Avaliação: Fui até a Vox conhecer o Up! TSI e ele mostra que é o futuro!


www.falando-sobre-carros.blogspot.com.br
       O CROSS UP! TSI MOSTRA SER PERIGOSO PARA CONCORRÊNCIA INTERNA E EXTERNA.
"Bem vindo ao futuro". Essa frase me lembrou do Up! TSI, mas por que é o futuro? simples volte em 1988 quando a própria Volkswagen lançou o Gol GTi que foi lançado  a injeção eletrônica entre os carros nacionais estreava aí. Bom e hoje você compra carro 0KM á carburador? óbvio que não e hoje qualquer carro até do popular mais básico tem injeção eletrônica de qualquer marca.
   Agora vamos aos anos 2000, exatamente em junho de 2000 a Volkswagen lançava o primeiro Gol 1.nada(zero atrás do ponto é nada, caso você não goste é 1.0, 1000 ou 1 litro como queria entender, pode ler 1000, 1.0 ou 1 litro que não vou me ofender) com seu motor EA 111 1.nada 16V Turbo com 112CV, sem querer a VW inaugurava o Downsizing no Brasil, mas na época não se falava nisso: o Turbo era para ser esportivo. O IPI da época era de 25% para carros acima de 1 nada e 10% para os 1.nada, mas em 2002 mudaram o IPI e agora entre os 1.1 até 2.nada pagavam 16% e os 1.nada pagavam 9% e hoje os Flex são 7% para os 1.nada e 13% para os 1.1 até 2.nada e lógico que os problemas do comando de válvulas variável daquele motor, já que a VW não investiu em melhorar aquele motor e os donos que em vez de colocar óleo, correto colocavam óleo inferior e aí já viu as borras nos cilindros marcaram presença, mas o principal mesmo foi os donos.
  Voltando sobre a minha pessoa, alguns dias depois tinha falado com o vendedor da filial, tinha ajeitado o dia tudo certo, dois dias antes, um vendedor da Matriz me ligou e aí falo que cobri o lançamento do Up! TSI e aproveitei para falar se podia fazer o test drive e aí ele falou que sim, pode ir no dia seguinte e no dia seguinte....
CHEGANDO LÁ.... cheguei lá e pedi pelo vendedor que me ligou, aliás o vendedor que acabou me atendendo foi o mesmo do CrossFox e aí ele falou que não chegou ainda e aí fui sentar para esperar, mas algo avisava que eu ia ficar esperando e eis que resolvo falar com alguém e aí chega uma moça e explico para ela, sobre a ligação, a matéria de lançamento do Up! TSI, e aí o vendedor me pergunta "É apenas um Up! com motor mais potente" e aí eu respondi "É o turbo com injeção direta mais barato do país e consumo de 13.1KM/L na cidade e 16.8KM/L na rodovia" e no caso é válido e aí foram até uma sala e aí me falaram "Olha a proposta é a seguinte, eu vou dirigir e você vai no banco do carona", bom eu sempre faço alguma concessão a algum vendedor é natural e isso faz parte do jogo, seja de qualquer marca que eu avaliei, mas isso seria pedir demais e aí respondi "Vou para casa, então" e aí foram e tomaram um decisão "Vamos fazer metade-metade, eu faço uma metade e você faz a outra metade" Ok, topei a decisão, entre metade ou nada é melhor metade, até hoje estou perguntando, por que disso? qual é o medo? o que aconteceu? críticas ao preço do CrossFox? se fosse assim a Volkswagen não cedia carro para nenhuma revista, lógico que falta feijão, arroz, ovo, batata frita e outras coisa para mim chegar ao nível de um Juliano Barata ou Bob Sharp por exemplo, mas você já imaginou se a Volkswagen convidasse eles e depois fosse dizer "Juliano(ou Bob) o piloto de testes vai dirigir para você" é claro que não aceitariam, nem a metade, ou