9KGFMa3500RPM e 150CVa5500RPM, o V6 de 2.8 litros e 12 válvulas, inclusive o mesmo diâmetro x curso do V6 já citado no Passat, taxa de compressão de 10,3:1 e com isso gerava 25.5KGFMa3000RPM e 174CVa5500RPM e o 1.9 TDI de 90CV já citados em detalhes no Passat.
O A4 chegava ao mercado com motores 1.6, 1.820V, 1.820V Turbo já citados no Passat, o V6 de 2.6 litros com 150CV, o V6 de 2.8 litros com 190CV e o 1.9 TDI de 90CV.
Em outubro de 1995 na linha 1996 chegava o 1.9 TDI de 110CV já citado no Passat com novidade, em outubro de 1996 na linha 1997 chegava a perua A4 Avant, ela mantinha todas as dimensões do sedã com exceção da altura que ia a 1.42metros, nos motores ela não tinha opção do 1.6, mas estreava o motor V6 de 2.8 litros com cabeçote de 30 válvulas que também estava disponível para o sedã já citado no Passat em detalhes.
A A4 Avant chegava ao mercado com exceção do 1.6, os motores 1.820V, 1.820V Turbo, V6 de 2.6 litros e 1.9 TDI de 90CV e 110CV eram os mesmos do sedã e estreava o V6 de 2.8 litros e 30 válvulas com 193CV e mais tarde o V6 TDI de 150CV e o V6 de 2.4 litros e 30 válvulas com 165CV.
Em outubro de 1997 na linha 1998 mais três novidades, o V6 de 2.6 litros e 12 válvulas dá lugar ao V6 de 2.4 litros e 30 válvulas, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 77.4mm o que totalizavam 2398cm3, a sua taxa de compressão é de 23.4KGFMa3200RPM e 165CVa6000RPM, o V6 TDI de 2.5 litros com 150CV já citado no Passat e quanto um Audi tem S na frente, é chumbo grosso pela frente e chegava o esportivo S4 e S4 Avant, ele ganhava o V6 de 2.7 litros, biturbo e 30 válvulas, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 86.4mm  o que totalizavam 2671cm3, a sua taxa de compressão é de 9,3:1 e além de dois turbo, dois intercooler e com isso ele gerava ótimos 40.8KGFMa1850RPM e vai até 4000RPM e 265CVa5800RPM e freios a discos ventilados também na traseira. Em outubro de 1998 na linha 1999 sem alterações, em março de 1999 ele ganhava nova grade dianteira e para- choque dianteira e junto com essa alteração ele ganhava o 1.820V Turbo mais potente, com taxa de compressão de 9,3:1 ele gerava 24KGFMa1950RPM e vai até 5000RPM e 180CVa5500RPM era a única alteração de motor.
Novo para- choque e grade dianteira e motor 1.820V Turbo de 180CV, além dos já citados , na foto o esportivo S4 com motor V6 de 2.7 litros, 30 válvulas, biturbo com 265CV.

A S4 Avant com o mesmo motor do sedã.
E para o S4 e A4 V6 TDI o câmbio era manual de cinco marchas, para o V6 TDI tinha o Tiptronic, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 mostrada no Salão de São Paulo daquele ano e lançado na Europa na mesma época era a perua RS4 Avant, quando um Audi tem RS na frente é "Chumbo grosso elevado ao quadrado", assim com o S4 era dotado de tração integral, a RS4 também, além disso o câmbio manual de cinco marchas, o motor V6 de 2.7 litros, 30 válvulas, biturbo recebeu alterações para gerar ótimos 44.9KGFMa2500RPM e vai até 6000RPM e 380CVa7000RPM, além do Turbo, o V6 de 2.7 litros era girador, aliás a sucessora da RS2 Avant mostrava que não estava para brincadeiras, suspensão foi alterada e freios seguem o mesmo esquema dos S4.
A RS4 Avant chegava ao mercado com motor V6 de 2.7 litros, 30 válvulas, biturbo com 380CV.

