Plataforma E 36/46/ 85/86/83 da BMW e sua vida na Alemanha.

            A FAMOSA SÉRIE 3 DA BMW DOS ANOS 1990 E 2000 E SUAS DERIVAÇÕES.
Antes de mais nada, se você confundiu as coisas eu vou colocar em pratos limpos aqui:

E 36: Sedan, Touring, Coupé, Cabrio, Compact(1990 a 1999) e Z3.
E 46: Sedan, Touring, Coupé, Cabrio, Compact(1999 a 2005)
E 85: Z4 Conversível
E 86: Z4 Coupé
E 83: X3


A Série 3 foi importante na abertura das importações, inclusive foi um dos primeiros modelos a desembarcar no Brasil e lógico que essa matéria histórica terá foco na Alemanha, em outubro de 1990 na linha 1991 ela chegava ao mercado de início apenas na carroceria sedã de quatro portas, ele media 4.43metros de comprimento, 1.70metros de largura, 1.39metros de altura e 2.70metros de entre - eixos, o motor é longitudinal e a tração é traseira, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ,automática de quatro ou de cinco marchas para os motores mais potentes, nos motores um leque variado de opções começava pelo 1.6 da família M40 com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, injeção eletrônica multiponto, o seu diâmetro é de 84mm e o curso é de 72mm o que totalizavam 1596cm3, a sua taxa de compressão é de 9:1 e com isso ele gerava 14.4KGFMa4250RPM e 100CVa5500RPM, a segunda opção era o 1.8 de mesma concepção e da mesma família, o diâmetro era mantido, mas o curso ia para 81mm o que totalizavam 1796cm3, a sua taxa de compressão é de 8,8:1 e com isso gerava 16.5KGFMa4250RPM e 113CVa5500RPM, a terceira opção era o seis cilindros de 2 litros e 24 válvulas  da família M50 com bloco de ferro  e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis chamados de Bi-Vanos pela BMW, o seu diâmetro era de 80mm e o curso é de 66mm o que totalizavam 1990cm3, dotado de injeção eletrônica multiponto, a sua taxa de compressão era de 10,5:1 e com isso gerava 19.4KGFMa4700RPM e 150CVa5900RPM e por último o seis cilindros de 2.5 litros, 24 válvulas da família M50 , o seu diâmetro é de 84mm e o curso é de 75mm o que totalizavam 2494cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 25KGFMa4700RPM e 192CVa5900RPM. A sua suspensão era independente nas quatro rodas, sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira, os freios eram discos ventilados nas quatro rodas e a direção do tipo pinhão e cremalheira.
A Série 3 chegava ao mercado com motores 1.6 de 100CV, 1.8 de 113CV, o seis cilindros de 2 litros e 24 válvulas  de 150CV e o seis cilindros de 2.5 litros e 24 válvulas com 192CV e mais tarde o 2.5 Turbo Diesel de 115CV, o 1.8 16V citado no cupê e o 2.5 Turbo Diesel de 143CV. o quatro cilindros 1.8 Turbo Diesel de 90CV.
Aqui não vai precisar um dicionário por que o 1.6 equipa a 316, o 1.8 equipa o 318, o 2.nada 16V o 320 e o seis cilindros de 2.5 litros o 325, os dois últimos foram famosos no Brasil e o câmbio automático de cinco marchas era exclusividade dos dois últimos.
  Em janeiro de 1991 chegava o 325td como o nome diz, vinha com o seis cilindros de 2.5 litros, turbo diesel, injeção eletrônica da família M 51, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 80mm e o curso é de 82.7mm o que totalizavam 2497cm3, a sua taxa de compressão é de 22:1 e com isso gerava 22.6KGFMa1900RPM e 115CVa4800RPM e em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda.
    Em fevereiro de 1992 chegava o cupê que era basicamente um Série 3 com duas portas, mas estreava uma novidade, ele mantinha o seis cilindros de 2 litros e 24 válvulas  do sedã e o seis cilindros de 2.5 litros e 24 válvulas á gasolina também do sedã, mas estreava uma opção de entrada diferente do sedã era o 1.8 16V da família M40 que foi rebatizado de M42 era basicamente o antigo 1.8 dotado de cabeçote de 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 17.8KGFMa4500RPM e 140CVa6300RPM, algo bem raro um 1.8 com 140CV nos anos 1990.
O Série 3 chegava ao mercado além dos seis cilindros de 2 e 2.5 litros, estreava o 1.8  16V de 140CV.
Em outubro de 1992 na linha 1993 chegava o lendário M3, o motor era o seis cilindros de 3 litros da família S50 que era uma versão de alto desempenho da família M50, com 24 válvulas, de mesma concepção dos M50 mas com alterações feitas pela divisão M da BMW, o seu diâmetro é de 86mm e o curso é de 85.8mm o que totalizavam 2990cm3, a sua taxa de compressão é de 10,8:1 e com isso ele gerava 32.6KGFMa3600RPM e 286CVa7000RPM e de quebra ela tinha um belo ronco vindo do seu seis cilindros em linha que até hoje tem seus fãs.
O M3 chegava ao mercado com o motor.....
          Seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas com 286CV e mais tarde o motor vai a 3.2 litros e 321CV.
Se você não se impressionou para época, era o equivalente a 400CV hoje. Em abril de 1993 chegava mais uma opção de carroceria era o Cabrio ou conversível de início apenas no 325i com o seis cilindros de 2.5 litros e 24 válvulas já citado no sedã, era a única opção de motor e altura dele era um 1.35metros e o resto das dimensões eram iguais aos sedãs.
A Série 3 conversível com motor seis cilindros de 2.5 litros e 24 válvulas.
Em outubro de 1993 na linha 1994 chegava o hachtback compact apenas no motor 1.6 e 1.8 16V e com isso eram apenas 316 e 318Ti compact, ele mantinha o entre - eixos, largura e altura já citados no sedã, mas o comprimento caia para 4.21metros e diante do "corte" a BMW teve que apelar a um retrocesso: em vez de Multlink na traseira, ela era por braços arrastados, ainda que se mantinha independente, é que não coube a nova Multilink na traseira "cortada" do Compact.
O Compact chegava ao mercado de início com o 1.6 já citado no sedã e o 1.8 16V já citado no cupê e mais tarde o seis cilindros de 2.5 litros e 24 válvulas que será citado na perua.
Em outubro de 1994 na linha 1995 veio um leque de novidades para a linha BMW, para o sedã chegava o 1.8 16V no lugar do 1.8 de 8 válvulas e ganhava o 325tds, o motor seis cilindros em linha de 2.5 litros, 24 válvulas, turbo diesel recebia alterações para gerar 26.5KGFMa2200RPM e 143CVa4800RPM, o sedã ganhava a versão M3 com o mesmo motor do cupê, assim como o conversível também ganhava a versão M3 e o mesmo motor e cupê, foram alterados suspensão, freios e direção para dar conta da maior potência. O Conversível ganhava a opção do seis cilindros em linha de 2 litros e 24 válvulas como opção de entrada e o cupê não mudava.
O M3 ganhava a opção sedã e o mesmo motor do cupê.