aceitei por entre nada ou metade, melhor metade. Aliás seria injusto criticar eles por essa derrapada, afinal cederam o CrossFox, cederam a SpaceFox(filial) e me convidaram para o lançamento do Up! TSI o que é digno de elogios, apesar desses problemas ainda assim o atendimento é bom e outra também: se eu tivesse um Golf GTI talvez ele seria mais fácil, não sou de jogar duro, mas fui obrigado a jogar duro. aliás vale um ressalva: o vendedor tem um bom conhecimento técnico e confesso que quando ele me falou que seria o vendedor dirigindo na minha cabeça estava assim "Se não deixar eu vou embora", lógico que ceder carro turbo para qualquer um é perigoso, mas já tinha experiência pequena é verdade em C180 e A45 AMG, então acho que o medo se desfaz aí.
POR FORA: voltando ao Cross Up! temos que lembrar que o Up! nacional já é um caso de reengenharia na versão normal, afinal tiveram que aumentar 5cm em relação ao modelo europeu, além é claro da tampa de aço estampado no lugar da vidro, afinal esse artigo existe no Skoda Citigo e não que o TSI tiveram que fazer mais alterações? para caber o intercooler e dar conta da maior potência, ganhou um radiador maior que trouxe com ele um novo para- choque e com isso ele o comprimento em relação ao Up! europeu aumenta ainda mais, vale lembrar que o motor TSI é exclusivo do Up! brasileiro por enquanto, e o Up! é construído na plataforma NSF que é exclusiva dele. Ele mede 3.65metros de comprimento querendo ou não é o menor Hacht nacional ainda nesse quesito, o Uno Way mede 3.81metros de comprimento, o irmão Gol Rallye mede 3.93metros, o irmão CrossFox mede 4.06metros, o Sandero Stepway mede 4.07metros e o HB20X mede 3.94metros, mas isso pode se trazudir em vantagem: encontrar vagas mais apertadas, ele mede 1.64metros de largura é o mais estreito do segmento 1.66metros de Uno Way, CrossFox e Gol Rallye, vale lembrar que o Uno May é por causa dos para - choques, 1.71metros de HB20X e 1.73metros do Sandero Stepway, lógico que com espelhos o Up! vai a 1.91metros, na altura ele mede 1.53metros, graças ao Rack de Teto, suspensão elevada ao contrário dos irmãos Gol Rallye e CrossFox, ele não tem, como o HB20X que não tem, Sandero Stepway e Uno Way tem suspensão elevada, mesmo assim ainda é mais baixo: 1.54metros do HB20, 1.55metros do Uno, 1.50metros do Gol Rallye e 1.60metros do CrossFox e o entre - eixos é de 2.42metros é o segundo menor só vence o Uno com 2.38metros, Gol Rallye e CrossFox medem 2.47metros, HB20X com 2.50metros e Sandero  com 2.59metros, mas uma ressalva aqui entre os hachts aventureiros: o Cross Up! disputa publico com o Uno, tanto que depois do lançamento do Up! TSI a Fiat sentiu a pressão e começou a fazer propaganda do seu compacto e Gol Rallye, CrossFox,HB20X e Sandero Stepway "se matam" entre eles, embora o Gol Rallye talvez tenha poucas vendas(mas não posso confirmar). O visual do Up! normal sempre achei simpático e bonito, embora de linha simples, mas sem os vincos exagerados de alguns modelos por aí e a versão Cross, apesar de eu achar um pouco "chamativa" não é feia, mas o publico que compra aventureiro urbano gosta, vale lembrar chamativa em comparação as outras versões do Up!, mas ainda assim mantém as linhas simpáticas, bonitas e simples num aspecto geral e lógico a pintura preta na tampa do porta -malas deixa o visual ainda melhor.
O modelo do test drive que é vermelho.