NA MESMA ÉPOCA QUE ERA LANÇADA A RS4 AVANT, O A4 CHEGAVA AO MERCADO com um novo modelo, como grade, faróis e para - choques e novas lanternas, o entre - eixos era mantido, o comprimento passava a 4.55metros, a largura 1.77metros e altura a 1.43metros, nos motores o 1.6 e o 1.8 20V davam adeus, o 2.nada 20V com 131CV era opção de entrada já citado em detalhes no Passat, basicamente um "AP 2000 com cabeçote de 20 válvulas e fluxo cruzado", o 1.820V Turbo foi mantido, o V6 de 2.8 litros e 30 válvulas dá lugar ao V6 de 3 litros e 30 válvulas, o diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 92.8mm o que totalizavam  2978cm3, a sua taxa de compressão 10,5:1 e com isso gerava 30.6KGFMa3200RPM e 223CVa6000RPM, apesar desse motor compartilhar diâmetro x curso com AP 2000 ele tem bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente e o 1.9 TDI de 131CV já citado em detalhe no Passat, ele vinha com três opções de câmbio: Manual de cinco marchas, Manual de seis marchas(exclusivo do TDI como opcional) e o CVT Multitronic como opção ao V6, ele tinha duas opções de tração: dianteira e integral Quattro. Suspensão, freios e direção se mantém.
 O A4 chegava ao mercado com motores 2.nada 20V de 130CV, 1.820V Turbo de 150CV, V6 de 3 litros com 220CV e 1.9 TDI com 130CV, mais tarde e bem mais tarde chegava o 2.nada 16V de injeção direta com 150CV e o 1.820V Turbo com 190CV.
Em outubro de 2001 na linha 2001 marcava três novidades, a primeira era o adeus da RS4 Avant, mas a segunda notícia era a chegada das carrocerias Avant(Perua) e conversível, a perua tinha as mesmas medidas do sedã, mas a reboque dela estreava o câmbio CVT Multitronic para os motores 2.nada 20V, 1.820V Turbo e 1.9 TDI, o motor EA 111 1.6 SR voltava ao modelo, mas agora gerando 15KGFMa3800RPM e 102CVa5600RPM e mantendo o comando de válvulas variável e mesmo sendo 8 válvulas e agora disponível para o cupê, retornava o V6 de 2.4 litros e 30 válvulas só que agora ele estava mais potente com 23.4KGFMa3200RPM e 170CVa6000RPM e o V6 TDI de 2.5 litros com 150CV já citados em detalhe no Passat, também retornava ao modelo e o conversível só estava disponível em motores V6 de 2.4 litros e 3 litros e a única diferença nas dimensões era altura de 1.39metros no resto ele seguia o sedã e a Avant.
A Perua Avant chegava ao mercado e trouxe de volta os motores 1.6 de 102CV , V6 de 2.4 litros de 170CV e 30 válvulas e V6 TDI de 2.5 litros.

 
O Conversível disponível apenas nos motores V6 de 2.4 litros e 3 litros.
Em outubro de 2002 na linha 2003 o A4 sedã e Avant ganhavam o motores EA 113 2.nada 16V FSI que é basicamente um "AP 2000 com bloco alto, biela longa, cabeçote de 16 válvulas e injeção direita", afinal o motor de 20 válvulas perdia uma válvula por cilindro para adotar a injeção direta e a taxa de compressão passava a 11,5:1 e com isso gerava 20.4KGFMa3250RPM e vai até 4250RPM e 150CVa6000RPM, o 1.820V Turbo agora ganhava alterações para gerar 24.5KGFMa1950RPM e vai até 4750RPM e 190CVa5700RPM e o 1.9 TDI de 101 já citado no Passat, mas você sabe o S4 não poderia faltar e ele retorna ao mercado, agora em opções de carroceria Sedã e Avant, sempre com tração integral, o câmbio como sempre era manual de seis marchas e o motor agora era um "Swap de fábrica" o Audi V8 de 4.2 litros, 40 válvulas, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, a sua taxa de compressão era de 11,5:1, o seu diâmetro é de 84.5mm e o curso é de 92.8mm o que totalizavam 4198cm3  e com isso ele gerava ótimos 41.8KGFMa3500RPM e 344CVa7000RPM é um motor girador, mas com torque em baixas rotações.
 