O M3 Cabrio com os mesmos motores do cupê e do sedã.
Em janeiro de 1995 chegava a perua Touring, ela vinha com os motores 1.6, 1.8, 1.8 16V, o seis cilindros de 2 litros, estreava versão 323Ti, o motor era o seis cilindros de 2.5 litros e 24 válvulas herdado do 325i, mas agora gerando 25KGFMa3950RPM e 170CVa5500RPM e estreava a 328i, com motor seis cilindros de 2.8 litros e 24 válvulas, da mesma família M50 renomeado M52 o diâmetro foi mantido e o curso foi a 84mm o que o deixa igual(84 x 84mm) o que totalizavam 2793cm3, a sua taxa de compressão é de 10,2:1 e com isso gerava 28.5KGFMa3950RPM e 193CVa5300RPM e os seis cilindros de 2.5 litros, turbo diesel de 143CV.
A Série 3 Touring com os mesmos motores 1.6, 1.8, 1.8 16V, seis cilindros de 2 litros, o seis cilindros de 2.5 litros agora gerava 170CV e o seis cilindros de 2.8 litros e 24 válvulas com 193CV, o seis cilindros de 2.5 litros de 143CV.
Em outubro de 1995 na linha 1996 o sedã ganhava o seis cilindros de 2.8 litros, e o seis cilindros de 2.5 litros agora com 170CV era transferido para o 323i, nos diesel apenas o 2.5 Turbo Diesel de 143CV e estreava o Roadster Z3, que media 4.02metros de comprimento, manteve a largura do Z3, a altura foi de 1.29metros e o entre - eixos de 2.44metros, câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e duas opções de motor: o 1.8 já citado no sedã e o 1.9 16V o seu diâmetro é de 85mm e o curso é de 83.5mm o que totalizavam 1895cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 18.3KGFMa4300RPM e 140CVa6300RPM que era exclusivo dele.
O Z3 chegava ao mercado com motores 1.8 e 1.9 16V de 140CV e o seis cilindros em linha de 2.8 litros já citado na Touring.
Em outubro de 1996 na linha 1997 chegava a opção á diesel mais em conta era o 318 tds, o motor era o quatro cilindros turbo diesel da família M41, o seu diâmetro era de 80mm e o curso é de 82.8mm o que totalizavam 1665cm3, a sua taxa de compressão é de 10,2:1 e com isso gerava 19.2KGFMa2000RPM e 90CVa4400RPM e para os M3 o motor seis cilindros de 3 litros dá lugar ao de 3.2 litros da mesma família de motores, o diâmetro cresce para 86.4mm e o curso para 91mm o que totalizavam 3201cm3, a sua taxa de compressão é de 11,3:1 e dotado de comando de válvulas mais bravo, ele gerava 35.7KGFMa3250RPM e 321CVa7400RPM , para o Compact estreava o seis cilindros de 2.5 litros e 24 válvulas com 170CV e o Z3 ganhava a opção do seis cilindros de 2.8 litros e 24 válvulas já citado no sedã e na Touring.
  Em outubro de 1997 na linha 1998 nada mudava para as outras carrocerias, com exceção do Z3 que ganhava a versão M Roadster que vinha com o seis cilindros de 3.2 litros e 24 válvulas herdados da M3 que era o resto da família.
O M Roadster com o mesmo motor seis cilindros de 3.2 litros e 24 válvulas do M3.
E quer saber como a linha da Série 3 ficou? bom o Z3 não precisa por que não tem essa confusão, mas o resto da Série 3 graças ao 323i tem essa confusão, então vamos lá:

316          1.6    100CV  5MT 4 AT
318          1.8    113CV  5MT 4 AT
318 is       1.8 16V   140CV  5MT  4AT
320          2.litros 24V   150CV  5MT 5AT
323          2,5 24V        170CV  5MT  5AT
325         2.5 24V         192CV   5MT 5AT
328          2.824V         193CV   5MT 5AT
318tds      1.7 Turbo Diesel   90CV 5MT 4AT
325td        2.5 Turbo Diesel   113CV 5MT 4AT
325tds      2.5 Turbo Diesel   143CV 5MT 4AT.
M3           3 litros 24V   286CV  5MT(até 1997)
M3           3.2 24V         321CV   5MT(de 1997 até 1998).
EM 1998 MARCAVA A CHEGADA DO MODELO E46 de início apenas na carroceria sedã de quatro portas, ele media agora 4.47metros de comprimento, 1.74metros de largura, 1.41metros de altura e 2.72metros de entre - eixos, nos motores a oferta começava pelo 318i, agora com motor 1.9 16V herdado do Z3, mas calibrado para gerar 18.4KGFMa3900RPM e 118CVa5500RPM, a segunda opção era o seis cilindros de 2 litros herdado do E 36, a terceira opção era o seis cilindros de 2.5 litros e 24 válvulas de 170CV para o 323 e o seis cilindros de 2.8 litros e 24 válvulas todos herdados do E36 e um novo motor turbo diesel para o 320d, era o 2.nada 16V Turbo Diesel da família M47, o seu diâmetro era de 84mm e o curso era de 88mm o que totalizavam 1951cm3, a sua taxa de compressão é de 19:1 e com isso gerava 28.5KGFMa1750RPM e 136CVa4000RPM dotado de turbo, intercooler e injeção eletrônica sem common-rail. nas opções de cãmbio vem o manual de cinco marchas, automático de quatro marchas e automático sequencial de cinco marchas.
A nova Série 3 chegava ao mercado com motores 1.9 16V de 115CV e os seis cilindros de 2, 2.5 litros e 2.8 litros herdados da geração anterior e o 2.nada 16V Turbo Diesel de 136CV, mais tarde o seis cilindros de 2 litros dá lugar ao 2.2 litros com 170CV, um novo seis cilindros de 2.5 litros com 192CV e o seis cilindros de 3 litros com 231CV e nos diesel o 2.nada 16V á diesel  de 131CV e o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas com 184CV.
Em outubro de 1998 o Z3 ganhava o motor 1.9 16V "estrangulado" do sedã e estreava versão cupê que parecia um roadster que enfiaram o teto "goela-abaixo", mas enfim o teto foi colocado e o visual ficou bem estranho, além dos motores 1.9 16V de 113CV e 140CV e do seis cilindros de 2.8 litros veio o M Coupé com motor de seis cilindros e 3.2 litros herdados da M3 da época e o M3 Sedan dava adeus.
O M Coupé com motor seis cilindros de 3.2 litros e 321CV.
Em outubro de 1999 na linha 2000 mais novidades, a primeira era a nova Touring com as mesmas dimensões do sedã, os mesmos motores do sedã com exceção do seis cilindros de 2.5 litros com 170CV, o novo cupê com o mesmos motores do sedã e o Z3 era reestilizado com nova grade dianteira e faróis e juntos com eles, o motor 1.9 16V de 140CV dava lugar ao seis cilindros de 2 litros com 150CV já citado em detalhes na geração da E36.
A Touring chegava ao mercado com quase todos os motores do sedã com exceção do seis cilindros de 2.5 litros.