Aqui de traseira.

Versão Cross do Showroon
Emblema TSI mostra que não é a versão comum.
                                           Tampa preta tem um ar esportivo ao compacto.
POR DENTRO: Como é um carro popular é natural que seja até simples, mas algo que me incomodou no Celta da auto-escola me incomoda aqui: excesso de plástico e  de brinde vem a lataria á mostra, para um carro que tirou cinco estrelas no LatinNcap dá impressão de mau construído, o que ele não é, afinal ele é bem construído, apesar da simplicidade tem que reconhecer: ao menos as peças são bem encaixadas, não existe folga e no Cross o painel colorido alinhado a cor da carroceria dá o toque melhor a cabine, o sistema multimídia Maps & More é legal,  tem até um conta - giros, mas no caso da lataria á mostra tem um consolo: o Up! europeu tem é assim nesse quesito e com isso iguais nesse aspecto. O Painel de instrumentos ele herda do Fusca atual e o volante também, não é mau instrumentado, apesar do conta- giros pequeno e é melhor do que o primeiro Fox(2003-2009) e Gol geração 4 que tinha aquele conta - giros assim "1.3,5 e 7" ao menos Up! é "1,2,3,4,5,6 e 7" e talvez até para não competir dentro de casa, afinal a bela instrumentação do Gol e Fox por exemplo, evita a concorrência interna, o Uno também tem  conta- giros pequeno, já HB20X e Sandero Stepway estão bem nesse aspecto. Já o espaço interno para cabeça é bom, para trás com o banco na minha posição é justo, atrás aperta e feio, afinal é um carro que nasceu para quatro lugares, foi feito cinco lugares para o Brasil, então já não posso cobrar muito dele e o Uno Way não vai longe no quesito acabamento, mesmo não tendo lataria á mostra é capaz de perder nesse quesito, já dentro de casa é natural que Gol e CrossFox tenham acabamento melhor, afinal existe a hierarquia da marca é natural, já Sandero e HB20 só tem eles como compactos da marca, afinal o Clio vem apenas com o 1.nada 16V básico e o Uno May 1.4 não tem o reforço do Palio, então os três acabam lutando sozinhos, ao contrário da VW que tem três hachts aventureiros em casa e também achei a saída de ar central do Up! bem interessante. Nos equipamentos ele vem de série com os obrigatórios ABS, Air Bag Duplo, Alarme, Ar Condicionado,, Direção elétrica chamada de Easy-Drive pela VW, CD/Player, Vidros dianteiros, Travas e Espelhos elétricos, é um bom pacote e os outros itens de série são Aero Wicher que são os limpador de para-brisa tipo minivan, ESS alerta de frenagem de emergência, Infotrip que é o computador de bordo com 10 funções, Park Pilot que é o sensor de estacionamento, S.a.v.e que é o ajuste variável do porta - malas, Controle de tração(só ele o CrossFox oferecem de série), Cinto traseiro de segurança para o terceiro e quarto passageiro de três pontos, Apoio de cabeça para todos os passageiros, Avalanca do câmbio e do freio de mão em couro, Alerta visual e sonoro da não utilização do cinto de segurança e dos faróis acessos, Coluna central externa em preto brilhante, Console central com porta copos, Banco traseiro rebatível, Limpador/Lavador/Desembaçador traseiro, Espelho retrovisor com seta de direção integrada chamada de "Side blinker" pela VW, IsoFix, indicador de luz externa, Limpador de para-brisa com temporizador, Luz de cortesia, Luzes indicadoras de direção com confort blinker, Painel com aplique colorido, Para sol com espelho para o passageiro, Porta copos traseiro, Porta - objetos na porta dianteira, Porta objetos