O S4 chegava ao mercado com motor V8 de 4.2 litros e 40 válvulas com 344CV(vermelho).
A S4 Avant com o mesmo motor V8 do sedã.
Em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 é vez do S4 Cabriolet com o mesmo motor V8 do sedã e da perua e com opção de câmbio automático sequencial Tiptronic que estava disponível para os S4 Sedã e Avant vendidos no mercado norte-americano.
O S4 Cabriolet com motor V8 já citado no sedã.
No mesmo mês as outras carrocerias são reestilizadas.
A NOVA REESTILIZAÇÃO CHEGAVA AO MERCADO em outubro de 2004 desta vez as carrocerias sedã e Avant eram lançadas juntas e o esportivo S4 também, eles mediam 4.59metros de comprimento, 1.77metros de largura, 1.43metros de altura e 2.64metros de entre - eixos, quatro opções de câmbio: manual de cinco marchas, CVT Multitronic, Manual de seis marchas para os diesel e esportivo S4 e Tiptronic de cinco marchas para o S4, nos motores o leque era amplo começava pelo 1.6 que já citamos no modelo anterior, o 2.nada 20V voltava ao mercado , o 1.820V Turbo com taxa de compressão de 9,3:1 gerava 22.9KGFMa1750RPM e vai até 4700RPM e 163CVa5700RPM, o EA 113 2.nada 16V TFSI que é basicamente um "AP 2000 com cabeçote de fluxo cruzado, bloco alto, biela, longa, turbo e injeção direta" inclusive até o mesmo diâmetro x curso e correia dentada e com isso gerava 28.5KGFMa1800RPM e vai até 5000RPM e 200CVa6000RPM, estreava o Audi V6 de 3.2 litros, agora com cabeçote de 24 válvulas e injeção direta chamada de FSI pela Volkswagen com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, é basicamente o V8 da Audi cortado dois cilindros, inclusive mantém o diâmetro x curso do V8 4.2, o que totalizavam 3123cm3(na verdade é um 3.15...) e sua taxa de compressão é de 12,5:1 e com isso gerava 33.6KGFMa3250RPM e 256CVa6500RPM e essa versão vinha apenas com o CVT Multitronic, o 1.9 TDI ficava mais potente e agora passava a gerar 29KGFMa1900RPM e 116CVa4000RPM em substituição ao modelo de 101CV, o 1.9 TDI de 130CV dava lugar ao 2.nada 16V TDI da família R4 é o mesmo usado hoje na Amarok básica com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção direta, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 95.5mm o que totalizavam 1968cm3, a sua taxa de compressão é de 18,5:1 e com isso gerava 32.6KGFMa1700RPM e vai até 2500RPM e 140CVa4000RPM e o V6 TDI de 2.5 litros vai a 163CV que já foi citado em detalhes no Passat e para o esportivo S4 era mantido o V8 de 4.2 litros e 40 válvulas do S4 anterior.
O A4 chegava ao mercado com nova grade dianteira e novas dimensões, nos motores o 1.6 era mantido, o 2.nada 20V retornada, o 1.820V Turbo agora tinha 163CV, estreavam o 2.nada 16V Turbo e injeção direta com 200CV, V6 de 3.2 litros com injeção direta e 256CV, o 1.9 TDI vai a 116CV, estreava o 2.nada 16V TDI com 140CV e o V6 2.5 TDI com 163CV, mais tarde chegava o V6 2.7 TDI com 180CV e o 2.nada 16V TFSI com 220CV e o 2.nada 16V TFSI com 170CV.

A Perua Avant com os mesmos motores.

O S4 que manteve o motor V8 de 4.2 litros.