O cupê com os mesmos motores do sedã.

O Z3 reestilizado também chegava ao mercado e o motor 1.9 16V de 140CV dava lugar ao seis cilindros de 2 litros.
Em julho de 2000 na linha 2001 eles resolvem troca os motores , o 320i, troca o seis cilindros de 2 litros pelo seis cilindros de 2.2 litros e 24 válvulas, da família M54, o seu diâmetro é de 80mm e o curso é de 72mm o que totalizavam 2171cm3, a sua taxa de compressão é de 10,7:1 e com isso gerava 21.4KGFMa3500RPM e 170CVa6250RPM, o 323 é substituído pelo 325, mas o motor agora é da família M54, o seu diâmetro era de 84mm e o curso era de 75mm o que totalizavam 2494cm3 e sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 25KGFMa3500RPM e 192CVa6000RPM e o 328 é substituído pelo 330, o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas, o seu diâmetro foi mantido, mas o curso foi a 89.6mm o que totalizavam 2979cm3, a sua taxa de compressão é de 10,2:1 e com isso gerava 30.6KGFMa3500RPM e 231CVa5900RPM , nos motores á diesel além do 2.nada 16V ele ganhava a opção do 2.nada 16V Turbo diesel "estrangulado" para gerar 27KGFMa1750RPM e 116CVa4000RPM e estreava o 330d, com motor seis cilindros em linha de 3 litros, 24 válvulas, turbo diesel da família M57, o seu diâmetro é de 84mm e o curso é de 88mm o que totalizavam 2926cm3, a sua taxa de compressão é de 18:1 e com isso gerava 39.8KGFMa1750RPM e 184CVa4000RPM. chegava a opção de tração integral para o motor seis cilindros de 3 litros á gasolina ou á diesel. na mesma época o cupê também trocava os motores, o Cabrio que era um pouco mais baixo medindo 1.36metros, tinha todas as opções de motores sendo o seis cilindros todos sendo os novos 2.2, 2.5 e o 3 litros .marcava a estreia da nova M3 em versões cupê e cabriolet, o motor era derivado da família S50 que era um versão de alto desempenho do antigo M50, o seu diâmetro é de 87mm e manteve o curso o que totalizavam 3246cm3,(na verdade um 3.25....), seis cilindros em linha e 24 válvulas, a sua taxa de compressão era de 11,5:1 e com isso gerava 32.7KGFMa4900RPM e 343CVa7900RPM , o câmbio manual de cinco marchas dava lugar ao manual de seis marchas e o Z3 troca os seis cilindros de 2 litros pelos de 2.2 litros e 3 litros.
O M3 chegava ao mercado agora equipado com....
                                            O seis cilindros em linha de 3.3 litros e 343CV.