removível, Rack do teto em cor "Chrome Effect", Espelhos em cor "Chorme Effect" com exceção da Cor Prata Sirius, Revestimentos dos bancos em tear Hydra cobre, Roda de liga- leve aro  15 com pneus 185/60/R15, Soleira das portas em alumínio, Tampa do porta -malas elétrica com push button que não vê nem em carros mais caros, Tomada de 12V e volante em couro com aplique cromado. Mas você pergunta por que o Up! não tem vidro elétrico na traseira? é simples, o Up! europeu mesmo na versão quatro portas tem janela basculante e foi um trabalho gigantesco para fazer vidro de correr, imagina instalar um vidro elétrico na traseira, simples: impossível. Temos que lembrar que a direção elétrica só ele o irmão CrossFox trazem no segmento, os opcionais do Up! são Sistema Maps & More e com ele o sistema de som perde a entrada de USB e Bluetooh, graças ao sistema Maps & More integrado e o revestimento de couro native e com isso o preço do modelo que eu andei é de R$49.326 e a cor é uma cor sólida que é Vermelho Flash que até uma bela cor, mas existe as opções metálica(que mais abaixo eu vou citar) que custam R$1.202 a mais e a especial que custa R$1.808 que já vou citar aqui, o Fiat Uno Way 1.4 vem com ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Ar Condicionado, Direção Hidráulica, Vidros dianteiros e travas eléticas, é mais barato que o Cross Up! mas adicione Alarme, Roda de liga-leve aro 14, CD/Player, Retrovisores elétricos e sensor de estacionamento o preço vai a R$46.363 ou seja encosto Up! e fica devendo rodas aro 15 e assim com o Up! não tem vidros traseiros elétricos, já Gol Rallye, CrossFox, HB20X e Sandero Stepway acrescentam a lista de equipamentos já citada no Cross Up! Coluna de direção regulável e vidros traseiros elétricos e controle de tração de série apenas o CrossFox, mas você sabe o preço do CrossFox. Como já foi citado o Up! levou cinco estrelas no LatinNcap, o Uno levou apenas uma estrela era o modelo sem Air Bag, ainda não foi avaliado com Air Bag, o Gol na época foi avaliado com e sem Air e o modelo com Air Bag(como é hoje) três estrelas, o Sandero antigo sem Air Bag levou zero estrelas , o modelo atual ainda não foi testado, o HB20 levou quatro estrelas no LatinNcap, então dá para dizer que é o mais seguro do segmento, sim. O seu porta - malas leva 285 litros dentro de casa é maior que o CrossFox com 280 litros e iguala ao Gol, fora de casa é maior que o Uno com 280 litros e menor que o HB20 com 300 litros e Sandero com 320 litros, mas vale um lembrete: Gol, CrossFox, Sandero e HB20  já nasceram para levar cinco pessoas, embora não seja aquela coisa, talvez o Sandero lide melhor com isso e até o Uno com ressalva é claro, ao contrário do Up! que teve que virar um cinco lugares, em comparação ao Up! europeu o porta - malas é de 251 litros, o nosso é maior, vamos a média do segmento que estreou com avaliação do Versa: 292 litros dá para ver que o Up! cerca a média, aliás só HB20X e Sandero ficam acima da média, sem eles dá uma diferença menor e fica nos 282 litros e aí o pequeno fica pouco acima da média. com s.a.v.e dá para aumentar ainda mais o porta - malas a VW não divulga mas é provável que chegue aos 300 litros o que para um Hacht até é bom e aí o Up! já fica acima da média de novo. mas lógico dizer que atende uma família seria de mal agrado: nenhum Hacht vai atender, isso é óbvio, mas maior que o do Jeep Renegade(260 litros).
O conta- giros é pequeno, mas ainda assim é uma boa instrumentação.

