Renault inagura segmento : A Duster Oroch é lançada oficialmente.

 

                        A DUSTER OROCH ESTREIA UM NOVO SEGMENTO NO BRASIL.
Você já reparou que a S10 atual está no mesmo comprimento de um D20 de 30 anos atrás? e que Strada e Saveiro cabine dupla apertam os passageiros na traseira? ou seja aproveitando o Duster e plataforma B da Renault vem a estreia da Duster Oroch e a picape da Renault leva o nome do utilitário esportivo do qual foi derivada, foram investida 4800 horas de desenvolvimento e 720.000KM para averiguar a picape.
  A Picape foi desenhada pelo Technocentre em parceira com a RDAL(Renault-Desing América Latina) a principio nas fotos, eu gostei, aliás o visual ficou bem acertado, conseguiram uma façanha: acertaram melhor na picape que no utilitário esportivo nesse quesito, aliás algo que me incomoda no Duster é a junção do para - lama com a traseira, já que a picape parece ter lanternas que juntam  e você imagina, "Ah, mas é um Duster com caçamba" , então Saveiro é Gol com caçamba, Strada é Palio com caçamba e por aí vai e a picape mede 4.69metros de comprimento é 37mais que o Duster SUV, a largura é de 1.82metros aqui é igual, a altura é 1.69metros também é igual e o entre - eixos é de 2.83metros aumentou 17cm em relação ao Duster e sem concorrência direta, ou seja a concorrência mais próxima é da Strada Adventure(líder entre as médias) e a S10 Flex, que a rigor não são rivais dessas picapes e como curiosidade: as dimensões são equivalentes a uma S10 dos anos 1990 só que tinha cabine simples, ao passo que a Renault tem cabine dupla.
Aqui as versões 2.nada 16V e 1.6 16V.

Aqui a versão Dynamique 2.nada 16V

Aqui de traseira.

Aqui a versão Dynamique 1.6 16V.

Aqui a foto de traseira.


 Quem viu o test drive/rewiew do Duster Dynamique 1.6 16V sabe o que penso do interior dele, mas existe uma questão: a Oroch não tem rivais, então é difícil de dizer se é inferior, igual ou superior, mas uma coisa também que remete as picapes médias dos anos 1990: Capacidade de carga de 650KG e lógico faço justiça aqui: o espaço interno do Duster supera carros mais caros, acredito que a Oroch também vá pelo mesmo caminho. Ela vem de série com ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, CD/Player, Vidros/Travas elétricas em todas as versões, a Dynamique acrescenta espelhos elétricos que são opcionais na Expression e sistema MediaNav só na versão Dynamique.
O Interior é o mesmo do Duster a qual ela assume que é derivada.
Duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou de seis marchas, essa última acoplada ao 2.nada 16V, duas opções de motores, a primeira é o 1.6 16V da família K, é o famoso K4M e com isso gera 15.1KGFMa3750RPM e 110CVa5750RPM e com álcool vai a 15.9KGFM e 115CV nas mesmas rotações e o 2.nada 16V da família F que é o famoso F4R que gera 20.2KGFMa4000RPM e 143CVa5750RPM e com álcool vai a 20.9KGFM e 148CV nas mesmas rotações são os mesmos do Duster, o primeiro tem bloco de ferro, cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote e o segundo apesar da família diferente é de mesma concepção, mas com comando de válvulas variável(ainda que na admissão,apenas). A sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é Multlink herdada da versão 4WD do Duster, os freios são discos ventiládos na dianteira e tambores na traseira e direção é do tipo pinhão e cremalheira.
   Os preços são de R$62.290 para a Expression 1.6 16V, R$66.790 para a Dynamique 1.6 16V e R$72.490 para a Dynamique 2.nada 16V. olha diante de alguns absurdos até que o preço não está caro e realmente ela inaugura um novo segmento. e não tem opção do câmbio automático ou tração integral disponíveis para o Duster utilitário esportivo.
 

 


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