A Perua S4 Avant com o mesmo motor do sedã.
Lembrando que ele vinha com duas opções de tração: dianteira ou integral Quattro, sendo a Quattro a única para o S4 e não disponível para o motor 1.6. Em outubro de 2005 na linha 2006 chegavam mais novidades, a primeira era a carroceria Cabriolet ou conversível, ele media 4.57metros de comprimento,  mantinha largura e entre - eixos de sedã e perua, mas altura é de 1.39metros, já nos motores ele tinha o 1.820V Turbo do sedã, o 3.2V6 de injeção direta do sedã e ganhava a opção diesel era o V6 de 3 litros e 24 válvulas da Volkswagen, com turbo, intercooler, injeção common-rail, o seu diâmetro é de 83mm e o curso é de 91.4mm o que totalizavam 2967cm3, a sua taxa de compressão é de 17,1:1 e com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 45.8KGFMa1400RPM e vai até 3250RPM e 233CVa3500RPM e vai até 4500RPM e também agora o S4 estava disponível em carroceria cabriolet com os mesmo motor V8 dos outros S4. A segunda novidade que estreava com o cabriolet era o câmbio manual-automatizado de dupla embreagem chamado S-Tronic pela Audi com seis marchas e também disponível para os modelos á diesel do sedã e Avant, mas o motor V6 de 2.5 litros e 24 válvulas turbo diesel dava adeus e estreava o V6 de 2.7 litros, o seu diâmetro é de 83mm e o curso é de 83.1mm o que totalizavam 2698cm3, a sua taxa de compressão é de 17:1 e com isso gerava 38.7KGFMa1400RPM e vai até 3300RPM e 180CVa4200RPM, chamado de V6 TDI tinha como opção o câmbio manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas e a volta da RS4 Avant, que trouxe junto a opção de carroceria sedã de quatro portas pela primeira vez, afinal quanto um Audi tem "RS" na frente é chumbo grosso ao quadrado, apenas câmbio manual de seis marchas, o motor V8 de 4.2 litros ganhou alterações no comando de válvulas e injeção direta, com isso a taxa de compressão foi para 12,5:1 e com isso passou a gerar 43.8KGFMa5500RPM e 420CVa7800RPM é um motor girador que mais tarde iria parar na versão de entrada do R8 e como sempre tração integral Quattro, agora entende-se por que o S4 não teve alterações no motor.
O S4 chegava junto dos modelos comuns do A4 Cabriolet que além do 1.820V Turbo e do V6 de 3.2 litros, ele tinha o V6 TDI de 3 litros com 233CV e o S4 vinha com o V8 de 344CV.
 
O RS4 chegava ao mercado com motor V8 de 4.2 litros e 420CV.