Volante herdado do Fusca atual.

Maps & More com conta- giros que ajuda um bocado.

Saída de ar central é interessante e painel colorido da um ar melhor no interior(foto do Showroon).

Como todo popular plástico e no caso do Up! lataria á mostra, mas ao menos bem encaixado.

Na minha posição o espaço traseiro é justo.

Na traseira com o banco recuado o aperto está garantido, quase não coube....

O Porta - malas leva 285 litros, afinal é um Hacht

Com o "S.a.ve" dá para aumentar é provável que vá para uns 300 litros.
MECÂNICAMENTE: O câmbio é o manual de cinco marchas chamado de MQ 200, com exceção do CrossFox todos os modelos tem câmbio manual de cinco marchas, o CrossFox tem de seis marchas, só que foi alongado o diferencial em relação ao Up! convencional, mas manteve as relações de marcha, O motor é o destaque, afinal para quem no passado já tirou leite de pedra dos EA 827(vulgo AP)/EA 113, fazer doce de leite encima de leite é moleza, o motor EA 211 três cilindros 1.nada 12V teve que ser "reprojetado" , afinal o turbo já exigiria mudanças com pistões forjados e a injeção direta exigiu mudanças nos pistões e por causa disso vieram reforços nos bloco, só que um detalhe: o reforço já vem no molde da fabricação e não posto depois da fabricação e a pressão de combustível opera a 260 bars tanto que as mangueira são de aço, o cabeçote também ganhou desenho diferente, o motor manteve o bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, mas a variação também é no escape, antes apenas admissão é claro o turbo, intercooler e injeção direta e essa última dá sigla TSI que quer dizer: Turbo Stratified Injection, ou injeção estratificada e turbo é o primeiro motor com turbo e injeção direta feito no Brasil, lembrando que o Peugeot 2008 usa motor francês e a S10 usa motor americano, além de Focus, Jetta, Peugeot  308/408 THP, Citroën C4 Lounge THP  e Golf no caso da VW são mexicanos, Peugeot/Citroën usam motores franceses e o Ford usa motor mexicano e com isso o Up! TSI gera 16.8KGFMa1500RPM e vai até 4500RPM e 101CVa5000RPM e com álcool mantém o torque e vai a 105CV nas mesmas rotações, o torque dá para dizer que com gasolina é o maior do segmento quer ver? o Uno 1.4 gera 12.4KGFMa3500RPM e 85CVa5750RPM com gasolina e com álcool vai a 12.5KGFM e 88CV é um verdadeiro massacre, dentro de casa vem Gol Rallye e CrossFox que usam o MSI 1.6 16V da mesma família do EA 211, mas com injeção multiponto comum e com isso gera 15.8KGFMa4000RPM e 110CVa5750RPM e com gasolina vai a 16.8KGFM e 120CV nas mesmas rotações, dá para notar que com gasolina o torque é maior e a potência é um pouco menor, mas movem veículos mais pesados e com álcool ele igual ao torque e chega mais cedo e a potência é bem menor, mas como ja disse: movem veículos mais pesados, o HB20X vem com o 1.6 16V da família Gamma que gera 16KGFMa4500RPM e 122CVa6000RPM e com álcool vai a 16.8KGFM e 128CV nas mesmas rotações, em resumo: tem mais torque que o 1.6 16V da Hyundai em qualquer situação e menor potência, mas move um veículo mais leve e o Sandero Stepway tem o 1.6 da família K que gera 14.5KGFMa2850RPM e 98CVa5250RPM e com álcool vai a 15.5KGFM e 106CV nas mesmas rotações, no caso do Renault além do 1.6 ter menos torque e potência, tem que mover um veículo mais pesado e aí fica complicado...., mas e por que Up! TSI é o futuro? simples, você acha que a Volkswagen ia gastar dinheiro para fabricar esse motor para o Up! claro que não! e se vender bem no Up! pode ter certeza: Gol, Voyage,Fox/CrossFox e SpaceFox vão ter esse motor, que na europa equipava o Polo PQ 25 e o Golf, o Golf seria tecnicamente mais viável, mas culturalmente não e ainda vou agregar mais no final do texto. O monobloco teve que ser reforçado, a suspensão recebeu molas e amortecedores diferentes para dar conta da maior potência, manteve o esquema de molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira semi - independente com eixo de torção, aliás todos os rivais seguem esse esquema e os freios são discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, só que o modelo TSI tem discos e tambores maiores para dar conta da maior potência, aliás os rivais também segue esse esquema. na potência dá para entender o perigo para os rivais externos e internos: é mais barato e tem melhor desempenho, ou seja se a situação é complicada para CrossFox e Gol Rallye, mais ainda para  HB20X, Sandero Stepway e Uno Way 1.4 e lembrando aqui: que a divisão de uma refrigeração para o bloco e outra para o cabeçote foi mantido, mas ganhou a refrigeração do intercooler e acabou sendo três.
O motor três cilindros 1.nada 12V TSI gera 101CV com gasolina e 105CV com álcool.(foto do Showroon).

