Avaliação: Volkswagen SpaceFox mostra que ainda é um bom familiar.

                            FUI ATÉ A VOX CAMPINAS AVALIAR A NOVA SPACEFOX.
Eu estava passando pelo bairro de Campinas-São José-SC e aí aproveitei para perguntar e se tinha chegado o Up! TSI e aí o vendedor me falou para falar  com o gerente e aí ele me falou que só chegaria daqui a alguns dias deixei o telefone e tanto ele como o vendedor estavam ajeitando a Golf Variant no showroon, pena que não tem para test drive, mas vou deixar a foto que bati dela.
A Bela Golf Variant sendo ajeitada no showroon.
E aí fui falar com outro vendedor e aí falei com ele e me respondeu "Se o gerente deixou, vamos" e aí marcou o dia: sexta - feira daquele semana, só que uma falha minha, eu não perguntei que versão que era, na minha cabeça era a Highline, mas era a Comfortline(mas relaxa, isso não é problema).
   Chegou o dia, eu falei com o vendedor e aí ele falou para esperar outro vendedor e fui esperar, tomei um copo de água e inclusive expliquei sobre a situação da falta de espaço em campinas, afinal não poderia bater fotos, pena que falhei na traseira, mas o erro foi meu e aí perguntei qual posto que eles abastecem e aí ele me falou o posto e aí esperei o outro vendedor e aí fomos.
    Sabemos que quando a SpaceFox era projeto, a VW chamava de "Fox MPV", chamar ela de Fox "Variant" era chamar de perua, a Volkswagen chama ela de "SportVan" e ela foi lançada em 2006 e como você sabe é feita na plataforma PQ 24 que serve a inúmeros modelos Volkswagen: Gol, Voyage, Saveiro atuais, o Fox/CrossFox e a SpaceFox, Polo e Polo Sedan já deram adeus e hoje se nota um ausência de veículos familiares pelo destaque que dão aos SUVs e um deles já deu adeus: a Nissan Livina já foi embora e voltando ao termo de "SportVan" segundo a Volkswagen o veículo reúne qualidades de perua e minivan juntas.
POR FORA Para um veículo desse porte, ela realmente apesar das três reestilizações seguidas, está melhor resolvida que as rivais, afinal a Palio Weekend e a Idea da Fiat sofrem o "Efeito Renegade" afinal a Fiat concentrou tantos esforços no Jeep Renegade(que justificaram até) que esqueceu a sua própria linha, tanto a última grande reforma da Palio Weekend foi em 2008 e a Idea sofre do mesmo mal, tanto que a última reestilização foi em 2010 e tem a Spin que foi lançada em 2012, mas o visual  é feio, nesse caso realmente a SpaceFox é mais bonita que as rivais, mas lógico estilo é questão subjetivo, ela mede 4.20metros de comprimento, em comparação aos rivais, a Palio Weekend mede 4.25metros, a Idea mede 3.95metros de comprimento e a Spin mede 4.36metros de comprimento, note que o tamanho é pouca coisa menor que a Palio Weekend, mas é maior que a Idea e menor que a Spin, na largura ela mede 1.90metros com os espelhos, sem eles ela fica no 1.66metros, em comparação as rivais, é mais larga que a Palio Weekend com 1.64metros, mais estreita que Idea com 1.69metros e que a Spin com 1.73metros, na altura ela mede 1.55metros é mais alta que a Palio Weekend com 1.51metros, mais baixa que a Idea com 1.71metros e Spin com 1.69metros e o entre - eixos é de 2.47metros, é maior que a Palio Weekend com seus 2.44metros, mas menor que Idea com 2.51metros e Spin com 2.62metros de entre - eixos.
A SpaceFox mostra ter o visual mais acertado da categoria.

Comfortline foi a versão avaliada.