O M3 Cabrio com mesmo motor do cupê.
Se ficou perdido agora vou colocar como ficou os motores da linha BMW da Série 3:
318i: 1.916V    113CV  MT5 AT4
320i  2 litros 24V   150CV  MT5  AT5 (até 2000)
320i  2.2 24V         170CV  MT5 AT5
323i   2.524V          170CV  MT5  AT5
325I   2.5 24V         192CV   MT5  AT5
328i   2.8 24V          193CV   MT5  AT5
330i   3 litros 24V    231CV   MT5  AT5
318D  2.nada 16V TD  116CV  MT5 AT5
320D  2.nada 16V TD  140CV  MT5 AT5
330D   3 litros 24V TD  184CV  MT5  AT5
M3       3.3 24V           343CV  MT6.
Em outubro de 2001 chegavam novos faróis e novas lanternas e estreavam as versões 316i e 318i, a primeira era equipada com o motor 1.8 16V da família N, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 84mm o que totalizavam 1796cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 17.8KGFMa3750RPM e 116CVa5500RPM e o 318i era equipado com motor 2.nada 16V da família N da mesma concepção do 1.8, o seu diâmetro é mantido e o curso foi a 90mm o que totalizavam 1995cm3, a sua taxa de compressão é de 10,2:1 e com isso gerava 20.4KGFMa3750RPM e 143CVa6000RPM, os seis cilindros de 2.2 litros, 2.5 litros e 3 litros todos com 24 válvulas eram mantidos, o 2.nada 16V á diesel de "entrada" era mantido, o 2.nada 16V de maior potência agora gerava 33.6KGFMa2000RPM e 150CVa4000RPM, a sua taxa de compressão é de 17:1 e o  destaque a injeção common-rail para esse motor. para as versões X apenas os seis cilindros de 3 litros á gasolina e diesel estavam disponível, as carrocerias que mudavam eram sedã e Touring e junto com eles chegava o Compact com motores 1.8 16V, 2.nada 16V(316 e 318) e o seis cilindros de 2.5 litros e 24 válvulas que é o 325i , para o cupê chegava o novo 2.nada 16V e o câmbio automático sequencial de cinco marchas era para todos os motores.
Novos faróis e lanternas e junto com eles o motor 1.8 16V de 116CV, 2.nada 16V de 143CV, manteve todos os seis cilindros á gasolina e manteve o 2.nada 16V á diesel calibrado para 116CV, o 2.nada 16V á diesel de 143CV é substituído pelo de 150CV e o seis cilindros á diesel é mantido e esse último mais tarde vai a 204CV.

A Touring também é reestilizada e manteve os motores.