Mangueira de aço para o combustível.(foto Showroon).

Manta acústica ajuda a isolar ruído.

Bloco reforçado e já vem no molde.
Dá para dizer que o três cilindros 1.nada 12V TSI é bem projetado de "1.nada( 1 litro, 1000 ou 1.0 como queira entender) ele não tem é nada, em comparação ao normal e de injeção comum ele gera 9.7KGFMa3000RPM e 75CVa6000RPM e com álcool vai a 10.4KGFM e 82CV nas mesmas rotações é uma diferença brutal.
ANDANDO COM ELE PARTE 1: Vai ser dividido em duas partes, a primeira parte foi o vendedor dirigindo, e por incrível que pareça, eu disse para ele "Você é doido...." por que? numa marginal ele tacou 100KM/H e o modelo mostrou uma boa estabilidade e além do mais a "Caixa de fósforo atômica"(o que é um elogio) "engolia" carros de cilindrada maior sem nenhum problema e ainda tinha um belo ronco em rotações mais altas.
ANDANDO COM ELE PARTE 2: Depois daquela "loucura" ele estacionou e cedeu o carro para mim, primeiro lugar chama atenção ao Maps & More com conta- giros bem grande e isso ajuda, ligando o carro se nota que a pequena vibração do Up! comum desaparece, a sensação é de um quatro cilindros, graças aos coxins hidráulicos, ao acelerar se nota uma coisa: mais "civilidade" por assim dizer que o 1.6 16V da própria VW que tem aquele "susto" em baixa rotação parecendo um 16V das antigas(não estou dizendo que o motor é  ruim), no Up! TSI já é bem previsível e a sensação é como 1.6, logo uma ladeira e dúvida terceira ou reduzir para segunda? vou cravar e manter a terceira e o pequeno VW mostrou uma "vontade" devorar a ladeira digna de carros de cilindrada superior, pena que a ladeira era um pouco curta, mas outras qualidades se mostraram: direção elétrica e câmbio macio e preciso, aliás parece que ela até vem a você para engatar as marchas, a suspensão cobra o preço: é um pouco dura, mas sólida, bem ao estilo Volkswagen, o que não vejo como negativo e surgiu um teste involuntário de frenagem: um Gol geração 5 estava dando ré e aí tive que frear bruscamente e ele freio bem e depois cheguei a concessionária e bati foto do modelo de test drive e depois bati do Showroon é claro e vale lembrar que é o primeiro carro turbo manual que eu pego, afinal Classe C e A45 AMG, o primeiro usa automático e o segundo usa dupla embragem e o turbo lag? ele não existe mais, está no passado, assim com o carburador.
PREÇO E SITUAÇÃO DIANTE DOS RIVAIS: O preço é de R$47.030 ainda é o carro de turbo e injeção direta mais barato do país em qualquer versão, parece que a VW ouviu as críticas em relação ao preço do resto da linha de modelos especialmente CrossFox e Voyage Evidence(não só minha,mas geral) e também é o quarto aventureiro urbano mais barato do país perdendo para o Cross Up! aspirado e para o Uno Way 1.nada , o Fiat Uno Way 1.4 é mais barato custa R$41.290 é menos equipado, tudo bem que o Uno sofre menos do "Efeito Renegade", mas ainda assim injeção direta e turbo nem em sonho para o compacto da Fiat, dentro de caso existem o Volkswagen Gol Rallye 1.6 16V que custa R$54.530 e o Volkswagen CrossFox 1.6 16V custa R$62.490 esse ao menos podem sonhar com turbo e injeção direta, o Hyundai HB20X que custa R$53.095 só que ágio nas concessionárias Hyundai é complicado e o Renault Sandero Stepway 1.6 custa R$53.000, o Up! é mais barato que todos os rivais com exceção do Uno, mas o Fiat é menos equipado, o consumo urbano pelo Inmetro foi de 13.8KM/L na cidade e 16.8KM/L na rodovia, com gasolina, ou seja abrir mão do desempenho em favor do consumo virou coisa do passado. pode ter os dois ao menos tempo hoje em dia. Se eu compraria? ao contrário do CrossFox que ficou "em cima do muro" pelo preço elevado, se tivesse os R$47.000 a resposta balançouo para   o sim : tudo bem existem escorregões como lataria á mostra e porta - malas pequeno como todo hacht, mas ele tem desempenho de carro de cilindrada maior, tecnologia embarcada que  só se vê em carros mais carros e mais barato que quase todos os rivais e ainda de quebra dá para dizer que é o mais seguro do segmento. Mas você pode pensar, esse pensamento aqui de baixo:
 