MSI  com "i" Prateado indica que não é o 1.6 16V.
E você como você classificaria ela? bom 99,5% das pessoas classificam como uma perua, mas o próprio Fox tem perfil de minivan, então a SpaceFox para mim é uma minivan com forte jeito de perua. e sobre o MSI tudo bem que existe o "i" Prata e o "i" vermelho que indica o 1.6 16V, mas  que causa confusão ,isso causa. mas enfim isso eu tenho nada a ver e nem a Vox é uma questão da Volkswagen do Brasil.
POR DENTRO Como se sabe, a Volkswagen tem adotado a estratégia do "Simples, mas bem acabado" e eu achei o acabamento  dela simples, mas bem encaixado e bem acabado para a sua categoria, creio até que seja no nível ou até melhor que a Spin, mas dá para dizer que é melhor que a dupla da Fiat, já que infelizmente a Palio Weekend sofreu reduções de custos e a Idea também, aliás tudo por causa do Renegade....(aliás com eu já citei, foi justificado). o Espaço para dianteira e para a cabeça é excelente, no banco traseiro na minha posição é excelente, mas com o banco todo recuado ela aperta e aí não tem milagres com o sistema ARS puxado para a frente e banco dianteiro recuado, aí o espaço traseiro fica nulo(mas relaxa já vou falar os ganhos), O painel de instrumentos é bem instrumentado com conta-giros e velocímetro legíveis, aliás algo que tenho que elogiar a Volkswagen nesse aspecto, afinal a primeira SpaceFox  não tinha essa instrumentação bem legível de hoje e ela vem de série com os obrigatórios por lei: ABS e Air Bag Duplo, traz de série Ar Condicionado, Coluna direção regulável, Direção Elétrica(exclusiva do segmento), Vidros/Travas/ Espelhos elétricos e CD/Player de série, além deles ela vem com Computador de Bordo com I-System, Retrovisores elétricos com lift-down do lado direito, Sistema ARS de banco traseiro corrediço, Sistema de Alarme Keyless, Banco do motorista com regulagem de altura, Cinto de segurança de três pontos para quatro passageiros, Porta - malas com iluminação, Seta de direção nos espelhos retrovisores, Faróis de Neblina, Frisos laterais na cor do veículo, Gaveta sob o banco do motorista, Grade em preto brilhante e friso "Siberian", Lavador e Limpador do vidro traseiro, Desembaçador do vidro traseiro, Para sol com espelho iluminado para o motorista e passageiro, Porta luvas com iluminação, Tampa do porta - malas com iluminação, Tomada de 12 Volts no Console central, Aero Wish que é o sistema de limpador de para-brisas, Controle de tração(exclusividade do segmento), Faróis com dupla parábola e mascará negra,"Easy trunck" que é o sistema de abertura elétrica do porta - malas pelo logotipo, Bancos de tecido, Rack no teto, Conta- giros e marcador do nível de combustível e temperatura e Rodas aro 15 e vale lembrar que ela tem volante de gente grande que foi herdado do Golf e o modelo avaliado na Vox vinha com Roda liga-leve aro 15, Volante Multifuncional com apliques cromados e comando de som e do I-System e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro o que leva o preço a R$62.289 e ainda pode vir  com Piloto automático, Espelho eletrocrômico, Faróis com função comming & leaving home, Faróis de Neblica com função cornering light, Sensores de chuva e crepuscular, Tapetes de carpete, Luz de leitura dianteira, Sistema de som com Navegação GPS, USB e Teto Solar elétrico e aí o preço vai a R$69.533 e vale lembrar junto qu com a bela cor Azul Cobalto, mas você pode escolher os opcionais relativamente livres o que ajuda um pouco no bolso, em comparação as rivais a dupla da Fiat é bem mais barata, mas é menos equipada a Palio Weekend Attractive  só tem ABS, Air Bag Duplo, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica ,Vidros dianteiros elétricos e Travas elétricas , equipar ela com Ar Condicionado, CD/Player, Vidros traseiros e espelhos elétricos o preço vai a R$56.943 e o Alarme é acessório na concessionária Fiat, ainda fica mais barata que a SpaceFox, mas não traz controle de tração, a Idea Adventure Attractive tem a quase a mesma lista da Palio Weekend, mas acrescenta o Ar Condicionado, mas equipar com CD/Player, Vidros traseiros e espelhos elétricos o preço vai a R$53.046 e lembrando que a dupla da Fiat usa Rodas aro 14 e de aço também e vou lembrar que a Idea está na linha 2015 ainda, a Palio Weekend chegou a linha 2016 e a Spin LT vem com ABS, Air Bag Duplo, Alarme, Ar Condicionado, Direção Hidráulica e Vidros elétricos , para adicionar espelhos/ travas elétricas e CD/ Player na Spin LT você tem adicionar a Roda de liga-leve e com isso o preço vai a R$60.790 e a SpaceFox Comfortline adicionada a Roda Liga-leve vai a R$60.360 e sem a cor Azul Cobalto que é metálica e a SpaceFox oferece o controle de tração de série que é exclusivo no segmento assim como a Direção Elétrica. O seu porta - malas é de 440 litros atende bem a uma família com folga, lógico que em suas rivais ela deixa a Idea para trás com 380 litros, mas fica atrás da Palio Weekend com 460 litros e bem atrás da Spin LT com 710 litros, afinal a LT é apenas cinco lugares e não sete lugares e a média do porta - malas do segmento por causa da Spin é de 497 litros, para você ver até a Palio Weekend ficou abaixo da média, mas a grande sacada é o sistema ARS do banco traseiro corrediço e com isso ela vai a 513 litros e com o ARS a média do porta - malas aumenta para 516 litros, ou seja bem na média por assim dizer, só faltou dois litros, tudo por causa do porta - malas da Spin, sem ela a média seria outra, de qualquer forma todos aqui atende bem uma família, isso é um fato.
O Volante é herdado do Golf.