O Compact com os motores 1.8 16V , 2.nada 16V e o seis cilindros de 2.5 litros.
Para o Z3 ele ganhava o motor 2.nada 16V e o cupê ganhava os mesmos motores do sedã. Em outubro de 2002 na linha 2003 chegava o Z4, que media 4.09metros de comprimento, 1.78metros de largura, 1.29metros de altura e 2.49metros de entre - eixos, duas opções de motores, ambas com seis cilindros, o 2.5 24V já citado no sedã e o 3 litros de 24 válvulas também já citado no sedã, sucessor do Z3 ele vinha de início apenas na carroceria conversível, ou roadster se preferir e ele tinha câmbio manual de seis marchas ao invés de cinco marchas.
O Z4 chegava ao mercado com motor seis cilindros de 2.5 litros e 3 litros já citados no sedã e mais tarde o seis cilindros de 2.2 litros.
Em outubro de 2003 na linha 2004 era vez do seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo diesel do sedã ganhar injeção common-rail, a sua taxa de compressão é de 17:1 e com isso gerava 41.8KGFMa1500RPM e vai até 2750RPM e 204CVa4000RPM e trouxe o câmbio manual de seis marchas á reboque, o cupê e conversível ganhavam as alterações visuais, aliás vale lembrar da M3 que já tinha o visual apresentado pelo cupê em 2003 e para o conversível, nos motores o 2.nada 16V, os seis cilindros de 2.2 litros, 2.5 litros e 3 litros, o 2.nada 16V Turbo Diesel e o seis cilindros Turbo Diesel de 3 litros que havia estreado no sedã, o conversível só não tinha versão á diesel , mas tinha o mesmo 2.nada 16V e os seis cilindros de 2.2 litros, 2.5 litros e 3 litros e o M3 ganhava uma versão mais potente chamada de CSL, mantendo o câmbio manual de seis marchas e o motor seis cilindros de 3.3 litros e 24 válvulas, mas com alterações em comando de válvulas mais bravo e injeção eletrônica para gerar 37.7KGFMa4900RPM e 360CVa7900RPM e o Z4 ganhava o seis cilindros de 2.2 litros e 24 válvulas como opção de entrada.
O M3 CSL chega ao mercado com alterações no seis cilindros de 3.3 litros calibrado para 360CV.
O Cupê da série 3 é reestilizado com os mesmos motores do sedã com exceção do 1.8 16V e o 2.nada 16V Turbo Diesel de 116CV.

O Conversível com os mesmos motores do cupê, com exceção dos motores á diesel não disponíveis.
E também chegava o utilitário esportivo X3, que media 4.56metros de comprimento, 1.85metros de largura,1.67metros de altura e 2.79metros de entre - eixos. dotado de tração integral, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático seqüencial de cinco marchas, nos motores os seis cilindros de 2.5 litros e 3 litros de 24 válvulas á gasolina já citados no sedã e o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas turbo diesel, intercooler, injeção common-rail já citado no sedã da Série 3.
O X3 chegava ao mercado com motor seis cilindros de 2.5 litros, 3 litros e turbo diesel de 3 litros 24V e mais tarde o 2.nada 16V Turbo Diesel de 150CV.
Em agosto de 2004 o compact dá o seu adeus,  entra no lugar a primeira geração do Série 1, para o Série 3 Sedã, Touring, Coupé e Cabriolet nada mudava, assim como as M3 também não mudavam, o Z4 não tinha alterações e o X3 ganhava a versão 2.nada 16V Turbo Diesel de 150CV.
 Em agosto de 2005 a Série 3 migrava nas versões sedã e touring para a E90 que é outra história e agora quer ver como a série 3 ficou?