A RS4 Avant voltava ao mercado e os mesmos motores do sedã.
Em outubro de 2006 na linha 2007 o motor 2.nada 16V TFSI ganhava uma versão mais potente, que gerava 30.6KGFMa2200RPM e 4000RPM e 220CVa6000RPM, com isso ficando mais potente e o RS4 Cabriolet chegava ao mercado com os mesmos motores do sedã.
O RS4 Cabriolet chegava ao mercado com motor V8 de 420CV dos outros RS4.
Em outubro de 2007 na linha 2008, ele ganhava uma versão "estrangulada" do EA113, era o 2.nada 16V TSI calibrado para gerar 28.5KGFMa1800RPM e vai até 4000RPM e 170CVa6000RPM e uma versão mais potente do 2.nada 16V TDI ainda com apenas um turbo, mas mesmo assim calibrado para gerar 35.7KGFMa1750RPM e vai até 2500RPM e 170CVa4200RPM. Em abril de 2008 na linha 2009 ele migrava a plataforma MLB da Audi/Volkswagen e aí é outra história.
A SKODA É A DIVISÃO DE "BAIXO CUSTO" DA VOLKSWAGEN, mas isso não impediu de lançar um modelo mais luxuoso, com base no Passat/ Audi A4, foi lançado em outubro de 2000 na linha 2001, ele chegava apenas na carroceria sedã de quatro portas, ele media 4.80metros de comprimento, 1.76metros de largura, 1.50metros de altura e 2.80metros de entre - eixos, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual de seis marchas(para o V6 e diesel) e automática sequencial tiptronic de cinco marchas, nos motores a primeira opção é o EA 113 2.nada , vulgo "AP 2000 com cabeçote de fluxo cruzado" já citado no Passat, a segunda opção era o 1.820V Turbo que já citamos no Passat, é basicamente um "AP 1800 com cabeçote de 5 válvulas por cilindro, fluxo cruzado, 20 válvulas e turbo", o V6 de 2.8 litros já citado no Passat, o 1.9 TDI de 110CV já citado no Passat, o 2.nada TDI de 140CV já citado no A4 e o V6 TDI de 2.5 litros e 24 válvulas já citado no Passat, suspensão, freios e direção seguem o mesmo esquema do Passat.
O Superb chegava ao mercado com os mesmos motores 2.nada, 1.820V Turbo, V6 de 2.8 litros, o 1.9 TDI de 110CV, o 2.nada 16V TDI de 140CV e o V6 TDI de 2.5 litros com 150CV e mais tarde vai a 163CV.
Em outubro de 2002 na linha 2003 o V6 de 2.5 litros fica mais potente, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 nova grade dianteira e lanternas e sem alterações de motores e com o Passat mudando de base no anterior, cedo ou tarde ia mudar.
                                          O Superb ganhava reestilzação e mantinha os motores.
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em agosto de 2008 ele migrava para plataforma PQ 35 que já está linkada acima.
APROVEITANDO QUE O A4 MUDAVA NA ALEMANHA E TROCAVA A BASE, e em outubro de 2009 como linha 2008 era lançado o Exeo, em relação ao A4 mudava grade dianteira, faróis , para - choques e lanternas, ele media 4.66metros de comprimento, 1.77metros de largura, 1.43metros de altura e 2.64metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou CVT Multitronic, nos motores ele tinha apenas duas opções de motores no início: o 1.820V Turbo de 150CV já citado no Passat e o 2.nada 16V TDI de 140CV já citado no A4, suspensão, freios e direção seguem o esquema do A4.
O Exeo chegava ao mercado com motor 1.820V Turbo e o 2.nada 16V TDI, mais tarde chegava o 1.6, o 2.nada 16V TSI de 200CV, o 1.6 de 102, o 1.816V TSI de 120CV e 160CV, o 2.nada 16V TDI de 120CV e 170CV esse já citado no Audi A4.
Em fevereiro de 2009 chegava o 2.nada 16V TDI de 170CV no Audi A4, em março de 2009 chegava o EA 111 1.6SR já citado no Passat e estreava o EA888 2.nada 16V TSI com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variaveis, turbo, intercooler e injeção direta, o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 92.8mm o que totalizavam 1984cm3, a sua taxa de compressão é de 12,5:1 e com isso gerava 28.5KGFMa1800RPM e vai até 5000RPM e 200CVa6000RPM.
  Em setembro de 2009 na linha 2010 chegava a perua Exeo ST com o mesmo motor 1.6, 1.820V Turbo, 2.nada 16V TSI e os diesel 2.nada 16V TDI de 140 e 170CV e estreava para as duas carrocerias um motor á diesel de entrada era o 2.nada 16V TDI já citados em outros modelos da VW, a sua taxa de compressão é de 16,5:1 e com isso gerava 29.6KGFMa1750RPM e vai até 2500RPM e 120CVa4000RPM é o mesmo motor que foi usado na Amarok básica? sim, só que nela tinha mais potência e um pouco mais torque para a picape, mas voltando ao modelo da Seat, nas dimensões eram as mesmas com exceção do comprimento que era de 4.67metros e a altura de 1.45metros.
A Leon ST chegava ao mercado e os mesmos motores do sedã.
Em maio de 2010 duas novidades, a primeira era estreia do EA888 1.816V TSI, o seu diâmetro é o mesmo do 2.nada, mas o curso foi reduzido para 84.1mm o que totalizavam 1798cm3, de mesma concepção do 2.nada 16V, inclusive mantendo a injeção direta e turbo , a sua taxa de compressão é de 9,6:1 e com isso gerava 23.4KGFMa1500RPM e 3650RPM e 120CVa6200RPM e o 2.nada 16V TSI passava por alterações  para gerar 32.6KGFMa1500RPM e vai até 4600RPM e 211CVa6000RPM.
  Em outubro de 2009 na linha 2011 o motor 1.820V Turbo dá lugar ao 1.816V TSI calibrado para gerar 25.5KGFMa1500RPM e vai até 4600RPM e 160CVa6200RPM que ficou como intermediária entre o 1.8 TSI de 120CV e o 2.nada 16V TSI de 211CV.
  Em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda e seguiu assim até outubro de 2013 quando deu o seu adeus, o sedã ficou sem sucessor, a Seat resolveu oferecer a Léon ST como perua maior da marca.
NA CHINA EM OUTUBRO DE 2005 NA LINHA 2006 chegava o Passat Lingyu que tinha as mesmas medidas do Skoda Superb e com isso melhor espaço interno, afinal entre - eixos alongado os chineses adoram, vide o próprio Santana lá que ganhou entre - eixos maior, com duas opções de câmbio: Manual ou automático sequencial Tiptronic ambos com cinco marchas, nos motores a oferta começava pelo EA 113 2.nada que gerava 17.3KGFMa2400RPM e 116CVa5400RPM, vulgo "AP 2000 com cabeçote de fluxo cruzado", o EA 113 1.820V Turbo que gerava 21KGFMa1950RPM e vai até 4000RPM e 150CVa5750RPM já citados no Passat e o V6 de 2.8 litros e 30 válvulas que gerava 28.5KGFMa3200RPM e 193CVa5600RPM.
O Passat Lingyu chegava ao mercado com motores 2.nada de 116CV, 1.820V Turbo de 150CV e V6 de 2.8 litros e 30 válvulas com 193CV.
Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 ele ganhava nova grade dianteira, farois e lanternas e sem alterações mecânicas.
Na linha 2008 nova grade dianteira e lanternas, aqui um modelo da polícia chinesa.
Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda e em outubro de 2009 ele dá o seu adeus.
AS IMPORTAÇÕES FORAM ABERTAS EM 1990 e em julho de 1998 na linha 1999 com o dólar mais do que barato( o famoso populismo) cambial o Passat chegava ao mercado nacional, com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático sequencial tiptronic de seis marchas, três opções de motores: o 1.820V que gerava 17.1KGFMa3500RPM e 125CVa5700RPM, o 1.820V Turbo que gerava 21KGFMa1950RPM e vai até 4000RPM e 150CVa5700RPM e o V6 de 2.8 litros e 30 válvulas que gerava 28.5KGFMa3200RPM e 193CVa5600RPM e em duas carrocerias: sedã e perua( Variant) e na época chegou a ser especulado que ele seria fabricado em São José dos Pinhais-PR e depois em General Pacheco-Argentina, mas a VW cancelou o projeto de fabricação dele na América do Sul, o que é uma pena, na minha opinião.
Importado da Alemanha o Passat chega ao mercado nacional e os motores 1.820V de 125CV, 1.820V Turbo de 150CV e o V6 de 2.8 litros de 193CV.