Painel de instrumentos bem legível.

Sistema de som de boa qualidade, mas não tem GPS.

Acabamento simples, mas bem encaixado e coerente.

"Atrás de mim" teve uma pequena sobra de espaço.

Com o banco recuado ele aperta, embora para a cabeça é bom.

Com o ARS puxado  o espaço na traseira é quase inexistente e o papel alí foi culpa minha.

Porta - malas de 440 litros em posição normal.

Com o ARS puxado vai para 513 litros.
Antes de mais nada um esclarecimento: O Papel estava no porta- malas e aí joguei no banco para fotografar o porta - malas e aí depois fui bater com o ARS puxado e esqueci do papel, mas faz parte, poderia ter jogado de novo e nesse caso em engenharia não existe "ganha-ganha" se você ganha num lado perde no outro, na SpaceFox não é diferente, se perde no porta - malas ganha no espaço e vice - versa, aqui não existem milagres.
MECÂNICAMENTE: O câmbio é o manual de cinco marchas chamado de MQ 200, aliás as rivais usam também câmbio manual de cinco marchas, o motor é o EA 111 1.6  VHT que já é um velho conhecido de todo mundo, com bloco de ferro e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, ele gera 15.4KGFMa2500RPM e 101CVa5250RPM e com álcool vai a 15.6KGFM e 104CV, aliás os rivais todos tem bloco de ferro e cabeçote de alumínio, tudo bem que o Fire 1.4 tem sub-bloco de alumínio, mas ele gera 12.4KGFMa3250RPM e 85CVa5750RPM com gasolina e com álcool vai a 12.6KGFM e 86CV nas mesmas rotações na Palio Weekend e na Idea ainda gera 12.2KGFMa2250RPM e 80CVa5500RPM e com álcool vai a 12.4KGFM e 81CV nas mesmas rotações, ou seja o "Efeito Renegade" pegou pesado na linha Fiat...., aliás um esclarecimento: não tenho nada contra o Jeep Renegade inclusive cheguei avaliar a versão Sport 1.8 16V manual, mas é um fato que aflige toda a linha Fiat e a Spin usa o também veterano Família I 1.8 EconoFlex que gera 16.4KGFMa3200RPM e 106CVa5600RPM e com álcool vai a 17.1KGFM e 108CV nas mesmas rotações, mas move um veículo mais pesado e aliás o Fire também já tem bons anos de vida. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é Semi - independente com eixo de torção, os rivais usam sistema igual com exceção da Palio Weekend que é independente por braços arrastados na traseira, mas você sabe que o futuro dela(não se sabe quando) é o mesmo da Parati: o adeus e os freios são discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, como todos os seus rivais.
O motor 1.6 gera 101CV com gasolina e 104CV com álcool.
ANDANDO COM ELA: A primeira coisa que tem se elogiar é o câmbio: como sempre uma referência entre os câmbios manuais, lógico que hoje a distância é mínima, mas mesmo assim, não posso afirmar sobre a caixa manual de seis marchas da Renault ou de outras marcas que tenham: Honda e Toyota, mas digo que tanto a de seis marchas da Volkswagen( CrossFox) como a cinco marchas são excelentes, que é o caso da SpaceFox,  depois vem a do Renegade de perto(melhor que a dos Fiat) e por último a do Duster(mas ainda melhor que a do irmão Logan), o motor EA 111 mesmo com seu bom tempo de vida, ainda mostra que tem fôlego suficiente para dar conta da SpaceFox, graças ao bom torque, a direção é elétrica é macia na cidade, chamada de "Easydrive" na Volkswagen, a suspensão mostra o acerto típico "Volkswagenziano" é duro, mas sólido. entrega qualquer buraco da pista, mas é firme nas curvas, embora não pude pegar "aquela curva", mas ela me pareceu que iria se dar bem nisso, inclusive depois da seção de fotos do posto, pedi para dirigir de volta e o vendedor pediu para ir rápido e aí falei "Vou mais rápido que puder" andei no limite da via é claro(60KM/H) e aí pude sentir o bom torque em baixas rotações do motor EA 111, lógico que para novatos em 16V ele chega a ser melhor que o EA 211 1.6 16V nesse aspecto, não dá sustos iniciais, mas lógico não estou desmerecendo é um bom motor, mas a Volkswagen deveria mudar a marcha lenta do EA 211 1.6 16V, creio que o Up! TSI será mais civilizado, afinal o Versa 1.6 16V e até o Duster 1.6 16V que nem comando variável de válvulas tem, não tem esse inconveniente. mas isso que é com a Volkswagen do Brasil, quando ao EA 111 tranqüilo nesse aspecto e também até na manutenção, geralmente quem procura uma versão de "entrada" procura algo bem simples. aliás apesar do acerto tipicamente Volkswagen, aliás na minha opinião Volkswagen tem que ser assim, nas lombadas ela até foi bem, por incrível que pareça.
PREÇO E SITUAÇÃO DIANTE DAS RIVAIS  A versão Comfortline 1.6 custa R$58.590 a princípio parece caro, A Idea custa R$50.510 e nem pode vir  com o controle de tração de série na SpaceFox como você viu na situação por dentro e ainda é linha 2015, a Palio Weekend custa R$49.150 e equipar ao nivel da SpaceFox não dá, chega a quase perto, a Spin LT talvez é que chegue mais próxima custa R$57.790 e equipar perto do nível da SpaceFox vai para R$60.000 e traz a Roda de Liga-leve aro 15 junto e a SpaceFox também tem como opcional, mas é mais barata que o modelo da Chevrolet, o consumo do Conpet é de 8.3KM/L com gasolina e 7.3KM/L com álcool e o rodoviário é de 11.8KM/L com gasolina e 10.3KM/L com álcool. Se eu compraria se tivesse R$60.000? por incrível que pareça a resposta é sim, os pontos negativos ficam por conta do espaço com o banco traseiro recuado e confusão com o "MSI" na traseira, mas no geral, um bom câmbio, um motor e um bom porta - malas, pode ser uma boa opção para quem não quer um SUV e caso você tenha interesse tem mais outras versões:
 