"E se quebra, vai ser caro de arrumar e blá,blá" disseram isso quando lançaram esse modelo aqui:
O Gol GTi em 1988 era o futuro.
Bom hoje tem carro 0KM á carburador? resposta: Não. então querendo ou não o Up! TSI é o futuro e fora que existem bons motivos dentro de casa, o Golf só tem motores turbo e é vice- líder entre os Hachts médios, é o único que luta direito com o Ford Focus que não tem versão Turbo e á frente do Cruze Sport6 e mais um caso dentro da VW: O Jetta TSI vende mais que o modelo convencional e detalhe é um carro de quase R$100.000! então o pequeno VW tem um futuro brilhante pela frente. mas caso você queira o Up! TSI ainda tem versões :
 
Move Up! :R$43.490 é a porta de entrada para o Turbo e a injeção direta.
High Up!:  R$48.040: tem mais equipamentos que a Move.
Black/Red/White R$48.690: Agora ela vem apenas com motor TSI.
Speed Up: R$49.990: "Tecnicamente" é um esportivo de adesivo, apesar do excelente desempenho, mas a VW falou que é serie especial para comemorar a chegada do motor TSI, então acaba no mesmo lado do Onix Effect: Serie especial não é considerada "esportivo de adesivo" por mim.
 
Sempre com câmbio manual, segundo a VW a plataforma do Up! não tem espaço para um manual-automatizado i-Motion e muito menos um automático.
 
E no caso do Cross Up! as cores sólidas disponíveis além do Vermelho Flash, são Branco Cristal( o modelo do showroon),  Preto Ninja, as metálicas são Azul Night, Cinza Quartzo, Prata Egito, Prata Lunar, Prata Sirius e a especial Amarelo Saturno.
 
Mas e o Gol Turbo? bem como eu citei acima os donos colocando óleo inferior, teve o problema do comando de válvulas variável, mas o Up! normal tem comando variável até hoje não vi nenhuma reclamação, então peço uma coisa não faça "terrorismos" além do mais a Internet da época era basicamente um deserto não era ampla em relação a hoje, afinal hoje dá para procurar gente que saiba consertar o modelo e que tem equipamentos(quando acabar a garantia é claro) então o Up! TSI tem um bom futuro pela frente e além do mais ele é o próprio futuro e o mesmo que fazem o "terrorismo" são os mesmos que babam do Mercedes-Benz, BMW ou Audi, não  que não mereçam até no caso da Mercedes-Benz entendo, mas ninguém faz "terrorismo" em cima da Classe C por ter motor 1.6 16V Turbo , eu acho esse tipo de crítica está mais baseado no "terrorismo" do que outra coisa.
                                                   FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.
CILINDRADA: 999cm3
DIÂMETRO X CURSO: 76 X 74.5mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 101/105CVa5000RPM
TORQUE: 16.8KGFMa1500RPM e vai até 4500RPM




CÂMBIO: Manual de cinco marchas e tração dianteira.
CARROCERIA: Hachtback, quatro portas e cinco lugares.
DIMENSÕES: Comprimento 3.66metros, largura 1.64metros(1.91metros), altura 1.53metros e entre - eixos 2.42metros.
PESO: 985KG
PESO/POTÊNCIA: 9.7KG/CV com gasolina e 9.4KG/CV com gasolina
PESO/TORQUE:58.6KG/KGFM nos dois combustíveis.
VOLUMES: Porta - malas 285 litros, tanque de combustível 50 litros.
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção(Interdependente segundo a VW)
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 15, 185/60/R15
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Direção elétrica, Vidros dianteiro ,travas elétricas e controle de tração.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Maps & More.
PREÇO: R$47.030.
 