A Passat Variant chegava ao mercado e os mesmos motores do sedã.
Em agosto de 1998 o 1.820V Turbo manual era testada: 0a100KM/H em 9.9segundos, chegou a 215KM/H, o seu consumo urbano com o ar desligado é de 9.5KM/L e com ar ligado é de 8.9KM/L e o rodoviário é de 12.9KM/L com o ar ligado e 12.1KM/L com ar ligado, no mês seguinte é vez da Passat Variant 1.820V enfrentar a Mondeo GLX SW 2.nada 16V, na pista ele foi de 0a100KM/H em 12.4segundos, contra 11.4segundos da Mondeo, chegou a 191KM/H contra 197KM/H da Mondeo e consumo médio foi de 9.7KM/L contra 9.1KM/L da Mondeo. e os modelos já eram linha 1999.
   Em outubro de 1999 as encomendas atrasam e chega a linha 2000 em abril de 2000, em outubro de 2000 com a reestilização na Europa, o modelo chegava em abril, nova grade dianteira, faróis e para - choques, o motor 1.820V dá o seu adeus, em seu lugar retornava o EA 113 2.nada que gerava 17.3KGFMa2400RPM e 116CVa5400RPM, mas com câmbio automático junto, o 1.820V Turbo e o V6 de 2.8 litros e 30 válvulas são mantidos.
O Passat ganhava nova grade dianteira faróis e lanternas , os motores 1.820V Turbo e V6 de 2.8 litros e 30 válvulas eram mantidos, mas o 2.nada de 116CV faz sua estreia como entrada.