Comfortline 1.6 i- Motion  custa R$ 62.090 e vem com câmbio automático i-Motion
Highline 1.6 16V MT6 custa R$64.590
Highline 1.6 16V i-Motion custa R$ 67.990
Cross 1.616V MT6 custa R$69.690
Cross 1.616V i-Motion custa R$73. 190
                                                                  FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, Flex
CILINDRADA: 1598cm3
DIÂMETRO X CURSO: 76.5mm x 86.9mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 12:1
POTÊNCIA:101CV/104CVa5250RPM
TORQUE:15.4/15.6KGFMa2500RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas, tração dianteira
CARROCERIA: "Minivan/SportVan", cinco lugares e quatro portas
PESO:1161KG
PESO/POTÊNCIA:11.5KG/CV com gasolina e 11.2KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 75.4KG/KGFM com gasolina e 74.4KG/KGFM com gasolina
VOLUMES: Porta - malas 440 litros/ 513 litros e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção (Interdependente segundo a VW).
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira com ABS, EBD e Controle de tração.
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS: Aço aro 15(Liga-leve aro 15 opcionais), 195/55R15
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, CD/Player, Vidros/ Travas e Espelhos elétricos, Controle de tração.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Sensor de estacionamento, Teto Solar, Navegação GPS.
PREÇO: R$58.590
 
 
AGRADECIMENTOS AO GERENTE DA VOX DE CAMPINAS- SÃO JOSÉ, AOS TRÊS VENDEDORES QUE CONSEGUI O CONTATO PARA A REALIZAÇÃO DO TEST DRIVE.

 

 
 
 

 


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