AGRADECIMENTOS A VOX VOLKSWAGEN PELO TEST DRIVE, AO VENDEDOR QUE FOI BEM EXPLICATIVO EM ALGUNS ASPECTOS, EMBORA TIVE QUE JOGAR DURO, ANTES.
 
 


Comentários

  1. Como um critico você não passa confiança !!!
    Sua postura profissional fecha muitas portas li seu artigo baseado em achismo e na minha opinião ficou bom para seu nível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar: Não é jabá.
      Em segundo lugar: propuseram que o vendedor fosse dirigir para mim e não aceitei, é óbvio que jamais ia aceitar.
      Em terceiro lugar: Você tem um bom produto em mãos e não entendi o motivo da bronca, sinceramente, acho que vai no campo pessoal.
      Em quarto lugar: Os dados técnicos estão lá, no site da VW, no site da Renault, Fiat e Hyundai.
      Em quinto lugar: afinal o Gol GTi não estreou a injeção eletrônica e muita gente dizia que não presta, se tiver carro 0KM á carburador.... é óbvio que não tem.
      Em sexto lugar: o Gol Turbo não foi o primeiro popular com turbo?(1000,1.nada ou 1 litro com queira).
      Em sétimo lugar: críticas, sempre vão ocorrer e elogios vão ocorrer.
      Em oitavo lugar: se não viu os elogios então é cego.
      Em nono lugar: Posso ter um "Nível baixo", mas ainda assim faço o melhor que posso, dicas sempre ajudam e nunca me neguei a elas.
      Em décimo lugar: o achismo a onde? afinal o EA 827 não é o nome do AP no Brasil? e a evolução natural não foi o EA 113(cabeçote de fluxo cruzado).
      Em décimo primeiro lugar: O Jetta TSI me contaram que vende mais que o modelo básico, isso foi no lançamento do Up! TSI.
      Em décimo segundo lugar: é um fato que o Up! europeu de quatro portas tem janela basculante, ao contrário do brasileiro, ou seja não teria como instalar um vidro elétrico na traseira, o que não considero problema e foi um trabalho pesado.
      Em décimo terceiro lugar: existe o "terrorismo" que algumas pessoas fazem e dizem: "Se vai quebrar, vai custar quanto?" o que para mim é puro "terrorismo" que fazem, afinal pergunte alguma delas se andariam de carro á carburador hoje em dia.
      Em décimo quarto lugar: o investimento da Volkswagen do Brasil para a fabricação do motor 1.nada 12V TSI foi alto e ficar no só Up! é claro que não vai ficar, é natural que a VW vai expandir para fazer a economia de escala.
      Em décimo quinto lugar: se o senhor não gostou da matéria em sí, beleza, mas dizer que foi achismo meu, está de brincadeira. acho que o senhor como todo meu respeito, está totalmente errado.
      Em décimo sexto lugar: O Up! europeu tem porta - malas menor fato.
      Agora qual foi o meu achismo? sinceramente. eu mesmo vi o carro, lógico que carro perfeito não existe e nunca vai existir, nem eu e nem o senhor é perfeito claro, mas achismo? aí me desculpa pegou pesado e errado.

      Excluir
    2. Parabéns pelo relato Wellington..

      Relatou desde o atendimento até as constatações ao dirigir.. Além do que, usou farto material comparativo..

      Vai ser um relato decisivo na compra ou não do up tsi..

      Vox lá vamos nós...

      Excluir
    3. Obrigado Edilson pelo elogio! e se quiser tem matérias novas de outros modelos de outras marcas também. aliás obrigado pelos elogios. aliás você entendeu mais que o Eduardo aí em cima. gostei do seu comentário muito obrigado!

      Excluir

Postar um comentário