A Passat Variant vinha com o mesmo 1.820V Turbo e o V6 de 2.8 litros e 30 válvulas.
Vale lembrar que a Variant não tinha a opção do EA 113 2.nada e em maio de 2001 o 1.820V Turbo manual era testado de novo, ele foi de 0a100KM/H em 9.4segundos, chegou a 217KM/H, o consumo urbano foi de 10.5KM/L com o ar desligado e 9.4KM/L com o ar ligado, o consumo rodoviário foi de 14.2KM/L com o ar desligado e 13.2KM/L com o ar ligado. Em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em março de 2003 chegava a linha 2003 e o adeus do 2.nada, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda e seguiu como linha 2005 até outubro de 2006 quando chegou a nova geração ao Brasil e com nova plataforma.
O AUDI A4 CHEGAVA AO BRASIL EM MARÇO DE 1995 com três opções de motores: 1.820V, 1.820V Turbo já citados no Passat, o V6 de 2.8 litros e 12 válvulas que gerava 25.5KGFMa3000RPM e 174CVa5500RPM sendo esse último vinha com a tração Quattro como opção.
O A4 chegava ao mercado com motores 1.820V, 1.820V Turbo e V6 de 2.8 litros com 174CV e mais tarde ganhava as 30 válvulas já citadas no Passat.
Em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda, em outubro de 1996 na linha 1997 chegava a perua Avant, em outubro de 1997 na linha 1998 chegava o motor V6 de 2.8 litros ganhava 30 válvulas é o mesmo já citado no Passat e ele foi testado no mesmo mês de lançamento: 0a100KM/H em 8.7segundos, chegou a 232KM/H, o consumo urbano é de 8KM/L com o ar desligado  e 7.5KM/L com ar ligado, carregado o consumo rodoviário carregado é de 11.6KM/L e com o ar ligado é de 11.1KM/L e o rodoviário vazio com o ar desligado foi de 11.9KM/L e com ar ligado foi de 11.5KM/L. Em outubro de 1998 na linha 1999 chegava uma outra opção de V6 de 30 válvulas era o 2.4 que gerava 23.4KGFMa3200RPM e 165CVa6000RPM e na mesma época no Salão do Automóvel era apresentado o S4 e em agosto de 1999 já como parte da linha 2000 o S4 chegava ao Brasil com motor V6 de 2.7 litros, 30 válvulas, biturbo que gerava 40.8KGFMa1850RPM e vai até 4000RPM e 265CVa6000RPM e a tração era Quattro para o modelo S4. Em outubro de 2000 era lançada a linha 2001 e no Salão de São Paulo a RS4 fazia sua estreia mundial, com motor V6 de 2.7 litros, biturbo e 30 válvulas era  calibrado para gerar 44.9KGFMa2500RPM e vai até 6000RPM e 385CVa7000RPM.
  Em julho de 2001 ela foi testada: 0a100KM/H em 5.5segundos, chegou a 264KM/H(mesmo com o limitador oficial de 250KM/H) e o consumo urbano foi de 8KM/L e o rodoviário foi de 10.5KM/L.
  Em dezembro de 2001 como linha 2002 chegava o novo Audi A4, em carroceria sedã e Avant e os motores eram o 2.nada 20V, o 1.820V Turbo e o V6 de 3 litros e 30 válvulas, câmbio manual de cinco marchas apenas para o primeiro e opção do CVT para todos os modelos.
  Em outubro de 2002 na linha 2003 chegou a Avant e os S4 Sedan e Avant, eles agora abandonavam o V6 de 2.7 litros, 30 válvulas, biturbo pelo V8 de 4.2 litros e 40 válvulas que gerava 41.8KGFMa3500RPM e 344CVa7000RPM.
  Em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em agosto de 2005 já como linha 2006 nova grade dianteira, farois e para -choques e o S4 também mudava e manteve o motor e com isso no mesmo mês ele foi testado: 0a100KM/H em 7.4segundos, chegou a 250KM/H (limitados eletrônicamente) e o consumo urbano foi de 6KM/L e o rodoviário foi de 9.1KM/L.
  Em outubro de 2006 na linha 2007 chegava o RS4 em carrocerias Sedã e Avant com motor V8 de 4.2 litros, dotado de injeção direta e 40 válvulas e com isso ele gerava 43.8KGFMa5500RPM e 420CVa7800RPM é um motor girador.
  Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda e em outubro de 2008 ele passa a ser feito na plataforma MLB.
 
 
Essa plataforma acomodou diversos tipos de configurações de motores: quatro cilindros, V6 e V8/W8 e no exterior motores á diesel, fez o Passat retornar as origens, mas depois abandonar, deu origem a um Skoda e a um Seat, mas o Seat se foi, o Skoda seguiu o Passat e o motor mais potente dessa base acabou servindo ao superesportivo R8 da Audi.
 



 
 
 



 

 

 
 

 
 
 

 
 
 

 
 




 



 
 




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