316i              1.8 16V         116CV MT5   AT5  
318i              2.nada 16V    143CV  MT5   AT5
320i              2.2 24V          170CV  MT5   AT5
325i              2.5 24V          192CV  MT5   AT5
330i              3 litros 24V     231CV  MT5  AT5
318d            2.nada 16V TD  116CV  MT5 AT5
320d            2.nada 16V TD   150CV MT5  AT5
330d            3 litros 24V TD   184CV MT5  AT5
330d            3 litros 24V TD    204CV MT6  AT6
M3               3.3 24V               343CV  MT6
M3  CSL      3.3 24V               360CV  MT6

Em outubro de 2005 na linha 2006 o Z4 ganhava novos faróis e grade e junto com eles, a opção da carroceria cupê, desta vez não parecia que "enfiaram um teto" como foi no Z3, e nos motores o leque é ampliado, estreava a opção do 2.nada 16V da família N46, que ganhava um novo sistema de comando de válvulas variável para o motor que mantinha o diâmetro x curso, a sua taxa de compressão era de 10,5:1 e com isso gerava 20.4KGFMa3600RPM e 150CVa6200RPM, o seis cilindros de 2.5 litros e 24 válvulas, pertence a família M52, o seu diâmetro é de 82mm e o curso é de 78mm o que totalizavam 2497cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gerava 23.4KGFMa3500RPM e vai até 5000RPM e 177CVa5800RPM, uma versão mais potente desse motor chamada de 2.5is que gerava 25.5KGFMa2750RPM e vai até 4250RPM e 218CVa6250RPM, o seis cilindros de 3 litros, 24 válvulas da mesma família, o diâmetro crescia para 85mm e o curso foi para 88mm o que totalizavam 2996cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso gerava 32.1KGFMa2750RPM e 231CVa6600RPM e estreava o M Roadster com o motor herdado da M3 com o seis cilindros de 3.3 litros e 24 válvulas com 343CV já citado em detalhe no M3 e chegava o Z4 Coupé com os mesmos motores do Roadster, inclusive até versão M chamada de M Coupé e a X3 não tinha nenhuma alteração disponível e o Z4 trouxe com ela o câmbio automático sequencial de seis marchas chamado Steptronic pela BMW.
O Z4 era reestilizado com motores 2.nada 16V de 150CV, seis cilindros de 2.5 litros e 24 válvulas com 177CV e 218CV e o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas com 265CV.

O M Roadster com o mesmo motor da M3.

O Z4 Coupé com os mesmos motores do conversível.

O M4 Coupé com os mesmos motor do M Roadster.
Em outubro de 2006 é vez dos cupê e conversível da Série 3 darem o seu adeus, para o Z4 nenhuma alteração e para o X3 nova grade dianteira, farois e para - choques, e além delas mudanças mecânicas, câmbio automático seqüencial de seis marchas, nos motores ele ganhava a opção do 2.nada 16V já citado no Z4, e o seis cilindros de 2.5 litros e 24 válvulas de 218CV também já citado, o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas também da mesma família do já citado no Z4, mas no utilitário esportivo passou a gerar 32.1KGFMa2750RPM e 272CVa6650RPM, nos diesel o 2.nada 16V Turbo Diesel era mantido, o seis cilindros de 3 litros, 24 válvulas turbo diesel ganhava turbo de geometria variável para gerar 51KGFMa1750RPM e vai até 2750RPM e 218CVa4000RPM e ganhava uma opção mais forte chamada de "3.OSD" que era o seis cilindros me linha de 3 litros, 24 válvulas em vez de apenas um turbo, ele era dotado de dois turbos, ou seja era um biturbo , a sua taxa de compressão é de 17:1 aliás era o mesmo seis cilindros mas acoplado com dois turbo e com isso gerava 59.1KGFMa1750RPM e vai até 286CVa4400RPM, é uma bela potência e torque.
O Utilitário esportivo X3 era reestilizado com motores  2.nada 16V, seis cilindros em linha de 2.5 litros e 24 válvulas com 218CV, seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas com 272CV, o 2.nada 16V Turbo Diesel, o seis cilindros de 3 litros, 24 válvulas, turbo diesel com 218CV e o seis cilindros de 3 litros, 24 válvulas, biturbo diesel com ótimos 286CV.
Em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 o Z4 migrava para nova plataforma e em outubro de 2010 é vez do X3 migrar a nova base.

Essa base estabeleceu a fama do seis cilindros em linha da BMW, mas foi importante por ter diversas opções de carroceria e ser o primeiro M3 com motor de seis cilindros.



   










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